ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 24 03 2022

-DÓLAR CAI AO MENOR VALOR NO PAÍS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

-VETO DE MOISÉS A REDUÇÃO DO ICMS SERÁ ANALISADO NA PRÓXIMA TERÇA

-CHUVAS EM EXCESSO PROVOCAM ALAGAMENTOS DE CASAS E CRECHES NO MUNICÍPIO

-NOVE CIDADES DA REGIÃO EXTREMO-OESTE ESTÃO EM EPIDEMIA DE DENGUE

-GERÊNCIA DE SAÚDE INVESTIGA CASO SUSPEITO DE MORTE PROVOCADA PELA DOENÇA

-OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM CONDENADO POR FURTO NA REGIÃO

-CARRO ESTRAGA NA BR 163 E FORAGIDO DA JUSTIÇA GAÚCHA SE ENTREGA PARA A PM

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 81 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Forças de resgate que fazem as buscas no local da queda do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines encontraram nesta quarta-feira uma das caixas-pretas da aeronave. A informação foi anunciada pela Administração da Aviação Civil da China e pode indicar o que causou o episódio, na segunda-feira no sul do país. O estado da caixa-preta encontrada, no entanto, é ruim, informou a agência de aviação civil chinesa. A queda do avião, que despencou na vertical, ainda intriga especialistas. 132 pessoas estavam a bordo.

A Rússia disse aos Estados Unidos nesta quarta-feira que vai expulsar diplomatas americanos que trabalham em território russo. No mês passado, o governo dos Estados Unidos afirmou que expulsou 12 diplomatas russos que trabalhavam no prédio da ONU em Nova York. Os americanos disseram que essas pessoas não eram diplomatas, mas, sim, “operadores dos serviços de inteligência”. Os Estados Unidos devem anunciar nesta quinta-feira novas sanções contra "figuras políticas", "oligarcas" e entidades russas.

A invasão da Ucrânia pela Rússia completa um mês nesta quinta-feira. Após a "blitz" inicial com bombardeios de alvos por todo o país, os russos parecem ter dificuldades em impor seu poderio aos ucranianos, embora afirmem que tudo esteja transcorrendo como previsto. Após a primeira semana, os ataques estão concentrados em três frentes: Kiev, Kharkiv e o Litoral do mar Negro. Segundo a ONU, mais de três milhões e 600 mil pessoas deixaram a Ucrânia, a maioria em direção à vizinha Polônia. Oficialmente há uma estimativa de mais de 900 mortes de civis, mas a ONU alerta que o número deve ser bem maior.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma proposta de emenda à Constituição que eleva o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias para pelo menos dois salários-mínimos totalizando, atualmente, dois mil 424 reais. Hoje, o piso salarial das categorias é de mil 750. Agora, o texto segue para a análise do Senado. Durante a votação, os deputados decidiram analisar o texto original da PEC. Segundo essa versão, os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no Orçamento da União com dotação própria e exclusiva.

O dólar fechou em queda nesta quarta-feira, engatou o sexto dia de negócios seguido de baixa e chegou ao menor valor em dois anos. A moeda norte-americana recuou um vírgula 43 por cento e chegou a quatro reais e 84 centavos. Trata-se do menor patamar de fechamento desde 13 de março de 2020. Na terça-feira, o dólar fechou em queda de zero vírgula 60 por cento com quatro reais e 91 centavos. Com o resultado desta quarta, passou a acumular queda de seis vírgula zero seis por cento no mês. No ano, tem baixa de 13 vírgula 11 por cento frente ao real.

O Tribunal de Contas da União aprovou fiscalização extraordinária do Ministério da Educação. A Corte de contas quer saber o caminho percorrido pela verba desde o envio pelo órgão até a chegada aos municípios contemplados. A decisão ocorre em meio à acusação de que pastores atuaram junto ao ministro MILTON RIBEIRO para direcionar o envio de recursos repassados pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além disso, a Procuradoria-Geral da República também pediu que o Supremo Tribunal Federal autorize abertura de inquérito para apurar as acusações contra o ministro e os pastores. A solicitação está no gabinete da ministra CÁRMEN LÚCIA.

Chapecó, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência por causa da dengue no início da noite desta quarta-feira. O município tem 511 casos confirmados da doença e quase mil pessoas aguardam resultados de exames. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina prevê que, nas próximas cinco semanas, deve haver uma explosão de novos casos de dengue e o sistema de saúde vai sentir esse aumento na procura por atendimento. O número de municípios catarinenses em situação de epidemia por causa da doença aumentou, de cinco para 14, todos na região Oeste: Belmonte, Seara, Iporã do Oeste, Itá, Romelândia, Chapecó, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Abelardo Luz, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Xanxerê.

O boletim agropecuário de março, elaborado pela Empresa Epagri, mostrou que houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses. No caso do feijão-carioca, por exemplo, o preço pago ao produtor teve alta de mais de 12 por cento. Para o agricultor que planta o feijão-preto, a variação positiva foi de 11 vírgula 24 por cento. Para os produtores de milho, o aumento foi de mais de 18 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços pagos aos produtores catarinenses de trigo em fevereiro estavam 18 vírgula três por cento acima dos registrados há um ano. O boletim também a influência da guerra nas exportações de carne catarinense.

O veto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à redução da alíquota do ICMS sobre produtos como leite, farinha de trigo vai a votação no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira. O veto em questão abrange cinco emendas apresentadas pelos deputados ao projeto ainda em 2021. Há uma pressão nos bastidores para que o governo faça um acordo em relação às alíquotas para evitar a derrubada do veto. Caso o veto seja derrubado, o governo de Santa Catarina deve ir à Justiça. O estado alega que as alterações são inconstitucionais e vão provocar uma renúncia de receita que soma 50 milhões de reais. A maior reclamação é do setor de bares e restaurantes.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realizou nesta quarta-feira, mais uma etapa do trabalho de detonação de rochas na BR 163. A explosão ocorreu no quilômetro 88 da BR 163, nas proximidades da Linha Daltro Filho e do trevo de acesso ao município de Anchieta. No local, as equipes do Dnit executaram a operação e por isso, a BR ficou bloqueada entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. A interdição serve para garantir segurança da operação para usuários e trabalhadores e faz parte do cronograma das obras de revitalização da BR-163. Os vídeos da detonação de rochas estão no portal da Peperi na internet.

A Administração de Paraíso realizou neste mês de março algumas trocas em ao menos três secretarias municipais. A informação é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. Conforme ela, as alterações foram nas secretarias de Assistência Social, Saúde e Administração. Segundo ela, as alterações foram necessárias pois havia uma vaga em aberto para o cargo de assessor de gabinete, sendo que a mesma foi preenchida pelo ex-secretário da Saúde, VALDECIR MENEGAIS. De acordo com MARLENE GIACOMINI, a troca foi necessária, visto a expressiva demanda de trabalho no setor da Administração. Ela destacou que o objetivo com a troca é agilizar ainda mais as ações nesse setor do governo.

A secretaria de Saúde de Paraíso está sendo comandada desde as últimas semanas pela ex-secretária de Assistência Social, TEREZINHA PREVIATTI. Ela deixou a pasta para assumir a nova função. Já em sua lugar, a nova responsável pela Assistência Social é CLEIDE SCAIN. A prefeita MARLENE GIACOMINI pontuou que todos já estão atuando em seus respectivos setores e a expectativa é que os trabalhos continuem sendo prestados normalmente aos moradores de Paraíso. Questionada sobre as últimas ações do governo, ela salientou que na última semana esteve em Brasília na busca de recursos e demais encaminhamentos para o município.

A agenda da prefeita de Paraíso MARLENE GIACOMINI foi extensa na capital federal. Ela citou uma reunião com o secretário do presidente JAIR BOLSONARO onde na oportunidade o assunto principal foi a liberação da fronteira entre o Brasil e a Argentina. Ela declarou que a conversa foi produtiva e houve a confirmação de que o governo federal vai auxiliar o município nesta questão. Além disso, houveram também encontros no Ministério da Educação e no setor de Habitação. MARLENE GIACOMINI comentou ainda que a comitiva de Paraíso também visitou a Câmara dos Deputados e o Senado, onde foram encaminhados vários pedidos de emendas parlamentares para aplicação de recursos no município ao longo dos próximos meses.

A Acismo realizou, nesta semana, a primeira etapa do projeto “Geração Empreendedora”. O projeto é da Facisc em parceria com o Conselho Estadual da Mulher Empresária e Conselho Estadual do Jovem Empreendedor. De acordo com a Diretora Adjunta do Programa Geração Empreendedora, MOYRA WANDSCHEER, foram capacitados multiplicadores das 36 cidades do Estado que aderiram ao projeto. Nessa primeira etapa, participaram multiplicadores de outras cidades da região Oeste, tais como da cidade de Maravilha, Palmitos, Caibi, Anchieta, Cunha Porã e Xanxerê, além de São Miguel do Oeste. O objetivo do programa é fomentar a cultura empreendedora e associativista em estudantes do ensino médio.

O grande volume de chuvas desta quinta-feira em São Miguel do Oeste danificou diversos pontos das estradas rurais no município. A informação é do secretário de Obras, JOSÉ XAVIER. De acordo com ele, duas patrolas foram deslocadas para as comunidades mais afetadas. Ele disse que a chuvarada estragou estradas, entupiu bueiros e causou transtornos nas Linhas Caixas, Varzea Alegre, Valdemar e Guamirim. XAVIER afirmou que o trabalho dos últimos três meses foi perdido com a chuva de hoje. Além do interior, o município registrou problemas de alagamento de ruas e casas em diversos bairros como o Salete e Santa Rita. Segundo a Epagri, já choveu 120 milímetros nesta quinta-feira no município.

Além de São Miguel do Oeste, outros munícipios da região enfrentam problemas por conta do grande volume de chuvas desta quinta-feira. Alagamentos também foram registrados no centro de Barra Bonita, onde várias casas acabaracercadas pela água que se acumulou. Pelo menos, uma residência também foi inundada pela chuva. No interior de Paraíso, algumas propriedades rurais tiveram prejuízos nas lavouras. Açudes transbordaram, o que provocou a morte de peixes. Bandeirante e Guaraciaba também registraram alagamentos de casas. Em Anchieta, o volume de chuva já chega a 170 milímetros com registros de estragos em pontes e bueiros. Algumas estradas foram interditadas e as aulas foram suspensas porque algumas escolas ficaram alagadas.

O município de Itapiranga também sofreu prejuízos com a chuvarada que atinge a região desde a madrugada. O Corpo de Bombeiros recebeu diversas chamadas de moradores que relataram estragos provocados pelo vento e pela chuva. Os bombeiros realizaram corte de árvores e retirada de galhos nas linhas Soledade, Beato Roque e Baú. No bairro Santa Tereza Baixo, uma árvore caiu sobre uma residência. Na Linha Laranjeira, uma casa teve seu telhado arrancado pelos ventos. Os bombeiros alertam os motoristas para o risco de acidentes na SC 163. A rodovia tem diversos pontos com pedras e galhos na pista. Desde ontem choveu cerca de 125 milímetros em Itapiranga.

A secretaria estadual de educação fez a entrega, nesta quarta-feira, de notebooks para os professores efetivos da rede estadual de ensino. O ato foi realizado na noite de ontem no Clube Comercial e contou com a participação do secretário de Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO. Cerca de 300 professores receberam os equipamentos. Além de São Miguel, professores da regional de educação de Itapiranga também participaram do ato de ontem. Na gerencia de educação de São Miguel do Oeste, foram entregues 149 notebooks que custaram cerca de 610 mil reais e 415 tabletes ao custo de 372 mil reais.

O prefeito de Descanso SADI BONAMIGO acompanhado do secretário de Saúde, CLEBER RECH, entregou o projeto de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde central de Descanso nesta semana ao secretário estadual de saúde, ANDRE MOTA RIBEIRO. O secretário esteve no município no início do mês passado onde visitou a unidade de saúde e ouviu as demandas do setor. De acordo com CLEBER RECH, as unidades de Itajubá e do bairro Jaroseski já passaram por reformas e melhorias e a expectativa agora é obter recursos do estado para a revitalização da unidade do Centro. Ele disse que o objetivo é melhorar as condições de trabalho dos profissionais e oferecer um ambiente mais agradável para os pacientes.

A campanha de vacinação contra a Covid prossegue hoje com a imunização de mais dois grupos de moradores. Nesta quinta-feira o cronograma prevê a terceira dose para adultos vacinados até 24 de novembro e a segunda dose JANSSEN para retardatários. Amanhã, será aplicada a segunda dose da PFIZER para crianças vacinadas em 28 de janeiro e a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias. A vacinação ocorre das oito da manhã as quatro da tarde na sala de vacinas ao lado da praça Belarmino Anoni. Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou qualquer outra situação referente à covid, a população pode entrar em contato com a Central de Informações Covid-19, pelo telefone 3631-2078.

Aproximadamente 12 por cento dos pacientes que agendaram consultas e exames médicos no Hospital Regional não compareceram para receber o atendimento. O número foi divulgado em nota emitida nesta quarta-feira pela direção do Hospital. Só nos dois primeiros meses do ano, mil 888 pacientes faltaram a consultas e exames agendados no ambulatório de especialidades médicas da unidade. No mês de fevereiro estavam agendados sete mil 397 atendimentos, entre consultas e exames, mas cerca de 900 não puderam ser realizados porque os pacientes não compareceram. A falta a consultas ou exames acaba fazendo com que a fila de espera do SUS não avance, o que prejudica milhares de usuários do sistema. O horário não pode ser utilizado para outras consultas por quem não está cadastrado no Sistema de Regulação.

Quem falta aos exames e consultas agendadas no Hospital Regional acaba tirando o lugar de outra pessoa que pode estar precisando do atendimento. O alerta é da responsável dos Serviços Ambulatoriais, ARIANA SILVA. Ela explicou que toda a equipemobilizada fica ociosa, porque o Hospital mobilizar profissionais médicos e toda área de apoio para atender os pacientes que não aparecem. Outra questão importante para que o paciente possa realizar os exames no dia agendado, é fazer a preparação que o procedimento exige. ARIANA lembrou que caso o paciente não esteja apto para realizar o exame, ele volta para o fim da fila. Ela pediu a compreensão e o apoio da população para reduzir as faltas nesses procedimentos.

Pelo terceiro dia consecutivo, o município de São Miguel do Oeste registrou mais casos de Covid do que pessoas recuperadas da doença. De acordo com a secretaria de saúde, oito pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira. Nenhum morador com a doença saiu do isolamento. 34 ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional, o paciente que estava internado com Covid na UTI saiu do isolamento e foi remanejado para UTI Geral. Dessa forma, o Hospital não tem nenhum paciente com Covid. Todos os leitos de UTI e da enfermaria estão desocupados.

Dos 14 municípios em epidemia de dengue em Santa Catarina, nove estão no extremo-oeste. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, as cidades de Belmonte, Iporã do Oeste, Romelândia, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Palmitos, Mondaí e Tunápolis tem mais de 300 casos por grupo de cem mil habitantes, índice considerado epidemia pela Organização Mundial da Saúde. De acordo com a bióloga da gerencia regional de saúde, FRANCIELE BOGO, o avanço da doença está ocorrendo de modo muito acelerado. Ela disse que a quantidade de casos e de cidades em epidemia surpreendeu o gerencia de saúde. FRANCIELE comentou que essa é a primeira vez que a região enfrenta uma situação desse tipo.

O aumento dos casos de dengue na região vai ter impactos no sistema de saúde. O alerta é da bióloga da gerencia regional de saúde, FRANCIELE BOGO. De acordo com ela, a projeção é de que o número de casos continue crescendo, o que deve provocar a ampliação da demanda por serviços nas unidades de saúde, como postos e hospitais. FRANCIELE disse que o problema da dengue tomou uma proporção muito grande. Ela reforçou que esse quadro pode resultar em um colapso do sistema de saúde.

A gerencia regional de saúde está investigando um caso suspeito de morte provocada por dengue. De acordo com a bióloga da gerencia de saúde, MARCIELI BOGO, o paciente tem mais de 60 anos e já teve dengue em um outro momento. O idoso faleceu ontem no Hospital Regional e tinha os sintomas de dengue hemorrágica. MARCIELI disse que a gerencia de saúde está aguardando os resultados dos exames para confirmar ou descartar a doença como causa da morte. Ela ressaltou que as pessoas devem aumentar os cuidados com a doença e buscar atendimento médico assim que aparecerem os primeiros sintomas.

Um homem condenado pelo crime de furto na região foi preso nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. O homem, de 31 anos, foi preso em uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina com o apoio da mesma instituição do estado do Rio Grande do Sul. O homem, que cometeu o crime em Itapiranga, foi detido no município de Palmitinho. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional onde permanecerá à disposição da Justiça. A operação foi realizada no âmbito da Operação Difron Segura.

A Polícia Militar prendeu, nesta quarta-feira, um foragido da justiça gaúcho no interior de São Miguel do Oeste. O mandado de prisão foi cumprido na tarde de ontem na BR-282, na Linha Filomena. O suspeito estava indo para Cascavel no Paraná quando o carro estragou. Ele resolveu ligar para o telefone 190 e se entregar para a Polícia. O homem tem um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pelo Estado do Rio Grande do Sul, pelo crime de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha por descumprimento de medida protetiva de urgência. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.