ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/02/21

A aliança Covax Facility, dirigida pela Organização Mundial da Saúde, fez nesta quarta-feira sua primeira entrega internacional de vacinas contra a Covid-19 para o governo de Gana. O país africano foi o primeiro a receber, até o momento, parte da remessa enviada na terça-feira pelo Instituto Serum da Índia – são cerca de 600 mil doses da vacina de OxfordAstraZeneca. O Covax, uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19, entre eles o Brasil, tem acordo com o Instituto Serum de um bilhão e cem milhões de doses das vacinas OxfordAstraZeneca e Novavax.

Pelo menos 62 pessoas morreram nesta terça-feira após motins de presos em três presídios no Equador. A violência atingiu as prisões do porto de Guayaquil e as cidades andinas de Cuenca e Latacunga. A polícia não especificou se já restaurou a ordem nos estabelecimentos. Por seu lado, o presidente equatoriano LENÍN MORENO atribuiu os motins a "organizações criminosas" que atacam simultaneamente. Ele disse, em uma rede social, que as autoridades "estão agindo para retomar o controle das prisões”.

As falhas na segurança durante a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em seis de janeiro, por apoiadores de DONALD TRUMP, foram o tema da primeira audiência pública da comissão de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado americano nesta terça-feira. O motim foi realizado por militantes pró-TRUMP que haviam participado de um comício em que o ex-presidente encorajou seus eleitores a contestarem a validação da vitória de JOE BIDEN nas eleições presidenciais de novembro do ano passado. Na audiência, ficou determinado que houve uma falha grave na comunicação entre as autoridades responsáveis pela segurança do Congresso americano.

O governo federal entregou nesta terça-feira ao Congresso Nacional uma medida provisória que busca acelerar a privatização da Eletrobras. O texto prevê que o governo mantenha poder de veto sobre decisões da estatal por meio de ações preferenciais. A entrega foi feita pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, entre outros membros do governo. Como a MP tem vigência imediata, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social poderá iniciar os estudos para a privatização da estatal. A privatização da Eletrobras é uma das prioridades da equipe de PAULO GUEDES. Hoje, a União tem mais de 60% das ações da empresa.

A Câmara dos Deputados começa a analisar nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição, um projeto de resolução e um projeto de lei que, se aprovados pelo Congresso, vão tornar muito mais difícil que um parlamentar seja preso. As mudanças preveem, entre outros pontos, que seja instruído uma espécie de “juiz de garantias” no Supremo Tribunal Federal. Ou seja: o ministro que decretar a prisão contra um parlamentar não pode ser aquele que irá julgar a ação. As alterações são propostas por oito parlamentares que participam de um grupo criado por ARTHUR LIRA como resposta à prisão do deputado DANIEL SILVEIRA do PSL na semana passada.

O Brasil recebeu, na terça-feira, três milhões e 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19: dois milhões são de doses da vacina de OxfordAstraZeneca e um milhão e 200 mil da CoronaVac. O estado de São Paulo é que vai receber o maior volume de doses: 769 mil e 500. Já Santa Catarina vai receber um quantitativo de 107 mil e 700 doses. O Ministério da Saúde não informou quando as doses chegarão a cada estado. Até agora, apenas seis milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das duas vacinas. O total representa menos de oito por cento das cerca de 77 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários de imunização, e menos de três por cento da população do país.

Parte dos autores do segundo pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, desistiu da denúncia. O ofício foi protocolado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa. O segundo pedido de impeachment está relacionado à compra de 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação, feita no início da pandemia da Covid-19. No documento entregue à Alesc, eles citam a conclusão da Polícia Federal de que o governador não cometeu crime na compra dos equipamentos, assim como o arquivamento do inquérito civil por parte do procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN. No total, oito de 15 autores desistiram da denúncia.

O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, enviou nesta terça-feira um ofício ao governador CARLOS MOISES em que informa sobre a aprovação definitiva da vacina da Pfizer pela Anvisa, e manifesta intenção de compra de doses para o Plano Estadual de Imunização. A manifestação coincide com a decisão do Supremo Tribunal Federal que autoriza estados e municípios a adquirirem vacinas contra a Covid-19. O secretário informa, no documento, a solicitação de informações sobre a planilha de custos, as condições de comercialização, o cronograma previsto para entrega e detalhes técnicos sobre o imunizante. O secretário de da Saúde confirmou que há manifestação de interesse por parte de Santa Catarina para o caso do Ministério da Saúde não poder assumir a aquisição das doses.

Após reuniões na terça-feira, o governo de Santa Catarina anunciou reforço na fiscalização das medidas contra a Covid-19 e verba para a ativação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e compra de vacinas. O estado também adiantou que deve ser publicado até esta quarta um novo decreto com restrições para tentar frear o contágio da doença. Segundo o governo, um efetivo de 500 policiais militares vai atuar exclusivamente na fiscalização das medidas sanitárias. O foco é coibir atividades que não estejam cumprindo as regras. Em relação às verbas, o governo anunciou que dispõe de 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada e de 300 milhões para a compra de vacinas, se for necessário.

início das aulas presenciais em Campo Erê é incerto. Conforme ROSÂNGELA MOCELINI, aulas remotas, que são aquelas praticadas em casa, começaram mais cedo, tudo organizado pelas escolas, com os cuidados dos pais. As turmas de aluno para presenciais já estão separadas por ordem alfabética. Grupo A terá aulas nas segundas e terças feiras. O Grupo B terá aulas nas quintas e sextas. São 2 dias por semana dentro da escola, diferente do esquema para a rede estadual. Toda quarta-feira será utilizada para planejamento. No entanto, ainda não há data definitiva para esse retorno. Segundo decreto era para ser em primeiro de março, mas novas orientações devem sair essa semana.

Pais tem que assinar termos de compromisso e responsabilidade. Quem lembra é a secretária de Educação de Campo Erê, se comprometendo de que os filhos irão para a escola, cuidando distanciamento e obedecendo as demais regras da saúde. Da mesma forma, quando estudam em casa, tem que haver dedicação para que os estudantes aprendam de fato os conteúdos repassados pelos professores. Criança é obrigada a usar máscara a partir dos 6 anos de idade. De 2 a 6 só usa se haver sempre presença um adulto. Cada família pode escolher se vai mandar as crianças para a escola ou deseja que estude dentro de casa.

Pelas novas regras, transporte escolar só pode rodar com o máximo de 70 por cento de sua lotação. Isso é para haver a distância mínima de uma criança para outra. ROSÂNGELA MOCELINI, secretária de Educação de Campo Erê quer que os pais procurem as escolas onde seus filhos estão matriculados toda vez que existir dúvida.

Secretaria de Saúde iniciará vacinação com idosos de 85 a 89 anos. A informação CÁTIA SCHAEFER – coordenadora da vigilância epidemiológica de São Lourenço do Oeste. Segundo ela, a saúde pública começa amanhã a vacinar os idosos de 85 a 89 anos. Será feito um drive thru em frente ao Centro de Eventos onde o idoso não precisará sair do carro para ser vacinado. A vacinação acontecerá entre as nove e as 17 horas, sem intervalos. O idoso precisa levar seu CPF ou Cartão SUS.

Vacinação será realizada de acordo com o número de doses disponíveis. Conforme a Secretaria de Saúde, o município não recebeu novas doses de vacina até o momento. Importante lembrar que, idosos acima de 90 anos que não receberam a vacina poderão também participar do drive thru amanhã. Os idosos acamados de 85 a 89 anos, e também os acima de 90 anos, que não podem sair de casa por alguma dificuldade, receberão a vacina em casa. Para isso, o familiar ou responsável deverá entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para agendamento prévio.



Comissão de Saúde da Amsop cria documento com recomendações para conter Covid-19. A Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná presidida pelo prefeito de Dois Vizinhos, LUÍS TURATTO, se reuniu, na sede da entidade, em Francisco Beltrão, para formular um documento com recomendações de medidas para conter o avanço da Covid-19 nos municípios. Dentre as recomendações da Comissão de Saúde da Amsop, após ouvir prefeitos, secretários municipais de Saúde, a diretoria do Hospital Regional do Sudoeste, foi decretada a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos a partir das 22 horas.

Situação está ficando cada dia mais grave. Segundo assessoria da Amsop existe uma cobrança de deputados estaduais e federais por maior agilidade na distribuição de vacinas junto ao Ministério da Saúde, a solicitação de aumento do efetivo da Polícia Militar no Sudoeste para auxiliar as equipes de fiscalização das prefeituras em coibir e dispersar aglomerações, e a abertura de novos leitos de UTI na região.

Secretaria da Cidade de Saltinho já tem seu local próprio. A pasta está despachando na antiga rodoviária. Prefeito EDIMAR NORONHA está satisfeito com as visitas que vem recebendo em seu gabinete, de deputados estaduais e federais. Eles anunciam emendas parlamentares, como fez FABIANO DA LUZ, que prometeu 200 mil reais. Essa verba será destinada a Secretaria de Agricultura. Por sua vez, PADRE PEDRO BALDISSERA levou uma emenda de 150 mil para a Assistência Social. Com esse dinheiro a pasta vai providenciar regularização fundiária. O problema é antigo e esse ano deve ser resolvido.

Deputado Federal PEDRO UCZAI assume compromisso de 500 mil para Saltinho. O parlamentar fez o anúncio no gabinete do prefeito EDIMAR NORONHA. De sua parte a deputada GEOVANA DE SÁ se comprometeu em destinar algumas emendas ao município, assim como outros parlamentares. O prefeito pretende visitar vários gabinetes para formalizar pedidos.

Coleta de lixo tem mudanças em Campo Erê. De acordo com a prefeita ROZANE MOREIRA, o horário e a maneira que isso é feito foram modificados. Para melhorar a movimentação no centro da cidade, a recolha vai acontecer antes do horário comercial. Outra importante mudança é a implementação da coleta seletiva. Nas segundas e sextas-feiras o caminhão leva somente o material reciclável. Por isso, pede que a população separe vidro, plástico, lata e papel, deixando disponível nestes dias. Nas terças, quintas e sábados são recolhidos os demais materiais. ROZANE destaca que está tentando instalar uma estrutura equipada para a cooperativa de reciclagem do município.

Maquinário agrícola preocupa administração. Desde o inicio do mandato, quando avaliou os equipamentos da Secretaria em Campo Erê, a prefeita ROZANE MOREIRA, lícita e encaminha o conserto das máquinas. Os equipamentos mais necessários neste período, patrola, retroescavadeira, caminhão e trator, já retornaram ao município para atender o agricultor. A maior dificuldade agora é a falta de rolo compactador, pois não está em condições de uso. Devido ao estado das máquinas, a prefeita conta que é necessária uma licitação específica para os dois equipamentos da Secretaria.

Rolos compactadores são necessários para aumentar durabilidade e qualidade das estradas. Conforme a prefeita de Campo Erê, ROZANE MOREIRA, mesmo sem o rolo sendo utilizado, a manutenção nas estradas do interior não parou devido à colheita. Principalmente voltada à agricultura, a chefe do executivo trabalha firmemente na busca por emendas parlamentares, pedindo investimento no equipamento agrícola do município. Busca saber sobre as condições das patrulhas agrícolas, identificando suas necessidades. Para diminuir a demanda da Secretaria de Agricultura, deseja instalar uma nova patrulha rural, para aumentar a agilidade nos serviços.

Polícia autua pessoas por descumprirem medidas restritivas. A Vigilância Sanitária e Polícia Militar de Palma Sola fiscalizam o cumprimento de medidas previstas em decreto para frear a transmissão do coronavírus. Nesta semana a Vigilância Sanitária, com o apoio da PM, realizaram fiscalização nas ruas para verificar o cumprimento do decreto publicado na semana passada pelo poder público, adotando medidas mais rígidas para diminuir a propagação do coronavírus. Duas pessoas foram flagradas sem máscara, e foram multadas em 100 reais cada. Ainda no fim de semana, a Polícia, flagrou mais sete pessoas que estavam na via pública sem fazer o uso da máscara.

Todas essas pessoas foram multadas pelo descumprimento de medidas do poder público. Conforme fiscal da vigilância sanitária SIDIANE DE LARA, a fiscalização está sendo realizada no comércio, e se algum munícipe for flagrado sem máscara dentro do estabelecimento, o proprietário será multado em 300 reais, dobrando o valor em caso de reincidência. A vigilância junto com a polícia, flagraram ainda na Linha Brasil, uma confraternização de aniversário todos autuados com Termo Circunstanciado, onde terão que responder no Fórum da Comarca pelo descumprimento das medidas.

A fiscalização ocorrerá diariamente no município e contará, além da Vigilância Sanitária e Polícia Militar, com o apoio do Corpo de Bombeiros. SIDIANE DE LARA acrescenta que a prefeitura de Palma Sola não tem como objetivo multar a sua população, mas em casos de desobediência serão adotadas medidas drásticas para evitar a propagação do coronavírus, pois a situação está a cada dia mais difícil, e cada um precisa fazer a sua parte.

Ação conjunta cumpre mandados de busca e apreensão em município da região. Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário de Anchieta. Polícias Civil de Anchieta, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste cumpriram na tarde de ontem, em Anchieta, quatro mandados de busca e apreensão. Foi na casa dos suspeitos de terem praticado roubo na residência de um empresário do município, no dia 14 de fevereiro.

Durante as buscas, os policiais localizaram porções de maconha em duas casas, bem como objetos furtados das vítimas escondidos no mato, que fica ao fundo da residência. As investigações continuam com a análise de todo o material apreendido e vinculação a cada suspeito. A Polícia Civil esclarece que, mesmo diante do atual cenário de pandemia, continua realizando ininterruptamente suas atribuições constitucionais de apuração das infrações penais.

Idoso é esfaqueado na região do tórax. O fato ocorreu por volta das 15 horas e 10 minutos, no município de Quilombo, Bairro Santa Inês, na tarde de ontem. Um homem de 60 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, com ferimento na região do tórax. Ele estava com exposição de vísceras, mas estava consciente e com sinais vitais estáveis, dizem os socorristas. Após os primeiros socorros, ele foi levado para atendimento médico. Polícia Civil e IGP - Instituto Geral de Perícias também foram acionados.

Acidente deixa mulher e criança com ferimentos graves. O acidente foi entre moto e caminhonete em Marmeleiro, na tarde de ontem. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Valdevino Maciel e Emilio Magno Glatt, bairro Santa Rita. Após a colisão a Bis foi arrastada por alguns metros pela caminhonete Hilux. A condutora da moto de 50 anos e uma criança de nove, que estava na garupa tiveram ferimentos graves, foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão e encaminhadas ao Hospital Regional. A Polícia Militar também foi acionada para o local e registrou o acidente.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.