ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 23 10 2021

-GUEDES DIZ PREFERIR AJUSTE FISCAL MENOS INTENSO E CONFIRMA AUXILIO DE 400 REAIS

-SC REDUZ INTERVALO PARA APLICAÇÃO DA DOSE DE REFORÇO EM IDOSOS

-PREFEITURA COMEÇA SERVIÇOS DE RECAPEAMENTO EM RUAS DO CENTRO DA CIDADE

-CÂMARA DA REGIÃO APROVA PROJETO QUE TORNA OBRIGATÓRIA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID

-MOVIMENTO PRÓ-PONTE BUSCA RECURSOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA OBRA

-MAIS UM ACIDENTE NA CURVA DA MORTE DA SC 161 DEIXA MULHER FERIDA

-PELA SEGUNDA VEZ NA SEMANA, PM ENCONTRA DROGA ESCONDIDA EM AREA DE MATA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuvas entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Comando Central do Estados Unidos anunciou na noite desta sexta-feira que um ataque aéreo em Suluk, na Síria, matou ABDUL HAMID AL-MATAR, integrante do alto escalão do grupo terrorista Al-Qaeda. Em comunicado divulgado na noite desta sexta, o Comando Central informou que as forças norte-americanas usaram o veículo aéreo não-tripulado MQ-9 para realizar o ataque, que não teria causado vítimas civis. Ainda segundo os norte-americanos, a morte de AL-MATAR dificultará o planejamento de novos ataques da Al-Qaeda, seja contra os Estados Unidos ou qualquer outra nação.

A polícia britânica anunciou nesta sexta-feira que prendeu três suspeitos de terem tentado injetar substâncias com agulhas em mulheres jovens, após uma onda de depoimentos de estudantes que afirmavam terem sido drogados com esse método em boates. Há anos se conhece a prática de introduzir uma droga na bebida da vítima. No entanto, nos últimos dias, muitas mulheres e alguns homens denunciaram no Reino Unido que tentaram drogá-los em bares ou discotecas com uma picada de agulha, um fenômeno que abalou o país. Ontem, foi confirmada a prisão de três suspeitos.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse nesta sexta-feira, que policiais e socorristas que se recusarem a vacinar contra a Covid-19 deveriam ficar em casa e que poderiam ser demitidos. O democrata expressou sua opinião em um Town Hall, espécie de sabatina transmitida pela televisão americana, quando foi perguntado sobre o assunto pelo mediador, o jornalista ANDERSON COOPER. Além disso, o mandatário americano afirmou que há dois pontos principais sobre a discussão das vacinas obrigatórias que o preocupam. Um são aqueles que apenas tentam fazer disso uma questão política e o segundo “é a desinformação grosseira que está por aí”, afirmou BINDEN.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou nesta sexta-feira que não identificou benefícios relevantes em um eventual retorno do horário de verão. O mecanismo de adiantar uma hora nos relógios para aproveitar os dias mais longos foi extinto pelo próprio governo Bolsonaro em 2019. A conclusão faz parte de um estudo realizado pelo ONS a pedido do Ministério de Minas e Energia. Segundo o estudo do ONS, o retorno do horário de verão não traria economia de energia, já que a redução do consumo no início da noite acaba sendo anulada pelo aumento do consumo em outros períodos do dia.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, voltou a defender o descumprimento do teto de gastos em 2022 para garantir o programa Auxílio Brasil de 400 reais a 17 milhões de famílias, mesmo que a medida gere um déficit nas contas públicas no ano que vem. GUEDES detalhou que o governo gastará 30 bilhões a mais no próximo ano para garantir o programa. Segundo ele, o país ajudará 17 milhões de famílias, mas haverá redução do ritmo de ajuste fiscal. GUEDES declarou que o déficit, ao invés de ser praticamente zerado no ano que vem, se for de um e meio por cento, “não faz mal". Segundo ele, a equipe econômica preferiu um ajuste fiscal um pouco menos intenso e um "abraço do social um pouco mais longo".

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que tem "confiança absoluta" no ministro da Economia, PAULO GUEDES, e acrescentou que seu governo não fará "nenhuma aventura" na economia. A declaração foi dada após uma visita presidencial ao Ministério da Economia, em meio ao avanço da proposta do governo de alterar a regra do teto de gastos públicos para gastar mais com o programa social Auxílio Brasil. Ocorre também um dia após quatro secretários de GUEDES pedirem demissão, alegando motivos pessoais. Sobre os 400 reais do Auxílio Brasil em 2022, BOLSONARO disse que o valor decidido pelo governo tem responsabilidade, que não fará nenhuma aventura e que vai colocar em risco economia do país.

Santa Catarina reduziu para cinco meses o intervalo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos de 60 anos ou mais. A decisão foi aprovada nesta quinta-feira após reunião com a Comissão Intergestores Bibartite. A partir de agora, a dose extra poderá ser aplicada naqueles que completaram o esquema vacina com as duas doses ou a dose única há cinco meses. Antes, era preciso esperar seis meses para receber a dose de reforço. Segundo o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, a antecipação surgiu após um pedido dos municípios. Até esta sexta-feira, 167 mil 647 doses de reforço já foram aplicadas em Santa Catarina, sendo que 130 mil 828 foram em idosos com 60 anos ou mais.

O Governo de Santa Catarina encaminhou para à Assembleia Legislativa o projeto de lei que atualiza a Lei Estadual que trata da entrada de bovinos e bubalinos de outros estados reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O projeto foi elaborado em conjunto entre a Secretaria da Agricultura e a Cidasc. A mudança é necessária, pois a legislação em vigor foi criada em 2019, anteriormente ao reconhecimento de outros estados brasileiros como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Desde 2007, Santa Catarina era o único estado a possuir este status sanitário. A mudança ocorreu neste ano, com a inclusão de Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso do Sul nesse status sanitário animal.

Em três meses de vigência, o SC Mais Renda Empresarial disponibilizou cerca de 150 milhões reais em empréstimos para mil 771 micro e pequenas empresas em mais de 160 municípios catarinenses. A linha de crédito de até 100 mil reais pode ser solicitada por micro e pequenas empresas com sede em Santa Catarina. Os juros dos empréstimos liberados pelo BRDE são pagos pelo governo do estado. De acordo com os dados do BRDE, a região com mais contratos firmados é a Oeste, com 60 por cento das operações, totalizando 714 contratos e mais de 62 milhões de reais. No fim de setembro, o BRDE iniciou o atendimento aos microempreendedores individuais. Para os MEIS, a linha de crédito é de até 10 mil reais.

O Peperi Debates deste sábado discutiu alguns pontos abordados pela etapa local da conferencia de educação. O programa fez uma reflexão sobre os avanços do plano de educação e as questões ainda não foram colocadas em prática. O debate discutiu os gargalos e desafios da educação no município. O programa de hoje contou com a presença da coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, JANES KOHNLEIN, uma das coordenadoras da conferencia e representante da secretaria municipal de educação, DALIANE MARTINI e a professora e representante do Sistema S na Conae, CLAUDIA MALDANER. As fotos e o áudio do debate de hoje estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Como o plano nacional de educação prevê as ações para o setor para um período de 10 anos é necessário reavaliar se as necessidades ainda são as mesmas. A observação é dacoordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, JANES KOHNLEIN. Ela citou que a pandemia do coronanvírus trouxe novos desafios que não foram projetados quando o plano de educação foi elaborado entre 2014 e 2015. Esse cenário também dificultou a execução de metas que deixaram de ser prioridade. Por isso, a conferencia é importante para redefinir as novas necessidades da educação. Uma delas, segundo JANES, é a questão tecnológica que precisa receber uma atenção maior para evitar que as diferenças entre as escolas e rede aumente. A professora disse que houve muito avanço no acesso e na universalização da educação e que o debate agora deve ser feito para qualificar a presença de um número cada vez maior de pessoas nas escolas e universidades.

A tecnologia se tornou um gargalo ainda mais importante para a educação. A posição é da professora e representante do Sistema S na Conae, CLAUDIA MALDANER. Ela disse que a pandemia do coronavírus escancarou os problemas e diferenças que existem em relação ao emprego de tecnologias, especialmente digitais, na educação. CLAUDIA comentou que há uma grande diferença entre as escolas, entre as famílias e entre os professores no acesso e no uso dessas ferramentas. Ela entende que existe um grande desafio para que os recursos tecnológicos sejam realmente empregados como ferramentas para melhorar o ensino aprendizagem. CLAUDIA destacou que a formação continuada dos professores nessa área é uma necessidade e um das metas do plano nacional de educação que está bastante atrasada.

O município de São Miguel do Oeste está conseguindo executar muitas metas previstas no plano de educação de 2015. A afirmação é de uma das coordenadoras da conferencia e representante da secretaria municipal de educação, DALIANE MARTINI. Ela disse que levar as propostas do plano é um desafio para todos. No plano municipal, ela citou que houve avanço na qualificação dos professores e no processo de reforço escolar para estudantes com dificuldade de aprendizagem. DALIANE destacou que o município também conseguiu ampliar a oferta de vagas em creches e na educação infantil há a garantia de preferencia na matricula para crianças com necessidades especiais. Na inclusão, o município também contratou segundo professores e montou uma equipe multiprofissional na secretaria de educação. O que ainda falta, de acordo com ela, é uma fonoaudióloga.

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina vai realizar na próxima segunda-feira a solenidade de entrega de viaturas e computadores adquiridos com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ao todo foram investidos 943 mil reais para a melhoria da perícia oficial do estado. Também será feita a entrega simbólica de mais 415 computadores. Pela primeira vez na história da Instituição será feita a renovação total dos computadores instalados nas 30 unidades do IGP espalhadas pelo Estado. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Instituto, o núcleo do IGP de São Miguel do Oeste terá a renovação dos computadores. São equipamentos mais modernos e com capacidade diferenciada para rodar os softwares utilizados pela equipe na identificação e perícia.

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina vai começar, na próxima semana, as ações do programa Coren-SC Mais perto de você. A iniciativa tem como objetivo levar ações, serviços e atividades até as cidades onde não há uma sede do Conselho, com atendimento aos profissionais de Enfermagem por meio de agendamento prévio. A primeira região que vai receber o programa será o Extremo Oeste. De 25 a 28 de outubro, a equipe formada por conselheiros, enfermeiros fiscais e empregados do Coren estarão presencialmente atendendo em sete cidades da região: São Miguel do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro, Maravilha, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e Itapiranga. Na segunda-feira, o atendimento será na Unoesc a uma e meia da tarde.

O Fundo Municipal da Saúde de Romelândia adquiriu, além de dois veículos, uma VAN adaptada para transportar os pacientes do município. O veículo vai beneficiar principalmente os idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A van adaptada foi adquirida com recursos de emendas parlamentares destinadas pelos Deputados Estaduais MAURÍCIO ESKUDLARK e MAURO DE NADAL. A entrega do veículo contou com a presença do prefeito, vice- prefeito, e secretária Municipal de Saúde. Os veículos adquiridos pelo Fundo Municipal de Saúde estarão disponíveis para atender a população a partir da próxima semana.

A secretaria de Obras de Guaraciaba está seguindo com os trabalhos de melhoramento nas estradas do interior do município. A informação é do vice-prefeito e responsável pela pasta, DOMINGOS MARCON. De acordo com ele, as ações estão concentradas na recuperação dos trechos danificados pelas chuvas das últimas semanas. Conforme ele, os trabalhos consistem em patrolamento, cascalhamento e compactação. Segundo MARCON, as comunidades beneficiadas nesse momento são as Linhas Olímpio, Ferreira, Guatapará Alto e São João. Ele destacou que nas próximas semanas as demais comunidades também devem ser beneficiadas.

O prefeito de Descanso SADI BONAMIGO participou nesta quinta-feira de uma audiência com a presidente da Casan, ROBERTA MAAS DOS ANJOS. O encontrou aconteceu em Florianópolis e foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN e o assessor jurídico do município. A audiência foi solicitada pelo Governo Municipal a fim discutir com a Casan a situação da Estação de Tratamento de Dejetos Humanos. A empresa do estado havia manifestado interesse em assumir a gestão da estrutura que vai atender alguns municípios da região. De acordo com o prefeito, a presidente da Casan se comprometeu a encaminhar a documentação necessária para que a Companhia assuma provisoriamente a operação da estação, nessa fase inicial experimental. A Casan afirmou que irá iniciar, ainda neste ano, a operação da estação com o auxílio da Eletropar, empresa responsável pelo projeto e construção da estação.

A Câmara de Vereadores de Paraíso aprovou na última terça-feira um projeto de lei que visa tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19 no município. O texto é de autoria do vereador RENATO BERTICELLI do PSD e tem por objetivo evitar constrangimentos aos moradores, além de priorizar a vida de toda a população de Paraíso. Conforme ele, a intenção é que praticamente todos os moradores estejam imunizados o mais breve possível. Várias cidades do Brasil estão exigindo o passaporte da vacina, assim como outros países e com a obrigatoriedade os moradores de Paraíso não terão restrição quando realizarem qualquer viagem mais longa.

O projeto de lei apresentado pelo vereador RENATO BERTICELLI do PSD de Paraíso também trata sobre a recusa da vacina por parte dos moradores. Com base no texto, aqueles que não forem imunizados e não apresentarem uma justificativa aceitável estarão cometendo uma infração disciplinar e poderão sofrer uma sanção administrativa. Ele destacou que é obrigação das autoridades e dos servidores da Saúde realizar o trabalho de conscientização da população sobre a importância da vacina contra o coronavírus. BERTICELLI lembrou que o projeto foi aprovado com três votos favoráveis e cinco abstenções. Agora, o mesmo segue para o executivo onde a prefeita MARLENE GIACOMINI poderá sancionar ou vetar o projeto de autoria do vereador RENATO BERTICELLI do PSD.

Dez pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outras 12 pessoas entraram para a lista de recuperados. Com isso, o número de casos ativos subiu para 82, o maior deste mês. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a ocupação subiu para 52 por cento com 13 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são quatro casos confirmados. Dos 17 pacientes que estão internados com Covid no Hospital Regional, cinco são moradores de São Miguel do Oeste, cinco são de Maravilha e dois de Guarujá do Sul. Os demais são de Guaraciaba, Iraceminha, Caibi, Sul e Brasil e Cunha Porã.

O calendário para aplicação das doses de vacina contra a coronavírus será retomado na próxima segunda-feira na praça Walnir Botaro. A semana começa com a aplicação da segunda dose da pfizer que receberam a primeira aplicação nos dias 24, 26 e 30 de agosto. Na terça-feira, serão vacinados pela segunda vez quem recebeu a primeira dose da CoronavacButantan no dia 27 de setembro. Na quarta-feira, é a vez dos adolescentes. A secretaria separou 120 doses para imunizar adolescentes de 14 anos e outras 70 para adolescentes com comorbidades. Na quarta-feira também será ofertada a segunda dose da pfizer para quem está em atraso com a imunização.

A vacinação contra o coronavírus segue na quinta-feira com a aplicação da segunda dose para quem está em atraso com a CoronavacButantan e a OxfordAstrazeneca. Na sexta-feira, será aplicada a segunda dose da pfizer para quem ainda não completou o esquema vacinal. A imunização acontecerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, das oito da manhã as quatro da tarde. Para receber a segunda dose é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG e CPF. Para a primeira dose também é necessário um Comprovante de Residência e, no caso dos adolescentes, estar acompanhado do pai, mãe ou responsável. Caso não esteja acompanhado, é preciso apresentar uma Declaração dos pais consentindo a aplicação da vacina.

Iniciaram nesta quinta-feira os trabalhos de recapeamento da Avenida Getúlio Vargas e Rua Marcílio Dias, na área central de São Miguel do Oeste. Os recursos utilizados nas obras, na ordem de quase um milhão de reais, foram angariados pelo Município por meio de uma parceria com a Casan, com a finalidade de recuperar a camada asfáltica em trechos que passaram por intervenções da Companhia. Além da Getúlio Vargas e da Marcílio Dias, serão recuperados alguns trechos da Rua Santos Dumont, La Salle, Almirante Barroso e Sete de Setembro. Depois da conclusão destas obras, a Secretaria de Urbanismo realizará a segunda etapa da ciclofaixa, na Rua Marcílio Dias, entre a Guanabara e Oiapoque.

O projeto para a construção da ponte sobre o rio Uruguai em Itapiranga deu um passo importante nessa semana. A afirmação é do prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI. Ele esteve no programa Boa Tarde Peperi de ontem e disse que o ministro da Infraestrutura, TARCISIO GOMES DE FREITAS garantiu que a União vai federalizar a SC 163 ainda neste ano. Ele disse que o governo só pode aplicar recursos federais na ponte se o trecho entre São Miguel do Oeste e Itapiranga for federalizado. LOCATELLI disse que o governo catarinense vai fazer investimentos para recuperar a rodovia e depois disso a União vai assumir a gestão da rodovia. O próximo, segundo o prefeito que presidente da associação de municípios da Amuceleiro no Rio Grande do Sul, é garantir recursos para o projeto técnico da ponte.

Segundo o prefeito de Barra do Guarita, o projeto de engenharia da ponte ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul pela região deve custar entre 10 e 15 milhões de reais. RODRIGO LOCATELLI disse que os prefeitos e deputados dos dois estados que estiveram reunidos com o ministro da infraestrutura nesta semana se comprometeram em garantir os recursos para o projeto. Ele destacou que a mobilização política deve ser agilizada para assegurar recursos no orçamento do governo federal ou emendas para o projeto. LOCATELLI disse que o desafio é grande, mas o movimento pró-ponte em Itapiranga está avançado para finalmente atender essa demanda das duas regiões.

Um acidente deixou uma pessoa ferida na noite de ontem na SC 161. A condutora de um Siena emplacada em Anchieta perdeu o controle da direção na chamada Curva da Morte em Romelândia, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das 10 e meia da noite de ontem. Os bombeiros foram chamados e encontraram a mulher de 21 anos já foram do veículo. Ela sofreu ferimentos leves e foi levada para atendimento médico em Anchieta. A Polícia Militar também esteve no local do fato e prestou apoio aos socorristas.

Pelo segunda vez nesta semana, a Polícia Militar encontrou drogas escondidas em uma área de mata no município de São Miguel do Oeste. Durante um trabalho de rotina no bairro São Luiz, o cão de faro Colt encontrou um torrão de maconha no meio de pedras e entulhos. Nesse mesmo local, a PM localizou cerca de cem gramas de maconha na última terça-feira. Ontem, além do torrão de maconha, foi localizada uma sacola com 12 pedras de crack. A droga foi apreendida mas o dono do produto não foi localizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.