-NÚMERO DE CASOS DE COVID-19 DOBRA A CADA DOIS OU TRÊS DIAS NO PAÍS
-NOVO DECRETO RESTRINGE A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS EM SC
-CASAN PEDE POR RACIONAMENTO DE ÁGUA À POPULAÇÃO
-DESCARTADO CASO CONSIDERADO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS
-MORADORES DO MEIO RURAL PRECISAM ADOTAR AS MEDIDAS PREVENTIVAS AO COVID
-VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INFLUENZA OCORRE DE FORMA DOMICILIAR
-BELMONTE DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA
-JARARACA INVADE RESIDÊNCIA NO INTERIOR DE SÃO MIGUEL DO OESTE
-MULHER MORRE APÓS CAIR SOBRE MÁQUINA FORRAGEIRA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O primeiro-ministro japonês, ABE SHINZO, confirmou nesta terça-feira que pediu ao Comitê Olímpico Internacional o adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos, que estavam programados para o dia 24 de julho. ABE fez o anúncio a jornalistas depois de uma conversa telefônica com o presidente do COI, Thomas Bach. Segundo ele, o COI aceitou o pedido. As Olímpiadas, portanto, deverão ser realizadas em 2021. Mesmo assim, o nome oficial do evento será Tóquio 2020, de acordo com o governador de Tóquio, YurikoKoike. De acordo com a agência Reuters, ele afirmou que o COI "apoiou cem por cento" a proposta.
As autoridades sanitárias da China anunciaram nesta terça-feira que foram registrados nas últimas 24 horas 78 novos casos da Covid-19, a maioria deles importada do exterior, o que gera o temor de uma nova onda de infecções. De acordo com o balanço oficial do Ministério da Saúde, foram contabilizadas sete mortes, todas em Wuhan, o foco da epidemia, onde um novo caso foi detectado após cinco dias sem diagnósticos positivos. A epidemia parece estar sob controle no país, já que a grande maioria dos novos casos é de pessoas que retornam do exterior. Das 78 novas infecções relatadas nesta terça, 74 são casos importados, ou seja, quase o dobro do dia anterior.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, autorizou nesta segunda-feira que produtos necessários para o combate ao coronavírus poderão ter seus preços controlados para evitar abusos. Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, TRUMP afirmou que o Departamento de Justiça está acompanhando as denúncias contra pessoas que tentam se aproveitar da vulnerabilidade da população para lucrar. O mandatário citou o exemplo de um site que tentou vender vacinas falsas contra a Covid-19. O procurador-geral dos Estados Unidos, WILLIAM BARR, disse que todos os 93 escritórios de procuradores do país estão instruídos a lidar com casos de aumentos nos preços. Segundo ele, a Justiça já começou a fiscalização em lojas de suplementos médicos mais importantes para as ações de contenção da epidemia.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, na manhã de hoje, mil 965 casos confirmados do novo coronavírusno Brasil. Sergipe registrou mais cinco casos e chega a 15 infectados no total, 12 deles na capital, Aracaju. O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta segunda-feira, informando que o Brasil registra mil 891 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 34 mortes, 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. O número de casos de coronavírus no Brasil está dobrando a cada dois ou três dias e o Ministério da Saúde avalia que os próximos dias serão decisivos para frear a curva de aceleração da Covid-19 no Brasil.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na tarde desta segunda-feira que o governo vai implementar um plano de 85 bilhões e 800 milhões para fortalecer os estados e os municípios, medida que visa o enfrentamento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Ele fez o anúncio por meio de uma rede social, durante uma reunião com governadores das regiões Norte e Nordeste. De acordo com ele, para implementar as ações serão editadas duas medidas provisórias para transferir recursos para fundos de saúde estaduais e municipais. Entre as medidas anunciadas pelo governo estão a transferência de oito bilhões para gastos em saúde e a recomposição de fundos de participação de estados e municípios, no valor de 16 bilhões, o que é uma espécie de seguro para queda de arrecadação. O governo também anuncio a suspensão das dívidas dos estados com a União e renegociação de dívidas de estados e municípios com bancos.
O Diário Oficial da União publicou na noite desta segunda-feira, em edição extra, a revogação de dispositivo de uma medida provisória que previa a suspensão dos contratos de trabalho por 4 meses. A MP foi editada no domingo pelo presidente JAIR BOLSONARO, mas o trecho sobre os contratos foi alvo de críticas por parte de políticos, partidos e entidades. BOLSONARO, então, anunciou nesta segunda a revogação do trecho. A MP estabelece, como formas de combater os efeitos do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e a economia, a possibilidade de se estabelecer o regime de teletrabalho, regime especial de compensação de horas no futuro em caso de eventual interrupção da jornada de trabalho durante calamidade pública e suspensão de férias para trabalhadores da área de saúde e de serviços considerados essenciais, além da antecipação de férias individuais, com aviso ao trabalhador até 48 horas antes e concessão de férias coletivas.
O período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina fez estatísticas de violência despencarem nos últimos dias. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SC, o número de roubos e furtos caiu até 65 por cento em uma semana em todo o Estado. Durante a primeira quinzena de março, os casos de roubos e furtos em Santa Catarina seguiam uma média acima de 300 por dia. Desde o dia 18, quando as medidas restritivas impostas pelo Governo de SC entraram em vigor, o número ficou abaixo de 200 todos os dias. O último domingo registrou apenas 100 ocorrências em toda Santa Catarina. O número de boletins de ocorrência gerados na Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC caiu de 862 para 155 em uma semana. Já os casos de violência doméstica também tiveram o menor volume do mês a partir do dia 18.
O governo de Santa Catarina divulgou novo balanço de casos confirmados do novo coronavírus no final da tarde segunda-feira, em coletiva de imprensa. São 86 pacientes diagnosticados com a doença. Se comparado com o número divulgado no domingo são 18 novos casos em 24 horas. As cidades de Içara, Gaspar e Porto Belo, que anteriormente não apareciam, passaram a integrar a lista de municípios em que há pacientes contaminados. Os casos suspeitos não foram atualizados por problemas no sistema. Portanto, oficialmente, seguem em 410. Florianópolis, com 15 registros, é a cidade com mais número de casos, seguida de Criciúma e Braço do Norte que tem nove cada uma.
O governador CARLOS MOISES confirmou nesta segunda-feira que vai prolongar por mais sete dias a situação de emergência em todo o território catarinense. O novo decreto de restrição de circulação em Santa Catarina, que entra em vigor nesta quarta-feira pelo próximos sete dias, faz recomendações "a título acautelatório" para o principal grupo de risco de contaminação do novo coronavírus. Segundo o documento assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, pessoas acima de 60 anos devem restringir seus deslocamentos às atividades estritamente necessárias por tempo indeterminado. O novo decreto publicado pelo governo catarinense traz um detalhamento do que pode ou não funcionar no Estado durante o período de restrições. O documento publicado na semana passado trazia uma lista de segmentos privados considerados essenciais, que foi ampliada para esclarecer dúvidas iniciais.
-CASAN PEDE POR RACIONAMENTO DE ÁGUA À POPULAÇÃO
-DESCARTADO CASO CONSIDERADO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS
-MORADORES DO MEIO RURAL PRECISAM ADOTAR AS MEDIDAS PREVENTIVAS AO COVID-
-VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE INFLUENZA OCORRE DE FORMA DOMICILIAR
-BELMONTE DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA
Chapecó registra terceiro caso confirmado de coronavírus. O terceiro caso de coronavírus em Chapecó foi confirmado nesta terça-feira 24. A informação foi divulgada pela Administração Municipal, durante coletiva. Não foram repassados mais detalhes sobre o caso. /Segundo o prefeito LUCIANO BULIGON o paciente é um homem. Ele não tem histórico de viagem, mas participou de um evento internacional. O primeiro caso confirmado em Chapecó foi anunciado pelo governador Carlos Moisés, na sexta-feira 20. Segundo informações da Administração Municipal, paciente que testou positivo para coronavírus é uma mulher, de 33 anos, que esteve em viagem para a Espanha com o marido, no início do mês de março. Ela teve o resultado positivo para Covid-19, exame confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Lacen. Já o marido não apresentou os sintomas. Os dois estavam em isolamento domiciliar. O segundo caso de coronavírus foi confirmado em um homem, de 50 anos, com histórico de viagem. A informação foi confirmada pelo prefeito LUCIANO BULIGON, no sábado 21, durante coletiva.
Descartado segundo caso de Coronavírus em São Miguel do Oeste. A Assessoria de Imprensa da prefeitura de São Miguel do Oeste divulgou nesta manhã de terça-feira, 24, que o segundo caso suspeito de Coronavírus foi descartado. Ao todo, o município já registrou três casos suspeitos, sendo que, desse total, dois já foram descartados e um ainda segue em análise. /Conforme informações da prefeitura, São Miguel do Oeste tem no momento 74 pessoas em isolamento domiciliar.
Pastoral da saúde incentiva a alimentação saudável e consumo de chás. Conforme CLEUSA LUDWIG, coordenadora da pastoral da saúde de Iporã do Oeste, a paróquia Nossa Senhora das Mercês mantém um horto medicinal disponível a população a retirar chás e também para receber plantas e trocar conhecimentos. Em períodos de atividades normais os chás são utilizados com os diferentes grupos da igreja, principalmente com a pastoral da criança. Para comemorar o dia internacional da saúde em sete de abril planejou-se em decorar a igreja no domingo de ramos com chás e entregar feixes de chás aos fieis. Diante da situação de quarentena a ação está suspensa. VERENE CEOLIN, integrante da pastoral da saúde recomenda o cultivo dos chás em casa. Ela aconselha o consumo de chás calmantes neste período de quarentena, sugere também manter a calma em caso de sintomas da gripe normal, por esta ser uma doença de mais anos.
VERENE CEOLIN indica neste momento optar por alimentação natural e consumo de chás para aumentar a imunidade do corpo. Ela recomenda cuidados no preparo de chás e não misturá-los no chimarrão por possuírem ações ativas diferentes. Evitar refrigerantes e outros produtos alimentícios químicos, pois na opinião de VERENE CEOLIN, estes produtos abaixam a imunidade do corpo. Ela recomenda ainda que durante a quarentena a pessoa descanse, ouça musica, leia livros,se ocupe com atividades positivas, fique em meio a natureza e faça exercícios de respiração.
APAE lembra o dia alusivo à síndrome de Down pelas mídias. Dia 21 de março, é comemorado o dia internacional do síndrome de Down, ELIANE BRUGNEROTO, diretora do CAESP Caminho de Luz de Iporã do Oeste, conta que o dia é para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e garantir que elas tenham as mesmas oportunidades e liberdade como os demais indivíduos. No CAESP de Ipora do Oeste frequentam 10 alunos com síndrome de Down. Na pagina do Facebook da escola há a divulgação de vídeo em homenagem aos alunos. ELIANE esclarece que os alunos estão sendo atendidos através das mídias. Os que não possuem acesso a internet, ao Aplicativo de WatsApp ou facebook o contato é via telefônico. Os eventos programados e suspensos neste período de quarentena, como a noite da família na escola e rifa da páscoa serão retomados quando da normalidade da situação. ELIANE orienta aos alunos permanecerem com a rifa sem preocupação para devolver. Ela será reorganizada quando do retorno das atividades. A diretora cita ainda que o bazar dos produtos da receita federal gerou uma entrada de 15 mil reais. Ainda possuem alguns itens disponíveis que serão colocados a venda após o período de quarentena e para tanto haverá nova divulgação.
CASAN pede por racionamento de água à população. O pedido é de LUIS MIKNA, responsável pelo escritório da CASAN em Iporã do Oeste. Ele esclarece que a chuva da semana passada amenizou as manobras operacionais do sistema, recuperando um pouco do nível da água. O rodízio programado para quarta feira passada foi suspenso por ter chovido no dia. Mesmo assim é necessário o racionamento de água, pois não houve chuva suficiente para normalizar a situação. O reservatório está operando na sua potencia máxima de capacidade. O uso da água deve se limitar as necessidades básicas para evitar que a CASAN realize a manobra de rodízios de fornecimento de água. Conforme LUIS, a CASAN está fazendo o máximo para atender a todos, mas necessita a contribuição de todos. No domingo o consumo de água foi maior do que a vazão pelo rio. Caso não chova nos próximos dias será necessário aplicar o sistema de fornecimento de água por rodízio para diminuir o consumo. MIKNA pede as pessoas para não lavar carro, calçada ou molhar grama e jardins. Ele alerta que numa situação de quarentena, ficar sem água para o básico será mais complicado. Economizar para prevenir.
Descartado caso considerado suspeito de coronavírus em Mondaí. A Secretaria de Saúde de Mondaí recebeu, na manhã desta terça-feira, 24, do Laboratório Central Lacen, de Florianópolis, o resultado do primeiro exame de um paciente suspeito de contaminação pelo Coronavírus no município. As amostras coletadas no homem de 40 anos, que buscou atendimento no último dia 18, apontam que ele não é portador do vírus. O Prefeito VALDIR RUBERT, destaca que a população pode ficar tranquila, pois o exame deu negativo e, até o momento, não há mais nenhum caso suspeito em Mondaí. O prefeito ressaltaque podemos perceber que os trabalhos que vem sendo feitos estão dando resultado, principalmente a nível de Estado e de Município. A orientação é para que todos permaneçam em suas casas e busquem atendimento médico em caso de febre persistente e falta de ar. Os riscos de contaminação ainda são significativos.
Mondaí disponibiliza o serviço ‘Alô Saúde’. O município de Mondaí disponibiliza a sua população um telefone que funciona 24 horas por dia para tirar as dúvidas e esclarecer quanto ao coronavírus. Conforme RUBERT, o número disponível é o 988-72-95-03, que também funciona com WhatsApp, e pode ser acionado a qualquer hora do dia ou da noite. Através dele, uma profissional da saúde responderá todas as dúvidas da população com relação ao Covid-19. Conforme o prefeito esse trabalho tem como objetivo diminuir as aglomerações de pessoas no Posto de Saúde e também no Hospital de Mondaí. Conforme orientações do Ministério da Saúde, as pessoas devem procurar atendimento médico quando tiverem febre alta e persistente, por mais de 48 horas, tosse seca, dificuldade de respirar, alteração da pressão arterial, aumento de glicemia e alteração do estado mental. VALDIR RUBERT destaca que o município está com toda a sua estrutura mobilizada para atender os casos de saúde e tranquiliza a população, dizendo que não é hora de pânico, destacando a importância do isolamento social para o controle do vírus. Nos casos suspeitos, quando a secretaria de saúde é acionada, os profissionais poderão fazer o atendimento a domicílio, em caso de necessidade.
Moradores do meio rural precisam adotar as medidas preventivas ao covid-19. ANA RAQUEL CAMARGO, medica na unidade de saúde em São João do Oeste, esclarece sobre a necessidade dos moradores da área rural também adotar as medidas de prevenção ao coronavírus. Ela recomenda que realizem somente os serviços necessários na propriedade e que os façamdistanciadas de uma pessoa da outra. Não receber nenhum tipo de visita e se necessário colocar cartaz. O covid-19 não é um problema somente das cidades. A orientação é de todos ficarem em casa, evitar aglomerações e contatos para quebrar a cadeia de transmissão feita pelas pessoas através das gotículas da respiração passando a mão no rosto e contatando objetos e pessoas. Em cada material o vírus possuí um determinado tempo de vida. Importante lavar as mãos, limpar locais e objetos compartilhados várias vezes ao dia com álcool ou sabão.
O álcool mais eficiente é o de 70 por cento, porém na falta dele pode ser usado sabão, hipoclorito e desinfetante. ANA cita que evitar a circulação é a maior prevenção. Outra dica é manter os ambientes ventilados. O vírus pode estar na região mesmo que não se tenha um caso confirmado. Em São João do Oeste a secretaria da saúde adota a orientação do ministério da saúde de monitorar e isolar todos os pacientes que apresentam sintomas no aparelho respiratório. Não há nenhum caso suspeito no município.
Vacinação contra a gripe influenza ocorre de forma domiciliar em Belmonte. Segundo VOLMIR GIUMBELLE, secretário da saúde de Belmonte, uma equipe da saúde composta por motorista, agente de saúde e técnica em enfermagem que aplica as vacinas, passa nos domicílios do perímetro urbano vacinando as pessoas acima de 60 anos. A orientação é aguardar em casa com cartão do SUS e de vacinas em mãos para agilizar os trabalhos. A previsão é de iniciar a vacinação na área rural, nos últimos dias da semana, com o mesmo procedimento. Em Belmonte, conforme o secretario, o maior número de idosos reside na cidade. VOLMIR esclarece que os profissionais da área da saúde deverão procurar o posto de saúde para se vacinar. A quantidade de doses da vacina disponíveis no município, não é o suficiente, mas a previsão é de chegar mais doses durante a semana. Para a primeira etapa há 400 pessoas na faixa etária acima de 60 anos e cerca de 40 de profissionais da saúde a receberem a vacina.
Pessoas da segunda etapa de vacinação deverão aguardar até abril. A próxima etapa, prevista a partir de 16 de abril, atenderá os profissionais da educação, segurança publica e pessoas com doenças crônicas. Estas pessoas deverão aguardar as orientações do ministério da saúde. Por outro lado GIUMBELLE esclarece que no momento, a partir das medidas preventivas frente ao covid-19, há poucos atendimentos no posto de saúde em Belmonte com problemas no aparelho respiratório. Somente há atendimentos de extrema urgência. GIUMBELLE pede a população evitar ir ao posto para se prevenir de contaminações. Ele pede também aos que retornam as suas casas de outros municípios que permaneçam em casa. A recomendação é de permanecer isolado em casa por sete dias, em casos sintomáticos e assintomáticos por 14 dias. O secretario cita que mesmo as pessoas assintomáticas e na faixa etária não propicias precisam também se isolar por que são transmissores. GIUMBELLE pede a contribuição das pessoas e afirma que é melhor prevenir agora, do que chorar depois.
Municípios suspendem a vacinação contra a gripe H1N1. A primeira etapa de vacinação da gripe influenza iniciada ontem teve quer suspensa por falta de doses suficientes na maioria dos municípios da região. A primeira etapa estava prevista para atender as pessoas acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. As secretarias de saúde estão providenciando mais doses. A população que não recebeu a vacina deve aguardar e ficar atenta as informações, pois assim que os municípios obtiverem as doses voltarão aos cronogramas de vacinação.
Governo Municipal de Belmonte decreta Situação de Emergência de Saúde Pública. O decreto do Governo Municipal de Belmonte foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina edição desta segunda-feira 23, decretando Situação de Emergência de Saúde Pública no município de Belmonte. O ato do Poder Executivo municipal tem como finalidade complementar as ações do plano local de enfrentamento da pandemia do coronavírus em consonância com as portarias do Ministério da Saúde e decretos do Governo do Estado de Santa Catarina. O decreto prevê que poderão ser requisitados bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa; também fica autorizada, a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência; e eventuais contratos, parcerias, convênios e instrumentos análogos/congêneres que eventualmente vencerem no período em que vigorar o decreto poderão ser prorrogados ou renovados através de procedimento simplificado, enquanto durar o estado de emergência.
Segundo o prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI, esta é uma medida que visa dar celeridade e desburocratizar eventuais contratações de serviços para suprir as demandas de combate ao coronavírus no município. Bressiani salienta que a tramitação dos processos administrativos referentes a assuntos vinculados ao decreto correrá em regime de urgência e prioridade em todas as secretarias municipais. Conforme o prefeito, a administração trabalha preventivamente para manter a situação normalizada no município, por isso reforça que a população deve permanecer em isolamento social enquanto perdurar a quarentena no território nacional, desta forma contribuindo significativamente para a não disseminação do coronavírus.
-JARARACA INVADE RESIDÊNCIA NO INTERIOR DE SÃO MIGUEL DO OESTE
-MULHER MORRE APÓS CAIR SOBRE MÁQUINA FORRAGEIRA
Jararaca invade residência no interior de São Miguel do Oeste. Uma cobra invadiu uma residência na Linha Jacutinga, interior de São Miguel do Oeste, na tarde desta segunda-feira, 23. Segundo a proprietária da residência, a cobra da espécie Jararaca, medindo aproximadamente 1 metro e 20 centímetros, invadiu a residência e o cão alertou os familiares, que chegaram a tempo de evitar que a cobra atacasse o cachorro. Devido os riscos, a cobra foi sacrificada.A proprietária comenta que não é a primeira vez que animais peçonhentos são encontrados na residência. Segundo ela, nos últimos dias foram avistadas outras três cobras.
Mulher morre após cair sobre máquina forrageira. Por volta das 11 horas e 30 minutos, desta segunda-feira, 23, o Corpo de Bombeiros foi acionado devido um acidente de trabalho na Linha Baliza, interior de Xanxerê. Chegando no local, os socorristas encontraram uma mulher, de 44 anos, que teve as pernas amputadas em uma forrageira. Devido a gravidade dos ferimentos acabou indo a óbito no local. O corpo ficou aos cuidados do IGP. A identidade ou a idade da vítima não foram informados pelas autoridades. Ela estava trabalhando na produção de silagem quando acabou sendo sugada pela máquina. A vítima foi identificada como Rosane Cruz, de 44 anos.