-PRESIDENTE DO TCU DIZ QUE PREVIDÊNCIA É UMA BOMBA QUE NÃO VAI PARAR DE EXPLODIR
-PM INICIA ESTUDO DE VIABILIDADE COM CÂMERAS DE RECONHECIMENTO FACIAL EM SC
-GRUPO DE ADOÇÃO PROMOVE ENCONTRO COM A POPULAÇÃO EM PRAÇA DA CIDADE
-ADVOGADA É ELEITA PARA PRESIDIR O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER
-DI BERTI DIZ QUE GOVERNO NÃO ESTÁ CONTENTE COM A GESTÃO DO HOSPITAL REGIONAL
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE COM CARRETA AGRÍCOLA NA REGIÃO
-DISCUSSÃO DE CASAL TERMINA COM HOMEM ATINGIDO POR GOLPE DE FACA NO PEITO
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. Nas últimas horas, a mínima foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
O papa FRANCISCO tem uma “inicial, leve e controlada” insuficiência renal, de acordo com uma nova atualização do Vaticano, na tarde deste domingo. O pontífice de 88 anos não sofre mais de crise respiratória, mas segue em estado crítico. O boletim afirmou também que o pontífice segue fazendo uso de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Mais cedo, o Vaticano já havia informado sobre esse procedimento. O prognóstico completo de FRANCISCO segue em sigilo. O Papa foi internado em 14 de fevereiro, devido a uma bronquite.
Os conservadores do União Democrática Cristã venceram a eleição realizada na Alemanha neste domingo que teve também crescimento recorde da extrema direita no país. O resultado oficial confirmou as pesquisa de boca de urna e de intenção de voto. Embora vencedor, o CDU não obteve a maioria necessária para governar, e caberá agora ao líder da sigla, FRIEDRICH MERZ, tentar alianças com outros partidos para conseguir formar governo. O segundo maior número de votos ficou com o AfD, que conquistou um recorde de votos para a extrema direita na história da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, disse neste domingo estar disposto deixar o governo de seu país em troca de um fim da guerra na Ucrânia. ZELENSKY também condicionou uma eventual saída do cargo à entrada da Ucrânia na Otan, a aliança militar ocidental rival da Rússia. Disse ainda que está disposto a uma saída imediata do cargo e que não planeja estar no poder por décadas. Esta foi a primeira vez que o presidente ucraniano, eleito em 2019, falou em deixar o cargo desde o início da guerra, que completa três anos nesta segunda-feira.
O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que a Lei Maria de Penha se aplica a casais homoafetivos formados por homens e a mulheres travestis e transexuais. Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha prevê medidas de combate à violência doméstica. Originalmente, a legislação foi criada pensando na proteção das mulheres vítimas de agressões no ambiente familiar. O STF definiu que “todos os tipos de entidades familiares” devem ser protegidos pela lei. No caso das travestis e transexuais, a interpretação dos ministros é a de que a legislação vale para todas as mulheres com identidade social feminina, ou seja, tanto para o sexo feminino quanto para o gênero feminino. A decisão atendeu a um pedido da Associação Brasileira de Famílias HomoTransAfetivas. O julgamento ocorreu no plenário virtual.
Os analistas do mercado financeiro elevaram, mais uma vez, as expectativas de inflação para este ano e para 2026. As projeções, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam do relatório "Focus" divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Para 2025, a estimativa de inflação subiu de cinco vírgula 60 para cinco vírgula 65 por cento na décima nona alta seguida. Com isso, segue acima e cada vez mais distante do teto da meta. Os economistas do mercado financeiro mantiveram estável a projeção para a taxa básica de juros neste ano. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2025, a projeção do mercado ficou estável em dois vírgula zero um por cento.
O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro VITAL DO RÊGO, avaliou que com o envelhecimento da população no Brasil e a queda dos nascimentos, ou seja, as chamadas "mudanças demográficas" em curso, a Previdência Social é uma "bomba que não vai parar de explodir". Em 2023, o governo estimou que o rombo do Instituto Nacional do Seguro Social, sistema público que atende aos trabalhadores do setor privado, deve mais que dobrar até 2060 e quadruplicar até 2100. Dados do Tesouro Nacional mostram que, somente com o pagamento de benefícios previdenciários a aposentados e pensionistas do INSS foram gastos cerca de R$ 960 bilhões em 2024. Para este ano, a previsão é de que este valor supere a marca inédita de um trilhão reais. Essa é a maior despesa primária do governo federal.
Santa Catarina tem mil 822 casos confirmados de Covid-19 em 2025, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS. Até o momento, são 101 pessoas hospitalizadas no Estado, além de 28 internadas em Unidades de Terapia Intensiva. De janeiro até 19 de fevereiro, o Estado acumula 10 mortes pela doença. Os municípios que lideram o número de casos confirmados são Joinville, com 210, Blumenau, com 184 e Chapecó, com 146. Os números são menores do que mesmo período de 2024. De janeiro até 19 de fevereiro do ano passado, eram 10 mil 536 casos de Covid-19 confirmados, 383 hospitalizações e 92 pessoas internadas em UTIs, além de 43 óbitos, quatro vezes mais do que neste ano.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública iniciou, na última semana, o estudo de viabilidade técnica para a implementação de um sistema de tecnologia de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das Forças de Segurança em Santa Catarina. Os estudos iniciais ocorrem em Florianópolis. A expectativa é que, após o período de avaliação, o sistema possa ser expandido para outras regiões do estado. O sistema conta com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a uma plataforma para consultar os registros com restrições validadas no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões e Sistema Integrado de Segurança Pública, permitindo a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto.
As estradas estaduais mapeadas para concessão em conjunto com rodovias federais são as SCs 108, 110, 418 e 421, em trechos na região Norte. A lista está disponível no site do Novo PAC, entre os empreendimentos para concessão. No entanto, como não há adesão do governo do Estado ao modelo conjunto de concessões – como está ocorrendo no Paraná, por exemplo -, as estradas estaduais podem ser excluídas do pacote. Na relação de vias federais elencada no PAC, estão as BRs 280, 470, 153 e 282, ainda com chance de inclusão de trecho da BR-480. Há previsão de divisão em três lotes, com provável exclusão das rodovias estaduais porque o governo do Estado não tem interesse no modelo. A alegação é de priorizar a restauração das estradas antes da concessão.
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em São Miguel do Oeste recebeu uma missa neste domingo. O evento, que há tempos não era realizado no local, reuniu fiéis para um momento de devoção e celebração. O pároco da Igreja Matriz, padre CLETO STÜLP, destacou a importância da gruta como um espaço religioso e turístico na cidade. Logo depois da missa, os fiéis participaram de uma procissão até o Salão Paroquial, onde os participantes puderam compartilhar um almoço comunitário. Apesar de não ter sido um evento de grande porte, a celebração teve boa participação. Segundo STÜLP, as missas na gruta continuarão sendo realizadas apenas em datas especiais, mas a reza do terço poderá ocorrer com mais frequência.
O Grupo de Adoção Unidos pelo Coração realizou, neste sábado, mais um encontro de apoio a pais adotivos e pretendentes à adoção na Praça Belarmino Annoni, em São Miguel do Oeste. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de acolhimento e troca de experiências entre famílias que já passaram ou estão passando pelo processo de adoção. De acordo com a secretária do grupo, MÔNICA MARANGÃO, os encontros são fundamentais para orientar e apoiar os pais durante a espera, que pode ser um período de grande ansiedade. Ela citou que este é um momento de acolher, trocar informações e apoio mútuo. MÔNICA disse ainda que a adoção não é um processo simples, e esses encontros ajudam a esclarecer dúvidas e quebrar preconceitos.
Os encontros do Grupo de Adoção Unidos pelo Coração acontecem mensalmente, alternando entre reuniões no fórum, com a presença de especialistas, e encontros ao ar livre, proporcionando um ambiente mais leve e descontraído. De acordo com a secretária do Grupo, MÔNICA MARANGÃO, a programação inclui rodas de conversa e palestras com psicólogos e outros profissionais. No último encontro, por exemplo, uma psicóloga conduziu uma discussão sobre a experiência da parentalidade adotiva. O grupo é aberto não apenas para quem deseja adotar, mas também para quem já passou pelo processo e para qualquer pessoa interessada em entender mais sobre o tema. Em São Miguel do Oeste, há cerca de 30 casais na fila de adoção, mas nem todos participam ativamente do grupo.
A Fetaesc começa, amanhã, uma série de encontros regionais para discutir o planejamento de ações da entidade para 2025. O primeiro encontro programado para as oito e meia da manhã desta terça-feira no Sindicato dos Trabalhadores rurais e envolve os sindicatos que fazem parte da Associação Três Fronteiras. De acordo com o presidente da Federação, VALTER DRESCH, o objetivo é reunir os líderes sindicais da região extremo oeste e discutir as ações e os temas que serão trabalhados pela entidade neste ano. Ao todo, a Fetaesc vai realizar encontros como este de segunda, em 16 regiões de Santa Catarina nas próximas semanas.
Outro objetivo do encontro da Fetaesc de amanhã é reforçar a importância do movimento sindical para a agricultura. A observação é do presidente do sindicato, da Federação, VALTER DRESCH. Ele explicou que o movimento sindical foi responsável por conquistas históricas para agricultura e isso não pode ser esquecido. Ele destacou que um dos objetivos da Federação pra este ano é trabalhar a conscientização dos agricultores e da sociedade de forma geral para importância dos sindicatos dos trabalhadores rurais. DRESCH ressaltou que a redução da população no campo também resultou na diminuição do número de filiados nos sindicatos, mas o número ainda é bastante expressivo.
O Conselho Municipal dos direitos da Mulher de São Miguel do Oeste elegeu, na última semana, a nova presidente do órgão. A representante da OAB no Condim, MICHELE BEAL, foi escolhida para conduzir o Conselho até abril do ano que vem. Ela vai substituir SANDRA CARDOSO, representante do Creas na entidade. A troca na presidência ocorreu em razão da saída de SANDRA do espaço que ocupava no Creas por conta da troca de comando na administração do município. O Creas é composto por cerca de 15 entidades e cada uma delas indica uma conselheira tutelar e outra suplente.
Além da eleição da nova presidente, o Condim elegeu nesta realizou na última semana a primeira reunião de trabalho de 2025. De acordo com a nova presidente, MICHELE BEAL, as conselheiras discutiram as principais ações que serão realizadas no decorrer deste ano. A primeira delas será dia oito de março. MICHELE explicou que o conselho fará uma atividade no calçadão no dia da Mulher para conscientizar a população sobre temas como a violência de gênero. Além disso, o Condim vai promover a Conferencia Dos Direitos da Mulher em maio ou junho e eventos no Agosto Lilás e novembro.
Além do combate à violência contra a mulher, o Condim tem uma pauta mais ampla e que contempla a garantir do acesso aos direitos da mulher previsto em lei. A explicação é da presidente do Conselho, MICHELE BEAL. Ela comentou que a atuação da entidade ainda é necessária na medida em que a sociedade vem evoluindo no sentido de respeitar os direitos das mulheres, mas o preconceito e o tratamento diferenciada ainda estão presentes.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO esteve na região do Extremo Oeste na última semana para ouvir as demandas dos prefeitos e anunciar investimentos. No total, foram prometidos mais de 130 milhões de reais para os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do coordenador regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI. Ele explicou que parte das solicitações serão atendidas de imediato, enquanto outras ainda dependem de análise do governo. DI BERTI disse que os pedidos foram apresentados durante as audiências individuais do governador com os prefeitos. Ele ressaltou que o governador gosta de projetos bem estruturados e quem chegou preparado, saiu com boas notícias. Alguns municípios apresentaram poucos pedidos, enquanto outros levaram dezenas de propostas.
Os recursos prometidos pelo governador aos prefeitos serão destinados a diferentes áreas, como infraestrutura, saúde, educação e turismo. De acordo com o coordenador regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, agora depende dos prefeitos cadastrarem os projetos no sistema e iniciarem os trâmites legais para acessar os recursos. DI BERTI disse que, para São Miguel do Oeste, foram garantidos mais de 25 milhões em recursos, abrangendo melhorias em diversas áreas. O projeto de ampliação do aeroporto local, que já havia sido sinalizado pelo governo no ano passado, também foi reforçado, com aporte superior a 20 milhões. No encontro da semana passada, o prefeito EDENILSON ZANARDI apresentou mais de 12 projetos e obteve êxito em cerca de 80 por cento deles.
O governo do estado tem 60 milhões de reais para investimentos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A informação é do o coordenador regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI. No Peperi Rádio Repórter de sábado ele fez uma ressalva: a aplicação desses valores na unidade vai depender do desempenho da gestão do Hospital. DI BERTI disse que o governo não está satisfeito com os resultados apresentados pelo Instituto Santé, especialmente em relação as cirurgias eletivas.
A direção do Hospital Regional não vai se pronunciar sobre o comentário de EVERALDO DI BERTI sem antes conversar com ele e com o secretário estadual de saúde para compreender exatamente a posição do governo sobre esse assunto.
Uma colisão frontal entre um carro e um caminhão deixou uma mulher gravemente ferida na manhã deste domingo na Linha São Roque, limite entre os municípios de Cunha Porã e Caibi. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10 e 40 e envolveu um caminhão Cargo e um Gol. Uma passageira do carro estava presa dentro do veículo, com suspeita de traumatismo craniano. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada à Fundação Hospitalar de Cunha Porã. Os motorista do Gol e do caminhão saíram ilesos do acidente e recusaram atendimento médico. A Polícia Militar prestou apoio na ocorrência.
A Polícia Civil de Maravilha prendeu, na noite de sexta-feira, um homem de 50 anos condenado por estupro de vulnerável. A pena total do crime é de 16 anos, nove meses e 18 dias de reclusão. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi capturado no município de Sul Brasil, após retornar do Rio Grande do Sul. A prisão foi resultado de uma semana de investigação da Delegacia de Investigações Criminais de Maravilha, que monitorava o paradeiro do condenado. Após os trâmites legais, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde começará a cumprir a sentença.
Na manhã deste domingo, a Polícia Militar apreendeu 840 caixas de vinho de origem argentina armazenadas em um depósito clandestino na Linha São José, no interior de Dionísio Cerqueira. Parte da carga também estava em veículos estacionados no local. De acordo com a PM, a ação foi desencadeada após informações de que a propriedade era utilizada para estocar vinhos importados ilegalmente, sem a devida regularização fiscal. Durante a abordagem, quatro suspeitos que descarregavam um dos veículos fugiram para uma área de mata ao perceberem a chegada dos policiais. Um homem, responsável pelo local, e uma mulher, apontada como "batedora" do esquema, foram detidos para esclarecimentos. A carga, avaliada em mais de 600 mil reais, foi apreendida e encaminhada à Receita Federal. Os veículos também foram recolhidos.
Em São Miguel do Oeste, outra ação da Polícia Militar resultou na apreensão de 84 caixas de vinho sem documentação fiscal. A carga estava em um Fiat Palio, abordado por volta das 11 horas da noite na BR-282, próximo ao trevo. Os policiais do Tático, Canil Setorial, Policiamento com motos e da Polícia Militar Rodoviária Estadual realizavam patrulhamento na rodovia quando notaram que o veículo estava com a suspensão traseira baixa. O carro estava carregado com 409 garrafas de vinho sem comprovação de origem. O condutor não apresentou nota fiscal ou documentação aduaneira. Diante da irregularidade, o carro e a carga, avaliada em mais de 130 mil, foram entregues à Receita Federal para as providências legais.
Quatro pessoas ficaram feridas em um capotamento de carreta agrícola no interior de Itapiranga. O acidente acontece por volta das seis e meia da tarde de sexta-feira na ITG-070, na Linha Laranjeira. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas trafegavam em uma carreta agrícola quando o veículo apresentou problemas mecânicos e o condutor perdeu o controle da direção. Os quatro ocupantes pularam do veículo. Um homem, de 30 anos bateu a cabeça no asfalto e ficou inconsciente. Os outros ocupantes tiraram a vítima do asfalto e colocaram no interior de um carro que passava pelo local para seguir ao encontro do Corpo de Bombeiros. O homem apresentava traumatismo cranioencefálico grave e estava inconsciente. A vítima foi estabilizada na ambulância e com uso de oxigênio e encaminhada ao Hospital de Itapiranga. Posteriormente, o homem foi encaminhado pela Unidade Avançada do SAMU, de São Miguel do Oeste, para o Hospital Regional Teresinha Gaio Basso. Os demais ocupantes foram por meios próprios até o Hospital.
Um homem de 27 anos sofreu ferimentos graves na manhã desta segunda-feira em um acidente de trabalho em uma empresa na BR-158, em Cunha Porã. Ele foi atingido por uma placa de concreto de cerca de 450 quilos e, no impacto, o celular que ele tinha no bolso explodiu, causando queimaduras graves. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima teve queimaduras de segundo e terceiro grau na coxa esquerda devido à explosão do aparelho. Além disso, os bombeiros identificaram uma suspeita de fratura na perna direita. Colegas de trabalho removeram o bloco antes da chegada dos bombeiros, e o homem relatava dores intensas em ambas as pernas. A vítima foi atendida no local e encaminhada para a Fundação Hospitalar de Cunha Porã.
Um homem foi atingido por um golpe de faca no peito durante uma discussão com a companheira neste final de semana no município de Maravilha. O fato aconteceu por volta do meio-dia e 30 em uma residência no bairro Bela Vista. De acordo com a Polícia Militar, uma mulher de 25 anos e um homem de 47 anos discutiram e o homem teria ameaçado a companheira. A mulher pegou uma faca e atingiu o companheiro com um golpe no peito. O homem foi levado ao hospital por um amigo. O casal foi conduzido até delegacia de polícia. De acordo com a PM, o homem responderá pela ameaça no âmbito da violência doméstica e a mulher responderá por tentativa de homicídio.