A Coreia do Norte fez testes com mísseis no fim de semana. Foi a primeira operação do tipo desde que JOE BIDEN tomou posse como presidente dos Estados Unidos. A ação ocorreu apenas dias depois de encarregados da diplomacia e da defesa dos Estados Unidos visitaram a Ásia, inclusive com encontro com representantes da Coreia do Sul. Segundo a agência Reuters, um funcionário do governo americano disse que o alerta faz parte das atividades militares "normais" da Coreia do Norte, e que os testes não fechariam uma possível porta aberta para diálogo entre a Casa Branca e a Coreia.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, defendeu nesta terça-feira a proibição de fuzis de assalto e solicitou ao Congresso que aumente o controle da posse de armas após um ataque em um supermercado em Boulder, no estado do Colorado, o segundo do gênero em menos de uma semana. BIDEN fez um discurso solene nesta terça para falar ao país sobre o massacre que matou dez pessoas, alimentando novamente o debate sobre um maior controle da posse de armas nos Estados Unidos. Entre as vítimas do ataque no Colorado estavam pessoas que aguardavam para receber a vacina contra a Covid-19, que também é distribuída em farmácias e supermercados no país.
A Argentina vai restringir ainda mais os voos provenientes do Brasil devido ao agravamento da pandemia do coronavírus. O governo argentino decidiu após reunião nesta terça-feira reduzir “drasticamente” a frequência de viagens aéreas entre os dois países. Ainda de acordo com a imprensa argentina, a medida passaria a valer no fim de semana e deve se estender pelo menos até a Semana Santa, ou seja, sete dias depois. Apesar de ainda estar dentro da crise de saúde, a Argentina passa por estabilidade nos números, com média móvel de 126 mortes por dia nesta terça, segundo a Universidade Johns Hopkins.
A Fundação Oswaldo Cruz sugeriu que todos estados e cidades classificados em "alerta crítico" por causa da lotação de leitos de UTI para tratamentos de Covid-19 devem restringir todas as atividades não essenciais por 14 dias. Com exceção para Amazonas e Roraima, todos os estados do Brasil e o Distrito Federal estão na classificação de alerta crítico. Além de sugerir a restrição das atividades para buscar a redução de cerca de 40 por cento da transmissão, a Fiocruz pede o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80 por cento da população. A Fundação apontou que as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no SUS, verificados na segunda-feira, continuam indicando um quadro extremamente crítico.
No dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 3 mil mortes pela Covid-19 em 24 horas, o presidente da República, JAIR BOLSONARO, realizou pronunciamento em rádio e TV defendendo a vacinação contra a doença.Durante quatro minutos o presidente destacou as ações tomadas pelo governo para a obtenção de vacinas desde o ano passado, disse que o país tem mais de 14 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina e que já foram enviadas mais de 32 milhões de doses de imunizantes para todos os estados. BOLSONARO afirmou ainda que o governo vai adquirir 500 milhões de doses e que todos os brasileiros serão vacinados contra a doença até o final deste ano.
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal aprovou nesta terça-feira o pedido de suspeição do ex-juiz SERGIO MORO em processo contra o ex-presidente LULA. Os ministros decidiram por três votos a dois declarar que MORO não teria atuado com imparcialidade no processo do triplex do Guarujá, em que LULA foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Ontem, o ministro KASSIO NUNES MARQUES, que havia pedido vista, votou contra o pedido de suspeição. Com isso, o placar subiu para 3 votos a 2 contra a suspeição de MORO. No entanto, a ministra CÁRMEN LÚCIA, que já havia votado contra o pedido de LULA em novembro de 2018, apresentou um novo voto e decidiu a favor da parcialidade do ex-juiz no caso envolvendo o ex-presidente.
Em viagem a Brasília nesta terça e quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA tratará da situação da crítica da pandemia no Ministério da Saúde. Na pauta estarão assuntos como insumos, equipamentos e vacinas. Neste último tópico, inclusive, MOISÉS apresentará um pedido ao ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, para os agentes de segurança sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação. No documento, o governador afirma que em razão das especificidades do trabalho, os profissionais ligados às forças de segurança apresentam-se diretamente atingidos e por isso devem ser priorizados na vacinação contra a Covid.
O governo de Santa Catarina suspendeu as cirurgias eletivas de média e alta complexidade em clínicas e hospitais privados até o dia 31 de março. A alta no número de casos de Covid-19 e um possível desabastecimento de medicamentos são apontados como justificativa para a ação. A decisão foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira. Ficam suspensos no período todos os procedimentos cirúrgicos realizados sob anestesia geral, os que usam de sedativos e anestésicos intravenosos e os que impliquem na reserva de leito em Unidade de Terapia Intensiva. Cirurgias de emergência seguem autorizadas.
O governo de Santa Catarina publicou, nesta terça-feira, um novo decreto que altera partes do documento que indica as regras a serem seguidas no estado até o dia de cinco de abril. De acordo com o decreto mil 221, as principais mudanças são no horário do comércio que passa a ter permissão de funcionamento das oito horas da manhã as oito horas da noite. O horário anterior, com abertura as dez horas, foi muito criticado em todo o estado. Para demais atividades e serviços privados não essenciais, permissão de funcionamento continua das nove da manhã as sete da noite. O documento também altera o limite de ocupação dos mercados, que aumentou para 50 por cento da capacidade do estabelecimento, das seis da manhã as dez da noite, em todos os níveis de risco.
Decreto estadual permite missas com público no Paraná, mas menos que em Santa Catarina. De acordo com o Padre ADENILSON BARBON – chefe da paróquia Santa Rita de Cássia de Marmeleiro, o Governo Paranaense decretou que as celebrações podem acontecer, mas com somente 15 por cento da capacidade de público liberada pelos bombeiros. Um novo decreto deve sair dia primeiro, já contemplando a semana santa e a situação complicada que vem sendo enfrentada na região. O padre pede que fiéis com problemas de saúde ou que moram com pessoas com comorbidade, que esperem, se cuidem, a vacina está chegando e esse é o momento de se cuidar.
Programação para a Semana Santa é afetada mas não cancelada. De acordo com o chefe da paróquia Santa Rita de Cássia de Marmeleiro, foram feitas algumas alterações para aumentar a segurança dos fiéis. as missas ainda vão ser realizadas, sempre na Igreja Matriz e num bairro, sempre seguindo o limite máximo de público permitido na igreja. Não deve acontecer, segundo ADENILSON BARBON, o lava-pés, para evitar o contato humano e possível transmissão do coronavírus, além do tradicional beijo na cruz. Apesar disso, as celebrações iniciam na quinta-feira, encerrando somente no domingo.
São Lourenço do Oeste terá Páscoa sem aglomerações e com exposição na praça. A informação é da Presidente do Instituto Cultural, ALINI BONETTI. De acordo com ela, a praça da Bandeira está recebendo a decoração de Páscoa, assim como tem acontecido nos últimos anos, com ovos, coelhos e símbolos que representam a data. Seguindo os protocolos sanitários, as pessoas poderão circular pelo local mediante acesso controlado, distanciamento e uso de máscara. No entanto, devido a pandemia, não vai acontecer a realização do tradicional teatro da Paixão de Cristo, mas o Instituto Cultural preparou uma exposição para retratar as 12 estações da via sacra.
A ação será na praça da Bandeira, ao ar livre, e tem proposta autoral e inédita. Conforme contou a presidente ALINI, a atividade vai ter a participação dos artistas lourencianos JOCEMIR AMARO, KAUÊ PIRES, MARCELO DA SILVA e ROSVEL VIEIRA FILHO. A exposição “A Paixão de Cristo” já está disponível e fica até dia 30 de abril. Será feita usando formas expressivas e técnicas diversificadas como o grafite e a pintura. A presidente do Instituto Cultural, comenta que, com a atual situação da saúde pública, a exposição é uma forma alternativa de celebração da Páscoa diante da impossibilidade da realização de eventos. Frisou que é um momento que abre espaço à apreciação, ao pensamento e à espiritualidade.
Secretaria de Educação de Campo Erê quer implantar em abril o regime de alternância semanal. Todos os professores serão chamados para opinar. Conforme a secretária ROZÂNGELA MOCELINI, a maioria já antecipou que prefere dividir o tempo remotamente e na escola. Avaliando a parte física dos educandários, ela diz que todos receberão melhorias na Rede Municipal. Admite que tem muita coisa para fazer. Já foi iniciada a pintura na Irma Florêncio e está sendo aberta licitação para pintura e troca de portas da João Telles.
O CEI Anjo da Guarda vai passar por reforma total e o ginásio da Irma Florêncio também passará por completa revitalização. A Maria Nély receberá proteção para o inverno. Na Odila Linck serão feitas implementações. A Escola da Doze de Novembro já ganhou as melhorias que precisava. ROZÂNGELA salienta que a Turma da Mônica vai ganhar mais 3 salas de aula e a Nilce Sander, também será atendida.
Retorno das aulas presenciais está sendo bastante proveitoso no Cedup Campo Erê. Assim define a diretora da Escola Técnica Agrícola, CLECI FINARDI. A volta dos estudantes ao espaço escolar foi muito aguardada, embora tivesse medo de como poderia ocorrer. Mesmo com o plano de contingência elaborado, somente na prática seria possível saber de verdade qual seria o resultado. As aulas presenciais no Cedup voltaram dia 15, e a diretora considera um sucesso. Alunos, professores e funcionários todos empenhados em seguir as normas de segurança, mantendo as aulas presenciais funcionando.
Alunos do Cedup passam uma semana na escola e outra em casa. No sistema 50 por cento, CLECI FINARDI explica que o modelo tem funcionado também para as aulas práticas e internato. Para ela, esse modo é muito mais produtivo que a forma totalmente virtual praticada no ano passado. Esclarece que os pais têm a opção de manter o filho no modelo 100 por cento online, porém, no caso do Cedup, até o momento somente cinco optaram pelas aulas remotas. Foi definida uma quantidade máxima de alunos também no alojamento, mantendo um metro e meio entre as camas. Com diretora, considerava essa volta complicada, mas a comunidade escolar escolheu o retorno e está sendo uma boa experiência. Não é possível prever como será o reflexo disso no futuro, mas até o momento está sendo positivo.
Fetraf solicita que auxílio emergencial seja pago enquanto durar a pandemia. O pedido tem como objetivo auxiliar os agricultores em meio ao agravamento da pandemia. A entidade reivindica que o novo valor seja de 600 reais e que perdure enquanto houver a crise sanitária. A afirmação é do presidente Estadual da entidade, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, mais de duzentas entidades do estado divulgaram uma nota ao Governo Federal para que o novo valor do auxílio seja de 600 reais. SELZLER cita que na semana passada, a Câmara manteve o veto do presidente sobre o pagamento de auxílio para os agricultores.
O motivo se deve que os trabalhadores rurais podem se encaixar como informais e solicitarem o pagamento, desde que se encaixam nos pré-requisitos. O presidente Estadual da Fetraf SC, JANDIR SELZLER, destacou que os novos valores do auxilio emergencial ficam entre 150 e 375 reais. O presidente salientou que ainda estamos vivendo um agravamento da pandemia e o novo valor do auxílio é insuficiente para os agricultores passarem por esse período. Diante disso, a categoria está trabalhando para que seja feito um novo documento alterando o valor do auxílio nesse momento.
A medida provisória 186 estendida desde o ano passado, desobriga estados e municípios a respeitarem o gasto mínimo com a educação e saúde. A informação é do presidente da Fetraf, JANDIR SELZLER. Nas palavras dele, a aprovação da medida é um “absurdo”. De acordo com ele, atualmente os municípios devem obrigatoriamente investir na educação 25 por cento e 15 por cento para a saúde. JANDIR destacou que o motivo desta decisão é devido ao pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. Ele disse ainda que, no momento em que há um agravamento da crise sanitária, o governo quer deixar de investir na educação e saúde.
Decreto do governador gera polêmica no comércio da região. Isso se dá por causa da determinação dos horários de funcionamento das lojas. Conforme a prefeita ROZANE MOREIRA, não havia outra opção senão seguir à risca as recomendações de CARLOS MOISÉS. Ela pode endurecer as medidas em Campo Erê, mas não flexibilizar ou tornar as leis mais brandas. A prefeita foi bastante questionada pelos lojistas da cidade sobre essas medidas. ROZANE concorda com os empresários de que não devem abrir uma hora mais tarde, por isso juntamente com outros colegas prefeitos fez um pedido ao governador para que deixasse isso a cargos dos próprios municípios, o que foi deferido através de uma portaria no final da tarde de ontem.
Prefeita de Campo Erê acionou o presidente da AMERIOS sobre o decreto do governador de abrir o comércio uma hora mais tarde. O objetivo era mobilizar o bloco inteiro e isso de fato acabou acontecendo. A Associação dos Municípios do Entre Rios elaborou um documento que foi encaminhado ao Secretário da casa Civil. A nota pedia que o governador olhasse o Oeste Catarinense de maneira diferente, porque está longe da realidade do litoral. Os prefeitos pediram que o comércio voltasse a abrir como sempre fez: as 8 da manhã, o que foi acatado pelo estado.
Um homem foi preso por agredir a ex-companheira em Marmeleiro. Conforme a Polícia Militar, a prisão do homem de 27 ocorreu ontem. Além do crime de agressão ele ainda descumpriu uma medida protetiva que a vítima tinha contra ele. O agressor foi entregue na décima nona Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.
Incêndio em casa queima 90 por cento do imóvel e por pouco não se espalha para residências vizinhas. O fogo foi na tarde de ontem, no município de Galvão. Os bombeiros de São Lourenço do Oeste foram chamados, mas não foi possível salvar o lugar, apenas proteger as estruturas vizinhas. No momento do incêndio não havia ninguém na casa. As causas do sinistro serão investigadas.
Polícia Civil de Anchieta conclui inquérito e indicia sete pessoas por roubo. A Polícia instaurou Inquérito Policial para investigar a autoria e a materialidade do delito de roubo à residência, ocorrido no dia 14 do mês passado. Durante o curso da investigação foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, um de apreensão de adolescente infrator, quatro mandados de busca e apreensão em residências, além da oitiva de mais de 20 pessoas e da realização de perícias. Com a conclusão das investigações foram indiciadas sete pessoas pela prática dos delitos de roubo majorado, extorsão, associação criminosa e corrupção de menores.
A Autoridade Policial representou pela prisão preventiva dos
indiciados, que foi deferida pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável do Ministério Público. Os seis suspeitos que já se encontravam presos tiveram suas prisões convertidas para preventiva. Um dos suspeitos continua foragido da justiça. Já na manhã desta terça-feira, 23, a Polícia Civil de Anchieta foi informada de que a camionete Hilux roubada e utilizada na fuga pelos autores estava no meio de uma plantação de pinus, próximo ao local em que os suspeitos haviam se escondido após a prática criminosa. O Instituto Geral de Perícias foi acionado para realização de perícia no veículo, no intuito de serem colhidas digitais e outros indícios para futura perícia.
Idoso é agredido e amarrado após ser vítima de assalto. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira foi acionada para atender uma ocorrência de roubo em uma residência de idoso no centro. O idoso foi encontrado pelos familiares amarrado numa residência na Avenida Prefeito Adelino Mangini, no centro do município. A PM afirma que três bandidos participaram de assalto. O idoso tem 82 anos, e na casa também estava uma mulher de 43 anos. Inicialmente foi divulgado que o idoso estava sozinho em casa no momento do assalto. Ambas as vítimas foram conduzidas ao Hospital de Dionísio Cerqueira para cuidados médicos.
Nesta ação os bandidos levaram uma quantia em dinheiro e as câmeras de segurança mostram a fuga dos assaltantes no centro do município. As imagens mostram o momento em que três assaltantes dos quatro bandidos que participaram do assalto a residência dos idosos, se deslocaram até o carro prata onde fugiram. Segundo a Polícia Civil, que está investigando o caso, foi levada uma quantia em dinheiro que estava na casa da vítima, porém não divulgou a quantia. Até o momento nenhum dos autores não foram presos.