-CARMEM LÚCIA MUDA VOTO E STF DECIDE QUE MORO FOI PARCIAL EM CASO DE LULA
-GOVERNO EMITE NOVO DECRETO E COMÉRCIO PODE ABRIR AS OITO DA MANHÃ
-EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE SERÁ INTERROMPIDO
-COMERCIAISNTES PROTESTAM CONTRA DECRETOS DO GOVERNO ESTADUAL
-APAE DE TUNÁPOLIS TERÁ INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE REAIS NA SEDE PRÓPRIA
-PADRES IDOSOS COMANDAM IGREJA DE ITAPIRANGA APÓS MORTE DE PÁROCO
-POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO E INDICIA SETE PESSOAS POR ROUBO
-IDOSO É AGREDIDO E AMARRADO APÓS SER VÍTIMA DE ASSALTO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Coreia do Norte fez testes com mísseis no fim de semana. Foi a primeira operação do tipo desde que JOE BIDEN tomou posse como presidente dos Estados Unidos. A ação ocorreu apenas dias depois de encarregados da diplomacia e da defesa dos Estados Unidos visitaram a Ásia, inclusive com encontro com representantes da Coreia do Sul. Segundo a agência Reuters, um funcionário do governo americano disse que o alerta faz parte das atividades militares "normais" da Coreia do Norte, e que os testes não fechariam uma possível porta aberta para diálogo entre a Casa Branca e a Coreia.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, defendeu nesta terça-feira a proibição de fuzis de assalto e solicitou ao Congresso que aumente o controle da posse de armas após um ataque em um supermercado em Boulder, no estado do Colorado, o segundo do gênero em menos de uma semana. BIDEN fez um discurso solene nesta terça para falar ao país sobre o massacre que matou dez pessoas, alimentando novamente o debate sobre um maior controle da posse de armas nos Estados Unidos. Entre as vítimas do ataque no Colorado estavam pessoas que aguardavam para receber a vacina contra a Covid-19, que também é distribuída em farmácias e supermercados no país.
A Argentina vai restringir ainda mais os voos provenientes do Brasil devido ao agravamento da pandemia do coronavírus. O governo argentino decidiu após reunião nesta terça-feira reduzir “drasticamente” a frequência de viagens aéreas entre os dois países. Ainda de acordo com a imprensa argentina, a medida passaria a valer no fim de semana e deve se estender pelo menos até a Semana Santa, ou seja, sete dias depois. Apesar de ainda estar dentro da crise de saúde, a Argentina passa por estabilidade nos números, com média móvel de 126 mortes por dia nesta terça, segundo a Universidade Johns Hopkins.
A Fundação Oswaldo Cruz sugeriu que todos estados e cidades classificados em "alerta crítico" por causa da lotação de leitos de UTI para tratamentos de Covid-19 devem restringir todas as atividades não essenciais por 14 dias. Com exceção para Amazonas e Roraima, todos os estados do Brasil e o Distrito Federal estão na classificação de alerta crítico. Além de sugerir a restrição das atividades para buscar a redução de cerca de 40 por cento da transmissão, a Fiocruz pede o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80 por cento da população. A Fundação apontou que as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no SUS, verificados na segunda-feira, continuam indicando um quadro extremamente crítico.
No dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 3 mil mortes pela Covid-19 em 24 horas, o presidente da República, JAIR BOLSONARO, realizou pronunciamento em rádio e TV defendendo a vacinação contra a doença. Durante quatro minutos o presidente destacou as ações tomadas pelo governo para a obtenção de vacinas desde o ano passado, disse que o país tem mais de 14 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina e que já foram enviadas mais de 32 milhões de doses de imunizantes para todos os estados. BOLSONARO afirmou ainda que o governo vai adquirir 500 milhões de doses e que todos os brasileiros serão vacinados contra a doença até o final deste ano.
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal aprovou nesta terça-feira o pedido de suspeição do ex-juiz SERGIO MORO em processo contra o ex-presidente LULA. Os ministros decidiram por três votos a dois declarar que MORO não teria atuado com imparcialidade no processo do triplex do Guarujá, em que LULA foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Ontem, o ministro KASSIO NUNES MARQUES, que havia pedido vista, votou contra o pedido de suspeição. Com isso, o placar subiu para 3 votos a 2 contra a suspeição de MORO. No entanto, a ministra CÁRMEN LÚCIA, que já havia votado contra o pedido de LULA em novembro de 2018, apresentou um novo voto e decidiu a favor da parcialidade do ex-juiz no caso envolvendo o ex-presidente.
Em viagem a Brasília nesta terça e quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA tratará da situação da crítica da pandemia no Ministério da Saúde. Na pauta estarão assuntos como insumos, equipamentos e vacinas. Neste último tópico, inclusive, MOISÉS apresentará um pedido ao ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, para os agentes de segurança sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação. No documento, o governador afirma que em razão das especificidades do trabalho, os profissionais ligados às forças de segurança apresentam-se diretamente atingidos e por isso devem ser priorizados na vacinação contra a Covid.
O governo de Santa Catarina suspendeu as cirurgias eletivas de média e alta complexidade em clínicas e hospitais privados até o dia 31 de março. A alta no número de casos de Covid-19 e um possível desabastecimento de medicamentos são apontados como justificativa para a ação. A decisão foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira. Ficam suspensos no período todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob anestesia geral, os que usam de sedativos e anestésicos intravenosos e os que impliquem na reserva de leito em Unidade de Terapia Intensiva. Cirurgias de emergência seguem autorizadas.
O governo de Santa Catarina publicou, nesta terça-feira, um novo decreto que altera partes do documento que indica as regras a serem seguidas no estado até o dia de cinco de abril. De acordo com o decreto mil 221, as principais mudanças são no horário do comércio que passa a ter permissão de funcionamento das oito horas da manhã as oito horas da noite. O horário anterior, com abertura as dez horas, foi muito criticado em todo o estado. Para demais atividades e serviços privados não essenciais, permissão de funcionamento continua das nove da manhã as sete da noite. O documento também altera o limite de ocupação dos mercados, que aumentou para 50 por cento da capacidade do estabelecimento, das seis da manhã as dez da noite, em todos os níveis de risco.
Decretos do governo do estado prejudicam comércio nas pequenas cidades. Comerciantes reclamam da falta de critério para definir horários de atendimento e condições de trabalho durante a pandemia. Ontem governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, do PSL, atendeu algumas reivindicações e fez algumas alterações no decreto que trata de medidas de combate à Covid-19 no Estado. Entre as mudanças, a restrição de duas pessoas por família em supermercados com ocupação de 50 por cento da capacidade. Também há modificação no horário do comércio, entre oito horas e 20 horas. O decreto anterior era permitido atendimento somente a partir das 10 horas. O presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI diz que é preciso ter mais atenção com os empresários que estão enfrentando dificuldades e ainda sofrem restrições do governo.
Para o presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, é inadmissível o governo do estado se basear em informações somente sobre a realidade de grandes cidades. LUCIR GUARESCHI diz que é preciso levar em consideração a realidade local e regional para estabelecer decretos de prevenção. Segundo o presidente da Assemit, a disseminação do novo Coronavírus, não está no comércio e sim nos eventos desregrados e que acabam prejudicando o controle da pandemia provocada pela Covid. GUARESCHI lembra que a região Extremo Oeste possui uma realidade bem diferente, em que os produtores rurais possuem horários específicos de efetuarem suas compras e isso não inclui estar no comércio após as 10 horas e nem no final de tarde.
Assemit participa de campanha de vacinação contra a Gripe. Associados possuem preferência em reservar vacinas que possuem lote limitado de doses. Segundo LUCIR GUARESCHI, encerra amanhã o prazo para pedidos para as vacinas da gripe. Ele lembra que para fazer a reserva da vacina é preciso apresentar dados pessoas completos e número de telefone de contato. Estas informações são solicitadas pelo Fornecedor que aplica a Vacina. Segundo GUARESCHI são apenas 200 doses e caso os associados não utilizarem todo o lote que foi adquirido, as vacinas ficam disponíveis para outras pessoas.
Prefeitura recebe mais dois veículos para a secretaria da Educação. Com investimentos feitos ainda em 2020, os carros foram entregue ontem e ficam a disposição do governo municipal. Foram entregues dois Grand Siena, adquiridos ao valor de 101 mil reais. Os veículos atenderão as demandas da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto. Com a renovação da frota, o objetivo é reduzir os custos de manutenção, em razão do tempo de uso dos veículos. Os carros adquiridos atendem as especificações necessárias para garantir o deslocamento dos profissionais da secretaria às escolas e demais atividades.
São João do Oeste prepara retomada das aulas presenciais para semana que vem. A partir de reunião na tarde desta segunda-feira, o município optou pela volta do ensino presencial na próxima semana. Os estudantes do Grupo A irão às escolas na segunda-feira, 29, de manhã, e já na quinta, primeiro de abril, haverá ponto facultativo. O Grupo B retorna na semana seguinte, enquanto o C compreende alunos de famílias que decidiram seguir no ensino remoto. As aulas funcionarão em sistema híbrido, ou seja, os alunos vão uma semana na escola e na seguinte fazem atividades em casa. As salas terão apenas metade da ocupação, para atender ao distanciamento social. De acordo com o secretário de Educação, CLAUNEI WEBER, as recomendações do Ministério Público, por meio da lei que torna a Educação atividade essencial, influenciaram na decisão pelo ensino presencial.
Ainda na segunda e terça-feira a Secretaria discutiu com o prefeito e a Saúde para ajustar o novo decreto sobre o retorno presencial. Segundo WEBER, este retorno é debatido há muito tempo com a equipe da Saúde, Defesa Civil, prefeito, vice e os secretários. Após o decreto estabelecido em conjunto com os demais municípios da AMEOSC, em fevereiro, SJO verificou que as condições estavam muito desfavoráveis para um retorno precoce. CLAUNEI WEBER salienta o apelo do secretário de Saúde, MAURO BARELLA, para esperar, pois faltam vagas em leitos de hospitais, tanto na enfermaria quanto em UTIs, por isso o município evitou até o momento as atividades presenciais. O secretário de Educação enfatiza que as parcerias com a Saúde e o secretário ROGÉRIO RECH, da Agricultura, que também representa a Defesa Civil, são importantes para oferecer o máximo de segurança às crianças e também aos familiares que os aguardam em casa, entre eles os avós.
No momento, o atendimento dos alunos ocorre de maneira remota, com entrega de apostilas a cada duas semanas. As atividades são acompanhadas pelos professores e direção por meio das redes sociais e o WhatsApp. Para o retorno presencial, as salas e outros áreas já foram organizadas pelas equipes das escolas, inclusive com espaços delimitados no refeitório. A Secretaria de Saúde também vai transmitir informações em tempo real à Educação, sobre possíveis casos de coronavírus. A rede municipal de SJO tem em torno de 570 alunos matriculados. Destes, 39 optaram pelo atendimento no sistema 100% remoto, que compõe o grupo C. Conforme WEBER, os estudantes que optaram por continuar no ensino à distância são de famílias com pessoas do grupo de risco ou que não estão se sentindo seguras para o retorno no momento. Ainda na segunda-feira, o município fez novo levantamento e abriu espaço para os pais que quisessem alterar a decisão no termo assinado para as escolas.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste está cobrando um auxílio maior por parte do governo Estadual e Federal para os agricultores da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do presidente, JOEL DE MOURA. O sindicalista participou no final de semana de uma videoconferência com o secretário de Estado de Agricultura, ALTAIR SILVA e com o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Conforme ele, na oportunidade foram cobradas ações e apoio por parte do Estado e dos deputados para que o governo federal atenda os pedidos dos pequenos agricultores.
Os pedidos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste serão apresentados nesta semana para a Ministra da Agricultura do governo BOLSONARO, TEREZA CRISTINA. A afirmação é do sindicalista, JOEL DE MOURA. Ele citou que entre as reivindicações estão a renegociação das dívidas deste ano para a última parcela dos contratos de investimentos. De acordo com ele, a ação é necessária para os agricultores, pois os mesmos estão enfrentando grandes dificuldades junto aos agentes financeiros para fazer esse procedimento. Segundo JOEL, a burocracia é grande e por isso o auxílio do governo federal é fundamental. Segundo ele, outro pedido é relativo a um crédito de emergência no valor de 30 mil reais.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina também se comprometeu em apoiar os pedidos e viabilizar ações por parte do governo do Estado. A declaração é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele lembrou que o governador CARLOS MOISÉS já enviou um projeto para a Alesc para a retirada dos impostos da Fatma e do Ibama para a limpeza de açudes e bebedouros. Outro pedido é para que haja 50 por cento de desconto no programa troca-troca de insumos. JOEL DE MOURA comentou que o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL garantiu que fará uma mobilização junto aos demais deputados para que haja um grande apoio por parte dos parlamentares catarinenses nos pedidos feitos pela classe.
A igreja católica busca ajustes para atender a paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga que ficou sem pároco após a morte do padre LUIZ NEIS. Ele faleceu na semana passada, vítima de Covid. A paróquia possui grande demanda e não seria possível manter apenas o padre JOSÉ VOLLMER, de 80 anos. Foi enviado ao município o padre ARCIDES DE BASTIANI, 76 anos. Por ser do grupo de risco ele havia sido liberado para permanecer com os familiares, porém acabou convocado por tempo indefinido para auxiliar na Paróquia São Pedro Canísio. Natural de Salto Veloso, região de Videira, ele não conhecia a cidade, mas mostra que já obteve informações, afirmando ser uma região próspera, de origem alemã e de pequenas propriedades e tradição religiosa. Com 44 anos de sacerdote, o padre ARCIDES relata que era amigo e admirador do padre LUIZ NEIS, recordando inclusive da convivência em período de formação.
A Paróquia de Itapiranga possui a mesma orientação de outras igrejas da região da possibilidade de realizar celebração com ocupação de até 25 por cento. O padre ARCIDES DE BASTIANI ressalta que o planejamento estabelece igreja fechada ao público nas celebrações como medida de prevenção em período de pandemia. Este procedimento inclui até as programações da Semana Santa com celebrações virtuais e transmissão pela Rádio Itapiranga. A igreja permanece aberta para orações individuais dos fiéis. A Diocese de Chapecó não possui previsão para anunciar novo pároco para Itapiranga.
O padre DIONÍSIO KOERBES mantém proximidade com os fiéis de Itapiranga, porém com foco no projeto desenvolvido na Paróquia São Miguel das Missões. A comunidade conta com dois padres e um irmão e tem cuidados especiais com os paroquianos que são os missionários. Integrante da Diocese de Santo Ângelo, a paróquia de São Miguel das Missões busca um resgate do espírito missioneiro. As ações são limitadas pela pandemia, no entanto motivadas pela presença da Companhia de Jesus. DIONISIO KORBES informa que são 22 comunidades, além da matriz, cinco assentamentos, abandonados pelo governo do estado, e uma realidade completamente diferente do Extremo Oeste de Santa Catarina. O padre aposta na persistência para atingir os objetivos em local histórico para os jesuítas.
A pandemia estabeleceu várias restrições no atendimento para emissão de novos documento e um bloquei o no sistema estadual vai paralisar em 100 por cento o trabalho por 12 dias. Medida será adotada em todo território catarinense. Segundo o responsável pelo setor de identificação da prefeitura de Itapiranga, FLÁVIO SANTOS, o atendimento ao público referente ao RG, a Carteira de Identidade será interrompido no período de 29 de março a nove de abril. Não será possível nenhum atendimento, nem mesmo online em qualquer posto de Santa Catarina. A emissão de qualquer documentos de identificação estará suspensa seguindo um procedimento planejado com antecedência e que visa ajustar o sistema e definir a migração ao novo modelo de cadastro.
FLÁVIO SANTOS ressalta que o Instituto Geral de Perícias está em fase de modernização para diversos procedimento, incluindo a junção do número da careteira de identidade com o número do CPF, biometria já para criança e o RG digital. O responsável pelo setor de identificação destaca ainda que as pessoas estão respeitando período de pandemia, com pouca procura por documentação. Esta emissão também só ocorre para quem tem extrema necessidade de novos documentos, pois é preciso ter o contato físico para registrar as digitais e outros procedimentos. FLÁVIO SANTOS observa que diante da exposição que o serviço oferece, é recomendado que as pessoas esclareçam suas dúvidas mantendo contato por telefone da prefeitura.
A APAE-CAESP Doce Esperança de Tunápolis e Santa Helena se aproxima da realização de um projeto antigo da construção da sede própria. A presidente, ELISE TRENHAGO, diz que a escola especial tem muito a agradecer as prefeituras de Tunápolis e Santa Helena e também a Paróquia Santíssima Trindade, que possibilitou o início das atividades. Agora o momento é de novas conquistas com envolvimento da comunidade, prefeituras e parlamentares. Os projetos desenvolvidos pela comunidade e diretoria nos últimos anos, permitiram uma reserva de recursos para o início das obras da sede própria. ELISE lembra ainda que foi realizada a venda do antigo terreno e compra de novo espaço no centro da cidade melhorando a acessibilidade.
A edificação também possui novo projeto, seguindo avaliação de técnicos, professores e diretoria para atender a demanda. A presidente da APAE-CAESP de Tunápolis demonstra otimismo com a sequencias dos encaminhamentos para proporcionar espaço adequado ao atendimento dos alunos dos dois município. ELISE TRENHAGO também destaca a importância de parlamentares com emendas de 250 mil reais do deputado ALTAIR SILVA, 150 mil destinados por MAURO DE NADAL e 100 mil reais da deputada MARLENE FENGLER. Estes valores são fundamentais para concretizarem o projeto de construção da sede própria. A presidente da APAE ainda aguarda repasse de recursos adicionais das prefeituras de Tunápolis e Santa Helena. A sede própria da APAE terá 850 metros quadrados de construção em valor estimado de um milhão de reais.
Equipe profissional mantida por meio de convênio com o SUS proporciona amplo atendimento aos alunos da APAE de Tunápolis e Santa Helena. A presidente informa que a escola especial Doce Esperança atende 57 alunos, além de pessoas que buscam atendimento da equipe técnica. De acordo com ELISE TRENHAGO a colaboração das pessoas em período de pandemia se manifesta de diversas formas, com doações, compra de rifa e também participação em ações que são desenvolvidas respeitando o período de distanciamento social. ELISE chama atenção para a comercialização de Ovos de Páscoa, Projeto com a Epagri com produção de sal temperado e a feijoada que foi adaptada para venda de marmitas com grande sucesso.
Polícia Civil de Anchieta conclui inquérito e indicia sete pessoas por roubo. Investigação é relacionada ao roubo à residência, ocorrido no dia 14 do mês passado. Já foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, um de apreensão de adolescente infrator, quatro mandados de busca e apreensão em residências, além da oitiva de mais de 20 pessoas e da realização de perícias. Com a conclusão das investigações foram indiciadas sete pessoas pela prática dos delitos de roubo majorado, extorsão, associação criminosa e corrupção de menores. Os seis suspeitos que já se encontravam presos tiveram suas prisões convertidas para preventiva. Um dos suspeitos continua foragido da justiça. Ontem a Polícia foi informada de que a camionete Hilux roubada e utilizada na fuga pelos autores estava no meio de uma plantação de pinus, próximo ao local em que os suspeitos haviam se escondido após a prática criminosa.
Idoso é agredido e amarrado após ser vítima de assalto. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira foi acionada, ontem para atender ocorrência de roubo em uma residência de idoso no centro. O homem foi encontrado pelos familiares amarrado na própria residência, localizada na Avenida Prefeito ADELINO MANGINI. Pelo menos três bandidos armados teriam invadido a residência da vítima que mora sozinha, e após anunciar o assalto, o amarraram e agrediram. Ainda de acordo com as informações, após imobilizar a vítima, os bandidos roubaram objetos de valor e dinheiro, fugindo do local logo em seguida. Os três suspeitos teriam fugido em um veículo prata, onde estaria o quarto participante do crime. O idoso precisou ser atendido pelos bombeiros e encaminhado para avaliação médica. A Polícia Militar faz buscas com apoio de policiais da região.