-CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO DE 2023 COM SALÁRIO MÍNIMO DE MIL 320 REAIS
-PROCON DETERMINA QUE TEMPO DE ESPERA NA FILA NA BR 101 DEVE SER DE 10 MINUTOS
-IPORÃ DO OESTE IMPLANTA CAMPANHA PARA COLETA DE PILHAS E BATERIAS
-NOVO QUARTEL VAI MELHORAR CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS POLICIAIS MILITARES
-AMEOSC ARRECADA UMA TONELADA DE PRODUTOS PARA ATINGIDOS PELAS CHUVAS
-MONTAGEM DE ESTRUTURAS PARA A FACIBEL COMEÇAM NA SEMANA QUE VEM
-RODOVIAS TERÃO POLICIAMENTO REFORÇADO NO FIM DE SEMANA
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NO TREVO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS
O tempo é de sol com poucas nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O comitê da Câmara que investiga a invasão de seis de janeiro de 2021 do Capitólio dos EUA divulgou o relatório final. O material traz uma visão abrangente das conclusões do painel bipartidário sobre como o ex-presidente DONALD TRUMP e seus aliados tentaram derrubar a eleição presidencial de 2020. O relatório completo – baseado em mais de mil entrevistas, documentos coletados, incluindo e-mails, textos, registros telefônicos e um ano e meio de investigação – inclui alegações de que TRUMP “supervisionou” o esforço de apresentar chapas eleitorais falsas em sete estados que ele perdeu. Em um movimento simbólico na segunda-feira, o comitê em sua última reunião pública encaminhou TRUMP ao Departamento de Justiça em pelo menos quatro acusações criminais.
A família do ex-presidente peruano PEDRO CASTILLO, deposto e preso em seu país, está no México. A ex-primeira-dama LILIA PAREDES NAVARRO, dois filhos e a irmã dela desembarcaram na Cidade do México ainda na quarta-feira, após o governo mexicano lhes fornecer asilo político. LILIA PAREDES é investigada pelo Ministério Público peruano como coordenadora de uma suposta organização criminosa liderada pelo marido. A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, afirmou que as investigações não impediam que LILIA PAREDES deixasse o país. CASTILLO, por sua vez, segue preso no Peru.
Um incêndio na quinta-feira em Viña del Mar, a 120 quilômetros ao oeste de Santiago, deixou pelo menos dois mortos e atingiu 400 casas. As chamas, propagadas por fortes rajadas de vento, atingiram áreas residenciais do balneário da costa central chilena, próximo do porto turístico de Valparaíso. O governo do presidente Gabriel Boric decretou estado de emergência. Com o decreto, a Defesa Nacional poderá, eventualmente, limitar direitos constitucionais e apreender bens necessários para enfrentar a emergência na região.
O presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, anunciou nesta quinta-feira mais 16 ministros do futuro governo. Entre eles, estão o vice presidente eleito, GERALDO ALCKMIN, que vai comandar a pasta da Indústria e Comércio, e as primeiras mulheres que estarão no ministério do petista. As mulheres confirmadas são ESTHER DWECK na Gestão, LUCIANA SANTOS na Ciência e Tecnologia, CIDA GONÇALVES no Ministério das Mulheres, MARGARETH MENEZES na Cultura e ANIELLE FRANCO na Igualdade Racial. No total, o próximo governo vai ter 37 ministérios. Falta definir, portanto, o nome dos comandantes de 16 pastas, o que deve acontecer até terça-feira. Ao se dirigir aos futuros ministros, LULA afirmou que eles precisarão contemplar em suas pastas a "pluralidade" da população brasileira.
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira as contas do governo devem registrar um superávit primário de 34 bilhões e cem milhões de reais neste ano. O saldo primário indica que o governo deve gastar menos do que a arrecadação do ano, sem contar as despesas com a dívida pública. Se confirmado, será interrompida uma trajetória de oito anos com as contas no vermelho. No final de novembro, o governo previa fechar o ano com um superávit de 23 bilhões e 400 milhões. A melhora do resultado é explicada, principalmente, pelo bom desempenho da arrecadação. De acordo com a Receita Federal, no acumulado de janeiro a novembro, a arrecadação federal somou dois trilhões de reais.
O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira o Orçamento de 2023. O texto já havia passado pela Comissão Mista de Orçamento e, com a aprovação pelo plenário, segue para sanção presidencial. Entre outros pontos, o texto prevê o pagamento de 600 reais do Bolsa Família em 2023, adicional de 150 por criança de até seis anos e salário mínimo de mil 320 reais em 2023. A proposta do governo BOLSONARO previa mil 302. O orçamento ainda prevê a destinação de ao menos 22 bilhões e 700 milhões a mais para o Ministério da Saúde, valor reivindicado pelo grupo técnico da transição do governo eleito para recompor os recursos de programas da pasta, como o Farmácia Popular. Além disso, serão adicionados pelo menos 11 bilhões e 200 milhões para a Educação em 2023.
O Procon de Santa Catarina determinou nesta quinta-feira que o tempo de espera na fila do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, seja de 10 minutos, conforme previsto no contrato de concessão firmado com a Arteris Litoral Sul. No documento assinado pelo diretor TIAGO SILVA, o Procon destaca que o limite de fila no trecho deve ser de apenas 300 metros. No entanto, mais de 30 quilômetros foram registrados desde a manhã desta quinta-feira. Por meio da notificação, o Procon solicita que a empresa tome medidas “cabíveis e urgentes para que seja realizado o imediato desbloqueio das vias”. Caso o prazo não seja cumprido, a empresa pode receber a pena de ter que liberar o pagamento no pedágio aos consumidores.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina adquiriu 24 novos drones para utilização nas áreas de licenciamento, fiscalização e gestão de Unidades de Conservação Estaduais. A entrega dos equipamentos foi realizada pelo presidente do IMA, DANIEL VINICIUS NETTO ao diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, FÁBIO CASTAGNA DA SILVA. Essa tecnologia auxilia principalmente no trabalho de identificação e combate de desmatamento, em vistorias de linhas de transmissão, rodovias, hidrelétricas e outros empreendimento que cobrem grande áreas, tanto na fiscalização quanto no licenciamento ambiental. Os novos equipamentos juntam-se a outros 24 drones utilizados pelo IMA desde 2017.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, considera uma decisão justa a derrubada do veto presidencial ao artigo 181 da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que prevê o abatimento da dívida dos estados com o Tesouro Nacional do montante utilizado na execução de obras de responsabilidade da União. A lei foi aprovada pelo Congresso em nove de agosto passado, mas tinha sido vetada pelo presidente JAIR BOLSONARO. Nesta quinta, o veto foi derrubado nas duas casas legislativas. Nos últimos dois anos, o governo de Santa Catarina investiu 465 milhões em obras nas BRs do estado. AGUIAR salientou a elevada adesão da bancada catarinense pela tese da derrubada do veto. Entre os 16 deputados federais, 12 votaram pela derrubada do veto, dois pela sua manutenção e outros dois estavam ausentes da sessão. Já no Senado, os três senadores catarinenses optaram pela compensação dos investimentos nas obras federais.
A Associação dos Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou na última semana, uma reunião para definir o calendário de eventos para o ano que vem. A informação é do presidente da entidade, CLÓVIS BOFF. Conforme ele, ao todo serão nove eventos ao longo de 2023, iniciando em fevereiro e terminando em dezembro. BOFF ressalta que os remates vão ocorrer nos dias 11 de fevereiro, 18 de março, 22 de abril, 20 de maio, 21 e 22 de julho, 26 de agosto, 28 de outubro e dois de dezembro. O presidente citou ainda que dentre esses, o evento de março será do Programa ATEG e o de julho será dos reprodutores.
A Associação dos Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina também vai realizar em 2023, o primeiro evento destinado exclusivamente para bezerros. A afirmação é do presidente, CLÓVIS BOFF. Ele destacou que o remate está marcado para maio, visto o período tradicional de desmame. De acordo com ele, as demais programações do ano que vem serão para gado geral. Questionado sobre a expectativa para 2023 no setor, ele salientou que espera uma melhora no preço dos animais de engorda e também dos bezerros. BOFF pontuou que, independentemente da situação vivida, a associação vai continuar comprometida em desenvolver uma genética avançada e consequentemente, animais de qualidade.
Na reunião realizada na última semana, a Associação dos Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina também apresentou os dados obtidos com os eventos realizados neste ano na região. O presidente, CLÓVIS BOFF, comentou que a média obtida foi boa e ultrapassou a marca de dez milhões e 400 mil reais. Ele disse que em 2022 também foram vendidos três mil, 580 animais. Para CLÓVIS BOFF, os índices são positivos e expressivos diante da instabilidade vivida atualmente.
Deputado demonstra otimismo para investimentos do governo estadual em infraestrutura na região. Rodovias estaduais devem recebem maior atenção a partir de janeiro. O Depurado FABIANO DA LUZ, do PT, projeta investimentos significativos na região por parte do governo de JORGINHO MELLO. Ele destaca que o governador já sinalizou que deseja uma aproximação com a bancada do partido dos trabalhadores para ter melhor acesso ao governo federal. Lembra ainda que os quatro deputados eleitos pelo PT são da região Oeste. FABIANO defende a continuidade das obras no Oeste e Extremo Oeste e acredita que não terá problemas na relação da bancada de oposição com o executivo estadual.
FABIANO DA LUZ ressalta que os parlamentares do PT terão a missão de brigar no governo federal por verbas para Santa Catarina. Cita que o momento é de mostrar maturidade para trabalhar em conjunto cobrando do governo estadual obras na região e também do governo federal para liberar recursos ao estado de Santa Catarina. Em relação a infraestrutura, o deputado salienta que restam poucas rodovias para se tornar realidade na pavimentação asfáltica e o trecho de Itapiranga a Mondaí da SC 283 é prioridade da Bancada do Oeste. FABIANO DA LUZ acredita que o governo de JORGINHO MELLO, não vai focar com tanta intensidade nos municípios, como fez CARLOS MOISÉS e vai priorizar as obras do governo estadual em especial as rodovias.
O Deputado do PT, FABIANO DA LUZ defende maior valorização dos servidores públicos. Ele explica que a votação do projeto de reajuste salarial já havia sido discutida há muito tempo. Ele reconhece que o salário de um Secretário Estadual, no valor de 10 mil reais é muito baixo e dificulta conseguir um profissional de destaque com esta remuneração. Cita que em diversos município o secretário municipal ganha mais. O salário do governador em 15 mil é agregado com o cartão corporativo e outras despesas pagas. Com a nova lei, foram equiparados os vencimentos de governador, vice e secretários. FABIANO DA LUZ diz que é preciso maior valorização para o quadro geral dos servidores públicos e o rever o salário mínimo do trabalhador brasileiro. Segundo o Deputado, é preciso discutir a situação de quem ganha menos.
A campanha promovida pela Ameosc para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no Estado arrecadou cerca de uma tonelada de materiais. A iniciativa foi promovida pelos colegiados de Educação e Assistência Social, em parceria com entidades e municípios. Nesta semana, os donativos foram entregues para famílias de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, localidades severamente atingidas pelos temporais. Os donativos somam uma carga de alimentos não perecíveis, além de materiais escolares, produtos de higiene pessoal, roupas e colchões. O secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, explica que a entidade organizou a coleta e o Corpo de Bombeiros recebeu os donativos. Ele comenta que a ação contribui para a reconstrução da vida em pontos atingidos pelo temporal no estado catarinense.
O presidente eleito da Ameosc e prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, dará sequência ao planejamento que contemple as 19 prefeituras associadas durante seu mandato. RUBERT assumirá oficialmente em janeiro. A intenção dele é promover ações que desenvolvam a região e debater pautas importantes em diversas áreas. Entre elas, a revitalização da BR-163, recuperação das rodovias estaduais na região e a ponte sobre o Rio Uruguai. O presidente destaca a importância de se colocar à disposição dos prefeitos para se candidatar ao cargo. Para 2023, o partido Progressistas foi encarregado de indicar um nome para a presidência e dentre os nomes, estavam o do prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, e o prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, sendo escolhido o chefe do Executivo de Mondaí. RUBERT garante que possui experiência para o cargo, visto que já participou de vários encontros do Conder e do Cis-Ameosc.
A montagem das estruturas externas e internas da Facibel começa na semana que vem. A informação é da coordenadora da Comissão Central Organizadora da feira de Belmonte, AMANDA PIZZONI. A feira da cidade será realizada nos dias seis, sete e oito de janeiro. A exposição vai acontecer no centro da cidade, na área do ginásio municipal. A coordenadora da Facibel explica que o objetivo do evento é valorizar as empresas da cidade e movimentar a economia local. Neste ano, a exposição terá a participação de 70 empresas, a maioria de Belmonte. AMANDA comenta que os preparativos para a feira vão ser intensificados a partir da semana que vem. Os custos da Facibel são bancados pela administração municipal e os shows serão gratuitos.
A abertura oficial da Facibel está programada para as sete horas da noite da sexta-feira, seis de janeiro. A abertura dos pavilhões será as oito horas da noite. O show de abertura será com a banda Cosmos Express, às 11 e meia da noite na praça central. No sábado, dia sete de janeiro, a abertura dos pavilhões será as dez da manhã. As cinco da tarde tem show com MARCIONEI e CARLOS e as dez da noite o show nacional é com a FAMILIA AZZOLLINI. No domingo tem show de humor com TIO E SOBRINHO durante a tarde. Outra atração da festa é o Rodeio Country Duelo de Gigantes com ingressos no valor de 30 reais ou 60 reais o passaporte para os três dias de evento.
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Iporã do Oeste, que pertence a paróquia de Mondaí, realizou uma programação especial de Natal na noite desta quinta-feira. De acordo com a pastora, SANDRA MARA PUFF, foram feitas apresentações de alunos do Projeto de Músicas Antigas da Associação Evangélica, apresentações do grupo de canto da paróquia e também uma atividade especial envolvendo as crianças que participam dos cultos infantis. Ela salienta que foi uma programação muito bonita com ponto alto no momento da chegada do Papai e da Mamãe Noel.
SANDRA MARA PUFF destaca ainda que a paróquia não terá celebração de Natal no dia 24 de dezembro e por isso a programação da noite de ontem serviu como encontro das famílias em preparação ao nascimento de Jesus. No domingo de Natal, a celebração do culto com santa ceia será às 08h30 na Igreja da cidade e todas as famílias estão convidadas para participar. Nesta semana, a pastora enaltece as celebrações que estão ocorrendo nas comunidades que pertencem a paróquia Evangélica de Mondaí, com encontros muito bonitos e marcantes para todos os participantes, independente da sua denominação religiosa.
O Município de Iporã do Oeste, por meio do setor da Vigilância Sanitária, está implementando uma campanha permanente para coleta de pilhas e baterias pequenas em desuso. De acordo com o agente fiscal sanitário, ANTÔNIO MARCOS JAGUEZESKI, o objetivo é de conscientizar a população sobre os danos causados ao meio ambiente com o descarte irregular e facilitar a destinação correta desses materiais. JAGUEZESKI ressalta que a campanha será permanente, graças à parceria firmada com algumas empresas do município que servirão como ponto de coleta das pilhas e baterias. Segundo ele, esses itens possuem componentes químicos que causam danos quando são expostos de maneira inadequada.
ANTÔNIO MARCOS JAGUESESKI destaca que a Vigilância Sanitária não tem a obrigação de promover ações ambientais. No entanto, como os danos ao meio ambiente geralmente refletem na saúda humana, o setor assumiu o compromisso de auxiliar a população diante da dificuldade enfrentada para descarte das pilhas e baterias de forma correta. O agente fiscal sanitário observa que municípios próximos possuem campanhas semelhantes há vários anos, o que motivou a decisão de implementar a ideia também em Iporã do Oeste, apesar de o setor já possuir grande demanda de trabalho e necessidade de contratar mais funcionários.
Novo quartel vai melhorar condições de trabalho dos policiais militares em Iporã do Oeste. Inauguração ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, na Avenida Gustavo Fetter, nas proximidades da entrada para a Linha Faic. O ato solene contou com a presença de diversas autoridades e pessoas da comunidade. Dentre as autoridades presentes estiveram o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, MARCELO PONTES, e o subcomandante da corporação, EVANDRO FRAGA. O subcomandante destacou que a PM do Estado possui uma estratégia de construir espaços adequados para o trabalho dos policiais militares no dia-a-dia e para melhorar o atendimento prestado ao público.
Já o comandante geral, MARCELO PONTES, destacou que o novo destacamento vai dar mais visibilidade para a Polícia Militar no município de Iporã do Oeste e motivar ainda mais os policiais a continuar realizando um bom trabalho em prol da segurança da população. Além do destacamento inaugurado em Iporã do Oeste, PONTES destacou que a PM também inaugurou um quartel em Santa Rosa do Sul na semana passada e outras três sedes foram inauguradas ontem em diferentes regiões do Estado, totalizando 20 inaugurações neste ano. Citou ainda que a corporação fez investimentos significativos na compra de novos armamentos, viaturas e equipamentos de comunicação nos últimos dois anos.
MARCELO PONTES ficará no cargo de comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina até o início de janeiro, quando assumirá o novo comandante, coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA, escolhido pelo futuro governador, JORGINHO MELLO. O atual comandante geral, MARCELO PONTES, avaliou de forma positiva o ano de 2022, quando Santa Catarina conquistou o título de melhor segurança pública do Brasil, graças ao trabalho de forma conjunta com as Polícias Civil, Científica e o Corpo de Bombeiros Militar.
A Polícia Militar está recebendo inscrições dos moradores da região Extremo Oeste para o programa Viagem Segura. O objetivo da ação é realizar rondas nas residências das pessoas que vão viajar durante as férias do fim de ano. O cadastro pode ser feito via aplicativo PMSC Cidadão no celular. A inscrição deve ser feita pelo ícone Rede de Vizinhos-Viagem Segura, ou comparecer até o quartel da Polícia Militar. Durante a ausência do morador serão realizadas rondas nas residências cadastradas, a fim de assegurar o patrimônio das famílias e reduzir as incidências de crimes, como os de furto. Em nota, a PM informou que as guarnições realizam rondas preventivas de acordo com a disponibilidade entre os atendimentos de ocorrências.
A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira, o mapa da criminalidade contra o agronegócio em Santa Catarina em 2022. Conforme os dados mostrados pelo CAOGRO – Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio, do mês de março até dezembro deste ano, foram registrados 662 Boletins de Ocorrência. Os números são liderados pelos furtos de gado, conhecidos como abigeatos, com 42,9 por cento dos registros. Em seguida aparecem os crimes de dano, furto de outros animais como ovinos, aves e suínos, bem como os furtos de maquinários agrícolas, suprimentos, ferramentas e materiais elétricos. A Polícia Civil ressalta que o Extremo Oeste é o local onde mais ocorreram crimes contra o agronegócio em 2022.
A Polícia Rodoviária Federal iniciou nesta quinta-feira, a Operação Natal 2022 nas rodovias federais de Santa Catarina. A ação vai perdurar por três dias, finalizando no próximo domingo, dia 25. Apesar do feriado de Natal cair no fim de semana e dos vários pontos de obstrução nas rodovias federais de SC em decorrência das chuvas, é estimado que o fluxo de veículos seja maior em relação aos anos anteriores. A Operação Natal faz parte da “Operação Rodovida”, a maior ação anual de enfrentamento à violência no trânsito e que abrange as festas de final de ano e Carnaval. Durante quatro dias, haverá intensa fiscalização com o objetivo de reduzir as estatísticas de trânsito e preservar vidas nas rodovias federais.
Já a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina vai iniciar hoje, às 19h, a “Operação Natal 2022”. A ação especial seguirá até às sete horas da manhã da próxima segunda-feira. As ações terão como foco a fiscalização do excesso de velocidade, as ultrapassagens em locais proibidos e a embriaguez ao volante. A orientação aos motoristas é para que todos respeitem a legislação de trânsito, tendo paciência no seu trajeto. Um dos objetivos da operação é garantir aos usuários das rodovias, um lugar mais seguro para transitar e que todos possam chegar ao seu destino com segurança e sem maiores preocupações.
Um acidente de trânsito registrado nas proximidades do trevo da cidade de Descanso deixou duas pessoas feridas na noite desta quinta-feira. A colisão lateral aconteceu por volta das 20h e envolveu uma moto Honda CG e um carro GM Vectra, ambos com placas de São Miguel do Oeste. Conforme informações da Polícia Militar, o motociclista e o caroneiro tiveram ferimentos leves e foram conduzidos pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar de Belmonte, que também realizou os procedimentos necessários no local.
Motociclista sofre ferimentos em queda na SC 163 em Itapiranga. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 14 horas de ontem para socorrer vítima de acidente com motocicleta, na rodovia SC-163, nas proximidades da cervejaria Lassberg. O condutor da motocicleta Yamaha Lander, emplacada em Iporã do Oeste, apresentava escoriações nos braços, mãos, pernas na região dos joelhos e nas costas. O homem foi conduzido ao hospital. A guarnição do caminhão prestou auxílio na ocorrência com a contenção de óleo hidráulico derramado na pista com uso de serragem. O óleo na pista foi o que ocasionou a queda do motociclista.