-ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS PIORA E SOBE PARA MAIS DE 177 BILHÕES
-SANTA CATARINA REGISTRA CASO DE DENGUE SEM CIRCULAÇÃO HÁ 15 ANOS
-MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE É REALIZADO NO BAIRRO ANDREATTA
-REALIZADA REUNIÃO QUE VISA O DESMEMBRAMENTO DA LINHA PÉROLA DE BANDEIRANTE
-HORÁRIO ESPECIAL DO COMÉRCIO COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 11 EM SMOESTE
-GRUPO QUE MATOU HOMEM POR ENGANO EM BELMONTE ESTÁ SENDO JULGADO HOJE
-IDOSO QUE TENTOU MATAR HOMEM COM CINCO TIROS NO INTERIOR É PRESO
O tempo na região Extremo-Oeste é … A previsão para as próximas horas é de tempo instável. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
A Organização Mundial de Saúde informou nesta quarta-feira que pediu "informações detalhadas" às autoridades chinesas sobre os relatos de um surto de pneumonia em crianças. Casos reportados em diferentes cidades na China levaram um importante programa de vigilância da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas a emitir um alerta expressando "preocupação" e também cobrando "informações definitivas" sobre a extensão da doença. Até o momento o surto não causou nenhuma morte, porém, a preocupação é com relação ao aumento significativo de internações de crianças.
O presidente da China, XI JINPING, enviou uma carta ao presidente eleito da Argentina, JAVIER MILEI, para parabenizá-lo pela vitória nas eleições do último domingo. MILEI fez um post em uma rede social nesta quarta-feira para agradecer XI pela carta. Durante a campanha eleitoral, MILEI afirmou que, se eleito, se afastaria de governos que considera comunistas, incluindo a China. No entanto, os chineses estão entre os principais parceiros comerciais dos argentinos. No documento que foi compartilhado pelo presidente eleito nas redes sociais, o presidente chinês ressalta a importância da parceria entre os dois países e se diz disposto a trabalhar em conjunto com o novo governo.
Na Argentina, o governo eleito deixou de lado o discurso de campanha contra o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e indicou que ele será bem-vindo à posse de JAVIER MILEI em 10 de dezembro. A futura chanceler de JAVIER MILEI, DIANA MONDINO, que é uma de suas pessoas de maior confiança, declarou que gostaria que LULA fosse para a cerimônia. Ela também confirmou que vai convidar LULA para a posse do mês que vem. DIANA disse que o Brasil e a Argentina sempre estiveram juntos e sempre trabalharão juntos. O aceno ao presidente brasileiro também partiu de JAVIER MILEI durante uma entrevista nesta quarta-feira.
O Senado aprovou nesta quarta-feira em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição que limita poderes individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal por 52 votos a 18. A proposta impede que decisões tomadas por um único ministro do STF, chamadas de decisões monocráticas, suspendam a vigência de leis ou atos do presidente da República, do Senado e da Câmara dos Deputados. Por se tratar de uma PEC, o texto tem que ter a aprovação da maioria absoluta da Casa, ou seja, de ao menos 49 dos 81 senadores. A proposta agora segue para a Câmara dos Deputados.
Os ministérios da Fazenda e do Planejamento anunciaram nesta quarta-feira um aumento na projeção de rombo das contas públicas em 2023. A expectativa da área econômica é de que o déficit primário fique em 177 vírgula quatro bilhões de reais neste ano, número maior que a projeção anterior, feita em setembro, onde o resultado negativo era de 141 vírgula quatro bilhões de reais. Com a alta no rombo das contas públicas, a "meta informal" do ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, fica mais distante. Em janeiro, HADDAD afirmou que as contas teriam déficit de 100 bilhões de reais neste ano, girando em torno de um por cento do Produto Interno Bruto.
Os ministérios da Fazenda e do Planejamento também anunciaram nesta quarta-feira um bloqueio adicional de um vírgula um bilhão de reais em despesas obrigatórias no Orçamento deste ano. Com isso, o contingenciamento de despesas em 2023 para o cumprimento do teto de gastos passou de três vírgula oito bilhões para cinco bilhões de reais. O volume é equivalente a dois vírgula 54 por cento das despesas discricionárias do Executivo para este ano. Já a meta de resultado primário do governo central deste ano é de saldo negativo de até 213 vírgula seis bilhões de reais. A equipe econômica também divulgou queda em relação as receitas primárias totais da União passando de dois vírgula 373 trilhões, para dois vírgula 360 trilhões de reais.
Com 192 municípios atingidos pelas enchentes até agora de um total de 295 e a previsão de mais chuvas intensas em Santa Catarina nesta semana, o governador JORGINHO MELLO afirmou nesta quarta-feira, durante evento na Casa D’Agronômica, que aguarda uma audiência com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para levar os pleitos urgentes do Estado junto ao governo federal. JORGINHO MELLO tem uma lista de pedidos caso seja recebido sozinho ou acompanhado pela bancada federal do Estado. Ele adiantou que vai solicitar que a União devolva os 465 milhões de reais que o estado investiu em rodovias federais. Conforme o governador, o recurso será usado para refazer o sistema viário e outras obras do Estado e de municípios, afetados pelas enchentes.
Santa Catarina registrou um caso importado de dengue tipo três, que, no começo deste ano, motivou um alerta da Fundação Oswaldo Cruz. Isso porque este sorotipo específico do vírus causador da dengue não causa epidemias no Brasil há 15 anos. O caso registrado em Santa Catarina foi identificado na região da Foz do Rio Itajaí, em uma paciente que veio de outro país, não informado pela Diretoria de Vigilância Sanitária. O ressurgimento do sorotipo DENV3, segundo a Fiocruz, pode ser um alerta que, no futuro, possamos voltar a ter epidemias causadas por esse sorotipo. Isso porque, sem epidemias, poucas pessoas foram infectadas por essa variação do vírus, o que faz com que menos pessoas tenham imunidade a ela.
O boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Sanitária nesta quarta-feira mostra um aumento nos casos de dengue em Santa Catarina. De primeiro de janeiro a 20 de novembro de 2023, foram notificados 240 mil, 929 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina, sendo que, desses, 118 mil, 307 foram confirmados. Em relação aos casos confirmados, houve aumento de 41 vírgula 45 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 83 mil, 636 casos da doença. Além do DENV3, foram identificados casos de dengue causados pelos sorotipos DENV1 e DENV2, sendo que o DENV1 é o sorotipo predominante. Do total de casos confirmados até agora, 110 mil e 53 são autóctones, ou seja, tiveram transmissão dentro do Estado, e estão distribuídos em 130 municípios de Santa Catarina, sendo que, 37 municípios atingiram o nível de epidemia.
A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste em parceria com o décimo quarto RCMEC realizou nesta quarta-feira uma força-tarefa de combate à dengue no bairro Andreatta. A ação foi de inspeção e orientação para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em alusão ao Dia D, que foi comemorado em 18 de novembro. Na oportunidade, as equipes também fizeram alertas sobre possíveis criadouros de animais peçonhentos, como por exemplo, cobras, aranhas, roedores e escorpiões, além de verificar o descarte irregular de lixo nos terrenos.
Depois do centro de São Miguel do Oeste, o bairro Andreatta é que o mais registrou focos do mosquito transmissor da dengue neste ano. Segundo o setor de combate às Endemias, apenas em 2023, já foram encontrados 65 focos na localidade, sendo que em 2022, foram 27. Conforme o setor, em todo o perímetro urbano, já foram identificados neste ano, 702 focos, sendo 269 a mais que no mesmo período do ano passado. Apesar do alto número de focos, um dado positivo é que a soma de pessoas com a doença em São Miguel do Oeste é menor que no ano passado, sendo diagnosticadas em 2023, 12 casos até o momento, número extremamente inferior ao índice de 2022 que foi de mil e 100 casos confirmados da doença.
Apesar do número de casos de dengue ser baixo, o total de focos é alto e por isso a população precisa ficar em alerta. A afirmação é do secretário de Saúde de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER. Para ele, os riscos de uma nova epidemia de dengue é alto visto as condições climáticas favoráveis de calor e chuvas frequentes. Ele salientou que, dessa forma, a população precisa fazer a sua parte e vistoriar de forma intensa os terrenos e demais locais que possam ser criadouros do mosquito transmissor da dengue. ALFREDO SPIER comentou que apenas dessa forma, é possível prevenir um novo surto de dengue em São Miguel do Oeste, igual já registrado no passado.
A comunidade da Linha Pérola, interior de Bandeirante realizou na noite de ontem uma reunião visando debater sobre o desmembramento da localidade. Os moradores querem que o local passe a ser novamente de São Miguel do Oeste, há exemplo do que era antes de 1995. A reunião realizada no salão da comunidade contou com lideranças dos dois municípios, bem como, os residentes da Linha Pérola e lideranças regionais e estaduais. O Portal Peperi esteve presente no momento e as fotos da reunião estão disponíveis na internet. De acordo com um dos membros da comissão que visa o desmembramento da localidade, MARCOS SABEDOTT, o momento foi produtivo, sendo um passo importante para o objetivo final que é o desmembramento de Bandeirante e o pertencimento à São Miguel do Oeste.
A edição de agora a pouco do Peperi Entrevista repercutiu a reunião de ontem à noite sobre o desmembramento da Linha Pérola de Bandeirante e a incorporação novamente para São Miguel do Oeste. De acordo com o morador EROTIDES GAYARDO, o pedido é antigo e ocorre desde antes da emancipação de Bandeirante. Ele contou que sempre foi contra pertencer para Bandeirante e na época a localidade concordou pois toda a documentação para emancipação já estava em Florianópolis. Ele disse que na oportunidade, a questão foi deixada de lado visto a burocracia existente. GAYARDO frisou que desde o começo a grande maioria dos moradores busca esse retorno para São Miguel do Oeste.
O movimento de retorno da Linha Pérola para São Miguel do Oeste é mais complexo que no passado. A afirmação é do morador, EROTIDES GAYARDO. Conforme ele, apesar disso, entre 80 a 90 por cento dos moradores querem pertencer para São Miguel do Oeste novamente. Segundo ele, toda a logística favorece a saída de Bandeirante, haja visto que a grande maioria depende mais de São Miguel do que de Bandeirante de fato. GAYARDO garantiu que não existe nenhuma questão contra Bandeirante, porém, entende que a vantagem é muito maior retornando para São Miguel do Oeste. Atualmente 12 famílias residem na Linha Pérola, enquanto outros seis possuem apenas propriedades na localidade.
A Linha Pérola terá dificuldades para retornar para São Miguel do Oeste, porém, mesmo assim, o esforço é válido. A declaração é do morador, EROTIDES GAYARDO. Em entrevista agora à pouco, ele frisou que essa questão já deveria ter sido resolvida no passado, quando Bandeirante virou município e não 28 anos após a emancipação.
O prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER participou na reunião de ontem à noite e disse que entende e respeita a vontade dos moradores da Linha Pérola. Em entrevista ele citou a proximidade logística da comunidade com São Miguel do Oeste e por isso encara com naturalidade essa questão. Ele disse que o município está à disposição e alertou que a questão burocrática será intensa, porém, reforçou o apoio do município nessa questão.
Após a reportagem da Peperi ouvir o sindicato dos empregados no comércio sobre o horário especial de Natal em São Miguel do Oeste, foi a vez de ouvir a Câmara de Dirigentes Lojistas do município sobre as definições de trabalho para o último mês do ano. A Peperi já divulgou nos últimos dias os horários já fixados para os lojistas e nesta semana conversamos com o presidente da CDL, JUARES JÚNIOR, que lembrou da convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicato dos Empregados no comércio do Extremo-Oeste de Santa Catarina e o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista do Extremo-Oeste de Santa Catarina.
A CDL tem participação efetiva na construção dos horários de final de ano e na busca pelo melhor horário tanto para o comércio, quanto para os comerciantes e principalmente para os consumidores. A afirmação é do presidente da entidade JUARES JUNIOR. De acordo com ele, dessa forma ficou estabelecido que entre o dia primeiro de dezembro até o dia nove o horário do comércio será normal, sendo de segunda a sexta entre oito e meia da manhã às seis e meia da tarde e aos sábados entre oito da manhã às quatro horas da tarde. Já a partir do dia 11 até o dia 15 o horário será entre oito e meia da manhã às sete e meia da noite e no sábado, dia 16, o horário será entre oito da manhã às quatro horas da tarde.
O horário especial no comércio de São Miguel do Oeste vai seguir na semana que antecede o Natal com horário maior ainda. O comentário é do presidente da CDL, JUARES JUNIOR. Ele disse que entre os dias 18 e 22 o comércio vai atender entre oito e meia da manhã às 10 horas da noite. Já no sábado, o horário de trabalho vai iniciar às oito da manhã e seguir até às cinco horas da tarde. Ele pontuou que neste ano o Natal será celebrado em uma segunda-feira e por isso, o comércio de São Miguel do Oeste vai abrir as portas no domingo, na véspera do Natal, sendo que, nesse dia o horário de atendimento ao público será a partir das 10 da manhã até às quatro horas da tarde.
Após o dia de Natal, o comércio de São Miguel do Oeste vai atender no horário normal, com exceção dos dias 26 de dezembro e dia dois de janeiro. Nessas duas datas específicas, o atendimento ao público será apenas na parte da tarde. O presidente da CDL, JUAREZ JUNIOR, destacou que nesse acordo, todos os critérios da CLT serão cumpridos, como por exemplo, o pagamento de almoço ou de 35 reais para cada trabalhador, pagamento de 100 por cento de hora extra aos domingos e o pagamento de lanche ou de 27 reais por trabalhador nos dias de atendimento até às 10 horas da noite.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste está satisfeita com os horários estabelecidos para o comércio no mês que vem. A garantia é do presidente da entidade, JUARES JUNIOR. Na entrevista desta semana ele aproveitou para reforçar que os horários divulgados acima são apenas sugestões, ficando a critério de cada estabelecimento seguir os horários ou não.
Os lojistas de São Miguel do Oeste precisam ficar atentos no último mês de 2023 e investirem em promoções, marketing e decoração das vitrines. O alerta é do presidente da CDL, JUARES JUNIOR. Ele citou as pesquisas recentes que mostram expectativas de alta nas vendas e por isso os comerciantes precisam aproveitar o horário especial de Natal para desenvolver cada vez mais o comércio em si e também a manutenção e geração de empregos e rendas e o alavancamento da economia de São Miguel do Oeste. JUARES JUNIOR lembrou ainda que em conjunto com o horário especial de Natal haverá uma vasta programação na praça central, visando atrair as famílias e movimentar mais ainda São Miguel do Oeste.
Uma ocorrência de furto foi registrada na tarde de ontem em Itapiranga. O fato foi por volta das quatro horas da tarde em uma loja de roupa, localizada no centro da cidade. No local, a proprietária informou que duas mulheres estavam na loja e acabaram furtando algumas peças de roupas. Diante das informações, a Polícia Militar conseguiu identificar as autoras e as várias peças de vestuário que haviam sido furtadas. A dupla foi presa e conduzida para a delegacia de Polícia Civil.
Um homem foi preso após roubar e agredir uma mulher no bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira. O fato foi no começo da tarde de ontem no momento em que a guarnição realizava rondas na BR-163. No local, populares abordaram a viatura e informaram que estavam contendo um homem que teria roubado um guarda-chuva de uma mulher. Em contato com a vítima, ela informou que o homem exigiu o seu guarda-chuva, porém, ela acabou não levando em conta e seguiu pelo caminho, momento em que o homem retirou o objeto das suas mãos e a começou agredir com o guarda-chuva. Ela contou que ele só parou quando foi impedido por populares. Diante dos fatos, ele foi preso e a mulher encaminhada para o hospital com ferimentos.
Um homem foi preso na noite de ontem em São Miguel do Oeste pelo crime de violência doméstica. O fato foi por volta das oito horas da noite na Rua Clóvis Beviláqua, no centro da cidade. No local, a Polícia Militarfoi acionada para averiguar uma denúncia de que uma mulher teria sido vítima de agressões e ameaças por parte do seu companheiro. Em conversa com avítima, ela contou que foi agredida com socos e tapas na face e no braço e ainda foi ameaçada de morte. Ela disse ainda que o homem apertou seu pescoço, na intenção de lhe sufocar. Já o companheiro da vítima negou os fatos, porém, acabou sendo preso e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu na tarde de ontem um homem pelo furto de uma panela de pressão. O fato foi por volta das quatro horas da tarde na Rua Chuí, no centro da cidade. No local, uma mulher informou que durante a tarde chegou um vendedor de doces pedindo ajuda pois era de outro município. Ela disse que acabou não prestando muita atenção nele e mais tarde percebeu a falta de uma panela de pressão que estava próxima da porta de entrada. Conforme os policiais, enquanto era realizado o Boletim de Ocorrência, a vítima reconheceu o autor do furto passando pelo outro lado da rua, momento em que ele foi abordado e a panela encontrada. O homem tem 35 anos e confessou o furto, sendo preso em flagrante.
Está ocorrendo nesta quinta-feira o último júri do ano na comarca de Descanso. No banco dos réus estão quatro homens e duas mulheres. Eles respondem por um homicídio ocorrido às margens de uma rodovia, em Belmonte, na noite de 16 de julho de 2021. Na época, a vítima levou um tiro por engano e conforme a denúncia, o autor do disparo possuía valores para receber de um homem para quem havia vendido droga. Segundo os fatos, com a ajuda das duas acusadas, ele atraiu o devedor e um amigo até um local conhecido como pedreira, sendo que, a ideia era comprar drogas de um homem chamado “FERNANDO” que, na verdade, era um dos comparsas do mentor. Outros dois acusados também estavam armados com canivete e faca e acompanharam a ação. Na época, o atirador errou a pontaria e atingiu o suposto “comprador”. Uma terceira mulher foi acusada por esconder a arma no dia seguinte, mas aceitou acordo proposto pelo Ministério Público e o processo foi suspenso.
A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira divulgou na noite de ontem que prendeu o autor da tentativa de homicídio ocorrido no final da tarde da última terça-feira na Linha Água Parada. Conforme os policiais, o homem tem 68 anos e disparou ao menos cinco vezes contra a vítima que estava se deslocando pela localidade. Na oportunidade a vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital da cidade, porém, pela gravidade dos ferimentos precisou ser transferida para o Hospital Regional de Francisco Beltrão. De acordo com os policiais, após os disparos, o autor fugiu do local e mais tarde acabou abordando o guincho que estava transportando o seu carro até a cidade. Segundo a Polícia Civil, o homem chegou a efetuar um novo disparo de arma de fogo e fugiu para sua casa, no Distrito de Idamar, momento em que foi preso e confessou informalmente o crime. Ainda segundo os policiais, testemunhas relataram que o autor após o crime ameaçou moradores próximos e exigiu ser levado até sua casa, retornando mais tarde e reforçando as ameaças. Diante dos fatos ele foi preso e encaminhado para a Unidade Prisional de São José do Cedro. Já a vítima de 40 anos está em estado grave.