-PESQUISA DA CNI REVELA DIFICULDADE DA INDÚSTRIA PARA COMPRAR MATÉRIA-PRIMA
-COMISSÃO MISTA ANALISA AGORA PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS
-NÍVEL DE ÁGUA PODE INFLUENCIAR NO POVOAMENTO DE PEIXES
-MORADORES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE MEDIDAS PARA O DIA DE FINADOS
-PERDAS NAS LAVOURAS DE MILHO COM A SECA JÁ CHEGAM A 40%
-FALTA DE SEGURANÇA MOTIVOU O CANCELAMENTO DA EFRAIT
-CORPO DE BOMBEIROS REGISTRA MAIS UMA OCORRÊNCIA DE INCÊNDIO
-HOMEM QUE ASSEDIAVA MULHER É PRESO APÓS SER ATINGIDO POR DISPAROS DE REVÓLVER
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 38 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O toque de recolher noturno que está em vigor nas principais cidades francesas será ampliado no sábado e passará a afetar 46 milhões de pessoas, o que representa dois terços da população do país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro, JEAN CASTEX. Ele afirmou que "as semanas que virão serão duras". O toque de recolher obriga os franceses a ficarem em casa das nove horas da noite à seis da manhã e sua ampliação foi anunciada após o país se tornar o sétimo a ultrapassar um milhão de casos do novo coronavírus.
A Justiça da Rússia concedeu residência permanente a EDWARD SNOWDEN. O ex-analista da Segurança dos Estados Unidos está exilado no país desde 2013, depois de vazar informações sobre ações de espionagem do governo norte-americano. O advogado de SNOWDEN, disse à agência Reuters que a autorização foi consequência da renovação de um visto anterior, que estava para vencer. SNOWDEN, de 37 anos, vazou arquivos secretos que revelavam enormes operações de vigilância doméstica e internacional da Agência de Segurança Nacional quando prestava serviços à instituição vinculada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Em um clima mais civilizado do que no debate anterior e quase sem interrupções, DONALD TRUMP e JOE BIDEN se enfrentaram nesta quinta-feira pela última vez antes da eleição presidencial de três de novembro nos Estados Unidos. TRUMP tentou por algumas vezes usar o nome do filho de BIDEN, HUNTER, a quem acusa de ter usado a influência do pai em negócios na Ucrânia quando este era vice-presidente, mas o assunto não foi aprofundado. BIDEN, por sua vez, voltou a criticar duramente a resposta do presidente à pandemia de coronavírus e sua suposta proximidade com o presidente russo VLADIMIR PUTIN, e mais uma vez chamou TRUMP de racista.
Depois de paralisar a produção por causa das medidas de distanciamento social adotadas para combater o avanço da pandemia da Covid-19, a indústria brasileira enfrenta dificuldades para adquirir insumos e matéria-prima. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, 68 por cento das empresas consultadas revelam dificuldades para comprar insumos ou matérias-primas no mercado doméstico e 56 por cento no mercado internacional. A CNI consultou mil 855 empresas entre os últimos dias primeiro e 14. No levantamento, 82 por cento das indústrias consultadas relataram alta nos preços.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15, acelerou a zero vírgula 94 por cento em outubro, segundo divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da maior taxa para o mês desde 1995 e da maior alta mensal desde dezembro do ano passado. O indicador – que é considerado uma prévia da inflação oficial do país – mostrou forte aceleração em relação ao índice de setembro, quando ficou em zero vírgula 45 por cento. No ano, a prévia da inflação acumulou alta de duas vírgula 31 por cento e em 12 meses atingiu três vírgula 52 por cento.
O governo federal lançou nesta quinta-feira um formulário simplificado para o eSocial – plataforma de registro de informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Segundo o Ministério da Economia, as mudanças no formulário simplificam o preenchimento de informações e eliminam campos desnecessários. A pasta diz que o novo formato atende reivindicações do setor produtivo sem prejudicar a manutenção das informações. Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, revogou 48 portarias e assinou uma nova norma regulamentadora de saúde e segurança do agronegócio.
O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina notificou empresas de todos os setores no estado para que retirem as gestantes do trabalho presencial enquanto houver transmissão do coronavírus, sem prejuízo no salário. Elas devem trabalhar remotamente ou serem afastadas de forma remunerada. A recomendação do MPT-SC é de sexta-feira e foi divulgada nesta quinta. Pesquisas mostraram que as grávidas e mulheres no pós-parto são grupo de risco para a Covid-19. O Ministério Público do Trabalho informou que as empresas que não adotarem as medidas previstas na recomendação podem sofrer ação civil pública e ainda pagar uma indenização por danos morais.
Um levantamento realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública apontou que 92 por cento dos municípios não divulgam corretamente informações sobre a pandemia. Voluntários e colaboradores do Observatório Social de Santa Catarina, um dos parceiros da Rede, atuaram na ação chamada de "Força Tarefa Cidadã", que avaliou portais de transparência relacionados às despesas no combate à Covid-19. Conforme o levantamento, oito por cento dos municípios foram considerados cumprindo totalmente os critérios de transparência. Entre aqueles que não estavam cumprindo nenhuma das medidas, o número foi de 44 por cento.
O tribunal de julgamento do impeachment do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA e da vice-governadora, DANIELA REINEHR está reunido neste momento da Alesc. O julgamento desta sexta se refere ao pedido aprovado em setembro pelos deputados estaduais no processo que acusa o governador e a vice de crime de responsabilidade por uma equiparação salarial de procuradores do Estado à mesma faixa salarial dos procuradores da Alesc. Já se manifestaram os advogados do denunciante, do governador e da vice. O parecer do relator KENEDY NUNES deve ser votado daqui a pouco. Se a denúncia for aceita por seis dos 11 componentes da comissão, governador e vice serão afastados e quem assume o governo é o presidente da Alesc, JULIO GARCI.
Perdas nas lavouras de milho com a seca já chegam a 40%. De acordo com o gerente de cereais da Cooper A1, SANTO TUMELEIRO, devido à estiagem, a projeção que havia sobre o plantio de milho, tanto para grãos como para silagem, não irá se confirmar. Ele cita que para produção de grãos a estimativa era de 25 mil hectares na abrangência da cooperativa em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já para a silagem, entre primeira e segunda safra, a projeção era de 35 mil hectares. TUMELEIRO ressalta que na expectativa normal de produção, haveria a condição de atender no mínimo 80% da demanda das fábricas de ração da Cooper A1. Ele afirma que uma situação tão crítica em relação à estiagem não é enfrentada há cerca de dez anos. O gerente de cereais ressalta que para os cultivos realizados a partir de agosto, a estimativa é de perdas em torno de 40%.
O gerente de cereais da Cooper A1 lamenta que este foi um dos anos que os agricultores mais investiram em tecnologias para ter bons resultados na produção, mas o clima não colaborou. Segundo SANTO TUMELEIRO, em algumas áreas o milho parou de crescer, e há plantas florescendo muito antes do ideal. Como consequências, o gerente cita falta de alimentação para o gado leiteiro e atraso na confecção da silagem. Ele afirma que após a safra, o desafio do produtor será se reposicionar no mercado para os próximos plantios. O gerente lembra que a pouca precipitação de chuva registrada nas últimas semanas é praticamente considerada insignificante.
Nível baixo de água nos reservatórios pode influenciar no povoamento de peixes. Conforme o extensionista responsável pela área de piscicultura na regional de SMOeste, ELIAS KOWALSKI, nos meses de setembro e outubro é quando normalmente é feito o povoamento dos reservatórios, o que este ano está dificultado devido a baixa precipitação de chuvas, apesar das temperaturas serem favoráveis no momento. Ele cita que inicialmente não é exigido um nível alto de água nos tanques, que pode ser de cerca de 55 centímetros. Quando ainda está sem água é feita a desinfecção, uso de calcário e adubação do reservatório. O extensionista comenta que a preocupação é que a estiagem se estenda e o nível de água diminua mais, o que pode causar problemas como a falta de oxigenação e aquecimento da água. Ele lembra que a maior parte da produção de peixes é para auto abastecimento das próprias famílias, e pequena parte do excedente é para venda.
Devido ao baixo nível de água e pouca previsão de chuvas mais significativas, o extensionista orienta os produtores a reduzirem o número de alevinos por área do reservatório. O responsável pela área de piscicultura na regional de SMOeste ressalta que principalmente para a espécie de tilápia, destinada para comercialização, os produtores devem disponibilizar de um aerador para garantir a oxigenação da água. ELIAS KOWALSKI destaca que como o ciclo da tilápia é mais curto, de seis a oito meses, caso o produtor não possua aerador, o limite de povoação é de dois alevinos por metro quadrado. Já no caso dos policultivos, em que mais de uma espécie é cultivada no mesmo reservatório, a orientação é que seja respeitada uma área de dois a três metros quadrados por alevino, o que vai depender da espécie e também do peso final que o produtor pretende atingir.
Moradores recebem orientações sobre medidas sanitárias para o Dia de Finados. Em vista do feriado de Finados, no dia dois de novembro, uma vez que há um grande potencial de ocorrer aglomerações nos cemitérios e adjacências, a administração recebeu orientações para que a população tenha consciência e possa se proteger da transmissão do Covid-19. Entre as medidas estipuladas está o uso máscara de forma obrigatória por todos os visitantes e trabalhadores dos cemitérios. Além disso, a nota técnica recomenda que as visitas aos cemitérios sejam antecipadas ao longo das duas semanas que antecedem o feriado, bem como a limpeza ou pintura de túmulos, jazigos e construções devem se restringir até o dia 30 de outubro. Também deve se respeitar o espaçamento entre as pessoas de no mínimo um metro e cinquenta centímetros, e recomenda-se que idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas evitem a circulação nestes espaços.
Comitê Regional de Crises debate aumento de casos de Covid-19 na região. Conforme a secretária a coordenadora do colegiado, DÉBORA PREVEDELLO, a atualização da avaliação epidemiológica mostra seis regiões de Santa Catarina no nível Grave de risco para Covid-19, entre elas o Extremo Oeste. Dois representantes do conselho estadual estiveram no encontro e falaram sobre a formatação e os critérios que compõem o Mapa de Risco, argumentando os motivos ou causas para formação do índice. DÉBORA e o presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO apresentaram dados dos municípios de SJCedro e Palma Sola que tiveram considerável aumento de casos da doença. O prefeito argumentou que, frente à situação, precisou adotar medidas restritivas em SJCedro. A preocupação com o descredenciamento dos leitos que nos hospitais de Xanxerê e de Chapecó. Conforme ele, a situação preocupa a região, pois, não havendo outras vagas no Oeste os pacientes terão que ocupar o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A unidade registrou mais uma morte ontem de um homem de 63 anos de Maravilha.
Custo mensal gerado pelo aumento concedido aos procuradores do estado é de um milhão de reais. O deputado estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK entende que esse impacto nas finanças do estado é devido ao erro do governador CARLOS MOISÉS em conceder o reajuste pleiteado pela classe. Conforme ele, este é o motivo de um dos pedidos de impeachment que foi aceito pela comissão e será julgado hoje. O deputado caracteriza que o aumento além de ser ilegal, tem um valor muito alto a ser desembolsado por mês. Se o parecer for favorável governador e vice serão temporariamente afastados. No outro caso, sobre os respiradores, MAURÍCIO avalia que a repercussão foi maior devido a pandemia e prejuízo para sociedade. Além disso, os valores são 33 milhões de reais que foram praticamente perdidos, pois, o montante não foi reativo e os aparelhos não chegaram na totalidade. Ele citou ainda outros fatos que geraram descrédito para CARLOS MOISÉS como valores exorbitantes para jardinagem das escolas. A regional de Dionísio Cerqueira recebeu uma nota de 300 mil reais referente a este serviço nos pátios.
Governo estadual se elegeu com uma proposta mas mostrou atitudes contraditórias. MAURÍCIO ESKUDLARK afirma que uma das metas anunciadas por CARLOS MOISÉS e equipe foi a venda da aeronave usada pelo gabinete. Ele revela que essa atitude foi elogiada, mas, os valores não foram economizados. O deputado justifica que agora o governador tem gastos altos com a locação de helicópteros particulares. Para ele, além de altos, os valores não foram bem empregados, pois, MOISÉS não esteve presente em todas as regiões de Santa Catarina. Quanto aos pedidos de impedimento, o deputado citou que são duas situações diferentes, uma delas incluindo a vice, DANIELA REINHER e na outra apenas envolvendo o governador, no caso dos respiradores. MAURÍCIO salienta que os problemas ocorrem desde o ano passado. Ele revela que a Alesc decidiu tomar ações mais drásticas para que as denúncias sejam investigadas em CPIs e que a justiça ajude na investigação.
Cedup reforça equipe de funcionários para cuidar de laboratórios antes mantidos pelos alunos. Conforme o diretor do Centro de Educação Profissional, Cedup Getúlio Vargas de linha Cruzinhas, VILSON WRONSKI, o educandário disponibiliza de cerca de 50 hectares e laboratórios para as aulas práticas dos alunos, nas áreas de suinocultura, avicultura, bovinocultura, lavoura e industrialização de laticínios e embutidos de suíno. Ele comenta que como os estudantes não estão frequentando a escola devido à pandemia, os funcionários do Cedup estão realizando uma escala de trabalhos para manter todo o espaço. O diretor cita que em alguns laboratórios foram reduzidas as atividades, mas a manutenção continua sendo feita para que quando as aulas presenciais forem retomadas, os espaços estejam em condições de uso. Foram contratados mais quatro servidores, alunos egressos do Cedup, que já tem conhecimento das atividades realizadas nos laboratórios.
Os produtos industrializados, assim como outros alimentos produzidos nos laboratórios, atendem a demanda da própria escola. Por dia, o diretor do Cedup Getúlio Vargas cita que são servidos mais de 300 almoços para funcionários e os alunos que permanecem no internato. O excedente é comercializado e o lucro é revertido em investimentos na escola. VILSON WRONSKI ressalta que até dezembro o Cedup está com as inscrições abertas para formação de novas turmas em 2021. Podem se inscrever para a primeira série alunos que estão concluindo o nono ano do ensino fundamental. Inicialmente serão feitas as inscrições, e na sequencia as matrículas para a primeira série do ensino médio técnico em agropecuária. Alunos que já concluíram a terceira série do ensino médio também podem se inscrever somente no curso técnico em agropecuária. As formaturas, previstas para este ano, foram somente em gabinete sem a realização dos eventos festivos.
Municípios adéquam legislação e sistemas para coleta individual dos dejetos humanos. Conforme o proprietário da Limpa Fossa Iporã que realiza a recolha e destinação de dejetos humanos, RONIVAN TRANTENMÜLLER, com a assinatura dos Termos de Ajustamento de Conduta, TAC, os municípios se comprometeram em resolver a destinação do esgoto sanitário. Ele afirma que os prazos das TACs estão vencendo, e com isso, os municípios trabalham na criação e aprovação de leis, bem como, contratação de empresa para fazer a recolha e destinação dos dejetos. RONIVAN explica que muitas residências e empresas ainda possuem o sistema antigo do poço negro, com tanque séptico e sumidouro, e precisam se adequar ao sistema de tanque, filtro e sumidouro. Ele cita que alguns municípios já realizaram audiência com o Ministério Público para tratar sobre a regularização das fossas, a exemplo de Santa Helena, Tunápolis, Paraíso e Bandeirante.
Por meio de um acordo entre a ARIS e o Ministério Público, RONIVAN TRANTENMÜLLER explica que a Agencia Reguladora apresentou uma proposta viável financeiramente de sistemas individuais e não mais as redes coletoras de esgoto. Na região, o único município com uma rede coletora é Itapiranga. Dessa forma, cada município terá que fazer uma limpeza anual de sua fossa, por meio de empresa habilitada para a recolha, e a destinação para unidades de tratamento, a exemplo de Descanso que está implantando uma unidade para atender municípios da região. RONIVAN comenta que devido à seca, parte do líquido das fossas acaba infiltrando no solo que conta com pouca umidade, reduzindo o volume para coleta. Ele orienta que na medida do possível as pessoas adéquem as fossas de suas casas e empresas, para que o sistema esteja regular quando a lei estiver em vigor.
A décima primeira Efrait, Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Itapiranga será apenas em 2023. Com exclusividade a comissão organizadora anunciou na Rádio Itapiranga o cancelamento da programação prevista para o mês de maio do próximo ano. Os argumentos foram apresentados pela Associação Empresarial e comissão organizadora. Para o cancelamento da Efrait pesou a indefinição sobre a solução da pandemia da Covid-19. Segundo o presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI, a decisão foi conjunta da Associação Empresarial e poder público após análise de vários fatores relacionados a organização do evento. Ele justifica que não existe certeza sobre vacina ou consequências do novo Coronavírus. GUARESCHI destaca que a situação inviabiliza o planejamento que incluiu contratos de alto valor com empresas e atrações musicais.
O presidente da Assemit afirma que o anuncio é feito em clima de tristeza. A Efrait era apontada como uma forma de impulsionar o comércio do município e motivar os empresários após um ano de dificuldades. LUCIR GUARESCHI salienta ainda que a Exposição Feira movimenta o setor empresarial independentemente de estar participando do evento, pois o número de visitantes gera movimento extra em vários setores do comércio. O presidente da Assemit ressalta que foram vários encontros analisando as possibilidades de realizar a Feira. A necessidade de vários encaminhamentos com antecedência obrigou a comissão organizadora tomar uma decisão. GUARESCHI lamenta a impossibilidade de realizar a Efrait e ressalta que o momento não permite projetar grandes eventos. Outras ações relacionadas a Feira serão revistas.
A decisão de transferir a festa por dois anos ocorreu para não confrontar com outras feiras que ocorrem em cidades próximas. Existem eventos programados em São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. Conforme o coordenador da Efrait, ELNTON MALDANER, para 2023 estava prevista a décima segunda Efrait e por tanto o calendário da Exposição Feira será mantido, apenas reduzindo uma edição. Salienta que a decisão não foi fácil, pois a Efrait costuma apresentar resultado positivo em vários aspectos para as empresas, município e organizadores. A
Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de 2019 registrou lucro de 120 mil reais. Segundo MALDANER, a expectativa era animadora para a próxima edição, porém o cancelamento foi inevitável.
Produtores rurais realizam preparação antecipada para participarem da Efrait. O coordenador da Feira avalia que o setor agropecuário é fundamental e por isso sempre defendeu a exposição de animais em todas as edições. De acordo com ELTON MALDANER, a transferência se tornou inevitável por falta de segurança para organizadores, expositores e público. MALDANER reconhece o impacto negativo da pandemia. A projeção é de realizar algum evento voltado ao setor agropecuário como leilão de animais. O coordenador demonstra tranquilidade com a decisão tomada de estabelecer para 2023 a décima primeira Efrait.
Corpo de Bombeiros de Itapiranga registra mais uma ocorrência de incêndio em vegetação. For por volta das 12 horas e 30 minutos de ontem em Linha Macuco, interior de São João do Oeste. A guarnição do foi acionada por populares para atender incêndio em vegetação rasteira que começava a se alastrar para dentro de área de reflorestamento e mata nativa em local de difícil acesso. Foram utilizadas bombas costais para a extinção dos focos e posterior rescaldo. A polícia militar de São João do Oeste auxiliou no atendimento, sendo o fato encaminhado para as devidas providências sobre causas que geraram o início das chamas.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga alerta para o aumento de incêndios em vegetação. Nesta semana já foram três ocorrências atendidas. A situação se agrava em razão da estiagem que que a região enfrenta. Conforme o sargento ANDRÉ RAUBER, comandante do quartel de Itapiranga, em outras épocas as queimadas realizadas para eliminar algum matéria seco são facilmente controladas. Na situação atual têm grande potencial de fugir do controle tomando grandes proporções. RAUBER alerta para a necessidade de cuidados que devem ser tomados como não iniciar queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação. O sargento considera risco até mesmo quando as pessoas forem queimar lixo, vegetação em terrenos ou pastagens. O comandante dos bombeiros destaca ainda para as pessoas não jogarem bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas. Ao fazer trilhas evite acender fogueiras, pois incêndio florestal é crime.
Polícia Civil apreende revólver e munições na residência de investigado por violência doméstica. Na tarde de ontem, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, DPCAMI cumpriu mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade de São Miguel do Oeste. A apreensão ocorreu durante investigação que apura a prática dos crimes de ameaça e tentativa de estupro, praticados por um homem contra sua ex-namorada há alguns dias. Inconformado com o recente rompimento da relação com a vítima, o investigado tentou manter relação sexual com a ex-namorada a força e, dias depois, ameaçou matá-la acaso procurasse a polícia. Em razão da gravidade dos crimes, a vítima foi beneficiada com medidas protetivas de urgência e o agressor foi desarmado.
Só neste ano, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, já registrou mais de mil e 200 relatos de crimes, a maioria deles praticados contra a mulher, na cidade de São Miguel do Oeste, incluindo estupro, lesão corporal, ameaça, descumprimento de medidas protetivas, dentre muitos outros. Já são mais de duzentos pedidos de medidas protetivas de urgência feitos por mulheres de todas as idades, em razão de estarem enfrentando algum tipo de violência, de regra, praticada por alguém que conhecem e têm vínculo familiar e ou de afeto. A Polícia Civil informa que todos os atendimentos feitos na Delegacia Especializada são conduzidos com o sigilo necessário à preservação da intimidade das vítimas e de sua família e com a agilidade que a gravidade dos casos exige.
Caminhão sai da pista na BR-282 e condutor fica ferido. Na madrugada desta quinta-feira, por volta das cinco horas, a equipe do SAMU de Maravilha foi acionada para prestar atendimento a um acidente de trânsito na BR-282, próximo à Linha Juvêncio. Um caminhão com placas de Irani, que transitava sentido a Maravilha, saiu da pista e tombou. De acordo com o SAMU, o condutor apresentava dor e ferimentos no braço e antebraço, além de escoriações em uma das pálpebras e nas mãos. Ele foi conduzido ao Hospital São José de Maravilha.
Homem que assediava mulher acaba preso após ser atingido por quatro disparos de arma de fogo em Palmitos. Na madrugada do dia nove de outubro, um homem foi alvejado quatro vezes por disparos de um revólver calibre 38. O crime ocorreu no local conhecido como Morro da Antena, em Palmitos. O fato foi tratado a princípio como tentativa de homicídio. A Polícia Civil inicialmente procurou elucidar a motivação dos disparos. Constatou-se que o homem baleado, em duas situações anteriores, teria oferecido dinheiro para ter relações sexuais com mulheres que não tinham qualquer envolvimento com prostituição. Nas duas vezes, as mulheres negaram a proposta. Elas foram ameaçadas com uma arma de fogo para que realizassem a relação sexual. No dia nove de outubro uma dessas vítimas recebeu mensagens do homem, em que este ofereceu dinheiro para que ela mandasse fotos nua. A mulher recusou. O homem então ficou rodeando a residência da vítima, possivelmente armado.
Segundo a polícia, o autor dos disparos é namorado da mulher assediada. Ele ficou sabendo da situação e encontrou o homem que estava assediando sua namorada em frente à casa da vítima. Com isso, o autor fez quatro disparos, acreditando que sua namorada corria risco de ser estuprada. A arma de fogo usada nos fatos foi apreendida. O autor dos disparos não tem antecedente criminal. A Polícia Civil constatou ainda que a arma do investigado tinha cinco munições. O autor poderia ter efetuado o quinto disparo para concretizar o homicídio, mas não o fez por vontade própria. A vítima sobreviveu e está presa, pois existia mandado de prisão em seu desfavor. Ao concluir as investigações, a Polícia Civil entendeu que o autor dos quatro disparos agiu em legítima defesa de sua namorada, e por isso, não foi indiciado.