ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 24 02 2021

-PEC QUER BLINDAR PARLAMENTARES DE PRISÃO E LIMITAR AÇÃO DO STF

-SC ANUNCIA REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO DE MEDIDAS PARA FREAR COVID-19

-CÂMARA DE VEREADORES APROVA SETE PROJETOS DE LEI, DOIS EM SEGUNDO TURNO

-HOSPITAL SÃO LUCAS AMPLIA LEITOS CLÍNICOS PARA PACIENTES DA COVID-19

-ENTIDADES CONTESTAM RESTRIÇÕES E PEDEM PARA PARTICIPAR DO COMITÊ DE CRISE

-POLÍCIA MILITAR MULTA PESSOAS SEM MÁSCARAS EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS EM RESIDENCIA DE SUSPEITOS DE ASSALTO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de Nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A aliança Covax Facility, dirigida pela Organização Mundial da Saúde, fez nesta quarta-feira sua primeira entrega internacional de vacinas contra a Covid-19 para o governo de Gana. O país africano foi o primeiro a receber, até o momento, parte da remessa enviada na terça-feira pelo Instituto Serum da Índia – são cerca de 600 mil doses da vacina de OxfordAstraZeneca. O Covax, uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19, entre eles o Brasil, tem acordo com o Instituto Serum de um bilhão e cem milhões de doses das vacinas OxfordAstraZeneca e Novavax.

Pelo menos 62 pessoas morreram nesta terça-feira após motins de presos em três presídios no Equador. A violência atingiu as prisões do porto de Guayaquil e as cidades andinas de Cuenca e Latacunga. A polícia não especificou se já restaurou a ordem nos estabelecimentos. Por seu lado, o presidente equatoriano LENÍN MORENO atribuiu os motins a "organizações criminosas" que atacam simultaneamente. Ele disse, em uma rede social, que as autoridades "estão agindo para retomar o controle das prisões”.

As falhas na segurança durante a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em seis de janeiro, por apoiadores de DONALD TRUMP, foram o tema da primeira audiência pública da comissão de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado americano nesta terça-feira. O motim foi realizado por militantes pró-TRUMP que haviam participado de um comício em que o ex-presidente encorajou seus eleitores a contestarem a validação da vitória de JOE BIDEN nas eleições presidenciais de novembro do ano passado. Na audiência, ficou determinado que houve uma falha grave na comunicação entre as autoridades responsáveis pela segurança do Congresso americano.

O governo federal entregou nesta terça-feira ao Congresso Nacional uma medida provisória que busca acelerar a privatização da Eletrobras. O texto prevê que o governo mantenha poder de veto sobre decisões da estatal por meio de ações preferenciais. A entrega foi feita pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, entre outros membros do governo. Como a MP tem vigência imediata, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social poderá iniciar os estudos para a privatização da estatal. A privatização da Eletrobras é uma das prioridades da equipe de PAULO GUEDES. Hoje, a União tem mais de 60% das ações da empresa.

A Câmara dos Deputados começa a analisar nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição, um projeto de resolução e um projeto de lei que, se aprovados pelo Congresso, vão tornar muito mais difícil que um parlamentar seja preso. As mudanças preveem, entre outros pontos, que seja instruído uma espécie de “juiz de garantias” no Supremo Tribunal Federal. Ou seja: o ministro que decretar a prisão contra um parlamentar não pode ser aquele que irá julgar a ação. As alterações são propostas por oito parlamentares que participam de um grupo criado por ARTHUR LIRA como resposta à prisão do deputado DANIEL SILVEIRA do PSL na semana passada.

O Brasil recebeu, na terça-feira, três milhões e 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19: dois milhões são de doses da vacina de OxfordAstraZeneca e um milhão e 200 mil da CoronaVac. O estado de São Paulo é que vai receber o maior volume de doses: 769 mil e 500. Já Santa Catarina vai receber um quantitativo de 107 mil e 700 doses. O Ministério da Saúde não informou quando as doses chegarão a cada estado. Até agora, apenas seis milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das duas vacinas. O total representa menos de oito por cento das cerca de 77 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários de imunização, e menos de três por cento da população do país.

Parte dos autores do segundo pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, desistiu da denúncia. O ofício foi protocolado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa. O segundo pedido de impeachment está relacionado à compra de 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação, feita no início da pandemia da Covid-19. No documento entregue à Alesc, eles citam a conclusão da Polícia Federal de que o governador não cometeu crime na compra dos equipamentos, assim como o arquivamento do inquérito civil por parte do procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN. No total, oito de 15 autores desistiram da denúncia.

O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, enviou nesta terça-feira um ofício ao governador CARLOS MOISES em que informa sobre a aprovação definitiva da vacina da Pfizer pela Anvisa, e manifesta intenção de compra de doses para o Plano Estadual de Imunização. A manifestação coincide com a decisão do Supremo Tribunal Federal que autoriza estados e municípios a adquirirem vacinas contra a Covid-19. O secretário informa, no documento, a solicitação de informações sobre a planilha de custos, as condições de comercialização, o cronograma previsto para entrega e detalhes técnicos sobre o imunizante. O secretário de da Saúde confirmou que há manifestação de interesse por parte de Santa Catarina para o caso do Ministério da Saúde não poder assumir a aquisição das doses.

Após reuniões na terça-feira, o governo de Santa Catarina anunciou reforço na fiscalização das medidas contra a Covid-19 e verba para a ativação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e compra de vacinas. O estado também adiantou que deve ser publicado até esta quarta um novo decreto com restrições para tentar frear o contágio da doença. Segundo o governo, um efetivo de 500 policiais militares vai atuar exclusivamente na fiscalização das medidas sanitárias. O foco é coibir atividades que não estejam cumprindo as regras. Em relação às verbas, o governo anunciou que dispõe de 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada e de 300 milhões para a compra de vacinas, se for necessário.

A Administração de São Miguel do Oeste vai realizar na próxima sexta-feira a Audiência Pública de Prestação de Contas do terceiro quadrimestre de 2020. A audiência será no Salão Nobre do Centro Administrativo, a partir da uma e meia da tarde com apresentação dos dados gerais do exercício financeiro do Município. Na sequência, serão apresentadas as informações do Fundo Municipal de Saúde. De acordo com o secretário de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, ALENCAR BARBIERI, a Audiência Pública será transmitida de forma online, por meio audiovisual, no Facebook da Prefeitura. A audiência de prestação de contas é uma obrigação imposta pela lei de responsabilidade fiscal.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira uma série de projetos de lei em primeiro turno. As matérias, de autoria do Poder Executivo, tratam da baixa de patrimônio, do recebimento em doação de pneus e da doação de equipamentos. Também foi aprovado projeto tratando sobre valor de convênio com o Cantinho Acolhedor. Sobre o projeto que trata da alienação de veículos, são cerca de 15 itens entre carros de passeio, vans e caminhões. O valor de avaliação inicial de todos os itens é de cerca de 310 mil reias. Os veículos serão vendidos em leilão para renovação da frota da prefeitura. A justificativa é de que os bens não servem mais para a prefeitura e são antieconômicos à Administração Pública.

Os vereadores aprovaram em primeiro turno, na noite de ontem, o projeto de lei que altera o valor repassada pelos municípios da região ao abrigo institucional para acolhimento de crianças e adolescentes. O texto altera o artigo que trata do valor de acolhimento atribuído para o convênio com outros municípios do Estado, visando o atendimento a crianças e adolescentes. No texto em vigor, o valor é de um salário-mínimo por mês por criança acolhida. A nova redação prevê que o valor será de três mil e 500 reais por vaga ou por criançaadolescente acolhido no abrigo institucional. A nova redação também prevê a correção anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, INPC acumulado nos últimos 12 meses em janeiro de cada ano.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em primeiro turno, o Projeto de Lei que institui o mês "Maio Laranja" de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município. A autoria é da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. O projeto visa "mobilizar todos os segmentos da sociedade para ações de prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes", e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de São Miguel do Oeste. O texto prevê que em maio de cada ano o município promoverá atividades de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de menores. O projeto também objetiva promover campanhas de mobilização e sensibilização, envolvendo o Poder Público e a sociedade civil organizada.

O Diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, RODRIGO LOPES, participou da sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira. Ele foi convidado pelo vereador CARLOS AGOSTINI e fez uma explanação sobre os atendimentos no Hospital Regional e também os últimos investimentos feitos na unidade, como a ampliação dos leitos de UTI covid. LOPES disse que a situação é dramática em razão da pandemia do novo coronavírus. Ele ressaltou que as UTIs estão lotadas, tanto a UTI normal quanto a UTI reservada para pacientes com covid-19, e que há fila de espera aguardando espaço na unidade de terapia intensiva. O diretor informou que o Hospital registrou, neste ano, em média um óbito por dia e que a mortalidade fica em aproximadamente em 60 por cento dos pacientes que vão para a UTI, apesar de todos os esforços feitos pelos profissionais que estão na linha de frente.

Muitos pacientes internados com Covid são de fora da região de abrangência do Hospital Regional. A informação é do diretor da unidade, RODRIGO LOPES. Ele citou que dos pacientes internados na UTI, apenas sete são do extremo-oeste. Especificamente de São Miguel do Oeste, há dois pacientes na UTI e dois na enfermaria com covid. O diretor do Hospital Regional também fez um apelo na sessão de ontem a noite. Ele pediu que a população mude o comportamento, reduzindo as aglomerações e a circulação desnecessária pela cidade. LOPES ressaltou que não há um remédio comprovadamente eficaz e que o hospital é o fim da linha. Ele afirmou que quando não tem mais o que fazer, o paciente vai para lá se tratar. O problema é que não há mais vagas disponíveis e a unidade está lotada há cerca de duas semanas.

Desde ontem, o Hospital São Lucas de Guaraciaba conta com mais 10 leitos clínicos destinados a pacientes da Covid-19. Outros dezenove leitos permanecem ativos para outras especialidades, que continuam sendo atendidas. O Hospital organizou o fluxo de atendimentos e os profissionais de saúde foram devidamente preparados para agir em situação de contato com uma pessoa infectada. Todas as ações foram baseadas nos protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A diretora do Hospital, PAULA CORREA, disse que foi necessário readequar a estrutura física, além da aquisição de insumos e treinamentos de equipes. Ela ressaltou que o Pronto Socorro do Hospital São Lucas de Guaraciaba está aberto 24 horas e pode ser procurado pela população em casos de emergência ou urgência. Para atendimentos de baixa complexidade ou sintomas de Covid-19, a orientação é procurar o sistema de saúde municipal.

O último boletim divulgado no final da tarde de ontem pelo Hospital Regional Terezinha Gaio Basso aponta que a ocupação permanece em cem por cento com todos os 23 leitos de UTI ocupados. Na enfermaria, são nove casos confirmados e um suspeito com taxa de ocupação de 60 por cento. Três pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Em São Miguel do Oeste, 69 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira. É o novo recorde de confirmações em um período de 24 horas. Outros 50 pacientes entraram para a lista de recuperados. 277 ainda estão com o vírus ativo na cidade.

O decreto que impõe restrições as celebrações e cultos religiosos no município contém uma arbitrariedade na medida em que as igrejas prestam um serviço essencial. A afirmação é do pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco, ALEXANDRE MIRANDA. Ele disse, em entrevista ao RPN segunda edição de ontem, que o trabalho prestado pelas Igrejas é fundamental para as pessoas, ainda mais em um período tão difícil como o atual. Pastor ALEXANDRE comentou que o fechamento das Igrejas e templos não resolve o problema do pandemia. Ele citou que o isolamento somente amplia os problemas das famílias, como violência doméstica, as discussões entre marido e mulher e doenças como depressão e ansiedade. Ele disse que há um excesso no decreto que fecha bares e igrejas sob o pretexto de evitar a transmissão do coronavírus.

O pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco, ALEXANDRE MIRANDA, questiona qual o risco oferecido pelas Igrejas que abrem somente para os cultos e respeitam todas as normas de segurança santária. Ele disse que não consegue entender porque as Igrejas foram fechadas, mas outros estabelecimentos que oferecem riscos maiores foram mantidos de portas abertas. O pastor questionou se realmente as atividades serão liberadas a partir do dia primeiro de março ou não. Ele também perguntou se a liberação vai depende de uma possível reação estatística. Pastor ALEXANDRE disse que a abertura das Igrejas é um direito constitucional e isso deve ser observado.

De acordo com o comitê de crise do coronavírus, o objetivo do decreto que fechou as Igrejas até o mês de março é restringir a circulação de pessoas e com isso reduzir o risco de contágio e, por extensão, de novos casos da doença. De acordo com o médico MAURICIO PIACENTINI, os setores que foram afetados pelo decreto foram analisados cuidadosamente, inclusive com a observação de registros de descumprimento das normas preventivas em outros momentos. O médico explicou que o decreto vai até o dia primeiro de março. O comitê vai voltar a se reunir no começo do mês que vem, analisar os resultados do decreto e decidir se as restrições serão mantidas, flexibilizadas ou ampliadas.

O presidente do Conselho das Entidades, DANIEL DE SOUZA, se manifestou agora à pouco no Peperi Entrevista sobre o decreto com restrições para evitar a transmissão do coronavírus. O documento está completando uma semana e os setores mais afetados são restaurantes, bares, casas noturnas, academias de ginastica e igrejas. Ele disse que entende a gravidade da pandemia do coronavírus e de todo o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde. DANIEL também citou que entende o decreto, mas as restrições tem um impacto muito forte para restaurantes, bares e casas que trabalham com eventos. Ele citou que a maioria dos estabelecimentos segue rigorosamente as regras sanitárias. O problema, segundo DANIEL, é uma pequena parte que atua de forma clandestina sem os cuidados para evitar a transmissão do vírus.

É preciso combater os eventos clandestinos e punir quem não respeitar as regras sanitárias, como distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel. A posição é do presidente do conselho das entidades, DANIEL DE SOUZA. Ele citou que ao invés de emitir decretos mais restritivos é necessário ampliar a fiscalização e agir com mais rigor nos casos de desrespeito as regras e ser muito severo com os eventos clandestinos.

O Conselho das entidades entregou um oficio ao prefeito WILSON TREVISAN para integrar o comitê de crise do coronavírus. De acordo com o presidente do conselho, DANIEL DE SOUZA, as entidades empresarias querem participar do comitê e se envolver com a discussão a respeitos das medidas para enfrentamento da pandemia do coronavírus. Ele ressaltou que o empresariado não pode ficar fora desse debate. O nome indicado pelo conselho para fazer parte do comitê de crise do coronavírus é o do empresário ASTOR KIST. DANIEL citou que a discussão sobre as medidas restritivas deve levar em conta o aspecto da saúde, mas o lado econômico e os impactos para as empresas e as pessoas não pode ser deixado de lado.

O Conselho Diretor da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizou nesta terça-feira a primeira reunião do ano. O encontro ocorreu no centro empresarial Andromeda dentro dos protocolos de prevenção ao Covid19. Comandado pelo presidente da entidade, DANIEL DE SOUZA, a reunião contou com a presença dos coordenadores de núcleos da Acismo e expôs em pauta diversos assuntos. Na ocasião, foi apresentado o Planejamento Estratégico do ano de 2021, onde cada setor pôde manifestar qual será o foco de trabalho para este ano. Também foi lançado o Escritório de Projetos, que será destinado para capacitações dos nucleados. Ele ressaltou que com o apoio da Sulcredi, Sicoob, Cresol e Sebrae, a Acismo vai conseguir desenvolver projetos para os nucleados dentro da Acismo no valor de 90 a cem mil reais.

Os prefeitos da região da Ameosc decidiram na manhã de hoje que cada município terá autonomia para decidir sobre o retorno das aulas presenciais a partir de primeiro de março. A decisão foi tomada em assembleia geral dos prefeitos. Os prefeitos ressaltaram a importância da retomada das atividades presenciais, levando em consideração a interação social dos alunos e a melhoria do aprendizado. Na votação, nove prefeitos votaram pelo retorno das aulas presenciais e oito votaram pelo não retorno. Dessa forma, ficou definido que cada município teria a autonomia de decisão. Segundo o presidente da Ameosc, prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS, a orientação da Ameosc é pelo retorno as aulas presenciais no dia primeiro de março, mas ficou em aberto para que cada município estude a sua realidade e adote a postura que julgar conveniente.

Na tarde de segunda-feira, a Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar de Palma Sola, realizou fiscalização nas ruas para verificar o cumprimento do decreto publicado na semana passada pelo poder público, adotando medidas mais rígidas para diminuir a propagação do coronavírus. Duas pessoas foram flagradas sem máscara e multadas, cada uma, em cem reais. No domingo, a PM flagrou mais sete pessoas que estavam na via pública sem o uso da máscara. A fiscal da vigilância sanitária SIDIANE DE LARA, comentou que todas essas pessoas foram multadas pelo descumprimento de medidas do poder público. Além disso, se algum morador for flagrado sem máscara dentro do estabelecimento, o proprietário será multado em 300 reais, dobrando o valor em caso de reincidência.

A Polícia Civil de Anchieta, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nesta terça-feira nas casas dos suspeitos de terem praticado o assalto na residência de um empresário do município de Anchieta. O crime aconteceu no dia 14 de fevereiro e os ladrões, depois de renderem e agredirem as vítimas, roubaram objetos pessoas, dinheiro e uma caminhonete Hilux. Três homens e um adolescente suspeitos de participação no crime já foram detidos. No cumprimento dos mandados ontem, os policiais aprenderam porções de maconha em duas casas, bem como objetos furtados das vítimas escondidos em um mato nos fundos de uma das residências. As investigações continuam com a análise de todo o material apreendido e a vinculação a cada suspeito.

Um homem de 48 anos morreu afogado nesta terça-feira no Rio Sargento nesta terça-feira, no interior de Flor do Sertão. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Maravilha, a Polícia Militar de Flor do Sertão informou de um possível desaparecimento nas águas. Após conversas com familiares, foi informado que o homem possuía histórico de convulsões, mas que após tratamento não apresentava crises há anos. O homem trabalhava com a construção de cerca de arame e estava trabalhando às margens do Rio Sargento na segunda-feira. Na terça-feira, como a vítima não apareceu para trabalhar os colegas foram até a casa e a esposa informou que o mesmo não havia aparecido para dormir. Os bombeiros foram chamados e encontraram o corpo próximo ao local indicado a uma profundidade de aproximadamente quatro metros. A vítima estava submersa há aproximadamente 20 horas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.