-CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO DE 2023 COM SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.320
-PROCON DE SC DETERMINA TEMPO MÁXIMO DE ESPERA EM FILAS NA BR-101
-UMA TONELADA DE DONATIVOS É ARRECADA PARA ATINGIDOS POR CHUVA
-PREFEITURA É CONTEMPLADA COM R$ 1 MILHÃO EM EMENDAS IMPOSITIVAS
-MUNICÍPIO ENCERRA EXERCÍCIO COM INVESTIMENTOS EM DIVERSAS ÁREAS
-SETOR SOCIAL BUSCA AMPLIAR O NÚMERO DE ‘FAMILÍAS ACOLHEDORAS’
-SECRETARIA ELABORA ATIVIDADES PARA CAMPANHA ‘JANEIRO BRANCO’
-AGRICULTURA LANÇA PROGRAMA EXCLUSIVO PARA PRODUTORES DE LEITE
-MULHER É PRESA PELA PM COM QUASE 12 QUILOS DE DROGAS EM ÔNIBUS
-ENTORPECENTES SÃO ENCONTRADOS NA CASA DE HOMEM PRESO NA 282
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. Não chove. A mínima desta manhã foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O comitê da Câmara que investiga a invasão de seis de janeiro de 2021 do Capitólio dos EUA divulgou o relatório final. O material traz uma visão abrangente das conclusões do painel bipartidário sobre como o ex-presidente DONALD TRUMP e seus aliados tentaram derrubar a eleição presidencial de 2020. O relatório completo – baseado em mais de mil entrevistas, documentos coletados, incluindo e-mails, textos, registros telefônicos e um ano e meio de investigação – inclui alegações de que TRUMP “supervisionou” o esforço de apresentar chapas eleitorais falsas em sete estados que ele perdeu. Em um movimento simbólico na segunda-feira, o comitê em sua última reunião pública encaminhou TRUMP ao Departamento de Justiça em pelo menos quatro acusações criminais.
A família do ex-presidente peruano PEDRO CASTILLO, deposto e preso em seu país, está no México. A ex-primeira-dama LILIA PAREDES NAVARRO, dois filhos e a irmã dela desembarcaram na Cidade do México ainda na quarta-feira, após o governo mexicano lhes fornecer asilo político. LILIA PAREDES é investigada pelo Ministério Público peruano como coordenadora de uma suposta organização criminosa liderada pelo marido. A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, afirmou que as investigações não impediam que LILIA PAREDES deixasse o país. CASTILLO, por sua vez, segue preso no Peru.
Um incêndio na quinta-feira em Viña del Mar, a 120 quilômetros ao oeste de Santiago, deixou pelo menos dois mortos e atingiu 400 casas. As chamas, propagadas por fortes rajadas de vento, atingiram áreas residenciais do balneário da costa central chilena, próximo do porto turístico de Valparaíso. O governo do presidente Gabriel Boric decretou estado de emergência. Com o decreto, a Defesa Nacional poderá, eventualmente, limitar direitos constitucionais e apreender bens necessários para enfrentar a emergência na região.
O presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, anunciou nesta quinta-feira mais 16 ministros do futuro governo. Entre eles, estão o vice presidente eleito, GERALDO ALCKMIN, que vai comandar a pasta da Indústria e Comércio, e as primeiras mulheres que estarão no ministério do petista. As mulheres confirmadas são ESTHER DWECK na Gestão, LUCIANA SANTOS na Ciência e Tecnologia, CIDA GONÇALVES no Ministério das Mulheres, MARGARETH MENEZES na Cultura e ANIELLE FRANCO na Igualdade Racial. No total, o próximo governo vai ter 37 ministérios. Falta definir, portanto, o nome dos comandantes de 16 pastas, o que deve acontecer até terça-feira. Ao se dirigir aos futuros ministros, LULA afirmou que eles precisarão contemplar em suas pastas a "pluralidade" da população brasileira.
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira as contas do governo devem registrar um superávit primário de 34 bilhões e cem milhões de reais neste ano. O saldo primário indica que o governo deve gastar menos do que a arrecadação do ano, sem contar as despesas com a dívida pública. Se confirmado, será interrompida uma trajetória de oito anos com as contas no vermelho. No final de novembro, o governo previa fechar o ano com um superávit de 23 bilhões e 400 milhões. A melhora do resultado é explicada, principalmente, pelo bom desempenho da arrecadação. De acordo com a Receita Federal, no acumulado de janeiro a novembro, a arrecadação federal somou dois trilhões de reais.
O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira o Orçamento de 2023. O texto já havia passado pela Comissão Mista de Orçamento e, com a aprovação pelo plenário, segue para sanção presidencial. Entre outros pontos, o texto prevê o pagamento de 600 reais do Bolsa Família em 2023, adicional de 150 por criança de até seis anos e salário mínimo de mil 320 reais em 2023. A proposta do governo BOLSONARO previa mil 302. O orçamento ainda prevê a destinação de ao menos 22 bilhões e 700 milhões a mais para o Ministério da Saúde, valor reivindicado pelo grupo técnico da transição do governo eleito para recompor os recursos de programas da pasta, como o Farmácia Popular. Além disso, serão adicionados pelo menos 11 bilhões e 200 milhões para a Educação em 2023.
O Procon de Santa Catarina determinou nesta quinta-feira que o tempo de espera na fila do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, seja de 10 minutos, conforme previsto no contrato de concessão firmado com a Arteris Litoral Sul. No documento assinado pelo diretor TIAGO SILVA, o Procon destaca que o limite de fila no trecho deve ser de apenas 300 metros. No entanto, mais de 30 quilômetros foram registrados desde a manhã desta quinta-feira. Por meio da notificação, o Procon solicita que a empresa tome medidas “cabíveis e urgentes para que seja realizado o imediato desbloqueio das vias”. Caso o prazo não seja cumprido, a empresa pode receber a pena de ter que liberar o pagamento no pedágio aos consumidores.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina adquiriu 24 novos drones para utilização nas áreas de licenciamento, fiscalização e gestão de Unidades de Conservação Estaduais. A entrega dos equipamentos foi realizada pelo presidente do IMA, DANIEL VINICIUS NETTO ao diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, FÁBIO CASTAGNA DA SILVA. Essa tecnologia auxilia principalmente no trabalho de identificação e combate de desmatamento, em vistorias de linhas de transmissão, rodovias, hidrelétricas e outros empreendimento que cobrem grande áreas, tanto na fiscalização quanto no licenciamento ambiental. Os novos equipamentos juntam-se a outros 24 drones utilizados pelo IMA desde 2017.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, considera uma decisão justa a derrubada do veto presidencial ao artigo 181 da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que prevê o abatimento da dívida dos estados com o Tesouro Nacional do montante utilizado na execução de obras de responsabilidade da União. A lei foi aprovada pelo Congresso em nove de agosto passado, mas tinha sido vetada pelo presidente JAIR BOLSONARO. Nesta quinta, o veto foi derrubado nas duas casas legislativas. Nos últimos dois anos, o governo de Santa Catarina investiu 465 milhões em obras nas BRs do estado. AGUIAR salientou a elevada adesão da bancada catarinense pela tese da derrubada do veto. Entre os 16 deputados federais, 12 votaram pela derrubada do veto, dois pela sua manutenção e outros dois estavam ausentes da sessão. Já no Senado, os três senadores catarinenses optaram pela compensação dos investimentos nas obras federais.
Com as vendas abaixo do esperado para o mês de dezembro, os comerciantes de São José do Cedro esperam maior movimento entre hoje e amanhã, visto a aproximação do Natal 2022. O lojista ACARAÍ ASSMANN, comentou que as vendas nas últimas semanas foram menores se comparado com o período em 2021. Isso se deve, dentre tantas situações, às incertezas com o novo governo a partir de janeiro. O valor gasto em presentes também ficou menor até o momento na comparação com os demais anos. Mas os comerciantes apostam no pagamento do décimo terceiro salário para os trabalhadores da iniciativa privada e pública para aumentar as vendas. Presentes úteis associados com a época de verão são os mais procurados pelos consumidores. Em sua loja, ACARAÍ disse que haverá atendimento especial no sábado à tarde para atender àqueles que ainda não compraram seu presente.
O Sindicato dos Empregados no Comércio está solicitando atenção dos empregadores quanto à carga horária dos seus funcionários nesta época de final de ano. A presidente EDRIANE SLAVIERO, disse que os empregados contam uma determinada carga horária registrada, podendo fazer até duas horas extras no trabalho. Neste período as empresas procuram fechar as contas no verde, por isso elas estendem o atendimento ao público até por quatro horas depois das 6 da tarde. Para proporcionar isso aos seus clientes, as empresas não devem esquecer de seguir a carga horário de até 8 horas com seus funcionários. Para conciliar isso, a orientação é efetuar um rodízio entre os empregados não ultrapassando as 10 horas limites por dia de trabalho. Aliado a isso, também é preciso se atentar aos intervalos para almoço – que é de, no mínimo, uma hora. Já a cada quatro horas trabalhadas o empregado pode tirar 15 minutos de intervalo. Muitas empresas estão confundindo a lei de liberdade econômica com as regras da CLT e sofrendo processo trabalhistas.
Os grupos “DNA Gaiola Clube” e “Amigas do Bem” vão realizar amanhã um roteiro que vai marcar a entrega de doces e brinquedos para as crianças de Princesa. O roteiro vai contar com a presença do Papai Noel. A informação é do organizador JOSMAR DAPPER. Este cronograma vai iniciar às 8 da manhã na Linha Sagrada Família, seguindo pelas comunidades de Esquina Tobias, Jatobá, União, São Francisco, Progresso e Vista Alegre. O cronograma contempla as localidades a cada meia hora, encerrando o primeiro roteiro às 11 horas da manhã. Na parte da tarde, este roteiro retoma a partir da uma e meia na Linha Cruzeiro e segue pelas comunidades de Linha Moquém, Pinheirinho, Vista Alta, Vila Rica e Marmeleiro, encerrando a segunda etapa às 4 da tarde. A orientação é todos aguardem a chegada do Papai Noel em frente aos clubes e igreja das comunidades anunciadas. Meia hora depois, os grupos estarão em frente à sede para contemplar as crianças da área urbana. A estimativa é atender 500 crianças.
A prefeitura de Palma Sola vai lançar em janeiro o edital para contratação de uma empresa que fará a implantação do Parque Linear. O processo já está organizado, faltando apenas abrir o prazo para lançamento de propostas. A informação é do diretor de Meio Ambiente DOUGLAS RIBEIRO. A liberação ambiental também já está nas mãos da administração. A área ainda conta com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, devido à constante degradação ambiental do terreno. Este foi um dos termos de comprometimento adotado pela prefeitura para efetuar os investimentos. A nascente do percurso híbrido de Palma Sola também passa pela área, atravessando todo o perímetro urbano e por isso o poder público possui o cuidado especial. A primeira etapa custou 150 mil reais com previsão de execução de 3 meses por parte da vencedora do certame. O diretor salientou que os processos de elaboração não sofreram nenhum impasse, porém a pandemia de Covid nos dois últimos anos atrapalhou os trabalhos do Executivo.
Guaraciaba vai lançar em janeiro do ano que vem um programa exclusivo para produtores de leite. O programa denominado de ‘Mais Leite’ será desempenhado nos mesmos moldes do ‘Meu Crédito’. A afirmação é do secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER. O município conta atualmente com 550 propriedades leiteiras que poderão ser beneficiadas com as cartas de crédito. A prefeitura estará aplicando meio milhão de reais para viabilizar o programa. Não será necessário fazer agendamento ou prestação de contas, mas deverá contar com o bloco de produtor. Os valores a serem pagos aos produtores serão balizados na litragem de leite produzida e comercializada pelo produtor e não pelo preço – já que o mesmo oscila muito de um período para outro. O setor vai usar 2021 como ano base para efetuar a emissão das cartas de créditos. Por isso, foi dispensado comparecimento do produtor para qualquer tipo de agendamento. A ideia é aquecer a economia local e dar liberdade ao produtor escolher onde gastar os valores.
Os valores pagos aos produtores em Guaraciaba serão quitados conforme quatro categorias pré-definidas pela secretaria de Agricultura. O secretário SÉRGIO THALHEIMER, comentou que essas categorias foram separadas da seguinte forma: quem produz em sua propriedade de 5 a 16 mil litros terá um determinado valor de crédito, para quem produz de 16 a 35 mil litros é outro valor. Assim segue para propriedades que produzirem de 35 a 80 mil e de 80 a 150 mil litros de leite – este último será a litragem máxima para pagamento do bônus. Todo o cálculo será por base na Unidade Fiscal de Referência Municipal – UFRM, com isso poderá ser reajustada a cada começo de ano. THALHEIMER disse que este programa foi debatido por mais de 3 anos pela administração com o Conselho Agrícola, equipe técnica da prefeitura e por fim na Câmara de Vereadores. Na avaliação dele, essa atitude foi bem adotada pelo poder público de Guaraciaba visando incentivar quem destaca as notas de produtor e impulsionar a isso quem ainda trabalha na informalidade.
A Associação dos Criadores de Bovinos de Corte do Extremo-Oeste de Santa Catarina realizou na última semana uma reunião para definir o calendário de eventos para o ano que vem. A informação é do presidente CLÓVIS BOFF. Ao todo serão nove eventos ao longo de 2023, iniciando em fevereiro e terminando em dezembro. Os remates vão ocorrer nos dias 11 de Fevereiro, 18 de Março, 22 de Abril, 20 de Maio, 21 e 22 de Julho, 26 de Agosto, 28 de Outubro e dois de Dezembro. Entre esses, o evento de março será do programa ATEG e o de julho será dos reprodutores. A entidade também vai realizar em 2023 o primeiro evento destinado exclusivamente para bezerros. O remate está marcado para maio, visto o período tradicional de desmame. De acordo com ele, as demais programações do ano que vem serão para gado geral. Questionado sobre a expectativa para 2023, ele salientou que espera uma melhora no preço dos animais de engorda e também dos bezerros. Em 2022, foram obtidos com os eventos mais de 10 milhões e 400 mil reais.
A diretoria do Sinte, com sede em São Miguel do Oeste, procurou realizar um trabalho efetivo nos colégios da região Extremo-Oeste. Como 2022 marcou a volta presencial das aulas, o objetivo foi prestar apoio aos professores e dar novas diretrizes para o ano letivo. A afirmação é da coordenadora GICELE DOS SANTOS. Durante as visitas da diretoria, às escolas repassaram algumas sugestões para o sindicato em relação aos novos rumos da entidade, assim como dos momentos de discussões. O Conselho Deliberativo também reuniu seus integrantes de forma presencial para elaborar o cronograma de ações do próximo ano, visto a mudança do governo. O sindicato já conseguiu conversar com o governador eleito JORGINHO MELLO e o seu secretário de Estado da Educação para elencar alguns assuntos, entre eles, plano de carreira e o desconto dos 14 por cento do professor aposentado. No começo do ano que vem, o Sinte vai se reunir novamente com o governador. O Conselho Deliberativo deve se reunir no dia 11 de Fevereiro.
A campanha do Janeiro Branco tem como propósito abordar temas que estão relacionados à saúde mental das pessoas. Os casos de depressão, estresse e crises de ansiedade tem aumentado cada vez mais. O lembrete é do psicólogo de Guarujá do Sul MIGUEL RODRIGUES. Desde agora, a secretaria de Saúde está trabalhando no cronograma para desenvolver as ações envoltas do tema no primeiro mês do ano. Como de costume, algumas famílias elaboram um projeto de vida para o ano que se inicia e a ideia da saúde guarujaense é incluir a saúde mental neste cronograma. As ações serão realizadas em conjunto entre as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e o Cras. Durante todo o mês de janeiro terá atividades nas 4 semanas com encerramento na praça, onde serão feitas diversas ações. Esta campanha vai envolver desde distribuição de folders informativos até rodas de conversas, auriculoterapia, fisioterapia, entre outras atividades. O psicólogo disse que a saúde trabalha com a prevenção para causar queda no número de pessoas com doenças mentais.
A secretaria de Assistência Social de São José do Cedro vai trabalhar intensamente com o programa ‘Famílias Acolhedoras’ a partir do mês que vem. A afirmação é da assistente Social PAULA SCHAFFER. O objetivo é ampliar o número de famílias de acolhimento no próximo ano, embora algumas famílias já participem deste programa atualmente. Das cinco participantes, duas famílias contam com crianças e as demais abertas para acolhimento. Num primeiro momento o setor trabalha com a divulgação para atentar as famílias interessadas em participar do programa em 2023. Logo em seguida, quem se manifestar pelo interesse, será tratado o funcionamento do programa e por fim a efetiva inscrição daqueles ainda interessados. Nem todas as famílias abertas a integrar o grupo de acolhedores conseguem se encaixar nos requisitos, visto que todas passam por uma avaliação técnica para saber a capacidade da família em receber o menor de idade. Estes processos são complexos, sendo que as famílias precisam estar dispostas ao trabalho.
São José do Cedro vai encerrar 2022 com obras em andamento para serem concluídas no decorrer do ano que vem. Entre algumas obras, destacam-se a reforma e ampliação da Casa do Agricultor, Laboratório de Zoonoses e pavimentação de estradas rurais. Quanto às obras no interior, o prefeito JOÃO DE ANDRADE, citou o asfaltamento entre a ponte na Linha Santo Isidoro até a Esquina Mariflor, trecho este que a prefeitura enfrentou vários impasses até dar o início às primeiras intervenções no dia 22 de Novembro. O valor da obra está orçado em 6 milhões e 200 mil reais, sendo um milhão e 300 mil de contrapartida da municipalidade e outros quase 5 milhões de reais do governo de Santa Catarina. A empresa entrou em férias e deve retornar ainda na primeira semana de janeiro. Outra obra aguardada é o calçamento da Linha São Vendelino sentido a cidade. A empreiteira está enfrentando dificuldades com mão de obra, mas segue efetuando o trabalho conforme o cronograma pré-estabelecido. Para ele, as dificuldades também são enfrentadas em outros municípios.
Ainda no começo de 2023 às obras de construção do Laboratório de Tuberculose e Brucelose devem ser concluídas. Conforme o prefeito JOÃO DE ANDRADE, a estrutura está em fase final de construção, faltando algumas adequações, colocação dos móveis e aparelhos, assim como a pintura da sala. A construção do ginásio de esportes no Bairro São Cristóvão e a Casa do Agricultor são outras duas obras que estão saindo do papel, mas muito ainda precisar avançar. ANDRADE também comentou sobre as melhorias das estradas rurais de Cedro que contam com duas equipes para efetuarem os serviços. Segundo ele, atualmente apenas patrolamento está sendo feita nas estradas rurais em virtude do período de férias dos funcionários da secretaria de Obras. O poder público ainda recebeu uma motoniveladora proveniente do governo de Santa Catarina e já se encontra no parque de máquinas. Porém, os documentos devem ser feitos apenas em 2023, consequentemente o uso dela. Ele aguarda o repasse de 750 mil do Estado para compra de uma nova motoniveladora.
A menos de uma semana para acabar o ano de 2022, a prefeitura de Princesa recebeu recursos do governo de Santa Catarina proveniente de emendas impositivas. A informação vem do prefeito EDILSON VOLKWEIS. Ao menos 600 mil reais em emendas já estão depositados na conta da municipalidade para aplicação em diferentes frentes da administração. A primeira emenda anunciada foi de 200 mil reais que será aplicada na construção da segunda etapa do pavilhão da comunidade de Linha Jatobá. Outro montante do mesmo valor será para aquisição de implementos agrícolas. O poder público também recebeu recurso externo no valor de 100 mil reais para aquisição de um veículo para à secretaria da Educação. O pavilhão da comunidade de Linha Moquém também foi contemplado com valor de 100 mil reais para a edificação da segunda etapa. O prefeito ainda buscou viabilizar mais 400 mil reais durante sua viagem à Brasília no começo deste mês. A confirmação do montante foi emitida hoje pela manhã e será aplicado no custeio da saúde local.
O trecho entre a cidade de Princesa e a comunidade de Linha Vista Alegre foi liberado para o tráfego depois da conclusão parcial dos serviços. Os mais de mil metros foram liberados em virtude da chegada de final de ano, época que as famílias recebem visitas para comemorar o Natal e chegada do ano novo. Foi pensando nisso que o poder público de Princesa decidiu por liberar o trecho mesmo com a execução incompleta dos serviços. A parte inacabada engloba as obras de meios-fios que devem ser executadas nas próximas semanas. Este trajeto passou por limpeza, além de alargamento da estrada, detonações de rochas, entre outras melhorias para efetiva colocação das pedras irregulares. Nesta terceira etapa do projeto, foram edificados pouco mais de 8 mil e 600 metros quadrados de calçamento – equivalente a um quilômetro e 300 metros de estrada pavimentada. O investimento foi superior a 410 mil reais e contou com aporte financeiro de 250 mil. O restante, aproximadamente 160 mil reais foram desembolsados pela administração.
A secretaria de Administração de São José do Cedro está solicitando aos motoristas que trafegam pelo novo calçamento em direção a São Vendelino para reduzirem a velocidade. O secretário EDIMILSON DALMAGRO, comentou que desde a liberação do trecho na quarta-feira à tarde alguns condutores estão abusando da velocidade. O trecho ainda não conta com placas de sinalização de trânsito, visto que a liberação parcial ocorreu por causa da aproximação do Natal e Fim de Ano. A liberação aconteceu até nas proximidades de um britador, onde o motorista deve acessar a via esquerda sentido a Barro Preto. Isso se deve aos trabalhos que ocorrem da Santo Inácio em direção a cidade. Ainda é necessário lembrar que este trecho possui materiais usados na obras e tentar atravessar pode causar problemas ou até mesmo acidentes. DALMAGRO destacou que durante uma visita ao local com a equipe técnica foi constatado que a obra está com pouco mais de 70 por cento concluída. Na avaliação dele, a empresa deve entregar a obra dentro do prazo estabelecido.
A campanha promovida pela Ameosc para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no litoral de Santa Catarina arrecadou cerca de uma tonelada de donativos. A iniciativa foi promovida pelos colegiados de Educação e Assistência Social, em parceria com entidades e municípios. Nesta semana, os donativos foram entregues para famílias de Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, localidades severamente atingidas pelos temporais. Os donativos somam uma carga de alimentos não perecíveis, além de materiais escolares, produtos de higiene pessoal, roupas e colchões. O secretário executivo da Ameosc AIRTON FONTANA, explicou que a entidade organizou a coleta e o Corpo de Bombeiros recebeu os donativos. Ele comentou que a ação contribui para a reconstrução da vida em pontos atingidos pelo temporal no Estado.
Em patrulhamento pela Rua Amazonas, em Barracão, uma equipe da Polícia Militar avistou um veículo Pálio, emplacado em Palma Sola, que ao visualizar a viatura empreendeu fuga, sentido BR-163. Neste momento, a guarnição iniciou o acompanhamento tático até a Rua Izaltino Vargas, local onde o condutor abandonou o veículo e correu em direção à mata, não sendo possível realizar a sua abordagem. O veículo de Palma Sola estava carregado com aproximadamente 500 litros do combustíveis,oriundos da Argentina. Em razão dos fatos, o veículo e o combustível foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
O Corpo de Bombeiros de Palma Sola atendeu na madrugada de ontem uma ocorrência de incêndio em residência, na Linha Fazenda Caldato, próximo a divisa entre Palma Sola e Campo Erê. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou a residência mista já tomada pelas chamas. Após a avaliação e desligamento da energia elétrica, foi iniciado o combate com uma linha de ataque. Para o combate e rescaldo, foram utilizados cerca de 4 mil litros de água. Segundo um morador vizinho, o dono da propriedade é de Anchieta e não estava no local na hora do incêndio.
Uma mulher foi presa na noite de ontem em Dionísio Cerqueira com quase 12 quilos de drogas. Durante a realização de abordagem a ônibus de linha que seguia de Cascavel, Paraná, para Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, foi utilizado o cão de faro que sinalizou a droga em duas malas no bagageiro. Dentro das bolsas estavam 5 quilos 978 gramas de maconha prensada em tabletes e 5 quilos 682 gramas skunk. A proprietária da mala, uma mulher de 19 anos, informou aos policiais militares que levaria a droga até Vera Cruz/RS, e receberia 3 mil reais pelo transporte. Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas e conduzida para dar prosseguimento aos trâmites cabíveis.
A Polícia Militar encontrou entorpecentes na residência do homem preso no começo da tarde de ontem na BR-282, em São Miguel do Oeste. O rapaz, morador de Balneário Camboriú, foi detido por tráfico de drogas próximo ao trevo de acesso a 282. Durante troca de informações com a PM de São Miguel, os policiais militares de Balneário realizaram buscas pela cidade e lograram êxito ao localizaram no apartamento que ele residia, junto com um amigo, 84 gramas de maconha, 16 gramas de haxixe e três gramas de MDMA. Também foram encontradas duas balanças de precisão, um rolo de plástico filme, uma pistola de pressão calibre 4.5 e 914 reais em espécie. Diante do fato as drogas e demais objetos foram apreendidos e entregues na delegacia de Polícia Civil Balneário.