-MINISTRO SUGERE MUDANÇA GRADUAL DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA
-JORGINHO APRESENTA SITUAÇÃO FINANCEIRA PARA PODERES DO ESTADO
-PROJETO QUE BUSCAVA EMPRÉSTIMO É APROVADO EM MENOR VALOR
-COMISSÃO AVALIA FAZER A SEGUNDA EDIÇÃO DA FECEG EM ABRIL
-SETOR ESTUDA FIRMAR PARCERIA PARA CONSTRUÇÃO DE PASSEIOS
-CADASTRO HABITACIONAL VIRTUAL SERÁ LANÇADO EM FEVEREIRO
-AO MENOS 600 PEDIDOS DE RENOVAÇÃO DE ALVARÁ ESTÃO EM ANÁLISE
-DETONAÇÃO DE ROCHA VAI INTERDITAR A BR-163 NESTA QUARTA
-MOTORISTA INVADE PISTA CONTRÁRIA E BATE DE FRENTE EM CAMIONETE
-EX-FUNCIONÁRIO DE GRANDE EMPRESA É SUSPEITO DE ROUBAR DADOS
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima desta manhã foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia concordaram, nesta segunda-feira, com a implementação de um pacote adicional de 500 milhões de euros para financiar a entrega de armas à Ucrânia. Um pacote de 45 milhões de euros também foi aprovado para o treinamento de tropas ucranianas. De acordo com informações fornecidas à AFP por participantes da reunião, os ministros europeus reunidos em Bruxelas fizeram uma videoconferência com o chanceler ucraniano, DMYTRO KULEBA. Esses 500 milhões de euros serão usados para pagar os países do bloco pelas armas e equipamentos enviados à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Finlândia disse nesta terça-feira à Reuters que é necessário um intervalo de algumas semanas nas negociações entre Finlândia, Suécia e Turquia sobre os planos das duas nações nórdicas de ingressar na aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte. O presidente da Turquia disse na segunda-feira que a Suécia não deve esperar o apoio de seu país à adesão à Otan depois de um protesto perto da embaixada turca em Estocolmo no fim de semana, incluindo a queima de uma cópia do Alcorão.
Ao menos sete pessoas foram mortas e outras ficaram feridas em um tiroteio na cidade de Half Moon Bay, na Califórnia, nesta segunda-feira. Este é o segundo ataque a tiros no estado americano em três dias. A polícia prendeu um suspeito de 67 anos, mas o motivo do crime ainda não é conhecido. Na noite do último sábado, um tiroteio deixou 11 pessoas mortas na cidade de Monterey Park, na Califórnia. O ataque ocorreu em uma casa de dança em meio a uma celebração pela chegada do Ano Novo Lunar. Outras 10 pessoas ficaram feridas. A polícia local informou que o suspeito de orquestrar o ataque se matou depois de cometer o crime.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15, o IPCA-15, subiu zero vírgula 55 por cento em janeiro, após ter avançado zero virgula 52 por cento em dezembro de 2022. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com o resultado anunciado, o indicador tem alta de cinco virgula 87 por cento em 12 meses, ante taxa de cinco vírgula 90 por cento até dezembro. O grupo Saúde e cuidados pessoais acelerou de zero virgula 40 por cento em dezembro para um vírgula 10 por cento janeiro, principalmente pela alta nos preços dos itens de higiene pessoal. Já a variação de Alimentação e bebidas em janeiro foi menor que a de dezembro.
A Petrobras anunciou aumento da gasolina partir desta quarta-feira. O preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras passará de três reais e oito centavos para três e 31 por litro. O aumento de 23 centavos por litro equivale a um reajuste de sete vírgula 46 por cento. Esse é o primeiro aumento de preços no governo de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A direção da companhia ainda não foi trocada pelo novo governo e a direção continua a mesma desde o fim do ano passado. JEAN PAUL PRATES, indicado para a presidência da Petrobras, ainda está no processo de análise de curriculum. Mantendo a estratégia de mencionar o impacto nos preços, a estatal diz que o valor sob a responsabilidade da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, dois reais e 42 centavos a cada litro vendido na bomba.
O ministro do Trabalho, LUIZ MARINHO, afirmou nesta terça-feira que o governo vai observar a responsabilidade fiscal para implementar duas promessas de campanha que vêm sendo cobradas nas últimas semanas: a correção da tabela do Imposto de Renda e a valorização do salário mínimo. Segundo o ministro, a correção da tabela do IR, paralisada desde 2016, está sendo debatida com a equipe econômica e deve ser feita de forma gradual. MARINHO não descartou alguma mudança ainda em 2023. Sobre o salário mínimo, ele disse que o governo deve manter o patamar atual de mil 302 reais, pelo menos até maio e que só haverá um reajuste se houver espaço fiscal.
Um novo período de matrículas para estudantes da rede estadual de Santa Catarina abriu nesta segunda-feira. Assim como em dezembro, quando as inscrições também estiveram abertas, o processo será dividido em duas etapas, uma online e outra presencial. A etapa feita pela internet, no site da Secretaria do Estado da Educação, estará disponível até 25 de janeiro, e garante acesso dos alunos à vaga. A partir da confirmação dos dados, os responsáveis devem levar a documentação solicitada presencialmente até a unidade escolar. Nesta etapa, os documentos devem ser entregues até 26 de janeiro. A reserva de vagas é feita por ordem de acesso. Segundo a Secretaria de Educação, caso alguma família não possua acesso à internet, cada escola está com um posto de atendimento com computador para a realização do cadastro.
Santa Catarina teve o seu melhore desempenho da história nos transplantes com mil 521 procedimentos em 2022. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, a SC Transplantes registrou 728 notificações de potenciais doadores no último ano, sendo que 329 foram doadores efetivos, 35 a mais do que em 2021. A secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, destaca que a evolução desses índices é motivo de grande orgulho para o Estado e consolida a reputação de postura solidária da população catarinense. Em 2022, Santa Catarina atingiu 44 virgula oito doadores efetivos por milhão de população, nos casos de morte encefálica.
O governador JORGINHO MELLO esteve reunido na manhã desta segunda-feira com os chefes dos Poderes, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público para expor um diagnóstico elaborado sobre as contas públicas catarinenses dos últimos 10 anos. A apresentação foi feita pelo secretário da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT. JORGINHO disse que foi detectado um comportamento muito fora da curva nos últimos anos nas receitas do estado e que será preciso trabalhar em conjunto para enfrentar a nova realidade que se apresenta. No dia da posse, o governador já havia dito que a situação econômica do Estado “não está essa belezura como dizem”. Hoje á tarde, JORGINHO MELLO e o secretário CLEVERSON SIEWERT vão conceder coletiva de imprensa a partir das duas para apresentação do diagnóstico das contas estaduais produzido pela Secretaria de Estado da Fazenda e pelo Grupo Gestor de Governo com base nas informações dos últimos 10 anos.
Os motoristas que trafegam pela BR-163, na região do Extremo-Oeste, devem ficar atentos na próxima quarta-feira, dia 25, pois a rodovia será interditada na altura do quilômetro 80, próxima a Gran Mestri, em Guaraciaba, para a detonação de uma rocha. A partir das três horas da tarde, o tráfego será completamente interrompido por cerca de uma hora nos dois sentidos, podendo ocorrer antes deste período. A intervenção integra as obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia executadas pelo DNIT. O trecho estará devidamente sinalizado e equipes do DNIT estarão no local para orientar os condutores. Em caso de chuva ou outra condição adversa, a operação pode ser adiada.
A secretaria de Educação de Palma Sola vai fazer uma chamada para o seletivo de professores temporários, conhecidos ACTs. Os profissionais serão contratados para suprir vagas abertas dos efetivos que estão de licença, além de outras vagas temporárias. Os detalhes são da secretária, ROSALINA VARGAS. Os contratos poderão substituir professores, coordenadores e até mesmo diretores das unidades escolares pertencentes à rede municipal de ensino. Esta escolha vai acontecer no próximo dia 27 em Palma Sola. O número de novos contratados vai depender da quantidade de estudantes inscritos numa segunda chamada, mas acredita-se que será necessário ao menos 10 novos contratados para serviços de até 20 horas semanais. ROSALINA ainda falou que o setor está executando a elaboração do Plano de Trabalho em prol do ano letivo. Também será pauta de discussão formas de desenvolver as aulas em 2023 em razão de novos métodos. Os professores vão passar por ciclos de formação ao longo do ano.
O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro está trabalhando nos processos para efetuar a escolha dos próximos bombeiros comunitários. Os detalhes são do comandante, NEODIR LOHMANN. O quartel vem trabalhando com dois grupos para escolha dos comunitários. O primeiro deles foi definido ainda em dezembro passado e agora, no mês que vem, acontece outra definição. Depois de juntar os dois grupos de interessados, o quartel vai fazer uma filtragem para escolha dos candidatos que vão avançar para a próxima etapa. Em março vai ocorrer este fato importante onde será feita a escolha dos próximos bombeiros comunitários. O comandante falou que o primeiro grupo teve 22 integrantes confirmados na próxima etapa e espera que o segundo grupo seja, da mesma forma, participativo. Dentre eles serão escolhidas pessoas com os critérios básicos para atuar como bombeiro comunitário. LOHMANN ainda disse que o comunitário vai participar, a partir de fevereiro, de ações da corporação acompanhando os serviços diários dos socorristas.
A Vigilância Sanitária de São José do Cedro já conta com ao menos 600 pedidos de renovação de alvará para análise. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, falou que desde a última semana os trabalhos para esta renovação aumentaram significativamente e estão sendo uma das prioridades do setor atualmente. Em paralelo a isso, a vigilância ainda conta com os serviços de notificação de terrenos baldios no perímetro urbano em andamento. No entanto, os fiscais estão trabalhando para entregar o quanto antes os alvarás para possibilitar o pedido dos demais documentos. O objetivo é atender aos pedidos dentro do prazo legal, que é até o dia 30 de Março. Para isso, ele falou que é necessário ter a participação dos empreendedores e que eles solicitem o tal documento antes mesmo de encerrar o mês de janeiro. O município conta com mil e 605 empresas ativas e que precisam da renovação. A equipe está correndo atrás para deixar tudo organizado antes do último prazo, assim como deixar pronto para o proprietário pedir os demais encaminhamentos.
Os conselheiros do Conselho Municipal de Habitação de São José do Cedro estiveram reunidos, na semana passada, para discutir alguns andamentos importantes, entre eles, o programa Casa Verde e Amarela do governo Federal. Os detalhes são da diretora de Habitação, JÂNIA NILSSON. Com o encontro, ficou estabelecido os próximos procedimentos a serem dados por meio do departamento. Também ficou esclarecido sobre a área de terra destinada para construção de moradias, assim como serão os critérios de escolha dos beneficiados. Anteriormente, o departamento de Habitação era responsável por receber as assinaturas dos interessados e depois encaminhá-las à Caixa Econômica – provedora dos recursos. No entanto, depois de uma reunião com a provedora, ficou estabelecido que será disponibilizada uma plataforma digital para novas inscrições. Até mesmo aqueles que já estavam inscritos deverão refazer, mas desta vez, no site oficial da prefeitura, no endereço eletrônico: saojosecedro.atende.net. A plataforma será lançada em fevereiro.
Com o mapeamento econômico realizado, o departamento de Habitação de São José do Cedro vai fazer a filtragem dos nomes inscritos. Depois disso, aqueles que sobraram vão para a segunda fase e passarão por uma entrevista presencial com representantes da Caixa Econômica. Será nesta ocasião que todos os chamados deverão comprovar as informações declaradas no cadastro digital. Com a entrevista feita, 32 pessoas serão escolhidas para serem contempladas com as moradias. Para a construção delas, o poder público já empenhou uma área localizada no Loteamento Graf. A diretora de Habitação JÂNIA NILSSON, falou que serão construídos 32 apartamentos com garagens. O pagamento do investimento vai começar a partir do momento que o contemplado entrar no AP. A diretora ainda falou que o conselho municipal vai continuar debatendo sobre este e demais ações habitacionais que deverão ser desenvolvidas em longo prazo. Os conselheiros estabeleceram que as reuniões entre eles ocorrerão mensalmente, podendo ser realizado encontros extraordinários.
A Associação Cedrense de Habitação deve reunir seus associados para uma conversa no próximo mês. Nos dias 9 e 14 de Fevereiro terá um encontro junto à Câmara. A informação é de um dos colaboradores, INACIR GONÇALVES. Durante este mês de janeiro, não houve nenhum encontro entre eles para debater sobre os processos, mas isso deve acontecer no mês que vem. A ideia será discutir sobre o andamento do programa habitacional dos grupos que fazem parte do Santa Rita Três e Quatro, bem como demais grupos em andamento. Ele lembrou que a associação habitacional possui uma parceria com a prefeitura de São José do Cedro e que alguns andamentos estão firmados para serem dados. Dentre eles, está o avanço dosLoteamentos Santa Rita Três e Quatro. Acredita-se que neste ano o poder público cedrense tenha possibilidade de dar prosseguimento aos trâmites necessários – como vinha realizando nos últimos meses. A municipalidade incluiu no orçamento deste exercício o andamento dos trabalhos nessas localidades.
2023 deve ser um ano marcado por obras e adequações nos Loteamentos Santa Rita Três e Quatro em São José do Cedro. O colaborador da Associação Cedrense de Habitação INACIR GONÇALVES, acredita que até o final deste ano alguns serviços serão concluídos. Conforme ele, a municipalidade não conseguiu obter da Celesc a instalação gratuita da rede de energia elétrica nos loteamentos, sendo assim, um investimento desembolsado pelo poder público. Espera-se que o poder público esteja se preparando para fazer tal investimento ainda em 2023. Quanto os demais itens dos loteamentos já estão nos projetos, podendo ser executado pela municipalidade. A projeção é contemplar 120 famílias. INACIR também lembrou que a Associação Cedrense de Habitação faz parte do Conselho Municipal de Habitação da prefeitura de São José do Cedro. Ele esteve participando do encontro realizado na semana passada e acredita em um bom desenvolvimento do município com isso após a definição de novos conselheiros para o grupo.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina – FETAESC, juntamente com outras federações do Rio Grande do Sul e também do Paraná esteve reunida com as empresas fumageiras na última semana para discutir o preço do fumo que será pago aos produtores. Esse é o segundo encontro já realizado para debater o tema em dois meses. A reunião foi realizada na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul e mesmo após dois dias de conversa, a situação ainda não foi totalmente definida. A Fetaesc e as demais federações querem o reajuste no custo de produção e também um ganho real para os fumicultores da região. O custo de produção é aproximado de todas as empresas e neste momento varia entre 27 e 35 por cento e mesmo com a participação de 11 empresas na reunião da última semana, nenhuma aceitou essa proposta feita pelas federações. Com base na proposta das empresas fumageiras, o preço do fumo deve ser reajustado em, no máximo, 35 por cento, levando em conta apenas o custo de produção.
A secretaria de Cidade está trabalhando no embelezamento do portal de entrada de Anchieta desde ontem. O local passa por limpeza e plantio de mudas de flores e palmeiras. A informação é do secretário, CLAUDECIR VIEIRA. Antes mesmo da plantação de grama, aconteceu a retirada de algumas cargas de terra visando adequar o terreno. Ao menos 150 caixas contendo inúmeras flores serão plantadas, além de 150 metros quadrados de grama. Este mesmo portal está recebendo investimentos de melhoria em sua estrutura, bem como a edificação de uma chafariz. A conclusão se dará nas próximas semanas, enquanto isso, é trabalhado no embelezamento do acesso à Anchieta. Segundo ele, os trabalhos ocorrem em conjunto com demais áreas do poder público para deixar o espaço embelezado. Questionado sobre demais serviços, ele falou sobre a restauração dos meios-fios localizados na área central de Anchieta. Os passeios públicos também estão sendo restaurados e logo depois recebem a pintura.
O poder público de Anchieta está avaliando montar um programa que envolva a população com a finalidade de viabilizar a construção de passeios em pontos que não contém. O secretário de Cidade CLAUDECIR VIEIRA, falou que este é um planejamento que está em pleno desenvolvimento em Anchieta com o objetivo de embelezar a cidade. A ideia ainda precisa ser amadurecida, no entanto, o secretário falou que a pauta já está avançando e dentro de alguns dias deve ser divulgado novidades sobre o programa. Entretanto, o programa vai basicamente estabelecer uma parceria entre o poder público com o morador no objetivo de viabilizar o programa. Com isso, a construção de novos passeios públicos em Anchieta ficaria mais fácil, visto que teria o envolvimento das duas partes interessadas. O secretário não citou as ruas que poderão ser contempladas com o programa, caso ele saia do papel. No entanto, é um debate em discussão que vai precisar reunir todos os moradores de localidades ainda sem calçada.
A secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de São José do Cedro está com diferentes serviços executados ao mesmo tempo, dentre eles, a Declaração de Ligação de Padrão da Celesc no meio rural. A informação é da secretária, KELLY FIGUEIRÓ. O setor faz a visitação in loco para saber se as ligações elétricas não estão em áreas de APP. Esta declaração visa diversas finalidades, dentre elas, para implantação do sistema de energia renovável, poços artesianos, construção de sedes e quiosques. Do mesmo modo, o setor fornece a Declaração de Uso e Ocupação de Solo para analisar a possibilidade de fazer os empreendimentos. Até a última semana, a secretaria tinha recebido ao menos 10 pedidos. Na avaliação dela, isso demonstra importantes investimentos no meio rural, principalmente em atividades agrícolas. O parque quatro em breve terá a licitação para garantir a infraestrutura. Com isso, será possível saber quantos terrenos terão à disposição.
A prefeitura de São José do Cedro, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, já está solicitando aos interessados em investir nos parques industriais podem solicitar ao setor informações sobre as contrapartidas necessárias. A secretária KELLY FIGUEIRÓ, falou que alguns terrenos do parque industrial três foram devolvidos ao poder público e com isso abriu espaço para novas empresas tentarem obter este incentivo público. O interessado deverá apresentar, dentre alguns pedidos, a projeção em longo prazo e investimentos na mão de obra. Um conselho de desenvolvimento avalia os dados informados pelos empresários. A secretária ainda falou que alguns empreendedores localizados na área central estão buscando formas de se deslocar até o parque industrial visando melhorar a localização da empresa. Com isso, empresas já existente ou aquelas que pretendem se instalar em São José do Cedro já podem buscar o setor para se informar dos pré-requisitos mínimos para fazer parte das áreas industriais.
A segunda edição da Feceg já tem previsão de acontecer em Guarujá do Sul. Na próxima sexta, alguns integrantes do poder público e da Associação Comercial da cidade vão se reunir para definir a data que ocorre a feira. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER, a previsão inicial é realizar o evento nos dias 21, 22 e 23 de Abril. Em março passado, a feira aconteceu em apenas dois dias e agora para 2023 a intenção é aumentar os dias da feira local visando fomentar os negócios locais. O secretário lembrou que essa feira, assim como foi a primeira edição, tem o objetivo de proporcionar ao portador de um CNPJ momentos de venda. Em 2022, a ideia era retomar os negócios locais depois de quase dois anos de pandemia. A Feceg é voltada para os comerciantes de Guarujá, não aceitando comerciantes que não possuem sede ou filial na cidade. Todos os que possuem o CNPJ, até mesmo que é MEI, poderão expor os produtos eou serviços nos três dias. Os interessados já podem buscar mais informações.
O encontro entre o poder público e a Associação Comercial de Guarujá do Sul, previsto para esta semana, também vai proporcionar debates sobre a comercialização dos estandes ou não para a Feceg. Em 2022, conforme o secretário de Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER, a prefeitura cedeu o espaço gratuitamente aos comerciantes, visto a necessidade de retomar os negócios depois da crise sanitária. Já para esta edição, cogita-se fazer a cobrança de uma taxa mínima, no entanto, a ideia ainda não amadureceu e precisa ser discutida ainda nas reuniões seguintes. Na primeira edição, o poder público aplicou pouco mais de 60 mil reais e contou com contrapartida de mais de 30 mil de alguns patrocinadores. Ao todo, foram aproximadamente 90 mil reais aplicados. Entretanto, o objetivo desta vez é fazer uma feira maior do que aquela realizada no ano passado – quando teve mais de 60 expositores participantes. Mas para isso, é necessário mais recurso para viabilizar a feira, e de onde vai sair esta verba, é assunto do encontro marcado para esta sexta.
O projeto de lei que visa buscar empréstimo junto a Caixa Econômica Federal foi aprovado pelos vereadores de São José do Cedro. No entanto, o valor de 10 milhões de reais inicialmente pretendidos não foi aceito e a Câmara estabeleceu que o poder público buscasse seis milhões e meio de reais por meio do Finisa. A aprovação aconteceu ontem à noite quando foram realizadas as sessões extraordinárias para votação do projeto na Câmara. O prefeito JOÃO DE ANDRADE e sua equipe de governo estiveram presentes na sessão. O projeto de lei apreciado é oriundo do Poder Executivo de número 01 de 2023. Ele visa a adesão do município de São José do Cedro a operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, chamada FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, cuja condição para a contratação de operação de crédito, dentre outros requisitos, é a existência de prévia e expressa autorização legislativa. A sessão foi presidida pelo presidente CLÁUDIO WARTHA, com a presença dos nove vereadores do Legislativo cedrense.
O programa denominado FINISA visa apoiar, com financiamentos de médio e longo prazo, a realização de obras de infraestrutura e melhoria dos serviços nos municípios, resgatando a retomada do crescimento econômico com geração de emprego e renda. O Projeto de Lei recebeu as duas votações necessárias para a sua aprovação, com parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Bem como da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal. Foram apreciadas emendas apresentadas pelos vereadores ENIO CAROSSI, FERNANDO WILL e JULIO RUBIN. A emenda modificativa exposta pelos vereadores altera o valor limite da operação de crédito, levando em consideração a inexistência de projetos preliminares, a alta taxa de juros do programa FINISA, a inexistência de avaliaçãosimulação de outras opções de operações de crédito. Além da capacidade de endividamento do município e os valores de operações de crédito em curso de pagamento.
O projeto de lei de número 01 de 2023 deu entrada durante o recesso do legislativo e a convocação da Sessão Extraordinária. Além disso, a emenda modificativa detalha quais investimentos em infraestrutura poderão ser realizados com os recursos da operação de crédito, de modo que eventual mudança de finalidade de utilização necessitará de autorização legislativa. Uma segunda emenda foi apresentada, fixando o prazo de carência da operação de crédito. Em discussão à emenda por unanimidade os vereadores aceitaram a proposta original, estabelecendo em 24 meses o prazo máximo de carência. O compromisso do Poder Executivo, se possível, é estabelecer um prazo menor que o fixado pela Câmara Municipal. Depois da aprovação, o poder público aguarda a entrega do texto para que o prefeito JOÃO DE ANDRADE sancione e seja dada sequência nos processos de empréstimo de seis milhões e meio de reais.
Uma motorista acabou invadindo pista contrária e bateu de frente em uma camionete que transitava no sentido contrário em São Miguel do Oeste. A batida de frente aconteceu entre um Golf e uma Hilux e deixou a condutora do carro ferida. O acidente foi registrado por volta das oito e 50 da noite de ontem na rodovia Leolino João Baldissera, na Linha Barra do Guamirim. De acordo com a PM, os veículos faziam sentidos opostos de direção, momento em que a condutora do Golf invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra a camionete. Com a colisão, ela sofreu ferimentos leves sendo necessário o encaminhamento ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros. O condutor da Hilux não se feriu
Ex-funcionário de uma grande empresa locada em São Miguel do Oeste é suspeito de roubar dados sigilosos do seu antigo trabalho. De acordo com a delegada JOELMA ALBERTON, foi recebida uma informação de um possível crime de violação de sigilo funcional, praticado contra uma empresa de grande porte da cidade. A delegada falou que foi constatado que um dos colaboradores havia se desligado da empresa e que algumas informações sigilosas do estabelecimento poderiam ter sido subtraídos por ele com suspeita de ter copiados os dados. Em razão desse funcionário já estar trabalhando em outra empresa, a Polícia Civil viu a necessidade de promover na manhã de ontem uma busca e apreensão na casa e também na empresa a qual ele atualmente trabalha. O objetivo de promover tal ação foi para verificar se as informações que deveriam estar na empresa vítima, teriam sido realmente levadas pelo funcionário para outra empresa. Agora é necessário analisar e pesquisar as informações em relação aos crimes praticados para apurar os fatos.