-PESQUISA DA CNI REVELA DIFICULDADE DA INDÚSTRIA PARA COMPRAR MATÉRIA-PRIMA
-COMISSÃO MISTA ANALISA AGORA PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS
-CEMITÉRIO DEVE RECEBER CERCA DE CINCO MIL PESSOAS NO DIA DE FINADOS
-PEDIDO DE AFASTAMENTO DO PREFEITO É PROTOCOLADO NA CÂMARA DE VEREADORES
-CANDIDATOS A PREFEITO DE BANDEIRANTE DEBATEM AMANHÃ NA PEPERI
-MOTORISTA DE CAMINHÃO FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA NA BR 282
-HOMEM MORRE EM ACIDENTE DE TRABALHO NO INTERIOR DE MONDAÍ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O toque de recolher noturno que está em vigor nas principais cidades francesas será ampliado no sábado e passará a afetar 46 milhões de pessoas, o que representa dois terços da população do país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro, JEAN CASTEX. Ele afirmou que "as semanas que virão serão duras". O toque de recolher obriga os franceses a ficarem em casa das nove horas da noite à seis da manhã e sua ampliação foi anunciada após o país se tornar o sétimo a ultrapassar um milhão de casos do novo coronavírus.
A Justiça da Rússia concedeu residência permanente a EDWARD SNOWDEN. O ex-analista da Segurança dos Estados Unidos está exilado no país desde 2013, depois de vazar informações sobre ações de espionagem do governo norte-americano. O advogado de SNOWDEN, disse à agência Reuters que a autorização foi consequência da renovação de um visto anterior, que estava para vencer. SNOWDEN, de 37 anos, vazou arquivos secretos que revelavam enormes operações de vigilância doméstica e internacional da Agência de Segurança Nacional quando prestava serviços à instituição vinculada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Em um clima mais civilizado do que no debate anterior e quase sem interrupções, DONALD TRUMP e JOE BIDEN se enfrentaram nesta quinta-feira pela última vez antes da eleição presidencial de três de novembro nos Estados Unidos. TRUMP tentou por algumas vezes usar o nome do filho de BIDEN, HUNTER, a quem acusa de ter usado a influência do pai em negócios na Ucrânia quando este era vice-presidente, mas o assunto não foi aprofundado. BIDEN, por sua vez, voltou a criticar duramente a resposta do presidente à pandemia de coronavírus e sua suposta proximidade com o presidente russo VLADIMIR PUTIN, e mais uma vez chamou TRUMP de racista.
Depois de paralisar a produção por causa das medidas de distanciamento social adotadas para combater o avanço da pandemia da Covid-19, a indústria brasileira enfrenta dificuldades para adquirir insumos e matéria-prima. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, 68 por cento das empresas consultadas revelam dificuldades para comprar insumos ou matérias-primas no mercado doméstico e 56 por cento no mercado internacional. A CNI consultou mil 855 empresas entre os últimos dias primeiro e 14. No levantamento, 82 por cento das indústrias consultadas relataram alta nos preços.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15, acelerou a zero vírgula 94 por cento em outubro, segundo divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da maior taxa para o mês desde 1995 e da maior alta mensal desde dezembro do ano passado. O indicador – que é considerado uma prévia da inflação oficial do país – mostrou forte aceleração em relação ao índice de setembro, quando ficou em zero vírgula 45 por cento. No ano, a prévia da inflação acumulou alta de duas vírgula 31 por cento e em 12 meses atingiu três vírgula 52 por cento.
O governo federal lançou nesta quinta-feira um formulário simplificado para o eSocial – plataforma de registro de informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Segundo o Ministério da Economia, as mudanças no formulário simplificam o preenchimento de informações e eliminam campos desnecessários. A pasta diz que o novo formato atende reivindicações do setor produtivo sem prejudicar a manutenção das informações. Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, revogou 48 portarias e assinou uma nova norma regulamentadora de saúde e segurança do agronegócio.
O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina notificou empresas de todos os setores no estado para que retirem as gestantes do trabalho presencial enquanto houver transmissão do coronavírus, sem prejuízo no salário. Elas devem trabalhar remotamente ou serem afastadas de forma remunerada. A recomendação do MPT-SC é de sexta-feira e foi divulgada nesta quinta. Pesquisas mostraram que as grávidas e mulheres no pós-parto são grupo de risco para a Covid-19. O Ministério Público do Trabalho informou que as empresas que não adotarem as medidas previstas na recomendação podem sofrer ação civil pública e ainda pagar uma indenização por danos morais.
Um levantamento realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública apontou que 92 por cento dos municípios não divulgam corretamente informações sobre a pandemia. Voluntários e colaboradores do Observatório Social de Santa Catarina, um dos parceiros da Rede, atuaram na ação chamada de "Força Tarefa Cidadã", que avaliou portais de transparência relacionados às despesas no combate à Covid-19. Conforme o levantamento, oito por cento dos municípios foram considerados cumprindo totalmente os critérios de transparência. Entre aqueles que não estavam cumprindo nenhuma das medidas, o número foi de 44 por cento.
O tribunal de julgamento do impeachment do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA e da vice-governadora, DANIELA REINEHR está reunido neste momento da Alesc. O julgamento desta sexta se refere ao pedido aprovado em setembro pelos deputados estaduais no processo que acusa o governador e a vice de crime de responsabilidade por uma equiparação salarial de procuradores do Estado à mesma faixa salarial dos procuradores da Alesc. Já se manifestaram os advogados do denunciante, do governador e da vice. O parecer do relator KENEDY NUNES deve ser votado daqui a pouco. Se a denúncia for aceita por seis dos 11 componentes da comissão, governador e vice serão afastados e quem assume o governo é o presidente da Alesc, JULIO GARCI.
O Município de São Miguel do Oeste lançou nesta semana o edital de Leilão que acontece no dia 30 de outubro, a partir das dez horas da manhã de forma presencial e online. O edital tem por objeto leiloar veículos, equipamentos, eletroeletrônicos e informática, aparelhos de saúde, eletrodomésticos, móveis diversos, vidros e aberturas. Os interessados em participar deverão estar capacitados para contratar com a Prefeitura e ter mais de 18 anos. Para os lances virtuais, os interessados deverão se cadastrar no Portal Superbid, até a data e horário constantes no edital. As vistorias aos bens a serem leiloados poderão ser feitas nos dias 27 e 29 de novembro, pela parte da manhã, no Parque Rineu Gransotto e na Garagem da Prefeitura.
O Cemitério São Miguel e Almas já está recebendo uma movimentação de pessoas que estão fazendo a limpeza dos túmulos para o dia de Finados. A informação é da administradora, IVANETE POVALLA. De acordo com ela, a visitação visando a organização dos túmulos se intensificou desde a última semana. Conforme ela, atualmente o cemitério funciona diariamente incluindo sábados e domingos entre sete e meia da manhã e seis horas da tarde, sem fechar ao meio-dia. Já o atendimento no escritório é realizado de segunda a sexta-feira.
O Cemitério São Miguel e Almas terá um horário diferenciando nos dias que antecedem o dia de Finados. A afirmação é da administradora do local, IVANETE POVALLA. Segundo ela, entre os dias 30 de outubro e dois de novembro o espaço estará aberto para visitação e limpeza entre sete e meia da manhã e oito horas da noite. Ela destacou que essa alteração visa facilitar para as pessoas que trabalham em horário comercial e não podem efetuar a organização dos túmulos durante o dia. IVANETE ressaltou que algumas pessoas estão antecipando a limpeza com receio de aglomerações e para evitar um possível contágio da Covid-19 nos dias que antecedem o dia de Finados, momento em que o movimento se intensifica ainda mais.
Além dos cuidados com o coronavirus as pessoas também devem ficar atentas a questão da dengue. O alerta é da administradora do Cemitério São Miguel e Almas, IVANETE POVALLA. Ela comentou que as pessoas devem ir ao cemitério usando máscaras e mantendo o distanciamento social. Ela lembrou que a álcool em gel na entrada para que as pessoas possam fazer a higienização das mãos. A profissional disse ainda que outro cuidado é com relação aos vasos de flores que devem ser colocados nos túmulos sem os plásticos, afim de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Cerca de cinco mil pessoas devem passar pelo Cemitério São Miguel e Almas para efetuar a limpeza dos túmulos e casinhas. A expectativa é da administradora IVANETE POVALLA. Já o número de visitantes nos dias que antecedem o dia de Finados deve ser maior ainda, ficando próximo dos 10 mil. IVANETE declarou ainda que a administração segue realizando o trabalho de pintura do Cemitério e também da reforma da capela. Ela garantiu que essas ações devem ser finalizadas até a semana que vem no município.
Os vereadores de São Miguel do Oeste realizaram ontem a última sessão extraordinária do mês de outubro. Durante a reunião foram apresentadas e votadas uma série de proposições solicitando obras como pavimentação asfáltica ou calçamento, instalação de redutores de velocidade e sinalização de trânsito. Também foi apresentado um requerimento de informação tratando sobre iluminação pública e aprovado um projeto de lei sobre a permissão de uso de sala no aeródromo. A próxima sessão ordinária da Câmara será realizada no dia cinco de novembro. Antes, no dia três, haverá sessão dos vereadores mirins.
O Conselho das Entidades empresariais promoveu na noite desta quinta-feira um debate com os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. O encontro teve início às sete horas da noite. O debate teve quatro segmentos e o objetivo foi ouvir as propostas que candidatos tem para o desenvolvimento econômico do município. Eles também responderam a questionamentos elaborados pelo conselho e por empresários associados as entidades empresariais. Os candidatos também realizaram perguntas entre si. O debate da Acismo durou cerca de duas horas e 20 minutos e contou com a presença de ADILSON PANDOLFO do PT, JOÃO GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN do PSD.
O Conselho das Entidades entregou um documento com as reivindicações da classe empresarial para os três candidatos à prefeito durante o debate realizado ontem a noite no centro empresarial Andromeda. O documento contém o posicionamento das entidades sobre as questões que o setor considera fundamentais para o desenvolvimento do município. A pauta tem 16 itens, entre eles, saúde, educação, saneamento básico, centro tecnológico, indústria e comercio e questões de infraestrutura, como aeroporto e ponte internacional de Paraíso. O objetivo do conselho é que o prefeito eleito inclua os pontos dessa pauta no plano de governo do município a partir do ano que vem.
A disputa eleitoral em São Miguel do Oeste já começou a ser travada também na justiça. Até agora, as coligações das candidaturas à prefeito protocolaram três representações na justiça eleitoral. Duas foram apresentadas pelas coligação “São Miguel Acima de Tudo” formada por MDB-PL-PSDB contra a coligação “Pra Frente São Miguel”, formada por PSD-REPUBLICANOS-PDT-PSB-PSL-DEM. A coligação do candidato WILSON TREVISAN ajuizou uma representação contra a coligação do candidato JOÃO GRANDO. Os três pedidos foram aceitos liminarmente pela juíza eleitoral e as duas candidaturas foram obrigadas a retirar material de campanha de circulação e parar com a divulgação de som de rua em bairros.
As duas primeiras representações da eleição deste ano em São Miguel do Oeste foram protocoladas pela coligação “São Miguel Acima de Tudo” formada por MDB-PL-PSDB. Uma das denúncias da coligação de JOÃO GRANDO contra a coligação de WILSON TREVISAN é por som de rua irregular. A alegação é de que o carro estava circulando pelos bairros, ferindo a lei que prevê o uso desse recurso apenas em carreata, passeata e comício. Em decisão liminar, a justiça mandou suspender a circulação do carro de som. Na outra representação, a denúncia é de que o candidato WILSON TREVISAN fez um vídeo para a campanha eleitoral no Facebook utilizandouma obra pública em andamento, o que é vedado pela lei eleitoral. Também houve decisão liminar para que o vídeo fosse retirado do ar. A coligação Pra Frente São Miguel atendeu as duas liminares, mas contestou as representações.
A coligação “Pra Frente São Miguel”, formada por PSD-REPUBLICANOS-PDT-PSB-PSL-DEM ingressou com uma representação contra a coligação “São Miguel Acima de Tudo” formada por MDB-PL-PSDB por propaganda irregular. A coligação de WILSON TREVISAN alega que a coligação de JOÃO GRANDO não respeitou os limites do tamanho da fonte do nome do candidato a vice-prefeito nos materiais impressos e digitais de campanha. A lei cita que o nome do vice deve ser de no mínimo 30 por cento do tamanho do nome do candidato a prefeito, o que não teria sido observado pela coligação “São Miguel Acima de Tudo”. A decisão liminar deu prazo de 24 horas para a retirada de todo o material de campanha que esteja fora dessa especificação. A coligação de GRANDO vai contestar a representação.
Amanhã tem debate na Peperi com os candidatos a prefeito de Bandeirante. O programa vai colocar frente a frente o candidato da coligação Unidos por Bandeirante ainda melhor, composta por PT-PL, CELSO BIEGELMEIER; o candidato da coligação Renova Bandeirante, formada por Cidadania-MDB, VALDECIR FAGUNDES, o CARECA e a candidata do PP, JULIANA ANCHAU. O debate, ao vivo, terá quatro blocos. O primeiro será marcado pelas perguntas da produção e sorteio de temas entre os candidatos. O segundo, terceiro e quarto blocos será de perguntas diretas entre os candidatos com tema livre. O debate eleitoral de Bandeirante começa as oito horas da manhã deste sábado.
A Câmara de Vereadores recebeu nesta semana o protocolo de uma denúncia de fatos e pedido de afastamento contra o prefeito WILSON TREVISAN. O documento foi recebido pela câmara de vereadores e está sob análise do advogado do Legislativo, LUIZ PICHETTI. Hoje pela manhã, ele concedeu uma coletiva de imprensa e explicou os procedimentos a serem tomados a partir de agora. O advogado informou que o pedido foi feito por dois moradores e envolve o TAC dos passeios públicos. PICHETTI disse que vai emitir um parecer prévio sugerindo o sigilo do conteúdo da denúncia até que ocorra a análise jurídica do pedido. Ele comentou que vai solicitar informações e documentos ao Ministério Público Estadual e Federal para a análise do pedido.
O advogado da câmara de vereadores tem prazo de 15 dias para emissão do parecer jurídico que pode ser prorrogado por mais 15 dias. Depois que o advogado finalizar o documento, o parecer vai para a mesa diretora. Nesse parecer, LUIZ PICHETTI vai indicar se o fato denunciado é pertinente ou não e quais os procedimentos que podem ser adotados. Entre as possibilidades, estão o arquivamento, abertura de CPI ou processo de impeachment. De qualquer modo, o parecer jurídico sobre o pedido de afastamento do prefeito será discutido e votado pelo plenário da câmara de vereadores.
O prefeito WILSON TREVISAN vai se inteirar do conteúdo do pedido afastamento e deve se manifestar sobre o assunto assim que tiver detalhes da denúncia. A informação é da procuradora geral do município, BÁRBARA RODRIGUES. Ela disse que o prefeito vai buscar mais informações do conteúdo da denúncia protocolada na câmara de vereadores para depois se posicionar a respeito. BARBARA comentou que TREVISAN deve convocar uma coletiva de imprensa para emitir uma posição a respeito da denúncia.
A Polícia Civil apreendeu um revólver e munições na residência de um homem investigado por violência doméstica. Na tarde de ontem, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, DPCAMI cumpriu mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade. A apreensão ocorreu durante investigação que apura a prática dos crimes de ameaça e tentativa de estupro, praticados por um homem contra a ex-namorada há alguns dias. Inconformado com o recente rompimento da relação com a vítima, o investigado tentou manter relação sexual com a ex-namorada a força e, dias depois, ameaçou matá-la acaso procurasse a polícia. Em razão da gravidade dos crimes, a vítima foi beneficiada com medidas protetivas de urgência e o agressor foi desarmado.
Uma colisão entre um Golf e um caminhão deixou duas pessoas na madrugada de hoje na BR 282. O acidente aconteceu por volta da cinco e 20 da manhã de hoje nas proximidades da linha Aparecida, em São Miguel do Oeste. Com o impacto os dois veículos rodaram sobre a pista e o trânsito ficou lento do local. No automóvel, estavam quatro pessoas. Duas tiveram escoriações. O condutor do caminhão não se feriu. OCorpo de Bombeiro e a Polícia Rodoviária Federal foram acionados para atender a ocorrência, onde o trânsito fluiu com lentidão, por pelo menos meia hora.
Um caminhão saiu da pista na BR-282 e o condutor sofreu ferimentos. Na madrugada desta quinta-feira, por volta das cinco horas, a equipe do SAMU de Maravilha foi acionada para prestar atendimento a um acidente de trânsito na BR-282, próximo à Linha Juvêncio. Um caminhão com placas de Irani, que transitava em direção à Maravilha, saiu da pista e tombou. De acordo com o SAMU, o condutor apresentava dor e ferimentos no braço e antebraço, além de escoriações nas mãos. Ele foi conduzido ao Hospital São José de Maravilha onde recebeu atendimento médico.
Um homem morreu em um acidente de trabalho nesta quinta-feira em Mondaí. O fato aconteceu na manhã de ontem na comunidade de Catres, interior do município. A vítima, identificada como JAIRO HOFSTAETTER, foi esmagada entre um trator e um veículo. Ele era funcionário de um posto de combustível e no momento do acidente estava fazendo um socorro mecânico. O homem chegou a ser socorrido e levado ao hospital de Mondaí, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.