ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/03/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 81 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Forças de resgate que fazem as buscas no local da queda do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines encontraram nesta quarta-feira uma das caixas-pretas da aeronave. A informação foi anunciada pela Administração da Aviação Civil da China e pode indicar o que causou o episódio, na segunda-feira no sul do país. O estado da caixa-preta encontrada, no entanto, é ruim, informou a agência de aviação civil chinesa. A queda do avião, que despencou na vertical, ainda intriga especialistas. 132 pessoas estavam a bordo.

A Rússia disse aos Estados Unidos nesta quarta-feira que vai expulsar diplomatas americanos que trabalham em território russo. No mês passado, o governo dos Estados Unidos afirmou que expulsou 12 diplomatas russos que trabalhavam no prédio da ONU em Nova York. Os americanos disseram que essas pessoas não eram diplomatas, mas, sim, “operadores dos serviços de inteligência”. Os Estados Unidos devem anunciar nesta quinta-feira novas sanções contra "figuras políticas", "oligarcas" e entidades russas.

A invasão da Ucrânia pela Rússia completa um mês nesta quinta-feira. Após a "blitz" inicial com bombardeios de alvos por todo o país, os russos parecem ter dificuldades em impor seu poderio aos ucranianos, embora afirmem que tudo esteja transcorrendo como previsto. Após a primeira semana, os ataques estão concentrados em três frentes: Kiev, Kharkiv e o Litoral do mar Negro. Segundo a ONU, mais de três milhões e 600 mil pessoas deixaram a Ucrânia, a maioria em direção à vizinha Polônia. Oficialmente há uma estimativa de mais de 900 mortes de civis, mas a ONU alerta que o número deve ser bem maior.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma proposta de emenda à Constituição que eleva o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias para pelo menos dois salários-mínimos totalizando, atualmente, dois mil 424 reais. Hoje, o piso salarial das categorias é de mil 750. Agora, o texto segue para a análise do Senado. Durante a votação, os deputados decidiram analisar o texto original da PEC. Segundo essa versão, os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no Orçamento da União com dotação própria e exclusiva.

O dólar fechou em queda nesta quarta-feira, engatou o sexto dia de negócios seguido de baixa e chegou ao menor valor em dois anos. A moeda norte-americana recuou um vírgula 43 por cento e chegou a quatro reais e 84 centavos. Trata-se do menor patamar de fechamento desde 13 de março de 2020. Na terça-feira, o dólar fechou em queda de zero vírgula 60 por cento com quatro reais e 91 centavos. Com o resultado desta quarta, passou a acumular queda de seis vírgula zero seis por cento no mês. No ano, tem baixa de 13 vírgula 11 por cento frente ao real.

O Tribunal de Contas da União aprovou fiscalização extraordinária do Ministério da Educação. A Corte de contas quer saber o caminho percorrido pela verba desde o envio pelo órgão até a chegada aos municípios contemplados. A decisão ocorre em meio à acusação de que pastores atuaram junto ao ministro MILTON RIBEIRO para direcionar o envio de recursos repassados pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além disso, a Procuradoria-Geral da República também pediu que o Supremo Tribunal Federal autorize abertura de inquérito para apurar as acusações contra o ministro e os pastores. A solicitação está no gabinete da ministra CÁRMEN LÚCIA.

Chapecó, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência por causa da dengue no início da noite desta quarta-feira. O município tem 511 casos confirmados da doença e quase mil pessoas aguardam resultados de exames. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina prevê que, nas próximas cinco semanas, deve haver uma explosão de novos casos de dengue e o sistema de saúde vai sentir esse aumento na procura por atendimento. O número de municípios catarinenses em situação de epidemia por causa da doença aumentou, de cinco para 14, todos na região Oeste: Belmonte, Seara, Iporã do Oeste, Itá, Romelândia, Chapecó, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Abelardo Luz, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Xanxerê.

O boletim agropecuário de março, elaborado pela Empresa Epagri, mostrou que houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses. No caso do feijão-carioca, por exemplo, o preço pago ao produtor teve alta de mais de 12 por cento. Para o agricultor que planta o feijão-preto, a variação positiva foi de 11 vírgula 24 por cento. Para os produtores de milho, o aumento foi de mais de 18 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços pagos aos produtores catarinenses de trigo em fevereiro estavam 18 vírgula três por cento acima dos registrados há um ano. O boletim também a influência da guerra nas exportações de carne catarinenses.

O veto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à redução da alíquota do ICMS sobre produtos como leite, farinha de trigo vai a votação no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira. O veto em questão abrange cinco emendas apresentadas pelos deputados ao projeto ainda em 2021. Há uma pressão nos bastidores para que o governo faça um acordo em relação às alíquotas para evitar a derrubada do veto. Caso o veto seja derrubado, o governo de Santa Catarina deve ir à Justiça. O estado alega que as alterações são inconstitucionais e vão provocar uma renúncia de receita que soma 50 milhões de reais. A maior reclamação é do setor de bares e restaurantes.

Num esforço associativo, Dia do Trabalhador será comemorado com show de humor. A informação é do gerente executivo da entidade GILBERTO WOLFARTH. Segundo ele, em comemoração ao Dia do Trabalhador, festejado no dia primeiro de maio, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), com o patrocínio da Kellogg´s e o apoio da prefeitura de São Lourenço do Oeste, promove, no dia 30 de abril, na Arena de Eventos, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, um show humorístico com PAULINHO MIXARIA.

Serão três mil e quinhentos ingressos, todos gratuitos. De acordo com o gerente executivo da Acislo, GILBERTO WOHLFARTH, a distribuição já está sendo feita pela associação. “Vamos fazer o evento no maior espaço disponível hoje em São Lourenço do Oeste, mas a gente sabe que não será possível reunir todos os profissionais das empresas associadas”. Segundo ele, a entrega dos ingressos será feita somente para as empresas. WOHLFARTH lembra que a ideia é retomar a comemoração da data, já que faz em torno de sete anos que o evento não é realizado.

Problemas relacionados à água prejudicam a região a anos. De acordo com NELSON TRESOLDI, as dificuldades são relacionadas principalmente às secas e a qualidade. Ele explica que quando acontecem estiagens e a quantidade de água fica menor, e qualidade também cai, já que a quantidade de contaminantes segue a mesma. Acrescenta que isso influencia em vários aspectos da vida, como a alimentação e consequentemente a saúde. Para NELSON, a água consumida em Campo Erê não tem a qualidade necessária e o modelo de tratamento deveria ser melhorado, já que é o mesmo desde que a rede de distribuição foi instalada.

Relatórios mostram que o cloro pode ser prejudicial na água. NELSON TRESOLDI – um dos coordenadores do Seminário Municipal da Água, traz dados do Siságua, o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, que é vinculado ao Ministério da saúde. De acordo com ele, relatórios de 2018 a 2020 indicam problemas com desinfetante na água. TRESOLDI explica que esse produto é um derivado do cloro, que pode até mesmo causar câncer. Segundo o coordenador, o produto usado para tratar a água acaba deixando pior para a saúde.

Deputado traz recursos para a região. NEODI SARETA, que é presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, se reuniu em São Bernardino com as lideranças e anunciou verba para o asfaltamento de um importante trajeto no interior do município. Ele aproveitou para fazer o ato de entrega de um veículo para a saúde. Já, em Campo Erê o parlamentar comunicou uma emenda de sua autoria de 250 mil reais para a prefeitura comprar um ônibus para transportar pacientes. Disse que sentia essa necessidade a bastante tempo. SARETA lembra que em dezembro liberou vários recursos que foram investidos na agricultura, na compra de equipamentos. De Campo Erê seguiu para São Lourenço do Oeste.

Deputado quer resolver o problema das filas para cirurgias eletivas. NEODI SARETA acredita que o Estado tem recursos para resolver essa situação. Cirurgia eletiva é aquela que não tem urgência para acontecer, mas um dia precisa ser feita. Por outro lado, o deputado está preocupado com o avanço da dengue nos municípios do Oeste. Disse ainda que toda vez que vem a região houve pedidos de auxílio para a agricultura e se diz completamente favorável a todo e qualquer benefício que é estendido ao homem do campo para amortecer os problemas da estiagem.

Chuvas causam alagamentos de casas em Palma Sola. Desde o início da manhã de hoje, a equipe da Defesa Civil de Palma Sola está trabalhando no atendimento às residências que tiveram algum tipo de estrago devido ao grande volume de chuva que atinge o município desde a madrugada. De acordo com o coordenador DOUGLAS RIBEIRO, em poucas horas o volume de chuva chega a mais de 100 milímetros em Palma Sola. Segundo ele, a equipe está atendendo problemas de drenagem de água, estragos em estradas e também alagamentos em residências. Alguns prédios públicos também foram prejudicados com a entrada de água.

O grande volume de chuva impossibilitou o escoamento normal causando os transtornos. A Defesa Civil está acompanhando as situações in loco e no decorrer do dia divulgará novas informações. Também as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Infraestrutura e Transportes trabalham para resolver o quanto antes os problemas causados pela chuva.

Região sofre com as fortes chuvas das últimas horas; Anchieta suspendeu as aulas. Vários pontos tiveram alagamentos com o volume de chuva registrado nessas últimas horas no município de Anchieta. De acordo com o Prefeito IVAN CANCI, foi registrado uma precipitação de 250 milímetros nessas últimas horas, e durante a noite choveu cerca de 170 milímetros. Além do perímetro urbano, as comunidades do interior, também foram atingidas por essas chuvas, onde casas e empresas tiveram problemas com alagamentos. Duas pontes foram totalmente destruídas na Linha Aparecida, segundo o Secretário de Agricultura RAFAEL FERREIRA.

A equipe da Defesa Civil do município está realizando o levantamento dos estragos causados com essas precipitações e posteriormente serão divulgadas. O prefeito menciona que as aulas desta tarde foram suspensas em virtude do transporte escolar, problemas com alagamentos e transtorno nas escolas do município. Estragos com as chuvas também foram registrados em Guaraciaba, sendo que a Secretaria de Educação informa que devido à chuva e alagamentos o transporte escolar não conseguirá chegar a todos os pontos. As aulas vão acontecer normalmente, porém os alunos que precisam do transporte em locais de difícil acesso estão liberados da aula na tarde de hoje.

Saltinho tem prejuízos com o excesso de chuva. De acordo com o secretário de infraestrutura VALDI CHRISTMAN, mesmo que a região precisava de água, as precipitações foram em excesso no seu município. Garante que está trabalhando para dar o auxílio necessário aos moradores que foram afetados, junto com toda a equipe de seu departamento, que está mobilizada para resolver os problemas o mais rápido possível. CHRISTMAN conta que recebeu informações da Defesa Civil do Estado, estimando que a chuva deva passar dos 100 milímetros, somente em Saltinho. A maior preocupação do secretário é que as pessoas evitem o perigo.

Excesso de chuva causa prejuízos tanto na cidade quanto no interior de Saltinho. Quem informa é o secretário de infraestrutura – VALDI CHRISTMAN. Chegam informações de que propriedades rurais em vários pontos do município foram invadidas pela água, além de açudes que chegaram a estourar. Todos os operadores de máquina da Secretaria estão no interior, assim como as associações de agricultores, trabalhando para que as perdas não sejam maiores. Caso mais alguém precise de ajuda com maquinário, pode entrar em contato com VALDI ou com o prefeito, para que seja resolvido. Porém, pede um pouco de paciência a todos os afetados. CHRISTMAN acrescenta que vários bueiros também foram danificados, mas ainda não precisou recorrer ao auxílio dos bombeiros.

Caminhão bate em poste e deixa parte de Campo Erê sem energia elétrica. Algumas unidades consumidoras ficaram sem luz na manhã de hoje em Campo Erê. Por volta das seis horas e 20 minutos, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender a um acidente de trânsito, na Avenida Bandeirantes, esquina com Rua Vereador José Darci Roman, centro do município.

Ao chegar no local a guarnição constatou o sinistro, tratava-se de uma colisão frontal entre um caminhão VolvoVM-270 carregado de leite e um poste de energia de alta tensão. O local foi isolado e solicitado apoio da PM e CELESC. O condutor do caminhão de 22 anos estava consciente e orientado e quando os socorristas chegaram, ele já estava fora do veículo e nada sofreu. O local ficou sob responsabilidade da PM e CELESC.

Três pessoas ficam feridas após acidente no bairro Industrial. A colisão envolveu dois veículos no início da noite de ontem, no bairro Industrial, em Francisco Beltrão. De acordo com informações, o veículo Pálio transitava pela Rua Clevelândia e foi atingido na lateral por um Peugeot 206 que seguia pela Avenida Antônio de Paiva Cantelmo. No Peugeot, uma mulher e uma criança sofreram ferimentos. Já no Palio a condutora ficou ferida. As vítimas foram socorridas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao hospital. A Polícia Militar realizou os levantamentos no local para a confecção do Boletim de Acidente de Trânsito.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.