-GUEDES DIZ PREFERIR AJUSTE FISCAL MENOS INTENSO E CONFIRMA AUXILIO DE 400 REAIS
-SC REDUZ INTERVALO PARA APLICAÇÃO DA DOSE DE REFORÇO EM IDOSOS
-GERENTE DE CULTURA COMENTA SOBRE RETOMADA DOS ENCONTROS DE IDOSOS
-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL INAUGURA NOVO TELESCÓPIO
-PRESIDENTE DO NÚCLEO DA SUINOCULTURA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM O CÓDIGO AMBIENTAL DE SC
-DEPUTADA SUGERE PROGRAMA DE COMPENSAÇÃO PARA QUEM PROTEGE NASCENTES
-PELA SEGUNDA VEZ NA SEMANA, POLÍCIA ENCONTRA DROGAS EM ÁREA NATIVA NA REGIÃO
-MULHER E DUAS CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS SAEM ILESAS AO DESCER RIBANCEIRA DE CARRO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuvas entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 19graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71centavos. O euro está valendo seis reais e 65centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Comando Central do Estados Unidos anunciou na noite desta sexta-feira que um ataque aéreo em Suluk, na Síria, matou ABDUL HAMID AL-MATAR, integrante do alto escalão do grupo terrorista Al-Qaeda. Em comunicado divulgado na noite desta sexta, o Comando Central informou que as forças norte-americanas usaram o veículo aéreo não-tripulado MQ-9 para realizar o ataque, que não teria causado vítimas civis.Ainda segundo os norte-americanos, a morte de AL-MATAR dificultará o planejamento de novos ataques da Al-Qaeda, seja contra os Estados Unidos ou qualquer outra nação.
A polícia britânica anunciou nesta sexta-feira que prendeu três suspeitos de terem tentado injetar substâncias com agulhas em mulheres jovens, após uma onda de depoimentos de estudantes que afirmavam terem sido drogados com esse método em boates. Há anos se conhece a prática de introduzir uma droga na bebida da vítima. No entanto, nos últimos dias, muitas mulheres e alguns homens denunciaram no Reino Unido que tentaram drogá-los em bares ou discotecas com uma picada de agulha, um fenômeno que abalou o país. Ontem, foi confirmada a prisão de três suspeitos.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse nesta sexta-feira, que policiais e socorristas que se recusarem a vacinar contra a Covid-19 deveriam ficar em casa e que poderiam ser demitidos. O democrata expressou sua opinião em um Town Hall, espécie de sabatina transmitida pela televisão americana, quando foi perguntado sobre o assunto pelo mediador, o jornalista ANDERSON COOPER. Além disso, o mandatário americano afirmou que há dois pontos principais sobre a discussão das vacinas obrigatórias que o preocupam. Um são aqueles que apenas tentam fazer disso uma questão política e o segundo “é a desinformação grosseira que está por aí”, afirmou BINDEN.
O Operador Nacional do Sistema Elétricoinformou nesta sexta-feira que não identificou benefícios relevantes em um eventual retorno do horário de verão. O mecanismo de adiantar uma hora nos relógios para aproveitar os dias mais longos foi extinto pelo próprio governo BOLSONARO em 2019. A conclusão faz parte de um estudo realizado pelo ONS a pedido do Ministério de Minas e Energia.Segundo o estudo do ONS, o retorno do horário de verão não traria economia de energia, já que a redução do consumo no início da noite acaba sendo anulada pelo aumento do consumo em outros períodos do dia.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, voltou a defender o descumprimento do teto de gastos em 2022 para garantir o programa Auxílio Brasil de 400 reais a 17 milhões de famílias, mesmo que a medida gere um déficit nas contas públicas no ano que vem. GUEDES detalhou que o governo gastará 30 bilhões a mais no próximo ano para garantir o programa. Segundo ele, o país ajudará 17 milhões de famílias, mas haverá redução do ritmo de ajuste fiscal. GUEDES declarou que o déficit, ao invés de ser praticamente zerado no ano que vem, se for de um e meio por cento, “não faz mal". Segundo ele, a equipe econômica preferiu um ajuste fiscal um pouco menos intenso e um "abraço do social um pouco mais longo".
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que tem "confiança absoluta" no ministro da Economia, PAULO GUEDES, e acrescentou que seu governo não fará "nenhuma aventura" na economia. A declaração foi dada após uma visita presidencial ao Ministério da Economia, em meio ao avanço da proposta do governo de alterar a regra do teto de gastos públicos para gastar mais com o programa social Auxílio Brasil. Ocorre também um dia após quatro secretários de GUEDES pedirem demissão, alegando motivos pessoais. Sobre os 400 reais do Auxílio Brasil em 2022, BOLSONARO disse que o valor decidido pelo governo tem responsabilidade, que não fará nenhuma aventura e que vai colocar em risco economia do país.
Santa Catarina reduziu para cinco meses o intervalo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos de 60 anos ou mais. A decisão foi aprovada nesta quinta-feira após reunião com a Comissão Intergestores Bibartite.A partir de agora, a dose extra poderá ser aplicada naqueles que completaram o esquema vacina com as duas doses ou a dose única há cinco meses. Antes, era preciso esperar seis meses para receber a dose de reforço. Segundo o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, a antecipação surgiu após um pedido dos municípios. Até esta sexta-feira, 167 mil 647 doses de reforço já foram aplicadas em Santa Catarina, sendo que 130 mil 828 foram em idosos com 60 anos ou mais.
O Governo de Santa Catarina encaminhou para à Assembleia Legislativa o projeto de lei que atualiza a Lei Estadual que trata da entrada de bovinos e bubalinos de outros estados reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O projeto foi elaborado em conjunto entre a Secretaria da Agricultura e a Cidasc. A mudança é necessária, pois a legislação em vigor foi criada em 2019, anteriormente ao reconhecimento de outros estados brasileiros como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Desde 2007, Santa Catarina era o único estado a possuir este status sanitário. A mudança ocorreu neste ano, com a inclusão de Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso do Sul nesse status sanitário animal.
Em três meses de vigência, o SC Mais Renda Empresarial disponibilizou cerca de 150 milhões reais em empréstimos para mil 771 micro e pequenas empresas em mais de 160 municípios catarinenses. A linha de crédito de até 100 mil reais pode ser solicitada por micro e pequenas empresas com sede em Santa Catarina. Os juros dos empréstimos liberados pelo BRDE são pagos pelo governo do estado. De acordo com os dados do BRDE, a região com mais contratos firmados é a Oeste, com 60 por cento das operações, totalizando 714 contratos e mais de 62 milhões de reais. No fim de setembro, o BRDE iniciou o atendimento aos microempreendedores individuais. Para os MEIS, a linha de crédito é de até 10 mil reais.
-GERENTE DE CULTURA COMENTA SOBRE RETOMADA DOS ENCONTROS DE IDOSOS
-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL INAUGURA NOVO TELESCÓPIO
-PRESIDENTE DO NÚCLEO DA SUINOCULTURA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM O CÓDIGO AMBIENTAL DE SC
-DEPUTADA SUGERE PROGRAMA DE COMPENSAÇÃO PARA QUEM PROTEGE NASCENTES
Livro apresenta mais detalhes do período de colonização da região de Itapiranga. A obra é do escritor e historiador de Itapiranga, LEANDRO MAYER. Politicalha de Aldeia, os criminalizados do Estado Novo no Oeste de Santa Catarina, a luz dos processos crime do Tribunal de Segurança Nacional, é fruto de uma longa trajetória de pesquisa. O autor revela que trabalho intensamente em pesquisas no período de 2017 a 2020, como parte do doutorado em História, pela Universidade de Passo Fundo. Dia oito de novembro ocorre o lançamento oficial durante a tradicional Feira do Livro do Centro Universitário Uceff. MAYER destaca que o Estado Novo, é mais conhecido com o período da segunda Guerra Mundial de 1937 a 1945. O escritor se baseou principalmente em processos criminais contra pessoas estabelecidas na região Oeste de Santa Catarina.
LEANDRO MAYER usou por base o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro que possui 311 processos em Santa Catarina do Tribunal de Segurança Nacional, sendo 111 já digitalizados e que serviram de base para a pesquisa que resultou no livro. 29 processos criminais são da região oeste. Estão incluídos padres, pastores, operários, lavradores e comerciantes. Dois destaques são de Itapiranga, ANTÔNIO KLIEMANN, que já é bastante conhecido por ser personagens de outros livros e também o padre TEODORO TREIS. Ele se opôs à política de nacionalização e queria manter as aulas em idioma alemão na região de Porto Novo, atual territórios dos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. O lançamento do livro, Politicalha de Aldeia, será no dia oito de novembro, na abertura da tradicional Feira do Livro do Centro Universitário Uceff.
O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, destaca que a guarnição local tem perspectiva de aquisição de um fuzil para os próximos meses, com recursos do poder judiciário. Ele comenta que a PM está bem servida com a estrutura de armamentos e equipamentos disponíveis. Junto com viatura que a Polícia Militar de Iporã recebeu em maio e a mudança da sede, que vai para o espaço da antiga Casa de Música, ao lado dos bombeiros, WOLF salienta que agora existem todas as condições para um fazer excelente atendimento ao munícipe. A guarnição da PM de Iporã do Oeste conta com sete efetivos e conforme o sargento MILTON WOLF, em dezembro, com a formatura de mais de 500 soldados, a expectativa é de que virá mais um policial para então manter um padrão de quase sempre dois policiais de serviço, o que é o mais indicado.
MILTON WOLF enaltece também a preparação dos policiais militares. Depois de quase duas mil horas de curso na escola de soldados, com oito meses de preparação, a cada ano é feita uma revitalização. Por conta da pandemia, nos últimos dois anos essa revitalização tem sido feita de maneira online. O comandante da PM iporãoestina lembra que são feitas aulas de aprimoramento e também revisão de técnicas policiais, legislação, direitos humanos e demais disciplinas, e ainda a parte prática que está ocorrendo nas últimas duas semanas, que é a instrução de tiro. Todo o efetivo passa por essa instrução, onde recebe novas técnicas e aprimoramento, e coloca em prática tudo que já se aprendia na parte teórica.
Em roteiro na região, o deputado estadual Padre PEDRO BALDISSERA informou que está licenciado do cargo de parlamentar no momento. O objetivo é percorrer todo estado, visando conseguir mais uma vaga no Legislativo nas eleições do ano que vem. Em Iporã do Oeste, o deputado destaca a vereadora IRMI SCHNEIDERS, que é do mesmo partido dele, o PT. BALDISSERA salienta que recentemente entrou na Assembleia Legislativa um plano de cargos e salários ligados à Educação. Segundo o deputado, esse projeto de lei vem a beneficiar os servidores da área. Defende que é preciso dar a atenção possível à Educação, e neste momento é feito todo reconhecimento da lei anual orçamentária do ano que vem, que também tramita na assembleia. PEDROBALDISSERA observa que existem muitas demandas represadas nos municípios da região, que merecem atenção do governo. Uma preocupação é na área da saúde, na qual existem mais de 100 mil cirurgias em atraso no estado. Cita que o governo vai alocar recursos para zerar essa fila, uma vez que existem pessoas com três a cinco anos de espera.
Belmonte retomou no mês de setembro os encontros presenciais com os grupos de idosos, depois de mais de um ano sem atividades devido à pandemia. Conforme a gerente de Cultura do município, AMANDA PISONI, com o avanço da vacinação e a normalização dos casos de Covid-19, existe maior segurança para realizar os encontros, mantendo todas as medidas de segurança. AMANDA comenta que são momentos breves, com um bate-papo, oferecendo lanche aos idosos, e com entrega de brindes. Houve o total de quatro encontros, sendo esses nas comunidades de Lajinha, Peperi, Bela União e na sede. Segundo a gerente de Cultura, antes da pandemia os encontros eram realizados mensalmente, com o tradicional bailinho.
AMANDA comenta que os idosos compreenderam que era um momento de cuidar da sua saúde, pois eles são uma prioridade, e é um dever protegê-los. Ela cita ainda que por mais que nesse ano a situação esteja se normalizando, não será feito o bailinho. Há expectativa de retornar com ele no próximo ano. AMANDA PISONI lembra que houve grande participação nos encontros, com cerca de 200 idosos, um número acima da expectativa. A gerente de Cultura de Belmonte comenta que no mês de novembro cada grupo irá realizar um almoço, e em dezembro a administração fará encontro nas comunidades, com o encerramento.
Atualmente Belmonte possui quatro grupos de idosos, com cerca de 180 integrantes. Os profissionais envolvidos nos trabalhos são, além da gerente de Cultura AMANDA PISONI, a coordenadora dos idosos, MÁRCIA PAGANI, que contam com o apoio das Secretarias de Esportes e de Assistência Social. AMANDA assumiu a pasta da Cultura no mês de agosto, e segundo ela, não houve muito tempo para realizar eventos, até por ser um ano de pandemia. Ela comenta que as oficinas que retornaram até o momento no município são os grupos de idosos e a patinação. AMANDA PISONI destaca ainda que será retomado o encontro com o Clube de Mães, com um curso de artesanato, atividades referentes ao Natal. Poderão participar desses grupos no máximo três mães. A gerente de Cultura de Belmonte complementa que a expectativa é de que as atividades e ações da pasta entrem em novo ritmo no ano que vem, com novas atividades, para que os idosos se sintam motivados e valorizados, podendoresgatar sua participação nos grupos e na sociedade.
A Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste, inaugurou nesta semana um telescópio adquirido recentemente. Conforme o professor de Geografia, AUGUSTINHO PETRY, a oportunidade foi aproveitada por ser uma noite de lua cheia, para então realizar essa experiência com os estudantes e pais. Eles ainda tiraram algumas dúvidas a respeito do assunto. O educador explica que através desse telescópio equatorial, é possível visualizar muitos detalhes da lua e também os planetas, porém é preciso ter muita paciência e que o equipamento esteja bem regulado. Segundo PETRY, mesmo com lentes mais simples, é possível ver e entender um pouco mais sobre o universo. Com as notícias dos últimos anos a respeito dos planetas habitáveis, é possível checar essas informações mais de perto.
O professor AUGUSTINHO PETRY comenta que estamos numa corrida espacial a nível mundial e para entender todas essas informações é importante a escola acompanhar o que acontece no mundo. Através dessas tecnologias é possível que o aluno visualize o que aprendeu em sala de aula, como a lua, estrelas e as crateras. O professor lembra que foi uma experiência fantástica, onde os alunos puderam ver a olho nu os planetas Júpiter, Saturno, Vênus e Plutão. Ele cita ainda que todas as noites são momentos raros e únicos para a astronomia, devido aos movimentos de rotação e translação de cada planeta.
O presidente do Núcleo Municipal e Regional dos Suinocultores, TIAGO KROETZ, comenta que a mudança no Código Ambiental de SC está gerando preocupação e muitas dúvidas. Ele afirma não conhecer o motivo dessa alteração e defende que o assunto seja debatido amplamente. KROETZ enfatiza que procurou algo a mais sobre o tema, e ao conversar com os produtores sentiu a necessidade de fazer reunião para debater algumas pautas, pois na próxima semana acontece a primeira audiência sobre o Código Ambiental, de um total de oito no estado. O Núcleo Regional da Suinocultura vai participar dessa audiência, que acontece em Chapecó.
TIAGO KROETZ reforça a importância do debate, pois os municípios da região vivem da agricultura, enquanto a burocracia e os entraves não resolvem as demandas do setor. No caso dos cercamentos, áreas de preservação permanente e reserva legal, por exemplo, KROETZ cita que o Código Ambiental diz que elas devem ser isoladas, portanto grandes áreas em que poderia haver produção, na realidade teriam que ser preservadas. O presidente do Núcleo Regional da Suinocultura ressalta a importância de chamar atenção das autoridades, principalmente os deputados, para que também se preocupem, porque a agricultura não parou na pandemia e os produtores continuam se desenvolvendo e investindo nas propriedades, enquanto os custos são elevados. TIAGO KROETZ frisa que é necessário tomar atitudes para que a atividade rural não se torne inviável. Reitera que a região é representada pela agricultura familiar e muitas propriedades têm pouca área.
A deputada estadual MARLENE FENGLER sugere um programa de compensação para quem protege nascentes. Ela lembra que o Governo do Estado destinou, por demanda da bancada do Oeste, 300 milhões de reais. Estes recursos, divididos para os anos de 2021 até 2023, referem-se ao Programa SC Mais Solo e Água, para combate à estiagem, principalmente no Oeste, que é o mais prejudicado no setor produtivo com a falta de água, devido à economia sustentada pelo agronegócio. Do valor total, a Secretaria da Agricultura do Estado já aplicou 69 milhões em projetos como aquisição de cisternas, investimentos na proteção de nascentes e reservatórios de água. Segundo a deputada MARLENE, a ideia é que o estado compense as pessoas que fizerem a preservação, ou seja, que elas recebam uma retribuição financeira, para fazer essa manutenção e o cuidado das nascentes. Essas ações são fundamentais para no futuro a região não sofrer ainda mais com a estiagem.
MARLENE FENGLER frisa que o Governo do Estado ainda não repassou dados sobre a quantidade de cisternas e caixas de água adquiridas por meio do Programa SC Mais Solo e Água. Ela cita, porém, que em torno de dois mil e 500 projetos foram efetuados, dos quais 90 por cento estão sendo aplicados no Grande Oeste. Até o final do ano, quando todo recurso for utilizado, o secretário de Agricultura do Estado, ALTAIR SILVA, deverá apresentar os números exatos na prestação de contas, com auxílio da Epagri, que faz o monitoramento. Uma das preocupações que a parlamentar manifesta é em relação ao fato de que os produtores investem cada vez mais em aviários, na bovinocultura de leite e suínos, que correm sério risco de ter que reduzir a produção pela iminência de faltar água.
A deputada estadual MARLENE FENGLER lembra que não existe agronegócio se não tiver água, por isso defende essa compensação do estado para quem faz a preservação. Ressalta que é imprescindível ao estado investir em programas de recuperação dos mananciais e reserva de água. A população também tem o seu dever de preservar, e precisa reutilizar todo tipo de água da chuva, segundo a deputada. Em algumas situações, observa que é preciso mudar inclusive a cultura popular. A água utilizada na máquina de lavar roupas, por exemplo, pode ser usada para lavar calçadas, para no futuro não haver sérios riscos de falta de água.
-PELA SEGUNDA VEZ NA SEMANA, POLÍCIA ENCONTRA DROGAS EM ÁREA NATIVA NA REGIÃO
-MULHER E DUAS CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS SAEM ILESAS AO DESCER RIBANCEIRA DE CARRO
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste deflagrou na tarde desta sexta-feira um possível local de receptação de drogas, na área de mata do bairro São Luiz. No mesmo local já haviam sido encontrados 95 gramas de maconha na terça-feira. Em patrulhamento com o cão de faro, foi encontrado um torrão de maconha entre pedras e entulhos. A droga estava embalada com plásticos iguais aos encontrados na ocorrência da terça-feira. Em continuidade às buscas, o cão indicou novamente a presença de drogas, sendo então localizada sacola com 12 pedras de Crack. Por fim, mais uma vez com ajuda do cão, foi localizado outro torrão de maconha, totalizando aproximadamente 450 gramas da droga, que foi apreendida. Também na tarde desta sexta-feira, a Polícia Militar Rodoviária, de Iporã do Oeste, encontrou drogas com uma mulher de 28 anos, que estava num veículo Virtus. A abordagem ocorreu na SC 163, em Itapiranga, quando em busca pessoal, a polícia encontrou certa quantia de cocaína com uma das passageiras. A mulher e a droga foram encaminhadas pela polícia para os procedimentos necessários.
Uma condutora perdeu o controle do veículo e desceu ribanceira na SC 163, proximidades da Área Industrial, em Itapiranga. Foi por volta das 12h45 desta sexta-feira, quando um veículo Fiesta, placas de Itapiranga, saiu da pista e desceu por cerca de 20 metros na ribanceira. Além da condutora, havia ainda duas crianças no veículo, de quatro e dois anos. Ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros esteve no local e prestou os atendimentos necessários. Em outro acidente ocorrido nesta sexta-feira, este por volta das 22h40, houve saída de pista, seguida de capotamento. Uma jovem de 21 anos ficou ferida na SC 161, em Romelândia, próximo ao local conhecido como curva da morte. Os bombeiros encontraram a jovem já fora do veículo Siena, emplacado em Anchieta, com ferimentos leves. Foi realizado atendimento pré-hospitalar da vítima e em seguida encaminhada para atendimento médico em Anchieta. A Polícia Militar também esteve no local e prestou apoio aos socorristas.