ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 24.01.24

-ANTES DE TOMAR NO STF, DINO SUGERE CRIAÇÃO DE CONSELHO NACIONAL DAS POLÍCIAS

-ALCKMIN VAI SE REUNIR COM INDUSTRIAIS NESTA SEXTA-FEIRA NA SEDE DA FIESC

-PRESIDENTE DO CREA SC NOMEIA NOVO DIRETOR PARA A INSPETORIA DE SMO

-AMEOSC REALIZARÁ CAPACITAÇÕES PARA DIVERSAS ÁREAS DO SETOR PÚBLICO

-ADMINISTRAÇÃO DEFINE MEMBROS DA COMISSÃO DA SEGUNDA FECOCEDRO

-PREÇOS PARA VENDA DO TABACO SEGUIRÃO A TABELA DE 2023 ATÉ MARÇO

-DIVE PUBLICA INFORME EPIDEMIOLOGICO COM DADOS SOBRE A PROLIFERAÇAO DA DENGUE

-PRESIDENTE DIZ QUE OS PROGRAMAS DO CONDER OBJETIVAM A ECONOMIA DOS RECURSOS PÚBLICOS

-QUEDA DO TELHADO DE GALPÃO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO

-PM CUMPRE MANDADO E PRENDE HOMEM CONDENADO POR TRAFICO DE DROGAS

O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

Um avião militar de transporte russo que levava 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu em Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, nesta quarta-feira. A informação é da agencia de notícias Reuters. Ao cair, o avião explodiu e todos a bordo morreram. Segundo um deputado russo, o avião foi abatido por três mísseis. De acordo com o Ministério da Defesa russo, o avião transportava prisioneiros de guerra ucranianos para serem trocados em uma operação de resgate. Além dos 65 ucranianos, a aeronave levava também seis membros da tripulação e outras três pessoas, que não foram identificadas até o momento.

O parlamento da Turquia aprovou a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte nesta terça-feira, encerrando meses de negociações entre o país e a aliança militar. Foram 287 votos a favor e 55 contra. O presidente turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, ainda precisa assinar a decisão para que os suecos se tornem o trigésimo segundo o país a integrar a aliança, o que deve acontecer nos próximos dias. Agora, resta apenas a aprovação da Hungria para que a Suécia entre na organização. É necessária a aprovação de todos os integrantes da Otan para a entrada de um novo país.

O novo presidente da Argentina, JAVIER MILEI, enfrenta nesta quarta-feira a primeira paralisação geral desde que assumiu o governo, em dezembro. Com o lema "o país não está à venda", a paralisação geral foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho, a maior central sindical do país, a partir do meio-dia, por um período de 12 horas. Trabalhadores do transporte aéreo anunciaram adesão ao movimento, o que causou o cancelamento de voos programados para hoje. O objetivo é protestar contra o "decretaço", uma Medida Provisória que faz diversas modificações na economia e nas leis trabalhistas, além da lei que prevê a privatização de empresas estatais.

-ANTES DE TOMAR NO STF, DINO SUGERE CRIAÇÃO DE CONSELHO NACIONAL DAS POLÍCIAS


O Tribunal Superior Eleitoral abriu nesta terça-feira um ciclo de audiências públicas para discutir sugestões aos textos das regras que vão guiar as eleições municipais neste ano. Ao todo, a Corte Eleitoral recebeu quase mil propostas de aperfeiçoamento das 10 minutas de resoluções que tratam do pleito eleitoral deste ano. Os textos são relatados pela vice-presidente do TSE, ministra CÁRMEN LÚCIA, que vai presidir o tribunal durante as eleições. Além de regras já conhecidas, entre outros pontos, as propostas em discussão trazem avanços no combate a conteúdos falsos e manipulados. Também preveem que o poder público oferte transporte coletivo gratuito nos dias de votação, além da proibição de Caçadores Atiradores e Colecionadores circularem com armas e munições no dia da eleição e nas 24 horas que antecedem e sucedem o pleito.

O PL, do ex-presidente JAIR BOLSONARO, e o PT, do presidente LULA, terão as maiores fatias do fundo eleitoral para as campanhas a prefeito e a vereador nas eleições deste ano. Com as maiores bancadas no Congresso Nacional, as siglas contarão, juntas, com quase um bilhão e meio de reais. O montante é equivalente a 30 por cento dos quatro bilhões e 900 milhões do Fundo Eleitoral, valor sancionado no Orçamento de 2024. O valor do fundo eleitoral quase dobrou em comparação com a última eleição municipal, realizada em 2020.A sigla do ex-presidente receberá 863 milhões de reais para financiar as campanhas eleitorais, enquanto o Partido dos Trabalhadores terá à disposição 604 milhões.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, FLÁVIO DINO, disse nesta terça-feira que sugeriu ao governo federal a criação de um Conselho Nacional das Polícias. Segundo Dino, a proposta foi enviada à Casa Civil da Presidência da República. DINO concedeu a última coletiva de impressa antes de deixar o comando da pasta. No dia primeiro de fevereiro, ele será sucedido pelo ministro RICARDO LEWANDOWSKI. No dia 22 de fevereiro, o atual ministro será empossado no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Ao fazer um balanço de sua gestão na segurança pública, FLÁVIO DINO afirmou que enviou à Casa Civil uma proposta para implementação da Política Nacional de Segurança Pública.

-ALCKMIN VAI SE REUNIR COM INDUSTRIAIS NESTA SEXTA-FEIRA NA SEDE DA FIESC

Desde o início desta temporada de verão, duas mil 153 pessoas foram salvas de arrastamentos ou afogamentos nas praias de Santa Catarina, de acordo com o último balanço do Corpo de Bombeiros, divulgado nesta terça. O valor equivale a cerca de 60 pessoas por dia, ou uma pessoa a cada 12 minutos, considerando o expediente nos postos guarda-vidas. Os dados se referem ao período entre 16 de dezembro de 2023 e 21 de janeiro de 2024. No total, a temporada registrou 36 mortes por afogamento, sendo nove em áreas privativas, como piscinas; 14 em água salgada e 13 em água doce. Desse número, três mortes ocorreram em regiões com serviço de guarda-vidas, uma redução de 40 por cento em relação à temporada anterior, quando houve cinco óbitos.

O vice-presidente da república e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, GERALDO ALCKMIN, estará em Florianópolis na próxima sexta-feira e falará sobre a agenda do governo federal para desenvolvimento da indústria. O evento, promovido pela na Federação das Indústrias de Santa Catarina é aberto ao público mediante inscrição prévia e está marcado para 10 horas na sede da entidade. Durante o encontro, o presidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR, entregará a ALCKMIN um documento com as demandas da indústria catarinense, com destaque às necessidades de investimentos em infraestrutura. A pauta, defendida pela FIESC, é considerada prioritária para a competitividade do setor no estado.

O governador JORGINHO MELLO assinou na manhã desta quarta-feira um novo decreto que dispõe sobre as normas e os requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndios. O objetivo é melhorar o atendimento à sociedade catarinense. A medida busca a padronização dos itens de fiscalização e a diminuição dos prazos nessa atuação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O ato aconteceu na FIESC, às 11 horas, no Auditório Milton Fett. A medida busca uma redução na burocracia, com uma redução que pode chegar a até 70 por cento nos prazos para análise de projetos e vistorias.

-DIVE PUBLICA INFORME EPIDEMIOLOGICO COM DADOS SOBRE A PROLIFERAÇAO DA DENGUE

-PRESIDENTE DO CREA SC NOMEIA NOVO DIRETOR PARA A INSPETORIA DE SMO

O bispo da Diocese de Chapecó, Dom ODELIR JOSÉ MAGRI, destaca a importância de ampliar a vivencia da fraternidade. Para este ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil optou por um tema sem abordagem direta a um problema atual ou ligado a natureza. O Bispo salienta que a Campanha da Fraternidade de 2024 terá como Tema: Fraternidade e Amizade Social e com o Lema: Vós sois todos irmãos e irmãs. Dom ODELIR diz que este é um tema bonito, pertinente e que procura os verdadeiros valores, além do bem comum, de viver juntos. Conforme o Bispo, há mais de 50 anos são estabelecidos temas da Campanha da Fraternidade. Historicamente a escolha tem foco em realidade temática social, de algum problema de injustiça ou ligado a natureza.

O bispo lembra que a região conta com 46 paróquias e mil 488 comunidades atendidas. São 82 padres de diversas congregações. De acordo com ODELIR JOSÉ MAGRI atuam 52 padres Diocesanos, além de 30 paróquias administradas pelos padres Jesuítas, Sagrada Família, Franciscanos, Capuchinhos, Missionários de São Francisco de Sales e a Paróquia de Romelândia que é administrada pelas irmãs religiosas. Dom ODELIR reconhece a carência de novos vocacionados. Conforme o Bispo, o ideal seria um jovem com vocações pelo ministério sacerdotal para cada paróquia, um total de 46. No momento a Diocese de Chapecó possui apenas 10 jovens nesta caminhada para a vida religiosa.

Este ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil decidiu mudar e traz uma novidade com foco na chamada tensão social. ODELIR JOSÉ MAGRI considera que ocorreu uma polarização que iniciou na política e transcendeu para as comunidades e famílias. Segundo ele, isso tem prejudicado a vivencia social, familiar, em local de trabalho e a vida comunitária. O Bispo chama atenção que mesmo sabendo que cada pessoa é diferente, que cada um tem uma visão de mundo diferente, mas nem por isso somos inimigos. Conforme ele esta é uma dificuldade enfrentada ultimamente. A Campanha da Fraternidade visa justamente discutir a necessidade de um convívio mais harmonioso nos diferentes meios da sociedade, com a preocupação em ter paz e harmonia coletiva.

Preços de comercialização do tabaco seguirá a tabela de 2023. A informação é do produtor NEIMAR SPECHT. Segundo ele, a venda do fumo é feita por meio da montagem de fardos de peso padrão entre 40 a 60 quilogramas. Destaca que esse enfardamento somente é possível se o fumo tiver feito a maturação e a cura de forma correta com o clima ideal, ou seja, úmido. Informa que a princípio a prática dos preços das empresas estará seguindo a tabela divulgada no último ano, pois não houve rodada de negociações entre as empresas para uma nova definição. SPECHT menciona que a empresa que trabalha com sua propriedade comprará o produto no valor da tabela, com possibilidade de pagar o valor reajustado posteriormente para aqueles produtores que fizerem a entrega do produto antes de março, que é o prazo para a possível atualização dos preços.

AMEOSC realizará capacitação sobre gestão na área ambiental para os municípios. A informação é do Secretário Executivo AIRTON FONTANA. Segundo ele, as atividades da associação já foram iniciadas e com isso o planejamento de importantes capacitações em diferentes áreas da administração pública. Destaca que uma das capacitações acontecerá no próximo mês, em São João do Oeste e irá tratar sobre as formas de gestão do meio ambiente e sobre a reciclagem de resíduos tanto orgânicos quanto recicláveis. Informa que esse evento acontecerá a partir das 13 horas e 30 minutos e será desenvolvido com os profissionais e servidores da educação. FONTANA menciona que tratar sobre esse assunto é muito importante para os municípios, pois as empresas estão investindo cada vez mais no ramo de fabricação de subprodutos a partir da reciclagem. Ressalta ainda, que no decorrer dos meses também acontecerá outras duas capacitações para os servidores, as quais abrangerão os assuntos referentes ao trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares e sobre a nova lei de licitação.

AMEOSC fará duas outras capacitações no decorrer dos meses para a formação dos servidores públicos. A informação é do Secretário Executivo AIRTON FONTANA. Segundo ele, uma das capacitações está sendo organizada pelo Colegiado de Assistência Social e será disponibilizada para os novos conselheiros tutelares empossados em janeiro. Destaca que essa capacitação está prevista em lei e acontecerá no dia 23 de janeiro, sendo que as inscrições já estão abertas no site da AMEOSC. Informa que a terceira e última capacitação planejada para o inicio desse ano se trata sobre o processo licitatório e a nova legislação pertinente ao assunto. FONTANA menciona que tratar sobre a nova legislação tem como objetivo orientar os servidores sobre a nova lei, instruindo sobre como funciona o processo licitatório e como são elaborados os contratos a partir deles. Uma vez que o inicio de ano é o período ideal para que a teoria seja colocada em pratica nas prefeituras, devido às renovações dos contratos e das licitações em todos os setores.

DIVE SC publica primeiro Informe Epidemiológico de 2024. A informação é da Bióloga MARCIELI BOGO. Segundo ela, nesse informe contém informações sobre a dengue, zika e chikungunya, bem como sobre a proliferação do mosquito aedes aegypti. Destaca que o estado adotou um novo conceito para a avaliação dos dados epidemiológicos, partindo a usar o número de casos prováveis para realizar essa avaliação. Informa que os casos prováveis se referem aos casos que foram notificados, compreendendo os casos suspeitos e os casos inconclusivos, com exceção dos casos que são descartados e dos que são confirmados. MARIELI menciona que o novo conceito adotado já é utilizado pelo Ministério da Saúde há um tempo e tem como finalidade principal contabilizar toda a demanda que os municípios atendem, para que todas as providências necessárias possam ser tomadas.

São José do Cedro contabiliza dois mil e 52 casos prováveis de dengue, conforme o Informe Epidemiológico. A informação é da Bióloga MARCIELI BOGO. Segundo ela, entre os dois mil e 52 casos prováveis estão os casos confirmados, os suspeitos e os inconclusivos. Destaca que dentre os 30 municípios abrangidos pela Regional de São Miguel do Oeste, a preocupação maior gira em torno de Itapiranga que contabilizou mais de 300 casos prováveis para cada 100 mil habitantes. Informa que essa linha de corte é o índice utilizado para considerar o início de um nível epidêmico nos municípios, ou seja, diante da quantidade de casos registrados em Itapiranga, há a grande probabilidade do início de uma epidemia de dengue. MARCIELI menciona que isso provavelmente se deu devido a epidemia de dengue registrados no Rio Grande do Sul, que faz divisa com Itapiranga, podendo ser um dos motivos do aumento de casos registrados pelo Informe Epidemiológico.

Membros da Comissão Organizadora da 2ª FecoCedro foram definidos essa semana. A informação é da Secretaria de Planejamento, Kelly Figueiró. Segundo ela, a comissão da segunda edição da feira terá um total de 30 servidores divididos em 10 subcomissões. Destaca que esses membros terão a responsabilidade de preparar e organizar todas as questões para a realização da feira. Informa que a Presidência está sendo ocupada por ela e a Vice-presidência pelo Secretário de Administração LUIZ TREVISOL. KELLY menciona que a FecoCedro acontecerá nos dias nove e 10 de março na Gruta São Cristóvão e trará uma programação ampla de atrações locais, regionais e nacionais, além de culinária local e exposição de produtos com preços especiais para os consumidores. Ressalta também que a comissão realiza reuniões semanais para que possa ser feito um acompanhamento periódico do que está sendo realizado e do que ainda precisa ser feito.

Novo diretor da inspetoria do CREASC de São Miguel do Oeste foi nomeado na última sexta-feira. A informação é do diretor CLEITON FURLANETTO. Segundo ele, o convite para assumir o cargo foi feito pelo Presidente do Conselho. Destaca que ele já vinha trabalhando e auxiliando o antigo diretor, junto do colegiado de inspetores onde as ações eram discutidas e definidas. Informa que o objetivo da inspetoria é buscar a proximidade do conselho junto aos profissionais, para prestar apoio no desenvolvimento das atividades voltadas ao ramo da engenharia. FURLANETTO menciona que por ser um conselho regional, a busca é pela aproximação junto aos profissionais da atividade através da criação de ações e benefícios a fim de atender as necessidades daqueles que são ligados ao sistema.

CREASC é uma entidade autárquica de fiscalização do exercício das atividades profissionais vinculadas ao Conselho Federal. A informação é do novo diretor CLEITON FURLANETTO. Segundo ele, a fiscalização não compreende apenas a forma estrita da palavra, mas, além disso, controlar e orientar os profissionais pertencentes ao conselho. Destaca que o principal objetivo dos inspetores é o aprimoramento do exercício nas áreas da Engenharia, de Agronomia, de Geologia, de Geografia e de Meteorologia, além das atividades desenvolvidas pelos Tecnólogos. Informa que esse trabalho é regulamentado por lei e se faz necessário para que os acidentes de trabalho e domésticos possam ser evitados.

AMEOSC planeja reativar o Fórum de Desenvolvimento Regional. A informação é do Presidente WILSON TREVISAN. Segundo ele, o órgão realizou um bom trabalho entre os anos de 2000 e 2005, mas foi desativado com a criação das Secretarias Regionais no governo de Luís Henrique da Silveira. Destaca que o fórum é uma instância que reúne o poder público, entidades e a iniciativa privada para definir as prioridades e pensar as ações de longo prazo para o desenvolvimento regional e cita que a entidade pode contribuir bastante na busca por investimentos públicos no extremo-oeste. Informa que na sua visão, a organização dos municípios via Ameosc dá uma força muito grande para a região e a reativação do Fórum de Desenvolvimento vai fortalecer ainda mais o extremo-oeste, a partir do envolvimento das entidades empresariais e da iniciativa privada. TREVISAN menciona que a proposta de reativação do Fórum será discutida na próxima assembleia dos prefeitos, que deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro.

Lista de prioridades da Ameosc em 2024 contempla a busca de recursos para o início das obras no trecho da BR-163 entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. A informação é do Presidente WILSON TREVISAN. Segundo ele, a obra entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira está avançada e agora é preciso trabalhar nesse outro trecho da rodovia. Destaca que a Ameosc vai priorizar a federalização da SC-163 de São Miguel do Oeste a Itapiranga, devido a obra ser uma condição para que o projeto de construção da ponte sobre o rio Uruguai aconteça. Informa que outro tema, ligado a infraestrutura, que será prioridade da Ameosc neste ano é a recuperação da BR-282 entre São Miguel do Oeste e Chapecó, sendo que para ele é um dos piores trechos rodoviários de Santa Catarina.

Programas desenvolvidos pelo CONDER trazem economia de recursos aos municípios integrantes. A afirmação é do Presidente VANDECIR DORIGON. Segundo ele, o consórcio possui diversos programas que trazem economias consideráveis através das aquisições conjuntas. Cita como exemplo o programa de compras compartilhadas e o de gestão ambiental, que foram aderidos pela maioria dos prefeitos. Destaca que atualmente o CONDER está trabalhando na busca de recursos para dar início ao Programa Lixo Zero, desenvolvido em 2023. Informa que já foram realizadas diversas reuniões com o governo Federal e Estadual, bem como com alguns deputados para que eles possam fazer o repasse de recursos para a implantação do novo programa. DORIGON menciona que esse projeto tem como principal objetivo dar a destinação correta aos lixos recolhidos nos municípios, a partir da construção de uma usina de reciclagem que desativará o uso dos aterros sanitários, transformando o lixo em matéria para fabricação de novos subprodutos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Programa de Licitações Compartilhadas do CONDER pode ser utilizado em todos os setores da administração pública. A informação é do Presidente VANDECIR DORIGON. Segundo ele, o consórcio tem a missão de promover o crescimento e a sustentabilidade dos municípios que o integram e o programa de compras compartilhadas é um instrumento estratégico para a economia de recursos públicos. Destaca que o objetivo é centralizar e otimizar os processos de aquisição de bens e serviços, bem como trazer vantagens econômicas e administrativas para os membros do consórcio. Informa que a economia gerada nessas licitações são fundamentais, pois permitem a realocação eficaz dos recursos para outras áreas prioritárias, possibilitando investimentos em infraestrutura, saúde, educação e demais necessidades das comunidades envolvidas. DORIGON menciona que é interessante como os gestores dos municípios aderiram o CONDER e participam desde o início dos programas desenvolvidos, sendo motivo de orgulho para a região.

-QUEDA DO TELHADO DE GALPÃO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO

Homem condenado por tráfico de drogas é preso pela Polícia Militar. O fato aconteceu na manhã desta terça-feira, por volta das nove horas e 50 minutos, no centro de São Miguel do Oeste. Conforme repassado pelos policiais, a guarnição realizava rondas na Rua Marcílio Dias quando realizou a abordagem de um homem de 26 anos em atitude suspeita. Durante a abordagem, foi realizada uma consulta ao sistema e constatado que havia um mandado de prisão ativo em desfavor do homem pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, que havia sido expedido pela Comarca de São Miguel do Oeste. Diante dos fatos, os policiais informaram sobre o mandado em aberto e deram voz de prisão ao homem, que foi posteriormente conduzido e entregue na Unidade Prisional de São Miguel do Oeste, onde está a disposição da justiça.

Homem fica gravemente ferido após cair do telhado de um galpão. A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira, por volta das 17 horas em Descanso. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem de 29 anos estava trabalhando no telhado de um galpão quando a estrutura acabou quebrando e ele caiu de mais de oito metros. Conforme analise do local, foi constatado que a altura da queda foi de mais de oito metros e deixou o homem gravemente ferido. No momento em que os bombeiros chegaram no local, encontraram o homem caído com suspeita de traumatismo craniano e múltiplas fraturas pelo corpo. Diante da cena, os bombeiros imobilizaram a vitima em maca rígida e a conduziram diretamente para o Hospital Regional, onde ficou aos cuidados da equipe médica.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.