ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 22/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de .... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O Afeganistão começou a viver neste sábado uma trégua que deve durar uma semana, requisito prévio essencial para a assinatura de um acordo entre o governo dos Estados Unidos e os talibãs. As opiniões estão divididas no país, entre os que acreditam em uma paz duradoura e os que duvidam de um cenário sem violência. O objetivo do governo americano é, sobretudo, evitar que o Afeganistão volte a ser um refúgio de jihadistas, duas décadas depois de Osama Bin Laden ter planejado neste país os atentados de 11 de setembro de 2001. O acordo também deve levar ao início de discussões internas sobre o futuro do país, depois de 18 anos de recusa dos talibãs em negociar com o governo de Cabul.

O número de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, subiu para 76 mil 392 na China na manhã deste sábado, 825 a mais que o registrado no último levantamento. Foram registradas dois mil 348 mortes, 109 a mais que no último balanço. A Itália confirmou a segunda morte causada pelo Covid-19. Já o Irã registrou a quinta morte causada pelo vírus neste sábado. De acordo com o governo local, já são 28 casos confirmados de Covid-19. A Coreia do Sul já registrou 433 confirmações da doença. No mundo, são mil 252 pacientes que estão com o novo coronavírus e 11 pessoas já morreram em 29 países.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM, disse neste sábado que a agência vai investir 675 milhões de reais em um plano de resposta à doença para apoiar os países, especialmente os mais vulneráveis. Ele afirma que a OMS identificou 13 países prioritários na África por serem locais com alto número de voos diretos para a China. Segundo ADHANOM, a preocupação da organização no momento é o aumento no número de casos de Covid-19 sem relação epidemiológica clara, ou seja, sem que a pessoa infectada tenha viajado à China ou tido contato com alguém que esteve lá.

O ministro IVES GANDRA MARTINS FILHO, do Tribunal Superior do Trabalho, informou nesta sexta-feira que a Petrobras e os trabalhadores chegaram a um acordo para pôr fim à greve da categoria. Nesta quinta, a greve completou 20 dias e foi suspensa para que fosse realizada audiência de conciliação. Segundo o ministro do TST, o acordo para pôr fim à greve prevê que metade dos dias parados será descontada, a outra metade dos dias terá de ser compensada e a multa aplicada aos sindicados foi reduzida de 58 para dois milhões 470 mil reais. Além disso a Petrobras vai suspender a aplicação da nova tabela de turnos, que passará a ser feita pelos trabalhadores. IVES GANDRA deu as informações após mediar uma audiência de conciliação entre a empresa e os trabalhadores, em Brasília.

Os ministros da Defesa, FERNANDO AZEVEDO E SILVA, e da Advocacia Geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, viajam na próxima segunda-feira para o Ceará a fim de monitorar a situação da segurança pública, em meio ao motim de policiais e bombeiros no estado por aumento salarial. A decisão de enviar os ministros foi tomada na tarde desta sexta-feira, com o agravamento do quadro da segurança pública no estado, que já registrou 51 assassinatos nas últimas 48 horas. Devido ao motim dos policiais estaduais que ocupam quartéis e batalhões, militares do Exército fazem o patrulhamento das ruas de Fortaleza e da Região Metropolitana em cumprimento do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, editado na quinta-feira.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse nesta quinta-feira que o presidente JAIR BOLSONARO está fazendo os últimos ajustes na proposta de reforma administrativa a ser enviada ao Congresso Nacional. GUEDES disse que a data ainda não está definida. BOLSONARO recebeu, na terça-feira, a versão do Ministério da Economia do projeto de reforma administrativa. O projeto deve propor o fim da estabilidade automática para futuros servidores públicos. A ideia seria definir um tempo para atingir a estabilidade, de acordo com cada carreira e com uma avaliação de desempenho. Outro objetivo da medida seria reduzir o número de carreiras, atualmente em torno de 300, e que os salários para quem entrar na carreira pública passem a ser menores.

A CCR venceu nesta sexta-feira o leilão de concessão do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina, o primeiro do setor neste ano no governo BOLSONARO. A empresa vai administrar, pelos próximos 30 anos, um trecho de 220 quilômetros, entre os municípios de Paulo Lopes e São João do Sul, na divisa do estado com o Rio Grande do Sul. A CCR, que já administra rodovias como a Dutra e o sistema Anhanguera-Bandeirantes, venceu a disputa com uma proposta de tarifa de pedágio de um real e 97 centavos, com deságio de 62 por cento em relação à tarifa máxima determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, que era de cinco reais e 19 centavos. O investimento previsto na rodovia é de sete bilhões de reais.

A inauguração da nova sede do sexto Batalhão de Bombeiros Militares de Chapecó, que teve a presença do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, na tarde desta sexta-feira, teve protestos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e da Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina. A Aprasc reinvindica uma reposição de 37 por cento referente aos últimos seis anos. Já o Sinte reivindica um reajuste de 17 vírgula 64 por cento. Durante o ato de inauguração os manifestantes usaram cartazes pedindo valorização das categorias e vaiaram o pronunciamento do governador, utilizando também apitos. O governador não chegou a se manifestar sobre o ato.

A última rodada de negociação salarial dos policiais e bombeiros militares terminou com uma nova oferta do Governo de Santa Catarina. O Estado subiu de 12 para 17 e meio por cento, em média, a proposta de reposição. A ideia é pagar o reajuste em quatro etapas - uma em 2020, outra em 2021 e duas em 2022. De acordo com a Associação dos Praças, o governo também propõe a incorporação da Indenização por Regime de Serviço Público Ativo a partir de março, reestruturar a carreira dos militares e se comprometeu em não alterar a alíquota previdenciária federal. A oferta do Estado agora segue para assembleia da Aprasc, marcada para a próxima quinta-feira. A reunião ocorrerá no Centrosul, em Florianópolis.

Sexta edição do Torra Tudo movimenta 59 mil em três dias. Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, no Centro Paroquial da Igreja Matriz, a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, Acislo, realizou a sexta edição do Torra Tudo. Neste ano nove empresas dos setores de confecções, calçados e cama participaram do evento. Juntas, elas faturaram 59 mil nos três dias.

Evento é muito importante para lojistas, pois permite o giro de mercadorias em ponta de estoque e o fortalecimento do caixa para novos investimentos. O comentário é de ALCIONE DO PRADO, empresária e uma das participantes do Torra Tudo. Afirma frisando que além da venda, é a oportunidade de apresentar a loja para a sociedade e fidelizar o cliente com preços atrativos. “É um momento de ganho para lojista e cliente.

Evento foi criado com a finalidade do lojista liquidar o estoque e gerar caixa para investir em coleções novas. A direção da Acislo entende que o sucesso depende, principalmente, do portfólio de produtos e preços oferecidos pelos lojistas. Segundo ANA PAULA TAVARES uma das organizadoras do evento, diferente de uma feira tradicional, o Torra Tudo é uma estratégia de giro de estoque.

Diretoria da Acislo retoma atividades. DENÍ BOITO – presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço comenta que o ditado de que o Brasil só começa a trabalhar depois do carnaval não se aplica na nossa região. É que no recesso de dezembro e janeiro, explica ele, os trabalhos continuaram nos bastidores, e por isso não houve desaceleração. A formação de grupos de empresários sempre foi muito forte e isso contribui muito para o crescimento da cidade, acrescenta o dirigente.

Instalação de multinacional acelera o desenvolvimento de São Lourenço. Além disso, salienta BOITO, tem muitos empresários arrojados que sempre procuram buscar o que ainda não tem na cidade. Presidente da Acislo fala descontraído de que ao invés de reclamar, empresário deve ir à luta e fazer o que for preciso. Ele aproveita para mencionar a EFAISLO, a grande feira que acontece nos primeiros dias de abril. De 2 a 5, o evento deve gerar negócios. Shows nacionais vão garantir o sucesso da feira.

Cartório Eleitoral tem atendimento diferenciado na semana do carnaval. A informação é do chefe em Campo Erê DANYEL CORREA. Ele diz, que na próxima semana o Cartório Eleitoral funcionará não terá atendimento na segunda e terça-feira, devido ao feriado do Carnaval. O atendimento ao público na quarta-feira de cinzas será das 14 horas às 19 horas. A partir de quinta-feira o atendimento segue em horário normal, do meio dia às 19 horas.

Milho foi a principal cultura afetada com estiagem. A informação é do secretário de agricultura em Novo Horizonte, JOSELINO PANDIDI. Segundo ele, embora atualmente a situação da água já esteja quase normalizada, a estiagem que ocorreu adiantou o milho para silagem, fazendo com que ele estivesse pronto ao mesmo tempo em muitas propriedades. Isso prejudicou na hora do corte.b

26 fontes de água já foram feitas em Novo Horizonte. JOSELINO diz que ainda não é o suficiente para enfrentar um período de forte estiagem, mas diminui a falta de água do município. Para este ano está planejado abertura de mais 30 fontes e 30 reservatórios. Apesar disso, as lavouras em seu município germinaram bem, e a previsão é que a safra no município seja muito boa.

Renascença registra falta de chuva nos últimos meses. Segundo PAULO DEOLA, secretário de agricultura no município. Segundo ele, a estiagem atingiu pontos específicos, chegando a 30 dias sem chuva em algumas localidades. Esse período foi considerado crítico por ser na época de enchimento de grãos nos plantios da soja e milho, o que ocasionou uma redução na produtividade das culturas.

Caminhão pipa continua puxando água todos os dias. PAULO diz que esse trabalho é tanto para matar a sede dos animais quanto para atividades domésticas. O secretário também salienta que até em nascentes antigas o volume de água tem diminuído, e que isso é muito preocupante. Salienta que nos próximos meses inicia o período de inverno, e é comum chuvas mais irregulares, tornando mais difícil a normalização dessa situação.

Últimas chuvas não tiveram volume para abastecer os reservatórios. O secretário conta que em média o volume alcançado é de somente oito a dez milímetros, o que até ajuda as plantas mas não é suficiente para interferir na água armazenada. As propriedades do município, mesmo preparadas com reservatórios e cisternas, não possuem água, pois a falta de chuva já atinge a região por um longo período.

Trabalhos em relação a água continuam em Campo Erê. Quem informa é o secretário de agriculturano município, ANTÔNIO TEIXEIRA. Segundo ele, mesmo a estiagem já tendo passado, as atividades não pararam, visando prevenção á secas futuras. Nos últimos 30 dias a chuva em Campo Erê teve um aumento, mas não o suficiente para sanar a escassez em algumas propriedades, ainda sendo necessário suporte da secretaria.

Água para consumo humano e de animais é a principal preocupação da secretaria. Nas lavouras e pastagens TEIXEIRA conta que não tem recebido reclamações. Ele diz que a cerca de três meses a falta de água era mais forte, prejudicando essas culturas. Atualmente a situação das plantas está normalizada. Para os animais, o secretário diz que tem equipamentos nas parte altas do município, fornecendo o recurso aos agricultores que precisam.

Técnicos estão visitando as propriedades para analisar os prejuízos. ANTÔNIO informa que já foram feitos encaminhamentos a defesa civil do estado, mas os profissionais continuam fazendo o levantamento das perdas dentro das propriedades. O secretario acredita que o dano não tenha sido tão grande, por não afetar as plantações e pastagens do município, nem o fornecimento ás residências dos agricultores.

Maior parte dos produtores estão preparados para enfrentar estiagens. TEIXEIRA diz que eles possuem em suas propriedades reservatórios como açudes, bebedouros, caixa de água e cisternas. Outra precaução que os agricultores campoerenses tem são as áreas irrigadas, que conseguem manter a humidade em locais estratégicos de suas propriedades. O secretário diz que são menos de 30 por cento dos produtores do município que não possuem um bom armazenamento de água.

Mauricio Eskudlark é eleito coordenador da Bancada do Oeste. Deputado coordena as reuniões do bloco em 2020 com prioridade nas rodovias, agricultura e saúde. O deputado foi eleito, em reunião no gabinete daprimeira vice-presidência da Alesc, coordenador da Bancada do Oeste, colegiado composto por 16 deputados e que era coordenado pela deputada MARLENE FENGLER. Na oportunidade os parlamentares definiram como prioridades de atuação em 2020, investimentos em saúde e a recuperação das rodovias da região.

Problema mais grave do Oeste está relacionado às rodovias. O parlamentar diz que com relação às estaduais tive uma reunião com o Secretário THIAGO VIEIRA, que assumiu na última semana, e foi solicitado um plano de ação para saber a previsão de obras. Ainda sobre as rodovias, mesmo sendo de responsabilidade do Governo Federal, ESKUDLARK lembra que a bancada tem atuado pela recuperação das BR’s, como a 282, 158 e 163.

Várias são as prioridades do coordenador da Bancada do Oeste. Segundo o parlamentar, a saúde que é outra grande prioridade, além da agricultura e mais investimentos na energia elétrica, como a rede trifásica rural. A agricultura sempre é assunto da bancada, como por exemplo o investimento em energia, mas outra grande prioridade é diminuir cada vez mais a ambulancioterapia, e isso só será possível se levarmos tratamentos especializados para a região e ampliarmos os investimentos nos pequenos hospitais.

Incêndio em residência no bairro Brasília em São Lourenço do Oeste. Uma casa pegou fogo na noite de ontem no bairro Brasília, em São Lourenço do Oeste, por volta de 20h10. Os bombeiros atenderam a ocorrência. O local é popularmente conhecido como São Vicente, sendo uma área de ocupação irregular, localizada no fim da rua Nereu Ramos. A casa de madeira, com aproximadamente 30 metros quadrados, acabou ficando quase toda destruída, dizem os bombeiros. Foram utilizados cerca de quatro mil litros de água para combater as chamas e efetuar o rescaldo. O proprietário da casa não foi identificado e os vizinhos não deram mais detalhes. O caso será investigado pelos órgãos competentes.

Dois roubos registrados na madrugada de hoje. Segundo a Polícia Militar de Francisco Beltrão, o primeiro ocorreu às 02h20 na Avenida Tucano, bairro Padre Ulrico, onde um homem deu carona em seu veículo FiatUno para outros três e em determinado momento eles deram voz de assalto, o agrediram com socos no rosto e roubaram seu celular. Ele abandonou o carro e fugiu a pé. Os policiais localizaram o carro abandonado, porém os suspeitos não foram encontrados. A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhado a UPA para atendimento médico.

O segundo caso ocorreu por volta de 03h35 na Rua Porto Alegre, bairro Alvorada. Um homem que saiu de um clube de danças e estava se dirigindo ao ponto de ônibus foi abordado por dois assaltantes que estavam em uma motocicleta. O carona estava armado com uma faca anunciou o assalto, roubou seu celular e fugiram em direção a rodovia PR-483. A Polícia Militar fez buscas, mas os autores do roubo não foram localizados.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.