ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/01/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a última semana de janeiro cotado em cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

O presidente de Burkina Faso, ROCH KABORE, foi detido em um acampamento militar por soldados rebeldes. A informação é de duas fontes de segurança e um diplomata da África Ocidental. A ação ocorreu após intensos tiroteios em torno de sua residência na noite de ontem na capital Uagadugu. O país enfrenta um motim de soldados que exigem mais apoio do governo para lutar contra militantes islâmicos e a renúncia de chefes do Exército e da Inteligência. Ontem, o governo de Burkina Faso confirmou tiros em alguns quartéis militares, mas negou relatos nas redes sociais de que o Exército havia tomado o poder. Também neste domingo, centenas de pessoas foram às ruas para apoiar os rebeldes.

O presidente armênio, ARMEN SARKISSIAN, cujo papel é protocolar, anunciou sua renúncia neste domingo alegando que seu gabinete se mostrou incapaz de influenciar a política do país durante a atual crise. O anúncio acontece após um período de instabilidade na Armênia com dificuldades econômicas e após uma sangrenta guerra com o Azerbaijão pelo controle da região de Nagorno-Karabakh. A guerra, que deixou mais de seis mil mortos, resultou no envio de forças de paz da Rússia para a região em disputa.

A variante Ômicron, que pode contaminar 60 por cento dos europeus até março, amorteceu a pandemia da Covid-19 na Europa. A avaliação foi feita pelo diretor do escritório europeu da Organização Mundial da Saúde, HANS KLUGE. Segundo ele, é possível que a região esteja se aproximando do fim da crise sanitária. Ele disse que quando a onda da Ômicron se acalmar, haverá, durante algumas semanas e meses, uma imunidade global, seja graças à vacina, seja porque as pessoas estarão imunizadas pelas contaminações, e também devido à uma baixa nas infecções por causa da estação. No entanto, o especialista fez um apelo por prudência devido à versatilidade do vírus. KLUGE também descartou que a doença tenha entrado em uma fase endêmica na Europa.

O Ministério da Saúde informou que vai prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção dos leitos de unidades de terapia intensiva dada a estados e municípios. Em nota, a pasta informa que a prorrogação abrange o custeio para 14 mil, 254 mil leitos de UTI Covid-19 adulto e pediátrico. A prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A decisão ocorre quando o país vem registrando aumento de pessoas contaminadas pela Covid-19, em especial pelo crescimento do número de doentes infectados pela variante Ômicron.

O terceiro lote da vacina pediátrica contra a Covid-19 da Pfizer, com um vírgula oito milhão de doses, chegou ao Brasil nesta segunda-feira. Com essa remessa, o total de imunizantes para crianças de cinco a 11 anos da farmacêutica no país já chega a quatro virgula três milhões, para a campanha de vacinação, de acordo com calendário dos municípios. O primeiro carregamento desembarcou no dia 13 e o segundo, dia 16 de janeiro, com um total de dois vírgula quatro milhões de doses pediátricas. A Pfizer prevê a chegada de outra remessa, em 27 de janeiro, com um vírgula oito milhão de doses de vacina, totalizando neste mês quatro vírgula três milhões de unidades. A expectativa é que sejam entregues mais sete virgula dois milhões em fevereiro e oito vírgula quatro milhões em março, podendo chegar a 30 milhões no primeiro trimestre, segundo o Ministério da Saúde.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou a Lei Orçamentária Anual de 2022 que estima a receita da União para o exercício financeiro deste ano, no valor total de quatro vírgula sete trilhões de reais, sendo um vírgula nove trilhão referente ao refinanciamento da dívida pública. A sanção será publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que houve vetos a algumas programações orçamentárias com intuito de ajustar despesas obrigatórias relacionadas a pessoal e encargos sociais. Com isso, será necessário encaminhar, posteriormente, projeto de lei de crédito adicional com o aproveitamento do espaço fiscal resultante dos vetos das programações.

Em meio a explosão de casos da Covid-19 em Santa Catarina, apenas cinco municípios permanecem sem pessoas em tratamento da doença. É o que aponta o Painel do Coronavírus deste domingo. Ao todo, são 67 mil, 925 casos ativos em 290 cidades catarinenses, o que corresponde a 98 vírgula 30 por cento do Estado. Entre os municípios sem casos ativos, quatro deles estão localizados no Oeste, enquanto um fica no Meio-Oeste. Além disso, Jupiá, por exemplo, está sem registrar casos da doença desde quatro de outubro de 2021. Os municípios sem casos ativos de acordo com o Painel são Arabutã, Cunhataí, Frei Rogério, Jupiá e Santa Helena.

O governo de Santa Catarina está fazendo um dos maiores investimentos no Grande Oeste catarinense. Em um intervalo de apenas três anos, os recursos para os municípios da região já são de dois vírgula oito bilhões de reais. De acordo com o governo, os investimentos são nas áreas da infraestrutura, saneamento básico, resiliência hídrica, energia elétrica, saúde e educação. Dentro desse total, não estão incluídos alguns investimentos futuros, como aqueles anunciados para o Plano Mil, que prevê o repasse de um mil reais por habitante para as prefeituras realizarem obras estruturantes.

Como de costume, o governo de Santa Catarina divulgou no último sábado um novo mapa de risco da Covid-19. Das 22 regiões catarinenses, ao menos 13 foram classificadas em amarelo e quatro em azul. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê, que estavam classificadas em amarelo, tiveram melhora nos indicadores e passaram a ser classificados em azul juntando-se ao Alto Uruguai Catarinense. Já o Vale do Itapocú, que estava em azul teve piora na dimensão transmissibilidade, se juntando às regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte e Serra Catarinense que se mantiveram em amarelo.

Posto de Saúde de Palma Sola reduz atendimentos por causa da Covid. RODRIGO CALEGARI – Secretário de Administração explica que dos 3 médicos do município, 2 positivaram para a doença e tiveram que ser afastados do trabalho. Diante disso, toda equipe está se desdobrando para fazer o melhor que pode para atender o povo. Por decreto, toda população deve usar máscara em via pública e até mesmo em estabelecimentos particulares. Tudo para amenizar o impacto da nova onda do vírus. Palma Sola tem mais de 100 casos positivados, mas com nenhuma internação. Por outro lado, CALEGARI salienta que a escassez de chuva preocupa cada dia mais no município. Muitas famílias do interior não tem mais água nem para consumo humano.

Caminhão-pipa foi contratado pela prefeitura de Palma Sola para transportar água para as comunidades. Conforme o Secretário de Administração RODRIGO CALEGARI, alguns poços artesianos foram abertos, mas ainda não dão vazão de água suficiente. O gado de leite é uma preocupação aparte porque o pasto se foi e está faltando água para beber. Ele aproveita para informar que essa semana continua a revitalização da praça principal da cidade. Um novo brinquedo foi adquirido para as crianças. Até metade da semana os trabalhos na praça serão concluídos. Ainda essa semana a administração discute a realização de teste seletivo para ocupação de várias funções na prefeitura. Projeto será enviado a câmara para criação de novos cargos.

O município de Palma Sola ganhou um ônibus do Governo do Estado. Ele tem 59 lugares, já adaptado e vai substituir o mais antigo da frota. Conforme RODRIGO CALEGARI – Secretário de Administração da prefeitura, existe uma emenda parlamentar, do deputado MAURO DENADAL, para o município conseguir mais um ônibus para incrementar o transporte escolar. Vai haver ainda mais segurança para os estudantes, finaliza CALEGARI.

Milho de baixa qualidade preocupa bastante quem depende da silagem. No município de Santa Terezinha do Progresso – como conta o técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura - JAIR GIEHL, os criadores de vacas leiteiras estão bastante preocupados com a alimentação dos animais. Explica que a estiagem antecipou o ponto de colheita, além de faltar água para a planta formar um bom grão, o que significa uma silagem menos nutritiva para o gado. Com a baixa concentração de nutrientes na silagem deste ano, o técnico recomenda que os produtores complementem esse alimento, tratando outra fonte de energia para o animal.

Com silagem de baixa qualidade, custo da produção de leite aumenta. O técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura de Santa Terezinha do Progresso - JAIR GIEHL, explica que os produtores ainda fazem a silagem, mas já precisam pensar uma forma de complementar a alimentação do gado. Ele informa que em alguns pontos do município o volume do milho na produção da silagem chegou a cair até 50 por cento. Muitos agricultores estão apostando no milho safrinha, mas o técnico avisa que, para quem for plantar agora, já está um pouco atrasado e deve ter baixa produtividade por causa da proximidade do inverno.

Todos os produtores rurais de Palma Sola estão tendo prejuízos com a estiagem. A informação é do presidente do Sintraf do município - DOUGLAS GOERGEN. Ele explica que das mais de 300 famílias associadas ao Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, todas sofrem com a seca. Quem tem lavoura, principalmente milho ou soja, perdeu muito da produção já que as plantas não tiveram água para encher o grão. Porém, DOUGLAS destaca que os maiores prejuízos estão sendo registrados pelos criadores de gado de leite. Reforça que a produção leiteira é a principal fonte de renda da maioria dos agricultores familiares, e deve afetar bastante a economia de Palma Sola.

Seca faz produção cair para dez sacas por hectare em alguns locais de Palma Sola. Conforme o presidente do Sintraf do município - DOUGLAS GOERGEN, soja e milho foram muito afetados na hora de encher o grão. Comenta que até outubro as chuvas estavam boas para as lavouras de Palma Sola. Porém, depois disso a estiagem ficou mais forte, prejudicando a produção, além dos locais onde as plantas simplesmente não resistiram. Segundo o presidente do sindicato, o homem do campo está precisando muito de auxílio dos governos estadual e federal, mas não vê essa ajuda chegando.

Presidente do Sintraf saiu decepcionado da reunião com a Ministra da Agricultura. DOUGLAS GOERGEN comenta que o encontro aconteceu em Chapecó, junto com as demais lideranças agrícolas da região. Na ocasião esperava o anuncio de programas federais que ajudassem o produtor, mas acabou frustrado já que nenhum recurso foi garantido pelo governo brasileiro. Ele reforça a grande importância econômica da agricultura da região sul, não só para a união, mas para o movimento financeiro nos demais setores. GOERGEN estava esperando ao menos a garantia de compra da produção leiteira, que está com custo alto e ganho baixo, mas conta que nem isso foi anunciado.

Governador do Estado destina 100 milhões de reais em medidas para combater efeitos da estiagem. DOUGLAS GOERGEN – presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Palma Sola, lembra que Santa Catarina havia enviado o mesmo valor no ano passado, fez novamente esse ano e já prometeu para o próximo. Segundo ele, a quantia é usada principalmente em proteção de fontes e construção de cisternas, tentando resolver o problema da água no estado. De acordo com o presidente do Sintraf, essa ajuda pode ser acessada através de programas da Epagri.

Câmara de Campo Erê realiza hoje sua primeira sessão extraordinária. Para o presidente CLEVERSON SANTOS, o ano exige ainda mais empenho da sua parte, na condução dos trabalhos. Ele argumenta que ano passado os vereadores correram atrás de várias emendas parlamentares e demonstra gratidão as inúmeras pessoas que deram apoio ao seu trabalho, especialmente na eleição para a presidência do legislativo. CLEVERSON garante que vai desempenhar suas funções com esforço para não decepcionar ninguém. Lembra das atividades sociais, juntamente com seus parceiros, através das quais arrecadaram 500 quilos de alimentos para distribuir as famílias mais carentes.

Novo presidente da Câmara de Campo Erê quer para o novo ano, que Executivo e Legislativo trabalhem ainda mais unidos. CLEVERSON SANTOS lembra que em 2021 mais de cem projetos tramitaram na Câmara Municipal, e nenhum deles ficou na mesa. Ele acredita na nova geração de políticos do município e reconhece o empenho da Administração Municipal. A Câmara se prepara para efetivamente iniciar suas atividades no início de fevereiro.

Casa fica destruída por incêndio em Campo Erê. Por volta das 12 horas e 35 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionado para incêndio em residência, na rua 31 de Março, Bairro São Cristóvão, em Campo Erê. Ao Chegar no local a guarnição confirmou o sinistro. Tratava-se de um incêndio em uma residência mista de aproximadamente 60 M². A casa já estava totalmente tomada pelas chamas e se propagando para outras três residências que ficavam aos redores. Foi feito o resfriamento das residências aos arredores e controle das chamas sendo possível controlar o fogo.

Depois foi realizado o rescaldo e orientação ao proprietário. A ocorrência contou com apoio da Guarnição de Palma Sola e da Polícia Militar de Campo Erê. Foram utilizados cerca de oito mil litros de água e cerca de duas horas de trabalho para o combate e rescaldo. O cabo FELIPE ALBERTON, explica que o protocolo do bombeiro em casos assim, em que o fogo atinge uma casa e tem várias outras ao redor é sempre priorizar o que o fogo ainda não atingiu por completo. E foi isso que foi feito na ocorrência de ontem. Ele também esclarece que o caminhão do Corpo de Bombeiros nunca fica sem água.

Homem é preso por lesão corporal, violência doméstica e tráfico de droga. Os policiais foram chamados na madrugada deste sábado, para atender a uma ocorrência de violência doméstica na Rua Pedro Ramires de Mello, em Pato Branco. Chegando no local os agentes encontraram um homem sendo dominado por outras pessoas. Segundo populares, o homem e uma mulher estariam se separando , e ele havia ido ao apartamento para pegar seus pertences, mas agrediu a ex-convivente. Uma amiga da vítima, que estava no local, pulou a janela caindo de aproximadamente quatro metros, sofrendo ferimentos.

Quando a mãe da vítima soube das agressões, foi a casa da sua filha, acompanhada de mais pessoas, conseguindo dominar o agressor. Enquanto estava sendo preso, durante a revista, os policiais encontraram com o homem, uma bucha de cocaína 548 reais em dinheiro e um pedaço maior da droga, pesando 47 gramas. No apartamento foram localizadas mais três buchas de cocaína, totalizando 13 gramas e uma balança de precisão. O homem alegou que a droga era para seu consumo, mas a ex-mulher informou que ele vendia a droga. A vítima das agressões ainda disse que estava grávida e que no dia 16 de janeiro foi violentamente atacada por ele com chutes no abdômen, o que fez com que perdesse o bebê. O homem foi encaminhado a 5ª Subdivisão de Polícia para o flagrante e procedimentos judiciais.

Homem é agredido com facão em São Lourenço do Oeste. Os policiais militares foram chamados por volta das 23 horas, para socorrer uma vítima de agressão por arma branca, no Bairro São Francisco. O homem, de 28 anos, estava consciente e orientado na chegada dos agentes, aguardando socorro dentro da casa. Ele apresentava ferimentos profundos na cabeça, tronco, e braços, perdendo grande quantidade de sangue. O homem foi encaminhado com urgência para a Unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço. De acordo com populares, os ferimentos haviam sido causados por outro homem, com golpes de facão, que depois fugiu do local.

Mulher é atingida por disparo de arma de fogo dentro de carro em movimento. Por volta da meia noite e meia de hoje, a Polícia Militar foi chamada na UPA de Francisco Beltrão, onde uma mulher deu entrada com ferimento no rosto, causado por disparo de arma de fogo. No local os policiais foram informados que a vítima, sua irmã e outros dois homens estavam num veículo no bairro Jardim Itália, e ao passarem em frente a uma casa aconteceu o tiro que atingiu a mulher. Um dos ocupantes do veículo indicou a casa onde estaria o possível autor do disparo. Os policiais foram até a residência, onde estava o proprietário e seu primo.

O homem confirmou ter atirado contra o veículo que havia passado algumas vezes em frente a sua casa. Ele indicou onde estava a arma utilizada, uma carabina calibre 22, equipada com luneta e silenciador artesanal, com 12 cartuchos. Ainda foram encontrados dois potes contendo 262 munições intactas. Os homens que estavam na casa foram detidos e junto com a arma e as munições, encaminhados a 19ª Subdivisão de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.