ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 23/10/2021

GLOBO EM FOCO – 23/10/21

-GUEDES DIZ PREFERIR AJUSTE FISCAL MENOS INTENSO E CONFIRMA AUXILIO DE 400 REAIS

-SC REDUZ INTERVALO PARA APLICAÇÃO DA DOSE DE REFORÇO EM IDOSOS

-IGP DE SÃO MIGUEL DO OESTE VAI RECEBER NOVOS EQUIPAMENTOS

-QUATRO ANOS DE PESQUISA RESULTAM EM NOVO LIVRO SOBRE PERSEGUIÇÃO

-REGIONAL DA EDUCAÇÃO DESENVOLVE CAPACITAÇÃO SOBRE TECNOLOGIAS

-LIDERANÇAS BUSCAM 10 MILHÕES DE REAIS PARA PROJETO DE PONTE

-POLÍCIA ENCONTRA DROGAS COM PASSAGEIRA EM ITAPIRANGA

-CONDUTORA PERDE CONTROLE DE VEÍCULO E DESCE RIBANCEIRA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuvas entre a tarde e a noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O Comando Central do Estados Unidos anunciou na noite desta sexta-feira que um ataque aéreo em Suluk, na Síria, matou ABDUL HAMID AL-MATAR, integrante do alto escalão do grupo terrorista Al-Qaeda. Em comunicado divulgado na noite desta sexta, o Comando Central informou que as forças norte-americanas usaram o veículo aéreo não-tripulado MQ-9 para realizar o ataque, que não teria causado vítimas civis. Ainda segundo os norte-americanos, a morte de AL-MATAR dificultará o planejamento de novos ataques da Al-Qaeda, seja contra os Estados Unidos ou qualquer outra nação.


A polícia britânica anunciou nesta sexta-feira que prendeu três suspeitos de terem tentado injetar substâncias com agulhas em mulheres jovens, após uma onda de depoimentos de estudantes que afirmavam terem sido drogados com esse método em boates. Há anos se conhece a prática de introduzir uma droga na bebida da vítima. No entanto, nos últimos dias, muitas mulheres e alguns homens denunciaram no Reino Unido que tentaram drogá-los em bares ou discotecas com uma picada de agulha, um fenômeno que abalou o país. Ontem, foi confirmada a prisão de três suspeitos.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse nesta sexta-feira, que policiais e socorristas que se recusarem a vacinar contra a Covid-19 deveriam ficar em casa e que poderiam ser demitidos. O democrata expressou sua opinião em um Town Hall, espécie de sabatina transmitida pela televisão americana, quando foi perguntado sobre o assunto pelo mediador, o jornalista ANDERSON COOPER. Além disso, o mandatário americano afirmou que há dois pontos principais sobre a discussão das vacinas obrigatórias que o preocupam. Um são aqueles que apenas tentam fazer disso uma questão política e o segundo “é a desinformação grosseira que está por aí”, afirmou BINDEN.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou nesta sexta-feira que não identificou benefícios relevantes em um eventual retorno do horário de verão. O mecanismo de adiantar uma hora nos relógios para aproveitar os dias mais longos foi extinto pelo próprio governo Bolsonaro em 2019. A conclusão faz parte de um estudo realizado pelo ONS a pedido do Ministério de Minas e Energia. Segundo o estudo do ONS, o retorno do horário de verão não traria economia de energia, já que a redução do consumo no início da noite acaba sendo anulada pelo aumento do consumo em outros períodos do dia.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, voltou a defender o descumprimento do teto de gastos em 2022 para garantir o programa Auxílio Brasil de 400 reais a 17 milhões de famílias, mesmo que a medida gere um déficit nas contas públicas no ano que vem. GUEDES detalhou que o governo gastará 30 bilhões a mais no próximo ano para garantir o programa. Segundo ele, o país ajudará 17 milhões de famílias, mas haverá redução do ritmo de ajuste fiscal. GUEDES declarou que o déficit, ao invés de ser praticamente zerado no ano que vem, se for de um e meio por cento, “não faz mal". Segundo ele, a equipe econômica preferiu um ajuste fiscal um pouco menos intenso e um "abraço do social um pouco mais longo".

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que tem "confiança absoluta" no ministro da Economia, PAULO GUEDES, e acrescentou que seu governo não fará "nenhuma aventura" na economia. A declaração foi dada após uma visita presidencial ao Ministério da Economia, em meio ao avanço da proposta do governo de alterar a regra do teto de gastos públicos para gastar mais com o programa social Auxílio Brasil. Ocorre também um dia após quatro secretários de GUEDES pedirem demissão, alegando motivos pessoais. Sobre os 400 reais do Auxílio Brasil em 2022, BOLSONARO disse que o valor decidido pelo governo tem responsabilidade, que não fará nenhuma aventura e que vai colocar em risco economia do país.

Santa Catarina reduziu para cinco meses o intervalo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos de 60 anos ou mais. A decisão foi aprovada nesta quinta-feira após reunião com a Comissão Intergestores Bibartite. A partir de agora, a dose extra poderá ser aplicada naqueles que completaram o esquema vacina com as duas doses ou a dose única há cinco meses. Antes, era preciso esperar seis meses para receber a dose de reforço. Segundo o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, a antecipação surgiu após um pedido dos municípios. Até esta sexta-feira, 167 mil 647 doses de reforço já foram aplicadas em Santa Catarina, sendo que 130 mil 828 foram em idosos com 60 anos ou mais.


O Governo de Santa Catarina encaminhou para à Assembleia Legislativa o projeto de lei que atualiza a Lei Estadual que trata da entrada de bovinos e bubalinos de outros estados reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O projeto foi elaborado em conjunto entre a Secretaria da Agricultura e a Cidasc. A mudança é necessária, pois a legislação em vigor foi criada em 2019, anteriormente ao reconhecimento de outros estados brasileiros como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Desde 2007, Santa Catarina era o único estado a possuir este status sanitário. A mudança ocorreu neste ano, com a inclusão de Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso do Sul nesse status sanitário animal.

Em três meses de vigência, o SC Mais Renda Empresarial disponibilizou cerca de 150 milhões reais em empréstimos para mil 771 micro e pequenas empresas em mais de 160 municípios catarinenses. A linha de crédito de até 100 mil reais pode ser solicitada por micro e pequenas empresas com sede em Santa Catarina. Os juros dos empréstimos liberados pelo BRDE são pagos pelo governo do estado. De acordo com os dados do BRDE, a região com mais contratos firmados é a Oeste, com 60 por cento das operações, totalizando 714 contratos e mais de 62 milhões de reais. No fim de setembro, o BRDE iniciou o atendimento aos microempreendedores individuais. Para os MEIS, a linha de crédito é de até 10 mil reais.

A deputada estadual MARLENE FENGLER sugere um programa de compensação para quem protege nascentes. Ela lembra que o Governo do Estado destinou, por demanda da bancada do Oeste, 300 milhões de reais. Estes recursos, divididos para os anos de 2021 até 2023, referem-se ao Programa SC Mais Solo e Água, para combate à estiagem, principalmente no Oeste, que é o mais prejudicado no setor produtivo com a falta de água, devido à economia sustentada pelo agronegócio. Do valor total, a Secretaria da Agricultura do Estado já aplicou 69 milhões em projetos como aquisição de cisternas, investimentos na proteção de nascentes e reservatórios de água. Segundo a deputada MARLENE, a ideia é que o estado compense as pessoas que fizerem a preservação, ou seja, que elas recebam uma retribuição financeira, para fazer essa manutenção e o cuidado das nascentes. Essas ações são fundamentais para no futuro a região não sofrer ainda mais com a estiagem.

MARLENE FENGLER frisa que o Governo do Estado ainda não repassou dados sobre a quantidade de cisternas e caixas de água adquiridas por meio do Programa SC Mais Solo e Água. Ela cita, porém, que em torno de dois mil e 500 projetos foram efetuados, dos quais 90 por cento estão sendo aplicados no Grande Oeste. Até o final do ano, quando todo recurso for utilizado, o secretário de Agricultura do Estado, ALTAIR SILVA, deverá apresentar os números exatos na prestação de contas, com auxílio da Epagri, que faz o monitoramento. Uma das preocupações que a parlamentar manifesta é em relação ao fato de que os produtores investem cada vez mais em aviários, na bovinocultura de leite e suínos, que correm sério risco de ter que reduzir a produção pela iminência de faltar água.

A deputada estadual MARLENE FENGLER lembra que não existe agronegócio se não tiver água, por isso defende essa compensação do estado para quem faz a preservação. Ressalta que é imprescindível ao estado investir em programas de recuperação dos mananciais e reserva de água. A população também tem o seu dever de preservar, e precisa reutilizar todo tipo de água da chuva, segundo a deputada. Em algumas situações, observa que é preciso mudar inclusive a cultura popular. A água utilizada na máquina de lavar roupas, por exemplo, pode ser usada para lavar calçadas, para no futuro não haver sérios riscos de falta de água.

Prefeitos e lideranças da região possuem a missão de garantir cinco milhões de reais para elaboração do projeto da ponte sobre o Rio Uruguai. Obra que visa ligar Itapiranga a Barra do Guarita no Rio Grande do Sul, é pretendida há décadas. O Movimento Pró-Ponte ganha força e agora busca 10 milhões de reais para elaboração do projeto estabelecendo local e sistema de construção. O presidente da comissão e prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISSOTT, explica que a previsão de investimento para o projeto é de 10 milhões de reais. Este valor será dividido entre as bancadas federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desafio é garantir este valor com os deputados federais e senadores dos dois estados e a busca já iniciou com vários contatos.

RODRIGO LOCATELLI demonstra otimismo, pois os prefeitos estão empenhados e os parlamentares já manifestaram interesse em contribuir. O presidente da Comissão evita falar em projeção de recursos para a obra, pois o valor é de algumas centenas de milhões de reais. A mobilização que iniciou regional, chegou nas capitais dos dois estados e nesta semana atingiu o cenário nacional. RODRIGO LOCATELLI elogia a postura do Ministro da Infraestrutura, TARCISIO GOMES DE FREITAS, que demonstrou ter conhecimento da necessidade que a região Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul possuem de uma ponte sobre o Rio Uruguai.

Projeto Pró-ponte conta com apoio das Associações Empresariais dos dois estados, Facisc e parlamentares que estão juntos nesta luta. O prefeito de Barra do Guarita e presidente da Comissão RODRIGO LOCATELLI TOSOTT, cita inclusive o apoio do presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL. Segundo o prefeito, apoiar o projeto para a construção da ponte é apoiar o progresso das regiões Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. O Movimento Pró-Ponte entre os municípios de Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul, e Itapiranga, em Santa Catarina já ganha destaque em toda região sul do país. Novos aliados passam a fazer parte agora na projeção nacional em busca de recursos.

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina realiza nesta segunda-feira, a solenidade de entrega de viaturas e computadores adquiridos com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ao todo foram investidos 944 mil reais, sendo de emendas parlamentares de deputados federais e recursos do Fundo de Melhoria da Perícia Oficial. Também será feita a entrega simbólica de mais 415 computadores adquiridos com recursos próprios, no valor de um milhão 750 mil reais, repassados pelo Governo do Estado por meio do programa SC Mais Segura. Pela primeira vez na história da Instituição será feita a renovação total dos computadores instalados nas 30 unidades do IGP espalhadas pelo Estado. O núcleo do IGP de São Miguel do Oeste terá a renovação dos computadores. São equipamentos mais modernos e com capacidade diferenciada para rodar os softwares utilizados pela equipe na identificação e perícia.

Livro apresenta mais detalhes do período de colonização da região de Itapiranga. A obra é do escritor e historiador de Itapiranga, LEANDRO MAYER. Politicalha de Aldeia, os criminalizados do Estado Novo no Oeste de Santa Catarina, a luz dos processos crime do Tribunal de Segurança Nacional, é fruto de uma longa trajetória de pesquisa. O autor revela que trabalho intensamente em pesquisas no período de 2017 a 2020, como parte do doutorado em História, pela Universidade de Passo Fundo. Dia oito de novembro ocorre o lançamento oficial durante a tradicional Feira do Livro do Centro Universitário Uceff. MAYER destaca que o Estado Novo, é mais conhecido com o período da segunda Guerra Mundial de 1937 a 1945. O escritor se baseou principalmente em processos criminais contra pessoas estabelecidas na região Oeste de Santa Catarina.

LEANDRO MAYER usou por base o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro que possui 311 processos em Santa Catarina do Tribunal de Segurança Nacional, sendo 111 já digitalizados e que serviram de base para a pesquisa que resultou no livro. 29 processos criminais são da região oeste. Estão incluídos padres, pastores, operários, lavradores e comerciantes. Dois destaques são de Itapiranga, ANTÔNIO KLIEMANN, que já é bastante conhecido por ser personagens de outros livros e também o padre TEODORO TREIS. Ele se opôs a política de nacionalização e queria manter as aulas em idioma alemão na região de Porto Novo, atual territórios dos municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. O lançamento do livro, Politicalha de Aldeia, será no dia oito de novembro, na abertura da tradicional Feira do Livro do Centro Universitário Uceff.

O Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação realizou nesta semana em Itapiranga o oitavo Encontro da Região Oeste. O evento, ocorreu no Centro Histórico Germânico de Itapiranga e teve o objetivo de integrar os profissionais da região e discutir assuntos da área. Participaram profissionais dos Núcleos das Regionais de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Palmitos, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Seara e Itapiranga. O Coordenador Regional da Educação, VILSON VON BORSTEL, destacou a importância da tecnologia nas escolas públicas estaduais.. Citou ainda que a Secretaria de Estado da Educação sempre dá apoio e suporte para as escolas utilizarem a tecnologia da melhor forma, aplicando a prática pedagógica nas mídias. Salienta ainda que Os professores possuem acesso as novas ferramentas tecnológicas.

A avaliação do encontro foi positiva, pois esta troca de experiência enriquece e valoriza as equipes que estão voltadas ao atendimento das tecnologias educacionais. Segundo o Coordenador Regional da Educação, VILSON VON BORSTEL, especialistas em tecnologias da Secretaria de Estado da Educação trabalharam em dois dias com os Núcleos de Tecnologias. Esta proximidade permite a busca por novos projetos como já está acontecendo em escolas da região (.......). VILSON VON BORSTEL considera que é relevante esta capacitação para os gestores e assistentes de secretaria das escolas que trabalham com sistemas online e necessitam conhecer bem as ferramentas para alimentação de dados com segurança nas informações.

Legislação da Lei Geral de Proteção de Dados exige maior atenção na publicação de informações. O Coordenador Regional da Educação, chama atenção para os cuidados que os profissionais da educação devem ter no repasse de dados pessoais na internet que pode gerar vários transtornos. De acordo com VILSON VON BORSTEL, o cuidado na exposição de dados de alunos, professores e outros profissionais das escolas exige conhecimento dos sistemas online. O coordenador Regional da Educação projeta novas visitas dos técnicos da Secretaria Estadual e amplo planejamento dos trabalhos realizados.

Jovem de 21 anos fica ferida em acidente na SC 161 em Romelândia. Um acidente com saída de pista seguida de capotamento foi registrado na noite de sexta-feira, por volta das 22 horas e 40 minutos e deixou uma jovem, de 21 anos de idade, ferida na SC 161 em Romelândia, próximo ao local conhecido como curva da morte. Os bombeiros encontraram a jovem já fora do veículo Siena emplacado em Anchieta com ferimentos leves pelo corpo, sendo realizado o atendimento pré-hospitalar da vítima e em seguida encaminhada para atendimento médico em Anchieta. A Polícia Militar também esteve no local do fato e prestou apoio aos socorristas.

Polícia encontra drogas com passageira em Itapiranga. A droga foi localizada em veículo na tarde desta sexta-feira, em Itapiranga. A guarnição da Policia Militar Rodoviária, posto de Iporã do Oeste, abordou na rodovia SC 163, em Itapiranga, um veículo Virtus. Em busca pessoal em uma das passageiras de 28 anos, foi encontrado 2,3 gramas de cocaína. A mulher e a droga foram encaminhados pela polícia para os procedimentos necessários.

Condutora perde controle de veículo e desce ribanceira. Foi por volta das 12 horas e 45 minutos de ontem, na SC 163, proximidades da Área Industrial, em Itapiranga. Um veículo Fiesta, placas de Itapiranga, saiu da pista e desceu uma ribanceira. Além da condutora, havia ainda duas crianças no veículo, de quatro e dois anos. Ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros esteve no local prestando os atendimentos necessários.

A Polícia Militar através do Canil Setorial do Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste localizou na tarde desta sexta-feira, no Bairro São Luiz drogas em meio a uma área de mata. De acordo com a PM, na última terça-feira, os militares já haviam localizado entorpecente no local. Nesta sexta, durante as buscas o cão indicou novamente a presença de drogas entre pedras e entulhos. A apreensão totalizou em aproximadamente 450 gramas de maconha e 12 pedras de crack, que foram apreendidos. A droga foi entregue na Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.