ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 24 02 2024

-TRE MARCA JULGAMENTO DE PROCESSO QUE PODE CASSAR MORO PARA 1º DE ABRIL

-PORTO DE ITAJAÍ DESBANCA GRANDE POLOS E LIDERA IMPORTAÇÕES DO BRASIL EM 2023

-PEPERI DEBATES DISCUTE AVANÇOS PARA CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO NA REGIÃO

-MUNICÍPIO INSTALA CONTÊINERES PARA LIXO ORGÂNICO EM MAIS TRÊS BAIRROS

-FAISMO 2024 TEVE PÚBLICO DE 100 MIL PESSOAS E 320 MILHÕES DE REAIS EM NEGÓCIOS

-HOMEM QUE AMEAÇOU PESSOAS COM FACA EM LOTÉRICA É PRESO PELA PM

-POLÍCIA CIVIL RECUPERA MAIS DE CEM MIL REAIS EM CHEQUES PERDIDOS

Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O futuro da guerra na Ucrânia, que completa dois anos neste sábado, será decidido não só nas batalhas, mas também nas capitais dos países do Ocidente e em outros locais distantes das linhas inimigas. O conflito não tem previsão de acabar. As forças ucranianas estão em posição defensiva, com pouca munição e foram obrigadas a recuar em algumas regiões do país. A capacidade do governo da Ucrânia de expulsar os invasores russos depende muito da ajuda militar, financeira e política de países do Ocidente. A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022 e embora não haja estatísticas fiéis, estima-se que pelo menos 500 mil pessoas morreram nos dois lados das trincheiras.

No segundo aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, o Reino Unido anunciou um pacote de munições de 245 milhões de libras para aumentar as reservas de artilharia da Ucrânia. O anúncio ocorre em um momento em que uma nova ronda de financiamento dos Estados Unidos para a Ucrânia parece estar rodeada de incertezas. Na semana passada, o Senado dos Estados Unidos aprovou – com apoio bipartidário – uma lei de ajuda externa de 95 milhões e 300 mil dólares que inclui 60 milhões para apoiar a Ucrânia.

Pelo menos 10 pessoas morreram em um grande incêndio que atingiu um prédio de apartamentos em um bairro nobre da terceira maior cidade da Espanha, Valência, disseram autoridades nesta sexta-feira. O incêndio, alimentado por ventos fortes, tomou conta do quarteirão em meia hora na noite de quinta-feira, disseram testemunhas. Bombeiros com máscaras e tanques de oxigênio percorreram o prédio carbonizado na sexta-feira em busca de corpos ou sobreviventes. A prefeita de Valência, MARIA JOSÉ CATALA, disse no final do dia que não havia mais pessoas desaparecidas.

Mais de dois milhões e cem mil pessoas tiveram a inscrição confirmada no "Enem dos concursos", como ficou conhecido o Concurso Público Nacional Unificado. Elas poderão concorrer às seis mil 640 vagas ofertadas, em 21 órgãos do governo federal. A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta sexta-feira. Do total de inscritos, 56 por cento são mulheres. São Paulo é o estado com maior número de inscrições, seguido do Rio de Janeir e Distrito Federal. O cargo com mais inscrições é o de técnico em indigenismo na Funai, de nível médio e com remuneração inicial de seis mil e 900. Ao todo, 323 mil 250 pessoas vão concorrer a 152 vagas. Em relação aos oito blocos temáticos nos quais as pessoas poderiam se inscrever, o de nível médio foi o que teve o maior número de inscritos: 701 mil e 29.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA é alvo de 19 pedidos de impeachment desde que assumiu o terceiro mandato. O mais recente é motivado pelas críticas às ações de Israel no confronto na Faixa de Gaza. Desse total, dois foram arquivados e os 17 restantes permanecem sob análise da Câmara dos Deputados. Agora cabe ao presidente da Casa, ARTHUR LIRA decidir se acolhe ou não as solicitações para iniciar um processo. O número de pedidos é mais que o dobro do que tinha o ex-presidente JAIR BOLSONARO no mesmo período. Foram sete solicitações de impeachment contra BOLSONARO nos primeiros quatorze meses de mandato. Apesar do número inferior, no decorrer de todo o mandato, o antecessor de LULA é o recordista de denúncias do tipo, somando 158 requerimentos de impeachment.

O Tribunal Regional do Paraná marcou para o dia primeiro de abril o julgamento de um processo movido pelo PL e pela federação formada pelo PT, PCdoB e PV contra o senador SERGIO MORO do União. O senador é acusado de um suposto abuso de poder econômico e pode ter o mandato cassado. Segundo a acusação movida pelos partidos, MORO seria responsável por um suposto desequilíbrio eleitoral, uma vez que teria se beneficiado de suas atividades na pré-campanha presidencial para disputa de vaga no Senado. Em dezembro do ano passado, MORO prestou depoimento no TRE-PR e que negou qualquer irregularidade em sua campanha ao Senado.

O número de pontos próprios para banho em Santa Catarina subiu de 155 para 165 nesta semana, o que representa 69 vírgula 33 por cento dos locais analisados no litoral catarinense. O relatório que considera 238 pontos monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina foi divulgado nesta sexta-feira. No último relatório este número era de 155 pontos, ou seja, 65 vírgula 13 por cento do litoral do Estado. Nesta semana, em Florianópolis, dos 87 pontos, 63 estão adequados para banho, o que equivale a 72 vírgula 41. Na Capital, o número também subiu: no último relatório, eram 55 pontos próprios, o equivalente a 63 vírgula 22 por cento dos locais analisados na cidade.

Os novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram como está o acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo no Brasil. A pesquisa mostra que Santa Catarina é o quarto estado do Brasil com mais coleta direta ou indireta de lixo do Brasil. O IBGE considera como coleta direta aquela que é feita no próprio domicílio. Já a indireta é quando o lixo é depositado pelo morador em uma caçamba de serviço de limpeza. O Estado tem 96 vírgula sete por cento dos moradores com coleta direta ou indireta de lixo e fica atrás apenas de São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Das principais cidades de Santa Catarina, destacam-se Florianópolis, onde 99 vírgula 81 por cento dos moradores contam com coleta de lixo.

Itajaí, a cidade com o maior Produto Interno Bruto de Santa Catarina, também foi o município do Brasil que mais arrecadou com importações em 2023, com 13 bilhões e cem milhões de dólares, o equivalente a 64 bilhões de reais. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Governo Federal. Superando grandes centros econômicos, a cidade do Litoral Norte se destaca pela localização estratégica, sendo cortada pela BR-101, além de estar mais próxima dos estados do Sudeste e de países do Mercosul. Itajaí concentrou cinco virgula quatro por cento de todas as importações brasileiras, com destaque para produtos químicos, máquinas e aparelhos eletrônicos, plásticos e derivados. Mais da metade das importações vieram da Ásia.

O Peperi Debates deste sábado fez uma discussão a respeito do fortalecimento do turismo no extremo-oeste. O programa analisou se a região é um destino turístico consolidado ou ainda é preciso avançar nesse sentido. O debate também avaliou os avanços e os obstáculos que ainda impedem o setor de se desenvolver. O Peperi Debates deste sábado reuniu a vice-presidente do Colegiado de Turismo da Ameosc, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Iporã do Oeste, MARGLEI TREVISAN, o coordenador do projeto de Cicloturismo, VANDUIR DETERS e o Diretor da Natíz e Consultor do SEBRAE, DOUGLAS RODRIGUES. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O turismo no extremo-oeste teve avanços significativos, especialmente nos últimos cinco anos. O comentário é do vice-presidente da Instância de Governança Regional, Caminhos da Fronteira, VANDUIR DETERS. Ele citou que alguns municípios estão alguns passos à frente dos demais porque iniciaram mais cedo a capacitação dos atores que fazem o turismo. VANDUIR considera que a região ainda não é um destino sacramentado, mas está mais perto desse objetivo. Ele comentou que ainda existe um marketing muito forte para vender os pontos do litoral e da serra, mas isso também está mudando em razão de um movimento para fortalecer o turismo regional, com o envolvimento de entidades, da iniciativa privada e do poder público. Para VANDUIR, iniciativas do turismo rural, do ecoturismo e de contemplação estão trazendo um novo momento para o turismo da região. Ele reforçou que a região tem tudo o turista precisa.

O turismo ainda está se consolidando, com um avanço nítido nos últimos anos. O comentário é do Diretor da Natíz e Consultor do SEBRAE, DOUGLAS RODRIGUES. A Natíz é uma plataforma de divulgação de experiências turísticas. Ele citou que a pandemia serviu como propulsor do turismo regional. Segundo DOUGLAS, a população passou a ver a região com olhos de turista e com olhos de empreendedor, já que surgiram vários negócios ligados ao setor, como os chalés, por exemplo. Ele lembrou o turismo no estado é mais do que serra e mar. Ele disse que existe a fronteira, com potencial para o turismo internacional na região. DOUGLAS destacou que a região tem mais de 200 produtos turísticos e um dos gargalos é a falta de uma empresa para fazer o receptivo e levar os turistas para conhecer esses pontos, fazendo com o que os visitantes possam ficar um período maior de tempo na região.

As atividades de lazer e de turismo na região se diversificaram muitos nos últimos 20 anos. A observação é da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Iporã do Oeste e coordenadora do colegiado de Turismo da Ameosc, MARGLEI TREVISAN. Ela citou que, por volta dos anos dois mil, havia falta de apoio para quem buscava empreender no setor, mas o cenário mudou muito desde então. MARGLEI citou que as prefeiturastambém passaram a apoiar mais as atividades turísticas. Ela também comentou que criação da região turística Caminhos da Fronteira Caminhos da Fronteira e a definição de um roteiro turístico ajudaram muito. A secretária reforçou que a Ameosc tem um papel importante, com ações que contribuem para fortalecer o setor turístico. Segundo MARGLEI, o Seminário de Turismo marcado para os dias de março em Iporã do Oeste vai discutir as ações para fortalecer o setor e as questões que precisam ser melhoradas.

Os vereadores aprovaram, nesta semana, um requerimento de informações apresentado pela vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Durante a sessão ordinária de quinta-feira, a câmara aprovou o pedido para que a Administração Municipal prestae informações sobre a reforma da Farmácia Referência. A vereadora cita que foi divulgado, através do site da Prefeitura, a necessidade da realocação da unidade por motivo de reforma do piso estrutural. MARIA TEREZA disse a Farmácia Referência e o Centro de Especialidades da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste iniciaram o em 16 de novembro de 2021 e que a obra, na época, teve um investimento superior a um milhão. A vereadora quer saber porque o piso está sendo trocado, menos de três anos depois.

Durante a sessão de quinta-feira, os vereadores também aprovaram uma moção de apelo do vereador NINI SCHARNOSKI. No documento, ele solicita aos governos federal, estadual e municipal que façam investimentos para a implantação de um Centro de Radioterapia em São Miguel do Oeste. O vereador justifica que o município é um centro regional e de que há vários casos de pacientes com câncer em tratamento com radioterapia que são submetidos ao deslocamento diário para Chapecó. NINI destacou que o tratamento é contínuo e pode causar mal-estar e até queimaduras, dependendo do lugar em que está sendo feito. Ele citou que para evitar este transtorno aos pacientes e até os gastos ao Município de São Miguel do Oeste com tantas viagens é preciso implantar um Centro de Radioterapia em São Miguel do Oeste junto ao Hospital Regional.

Outra moção de apelo aprovada pelos vereadores nesta semana é que solicita a retomada das perícias aos segurados na agência de São Miguel do Oeste do INSS, em regime de urgência. O pedido é do vereador VANIRTO CONRAD. O vereador justifica que São Miguel do Oeste é uma cidade polo, que o município concentra grande parte dos recursos, instituições e autarquias, entre elas uma agência INSS. VANIRTO disse que a agência se encontra há algum tempo sem nenhum perito médico disponível para a realização das perícias médicas inerentes aos benefícios previdenciários. Ele destacou ainda que os interessados são obrigados a se deslocar ao município de Chapecó, distante cerca de 120 quilômetros, para conseguirem dar andamento aos benefícios.

O União Brasil realizou, na manhã deste sábado, um encontro político em São Miguel do Oeste. O evento foi realizado no Clube Comercial e contou com a presença da executiva, filiados e do presidente do partido em Santa Catarina, FABIO SCHIOCHET. O principal assunto foi a estruturação do partido para as eleições municipais deste ano. O presidente local do União Brasil, FLAVIO RAMOS disse que o partido terá pre candidato a prefeito e já tem uma lista de pre candidatos a vereador praticamente completa.

A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste está expandindo a área com contêineres para a coleta do lixo. Mais três bairros da cidade estão recebendo as estruturas: Agostini, Estrela e São Sebastião. O Centro e os bairros Santa Rita, São Luiz, Morada do Sol, Sagrado Coração de Jesus e Salete já contam com contêineres há mais tempo. De acordo com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, chega a 900 o número de contêineres instalados na cidade e a avaliação dos resultados é bastante positiva. Ele explicou que a partir da instalação dos contêineres, o morador precisa levar o lixo orgânico até o contêiner mais próximo, devidamente acondicionado em sacos, e depositar nas antigas lixeiras somente os materiais recicláveis.

Um levantamento realizado pela Ouvidoria Municipal, ainda no ano passado, revelou que mais de 82 por cento da população considera que houve melhorias com este novo sistema de coleta do lixo orgânico. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele explicou que o objetivo é melhorar sempre mais este e outros serviços para a população. O secretário comentou ainda que a Administração Municipal e a empresa responsável pela coleta estão fazendo a sua parte, mas, para que tudo funcione de forma adequada, é importante que os moradores também colaborem. Ele reforçou que as pessoas precisam fazer a separação, embalagem e descarte correto de cada material.

As obras anunciadas pelo prefeito WILSON TREVISAN na área da saúde na ultima semana devem começar nos próximos dias. A projeção é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Na última sexta, o prefeito entregou ordens de serviço para três obras na área da Saúde. Ao todo serão investidos mais de três milhões e 600 mil reais. Com as ordens emitidas, as empresas agora se preparam para começar os trabalhos. SPIER esteve no Peperi Entrevista desta sexta-feira e disse que as construtoras já estão instalando os canteiros de obras e as construções devem iniciar entre a semana que vem e a primeira semana de março.

O município investir cerca de um milhão e 300 mil reais na construção da sede própria do CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, mais de um milhão e meio de reais em um novo posto de saúde no bairro São Jorge e 774 mil reais na segunda etapa do Centro de Especialidades, aos fundos da estrutura atual. De acordo ALFREDO SPIER, a construção do CAPS, o Município deixará de pagar o último aluguel em espaços que não são da administração. Alfredo lembrou também está em construção um novo posto de saúde no bairro São Luiz e que, em breve, será iniciada a construção de um Centro Especializado em Reabilitação. O centro contará com seis milhões e 400 mil reais de investimentos e vai beneficiar toda a região.

O município de São Miguel do Oeste vem ampliando os investimentos para atender a demanda por exames de saúde. A afirmação é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Ele citou que essa é uma questão que preocupa em razão da constante necessidade da população pelos serviços. ALFREDO explicou que além dos exames de baixa complexidade, o munícipioo, via CIA Ameosc e investimentos próprios, também tenta atender os pedidos pelos exames de média e alta complexidade.

A comissão central organizadora da Faismo divulgou os números oficiais da feira deste ano em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira. O balanço do evento foi apresentado pelo presidente da CCO, CLEOMAR ZACCHI ao lado dos presidentes da Acismo, DANIEL DE SOUZA e da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR, duas entidades que promovem a exposição. O vice-presidente da CCO, GIOVANI GOBBI e o coordenador da comissão de estacionamento, IVANDRO SPENGLER também participaram da coletiva. Além da avaliação geral do evento deste ano, ele confirmaram a realização da próxima edição da feira. A Faismo está confirmada o mês de novembro de 2025.

A Faismo 2024, realizada entre os dias 14 e 18 de fevereiro no parque de exposições Rineu Gransotto, foi a maior da história em número de expositores. A feira teve 335 estandes e mais de empresas dos setores da indústria, comércio, prestação de serviços, agricultura, agropecuária e alimentação. Durante cinco dias, o parque de exposições se transformou no centro comercial do município. Na coletiva desta sexta, a CCO divulgou que mais de 100 mil pessoas circularam pelo parque de exposições. O volume de negócio chegou a marca de 320 milhões de reais em negócios. O presidente da Comissão Central Organizadora, CLEOMAR ZACCHI disse que os números mostram que a Faismo foi a maior e a melhor da história. Ele informou ainda que cerca de 30 mil veículos passaram pela área interna do estacionamento.

O presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA afirmou que não imaginou que seria possível superar a Faismo de 2022, mas a edição 2024 atingiu todos os objetivos. Ele comentou que as entidades conseguiram fazer uma feira que o extremo-oeste merece. Já o presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR resumiu a Faismo em uma palavra: gratidão. Ele aos patrocinadores, aos expositores, a prefeitura, que foi a grande parceira para melhorar a estrutura da feira, e ao público de toda a região. O coordenador da comissão de estacionamento, IVANDRO SPENGLER destacou que a Faismo foi um grande sucesso graças ao envolvimento de todos, imprensa, prefeitura, entidades, forças de segurança, CCO, patrocinadores, expositores e público. O vice presidente da CCO, Giovani Gobbi citou que a Faismo 2024 se consolidou com uma grande feira de negócios.

Um homem, armado com uma faca, foi preso depois de ameaçar as pessoas que estavam no centro da cidade de Dionisio Cerqueira na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Polícia Militar, o fato aconteceu por volta das dez e meia na avenida Santa Catarina. Um homem de 66 anos entrou em uma lotérica e começou a ameaçar as pessoas com uma faca. Depois de conversar, sem sucesso com o homem, os policiais efetuaram disparos de pistola taser e de munição não letal para conter o homem, Ele foi detido e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Civil de São Miguel do Oeste recuperou, nesta semana, diversos cheques com valores totais que ultrapassam 100 mil reais, além de um talão de cheques com folhas em branco e um cartão de crédito. As investigações iniciaram após a vítima registrar o boletim de ocorrência e relatar que, após sair de um estabelecimento comercial no centro da cidade de São Miguel do Oeste, sentiu a falta de um malote onde continha diversos cheques pré-datados de clientes, além de um talão da empresa e um cartão de crédito. A equipe de investigação identificou o homem que estava na posse do malote sendo que esta pessoa havia dispersado os cheques em meio a uma vegetação ao lado de sua residência. O homem relatou que achou o malote e que levou para casa, porém não sabia o que fazer com os documentos e por isso dispensou naquele local. A policia alertou que apropriar-se de coisa achada sem devolver para a polícia ou para o proprietário é crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.