ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 24 03 2021

-CARMEM LÚCIA MUDA VOTO E STF DECIDE QUE MORO FOI PARCIAL EM CASO DE LULA

-GOVERNO EMITE NOVO DECRETO E COMÉRCIO PODE ABRIR AS OITO DA MANHÃ

-EMPRESÁRIOS E ENTIDADES COMEMORAM VOLTA DO HORÁRIO TRADICIONAL

-MUNICÍPIO NÃO EDITA NOVO DECRETO E VAI SEGUIR RESTRIÇÕES DEFINIDAS PELO ESTADO

-UNOESC APONTA CRESCIMENTO DA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA NA REGIÃO

-MORADORES PERDEM DINHEIRO NO GOLPE DO FALSO ANÚNCIO DE VENDA NA INTERNET

-IDOSO É AGREDIDO EM ASSALTO. POLÍCIA DA REGIÃO PROCURA SUSPEITOS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Coreia do Norte fez testes com mísseis no fim de semana. Foi a primeira operação do tipo desde que JOE BIDEN tomou posse como presidente dos Estados Unidos. A ação ocorreu apenas dias depois de encarregados da diplomacia e da defesa dos Estados Unidos visitaram a Ásia, inclusive com encontro com representantes da Coreia do Sul. Segundo a agência Reuters, um funcionário do governo americano disse que o alerta faz parte das atividades militares "normais" da Coreia do Norte, e que os testes não fechariam uma possível porta aberta para diálogo entre a Casa Branca e a Coreia.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, defendeu nesta terça-feira a proibição de fuzis de assalto e solicitou ao Congresso que aumente o controle da posse de armas após um ataque em um supermercado em Boulder, no estado do Colorado, o segundo do gênero em menos de uma semana. BIDEN fez um discurso solene nesta terça para falar ao país sobre o massacre que matou dez pessoas, alimentando novamente o debate sobre um maior controle da posse de armas nos Estados Unidos. Entre as vítimas do ataque no Colorado estavam pessoas que aguardavam para receber a vacina contra a Covid-19, que também é distribuída em farmácias e supermercados no país.

A Argentina vai restringir ainda mais os voos provenientes do Brasil devido ao agravamento da pandemia do coronavírus. O governo argentino decidiu após reunião nesta terça-feira reduzir “drasticamente” a frequência de viagens aéreas entre os dois países. Ainda de acordo com a imprensa argentina, a medida passaria a valer no fim de semana e deve se estender pelo menos até a Semana Santa, ou seja, sete dias depois. Apesar de ainda estar dentro da crise de saúde, a Argentina passa por estabilidade nos números, com média móvel de 126 mortes por dia nesta terça, segundo a Universidade Johns Hopkins.

A Fundação Oswaldo Cruz sugeriu que todos estados e cidades classificados em "alerta crítico" por causa da lotação de leitos de UTI para tratamentos de Covid-19 devem restringir todas as atividades não essenciais por 14 dias. Com exceção para Amazonas e Roraima, todos os estados do Brasil e o Distrito Federal estão na classificação de alerta crítico. Além de sugerir a restrição das atividades para buscar a redução de cerca de 40 por cento da transmissão, a Fiocruz pede o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80 por cento da população. A Fundação apontou que as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no SUS, verificados na segunda-feira, continuam indicando um quadro extremamente crítico.

No dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 3 mil mortes pela Covid-19 em 24 horas, o presidente da República, JAIR BOLSONARO, realizou pronunciamento em rádio e TV defendendo a vacinação contra a doença.Durante quatro minutos o presidente destacou as ações tomadas pelo governo para a obtenção de vacinas desde o ano passado, disse que o país tem mais de 14 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina e que já foram enviadas mais de 32 milhões de doses de imunizantes para todos os estados. BOLSONARO afirmou ainda que o governo vai adquirir 500 milhões de doses e que todos os brasileiros serão vacinados contra a doença até o final deste ano.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal aprovou nesta terça-feira o pedido de suspeição do ex-juiz SERGIO MORO em processo contra o ex-presidente LULA. Os ministros decidiram por três votos a dois declarar que MORO não teria atuado com imparcialidade no processo do triplex do Guarujá, em que LULA foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Ontem, o ministro KASSIO NUNES MARQUES, que havia pedido vista, votou contra o pedido de suspeição. Com isso, o placar subiu para 3 votos a 2 contra a suspeição de MORO. No entanto, a ministra CÁRMEN LÚCIA, que já havia votado contra o pedido de LULA em novembro de 2018, apresentou um novo voto e decidiu a favor da parcialidade do ex-juiz no caso envolvendo o ex-presidente.

Em viagem a Brasília nesta terça e quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA tratará da situação da crítica da pandemia no Ministério da Saúde. Na pauta estarão assuntos como insumos, equipamentos e vacinas. Neste último tópico, inclusive, MOISÉS apresentará um pedido ao ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, para os agentes de segurança sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação. No documento, o governador afirma que em razão das especificidades do trabalho, os profissionais ligados às forças de segurança apresentam-se diretamente atingidos e por isso devem ser priorizados na vacinação contra a Covid.

O governo de Santa Catarina suspendeu as cirurgias eletivas de média e alta complexidade em clínicas e hospitais privados até o dia 31 de março. A alta no número de casos de Covid-19 e um possível desabastecimento de medicamentos são apontados como justificativa para a ação. A decisão foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira. Ficam suspensos no período todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob anestesia geral, os que usam de sedativos e anestésicos intravenosos e os que impliquem na reserva de leito em Unidade de Terapia Intensiva. Cirurgias de emergência seguem autorizadas.

O governo de Santa Catarina publicou, nesta terça-feira, um novo decreto que altera partes do documento que indica as regras a serem seguidas no estado até o dia de cinco de abril. De acordo com o decreto mil 221, as principais mudanças são no horário do comércio que passa a ter permissão de funcionamento das oito horas da manhã as oito horas da noite. O horário anterior, com abertura as dez horas, foi muito criticado em todo o estado. Para demais atividades e serviços privados não essenciais, permissão de funcionamento continua das nove da manhã as sete da noite. O documento também altera o limite de ocupação dos mercados, que aumentou para 50 por cento da capacidade do estabelecimento, das seis da manhã as dez da noite, em todos os níveis de risco.

O Horto Medicinal, da Prefeitura de São Miguel do Oeste, promoveu um encontro, recentemente, para avaliar as plantas mais utilizadas e ampliar a produção dessas espécies. De acordo com a técnica agrícola e coordenadora das hortas comunitárias e do horto medicinal, KELIN BEDIN, o objetivo é trabalhar, futuramente, com a manipulação dessas plantas através do projeto “Farmácia Viva” que está fase de implantação. Ela citou que o horto foi planejado a fim de concretizar o projeto e outras práticas integrativas na tentativa de diminuir a medicalização tradicional. A agricultora terapeuta, ILANI TOIGO, que trabalha com o turismo rural num horto de mais de 500 espécies catalogadas no município de Caibi participou do encontro e contribuiu na identificação das plantas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste está cobrando um auxílio maior por parte do governo Estadual e Federal para os agricultores da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do presidente, JOEL DE MOURA. O sindicalista participou no final de semana de uma videoconferência com o secretário de Estado de Agricultura, ALTAIR SILVA e com o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Conforme ele, na oportunidade foram cobradas ações e apoio por parte do Estado e dos deputados para que o governo federal atenda os pedidos dos pequenos agricultores.

Os pedidos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste serão apresentados nesta semana para a Ministra da Agricultura do governo BOLSONARO, TEREZA CRISTINA. A afirmação é do sindicalista, JOEL DE MOURA. Ele citou que entre as reivindicações estão a renegociação das dívidas deste ano para a última parcela dos contratos de investimentos. De acordo com ele, a ação é necessária para os agricultores, pois os mesmos estão enfrentando grandes dificuldades junto aos agentes financeiros para fazer esse procedimento. Segundo JOEL, a burocracia é grande e por isso o auxílio do governo federal é fundamental. Segundo ele, outro pedido é relativo a um crédito de emergência no valor de 30 mil reais.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina também se comprometeu em apoiar os pedidos e viabilizar ações por parte do governo do Estado. A declaração é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele lembrou que o governador CARLOS MOISÉS já enviou um projeto para a Alesc para a retirada dos impostos da Fatma e do Ibama para a limpeza de açudes e bebedouros. Outro pedido é para que haja 50 por cento de desconto no programa troca-troca de insumos. JOEL DE MOURA comentou que o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL garantiu que fará uma mobilização junto aos demais deputados para que haja um grande apoio por parte dos parlamentares catarinenses nos pedidos feitos pela classe.

O Consad realizou, nesta terça-feira, uma reunião virtual para apresentação dos trabalhos do ano. A informação é do prefeito de Guaraciaba e presidente da entidade, VANDECIR DORIGON. De acordo com o prefeito, foram tratados diversos assuntos, entre eles, a doação de um imóvel pela prefeitura de Guaraciaba para o consórcio. O terreno tem três mil e 200 metros quadrados. A estrutura está localizada na área industrial, as margens da BR 163. Os diretores do Consad analisaram a possibilidade de construir uma sede própria do Consad no local. DORIGON comentou que a questão ainda não foi definido e que o assunto será debatido nos próximos encontros do consórcio.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste abriu, nesta segunda-feira, o edital de chamamento para a captação de novas parcerias do projeto Parceiro Acismo. De acordo com o diretor de marketing da Acismo, ANTONIO DALTOÉ, o prazo para inscrição das empresas vai até o dia nove de abril de 2021. Ele disse que as empresas que já participam da iniciativa também devem confirmar o interesse em permanecer no programa. Os interessados em firmarem parcerias de oferta de produtos ou serviços devem apresentar as propostas todos os detalhes à Acismo. DALTOÉ explicou que a Acismo será uma facilitadora no contato entre os interessados. As parcerias estabelecidas têm prazo de 180 dias e podem ser continuadas pelo associado.

Depois de uma longa espera, as obras na BR 163 foram retomadas ainda na segunda-feira. A empresa Torc de Minas Gerais colocou as máquinas no trevo de São José do Cedro para começar a trabalhar na rodovia. O plano da empresa é entregar o primeiro trecho da obra revitalizada ainda neste ano. O objetivo é realizar quatro quilômetros de revitalização, contemplando dois quilômetros em direção a Guaraciaba e os outros dois no sentido de Guarujá do Sul. Segundo o Dnit, o custo para as primeiras intervenções na rodovia é de aproximadamente 40 milhões. A revitalização da rodovia será em concreto e vai acontecer em cinco etapas. Neste momento, as obras serão concentradas no elevado de acesso a São José do Cedro.

O laboratório de microbiologia da Unoesc registrou em 2020 um aumento das amostras de água improprias para o consumo. Esse percentual subiu de 28 por cento em 2019 para 35 por cento ano passado. O laboratório faz a análise de amostras de água encaminhadas por entidades, associações e comunidades. De acordo com a doutora em Microbiologia Agrícola e do Meio Ambiente, professora ELIANDRA ROSSI, o aumento de amostras de águas contaminadas pode ter relação com a estiagem que atingiu a região no ano passado. Ela explicou que em razão da falta de agua, muitas famílias acabaram reativando poços que estavam desprotegidos e contaminados. A Unoesc analisa amostras encaminhadas por entidades, comunidades e associações.

Apesar do aumento de amostras de água contaminadas em 2020, a região vem apresentando avanços na qualidade da água em quase duas décadas. Em 2003, quando o Laboratório de Microbiologia da Unoesc foi ativado, o percentual de amostras impróprias para o consumo humano era de 81 por cento, quase quatro vezes mais do que o índice verificado em 2019. A professora ELIANDRA ROSSI disse que o índice vinha caindo anualmente e o crescimento das aguas contaminadas em 2020 foi um ponto fora da curva, mas motivo de preocupação.

A professora da Unoesc, ELIANDRA ROSSI explicou que a principal forma de contaminação das aguas na região é a microbioógica. Segundo a professora, o maior índice de poluição não se dá por agentes químicos, como por exemplo, os agrotóxicos ou dejetos da produção industrial. Os principais problemas são provocados por bactérias oriundas de fezes. Ela fez um alerta de que o consumo de água contaminada resultar em uma séries doenças gastrointestinais, como amebíase, rotavirose, hepatite A e outras. Desde 2003, o Laboratório de Microbiologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou em torno de 13 mil e 400 análises, por meio da prestação de serviços, e cerca de duas mil provenientes de projetos de pesquisa.

O comércio de São Miguel do Oeste aprovou a decisão do governo de rever o horário de funcionamento das empresas previsto no decreto da semana passada. Desde sábado, as lojas que não ficam em shoppings e galerias podem abrir a 10 da manhã e fechar as oito horas da noite. Depois de muitas reclamações e pedidos encaminhados por entidades comerciais e associações de municípios, o governo voltou atrás e emitiu um novo decreto que estabelece o horário de funcionamento do comércio entre oito da manhã e oito da noite. Na visão da presidente da CDL, GLEICE KOPP, o setor recebeu a informação muita alegria já que os horários anteriores não estavam de acordo com a realidade dos municípios do interior.

A abertura do comércio as 10 da manhã criava transtornos e prejuízos financeiros para muitas lojas do município. O comentário é da presidente da CDL, GLEICE KOPP. Ela disse que alguns estabelecimentos atendem consumidores exatamente nas primeiras horas da manhã e foram afetadas pelo decreto do final de semana. GLEICE disse que desde sábado, os empresários estão reclamando dessa situação e a CDL se mobilizou para reverter a situação. A entidade se reuniu com o prefeito WILSON TREVISAN e elaborou um documento que foi enviado ao governador CARLOS MOISÉS. Na visão da empresária, o horário estendido das oito da manhã as oito da noite corrige uma situação que não tem nada a ver com a região.

O município de São Miguel do Oeste irá seguir, a partir desta quarta-feira, todas as medidas definidas pelo Governo do Estado para o enfrentamento à pandemia de covid-19. O último decreto emitido pelo município perdeu a vigência ontem e a decisão é seguir integralmente as regras definidas no decreto do governador. Na tarde desta terça-feira, a Administração Municipal chegou a se reunir com representantes da CDL para discutir um novo decreto municipal adiantando para a abertura do comércio para as oito horas. Em razão do recente decreto do estado, publicado ainda na noite de ontem, o município optou por não publicar um novo documento. Segundo a procuradora geral da prefeitura, BARBARA RODRIGUES, o decreto estadual tem pontos mais rígidos do que os que estavam valendo no município.

A procuradora do município, BARBARA RODRIGUES, também afirmou que não houve a edição de um novo decreto por parte da prefeitura porque os indicadores da Covid começam a melhorar. Além disso, o entendimento é que o decreto estadual ficou de bom tamanho. A advogada reforçou ainda outras novidades previstas no documento publicado no final da tarde de ontem pelo estado. Uma delas é aumento de uma para duas pessoas por família em supermercados e ampliação da ocupação das empresas do setor de 25 para 50 por cento da capacidade. O decreto também prevê a proibição da prática de modalidades esportivas coletivas de cunho recreativo e competições, com ou sem contato direto.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de um idoso de 90 anos de São Miguel do Oeste e de um homem de 60 anos de Mondaí. A ocupação é de cem por cento com de 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são sete confirmados. Seis pacientes aguardam transferência para leito de UTI no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, 20 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. Outros 23 pacientes entraram para a lista de recuperados. 111 moradores ainda estão com o vírus ativo.

A Polícia Civil de Anchieta concluiu o inquérito instaurado em fevereiro para apurar um roubo na residência de um empresário da cidade. Durante o curso da investigação foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, um mandado de apreensão de adolescente infrator, quatro mandados de busca e apreensão em residências. A polícia também colheu o depoimento de mais de 20 pessoas. Com a conclusão das investigações, foram indiciadas sete pessoas pela prática dos delitos de roubo majorado, extorsão, associação criminosa e corrupção de menores. Os seis suspeitos que já se encontravam presos tiveram suas prisões convertidas para preventiva. Um dos suspeitos continua foragido da justiça. O inquérito agora será encaminhado ao Ministério Público para a provável abertura de processo penal contra os indiciados.

A caminhonete Hilux roubada no assalto cometido na casa de um empresário de Anchieta foi localizada na manhã desta terça-feira. O veículo, que foi utilizado na fuga dos assaltantes, estava abandonada no meio de uma plantação de pinus. O local fica perto do ponto usado pelos suspeitos para se esconder logo depois do assalto. O Instituto Geral de Perícias foi acionado para realização de perícia no veículo. O objetivo do trabalho é a coleta de impressões digitais e outros indícios para futura perícia mais completa. Os resultados dos exames devem ser anexados ao inquérito que foi concluído e remetido ao Ministério Público.

A Polícia Militar registrou mais um golpe aplicado por falsos vendedores no município. O caso atendido nesta terça-feira consiste na venda de produtos com indicação de entrega da compra em um endereço na cidade. Uma das vítimas reservou um motor de barco em um conhecido site de vendas e deu um sinal de cem reais para garantir a compra. Ao chegar no local indicado pelo vendedor, o dono da casa relatou que não tinha conhecimento da transação e que não tinha o produto vendido pela internet. O morador relatou que essa foi a segunda pessoa que foi até sua residência nos últimos dias relatando que havia comprado produto e que esse seria o local de retirada da mercadoria. No outro caso, a vítima depositou dois mil reais para o golpista. Os casos serão investigados pela Polícia Civil.

Um idoso foi agredido durante um assalto na manhã desta terça-feira em Dionísio Cerqueira. De acordo com a Polícia Militar, três homens armados invadiram a residência da vítima. O idoso foi agredido e amarrado. Os ladrõesroubaram objetos de valor e dinheiro, fugindo do local logo em seguida. O idoso, de 82 anos, foi encontrado por volta das dez horas por familiares que foram até a residência dele. A PM foi acionada e começou as buscas. Segundo a polícia, os ladrões fugiram em um veículo de cor prata. Câmeras de segurança mostram a fuga dos assaltantes pelo centro do município. As imagens também mostram o momento em que eles entram no carro onde um quarto suspeito aguardava a chegada dos comparsas. O idoso foi atendido pelos bombeiros e encaminhado para avaliação médica.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.