-MINISTÉRIO DA SAÚDE ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
-GOVERNO DO ESTADO DEFINE EMPRESA PARA GESTÃO TEMPORÁRIA DO SAMU EM SC
-SJO RECORRE AO RIO URUGUAI PARA GARANTIR ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-IPORÃ DO OESTE SEGUE VACINAÇÃO CONTRA COVID COM SEGUNDA E TERCEIRA DOSES NA TARDE DE HOJE
-DEDETIZAÇÃO NAS BOCAS DE LOBO VISA ELIMINAR INSETOS EM BAIRROS E CENTROS COMUNITÁRIOS
-SECRETÁRIO DESTACA PAVIMENTAÇÃO NA CIDADE E DETALHA FORMATO DA CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
-POLÍCIA RODOVIÁRIA INICIA HOJE OPERAÇÃO BOAS FESTAS
-HOMEM É PRESO POR DEVER QUASE NOVE MIL E 500 REAIS EM PENSÃO ALIMENTÍCIA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O PAPA FRANCISCO descreveu a violência doméstica como algo "quase satânico”, durante entrevista a uma emissora do grupo italiano Mediaset. FRANCISCO defendeu a dignidade das vítimas, que aumentaram durante a pandemia de Covid-19, ao se referir ao "grande número de mulheres que são agredidas em casa, até pelos maridos”. No programa especial, o pontífice falou sobre o tema durante uma conversa com uma mulher que sofreu esse tipo de violência e fugiu de casa com seus quatro filhos. Durante o programa, o papa também teve interações com uma moradora de rua, um prisioneiro e um estudante.
Um mês depois da descoberta da variante ômicron do coronavírus na África do Sul, o número de casos na província de Gauteng – epicentro do surto sul-africano – começou a desacelerar. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por cientistas que coordenam a resposta à pandemia no país. Além disso, segundo os médicos, o impacto das infecções foi menos grave que em outras ondas, apesar de ainda não haver dados científicos que garantam que a ômicron seja menos grave que outras versões do vírus. Ainda de acordo com os cientistas do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis, a curva de contágios começou a desacelerar num tempo mais curto que os surtos das variantes Delta e Beta, num provável indício de que, por ser mais contagiosa, a Ômicron também retrocede mais rápido.
A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou para uso emergencial a pílula da Pfizer para tratamento da Covid-19 nesta quarta-feira. O medicamento é indicado a adultos e crianças a partir de 12 anos que tenham testado positivo para a Covid-19 e apresentem alto risco de progressão para casos graves, incluindo hospitalização ou morte. A Pfizer garante já estar pronta para começar a entrega imediata nos Estados Unidos e elevou suas projeções de produção para 120 milhões de tratamentos em 2022.
O Ministério da Saúde abriu, nesta quinta-feira, consulta pública sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes de 5 a 11 anos. A medida segue até o dia dois de janeiro. A decisão de inclusão ou não dessa faixa etária no Programa Nacional de Imunizações vai ocorrer, por sua vez, em cinco de janeiro. O uso da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em crianças de cinco a 11 anos de idade foi aprovado na quinta-feira da semana passada pela Anvisa. O endereço para o envio das contribuições, que devem ser “devidamente fundamentadas”, será disponibilizado na página do Ministério da Saúde na internet. O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse que as contribuições serão analisadas tecnicamente e que o governo ainda pode realizar uma audiência pública sobre o tema.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta quarta-feira, projeto de lei que libera 300 milhões de reais para o financiamento do auxílio-gás, no valor de 55 reais. O crédito adicional visa mitigar o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda. O projeto, de autoria do poder Executivo, que previa o auxílio havia sido aprovado em outubro, mas a liberação de crédito orçamentário para custear o programa só foi aprovada na última sexta-feira. A perspectiva é que o benefício alcance mais de cinco milhões de famílias de baixa renda. Com o programa, cada família elegível receberá, a cada dois meses, um valor correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50 por cento da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos.
O governo federal conseguiu recuperar desde dezembro do ano passado seis bilhões e 900 milhões de reais em recursos do auxílio emergencial pagos indevidamente em 2020 e 2021 a solicitantes que não atendiam aos critérios do programa. A informação é do Ministério da Cidadania.
Um relatório do Tribunal de Contas da União, elaborado com base em dados de órgãos de controle do próprio governo, aponta que o total pago indevidamente foi de 54 bilhões e 600 milhões de reais. O auxílio emergencial foi um benefício criado para ajudar trabalhadores informais, desempregados e beneficiários do Bolsa Família que perderam renda durante a pandemia de Covid. O ministério busca a recuperação de recursos do auxílio emergencial por meio de mensagens enviadas aos que se beneficiaram do pagamentos indevidos. Nas mensagens, a pasta pede o ressarcimento.
O governo de Santa Catarina divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2022. As alíquotas continuam as mesmas deste ano, e o tributo poderá ser pago em três parcelas. A ordem de pagamento é definida pelo número da placa. Os primeiros a pagar são os donos de veículos com placa de final 1. Quem optar por parcelar o imposto, deve fazer o primeiro pagamento do boleto até 10 de janeiro. Já a cota única tem vencimento no dia 31 de janeiro. Não há desconto para quem optar pelo pagamento em uma só vez ou adiantar parcelas. A base de cálculo é o valor de mercado do veículo, conforme a tabela Fipe.
O projeto que cria o Programa Bolsa Estudante foi aprovado na tarde de terça-feira em sessão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Com a iniciativa, o Governo de Santa Catarinavai conceder um auxílio anual de seis mil 250 reais para 60 mil estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes receberão uma bolsa anual que será concedida em 11 parcelas mensais de 568 reais, pagas entre fevereiro e dezembro. Com o programa, o Governo do Estado deve investir 375 milhões de reais a partir do início de 2022. Segundo o projeto de lei aprovado pela Alesc, a iniciativa está garantida até o término do ano letivo de 2024.
A secretaria de Estado da Saúde confirmou o nome da entidade que vai assumir, de forma temporária, a administração do SAMU em Santa Catarina. Como o contrato com a empresa Ozz termina no dia 31 de dezembro e a licitação ainda está em andamento, a Fundação de Apoio ao Hemosc e ao Cepon, a Fahece, é quem vai assumir os trabalhos de atendimento no Estado. A própria Fahece é uma das classificadas no processo licitatório com nova etapa prevista para cinco de janeiro. Segundo a secretaria de Saúde, foi definida a gestão compartilhada do Samu. Por isso a Fahece foi contratada de forma emergencial "pelo histórico de bons serviços prestados com Santa Catarina à frente do HEMOSC e CEPON".
-SJO RECORRE AO RIO URUGUAI PARA GARANTIR ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-SECRETARIA DE SAÚDE DE DESCANSO TERÁ RECESSO A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
-IPORÃ DO OESTE SEGUE VACINAÇÃO CONTRA COVID COM SEGUNDA E TERCEIRA DOSES NA TARDE DE HOJE
-DEDETIZAÇÃO NAS BOCAS DE LOBO VISA ELIMINAR INSETOS EM BAIRROS E CENTROS COMUNITÁRIOS
-SECRETÁRIO DESTACA PAVIMENTAÇÃO NA CIDADE E DETALHA FORMATO DA CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
O proprietário da empresa SERNI, responsável pela recolha de lixo em Iporã do Oeste, SÉRGIO MALLMANN, explica que a coleta segue normal nessa sexta-feira, véspera de Natal. Já a recolha que seria realizada no sábado, não vai acontecer em virtude do feriado. MALLMANN solicita para a população ficar atenta para não colocar o lixo na rua após a coleta de amanhã, mas na segunda-feira em diante, quando a recolha volta ao normal.
A Câmara de Vereadores de Descanso definiu no último sábado a nova mesa diretora do Legislativo para 2022. O novo presidente, que vai assumir no dia primeiro de 2022, será o vereador VLADIMIR ORO. Já os demais membros da mesa são PAULO HENRIQUE BURIN, GIOVANE BUSNELLO e FABIANE CAPELESSO. A atual presidente do Legislativo de Descanso, ODETE NORA, salienta que se por ventura algum componente da mesa diretora desistir da função, na hora de receber a posse, deverá pedir demissão do cargo e será realizada nova eleição do membro que se recusou. ODETE enfatiza que o Legislativo não terá recesso no final do ano, apenas pontos facultativos impostos pelo Executivo. Após o feriadão de Natal, os trabalhos serão retomados na segunda-feira, seguindo até sexta, dia 30 de dezembro.
Na avaliação da atual presidente da Câmara de Vereadores de Descanso, ODETE NORA, 2021 foi um ano de muito sucesso e aprendizado, com crescimento tanto como pessoa, como na função de política. A base de um vereador, segundo ODETE, é o caráter e compromisso com os eleitores. Ela agradece aos colegas vereadores pela oportunidade e confiança que depositaram, e expressa a alegria de prestar contas e apresentar para a população de Descanso o trabalho desenvolvido em 2021. ODETE NORA reitera que o Legislativo realizava cinco sessões ordinárias por mês, transmitidas de forma simples devido à pandemia, mas que permitiram fazer a população conhecer a forma de trabalho dos vereadores. Salienta que a mesa diretora se reunia uma vez por semana para discutir projetos juntamente com a assessora jurídica. Além do trabalho e conversa com a população, ODETE enaltece que também visitou o comércio e as comunidades, para verificar as dificuldades de cada um e os problemas que os agricultores enfrentam, seja na produção de leite, suínos ou aves. Essas visitas, segundo a atual presidente do Legislativo, demonstram a preocupação com o desenvolvimento do município.
São João do Oeste transporta mais de 700 mil litros de água por dia. A informação é do secretário de Transportes e Obras, AFONSO HAMMERSCHMITT. Segundo ele, três caminhões da prefeitura transportam a partir da captação na comunidade de Vale Pio para a estação de tratamento em Beato Roque. Outro caminhão ainda auxilia na distribuição no interior, com água tratada. O secretário contabiliza que em torno de 500 a 550 mil litros de água são transportados diariamente de Vale Pio para a ETA de Beato Roque, e em torno de 200 mil da comunidade de Sede Capela, no interior de Itapiranga, para Jaboticaba.
SJO também recorre ao município vizinho, Itapiranga, para transporte com caminhões terceirizados. Segundo AFONSO HAMMERSCHMITT, secretário de Transportes e Obras, na terça-feira foi lançada licitação para transportar água do Rio Uruguai, às margens da cidade de Itapiranga, para SJO. Uma empresa terceirizada auxilia o setor de Obras a partir de hoje, com transporte estimado em mais 200 mil litros diários, numa distância de 22 quilômetros até o centro de SJO. Com ajuda de caminhões terceirizados, o município deverá passar de 900 mil litros transportados por dia. O secretário de Transportes e Obras cita ainda outro sistema de recalque de água instalado em Sede Capela, indo para a comunidade de Jaboticaba. O objetivo dessa captação, segundo AFONSO HAMMERSCHMITT, é abastecer o setor agropecuário, uma vez que em Jaboticaba existem muitos chiqueiros com suínos, além do gado leiteiro, e os produtores estão com dificuldade em obter água para seus animais.
Secretaria de Saúde de Descanso terá recesso a partir da próxima segunda-feira. Conforme o responsável da pasta do município, CLEBER RECH, alguns trabalhos rotineiros vão prosseguir mesmo durante o recesso, com atendimento nos dias 27 a 30 de dezembro somente no Centro Municipal de Saúde, na cidade. Haverá equipe médica à disposição, junto com os setores de odontologia, administrativo e farmácia. Segundo RECH, o transporte de pacientes também continua normalmente. Ele lembra ainda que nos dias 24 e 31, nas vésperas de Natal e ano novo, haverá ponto facultativo, portanto não terá atendimento nas unidades de saúde. Caso a população necessitar, poderá ir ao hospital, com o qual a administração mantém parceria.
O mês de janeiro, conforme o secretário de Saúde de Descanso, CLEBER RECH, sempre é mais calmo, embora muitos servidores estejam de férias. Logo no dia três, na primeira segunda-feira de 2022, o município voltará a atender com as três unidades de saúde, com toda equipe de médicos, enfermagem, farmácia e atendimento rotineiro à disposição. RECH enfatiza que a Secretaria de Saúde realizou mais uma etapa de imunização contra Covid-19 nesta quarta-feira, com aplicação de doses de reforço, no centro de vacinação. Nova etapa será realizada na próxima segunda-feira, também para aplicação da terceira dose. A situação do Coronavírus em Descanso segue controlada, sem casos ativos. CLEBER RECH agradece à população pelos cuidados e projeta que no ano novo, mantendo um trabalho em conjunto, será possível manter a situação normalizada.
Em Iporã do Oeste, etapa de vacinação com a segunda dose, e também a de reforço, está sendo realizada hoje. A aplicação dos imunizantes iniciou de manhã e segue à tarde, das 13h30 às 16h, no Centro Público de Convivência. As vacinas de reforço são destinadas para pessoas que receberam a segunda dose até 24 de julho. Já os imunizantes da segunda dose são uma repescagem de pessoas que receberam vacinas da Pfizer e Fiocruz e estão com a segunda aplicação atrasada. As pessoas deverão trazer cartão de vacinas e CPF.
Empresa vencedora da licitação realizou nessa semana a dedetização das bocas de lobo em Iporã do Oeste. O serviço iniciou na segunda-feira e atendeu bairros da cidade, e ainda centros comunitários de São Lourenço, Aparecida e São Vendelino, onde há maior incidência de pessoas. Conforme o agente fiscal da vigilância sanitária, ANTÔNIO JAGUEZESKI, o objetivo é controlar pragas urbanas, como baratas, mosquitos, ratos, aranhas e escorpiões. JAGUEZESKI explica que a dedetização é realizada com fumacê, o qual contém um atomizador, que são gotículas pouco mais pesadas para o local ficar molhado por ficar mais tempo. O material contém ainda gordura, para ficar mais tempo agindo, mesmo na chuva.
Conforme o agente fiscal sanitário de Iporã do Oeste, nas galerias de água e pontes, onde podem vir a se criar mosquitos, também é despejado o produto para fazer a dedetização. ANTÔNIO JAGUEZESKI salienta que além do fumacê é colocado um pó, com efeito mais duradouro. Quando esse material entra em contato com uma aranha ou barata, o inseto leva e espalha para outros animais com os quais terá contato, atingindo assim colônias, por isso é mais eficiente. O fiscal sanitário também aproveita para reforçar o alerta sobre a proliferação do mosquito da dengue, solicitando para que as pessoas não deixem água parada. Qualquer pancada de chuva que ocorrer nesse período, segundo JAGUEZESKI, pode resultar em acúmulo de água parada, o que é propício para a criação de larvas do mosquito.
O montante de recursos orçados pela administração de Iporã do Oeste para asfaltamentos é de um milhão, 41 mil e 600 reais. A informação é do secretário de Administração, ERVINO HENKEL. Segundo ele, o total de asfaltamentos abrange 10 mil 320 metros quadrados. A ruas contempladas, conforme o secretário, são a Celina Maria Franz, prolongamento da Sete de Setembro, onde vai para Linha Taquarussu, 25 de Dezembro, que dá acesso ao CTG, um pedaço da João Marx, que não estava concluída, e ainda foi feito reparo em trecho da Hilma Kich, onde não havia pavimentação. HENKEL cita que algumas dessas ruas, como a 25 de Dezembro e a Celina Maria Franz já estão concluídas e outras em vias de execução. Ele lembra que agora as empresas que fazem a pavimentação estão em férias e os funcionários vão retomar os trabalhos em fevereiro.
O secretário de Administração de Iporã do Oeste especifica que as ruas que já receberam pavimentação asfáltica, com pintura concluída, são as seguintes. Parte da José Scalabrin, no acesso ao posto do Chapa, parte da Rua Pedro Kossmann, parte da Rua João Pedro Primeiro, Rua Teutônia, no acesso à padaria, Rua São Miguel, que dá acesso ao hospital, Rua Santo Antônio, na travessia entre a Rua Jundiá e Teutônia, onde tinha a antiga gráfica, Rua Lauro Berwanger, que sobe pela esquina do centro de idosos, Nicolau Seger, que entra no posto 81, e a Rua Willi Assmann, passando pela funerária Assmann. ERVINO HENKEL reitera que dos recursos de um milhão e 41 mil reais, 450 mil vieram do governo do estado, através de emendas de deputados. Por esse motivo, lembra que a parte asfaltada com os 450 mil do estado não será considerada para fins de contribuição de melhoria. Do saldo restante, que é recurso do município, 80 por cento será utilizado no rateio para fins de contribuição de melhoria.
Pavimentação com pedras irregulares já atendeu seis mil e 500 metros quadrados em Iporã do Oeste. A informação é do secretário de Administração, ERVINO HENKEL. Segundo ele, todas essas obras foram realizadas com recursos do município, orçadas em 469 mil 215 reais. Para fins de contribuição de melhoria, HENKEL frisa que será cobrado apenas 50 por cento. A outra metade será bancada pelo tesouro municipal, a exemplo do que já vinha sendo feito. O secretário de Administração de Iporã do Oeste detalha que há possibilidade de fazer pagamento com desconto de dez por cento no valor à vista. Proprietários de imóveis até mil 999 metros quadrados, podem fazer em 36 vezes, e imóveis acima de dois mil metros, em 96 vezes.
ERVINO HENKEL salienta que no primeiro lote de pavimentação com pedras irregulares, que foi definido para esse ano, ainda falta concluir algumas ruas. Um exemplo é a Rua Sete de Setembro, que já foi toda canalizada, mas agora, devido ao recesso da empresa vencedora da licitação, o trabalho será retomado em janeiro. O edital dos valores da contribuição de melhoria apenas será lançado após a conclusão da obra. Na avaliação do secretário, os calçamentos estão sendo efetuados em ritmo até mais acelerado que o esperado, por isso faz um balanço positivo dos trabalhos, assim como em relação à qualidade, a qual a administração também cobra da empresa executora. Segundo HENKEL, no próximo ano deverão acontecer mais etapas de pavimentação asfáltica e também com pedras irregulares, uma vez que muitas ruas na cidade ainda não têm calçamento. O secretário de Administração ressalta que uma das preocupações do município é pavimentar todas as estradas de chão com calçamento e naquelas que tem calçamento, providenciar asfalto, do centro da cidade em direção às vias periféricas.
-POLÍCIA RODOVIÁRIA INICIA HOJE OPERAÇÃO BOAS FESTAS
-INCÊNDIO EM CARRETA INTERDITOU BR 282
-MULHER É ASSALTADA NO CENTRO DA CIDADE; UM DOS ENVOLVIDOS FOI DETIDO E OUTRO FUGIU
A Polícia Rodoviária Federal iniciou na meia noite desta quarta para quinta-feira a Operação Natal 2021 nas rodovias de SC. Ela vai até o final deste domingo e faz parte da Operação Integrada Rodovida, a maior ação do ano de enfrentamento à violência no trânsito. Abrange as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval, e vai integrar órgãos públicos federais, estaduais e municipais com o objetivo de reduzir os índices de violência no trânsito. A tendência é de aumento do fluxo principalmente em direção ao interior do estado, uma vez que a maioria das pessoas prefere passar o Natal na casa de parentes. A partir de segunda-feira, o fluxo se inverte, com milhares de turistas se deslocando ao litoral de SC para receber o ano novo à beira do mar. A fiscalização será ampliada em Santa Catarina, com incremento de policiais rodoviários federais que estariam de folga, mas que vão para a pista reforçar o efetivo ordinário.
Já a Polícia Militar Rodoviária Estadual, de Iporã do Oeste, inicia às 18h de hoje a “Operação Boas Festas”. O batalhão intensificará o policiamento, através dos 24 postos rodoviários, até as 8h da próxima segunda-feira. Na região Extremo-Oeste, os policiais do Posto 12 em escala de serviço vão cobrir uma malha viária de 258 quilômetros, em sete rodovias. De acordo com o Sargento EDSON BARBOSA, que responde pelo comando do Posto do 12 da PMRv de Iporã do Oeste, espera-se durante esse período um aumento considerável, de ao menos 30 por cento de veículos transitando em Rodovias Estaduais. A polícia rodoviária prevê que muitas pessoas vão aproveitar essas datas para deslocarem-se para pontos turísticos e estâncias hidrominerais. O Sargento destaca que as ações de fiscalização e prevenção serão ampliadas, afim de prevenir condutas que aumentam o risco de acidentes graves, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança como capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças. Em caso de emergência, os motoristas e passageiros podem ligar para o número 198 ou ainda pelo 190.
As recomendações aos motoristas que vão viajar são as seguintes. Planejar o roteiro, sem esquecer a documentação pessoal e do veículo. Fazer revisão preventiva, lembrando de verificar itens como estepe e material para trocar pneu. Fazer pausas para descanso no trajeto, com paradas a cada três horas, evitando sonolência e perda de reflexos. Evitar circular à noite por conta da redução da visibilidade, buscando sair de manhã cedo, quando as rodovias estão com menos movimento. Reduzir a velocidade e aumentar a distância em relação ao veículo que trafega a sua frente em situações de chuva ou cerração. Em caso de acidente sem vítimas, com somente danos materiais e em que o veículo ainda possa seguir rodando com segurança, o envolvido pode optar por fazer o registro em casa, pela plataforma E-DAT (Declaração Eletrônica de Acidente de Trânsito).
Área de mata atingida por incêndio voltou a pegar fogo na região próxima a Dionísio Cerqueira. Após os bombeiros trabalharem por mais de 19 horas no combate das chamas no mesmo local, entre a tarde de terça-feira e a manhã de quarta, na tarde de ontem a guarnição novamente foi acionada. Por volta das 15h30, o Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira se deslocou para novamente combater incêndio em propriedade localizada na Linha 15 de Novembro, zona rural do município de Bom Jesus do Sul/PR, há 12 quilômetros da cidade catarinense. Segundo os bombeiros, foram extintos mais cinco focos de fogo entre a plantação de eucalipto na tarde de ontem. Ao todo foram necessários 200 litros de água, bomba costal e abafadores para extinguir as chamas. A área atingida na tarde de ontem tem aproximadamente mil metros quadrados. Já no período entre a tarde de terça e a manhã de quarta-feira, as chamas consumiram cerca de 45 do total de 224 hectares.
Já na noite de ontem, um incêndio em carreta bloqueou a BR-282 por mais de 30 minutos. A ocorrência foi registrada por volta das 22h20, nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Segundo o motorista da carreta, uma Actros da Mercedes Benz, com placas de Caxias do Sul/RS, ele tinha como destino a cidade de Umuarama no Paraná, quando a parte do eixo/freio acabou pegando fogo e rapidamente se espalhou, destruindo ao menos 12 pneus e danificando a caçamba também. Com o objetivo de salvar o que dava, ele conseguiu desengatar o “cavalinho/reboque” e assim evitar que o prejuízo fosse maior. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas, com o auxílio de dois caminhões de combate a incêndio do 12º Batalhão. A PRF também esteve presente e controlou o trânsito, que ficou bloqueado por mais de 30 minutos nos dois sentidos da rodovia.
A Polícia Militar Ambiental flagrou rinha de galo na região. A ocorrência foi registrada em conjunto com a Polícia Militar, no último domingo. A rinha de galos foi flagrada no interior de Guaraciaba. No local foram expedidos 13 autos de infração ambiental. Os responsáveis vão responder administrativa e criminalmente pela prática de maus tratos aos animais.
A Polícia Militar atendeu ocorrência de descumprimento de medida protetiva na madrugada de ontem. O fato ocorreu por volta da uma hora, no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. Um homem de 37 anos estava perturbando pessoas e proferindo xingamentos contra os seus familiares, incluindo a mãe, a qual tem medida protetiva contra o filho. No momento da abordagem, o homem estava alterado e com escoriações pelo corpo. Ele relatou que teria feito uso de drogas durante o dia todo e suas escoriações foram causadas enquanto fugia das guarnições pelo mato, além de uma briga em que se envolveu durante o dia no Bairro Vila Nova. O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Comarca para os procedimentos cabíveis ao caso. Há poucos dias, o mesmo homem já havia sido indiciado por descumprimento.
Um homem foi preso com mandado em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia. O fato ocorreu às 11 horas de ontem, na Linha São Domingos, interior de São Miguel do Oeste. A guarnição da Polícia Militar prendeu um homem que devia o valor de nove mil 450 reais em pensão alimentícia. Ele foi localizado pela polícia na própria residência, onde foi preso e conduzido à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Mulher foi assaltada na Avenida Uruguai, em Itapiranga. O crime ocorreu por volta das 9h45 desta quinta-feira, nas proximidades da Bregomar Veículos. A Polícia Militar conseguiu prender um dos envolvidos, um jovem de 19 anos. O outro assaltante fugiu de barquinho e atravessou o Rio Uruguai na direção do Distrito de Basílio da Gama, município de Pinheirinho do Vale, Rio Grande do Sul. O homem que fugiu levou a carteira com pertences da vítima.a