ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 24 03 2023

-MINISTRA DIZ QUE DÉFICIT NAS CONTAS DO GOVERNO DEVE SER DE 120 BILHÕES NESTE ANO

-SC TERÁ 17 MUNICÍPIOS COM INFRAESTRUTURA PARA 5G A PARTIR DE SEGUNDA

-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE DO ANO EM GUARACIABA

-VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE APELO PARA PASSEIO ELEVADO AO LADO DA SC 163

-GOVERNADOR DEVOLVE STATUS DE GERENCIA REGIONAL DA CELESC AO EXTREMO-OESTE

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA SC 163

-MENINO DE QUATRO ANOS FICA FERIDO AO SER ATROPELADO POR MOTOCICLETA

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula cinco centavos.

O governo do Eslováquia anunciou nesta quinta-feira que entregou 4 jatos MiG-29 à Ucrânia, tornando-se o segundo país membro da Otan a atender aos apelos do governo ucraniano por aviões de guerra para ajudar a se defender contra a invasão da Rússia. Tanto a Polônia quanto a Eslováquia haviam indicado anteriormente que estavam prontas para conceder os pedidos da Ucrânia por aeronaves militares, mas apenas como parte de uma coalizão internacional mais ampla. No total, a Eslováquia anunciou o envio de 13 caças MiG-29. Por causa dessa ajuda, os Estados Unidos ofereceram à Eslováquia 12 novos helicópteros com um desconto de dois terços do preço padrão.

O nono dia de protestos convocados pelos sindicatos contra a reforma da Previdência do presidente EMMANUEL MACRON reuniu, nesta quinta-feira, cerca de um milhão de pessoas em toda a França, segundo o Ministério do Interior. O balanço de quinta é inferior em 200 mil pessoas ao recorde das mobilizações contra o aumento da idade de aposentadoria, registrado em 7 de março. A central sindical, por sua vez, estimou em três milhões e meio o número de manifestantes nos dois casos. Os trabalhadores franceses estão insatisfeitos com a decisão de MACRON de aumentar a idade da aposentadoria de 62 pra 64 anos. Eles bloquearam o acesso a um terminal do principal aeroporto de Paris, nesta quinta-feira, como parte de protestos em todo o país, forçando alguns viajantes a chegar no local a pé.

Os Estados Unidos receberam mil 269 solicitações de censura a livros no último ano, em particular a obras da ou sobre a comunidade LGBTQIA+ e sobre pessoas não brancas. A American Library Association divulgou nesta quinta-feira que a quantidade é quase o dobro da de 2021. No total, dois mil 571 títulos foram objeto de censura em 2022, frente a 713 no ano anterior e 156 em 2020, marcando um novo recorde desde que a associação foi criada há 140 anos. Um total de 58 por cento das denúncias foram contra livros presentes em bibliotecas de escolas e em planos de estudos escolares, e o restante contra títulos em bibliotecas públicas.

O ministro da Agricultura, CARLOS FÁVARO, afirmou nesta quinta-feira que o governo brasileiro deve habilitar novos frigoríficos para exportarem carne bovina ao mercado asiático. Com isso, diz FÁVARO, o país deve recuperar, e até superar, os prejuízos causados por quase um mês de embargo da China à importação de carne bovina brasileira, motivado por um caso atípico de doença da vaca louca em uma propriedade no Pará. Frigoríficos de Rondônia, Espírito Santo e Paraná conseguiram nesta quinta o aval do governo chinês para exportar carne bovina para o país asiático. Segundo FÁVARO, além dessas novas permissões, outras duas plantas que estavam com habilitações suspensas receberam permissão para retomar os negócios com a China.

A ministra do Planejamento, SIMONE TEBET, afirmou nesta quinta-feira que o déficit nas contas do governo para este ano deve ficar em torno de 120 bilhões de reais. O déficit primário considera que as despesas ficarão acima das receitas, mesmo antes do pagamento de juros da dívida pública. A previsão de rombo fiscal da ministra para 2023 está acima do valor divulgado nesta quarta-feira pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda. As pastas estimaram, por meio de relatório, que o resultado negativo seria menor, em 107 bilhões. Esse valor engloba o pacote de medidas anunciado pelo ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, em janeiro deste ano - focado principalmente em medidas de aumento da arrecadação.

O senador e ex-ministro da JUSTIÇA SERGIO MORO repudiou as declarações do presidente LULA sobre as ameaças pelo crime organizado a ele e a sua família nesta quinta-feira. MORO perguntou, em vídeo, se o presidente tem decência. Nesta quinta-feira, o presidente comentou que o plano descoberto pela Polícia Federal que tinha como alvo o ex-juiz e a família dele é uma "armação". O petista fez afirmação ao ser questionado sobre o fato de estar ou não acompanhando os desdobramentos da operação. Na última quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão contra suspeitos de planejar os atentados.

Santa Catarina terá 17 municípios com infraestrutura para 5G a partir da próxima segunda-feira. O Ministério das Comunicações autorizou que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis em 44 cidades da região Sul. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência criado pelo Edital do 5G. Em Santa Catarina foram 17 cidades autorizadas, sendo Balneário Camboriú, Blumenau, Bocaina do Sul, Camboriú, Capão Alto, Chapecó, Cocal do Sul, Criciúma, Guabiruba, Guatambu, Ilhota, Lages, Luiz Alves, Otacílio Costa, Palmeira, Presidente Nereu e São João do Itaperiú.

Um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina busca “valorizar” os municípios que obtiverem bons resultados nas ações de combate à dengue, segundo os parâmetros estipulados pela Vigilância Epidemiológica do Estado. A ideia é certificar as cidades que consigam diminuir consideravelmente os focos do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, os casos confirmados da doença. O projeto, de autoria do deputado RODRIGO MINOTTO do PDT, já passou na Comissão de Finanças e Tributação, vai para a Comissão da Saúde e, depois, será submetido à votação em plenário. Ainda não há previsão da data para conclusão da tramitação da matéria na assembleia.

Foi lançada nesta semana, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador. O grupo é formado por seis deputados e terá NEODI SARETTA como coordenador. A frente se propõe a promover estudos e ações em torno dos fatores que afetam negativamente a saúde dos trabalhadores e, com isso, propor soluções para garantir a qualidade de vida desses. Ele disse que os dados sobre o tema expõem a necessidade das ações voltadas para a saúde ocupacional. O deputado informou que Santa Catarina é o quinto estado com o maior número de acidentes de trabalho do país, segundo o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho. Somente em 2021, foram 38 mil e 600 registros com 166 óbitos.

A secretaria de saúde de Guaraciaba confirmou o primeiro caso de dengue deste ano no município. De acordo com a secretária de Saúde, DAIANE DURIGON, a confirmação foi por meio de exame laboratorial realizado via Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. O caso é de uma mulher, moradora do centro da cidade. Em nota, a secretaria reforçou a orientação para que a população deve redobrar os cuidados. DAIANE disse que é importante que cada família realize a vistoria na residência, buscando eliminar criadouros do mosquito. Os moradores também deve adotar o uso do repelente e demais medidas de proteção.

A gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste segue realizando diversas capacitações para as famílias residentes no interior dos municípios do Extremo-Oeste catarinense. Além da ação voltada para às mulheres do campo que terá início no mês que vem, a regional também vai promover uma capacitação para os jovens do interior. A informação é da extensionista social da unidade de Princesa e também coordenadora do projeto Capital Humano e Social da região, GRAZIELE SCHNORR. De acordo com ela, a programação é tradicional e ocorre todos os anos no Centro de Treinamentos da Epagri em São Miguel do Oeste.

O curso voltado para os jovens do campo que será realizado no mês que vem em São Miguel do Oeste vai contar com a presença de 30 participantes de 10 municípios da região de abrangência da gerência regional da Epagri. O comentário é da extensionista social da unidade de Princesa e também coordenadora do projeto Capital Humano e Social do Extremo-Oeste, GRAZIELE SCHNORR. Ela disse que a proposta é desenvolver um trabalho temático na área de bovinocultura de leite, setor este que é um dos principais na questão de fonte de renda nos municípios da região. Ela citou que o primeiro encontro será no dias 18 e 19 de abril na sede do Cetresmo.

A capacitação voltada aos jovens do campo será mensal e terá duração de seis meses, sendo um encontro por mês. A explicação é da extensionista social da unidade de Princesa e também coordenadora do projeto Capital Humano e Social do Extremo-Oeste, GRAZIELE SCHNORR. Ela citou que todos os meses novos temas serão abordados com os participantes visando um amplo conhecimento sobre a bovinocultura de leite. Segundo ela, a capacitação vai contar com aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas. GRAZIELE salientou que em alguns momentos os jovens também vão acompanhar algumas propriedades que são referência da Epagri no Extremo-Oeste catarinense.

As visitas que serão realizadas nas propriedades referências da regional de São Miguel do Oeste vão oportunizar que os jovens vivenciem o uso das mais diversas tecnologias no processo de aprendizado. A afirmação é da extensionista social da unidade de Princesa e também coordenadora do projeto Capital Humano e Social do Extremo-Oeste, GRAZIELE SCHNORR. Conforme ela, o momento será importante para que cada um possa ter acesso ao formato de trabalho dessas unidades referências e possa também implantar essas tecnologias nas suas propriedades. Ela lembrou ainda que a capacitação também visa um planejamento de cada localidade pelos próximos 10 anos.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realizou, nesta quinta-feira, a primeira das seis reuniões comunitárias para a revisão do Plano Diretor Municipal. O encontro ocorreu no centro de convivências do bairro Jardim Peperi para os moradores do Jardim Peperi e do São Jorge. Hoje, a reunião será no salão comunitário do bairro Estrela para os moradores dos bairros Agostini, Estrela e São Sebastião.O evento começa as sete horas da noite. De acordo com o secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMER, os regramentos previstos no plano diretor norteiam o desenvolvimento ordenado da cidade e impactam no dia a dia de todos. Entre os pontos em discussão estão o uso e ocupação do solo, sistema viário, perímetro urbano, Código de Obras e de Posturas, entre outros.

O Peperi Debates deste sábado vai aprofundar as discussões sobre a revisão do plano diretor e as mudanças que a cidade precisa para crescer de forma ordenada. O programa deste sábado pretende debater os gargalos, os limites e as ações necessárias para a organização e crescimento da área urbana. O Peperi Debates vai receber o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, o vereador GILMAR BALDISSERA e o representante do Sindicato da Construção Civil, VICTÓRIO BOLFE. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O vereador do PSD, VILMAR BONORA, está pedindo a construção de uma praça na comunidade de Linha Cruzinhas. A indicação foi aprovada em plenário na sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira. O vereador solicita uma reforma na antiga escola da Linha Cruzinhas, com as devidas adequações nos banheiros, espaço de uso comum e demais cômodos. Ele sugeriu que na área livre do terreno seja edificada uma praça com parquinho, academia, bancos e demais estruturas para o lazer e entretimento da comunidade. BONORA explicou que essa indicação visa atender um pedido dos moradores que necessitam de um espaço público de lazer junto à comunidade, pois a praça mais próxima é a BelarminoAnnoni, que está localizada no centro da cidade.

Os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira, o projeto de lei que cria o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue, a ser comemorado no dia 25 de novembro, e a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue, a ser realizada no período compreendido entre 18 e 25 de novembro. O texto, de autoria do vereador VANIRTO CONRAD, prevê que a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue tem por objetivo conscientizar a população do Município de São Miguel do Oeste através de procedimentos informativos, educativos e organizados, sobre a importância de doação de sangue. As datas serão incluídas no calendário oficial do município e realizadas anualmente. O projeto segue para sanção do prefeito.

A câmara de vereadores também aprovou, ontem à noite, a abertura de um crédito adicional no orçamento para garantir recursos para o setor da saúde. O projeto altera o Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária com um suplemento de seis milhões de reais. O objetivo é reforçar dotação orçamentária necessária ao atendimento dos serviços públicos de responsabilidade do município, especialmente para priorizar os credenciamentos de exames e serviços médicos. O projeto tramitou em regime de urgência.

O vereador NINI SCHARNOSKI apresentou, na sessão desta quinta-feira, uma moção de apelo para a construção de um passeio elevado do lado direito da SC-163. O vereador está sugerindo a construção da estrutura com início no trevo de São Miguel do Oeste até o Parque de Exposições Rineu Gransotto. O vereador justifica o pedido em razão de que muitas pessoas utilizam a rodovia para se deslocar ao trabalho, escolas e posto de saúde, por exemplo. Ele destacou que o local dá acesso ao Parque de Exposições Rineu Gransotto e à Linha Cruzinhas e o passeio precisa ser mais alto do que a pista de rolamento, para dar segurança aos pedestres. O pedido é destinado ao governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, e ao coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI.

O Lions Clube vai reforçar a mobilização por mais segurança na avenida Willy Barth. Nesta quinta-feira, o prefeito WILSON TREVISAN e o vice, EDENILSON ZANARDI receberam integrantes do Lions Club que se comprometeram em assinar um Ofício, juntamente com o Executivo Municipal, solicitando ao DNIT que promova a instalação urgente de lombadas eletrônicas na extensão da via. O Lions deve, ainda, auxiliar na mobilização e envolvimento de outras entidades e clubes de serviço nesta causa. O prefeito afirmou, durante o encontro de ontem, que o DNIT retirou diversos dispositivos de segurança que estavam instalados na Willy Barth, entre eles lombadas eletrônicas e semáforos, e o Município não possui amparo legal para efetuar a reinstalação por conta própria.

O Peperi Entrevista desta quinta-feira recebeu o gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA. Ele falou sobre o encontro da última semana com os representantes das associações empresariais da regional Extremo Oeste da Facisc. Durante o encontro, os empresários reforçaram o pedido para mais investimentos na área de energia elétrica. A pauta entregue pela Facisc para a gerencia regional da Celesc tem dois pontos principais: a expansão da rede trifásica para toda a área rural do extremo-este e a ampliação dos investimentos na rede para reduzir a oscilação no fornecimento de energia. SANDRO disse que a empresa está aberta ao diálogo e que esse tipo de encontro é importante para que a Celesc possar ajustar o trabalho para atender a demanda da classe produtiva.

O gerente regional da Celesc disse que a empresa vem investindo nos dois pontos apontados pela Facisc. De acordo com SANDRO VALMORBIDA, desde 2019, a empresa fez 106 quilômetros de rede trifásica e licitou investimentos em mais 60 quilômetros de rede com a execução em andamento. SANDRO comentou que a rede trifásica tem um custo aproximado de 180 mil reais o quilometro. O valor é dividido entre a empresa e o agricultor. Por conta disso, o governo desenvolve, há quatro anos, um programa chamado Celesc rural para atender as áreas que ainda não tem a rede trifásica. No ano passado foram investidos cerca de 12 milhões no programa que não tem custo para os produtores.

No ano passado foram investidos 32 milhões de reais em melhorias na rede elétrica do extremo-oeste. A informação é do gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA. Ele comentou que a empresa atua com o objetivo dereduzir as falhas e aumentar a qualidade da energia elétrica oferecida aos consumidores empresariais. SANDRO destacou que ainda é preciso investir mais no setor, mas oscilações no fornecimento de energia vem diminuindo.

O governador JORGINHO MELLO confirmou SANDRO VALMORBIDA no cargo de gerente regional da Celesc. Ele vai continuar à frente da empresa, mas agora com uma novidade. O governador também determinou que a estrutura de São Miguel do Oeste retorne a condição de gerencia regional. Na segunda metade do governo de CARLOS MOISES, a Celesc passou por uma reestruturação administrativa e o numero de regionais foi reduzido. Desde então, São Miguel passou a pertencer a gerência de Chapecó. Agora, com a recriação da gerencia regional, a Celesc do extremo-oeste volta a ter mais orçamento e autonomia administrativa. A regional atende 34 municípios e cerca de 125 mil consumidores.

Um menino, de quatro anos, foi atropelado por uma motocicleta, em Iporã do Oeste, no final da tarde de ontem. O acidente aconteceu por volta das seis e meia. Quando os socorristas do Corpo de Bombeiros chegaram no local, o menino estava deitado na pista, amparado por uma bombeira comunitária. A criança sofreu um hematoma na cabeça e escoriações nos braços e pernas. O menino foi socorrido e levado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O condutor da motocicleta relatou que foi surpreendido pelo menor, que saiu da calçada e correu na rua. Ele permaneceu no local junto com a Polícia Militar para os procedimentos cabíveis.

Uma colisão entre uma moto e uma caminhonete Blazer deixou uma pessoa ferida nesta quinta-feira na SC 163. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia da tarde de ontem nas proximidades do pórtico da Linha Aparecida. A colisão lateral aconteceu no momento em que o motociclista fazia uma conversão à esquerda para entrar na comunidade. Ele se deslocava no sentido Iporã a Itapiranga e o carro vinha no sentido contrário. Com o impacto, o homem sofreu ferimentos na perna e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.