-ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS PIORA E SOBE PARA MAIS DE 177 BILHÕES
-SANTA CATARINA REGISTRA CASO DE DENGUE SEM CIRCULAÇÃO HÁ 15 ANOS
-ENCONTRO REGIONAL DE GRUPOS DE DANÇAS SERÁ DOMINGO EM SÃO JOÃO DO OESTE
-EPAGRI DE MONDAÍ REALIZA ENCERRAMENTO DO PROGRAMA DE JUVENTUDE RURAL
-REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA TERÁ SETE CURSOS TÉCNICOS EM 2024
-EDUCAÇÃO DE DESCANSO PRORROGA MATRÍCULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
-HOMEM É PRESO APÓS FURTAR PANELA DE PRESSÃO EM LOJA
-DUAS MULHERES SÃO PRESAS POR FURTAREM ROUPAS NA REGIÃO
O tempo apresenta-se encoberto em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo instável na região. A temperatura mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 22 graus. Umidade relativa do ar 93 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em quatro reais e 89 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
A Organização Mundial de Saúde informou nesta quarta-feira que pediu "informações detalhadas" às autoridades chinesas sobre os relatos de um surto de pneumonia em crianças. Casos reportados em diferentes cidades na China levaram um importante programa de vigilância da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas a emitir um alerta expressando "preocupação" e também cobrando "informações definitivas" sobre a extensão da doença. Até o momento o surto não causou nenhuma morte, porém, a preocupação é com relação ao aumento significativo de internações de crianças.
O presidente da China, XI JINPING, enviou uma carta ao presidente eleito da Argentina, JAVIER MILEI, para parabenizá-lo pela vitória nas eleições do último domingo. MILEI fez um post em uma rede social nesta quarta-feira para agradecer XI pela carta. Durante a campanha eleitoral, MILEI afirmou que, se eleito, se afastaria de governos que considera comunistas, incluindo a China. No entanto, os chineses estão entre os principais parceiros comerciais dos argentinos. No documento que foi compartilhado pelo presidente eleito nas redes sociais, o presidente chinês ressalta a importância da parceria entre os dois países e se diz disposto a trabalhar em conjunto com o novo governo.
Na Argentina, o governo eleito deixou de lado o discurso de campanha contra o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e indicou que ele será bem-vindo à posse de JAVIER MILEI em 10 de dezembro. A futura chanceler de JAVIER MILEI, DIANA MONDINO, que é uma de suas pessoas de maior confiança, declarou que gostaria que LULA fosse para a cerimônia. Ela também confirmou que vai convidar LULA para a posse do mês que vem. DIANA disse que o Brasil e a Argentina sempre estiveram juntos e sempre trabalharão juntos. O aceno ao presidente brasileiro também partiu de JAVIER MILEI durante uma entrevista nesta quarta-feira.
O Senado aprovou nesta quarta-feira em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição que limita poderes individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal por 52 votos a 18. A proposta impede que decisões tomadas por um único ministro do STF, chamadas de decisões monocráticas, suspendam a vigência de leis ou atos do presidente da República, do Senado e da Câmara dos Deputados. Por se tratar de uma PEC, o texto tem que ter a aprovação da maioria absoluta da Casa, ou seja, de ao menos 49 dos 81 senadores. A proposta agora segue para a Câmara dos Deputados.
Os ministérios da Fazenda e do Planejamento anunciaram nesta quarta-feira um aumento na projeção de rombo das contas públicas em 2023. A expectativa da área econômica é de que o déficit primário fique em 177 vírgula quatro bilhões de reais neste ano, número maior que a projeção anterior, feita em setembro, onde o resultado negativo era de 141 vírgula quatro bilhões de reais. Com a alta no rombo das contas públicas, a "meta informal" do ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, fica mais distante. Em janeiro, HADDAD afirmou que as contas teriam déficit de 100 bilhões de reais neste ano, girando em torno de um por cento do Produto Interno Bruto.
Os ministérios da Fazenda e do Planejamento também anunciaram nesta quarta-feira um bloqueio adicional de um vírgula um bilhão de reais em despesas obrigatórias no Orçamento deste ano. Com isso, o contingenciamento de despesas em 2023 para o cumprimento do teto de gastos passou de três vírgula oito bilhões para cinco bilhões de reais. O volume é equivalente a dois vírgula 54 por cento das despesas discricionárias do Executivo para este ano. Já a meta de resultado primário do governo central deste ano é de saldo negativo de até 213 vírgula seis bilhões de reais. A equipe econômica também divulgou queda em relação as receitas primárias totais da União passando de dois vírgula 373 trilhões, para dois vírgula 360 trilhões de reais.
Com 192 municípios atingidos pelas enchentes até agora de um total de 295 e a previsão de mais chuvas intensas em Santa Catarina nesta semana, o governador JORGINHO MELLO afirmou nesta quarta-feira, durante evento na Casa D’Agronômica, que aguarda uma audiência com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para levar os pleitos urgentes do Estado junto ao governo federal. JORGINHO MELLO tem uma lista de pedidos caso seja recebido sozinho ou acompanhado pela bancada federal do Estado. Ele adiantou que vai solicitar que a União devolva os 465 milhões de reais que o estado investiu em rodovias federais. Conforme o governador, o recurso será usado para refazer o sistema viário e outras obras do Estado e de municípios, afetados pelas enchentes.
Santa Catarina registrou um caso importado de dengue tipo três, que, no começo deste ano, motivou um alerta da Fundação Oswaldo Cruz. Isso porque este sorotipo específico do vírus causador da dengue não causa epidemias no Brasil há 15 anos. O caso registrado em Santa Catarina foi identificado na região da Foz do Rio Itajaí, em uma paciente que veio de outro país, não informado pela Diretoria de Vigilância Sanitária. O ressurgimento do sorotipo DENV3, segundo a Fiocruz, pode ser um alerta que, no futuro, possamos voltar a ter epidemias causadas por esse sorotipo. Isso porque, sem epidemias, poucas pessoas foram infectadas por essa variação do vírus, o que faz com que menos pessoas tenham imunidade a ela.
O boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância Sanitária nesta quarta-feira mostra um aumento nos casos de dengue em Santa Catarina. De primeiro de janeiro a 20 de novembro de 2023, foram notificados 240 mil, 929 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina, sendo que, desses, 118 mil, 307 foram confirmados. Em relação aos casos confirmados, houve aumento de 41 vírgula 45 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 83 mil, 636 casos da doença. Além do DENV3, foram identificados casos de dengue causados pelos sorotipos DENV1 e DENV2, sendo que o DENV1 é o sorotipo predominante. Do total de casos confirmados até agora, 110 mil e 53 são autóctones, ou seja, tiveram transmissão dentro do Estado, e estão distribuídos em 130 municípios de Santa Catarina, sendo que, 37 municípios atingiram o nível de epidemia.
A Secretaria de Educação de Descanso prorrogou o período de matrículas na rede municipal de ensino para 2024. De acordo com o Secretário, MAICON ROSIN, até 27 de novembro, próxima segunda-feira, pais ou responsáveis devem efetuar as matrículas preenchendo a ficha diretamente nas escolas, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Ele frisou que para o primeiro ano do ensino fundamental, a matrícula é para crianças que completam seis anos até 31 de março de 2024 e para a pré-escola, aquelas que completam quatro anos até a mesma data. Os documentos necessários estão disponíveis no edital disponível no site da prefeitura, no endereço: descanso.sc.gov.br. Já a renovação automática da matrícula é para alunos do ensino fundamental e pré-escola, desde que seja apresentado comprovante de residência atualizado e declaração de que a caderneta de vacinação está em dia.
Moradores de Descanso que se enquadram nos critérios do IPTU Social Descansense podem solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano até o dia 08 de dezembro, no setor de protocolos da Prefeitura. A isenção foi instituída por meio de um Projeto de Lei de autoria do vereador, VLADEMIR ORO, votado e aprovado na Câmara. A medida tem o objetivo de proporcionar auxílio para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. De acordo com o texto da lei, os imóveis de propriedade de pessoas físicas que atendam aos critérios estabelecidos podem solicitar a isenção do IPTU. O vereador VLADEMIR ORO destacou que se enquadram os idosos acima de 60 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, desde que possuam um único imóvel e nele residam, com renda de até dois salários mínimos se residirem sozinhos ou dois salários mínimos e meio se residirem em até duas pessoas.
No caso de residirem mais de duas pessoas no imóvel, a renda máxima permitida para enquadramento é de um salário mínimo de renda per capita para cada integrante do conjunto familiar. O vereador de Descanso, VLADEMIR ORO, frisou que também podem ser beneficiados os portadores de deficiência, doenças graves ou terminais, assim como os que possuem parentes de primeiro grau nessas condições, desde que comprovado o preenchimento dos requisitos estabelecidos na lei. Nestes casos, a comprovação será por meio de documento médico que deve ser emitido por profissional da saúde vinculado à rede pública municipal ou especialista da área médica que acompanhe o beneficiário. A lei dá isenção somente ao IPTU, não abrangendo a taxa de coleta de lixo.
Regional de Itapiranga terá sete cursos técnicos em 2024. Municípios de abrangência da Regional de Educação ampliam formação técnica no ensino médio. Apenas Santa Helena não fará parte desta novidade no ensino. A Coordenadoria Regional da Educação de Itapiranga trata os cursos técnicos no ensino médio como uma das prioridades para os próximos anos. Meta é elevar o número de alunos com formação antes de cursarem nível superior. Conforme o Integrador da Regional de Itapiranga, INÁCIO ROHDEN, países desenvolvidos possuem até 80 por cento dos alunos do ensino médio com uma formação técnica. O Brasil não atinge 10 por cento dos estudantes nesta condição e precisa evoluir muito.
Objetivo é incentivar a formação em diferentes áreas e tornar o ensino médio mais atraente e útil, direcionando o aluno para áreas que ele possui maior identificação. Conforme INÁCIO ROHDEN Itapiranga teve duas grandes notícias neste sentido com a confirmação do Curso Técnico em Agropecuária nas escolas São José de Sede Capela e Santo Antônio, ambas no interior do município. O Integrador afirma que mais cinco cursos já possuem autorização para receberem matrículas e formarem turmas em 2024. Técnico em Administração na escola Humberto Machado e Técnico em Informática na escola São Vicente, ambas de Itapiranga. Também está em tramitação os cursos de Administração, na escola Balduíno Rambo em Tunápolis, Recursos Humanos em Cristo Rei, interior de São João do Oeste e Técnico em Administração no período noturno na escola Vendelino Seidel, em Iporã do Oeste.
INÁCIO ROHDEN lembra que duas escolas já possuem cursos em andamento, que são os casos de Zootecnia, na comunidade de São Lourenço e Técnico em Agricultura na Casa Familiar Rural, ambas em Iporã do Oeste. O Integrador Regional de Educação menciona que estas conquistas são frutos de trabalhos desenvolvido ao longo de vários anos. ROHDEN destaca que a Regional de Educação é referência em projetos pilotos, com inovações constantes no ensino fundamental e médio, incluindo escola de campo e pedagogia da alternância. O Integrador considera que os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste estão dando mais um passo no rumo de uma educação de melhor qualidade. Cita ainda que os cursos técnicos configuram uma grande oportunidade para os alunos do ensino médio.
Equipe da coordenação regional de educação passou por ajustes. Segundo o Integrador, INÁCIO ROHDEN as mudanças ocorrem e os profissionais precisam se adaptar aos novos desafios. Ele menciona a aposentadoria do coordenador regional do ensino médio, professor ELÓI TESSING. O profissional foi bastante elogiado por sua competência e dedicação na implantação de programas que significam avanços para educação regional. ELÓI TESSING foi substituído pelo professor LEANDRO MAYER, que já atuava na Coordenadoria Regional de Educação. INÁCIO ROHDEN lembra ainda que na coordenação do ensino fundamental atua a professora LAERTE STULP. Ele considera que os demais profissionais da Coordenadoria também desempenham importante trabalho para viabilizar os projetos que ocorrem nas escolas da região.
O encontro de encerramento do curso Juventude Rural desenvolvido pela Epagri foi realizado nesta terça-feira, em Mondaí. De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, PAULO ROBERTO KUHN, o programa teve início no mês de março envolvendo 30 jovens agricultores, sendo 29 de Mondaí e uma jovem do município de Riqueza. Ele explicou que durante nove meses foram desenvolvidos encontros teóricos e práticos, com visitas de orientação em propriedades da região, trabalhando principalmente assuntos relacionados à pecuária leiteira. KUHN enalteceu que o objetivo do programa foi orientar os jovens para desenvolverem a atividade nas propriedades rurais, bem como despertar o interesse pela sucessão familiar.
O Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Mondaí, PAULO ROBERTO KUHN, destacou que o último encontro do programa Juventude Rural contou com a presença dos pais, autoridades locais e representantes das empresas parceiras. Na oportunidade foi realizada uma palestra sobre a continuidade das propriedades rurais, entrega de certificados aos jovens e almoço de confraternização. KUHN avaliou que o programa teve um excelente resultado, visto que os jovens já estão aplicando os conhecimentos no dia-a-dia das propriedades. Ele salientou que o programa foi desenvolvido graças à parceria firmada entre a Epagri, Cidasc, Secretarias de Assistência Social, Agricultura e Educação, além da Cooper A1, Bremar Agropecuária, Sicredi, Sicoob, Cresol, Banco do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar.
A trigésima edição do encontro regional de grupos de danças infanto-juvenis será realizada no próximo domingo, no pavilhão comunitário de São João do Oeste. O evento é uma organização da LAOOSC – Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina, juntamente com o grupo de danças Liebe Zum Tanz, de São João do Oeste. De acordo com a coordenadora do evento e presidente da liga, LISETE LOTERMANN, o evento é tradicional na região é só não foi realizado durante a pandemia de COVID 19. Ela destacou que o encontro terá participação de 19 grupos infanto-juvenis de todo o grande Oeste, divididos nas categorias mirim, infantil e juvenil, com cerca de 600 dançarinos. A programação vai iniciar às 9h00 da manhã com recepção dos grupos e abertura oficial. Em seguida terá apresentações de danças folclóricas, gincana, almoço e novas apresentações durante a tarde, com encerramento previsto para às 17h.
LISETE LOTERMANN frisou que o evento ocorre todos os anos em uma cidade diferente, sendo que desta vez, o grupo de São João do Oeste ficou responsável pela organização e realização da programação. A coordenadora destacou que toda a população pode participar e assistir as lindas apresentações culturais alemãs. Ela chamou atenção que para o almoço, os interessados devem adquirir fichas antecipadas com os integrantes do grupo para melhor organização. De acordo com LISETE, todos os integrantes do grupo Liebe Zum Tanz estão mobilizados para preparação do salão, almoço e demais atividades. Sobre as próximas ações do grupo de danças, LISETE LOTERMANN destacou que haverá participação na Expo São João, com apresentação no dia 10 de dezembro, domingo à tarde, com todas as categorias. Atualmente o grupo de danças Liebe Zum Tanz de São João do Oeste possui seis categorias e cerca de 200 dançarinos, além da equipe de apoio.
Um homem foi preso por violência doméstica nesta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta das 20h para atender a ocorrência no centro da cidade. A informação era de que uma mulher teria sofrido agressões e sido ameaçada pelo seu companheiro. No local, a vítima relatou que o seu companheiro começou a ameaçá-la de morte e a agrediu com socos e tapas na face e no braço esquerdo, além de ter tentado lhe sufocar, apertando seu pescoço. O homem negou os fatos para a guarnição, mas mesmo assim, foi preso e conduzido para a Delegacia.
Dois adolescentes foram apreendidos com maconha para uso pessoal em Itapiranga, por volta das 18h desta quarta-feira. Foi durante abordagens da Operação Miverna, na Avenida Uruguai, próximo à praça municipal. De acordo com a Polícia Militar, ao perceberem a presença da viatura, os menores jogaram algum objeto no chão. Durante busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas após buscas com o cão de faro Colt, foi localizada uma embalagem com pouco mais de três gramas de maconha em meio ao lixo, próximo a um muro. Os dois menores, um de 17 e o outro de 14 anos, bem como a droga encontrada, foram entregues na Delegacia de Polícia Civil. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar os procedimentos cabíveis. A Polícia Militar informou que os adolescentes possuem histórico de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade.
Um homem foi preso depois de furtar uma panela de pressão de uma loja, em São Miguel do Oeste. Foi por volta das 16h de ontem, na rua Chuí, no centro da cidade. De acordo com a Polícia Militar, a proprietária do estabelecimento relatou que durante a tarde havia chegado um vendedor de doces querendo ajuda, pois não era da cidade. Ela disse que acabou não dando muita importância e que em seguida o homem saiu do local. Mais tarde, ela percebeu a falta de uma panela de pressão que estava próxima da porta de sua loja. Enquanto a Polícia registrava o Boletim de Ocorrência, a lojista reconheceu o homem passando no outro lado da rua. Ele foi abordado e a panela de pressão foi encontrada. O homem assumiu a autoria do furto e em seguida foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.
Duas mulheres foram presas ontem depois de furtarem peças de roupas de uma loja, no centro de Itapiranga. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, por volta das 16h, na Rua Independência. No local, os policiais conversaram com a proprietária do estabelecimento e ela informou que duas mulheres foram até a sua loja e furtaram algumas peças de roupas. As autoras do furto foram identificadas, localizadas e abordadas e com elas foram encontradas várias peças de vestuário oriundas da loja, as quais não haviam sido pagas. As mulheres foram presas, conduzidas e entregues na Delegacia de Polícia Civil. O Delegado, SANDRO ZANCANARO, informou que ambas possuem 23 anos e residem em Itapiranga. As roupas furtadas e recuperadas foram avaliadas em aproximadamente 500 reais. O delegado fez o registro da prisão em flagrante e posteriormente as duas mulheres foram encaminhadas para o presídio de São Miguel do Oeste.