ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 23 10 2024

-RELATOR QUER 11 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ANTES DA VOTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA NO SENADO

-ALESC APROVA PROJETO QUE REAJUSTA FAIXAS DA TABELA SALARIAL DO MAGISTÉRIO

-SEBRAE ABRE INSCRIÇOES PARA CONTRATAÇÃO DE AGENTES DE INOVAÇÃO NO EXTREMO-OESTE

-CENTRO DE INOVAÇÃO DEVE COMEÇAR A FUNCIONAR NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2025

-MUNICÍPIO PROMOVE AUDIENCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO AMANHÃ

-POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO COM REGISTRO DE FURTO NA REGIÃO

-PM SOFRE ACIDENTE DURANTE PERSEGUIÇÃO A MOTOCICLISTA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de céu encoberto com chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

A Coreia do Norte já enviou três mil soldados à Rússia para lutarem contra a Ucrânia na guerra entre os dois países. A informação é de políticos da Coreia do Sul. O número é o dobro da estimativa anterior. Além disso, os políticos também disseram a jornalistas que a Coreia do Norte teria prometido enviar um total de cerca de 10 mil soldados à Rússia até dezembro. Por conta disso, o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul realizou uma reunião de emergência na terça para explorar possíveis respostas e autoridades afirmaram que o país avalia fornecer armas à Ucrânia.

A energia foi parcialmente restaurada em Cuba nesta terça-feira após um apagão generalizado que durou mais de quatro dias e afetou toda a ilha caribenha. Na noite anterior de segunda-feira, pessoas foram às ruas em Havana para protestar contra o episódio. A falta de eletricidade interrompeu o fornecimento de água e gás, complicando ainda mais as condições de vida diárias de muitos moradores. Na sexta-feira, o governo de Cuba fechou escolas e negócios não essenciais e ordenou que a maioria dos funcionários públicos ficassem em casa nesta em uma tentativa de economizar energia. Milhões de pessoas em toda a ilha enfrentaram quase cinco dias de apagões.

A Venezuela e a Nicarágua ficaram de fora da lista de possíveis países parceiros do Brics. Os Brics são um grupo de países de economias emergentes originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul entrou em seguida. No início do ano, outros países aderiram aos Brics: Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. A Arábia Saudita também integra a lista, mas não concluiu os trâmites para uma adesão formal. Os membros que compõem o Brics fecharam nesta terça-feira, durante reunião na Rússia, a relação de países que podem aderir ao grupo de parceiros do bloco. Estão na lista Argélia, Belarus, Bolívia, Cuba, Indonésia, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Turquia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública pretende investir mais de 100 milhões de reais na compra de 35 mil câmeras corporais para agentes de segurança. O valor será destinado para suprir a demanda de 16 estados que manifestaram interesse em aderir ao programa do governo federal. Para receber os recursos, os estados terão que se comprometer a seguir as regras estabelecidas pela portaria do ministério, divulgada em maio. Entre as diretrizes, estão o funcionamento contínuo das câmeras e gravação obrigatória nas situações descritas na norma. Dos três estados da região sul, apenas o Paraná está na lista dos beneficiados com as câmeras que serão compradas pelo governo federal.

O senador EDUARDO BRAGA do MDB do Amazonas divulgou nesta terça-feira o plano de trabalho do projeto que regulamenta a reforma tributária. O documento deve ser lido na quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. BRAGA propôs a realização de onze audiências públicas entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro, sobre temas como imposto seletivo, impactos da reforma na saúde e no setor produtivo e regras de transição. O texto deve ser aprovado na comissão até o fim de novembro e ser analisado no plenário no início de dezembro. A proposta recebeu mais de mil e 400 emendas e deve sofrer alterações, por isso, precisará retornar para análise dos deputados. A Câmara aprovou o projeto em julho deste ano.

As contas das empresas estatais federais brasileiras devem fechar 2024 com o maior déficit em 15 anos. São mais de 100 empresas estatais que fazem parte da máquina do governo federal e atuam em diversos setores - como infraestrutura, telecomunicações e agropecuária.De janeiro a agosto, o déficit das empresas estatais federais bateu três bilhões e 300 milhões de reais e a previsão do próprio governo é que fechem o ano em três bilhões e 700 milhões no vermelho. Os maiores déficits estão na Empresa Gerencial de Projetos Navais; Correios; Emgea, de planejamento financeiro; Infraero e Dataprev. O resultado não inclui Petrobras e Eletrobras porque são empresas que têm características específicas.

Santa Catarina alcançou um novo marco no mercado de trabalho em 2024, com 10 mil 858 vagas de emprego abertas no Sistema Nacional de Emprego. As oportunidades estão distribuídas por todas as regiões, bem como atendendo a perfis variados de trabalhadores. Do total, 10 mil 566 são vagas gerais e 292 são exclusivas para pessoas com deficiência. O Sine tem mais de 140 unidades em todo o estado. Na região oeste são mil 659 vagas de emprego. Os destaques são as agências do Sine de Chapecó que tem 549 vagas e de São Miguel do Oeste com 547 oportunidades de emprego. As vagas também estão disponíveis conforme consulta diária no Portal Emprega Brasil.

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade na sessão ordinária da tarde desta terça-feira o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que reajusta as faixas da tabela salarial do magistério público estadual. Antes da votação em plenário, a proposta, que entrou em tramitação na semana passada, foi analisada em reunião conjunta de três comissões da Alesc, no início da tarde desta terça-feira. As comissões de Constituição e Justiça de Finanças e Tributação, e de Educação e Cultura emitiram parecer pela aprovação da matéria. Conforme consta na exposição de motivos, o objetivo do governo com a proposta é descompactar a tabela de vencimentos dos professores efetivos da rede pública estadual, mediante o reajuste das faixas previstas no plano de carreira da categoria, que leva em consideração tempo de serviço e qualificação. Os valores serão retroativos a setembro deste ano.

Santa Catarina tem cerca de 100 mil pacientes à espera de uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde. Em Florianópolis, oito mil e 29 pessoas aguardam para um exame de colonoscopia. Já 19 mil 369 pacientes estão na fila da ressonância, e nove mil 611 da tomografia, segundo informações da prefeitura da Capital. O que chama atenção é a previsão de atendimento da última colocada: só em 2034, daqui a 10 anos. O secretário de Saúde do Estado, DIOGO DEMARCHI SILVA, reforçou que os dados da fila são apenas estimativas. Ele disse que muitas vezes esse prazo representa uma série histórica e não um retrato atual. O secretário citou que Santa Catarina tem batido recordes de cirurgias, sendo 152 mil em 2024.

Estão abertas até o dia 29 de outubro as inscrições para seleção de bolsistas de estímulo à inovação, que atuarão a partir de janeiro de 2025 no Programa Agentes Locais de Inovação, nas modalidades de Produtividade e Rural. Ao todo são 115 vagas no Estado, sendo 18 para a região oeste catarinense. O valor da bolsa mensal é de cinco mil. Os municípios para base de atuação são: Chapecó, Concórdia, Iporã do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Quilombo, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As inscrições podem ser feitas na agencia local do Sebrae ou pelo site do Sistema de Apoio a Micro e Pequena Empresa de Santa Catarina.

O Programa ALI avalia o impacto gerado pela inovação nas empresas e oferece um suporte em diversas áreas do negócio. A afirmação é da analista de negócios do Sebrae, MARIELI MUSSKOPF. Ela disse que o programa é uma excelente oportunidade para quem deseja aplicar metodologias inovadoras em propriedades rurais ou micro e pequenas empresas catarinenses, com mensuração de indicadores, troca de experiência e ampliação da rede de contatos. No ALI Produtividade o objetivo é desenvolver atividades de extensão tecnológica que permita avaliar o impacto da inovação na produtividade dos pequenos negócios. Já o ALI Rrural tem o objetivo de promover o extensionismo tecnológico, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de ações inovadores para as empresas rurais.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai manter até o final da próxima semana o horário especial de atendimento das mulheres no setor de Saúde da Mulher. A informação é da chefe de divisão de atenção básica da secretaria municipal de saúde, MARIANA DEGERONI. Ela disse que o atendimento especial será ao meio dia e entre cinco e 15 da tarde e sete da noite. MARIANA comentou que o objetivo é atender as mulheres que trabalham durante o dia e não conseguem ir ao posto durante o horário convencial. No caso de atendimento ao meio dia ou no final da tarde até as sete horas é preciso agendamento na secretaria de saúde ou no postos. O atendimento estendido segue até a próxima quinta-feira, dia 31 de outubro, no Setor de Saúde da Mulher.

A chefe de divisão de atenção básica da secretaria municipal de saúde, MARIANA DEGERONI ressaltou a importância do reforço das ações no Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de colo do útero e de mama. De acordo com MARIANA, essas atividades são essenciais para enfrentar esses dois problemas que atingem o público feminino. Ela disse que o objetivo da secretaria, neste mês, é ampliar o serviço de coleta de material parra o exame preventivo de colo de útero e das consultas médicas para a solicitação de exames de saúde relacionados ao Outubro Rosa. MARIANA comentou que a procura das mulheres pelos serviços dos exames preventivos aumentou ao longo deste mês.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste vai realizar, nesta quinta-feira, uma Audiência Pública para Elaboração do Orçamento 2025. O encontro está programado para o Salão Nobre da Prefeitura a partir das seis e meia da tarde. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, a população pode participar e sugerir possíveis demandas a serem incluídas na Lei Orçamentária Anual. O projeto de lei do orçamento, com as projeções de receitas, despesas e investimentos para o ano que vem será enviada para apreciação da Câmara de Vereadores até o dia 31 de outubro. O projeto deve ser votado antes do final do ano pelo legislativo.

Os vereadores aprovaram, na última semana, o projeto de lei que trata da obrigação de realização de treinamentos periódicos de evacuação de incêndio e desastres naturais em escolas da rede pública e privada de São Miguel do Oeste. A proposta é da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. De acordo com ela, hoje não há nenhum tipo de protocolo a ser adotado em caso de situações desse tipo. MARIA TEREZA disse que na hora do pânico é preciso que os diretores e professores saibam o que fazer e conduzam os estudantes para espaços seguros. Os treinamentos previstos no projeto serão realizados com base nas orientações do Corpo de Bombeiros. O projeto foi aprovado em primeira votação.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou uma audiência pública para discutir o futuro do transporte coletivo na cidade na noite desta terça-feira. Os vereadores discutiram, com a comunidade, o projeto de lei que tramita na casa e que autoriza o município a fazer uma licitação para a concessão do serviço. De acordo com o presidente do legislativo, PAULO DRUMM, a audiência de ontem foi fundamental para ouvir a população. Ele disse que os vereadores não podem tomar uma decisão sem entender as necessidades de quem mais depende desse serviço. Já a procuradora do município, LUIZA CASSOL, o projeto foi elaborado com cautela pela administração e algumas questões ficaram abertas para evitar problemas futuros com o orçamento.

Os representantes da prefeitura também explicaram que a concessão do transporte coletivo de passageiros terá duração de 10 anos, renovável por outros 10 anos. A procuradora do Município, LUIZA CASSOL; a diretora do Departamento de Concessões, Parcerias e Contratos, ANDRESSA WIEBBELLING; e o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS destacaram que que a Administração poderá subsidiar o quilômetro rodado para a empresa que vier a ganhar o processo licitatório. Eles lembraram que os estudos técnicos sobre o transporte coletivo foram realizados em 2018, e atualizados posteriormente. O projeto prevê a possibilidade de o Município subsidiar o transporte por 24 meses e reduzir gradualmente o subsídio após esse período.

A audiência pública sobre o transporte coletivo de passageiros realizada ontem a noite contou com a presença de poucos moradores. Um grupo do bairro Santa Rita relatou que a comunidade enfrenta dificuldades com a falta de transporte coletivo. O bairro, que fica nas proximidades do trevo da BR 282 e SC 163 é uma das mais distantes do centro. Na audiência de ontem, eles pediram a ampliação dos horários e sugeriram a busca por parcerias federais para a implantação do transporte coletivo. O projeto que está na câmara prevê subsidio do município para atrair empresas interessadas no serviço e para reduzir o custo da tarifa para os usuários.

O projeto de lei que autoriza o município a licitar o transporte coletivo de passageiros urbanos deve ir para votação em plenário nesta quinta-feira. De acordo com o presidente da câmara, PAULO DRUMM, a votação deve ocorrer na sessão de amanhã a noite. A segunda votação está prevista para a próxima terça-feira, dia 29. Em caso de aprovação, a prefeitura fará o edital de licitação com as regras do processo de concessão. Durante a elaboração do documento o município fará uma nova audiência pública sobre o tema. O edital será enviado ao Tribunal de Contas do Estado. Somente depois que o TCE se manifestar a respeito, o município vai publicar o edital de licitação para definir a empresar que vai operar o serviço na cidade.

O centro de inovação e tecnologia de São Miguel do Oeste deve começar a funcionar em janeiro ou fevereiro de 2025. A projeção é da secretária de secretária de desenvolvimento sustentável, ANDREIA TALHEIMER. De acordo com ela, as obras e trabalhos de organização do espaço ainda estão na fase final. A secretária disse que a parte estrutural deve ser concluída até o final do mês que vem. Além disso, é preciso oficializar a criação do centro com um projeto de lei na câmara de vereadores. Por isso, a estimativa é que o espaço só receba os empreendedores e inovadores a partir de janeiro do ano que vem, já no mandato do prefeito eleito, EDENILSO ZANARDI.

O Centro de Inovação que está fase final de instalação na Unoesc vai contribuir para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação no município. A expectativa é da secretária de desenvolvimento sustentável, ANDREIA TALHEIMER. Ela esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira e explicou que o que falta para que a sala cedida pela Unoesc fique pronta para abrigar o centro de inovação. ANDREIA também disse como será o atendimento nesse novo espaço.

O programa SC Mais Inovação, lançado nesta semana pelo governo do estado, pretendeimplantar nove Centros de Inovaçãono estado até 2026. Atualmente, são 15 centros. Para 2025, já estão previstos pelo Estado 24 milhões de reais em investimentos, 20 por cento a mais do que neste ano. A secretária de desenvolvimento sustentável, ANDREIA TALHEIMER disse que o município pode fazer parte dessa ação. Uma parceria com o governo do estado via SC Mais Inovação pode fortalecer o centro de inovação que está sendo instalado na Unoesc. O programa do governo também pretende fazer com o que o setor de inovação alcance uma fatia de 10 por cento do PIB catarinense.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou, na manhã desta quarta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura, três ordens de serviço que, somadas, ultrapassam os três milhões e 700 mil reais, para os setores de Educação, Turismo e Habitação. O maior investimento é para a Educação, com mais de um milhão e 900 mil reais, que serão investidos na reforma e ampliação da Escola São João Batista de La Salle, na comunidade São Francisco de Assis. O projeto prevê a reformulação completa dos espaços do educandário, reforma no ginásio e construção de quatro novas salas de aula. Na área habitacional, serão construídas 15 casas populares no Conjunto Habitacional Vila Nova Dois, para famílias que se encontram em situação de risco. O montante investido será de um milhão e meio de reais.

O prefeito WILSON TREVISAN também anunciou agora a pouco o cercamento linear de 630 metros da Reserva Ambiental Capeti, no bairro Santa Rita. A área total da reserva é de 100 mil metros quadrados e contém cerca de 300 araucárias, além de uma rica fauna e flora. A intenção é transformar o espaço em um Parque Ecológico. TREVISAN ressaltou que a Administração Municipal segue focada em obras e ações que beneficiarão todos os setores. Já o vice-prefeito e prefeito eleito, EDENILSON ZANARDI, ressaltou a relevância e diversidade de obras e ações que vêm sendo realizadas no município. Ele garantiu que os investimentos iniciados em 2024 já estão no planejamento para terem continuidade no próximo ano.

Um homem foi preso por agredir e ameaçar a companheira na madrugada desta terça-feira em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi chamada por volta da uma e 15 para verificar uma briga em uma residência na Rua Santa Cruz, no bairro Andreatta. Segundo a Polícia Militar, a vítima apresentava lesões visíveis nos braços, pescoço e tórax. Ela relatou que foi agredida pelo companheiro durante uma discussão. A mulher também contou que o companheiro a colocou para fora de casa e trancou a porta. Após averiguação, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

A Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil e do SAERFron, conseguiu recuperar um veículo furtado nesta segunda-feira após uma operação que mobilizou várias equipes na região de Campo Erê. Segundo a Polícia Militar, o carro furtado foi avistado circulando em Campo Erê, o que deu início às buscas. Mais tarde, os policiais localizaram o veículo na linha Três Voltas, próximo a São Lourenço do Oeste. Durante a tentativa de abordagem, o condutor fugiu, levando a uma perseguição até a linha Lageado Antunes, onde o carro acabou colidindo em um barranco. O motorista abandonou o veículo e tentou escapar pelo matagal. Com a colaboração das equipes, o suspeito, um jovem de 18 anos, foi detido por volta das cinco da tarde. Ele foi levado à delegacia de São Lourenço do Oeste.

Um policial militar sofreu um acidente de trânsito durante a perseguição a um motociclista nesta terça-feira na estrada entre as linhas Emboaba e Caxias, interior de São Miguel do Oeste. A equipe de policiamento com motos tentou realizar a abordagem de um motociclista que estaria fazendo manobras perigosas nas proximidades de uma escola no Bairro Salete, mas o suspeito fugiu. Durante o acompanhamento, já na estrada rural, um dos policiais sofreu uma queda e fraturou uma das mãos. O agente foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para atendimento médico. O suspeito que estava em fuga também caiu e foi detido. A motocicleta envolvida foi recolhida ao pátio conveniado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.