-DÓLAR CAI AO MENOR VALOR NO PAÍS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA
-NÚMERO DE CIDADES EM EPIDEMIA DE DENGUE TRIPLICA EM SANTA CATARINA
-CHUVA TORRENCIAL CAUSA DANOS EM ESTRADAS DO INTERIOR
-ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ PROMOVE CAMPANHA PIZZA DO EMEI
-SUGESTÕES SOBRE ÁREA INDUSTRIAL DE DESCANSO SÃO AVALIADAS POR COMISSÃO
-RECUPERAÇÃO DA SC 163 É PARALISADA POR FALTA DE MATERIAL
-CAMINHÃO DE IPORÃ DO OESTE SE ENVOLVE EM ATROPELAMENTO E MOTORISTA FOGE
-BOMBEIROS ATENDEM DIVERSAS OCORRÊNCIAS DEVIDO À FORTE CHUVA NA REGIÃO
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se instável, com chuva. A previsão para as próximas horas é de mais chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 81 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Forças de resgate que fazem as buscas no local da queda do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines encontraram nesta quarta-feira uma das caixas-pretas da aeronave. A informação foi anunciada pela Administração da Aviação Civil da China e pode indicar o que causou o episódio, na segunda-feira no sul do país. O estado da caixa-preta encontrada, no entanto, é ruim, informou a agência de aviação civil chinesa. A queda do avião, que despencou na vertical, ainda intriga especialistas. 132 pessoas estavam a bordo.
A Rússia disse aos Estados Unidos nesta quarta-feira que vai expulsar diplomatas americanos que trabalham em território russo. No mês passado, o governo dos Estados Unidos afirmou que expulsou 12 diplomatas russos que trabalhavam no prédio da ONU em Nova York. Os americanos disseram que essas pessoas não eram diplomatas, mas, sim, “operadores dos serviços de inteligência”. Os Estados Unidos devem anunciar nesta quinta-feira novas sanções contra "figuras políticas", "oligarcas" e entidades russas.
A invasão da Ucrânia pela Rússia completa um mês nesta quinta-feira. Após a "blitz" inicial com bombardeios de alvos por todo o país, os russos parecem ter dificuldades em impor seu poderio aos ucranianos, embora afirmem que tudo esteja transcorrendo como previsto. Após a primeira semana, os ataques estão concentrados em três frentes:Kiev, Kharkiv e o Litoral do mar Negro. Segundo a ONU, mais de três milhões e 600 mil pessoas deixaram a Ucrânia, a maioria em direção à vizinha Polônia. Oficialmente há uma estimativa de mais de 900 mortes de civis, mas a ONU alerta que o número deve ser bem maior.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma proposta de emenda à Constituição que eleva o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias para pelo menos dois salários-mínimos totalizando, atualmente, dois mil 424 reais. Hoje, o piso salarial das categorias é de mil 750. Agora, o texto segue para a análise do Senado. Durante a votação, os deputados decidiram analisar o texto original da PEC. Segundo essa versão, os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no Orçamento da União com dotação própria e exclusiva.
O dólar fechou em queda nesta quarta-feira, engatou o sexto dia de negócios seguido de baixa e chegou ao menor valor em dois anos.A moeda norte-americana recuou um vírgula 43 por cento e chegou a quatro reais e 84 centavos. Trata-se do menor patamar de fechamento desde 13 de março de 2020. Na terça-feira, o dólar fechou em queda de zero vírgula 60 por cento com quatro reais e 91 centavos. Com o resultado desta quarta, passou a acumular queda de seis vírgula zero seis por cento no mês. No ano, tem baixa de 13 vírgula 11 por cento frente ao real.
O Tribunal de Contas da União aprovou fiscalização extraordinária do Ministério da Educação. A Corte de contas quer saber o caminho percorrido pela verba desde o envio pelo órgão até a chegada aos municípios contemplados. A decisão ocorre em meio à acusação de que pastores atuaram junto ao ministro MILTON RIBEIRO para direcionar o envio de recursos repassados pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além disso, a Procuradoria-Geral da Repúblicatambém pediu que o Supremo Tribunal Federal autorize abertura de inquérito para apurar as acusações contra o ministro e os pastores. A solicitação está no gabinete da ministra CÁRMEN LÚCIA.
Chapecó, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência por causa da dengue no início da noite desta quarta-feira. O município tem 511 casos confirmados da doença e quase mil pessoas aguardam resultados de exames. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina prevê que, nas próximas cinco semanas, deve haver uma explosão de novos casos de dengue e o sistema de saúde vai sentir esse aumento na procura por atendimento. O número de municípios catarinenses em situação de epidemia por causa da doença aumentou, de cinco para 14, todos na região Oeste: Belmonte, Seara, Iporã do Oeste, Itá, Romelândia, Chapecó, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Abelardo Luz, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Xanxerê.
O boletim agropecuário de março, elaborado pela Empresa Epagri, mostrou que houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses. No caso do feijão-carioca, por exemplo, o preço pago ao produtor teve alta de mais de 12 por cento. Para o agricultor que planta o feijão-preto, a variação positiva foi de 11 vírgula 24 por cento. Para os produtores de milho, o aumento foi de mais de 18 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços pagos aos produtores catarinenses de trigo em fevereiro estavam 18 vírgula três por cento acima dos registrados há um ano. O boletim também a influência da guerra nas exportações de carne catarinenses.
O veto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à redução da alíquota do ICMS sobre produtos como leite, farinha de trigo vai a votação no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira. O veto em questão abrange cinco emendas apresentadas pelos deputados ao projeto ainda em 2021. Há uma pressão nos bastidores para que o governo faça um acordo em relação às alíquotas para evitar a derrubada do veto. Caso o veto seja derrubado, o governo de Santa Catarina deve ir à Justiça. O estado alega que as alterações são inconstitucionais e vão provocar uma renúncia de receita que soma 50 milhões de reais. A maior reclamação é do setor de bares e restaurantes.
-DIRETORA DESTACA IMPORTÂNCIA DE DOAÇÕES PARA O CAESP/APAE CAMINHO DE LUZ
-CHUVA TORRENCIAL CAUSA DANOS EM ESTRADAS DO INTERIOR
-ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ PROMOVE CAMPANHA PIZZA DO EMEI
-SUGESTÕES SOBRE ÁREA INDUSTRIAL DE DESCANSO SÃO AVALIADAS POR COMISSÃO
-RECUPERAÇÃO DA SC 163 É PARALISADA POR FALTA DE MATERIAL
A Safrinha deste ano pode ser um bom alento aos produtores rurais. Boa parte das lavouras apresentam desenvolvimento que possibilitam alta produtividade. O início do plantio de milho e de lavouras de soja geraram grande preocupação pela falta de chuva. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Cooper A1, CELIOMAR CRESTANI, com a frequência de chuva o desenvolvimento das lavouras gerou um cenário otimista no meio rural. Ele lembra que a preocupação era grande em janeiro, pois além da estiagem que dificultou até mesmo o plantio da Safrinha, ocorreu grande volume de ataque de pragas que afetou principalmente as lavouras de soja.
O agrônomo elogia os produtores rurais que investiram em correção do solo e tecnologia de plantio. São fatores que tornam a região de Itapiranga como destaque na alta produtividade. CELIOMAR CRESTANI faz ressalva de que a colheita inicia em final de março e segue em abril e maio para consolidar a Safrinha. Neste período é necessário condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das lavouras de soja e milho. O agrônomo lembra que são áreas de plantio, que normalmente foram usadas para a colheita do milho em silagem.
Prevenção favorece o controle de pragas em lavouras de milho. O Agrônomo da Cooper A1 chama atenção que a Cigarrinha ganhou destaque no controle de pragas e com isso o impacto nos danos foi menor, muito em função da prevenção e controle feito pelos agricultores. CELIOMAR CRESTANI reconhece a grande preocupação com os fertilizantes para o próximo plantio. Ele projeta a implantação de lavouras com custos altos e ainda incertezas da disponibilidade de produtos no mercado. Segundo o agrônomo pode ocorrer redução de preço, mas também é possível acontecer falta de fertilizantes no mercado ou aumento ainda maior dos custos.
O CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste recebeu na manhã de ontem, os valores levantados através do evento beneficente Ídolos do Bem que aconteceu no último dia 18 de março. O evento promovido pela Clínica Maldaner, em parceria com o consulado do Internacional, alcançou o valor de sete mil e 500 reais e 60 kg de alimentos. A diretora da Escola Especial, CRISTIANA SCHOREDER, destaca que o recurso em dinheiro e alimentos vem para ajudar nas necessidades da escola. Ela observa que é sempre muito gratificante ver as pessoas trabalhando em prol da instituição, pois muitos projetos dependem de recursos oriundos desse tipo de ações. CRISTIANA lembra que esse dinheiro será usado para pagar custos e despesas da escola para o bom atendimento dos APAEANOS e das famílias e demonstra sentimento de gratidão.
A diretora do CAESP/APAE Caminho de Luz destaca outra campanha que está em andamento para arrecadar recursos para a instituição, que é o bazar solidário. Estão sendo comercializados produtos que sobraram do bazar solidário realizado na semana passada, onde foram vendidos itens apreendidos em Operações da Receita Federal, doados para a instituição. CRISTIANA SCHOREDER orienta os interessados em comprar os produtos, para que compareçam até a APAE em horário de expediente para verificar os itens que ainda estão disponíveis, que são peças de vestuário, eletrônicos, entre outros itens.
Chuva torrencial provoca danos em estradas do interior. A informação é do Secretário de Agricultura de Iporã do Oeste, RAFAEL REIHNER. De acordo com ele, o alto volume de chuva em curto espaço de tempo, causou problemas principalmente em estradas no interior do município. Foram identificados danos em tubulações que acabaram entupindo devido ao grande fluxo de água com pedras, terra e galhos. A água invadiu as estradas em diversos locais, causando estragos na malha viária. REIHNER informa que as equipes estão fazendo um roteiro pelas comunidades com patrolas e retroescavadeira desde as primeiras horas da manhã, para desobstrução de sarjetas, bueiros, pontilhões e para remoção de árvores que caíram.
O Secretário de Agricultura de Iporã do Oeste acredita que esse trabalho deve se estender até o final da tarde de amanhã, pois a chuva continua na região. RAFAEL REIHNER destaca que objetivo da pasta é de identificar e resolver as situações emergenciais. Ele informa que os munícipes podem ligar para a Secretaria de Obras, caso identifiquem algum problema que ainda não tenha sido resolvido pelas equipes que estão a campo, para que seja incluído no cronograma de trabalho desta semana.
Cheia do Rio Macaco Branco interrompe travessia em ponte no interior de Itapiranga. As fortes chuvas registradas desde ontem em Itapiranga e região alteraram rapidamente o nível de água do Rio Macaco Branco. A ponte de acesso entre as comunidades de Maria Goretti e linha Popi ficou submersa na manhã desta quinta-feira. O trânsito está interrompido devido à forte correnteza da água que cobre a estrutura para a passagem de pedestres e veículos. Outras pontes sobre o Rio Macaco Branco no interior de Itapiranga seguem com o trânsito normal.
Escola Municipal Criança Feliz promove Campanha Pizza do EMEI. O objetivo é de arrecadar fundos para auxiliar nas despesas e investimentos que acontecem diariamente para o ensino e aprendizagem dos alunos. A diretora, CELITA BIDO, destaca que estão sendo comercializadas fichas de pizzas médias, ao valor de 28 reais cada. As pizzas serão vendidas nos sabores de calabresa, quatro queijos e bacon. A entrega acontecerá na próxima sexta-feira, primeiro de abril, das 17h30 até as 20h e no dia dois de abril, sábado, das 08h às 12h em frente ao Supermercado Acácia. As fichas estão à disposição com a diretoria da APP e com os funcionários da EMEI. Os interessados também podem obter informações pelo telefone 3634-1056.
Uma reunião na semana passada analisou as sugestões levantadas pela população em Audiência Pública realizada no último dia sete de março, sobre a situação da área industrial de Descanso, realizada no último dia sete de março. A primeira definição do Conselho é solicitar ao Tribunal de Justiça, agilidade no julgamento de uma ação que envolve empresas que estão utilizando dois galpões do local, mas que não cumpriram os critérios estabelecidos em um edital do ano 2004. A segunda prioridade é encaminhar um processo de legalização de parte de terrenos, onde empresas que tiveram apenas autorização verbal investiram e construíram estruturas e sobre os quatro terrenos que possuem pórticos e outros dois que não possuem construções, será realizado um edital de licitação, com as modalidades de doação onerosa, cessão de uso e venda, caso essas propostas sejam aprovadas pelo Poder Legislativo.
O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN, destaca que essas ações visam o crescimento do município e a geração de empregos. PAULO LAUXEN informa que na semana que vem haverá uma reunião da Comissão Municipal do Desenvolvimento Econômico para estabelecer os critérios do Processo de Licitação sobre seis lotes com quatro pórticos, para a doação onerosa e demais processos relacionados à área industrial. LAUXEN informa que a partir do encontro, os empresários ou pessoas que tiverem interesse poderão se cadastrar para participarem do processo licitatório.
Recuperação da SC 163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga depende de aditivo para continuar. As obras de recomposição foram paralisadas nesta semana. A informação foi confirmada pelo Coordenador de Infraestrutura do Governo do Estado no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO. Ele avalia que os trabalhos vinham em um ritmo considerável, apesar de alguns imprevistos com dias de chuva. O coordenador destaca que o trabalho de recomposição é bastante demorado, pois é preciso remover a camada e fazer toda a limpeza para depois aplicar o asfalto novo. BILIBIO explica que no decorrer do processo, foi preciso aplicar uma camada mais espessa em alguns pontos, o que fez com que fossem gastos maiores volumes de massa asfáltica do que estava projetado. Faltando cerca de nove quilômetros para a conclusão, a obra foi paralisada por falta de material.
O coordenador de infraestrutura informa que pediu para a empresa efetuar um tapa-buracos emergencial no trecho que ainda não foi recomposto, enquanto se aguarda um aditivo financeiro de dois milhões de reais para possibilitar a sequência das obras até a cidade de Itapiranga. Esse processo deve demorar em torno de 20 dias. Foram feitas todas as justificativas para que o pedido seja aprovado.
O Coordenador Regional de Infraestrutura do Governo do Estado observa que o trecho concluído já recebeu a pintura das faixas de sinalização e a colocação das taxinhas refletivas no meio da pista, que trazem muito mais segurança aos usuários em dias de chuva e neblina. Esse trabalho será feito em toda a extensão da rodovia, depois que a recomposição funcional for concluída. Posteriormente também serão melhorados alguns trechos do trevo da SC 163 em Iporã até São Miguel do Oeste que apresentam problemas, fazendo com que toda a extensão da rodovia fique em boas condições de trafegabilidade. Nessa etapa estão incluídas as travessias urbanas de Iporã do Oeste e Descanso, que receberão capa asfáltica nova. No projeto de recuperação total do trecho, será feito um estudo para construção de contornos viários em ambos os municípios, pois as Avenidas que cortam as cidades não possuem estrutura para o tráfego de caminhões pesados.
-CAMINHÃO DE IPORÃ DO OESTE SE ENVOLVE EM ATROPELAMENTO E MOTORISTA FOGE
-BOMBEIROS ATENDEM DIVERSAS OCORRÊNCIAS DEVIDO À FORTE CHUVA NA REGIÃO
Um homem foi preso após tentar beijar uma menina de 13 anos em uma residência de Maravilha. O caso aconteceu por volta de 11h de ontem, quando um homem foi até a casa de uma inquilina. Dentro da residência, estava uma jovem de 13 anos. Após tentar beijar a menina, o suspeito saiu da casa e foi localizado pela Polícia Militar, que fez a condução até a delegacia da Polícia Civil. A Polícia informou que o caso é tratado como estupro de vulnerável, conforme prevê a legislação brasileira.
A Polícia Civil deflagrou operação com o objetivo de coibir crimes de maus tratos aos animais. Após denúncia, policiais foram até um endereço em Nova Erechim, onde flagraram cinco cães em estado de fome e sede, com aparente desnutrição, amarrados a meio metro de corrente, sujeitos a chuva e lama. Os maus-tratos foram atestados por uma veterinária. Em decorrência da flagrante, foi efetuada a prisão do suspeito de 37 anos, que não teve fiança arbitrada, em decorrência de uma pena anterior, em 2020. O preso foi conduzido ao presídio de Maravilha.
Um morador de São Miguel do Oeste denunciou um atropelamento de cachorro, na manhã de ontem na Avenida Willy Barth. Ele contou que fazia o deslocamento sentido ao trevo da cidade, quando parou o carro e ligou o alerta, para proteger os dois cachorros que estavam atravessando a pista, momento em que um caminhoneiro que vinha atrás, mas que estava distante e percebeu a situação, acabou desviando do carro e atropelou um dos animais, de forma cruel. O morador relatou que após perceber o crime, chegou a perseguir o caminhoneiro por alguns quilômetros, para avisar do ocorrido, mas o motorista se quer deu atenção, e inclusive não deixou o motorista ultrapassar, fugindo sem prestar socorro. A placa do caminhão foi anotada e trata-se de um Volkswagen emplacado em Iporã do Oeste.
A Polícia Militar também foi acionada e registrou um Boletim de Ocorrência para que o autor do atropelamento possa ser identificado e responsabilizado. O cachorro que foi atingido pelo caminhão, foi encontrado em estado grave, próximo a uma empresa e conduzido por uma ONG da cidade até um veterinário. A última atualização, é de que o animal perdeu muito sangue, está com hemorragia interna e com diversas fraturas, correndo risco de morte.
A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem, durante a Operação Difron Segura, um homem de 31 anos condenado pela prática de furto. O crime ocorreu no município de Itapiranga. A prisão aconteceu com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que, em diligências, localizou o homem no município de Palmitinho. O preso será encaminhado à Unidade Prisional do Estado do Rio Grande do Sul, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Militar cumpriu de Mandado de Prisão na BR-282, altura da Linha Filomena, em São Miguel do Oeste, por volta das 17h de ontem. A Central da Polícia recebeu a ligação de um homem, que relatou estar com mandado de prisão em aberto fugindo para Cascavel, porém, seu carro havia estragado e por isso ele resolveu se entregar. Guarnições foram até o local, abordaram o homem e constataram o mandado de prisão preventiva em aberto, expedido no Rio Grande do Sul, pelo crime de ameaça, no âmbito da Lei Maria da Penha, por descumprimento de Medida Protetiva de urgência. O homem foi preso e conduzido ao Presídio de São Miguel do Oeste.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu nove ocorrências por volta das quatro horas e 15 minutos desta quinta-feira. Foram várias ocorrência relacionadas a cortes de árvores e destelhamentos. Em Beato Roque, interior de São João do Oeste foram realizados vários cortes e retirada de árvores e galhos que estavam caídos sobre a via. No mesmo horário, outra guarnição atendeu ocorrências no centro da cidade de Itapiranga referente à queda de rede elétrica juntamente com queda de árvores, na Rua Sete de Setembro. O corpo de bombeiros auxiliou moradores de uma residência em Linha Laranjeira que teve seu telhado arrancado com os ventos. Foi fornecido lona para cobertura da casa.
O trabalho do Corpo de Bombeiros de Itapiranga na madrugada de hoje também teve corte de árvore de grande porte em Linha Baú que estava obstruindo totalmente a passagem de veículos no local. Fortes ventos e chuva intensa provocaram transtornos no trânsito e riscos com queda de árvores e galhos. Com o grande volume de água, as sarjetas transbordaram e pedras foram levadas para as pistas da SC 163 e também em estradas no interior do município. Os bombeiros alertam para os motoristas terem maior atenção para evitar acidentes.
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste também foi acionado para ocorrência relacionada à forte chuva e realizou nas últimas horas um corte de árvore que estava caída sobre a rodovia SC 163, na Linha Aparecida, interior do município. Já os Bombeiros de Mondaí realizaram um corte de árvore caída sobre a rodovia SC 386 na comunidade da Linha Tigre. Com a continuidade da chuva na região, a orientação é para que motoristas redobrem atenção nas rodovias devido ao risco de aquaplanagens e presença de pedras na pista, bem como, para que transitem com os faróis ligados para melhorar a visibilidade no trânsito.