-DÓLAR CAI AO MENOR VALOR NO PAÍS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA
-NÚMERO DE CIDADES EM EPIDEMIA DE DENGUE TRIPLICA EM SANTA CATARINA
-RECUPERAÇÃO DA SC 163 DEPENDE DE ADITIVO PARA CONTINUAR
-FONOAUDIÓLOGA DESTACA EVOLUÇÃO NO TRABALHO EM SALA DE AULA
-AGRÔNOMO APONTA ALTO RENDIMENTO EM LAVOURAS DA SAFRINHA
-MUNICÍPIO INVESTE EM ESTRUTURA NAS PRAÇAS E TENTA INIBIR VANDALISMO
-POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR FURTO
-TEMPORAL CAUSA PREJUÍZO E TRANSTORNOS EM ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável e com chuva. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 81 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Forças de resgate que fazem as buscas no local da queda do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines encontraram nesta quarta-feira uma das caixas-pretas da aeronave. A informação foi anunciada pela Administração da Aviação Civil da China e pode indicar o que causou o episódio, na segunda-feira no sul do país. O estado da caixa-preta encontrada, no entanto, é ruim, informou a agência de aviação civil chinesa. A queda do avião, que despencou na vertical, ainda intriga especialistas. 132 pessoas estavam a bordo.
A Rússia disse aos Estados Unidos nesta quarta-feira que vai expulsar diplomatas americanos que trabalham em território russo. No mês passado, o governo dos Estados Unidos afirmou que expulsou 12 diplomatas russos que trabalhavam no prédio da ONU em Nova York. Os americanos disseram que essas pessoas não eram diplomatas, mas, sim, “operadores dos serviços de inteligência”. Os Estados Unidos devem anunciar nesta quinta-feira novas sanções contra "figuras políticas", "oligarcas" e entidades russas.
A invasão da Ucrânia pela Rússia completa um mês nesta quinta-feira. Após a "blitz" inicial com bombardeios de alvos por todo o país, os russos parecem ter dificuldades em impor seu poderio aos ucranianos, embora afirmem que tudo esteja transcorrendo como previsto. Após a primeira semana, os ataques estão concentrados em três frentes: Kiev, Kharkiv e o Litoral do mar Negro. Segundo a ONU, mais de três milhões e 600 mil pessoas deixaram a Ucrânia, a maioria em direção à vizinha Polônia. Oficialmente há uma estimativa de mais de 900 mortes de civis, mas a ONU alerta que o número deve ser bem maior.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma proposta de emenda à Constituição que eleva o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias para pelo menos dois salários-mínimos totalizando, atualmente, dois mil 424 reais. Hoje, o piso salarial das categorias é de mil 750. Agora, o texto segue para a análise do Senado. Durante a votação, os deputados decidiram analisar o texto original da PEC. Segundo essa versão, os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no Orçamento da União com dotação própria e exclusiva.
O dólar fechou em queda nesta quarta-feira, engatou o sexto dia de negócios seguido de baixa e chegou ao menor valor em dois anos. A moeda norte-americana recuou um vírgula 43 por cento e chegou a quatro reais e 84 centavos. Trata-se do menor patamar de fechamento desde 13 de março de 2020. Na terça-feira, o dólar fechou em queda de zero vírgula 60 por cento com quatro reais e 91 centavos. Com o resultado desta quarta, passou a acumular queda de seis vírgula zero seis por cento no mês. No ano, tem baixa de 13 vírgula 11 por cento frente ao real.
O Tribunal de Contas da União aprovou fiscalização extraordinária do Ministério da Educação. A Corte de contas quer saber o caminho percorrido pela verba desde o envio pelo órgão até a chegada aos municípios contemplados. A decisão ocorre em meio à acusação de que pastores atuaram junto ao ministro MILTON RIBEIRO para direcionar o envio de recursos repassados pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além disso, a Procuradoria-Geral da República também pediu que o Supremo Tribunal Federal autorize abertura de inquérito para apurar as acusações contra o ministro e os pastores. A solicitação está no gabinete da ministra CÁRMEN LÚCIA.
Chapecó, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência por causa da dengue no início da noite desta quarta-feira. O município tem 511 casos confirmados da doença e quase mil pessoas aguardam resultados de exames. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina prevê que, nas próximas cinco semanas, deve haver uma explosão de novos casos de dengue e o sistema de saúde vai sentir esse aumento na procura por atendimento. O número de municípios catarinenses em situação de epidemia por causa da doença aumentou, de cinco para 14, todos na região Oeste: Belmonte, Seara, Iporã do Oeste, Itá, Romelândia, Chapecó, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Abelardo Luz, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Xanxerê.
O boletim agropecuário de março, elaborado pela Empresa Epagri, mostrou que houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses. No caso do feijão-carioca, por exemplo, o preço pago ao produtor teve alta de mais de 12 por cento. Para o agricultor que planta o feijão-preto, a variação positiva foi de 11 vírgula 24 por cento. Para os produtores de milho, o aumento foi de mais de 18 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços pagos aos produtores catarinenses de trigo em fevereiro estavam 18 vírgula três por cento acima dos registrados há um ano. O boletim também a influência da guerra nas exportações de carne catarinenses.
O veto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à redução da alíquota do ICMS sobre produtos como leite, farinha de trigo vai a votação no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira. O veto em questão abrange cinco emendas apresentadas pelos deputados ao projeto ainda em 2021. Há uma pressão nos bastidores para que o governo faça um acordo em relação às alíquotas para evitar a derrubada do veto. Caso o veto seja derrubado, o governo de Santa Catarina deve ir à Justiça. O estado alega que as alterações são inconstitucionais e vão provocar uma renúncia de receita que soma 50 milhões de reais. A maior reclamação é do setor de bares e restaurantes.
Cheia do Rio Macaco Branco interrompe travessia em ponte no interior de Itapiranga. As fortes chuvas registradas desde ontem em Itapiranga e região alteraram rapidamente o nível de água do Rio Macaco Branco. A ponte de acesso entre as comunidades de Maria Goretti e linha Popi ficou submersa na manhã desta quinta-feira. O trânsito está interrompido devido à forte correnteza da água que cobre a estrutura para a passagens de pedestres e veículos. Outras pontes sobre o Rio Macaco Branco no interior de Itapiranga seguem com o trânsito normal.
Recuperação da SC 163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga depende de aditivo para continuar. As obras de recomposição foram paralisadas nesta semana. A informação foi confirmada pelo Coordenador de Infraestrutura do Governo do Estado no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO. Ele avalia que os trabalhos vinham em um ritmo considerável, apesar de alguns imprevistos com dias de chuva. O coordenador destaca que o trabalho de recomposição é bastante demorado, pois é preciso remover a camada e fazer toda a limpeza para depois aplicar o asfalto novo. BILIBIO explica que no decorrer do processo, foi preciso aplicar uma camada mais espessa em alguns pontos, o que fez com que fossem gastos maiores volumes de massa asfáltica do que estava projetado. Faltando cerca de nove quilômetros para a conclusão, a obra foi paralisada por falta de material.
O coordenador de infraestrutura informa que pediu para a empresa efetuar um tapa-buracos emergencial no trecho que ainda não foi recomposto, enquanto se aguarda um aditivo financeiro de dois milhões de reais para possibilitar a sequência das obras até a cidade de Itapiranga. Esse processo deve demorar em torno de 20 dias, e segundo ELISEU BILIBIO, foram feitas todas as justificativas para que o pedido seja aprovado. Ele pede a compreensão da população, garantindo que os trabalhos serão retomados tão logo haja liberação de novos valores para compra de material. O Coordenador Regional de Infraestrutura do Governo do Estado observa que o trecho concluído já recebeu a pintura das faixas de sinalização e a colocação das taxinhas refletivas no meio da pista, que trazem muito mais segurança aos usuários em dias de chuva e neblina. Esse trabalho será feito em toda a extensão da rodovia, depois que a recomposição funcional for concluída.
O Município de Itapiranga foi contemplado com uma emenda parlamentar do senador DÁRIO BERGER. O valor é de 200 mil reais. A confirmação foi feita pelo vereador GELSON PETRY, e pela presidente do PSB, ALBERTINA AGNES, em audiência com o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, e com o secretário de Fazenda e Planejamento, MACIEL WELTER. ALEXANDRE RIBAS agradeceu a destinação da emenda parlamentar para Itapiranga. Conforme o prefeito, o valor será utilizado pela Administração Municipal para viabilizar as demandas existentes no município, considerando a indicação do vereador, GELSON PETRY para a aplicação do recurso.
Itapiranga perde um líder comunitário. ROMEU PAULO VOGT, 56 anos, faleceu na madrugada de ontem, em sua residência. O Corpo foi velado no Ginásio de esportes do Bairro Santa Tereza Alto e sepultamento ocorreu na manhã de hoje no cemitério de Iporã do Oeste. ROMEU VOGT, o ROMEUZINHO presidiu a sociedade de Bairro Santa Tereza Alta e liderou investimentos em obras de infraestrutura na comunidade. Comerciante no ramo de mercado, ROMEUZINHO exercia papel fundamental de liderança na comunidade e também foi servidor público em Itapiranga das décadas de 80 e 90.
Deputado MARCOS VIEIRA lamenta a morte de ROMEU VOGT. De acordo com o parlamentar, ROMEUZINHO, também fez um excelente trabalho pelo PSDB em Itapiranga. Segundo o depurado, Itapiranga perde uma determinada em trabalhar em prol da comunidade. MARCOS VIEIRA esteve no velório na noite de ontem e revela que o público presente mostra a importância de ROMEUZINHO para Itapiranga. O MDB, antigo partido de ROMEU VOGT também lamentou a morte de seu ex-integrante. A morte ocorreu por infarto fulminante.
O crescimento na demanda por serviços de fonoaudiologia é constante. A amplitude da atuação do profissional ganha espaço nas escolas com auxílio a equipe pedagógica no desenvolvimento dos alunos na linguagem oral e escrita, além de audição. Segundo a fonoaudióloga da Secretaria da Educação de Tunápolis, ANA RAMBO, o professor desempenha o papel principal na alfabetização, porém a fonoaudiologia presta apoio aos professores visando inclusive a saúde dos profissionais que utilizam bastante a voz na rotina de trabalho. Ressalta ainda que na escola são identificados distúrbios na parte de coordenação motora e também demora no desenvolvimento da fala.
A partir dos dois anos já é possível identificar algumas situações que podem ser trabalhadas com a fonoaudiologia que possui área bastante ampla. ANA RAMBO cita o grande número de encaminhamentos, sendo que muitos casos são fáceis de serem solucionados. A fonoaudióloga considera que tem aumentado bastante o reconhecimento ao trabalho do profissional com solicitação para auxilio no sistema de ensino. ANA afirma que são recorrentes os problemas na fala, até por ser uma situação mais fácil de identificar. A pandemia também agravou casos de alunos com dificuldade de interação social, problemas em se manifestar e de convivência. ANA RAMBO destaca ainda a importância da participação dos pais, principalmente de crianças da educação infantil visando auxiliar nas atividades.
A secretaria de Transportes e Obras de Itapiranga conta com um novo caminhão prancha. A entrega do veículo equipado foi realizada nesta semana. Para a aquisição e instalação da carroceria prancha com capacidade de transporte de 25 toneladas foram investidos 615 mil reais. O secretário de Transportes e Obras, OTÁVIO HOFER destaca que o novo caminhão irá agilizar o transporte das máquinas pesadas e facilitando os serviços prestados pela secretaria para a recuperação das estradas. Conforme o prefeito ALEXANDRE RIBAS, gradualmente a administração tem investido na renovação da frota. RIBAS enfatiza que se trata de uma ação necessária. Conforme ele, com a aplicação dos recursos é possível fazer economia, tendo em vista que o custo de manutenção reduz bastante, já que a maioria dos veículos leves e pesados possui alta quilometragem ou horas de serviço.
A Safrinha deste ano pode ser um bom alento aos produtores rurais. Boa parte das lavouras apresentam desenvolvimento que possibilitam alta produtividade. O início do plantio de milho e de lavouras de soja geraram grande preocupação pela falta de chuva. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Cooper A1, CELIOMAR CRESTANI, com a frequência de chuva o desenvolvimento das lavouras gerou um cenário otimista no meio rural. Ele lembra que a preocupação era grande em janeiro, pois além da estiagem que dificultou até mesmo o plantio da Safrinha, ocorreu grande volume de ataque de pragas que afetou principalmente as lavouras de soja.
O agrônomo elogia os produtores rurais que investiram em correção do solo e tecnologia de plantio. São fatores que tornam a região de Itapiranga como destaque na alta produtividade. CELIOMAR CRESTANI faz ressalva de que a colheita inicia em final de março e segue em abril e maio para consolidar a Safrinha. Neste período é necessário condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das lavouras de soja e milho. O agrônomo lembra que são áreas de plantio, que normalmente foram usadas para a colheita do milho em silagem.
Prevenção favorece o controle de pragas em lavouras de milho. O Agrônomo da Cooper A1 chama atenção que a Cigarrinha ganhou destaque no controle de pragas e com isso o impacto nos danos foi menor, muito em função da prevenção e controle feito pelos agricultores. CELIOMAR CRESTANI reconhece a grande preocupação com os fertilizantes para o próximo plantio. Ele projeta a implantação de lavouras com custos altos e ainda incertezas da disponibilidade de produtos no mercado. Segundo o agrônomo pode ocorrer redução de preço, mas também é possível acontecer falta de fertilizantes no mercado ou aumento ainda maior dos custos.
A prefeitura de Itapiranga investe nas melhorias de praças públicas, porém de olho em atos de vandalismo. O problema é recorrente em diferentes locais da cidade, bairros e centros comunitários. Um novo projeto do executivo visa proporcionar novos espaços de lazer para a população com investimento em praças que contemplam parquinho, ajardinamento e academia. De acordo com o Secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos, ARTÊMIO SCALON, Está em fase de conclusão a praça no Bairro São Cristóvão, além de obras na praça que está sendo implantada na Rua São Bonifácio. Também terá investimento no Bairro Santa Tereza Alto e Bairro das Flores, atendendo as solicitações feitas. O Secretário de Administração lembra que são recursos de emendas parlamentares e também contrapartida do município.
Uma licitação foi realizada ainda no ano passado para os materiais e serviços de instalações. ARTÊMIO SCALON releva a preocupação com manutenção devido ao vandalismo. Ele cita como exemplo no Bairro São Cristóvão em que os serviços ainda não foram concluídos e já teve danos na tela. Destaca que tem pessoas que causam vandalismo ao patrimônio público. Já boa parte da sociedade é bem consciente e preserva, além de denunciar danos . Segundo SCALON, o município investe no monitoramento com ampliação no número de câmeras. Objetivo é identificar os autores de vandalismo e aplicar punições.
A Polícia Civil prendeu na tarde ontem um homem de 31 anos condenado pela prática de furto. O crime ocorreu no município de Itapiranga. A prisão foi realizada com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que, em diligências, localizou o homem no município de Palmitinho. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional. A ação faz parte da Operação Difron Segura, deflagrada em toda região de fronteira do Estado de Santa Catarina com o propósito de reprimir e investigar crimes transfronteiriços e com envolvimento de organizações criminosas.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste cumpriu na tarde de ontem, um mandado de prisão na Rodovia Ulysses Guimarães, BR-282, na Linha Filomena./Segundo os PMs, o próprio homem ligou para o 190 e disse que estava com mandado de prisão em aberto./Ele contou que estava fugindo para Cascavel, porém, o veículo estragou e ele resolveu se entregar para a Polícia. Em consulta ao sistema, os policiais constataram que o homem possuía mandado de prisão preventiva em aberto expedido pelo estado do Rio Grande do Sul pelo crime de descumprimento de medida protetiva.
Vários pontos tiveram alagamentos com o volume de chuva registrado nessas últimas horas no município de Anchieta. De acordo com o Prefeito IVAN CANCI, foi registrado uma precipitação de 250 milímetros nessas últimas horas, e durante a noite choveu cerca de 170 milímetros. Além do perímetro urbano, as comunidades do interior, também foram atingidas pala chuva, onde casas e empresas tiveram problemas com alagamentos. Duas pontes foram totalmente destruídas. A equipe da Defesa Civil do município está realizando o levantamento dos estragos causados com essas precipitações e posteriormente serão divulgadas. O prefeito menciona que as aulas desta tarde foram suspensas em virtude do transporte escolar, problemas com alagamentos e transtorno nas escolas do município.
Estragos com as chuvas também foram registrados em Guaraciaba, sendo que a Secretaria de Educação informa que devido à chuva e alagamentos o transporte escolar não conseguirá chegar a todos os pontos. As aulas vão acontecer normalmente, porém os alunos que precisam do transporte em locais de difícil acesso estão liberados da aula na tarde desta quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba são cinco pontos de alagamentos no município e desses alguns nem o Corpo de Bombeiros consegue chegar. As chuvas registradas nas últimas horas chamam a atenção também em Princesa. Várias pontes ficaram embaixo da água e algumas seguem submersas. Há vários pontos de transbordamento de rios e bueiros trancados. Segundo informações, apenas na cidade foram mais de 170 milímetros.
As fortes chuvas que estão caindo na região Extremo Oeste desde a noite de quarta-feira, e principalmente no começo desta quinta-feira,já causaram transtornos expressivos em vários municípios da região. Em São Miguel do Oeste várias casas no bairro Santa Rita e Salete foram inundadas pelas águas. Já no interior, os estragos são percebidos nas Linhas Caxias, Fátima, Sete de Setembro, Dois Irmãos, entre outras. Alagamentos também estão sendo registrados no centro de Barra Bonita, onde várias famílias estão ilhadas, sendo que ao menos uma residência também foi inundada. No interior de Paraíso o volume de chuvas também foi expressivo, causando estragos e prejuízos em algumas propriedades.
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste também foi acionado para ocorrência relacionada à forte chuva e realizou nas últimas horas um corte de árvore que estava caída sobre a rodovia SC 163, na Linha Aparecida, interior do município. Já os Bombeiros de Mondaí realizaram um corte de árvore caída sobre a rodovia SC 386 na comunidade da Linha Tigre. Com a continuidade da chuva na região, a orientação é para que motoristas redobrem atenção nas rodovias devido ao risco de aquaplanagens e presença de pedras na pista, bem como, para que transitem com os faróis ligados para melhorar a visibilidade no trânsito.
Temporal causa prejuízo e transtornos em Itapiranga. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu nove ocorrências por volta das quatro horas e 15 minutos desta quinta-feira. Foram várias ocorrência relacionadas a corte de árvore e destelhamento. Em Beato Roque, interior de São João do Oeste foram realizados vários corte e retirada de árvores e galhos que estavam caídos dobre a via. No mesmo horário, outra guarnição atendeu ocorrências no centro da cidade de Itapiranga referente a quede de rede elétrica juntamente com queda de árvores, na Rua Sete de Setembro. O corpo de bombeiros auxiliou moradores de uma residência em Linha Laranjeira que teve seu telhado arrancado com os ventos. Foi fornecido lona para cobertura da casa.
O trabalho do Corpo de Bombeiros de Itapiranga na madrugada de hoje também teve corte de árvore de grande porte em Linha Baú que estava obstruindo totalmente a passagem de veículos no local. Fortes e ventos e chuva intensa provocaram transtornos no trânsito e riscos com queda de árvores e galhos. Com o grande volume de água as sarjetas transbordaram e pedras foram levadas para as pistas da SC 163 e também em estradas no interior do município. Os bombeiros alertam para os motoristas terem maior atenção para evitar acidentes. Nas últimas 24 horas o acumulado de chuva foi de 77 milímetros e nas últimas 48 horas um total de 125 milímetros de chuva em Itapiranga.