-BOLSONARO SANCIONA COM VETOS LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2022
-MESMO COM ALTA NOS CASOS, REGIÃO VOLTA A AZUL NO MAPA DA COVID-19
-SENAR POSSUI AO MENOS 11 CURSOS EM ANDAMENTO NESTE MÊS
-VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SEGUE DURANTE TODA A SEMANA EM SMOESTE
-MUNICÍPIO QUER RESOLVER PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA
-VÍTIMA DE ACIDENTE NA SC-163 TEM MORTE CONFIRMADA E DOAÇÃO DE ÓRGÃO É AUTORIZADA
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES APÓS SER ATROPELADO NA WILLY BARTH
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 36 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a última semana de janeiro cotado em cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
O presidente de Burkina Faso, ROCH KABORE, foi detido em um acampamento militar por soldados rebeldes. A informação é de duas fontes de segurança e um diplomata da África Ocidental. A ação ocorreu após intensos tiroteios em torno de sua residência na noite de ontem na capital Uagadugu. O país enfrenta um motim de soldados que exigem mais apoio do governo para lutar contra militantes islâmicos e a renúncia de chefes do Exército e da Inteligência. Ontem, o governo de Burkina Faso confirmou tiros em alguns quartéis militares, mas negou relatos nas redes sociais de que o Exército havia tomado o poder. Também neste domingo, centenas de pessoas foram às ruas para apoiar os rebeldes.
O presidente armênio, ARMEN SARKISSIAN, cujo papel é protocolar, anunciou sua renúncia neste domingo alegando que seu gabinete se mostrou incapaz de influenciar a política do país durante a atual crise. O anúncio acontece após um período de instabilidade na Armênia com dificuldades econômicas e após uma sangrenta guerra com o Azerbaijão pelo controle da região de Nagorno-Karabakh. A guerra, que deixou mais de seis mil mortos, resultou no envio de forças de paz da Rússia para a região em disputa.
A variante Ômicron, que pode contaminar 60 por cento dos europeus até março, amorteceu a pandemia da Covid-19 na Europa. A avaliação foi feita pelo diretor do escritório europeu da Organização Mundial da Saúde, HANS KLUGE. Segundo ele, é possível que a região esteja se aproximando do fim da crise sanitária. Ele disse que quando a onda da Ômicron se acalmar, haverá, durante algumas semanas e meses, uma imunidade global, seja graças à vacina, seja porque as pessoas estarão imunizadas pelas contaminações, e também devido à uma baixa nas infecções por causa da estação. No entanto, o especialista fez um apelo por prudência devido à versatilidade do vírus. KLUGE também descartou que a doença tenha entrado em uma fase endêmica na Europa.
O Ministério da Saúde informou que vai prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção dos leitos de unidades de terapia intensiva dada a estados e municípios. Em nota, a pasta informa que a prorrogação abrange o custeio para 14 mil, 254 mil leitos de UTI Covid-19 adulto e pediátrico. A prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A decisão ocorre quando o país vem registrando aumento de pessoas contaminadas pela Covid-19, em especial pelo crescimento do número de doentes infectados pela variante Ômicron.
O terceiro lote da vacina pediátrica contra a Covid-19 da Pfizer, com um vírgula oito milhão de doses, chegou ao Brasil nesta segunda-feira. Com essa remessa, o total de imunizantes para crianças de cinco a 11 anos da farmacêutica no país já chega a quatro virgula três milhões, para a campanha de vacinação, de acordo com calendário dos municípios. O primeiro carregamento desembarcou no dia 13 e o segundo, dia 16 de janeiro, com um total de dois vírgula quatro milhões de doses pediátricas. A Pfizer prevê a chegada de outra remessa, em 27 de janeiro, com um vírgula oito milhão de doses de vacina, totalizando neste mês quatro vírgula três milhões de unidades. A expectativa é que sejam entregues mais sete virgula dois milhões em fevereiro e oito vírgula quatro milhões em março, podendo chegar a 30 milhões no primeiro trimestre, segundo o Ministério da Saúde.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou a Lei Orçamentária Anual de 2022 que estima a receita da União para o exercício financeiro deste ano, no valor total de quatro vírgula sete trilhões de reais, sendo um vírgula nove trilhão referente ao refinanciamento da dívida pública. A sanção será publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que houve vetos a algumas programações orçamentárias com intuito de ajustar despesas obrigatórias relacionadas a pessoal e encargos sociais. Com isso, será necessário encaminhar, posteriormente, projeto de lei de crédito adicional com o aproveitamento do espaço fiscal resultante dos vetos das programações.
Em meio a explosão de casos da Covid-19 em Santa Catarina, apenas cinco municípios permanecem sem pessoas em tratamento da doença. É o que aponta o Painel do Coronavírus deste domingo. Ao todo, são 67 mil, 925 casos ativos em 290 cidades catarinenses, o que corresponde a 98 vírgula 30 por cento do Estado. Entre os municípios sem casos ativos, quatro deles estão localizados no Oeste, enquanto um fica no Meio-Oeste. Além disso, Jupiá, por exemplo, está sem registrar casos da doença desde quatro de outubro de 2021. Os municípios sem casos ativos de acordo com o Painel são Arabutã, Cunhataí, Frei Rogério, Jupiá e Santa Helena.
O governo de Santa Catarina está fazendo um dos maiores investimentos no Grande Oeste catarinense. Em um intervalo de apenas três anos, os recursos para os municípios da região já são de dois vírgula oito bilhões de reais. De acordo com o governo, os investimentos são nas áreas da infraestrutura, saneamento básico, resiliência hídrica, energia elétrica, saúde e educação. Dentro desse total, não estão incluídos alguns investimentos futuros, como aqueles anunciados para o Plano Mil, que prevê o repasse de um mil reais por habitante para as prefeituras realizarem obras estruturantes.
Como de costume, o governo de Santa Catarina divulgou no último sábado um novo mapa de risco da Covid-19. Das 22 regiões catarinenses, ao menos 13 foram classificadas em amarelo e quatro em azul. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê, que estavam classificadas em amarelo, tiveram melhora nos indicadores e passaram a ser classificados em azul juntando-se ao Alto Uruguai Catarinense. Já o Vale do Itapocú, que estava em azul teve piora na dimensão transmissibilidade, se juntando às regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte e Serra Catarinense que se mantiveram em amarelo.
O filme “Homem –Aranha: Sem Volta Para Casa” já é a segunda maior bilheteria da história do Cine Peperi. Ao todo, cinco mil, 747 pessoas já assistiram a produção que teve sua primeira exibição em 15 de dezembro. O primeiro lugar ainda é do filme “Velozes e Furiosos Sete”, com público de cinco mil, 881 pessoas. A produção conta com apenas 134 pessoas a mais que o atual filme em cartaz. “Homem –Aranha: Sem Volta Para Casa” continua em cartaz no Cine Peperi com sessão nesta quarta-feira às nove e meia da noite
O parque do Itaipu Rural Show recebeu diversas melhorias para a realização da vigésima terceira edição. A afirmação é do responsável pela manutenção do parque, VALDIR GALIAZZI. De acordo com ele, cada setor tem uma equipe específica, para que tudo esteja pronto na hora de receber os expositores. Segundo ele, as estruturas estão praticamente montadas, com as partes hidráulicas e elétricas prontas, além de uma equipe totalmente empenhada na distribuição de internet, fazendo as instalações necessárias para que ninguém fique sem acesso durante a feira. Conforme GALIAZZI, todo o trabalho é válido e tem como objetivo deixar o parque mais confortável para os visitantes.
Os cursos ofertados pelo Senar em São Miguel do Oeste já foram retomados nesse começo de ano. A informação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, para esse mês de janeiro são ao menos 11 cursos e treinamentos ofertados aos produtores. Segundo ele, a ação envolve famílias de vários municípios da região, como por exemplo, Romelândia, Guaraciaba, São Miguel do Oeste e Anchieta. Conforme TEIXEIRA, são cursos diversos que são oferecidos aos agricultores de todos os municípios de abrangência do Sindicato.
Entre os cursos ofertados pelo Senar em São Miguel do Oeste neste mês de janeiro está o relacionado a emissão de notas fiscais eletrônicas. O comentário é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que o curso é fundamental visto que a emissão já é uma exigência da Receita Federal e por isso merece atenção por parte das famílias residentes no interior.
O Senar realiza diversos cursos todos os meses em São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele orientou que as famílias interessadas em participar devem buscar mais informações nas secretarias de Agricultura, Epagri e no próprio sindicato. Ele explicou que cada turma é formada com a participação de sete a 10 agricultores. Questionado sobre outros trabalhos do sindicato neste começo de ano, ADAIR TEIXEIRA frisou que a principal preocupação é com relação a estiagem que afeta a região. Ele citou que o calor extremo, aliado a falta de chuva e o vento quente, piora ainda mais a situação nos municípios do Extremo Oeste catarinense.
O município de São Miguel do Oeste segue dando sequência a vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira está ocorrendo a terceira dose da Pfizer para pessoas acima de 51 anos e vacinados até 24 de setembro. Já amanhã ocorre a aplicação da dose de reforço da Jansen, além da aplicação dos primeiros imunizantes para adolescentes e adultos que ainda não se vacinaram. Na quarta-feira será a vez da segunda dose da Pfizer para vacinados nos dias primeiro e dois de dezembro. Também serão aplicadas a terceira dose da Pfizer para moradores acima de 47 anos vacinados até 27 de setembro.
A vacinação em São Miguel do Oeste contra o coronavírus segue na quinta-feira com a terceira dose da Pfizer para vacinados até 27 de setembro e com mais de 43 anos. Na sexta-feira será a vez da primeira dose para crianças de cinco a 11 anos com comorbidades, além da primeira dose para crianças de 11 anos sem registros de comorbidades. Já no próximo sábado vai ocorrer a mega vacinação contra a Covid-19. Na oportunidade haverá a aplicação da terceira dose da Pfizer para adultos vacinados até o dia 29 de setembro. Pessoas com a vacinação em atraso também serão imunizadas. Neste dia, o horário de atendimento será das oito da manhã à uma hora da tarde. Nos demais dias da semana a vacinação será entre oito horas da manhã às quatro horas da tarde, sempre na Unidade de Saúde Central, em frente à Praça Belarmino Annoni.
Além de analisar as principais notícias da semana, a edição do último sábado do Peperi Rádio Repórter contou com a presença do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Ele retornou ao trabalho na última semana após 15 dias de férias e durante 30 minutos abordou sobre alguns trabalhos que serão executados ao longo de 2022 pelo governo municipal. Entre eles, TREVISAN citou ações nos mais diversos setores, como por exemplo, infraestrutura e educação, com investimentos de 10 milhões de reais para a revitalização e ampliação de cinco unidades escolares dos bairros, São Gotardo, São Jorge, São Luiz e Andreatta.
Ao menos oito milhões de reais são do governo do estado conseguidos através de emendas parlamentares dos deputados MARLENE FENGLER e LUIZ FERNANDO VAMPIRO. O lembrete é do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Ele salientou que essas obras nas unidades escolares vão ocorrer visto o município ter assumido a escola do bairro São Sebastião, sendo necessário melhorias nas demais unidades que vão receber esses alunos que vão migrar para a rede municipal de ensino. Ele pontuou que também será assinado um contrato de oito milhões de reais e a ideia é aplicar dois milhões em habitação para as famílias carentes, sendo parte construída pelo município e outra parte pelo próprio morador.
O município de São Miguel do Oeste também quer investir dois milhões de reais na aquisição de uma nova área industrial. A informação é do prefeito, WILSON TREVISAN. Ele adiantou que o novo espaço deve ser nas proximidades da Madebal. Ele frisou que o restante deve ser aplicado em infraestrutura, com obras na Linha Campo Salles e no centro e bairros. TREVISAN detalhou ainda que os trabalhos nas Linhas Sete de Setembro e Fátima estão sendo realizados e antecipou ainda que em cerca de 90 dias as ações serão iniciadas para a segunda etapa do asfaltamento na linha Sete de Setembro. A expectativa é que as obras na Linha Caxias também sejam licitadas em três meses.
A Administração vai realizar uma reunião nesta segunda-feira para debater sobre as festividades de aniversário de São Miguel do Oeste que estavam programadas para acontecer no mês que vem. Segundo WILSON TREVISAN, a secretaria de Cultura, a Defesa Civil e o comitê de crise da Covid-19 serão ouvidos e uma decisão será tomada. Ele lembrou que havia uma expectativa de uma grande programação com eventos durante toda a semana, corte do bolo e show nacional inclusive. Porém, com o aumento de casos da Covid-19 essas festividades podem não acontecer conforme o previsto inicialmente.
O governo de São Miguel do Oeste quer resolver de vez o problema da falta de água. A declaração foi dada pelo prefeito WILSON TREVISAN durante o Peperi Rádio Repórter do último sábado. Conforme ele, um estudo será finalizado no mês que vem para definir qual o melhor caminho para resolver esse entrave no município.
Uma colisão em veículo estacionado foi registrada na madrugada do último sábado em São Miguel do Oeste. O fato foi na Avenida Salgado Filho, no bairro Agostini. No local, um Gol que estava estacionado foi atingido na traseira por outro automóvel. O condutor fugiu do local sem dar explicações. Vizinhos relataram que um Chevette ou Monza de cor vermelha foi o causador do acidente. Em buscas pelas proximidades, um carro das mesmas características foi encontrado na garagem de uma residência do bairro Salete. O proprietário não foi localizado, porém, todos os procedimentos serão executados. A Polícia Militar também esteve no local e prestou todo o auxílio necessário.
Os temporais isolados que atingiram a região Extremo Oeste deixaram estragos em ao menos dois municípios. Em Flor do Sertão um forte vento danificou diversas casas na área central e em duas comunidades do interior. Prédios públicos como a delegacia de Polícia e a escola também foram parcialmente destelhados. Também houve queda de árvores em vários pontos do município. Já em Iporã do Oeste foram registrados estragos pelo mau tempo na comunidade de Taquarussu. Os fortes ventos danificaram ao menos duas propriedades e duas residências foram parcialmente destelhadas. Apesar dos estragos, ninguém se feriu.
Foi encontrado no final da manhã do último sábado o homem que estava desaparecido desde a última quinta-feira. ELEMAR LUIS WELTER tinha 52 anos e era morador da Linha Itacuruçu, interior de São João do Oeste. Ele foi localizado sem vida há cerca de 500 metros da residência em uma área de difícil acesso. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Canil e moradores auxiliaram nas buscas durante três dias. Conforme a família, ELEMAR sofria de depressão e foi visto com vida pela última vez na manhã de quinta-feira quando deixou a esposa e o filho realizando a ordenha na propriedade.
Mais duas ocorrências de incêndio foram registradas neste final de semana. Em Itapiranga, o fato foi registrado na Linha Sede Capela e destruiu uma lavoura de milho e uma área de mata nativa. Conforme o arrendatário da propriedade, as chamas começaram após uma colheitadeira encostar na rede de alta tensão. O fogo se espalhou rapidamente e consumiu oito hectares da plantação de milho. Mais de 11 mil litros de água foram usados para controlar as chamas. Já a segunda ocorrência foi neste domingo no bairro São Cristóvão, em Campo Erê. No local, uma casa foi totalmente destruída pelas chamas. Mais de oito mil litros de água foram necessários no combate às chamas. Em ambas ocorrências ninguém se feriu.
Um homem de 32 anos foi preso na madrugada de ontem suspeito de se envolver em um acidente e fugir sem prestar socorro. O fato foi na Rua Waldemar Ramgrab, no bairro Jardim Peperi. No local, a guarnição foi acionada para uma ocorrência de briga em residência e ao chegar no local encontrou o proprietário em visível estado de embriaguez. Ele contou que houve uma festa no imóvel, porém, a mesma já havia acabado. Nesse momento ele entrou no carro e saiu do local, sendo acompanhado pela viatura até não ser mais visualizado. Minutos depois a Polícia Militar foi informada de um acidente entre carro e moto nas proximidades, sendo que o condutor com as mesmas características do atendimento anterior havia fugido sem prestar socorro. Diante dos fatos, os PMs retornaram à residência sendo encontrado o veículo com diversos danos. O homem foi encontrado em um milharal nas proximidades e foi encaminhado para a delegacia. Já o condutor da motocicleta de apenas 18 anos sofreu ferimentos graves e foi encaminhado para o Hospital Regional.
Morreu na noite do último sábado na UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, o homem que sofreu um grave acidente na SC-163 há cerca de uma semana. TARCÍSIO KOTHE de 48 anos conduzia um Uno quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu em árvores. Familiares procuraram o Portal Peperi na manhã de ontem e relataram que autorizaram a doação dos órgãos de TARCÍSIO. Segundo a família, ele teve morte cerebral. O corpo foi liberado na tarde de ontem ainda e seu sepultamento foi realizado na manhã de hoje no cemitério de Beato Roque, no interior de São João do Oeste.
Um atropelamento deixou um homem com ferimentos graves na noite de ontem em São Miguel do Oeste. o fato foi na Avenida Willy Barth, na cidade alta. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o homem estaria bêbado e estava transitando sobre uma das pistas quando foi atingido por um veículo de cor prata. O motorista fugiu sem prestar socorro. O corpo de Bombeiros foi acionado por populares que ouviram o forte barulho e encontraram a vítima caída na calçada. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional com suspeita de Traumatismo Crânio encefálico, além de fraturas diversas. A Polícia Civil e Científica vão investigar o caso com o objetivo de identificar o veículo e o condutor. Um vídeo conseguido pelo Portal Peperi mostra o homem sendo arremessado na calçada no momento do atropelamento.