-PEC QUER BLINDAR PARLAMENTARES DE PRISÃO E LIMITAR AÇÃO DO STF
-SC ANUNCIA REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO DE MEDIDAS PARA FREAR COVID-19
-DESCANSO ARTICULA RESTRIÇÕES PARA A PANDEMIA COM MUNICÍPIOS VIZINHOS
-PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS ALERTAM ESTABELECIMENTOS POR CONTA DA PANDEMIA
-MAIS DE 75% DO VALOR DO IPTU DE IPORÃ DO OESTE É QUITADO EM PARCELA ÚNICA
-SANTA HELENA PRIORIZA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ATÉ METADE DE MARÇO
-HOMEM É AUTUADO POR PILOTAR MOTO SEM CARTEIRA
-MENOR É APREENDIDO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM ROUBO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de Nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A aliança Covax Facility, dirigida pela Organização Mundial da Saúde, fez nesta quarta-feira sua primeira entrega internacional de vacinas contra a Covid-19 para o governo de Gana. O país africano foi o primeiro a receber, até o momento, parte da remessa enviada na terça-feira pelo Instituto Serum da Índia – são cerca de 600 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.O Covax, uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19, entre eles o Brasil, tem acordo com o Instituto Serum de um bilhão e cem milhões de doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Novavax.
Pelo menos 62 pessoas morreram nesta terça-feira após motins de presos em três presídios no Equador. A violência atingiu as prisões do porto de Guayaquil e as cidades andinas de Cuenca e Latacunga. A polícia não especificou se já restaurou a ordem nos estabelecimentos. Por seu lado, o presidente equatoriano LENÍN MORENO atribuiu os motins a "organizações criminosas" que atacam simultaneamente. Ele disse, em uma rede social, que as autoridades "estão agindo para retomar o controle das prisões”.
As falhas na segurança durante a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em seis de janeiro, por apoiadores de DONALD TRUMP, foram o tema da primeira audiência pública da comissão de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado americano nesta terça-feira. O motim foi realizado por militantes pró-TRUMP que haviam participado de um comício em que o ex-presidente encorajou seus eleitores a contestarem a validação da vitória de JOE BIDEN nas eleições presidenciais de novembro do ano passado. Na audiência, ficou determinado que houve uma falha grave na comunicação entre as autoridades responsáveis pela segurança do Congresso americano.
O governo federal entregou nesta terça-feira ao Congresso Nacional uma medida provisória que busca acelerar a privatização da Eletrobras. O texto prevê que o governo mantenha poder de veto sobre decisões da estatal por meio de ações preferenciais. A entrega foi feita pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, entre outros membros do governo. Como a MP tem vigência imediata, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social poderá iniciar os estudos para a privatização da estatal. A privatização da Eletrobras é uma das prioridades da equipe de PAULO GUEDES. Hoje, a União tem mais de 60% das ações da empresa.
A Câmara dos Deputados começa a analisar nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição, um projeto de resolução e um projeto de lei que, se aprovados pelo Congresso, vão tornar muito mais difícil que um parlamentar seja preso. As mudanças preveem, entre outros pontos, que seja instruído uma espécie de “juiz de garantias” no Supremo Tribunal Federal. Ou seja: o ministro que decretar a prisão contra um parlamentar não pode ser aquele que irá julgar a ação. As alterações são propostas por oito parlamentares que participam de um grupo criado por ARTHUR LIRA como resposta à prisão do deputado DANIEL SILVEIRA do PSL na semana passada.
O Brasil recebeu, na terça-feira, três milhões e 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19: dois milhões são de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e um milhão e 200 mil da CoronaVac. O estado de São Paulo é que vai receber o maior volume de doses: 769 mil e 500. Já Santa Catarina vai receber um quantitativo de 107 mil e 700 doses. O Ministério da Saúde não informou quando as doses chegarão a cada estado. Até agora, apenas seis milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das duas vacinas. O total representa menos de oito por cento das cerca de 77 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários de imunização, e menos de três por cento da população do país.
Parte dos autores do segundo pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, desistiu da denúncia. O ofício foi protocolado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa. O segundo pedido de impeachment está relacionado à compra de 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação, feita no início da pandemia da Covid-19. No documento entregue à Alesc, eles citam a conclusão da Polícia Federal de que o governador não cometeu crime na compra dos equipamentos, assim como o arquivamento do inquérito civil por parte do procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN. No total, oito de 15 autores desistiram da denúncia.
O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, enviou nesta terça-feira um ofício ao governador CARLOS MOISES em que informa sobre a aprovação definitiva da vacina da Pfizer pela Anvisa, e manifesta intenção de compra de doses para o Plano Estadual de Imunização. A manifestação coincide com a decisão do Supremo Tribunal Federal que autoriza estados e municípios a adquirirem vacinas contra a Covid-19. O secretário informa, no documento, a solicitação de informações sobre a planilha de custos, as condições de comercialização, o cronograma previsto para entrega e detalhes técnicos sobre o imunizante. O secretário de da Saúde confirmou que há manifestação de interesse por parte de Santa Catarina para o caso do Ministério da Saúde não poder assumir a aquisição das doses.
Após reuniões na terça-feira, o governo de Santa Catarina anunciou reforço na fiscalização das medidas contra a Covid-19 e verba para a ativação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e compra de vacinas. O estado também adiantou que deve ser publicado até esta quarta um novo decreto com restrições para tentar frear o contágio da doença. Segundo o governo, um efetivo de 500 policiais militares vai atuar exclusivamente na fiscalização das medidas sanitárias. O foco é coibir atividades que não estejam cumprindo as regras. Em relação às verbas, o governo anunciou que dispõe de 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada e de 300 milhões para a compra de vacinas, se for necessário.
-DESCANSO ARTICULA RESTRIÇÕES PARA A PANDEMIA COM MUNICÍPIOS VIZINHOS
-PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS ALERTAM ESTABELECIMENTOS POR CONTA DA PANDEMIA
-MAIS DE 75% DO VALOR DO IPTU DE IPORÃ DO OESTE É QUITADO EM PARCELA ÚNICA
-SANTA HELENA PRIORIZA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ATÉ METADE DE MARÇO
GLOBO REGIONAL – 24.02.21 - QUARTA – ADILSON
Assembleia da FAESC reúne 92 presidentes do estado. Conforme o presidente do sindicato da federação pecuária do Extremo Oeste, ADELAR ZIMMER, a primeira reunião, realizada na última sexta-feira, serviu para que fosse realizada a prestação de contas. Além disso, os presidentes puderam manifestar suas preocupações com o setor pecuário e agrícola. De acordo com ele, através da Faesc foi possível realizar um convênio com o estado para tratar sobre a erradicação da brucelose e tuberculose. O objetivo da federação é zerar os casos de zoonoses, para que o estado possa iniciar a exportação de carne bovina. Além disso, o presidente comentou que vem buscando formar, junto a CNA, a EMBRAPA/LEITE em Santa Catarina. O principal trabalho desta instituição é com a pesquisa sobre o trato animal. De acordo com ele, o objetivo de trazer a Embrapa/leite para o estado é para viabilizar o trato apenas com pasto para o gado de leite.
Com esta implantação, o Brasil passa a baratear os custos para o produtor e diminuir os preços do leite nos mercados. Conforme presidente da Faesc do Extremo Oeste, ADELAR ZIMMER, o Uruguai e Argentina alimentam o gado leiteiro apenas com pasto, devido a isso, os dois países possuem um preço menor para exportação do produto. Segundo ele, a Epagri trabalha apenas com pastagem de baixo valor de proteínas. Para ZIMMER, está faltando formas de baratear os custos de produção. As alterações no trato animal como na genética levam em média cinco anos para ser trabalhado. Porém ele salientou que é necessário começar o quanto antes para possibilitar a exportação de leite nos próximos anos..
Conselho Tutelar de São João do Oeste registra grande demanda no trabalho de prevenção e ação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A rotina sofreu alterações com a pandemia devido ausência dos alunos nas escolas, fato que dificulta a identificação de violação dos direitos. Segundo o conselheiro tutelar de São João do Oeste, SIDMAR ZANETTE, atualmente o município possui 28 ocorrências em análise. Algumas ações ocorrem em parceria com municípios vizinhos, principalmente no combate a violência sexual de crianças e adolescentes. Ele relata preocupação com problemas familiares, principalmente o divórcio dos pais que afeta diretamente as crianças envolvidas na separação. Esta situação deixa as crianças mais vulneráveis e muitas vezes acabam sofrendo assédios de padrasto ou de outras pessoas do convívio familiar.
O conselheiro tutelar destaca ainda que o município tem poucas famílias que enfrentam dificuldades financeiras e portando os problemas ocorrem em diferentes níveis sociais. Para SIDMAR ZANETTE, é fundamental que ocorram denúncias para garantir que o direito de convivência familiar e comunitária das crianças não seja afetado. O trabalho também ocorre em parceria com as polícias civil e militar. O período de aula a distância, o cuidado do conselho tutelar é assegurar que toda criança tenha o direito a educação, cultura e lazer e neste sentido as escolas são parceiras no trabalho do conselho tutelar. ZANETTE considera que é fundamental a interação entre escola, conselho tutelar e família. O sucesso nas ações também depende das denúncias de amigos, vizinhos ou familiares.
SEBRAE oferece consultoria para micro e pequenas empresas por meio do Projeto ALI. A partir da parceria nacional entre SEBRAE e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, surgiu o Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). O projeto oferece ferramentas com foco em gestão para indicadores, inovação, produtos e serviços, inovação e prática sustentável, para melhorar e otimizar resultados das micro e pequenas da região. Conforme o coordenador do Projeto ALI, DENILSON COELHO, o Brasil estagnou nos últimos dez anos em relação aos indicadores de produtividade. Diante da situação, o Ministério da Economia, SEBRAE, SENAI e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), firmaram parceria para desenvolver ações que aumentem a produtividade das empresas brasileiras, por todo país.
Segundo COELHO, dentro deste projeto, o SEBRAE direciona o trabalho para atender as micro e pequenas empresas, desde novembro do último ano. COELHO coordena os agentes locais de inovação que trabalham durante quatro meses com cada grupo de empresas estabelecidas em todo estado de SC. Além de disponibilizar o agente local de inovação, o SEBRAE oferece consultoria para finanças, marketing digital e as áreas de processos e tecnológica. DENILSON COELHO destaca que projeto ALI é 100% subsidiado pelo SEBRAE, portanto os empresários não precisam fazer qualquer investimento para receber o agente local de inovação. Ele enfatiza que o SEBRAE também contrata consultores de mercado com subsídio de 70% para as micro e pequenas empresas que participam do projeto.
COELHO ressalta que se reuniu nesta terça-feira, 23, com agentes do projeto que abrange 44 empresas na região de São Miguel do Oeste. O objetivo foi avaliar a primeira etapa de atendimentos. Ele reforça que em março o SEBRAE vai selecionar mais 44 micro e pequenas empresas da região para participar do projeto, por quatro meses. Em seguida, o número de vagas para o Extremo Oeste será renovado. Os empresários interessados podem acessar o site Brasil Mais.Economia.gov.br e fazer a inscrição, ou então ligar ao teleatendimento do SEBRAE.
Exame confirma mais uma morte por Covid-19 em Itapiranga. No boletim epidemiológico desta terça-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o nono óbito por Covid-19 em Itapiranga. A vítima é um homem de 70 anos que faleceu no dia 18 de fevereiro, mas o resultado do exame saiu somente nesta terça-feira, 23, após o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), examinar o material coletado. A vítima apresentava comorbidades. Nesta terça-feira, 23, outras 23 pessoas foram confirmadas com a doença. 144 estão com o vírus ativo no momento. Com estes números, Itapiranga já chega a 1.076 casos desde o início da pandemia.
Descanso articula restrições para a pandemia com municípios vizinhos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, PAULO LAUXEN, enfatiza que o governo municipal se reuniu nesta terça-feira, 23, para discutir ações de combate ao coronavírus. Ele defende que os municípios da região devem articular restrições em conjunto para evitar a propagação do vírus, pois uma cidade sozinha não consegue fazer um controle eficiente. Na visão do secretário, a situação da pandemia está catastrófica e o município tem dificuldade de controlar o isolamento social. No último fim de semana, apenas 29% dos brasileiros permaneceram em quarentena, e a realidade de desrespeito às normas estabelecidas pelas autoridades se reflete nos municípios do Extremo Oeste de SC. As UTIs no estado estão com 89% de ocupação, o que segundo LAUXEN, é uma situação de colapso, ao ponto de fazer o Oeste catarinense se transformar no caos vivido no Amazonas.
Conforme o secretário, é necessário aumentar as restrições para que as pessoas consigam ter condição mínima de vida e sobrevivência. Ele reitera que ninguém quer ver algum familiar passar pelos agravos do coronavírus. Por isso, solicita para todos usarem máscara e álcool em gel aonde forem para a situação não piorar. PAULO LAUXEN alerta que o número de casos diários por Covid-19 está aumentando em Descanso. Na última semana, dez novos casos eram confirmados por dia e agora são mais de 20 diários. Ele avalia que o aumento significativo é reflexo do baixo isolamento social, uma questão que considera preocupante. O secretário pontua que uma parte da população não está levando a pandemia a sério e reproduzem o discurso do presidente, de que o coronavírus é uma “gripezinha”, o que prejudica as ações das autoridades e profissionais da saúde. LAUXEN pede para as pessoas respeitarem as orientações da vigilância sanitária e dos profissionais da saúde, caso contrário, a tendência é de a situação se agravar e ocasionar mais mortes. Como exemplo, ele cita Chapecó, que teve recorde de óbitos por Covid nesta terça-feira, e acredita que alguns pacientes morreram por falta de vagas na UTI.
Presidentes de associações empresariais alertam para cuidados em estabelecimentos por conta da pandemia. De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, TAILAN FREY, a maioria das empresas estabelecidas nos municípios compreendidos pela AEST segue os protocolos determinados para a contenção do Covid-19. O que preocupa a associação, no entanto, são algumas empresas que descumprem medidas obrigatórias como o uso de máscara. Segundo FREY, estas empresas, para agradar os clientes, não exigem o uso do equipamento que cobre o nariz e a boca. A consequência disso é que empresas que descumprem as normas estão sendo punidas com a suspensão e cassação do alvará de funcionamento.
FREY teme que todo o setor seja punido por conta de empresas isoladas, como ocorreu em Chapecó recentemente. Neste sentido, reivindica para que os estabelecimentos sigam firmes nas normas, disponibilizem álcool em gel e proíbam a entrada de pessoas sem máscara. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, VANESSA BERTOL, endossa as reivindicações para que as empresas cumpram com rigor os decretos estabelecidos. Para que a indústria e o comércio não sofram outra paralisação, como ocorreu no último ano, VANESSA solicita para as empresas manterem o distanciamento social nos estabelecimentos, entre outros cuidados citados por FREY. A presidente da ACIIO acrescenta que os proprietários devem isolar funcionários que apresentem sintomas, para evitar contaminações, e estar atentos com familiares que trabalham em outros lugares e possam se infectar. O objetivo das associações empresariais é manter a segurança das empresas para os funcionários e clientes, para que as atividades possam continuar.
Mais de 75% do valor do IPTU de Iporã do Oeste é quitado em parcela única. O prazo para o pagamento do IPTU em conta única e com desconto maior encerrou nesta segunda-feira, 22, em Iporã do Oeste. Conforme o responsável pelo Setor de Tributos do município, MAICO GAMBATTO, 70% dos carnês já foram quitados para o ano de 2021. Os pagamentos do Imposto Predial Territorial Urbano em cota única geraram arrecadação de quase 1 milhão de reais, o que corresponde a 75% do valor total. O IPTU ainda pode ser quitado com desconto menor se for pago à vista até 20 de abril. No valor parcelado em três vezes, os vencimentos são no dia 20 de abril, 20 de junho e 20 de agosto, respectivamente.
A impressão dos boletos pode ser efetuada por meio do site da prefeitura, o que segundo GAMBATTO, é o ideal para evitar a propagação do coronavírus. Se necessário, os boletos também podem ser impressos no Setor de Tributos. O responsável do setor detalha os casos que estão isentos do pagamento de IPTU: MAICO GAMBATTO complementa que a previsão de arrecadação é de 1 milhão em impostos para IPTU e em torno de 500 mil com as taxas de coleta de lixo e de expediente.
Santa Helena prioriza atendimento de urgência e emergência até metade de março. A informação é da enfermeira-chefe do município, CLARICE SAURIN. Ela pontua que o município de Santa Helena já definiu as medidas provisórias de restrição do atendimento há duas semanas, para evitar a disseminação do coronavírus. Conforme a enfermeira-chefe, Santa Helena tem nove casos ativos de Covid-19 no momento, um número considerado baixo, apesar de o município ter pouco mais de 2 mil habitantes. CLARICE enfatiza que durante a semana alguns pacientes são curados, porém logo aparecem outros casos positivos. Ao todo, o município acumula 133 casos confirmados de coronavírus.
Com a perspectiva de seguir o atendimento em regime de urgência e emergência pelo menos até 15 de março, a solicitação da equipe de saúde de Santa Helena é de que o munícipe procure a unidade apenas quando não estiver se sentindo bem, conforme detalha CLARICE.
A orientação da unidade de saúde de Santa Helena é que as pessoas com problemas respiratórios e outros sintomas de Covid procurem o atendimento de manhã, pois neste momento a doutora atende na parte da frente do posto. Para pacientes que sintam dores ou que necessitem de receitas, a solicitação é para virem à tarde. CLARICE SAURIN lembra que as medidas já foram adotadas anteriormente, quando o município estava num pico mais elevado de Covid-19. O atendimento de urgência e emergência poderá se estender além do período estipulado, a depender da situação da pandemia e a disponibilidade de leitos.
A unidade de saúde de Santa Helena dispõe de oxigênio para estabilizar o paciente, além de materiais básicos, como máscaras e aventais. Caso seja necessário entubar, no entanto, o paciente precisar ser encaminhado para outra cidade. Dentro desta realidade, a enfermeira-chefe enfatiza que o município foca os trabalhos de modo que o paciente seja atendido previamente e possa se recuperar em casa quando tiver sintomas ou estiver infectado pelo Covid. Quanto à vacinação do coronavírus em Santa Helena, CLARICE reitera que na primeira etapa os profissionais da saúde e os idosos a partir de 90 anos foram imunizados. Assim que vier novo lote de vacinas, as pessoas entre 85 a 89 anos serão atendidas. A enfermeira-chefe do município destaca que Santa Helena conta com os medicamentos básicos na farmácia, que correspondem em torno de 200 itens. Ela admite que às vezes faltam alguns itens, quando é preciso aguardar licitação para fazer os pedidos, porém a demanda disponível consegue atender a população. CLARICE reforça que o horário de atendimento na unidade de saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
-HOMEM É AUTUADO POR PILOTAR MOTO SEM CARTEIRA
-MENOR É APREENDIDO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM ROUBO
Polícia Militar intervém em aglomeração em São Miguel do Oeste. Por volta das 14h30 desta terça-feira, 23, a Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu ocorrência de desobediência à determinação do Poder Público, relativo à propagação do coronavírus. Um grupo de 40 pessoas foi flagrado reunido em São Miguel do Oeste, descumprindo o decreto municipal. A polícia confeccionou termo circunstanciado.
Homem morre afogado ao atravessar rio no interior de Flor do Sertão. Um homem de 48 anos foi encontrado já sem vida pelo Corpo de Bombeiros no Rio Sargento nesta terça-feira, 23, interior de Flor do Sertão. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Maravilha, a Polícia Militar de Flor do Sertão informou de um possível desaparecimento nas águas. Após conversas com familiares e colegas foi informado que o homem possuía histórico de convulsões, mas que após tratamento não apresentava crises há anos. O homem trabalhava com a construção de cerca de arame e estava trabalhando às margens do Rio Sargento na segunda-feira, 22, quando no fim da tarde informou outros dois funcionários que iria pra casa. Os mesmos indagaram e falaram para ele aguardar, que assim que guardassem as ferramentas também iriam, porém, a vítima recusou e disse estava indo. Logo após os colegas encontraram no rio uma bolsa na qual a vítima estava usando.
Na terça-feira, como a vítima não apareceu para trabalhar os colegas foram até sua casa, onde da esposa informou que o mesmo não havia aparecido para dormir. Deslocaram até a casa da mãe da vítima e de outros familiares, mas ninguém o havia visto. Assim foi informado o comandante da Companhia e Oficial de Dia que imediatamente acionaram a equipe de mergulho. Chegando no local, os mergulhadores iniciaram as buscas, encontrando o corpo próximo ao local indicado a uma profundidade de aproximadamente 4 metros. A vítima estava submersa há aproximadamente 20 horas. O corpo ficou aos cuidados da Polícia Militar.
Homem é autuado por pilotar moto sem carteira. O fato ocorreu na manhã desta terça-feira, 23, em Descanso. Um homem estava num bar da cidade perturbando os demais frequentadores e armado com faca na cintura. Ele saiu do estabelecimento conduzindo moto com pneu liso e foi perseguido pela guarnição da Polícia Militar de Descanso. Como o homem se recusava a parar, a polícia recebeu apoio do Patrulhamento Tático e da Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste. O homem ainda estava com a faca e foi constatado que ele possui medida cautelar e não tinha Carteira de Habilitação, além de conduzir a motocicleta em mal estado de conservação, com pneu liso. Devido ao mesmo ter sido visto no bar e por suspeitar que tivesse ingerido bebida alcoólica, foi oferecido o teste de bafômetro, mas ele se recusou a fazer. A polícia notificou o condutor por recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no artigo 277, do Código de Trânsito Brasileiro: conduzir veículo em mal estado de conservação, comprometendo a segurança, e dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação.
Menor é apreendido suspeito de envolvimento em roubo. A Polícia Civil, através da DPCO/FRON de Anchieta, cumpriu, nesta segunda-feira, 22, um mandado expedido pelo juízo da Comarca de Anchieta para internação de um adolescente. Ele é suspeito de ter participado do crime de roubo à residência de um empresário da cidade, no dia 14 de fevereiro. Na ocasião, quatro ou cinco homens armados com armas de fogo e armas brancas, arrombaram a porta e invadiram a residência das vítimas, que foram rendidas, amarradas e alguns agredidos. Os autores roubaram uma camioneta Hillux, 10 mil reais em dinheiro e uma caixa com pesos argentinos, avaliados em aproximadamente 80 mil reais. Além disso, foram levados diversos objetos pessoais, como celulares, joias, chinelos, perfumes e diversos relógios.
Os suspeitos foram localizados no interior de Anchieta. Na residência em que eles estavam foram localizados três perfumes pertencentes à vítima, uma corrente de ouro, bem como um tênis que teria sido usado por um dos autores do crime, tudo já reconhecido pelas vítimas. Também foram apreendidos um cheque no valor de 250 reais, e 500 reais em espécie. No local estava o carro Gol que foi utilizado durante a fuga do crime. Com o decorrer das investigações, após a coleta de outros indícios, a autoridade policial determinou a internação provisória do adolescente, pelo prazo de 45 dias, em estabelecimento institucional adequado, o que foi deferido pelo Poder Judiciário após manifestação favorável do Ministério Público. As investigações continuam com a análise de todo o material apreendido e vinculação a cada suspeito.