O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O toque de recolher noturno que está em vigor nas principais cidades francesas será ampliado no sábado e passará a afetar 46 milhões de pessoas, o que representa dois terços da população do país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro, JEAN CASTEX. Ele afirmou que "as semanas que virão serão duras". O toque de recolher obriga os franceses a ficarem em casa das nove horas da noite à seis da manhã e sua ampliação foi anunciada após o país se tornar o sétimo a ultrapassar um milhão de casos do novo coronavírus.
A Justiça da Rússia concedeu residência permanente a EDWARD SNOWDEN. O ex-analista da Segurança dos Estados Unidos está exilado no país desde 2013, depois de vazar informações sobre ações de espionagem do governo norte-americano. O advogado de SNOWDEN, disse à agência Reuters que a autorização foi consequência da renovação de um visto anterior, que estava para vencer. SNOWDEN, de 37 anos, vazou arquivos secretos que revelavam enormes operações de vigilância doméstica e internacional da Agência de Segurança Nacional quando prestava serviços à instituição vinculada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Em um clima mais civilizado do que no debate anterior e quase sem interrupções, DONALD TRUMP e JOE BIDEN se enfrentaram nesta quinta-feira pela última vez antes da eleição presidencial de três de novembro nos Estados Unidos. TRUMP tentou por algumas vezes usar o nome do filho de BIDEN, HUNTER, a quem acusa de ter usado a influência do pai em negócios na Ucrânia quando este era vice-presidente, mas o assunto não foi aprofundado. BIDEN, por sua vez, voltou a criticar duramente a resposta do presidente à pandemia de coronavírus e sua suposta proximidade com o presidente russo VLADIMIR PUTIN, e mais uma vez chamou TRUMP de racista.
Depois de paralisar a produção por causa das medidas de distanciamento social adotadas para combater o avanço da pandemia da Covid-19, a indústria brasileira enfrenta dificuldades para adquirir insumos e matéria-prima. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, 68 por cento das empresas consultadas revelam dificuldades para comprar insumos ou matérias-primas no mercado doméstico e 56 por cento no mercado internacional. A CNI consultou mil 855 empresas entre os últimos dias primeiro e 14. No levantamento, 82 por cento das indústrias consultadas relataram alta nos preços.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15, acelerou a zero vírgula 94 por cento em outubro, segundo divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se da maior taxa para o mês desde 1995 e da maior alta mensal desde dezembro do ano passado. O indicador – que é considerado uma prévia da inflação oficial do país – mostrou forte aceleração em relação ao índice de setembro, quando ficou em zero vírgula 45 por cento. No ano, a prévia da inflação acumulou alta de duas vírgula 31 por cento e em 12 meses atingiu três vírgula 52 por cento.
O governo federal lançou nesta quinta-feira um formulário simplificado para o eSocial – plataforma de registro de informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Segundo o Ministério da Economia, as mudanças no formulário simplificam o preenchimento de informações e eliminam campos desnecessários. A pasta diz que o novo formato atende reivindicações do setor produtivo sem prejudicar a manutenção das informações. Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, revogou 48 portarias e assinou uma nova norma regulamentadora de saúde e segurança do agronegócio.
O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina notificou empresas de todos os setores no estado para que retirem as gestantes do trabalho presencial enquanto houver transmissão do coronavírus, sem prejuízo no salário. Elas devem trabalhar remotamente ou serem afastadas de forma remunerada. A recomendação do MPT-SC é de sexta-feira e foi divulgada nesta quinta. Pesquisas mostraram que as grávidas e mulheres no pós-parto são grupo de risco para a Covid-19. O Ministério Público do Trabalho informou que as empresas que não adotarem as medidas previstas na recomendação podem sofrer ação civil pública e ainda pagar uma indenização por danos morais.
Um levantamento realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública apontou que 92 por cento dos municípios não divulgam corretamente informações sobre a pandemia. Voluntários e colaboradores do Observatório Social de Santa Catarina, um dos parceiros da Rede, atuaram na ação chamada de "Força Tarefa Cidadã", que avaliou portais de transparência relacionados às despesas no combate à Covid-19. Conforme o levantamento, oito por cento dos municípios foram considerados cumprindo totalmente os critérios de transparência. Entre aqueles que não estavam cumprindo nenhuma das medidas, o número foi de 44 por cento.
O tribunal de julgamento do impeachment do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA e da vice-governadora, DANIELA REINEHR está reunido neste momento da Alesc. O julgamento desta sexta se refere ao pedido aprovado em setembro pelos deputados estaduais no processo que acusa o governador e a vice de crime de responsabilidade por uma equiparação salarial de procuradores do Estado à mesma faixa salarial dos procuradores da Alesc. Já se manifestaram os advogados do denunciante, do governador e da vice. O parecer do relator KENEDY NUNES deve ser votado daqui a pouco. Se a denúncia for aceita por seis dos 11 componentes da comissão, governador e vice serão afastados e quem assume o governo é o presidente da Alesc, JULIO GARCI.
Turismo registra reação com interesse em rotas de ecoturismo na região. ANDERSON CAVASIN revela que a empresa localizada no interior de Anchieta enfrentou momentos difíceis com a pandemia quando todos os passeios foram cancelados. A medida valeu por cem dias e em seguida as datas foram reabertas para agendamento, mas, com restrições. Ele lembra que no local os passeios são ao ar livre, em trilhas, cachoeiras e outros espaços junto às propriedades rurais. Uma das medidas de prevenção ao Coronavírus foi reduzir o número de participantes e limitar também a quantidade de ocupantes nas Kombis usadas nos trajetos.
Somente podem ser feitos deslocamentos nas kombis com grupos de amigos ou da mesma família. Como são quatro veículos com capacidade de oito vagas por percurso, podem participar 24 pessoas. CAVASIN comenta que o calor trouxe uma grande busca pelos passeios. Ele afirma que a tendência é que neste mês as rotas sejam ainda mais procuradas.
Rotas turísticas oferecidas em parceria com empresas e agricultores devem ser mais intensas em dezembro. ANDERSON CAVASIN lembra que em Anchieta o setor possui parceria com vários segmentos e por isso a atuação tem dado certo. Ele explica que atualmente as rotas acontecem de sexta-feira até domingo. Em dezembro serão oferecidos dias de semana. O empresário explica que há várias datas para outubro, novembro e dezembro do roteiro Encantos dos Sabores onde são visitadas padarias, agroindústrias, cervejarias artesanais, dentre outros no setor alimentício e de bebidas.
Volta as aulas presenciais vai depender da aprovação dos protocolos pelos Comitês Municipais. Quem informa é GILBERTO ZATERA – Supervisor Regional de Educação de São Lourenço do Oeste. Explica que são catorze turmas de aluno com possível retorno, que são aqueles com notas insatisfatórias desde o início da pandemia. Em Campo Erê a Escola Emílio Médici terá uma turma da noite, com 15 alunos no máximo. A mesma coisa será com a Raul Pompéia. Já no Cedup o retorno será escalonado.
Volta as aulas nas escolas vai depender, acima de tudo, do controle da pandemia. Supervisor Regional de Educação salienta que a situação não pode passar da cor amarela. Também será preciso que os pais autorizem seus filhos a frequentar os educandários, com assinatura. Na Rede Municipal, continua valendo a decisão dos secretários de não retornar as escolas esse ano. Sobre o transporte escolar, GILBERTO ZATERA diz que no fim do mês todos os municípios irão receber a parcela de outubro. Em 20 de novembro, receberão a parcela de novembro e dezembro.
Supervisor Regional de Educação faz levantamento junto aos transportadores de aluno. GILBERTO ZATERA quer saber quantos estudantes utilizarão os coletivos. Um problema, observa ele, é quando um ônibus precisa fazer uma linha de 30 quilômetros por apenas um aluno. Não tem data definida para a volta as aulas nas escolas. Tudo vai depender de uma série de estudos. Na primeira semana de novembro já haverá encaminhamento para contratação de professores que farão o apoio pedagógico presencial.
Região está com déficit de chuva de pelo menos 138 milímetros. Os dados são de IVAN CHIAPINOTO – Coordenador de Políticas Públicas da Epagri. Ele comenta que não chove como deveria desde o ano passado. Preocupa agora a falta de umidade para o início das culturas de soja e milho, para o fechamento da safra do trigo e até para dar de beber aos animais. IVAN salienta que vários municípios da região estão decretando situação de emergência.
Construção de cisternas nas propriedades é fundamental para os animais. Conforme IVAN CHIAPINOTO, a Epagri tem programas que estimulam esse tipo de construção. A empresa apoio os proprietários rurais na tomada de recursos para esse fim. Financiamentos podem ser feitos pelos governos estadual e federal. Construção de uma cisterna gira entre 25 a 35 mil reais, podendo atingir 50 mil se for necessário armazenar volume de água bem maior, para atender avicultura, suinocultura ou bovinocultura.
Agricultura familiar recebe muitos incentivos para construção de cisternas. CHIAPINOTO comenta que pode haver empréstimo para pagar em até 5 anos, sem juro. Numa outra linha, o governo subsidia os juros para aplicação em águas. Coordenador de políticas públicas da Epagri observa que cresce todo ano o volume desse tipo de construção. Conforme ele, não é só para aliviar esse momento, agora, que o agricultor precisa investir. Ele precisa captar água da chuva todo ano para suprir problemas com futuras estiagens.
Financiamentos para construção de cisterna seguem a linha do Pronaf. O local para instalação precisa ser muito bem estudado para não haver problema mais tarde. CHIAPINOTO encerra com um conselho: o primeiro cuidado para garantir água para os animais em época de seca, é com o solo da propriedade.
Estiagem deste ano já era prevista pelos institutos meteorológicos. O agrônomo da Epagri Ciram, RONALDO COUTINHO, repassa informações diariamente sobre as condições do clima e previsão para imprensa estadual. O especialista em clima afirma que alguns estudos demonstram a incidência de fenômenos como o El Nino e a La Nina que causam mudanças principalmente na distribuição das chuvas. Neste ano a La Nina é responsável por menos volume de chuvas e também precipitações menos constantes desde agosto. Quando ocorre chuva há risco de temporais.
Setembro e este mês estão sendo considerados os piores devido aos impactos na agricultura. COUTINHO esclarece que um período de 15 dias sem índices de chuva o solo fica seco e se torna difícil a recomposição dos lençóis freáticos e também das fontes que estão secando. Ele cita o efeito cascata na economia, pois a agricultura em crise reflete no comércio e indústria.
Parlamentar abre escritório regional em São Lourenço do Oeste. O escritório é do deputado estadual VALDIR COBALCHINI. O espaço fica situado na rua Coronel Bertaso, Edifício Brasília. Segundo o secretário parlamentar JOÃO CARLOS ECKER, o escritório regional possibilita a proximidade das pessoas com Florianópolis, tornando o contato mais direto e facilitando os atendimentos dos pedidos. COBALCHINI escolheu São Lourenço do Oeste, pois é a sua região e por ser um município bem regionalizado. ECKER frisa que essa não é a primeira vez que o deputado abre um escritório regional em São Lourenço do Oeste. Ele funcionava no mesmo edifício. Só fechou porque assumiu a Secretaria de Estado da Infraestrutura.
Parlamentar já recebe pedidos no escritório regional. Conforme o secretário parlamentar do deputado VALDIR COBALCHINI, JOÃO CARLOS ECKER, a Escola Sóror Angélica fez o primeiro pedido. A diretora, ELIANE LOLATTO, solicita uma reforma do prédio, que tem pelo menos seis décadas de história na cidade e algumas salas nunca receberam melhorias, desde a sua construção. O documento foi recebido e entregue ao deputado que se propôs a angariar fundos para atender ao pedido da comunidade escolar.
Eleições 2020. Amanhã é um grande dia para o processo eleitoral de Santa Terezinha do Progresso. Essa é a opinião unânime dos organizadores das campanhas dos 2 grupos e dos próprios candidatos à prefeitura. Disputam os votos da população ILENIR SECCHI, da coligação Guiados Pela Força Do Povo, e MÁRCIA DETOFOL da coligação União, Força e Renovação. Acompanhando o debate que vai começar as 8 horas da manhã, os eleitores terão maior clareza das propostas dos dois lados e poderão votar com mais convicção no dia 15 de novembro.
Pelo menos 5 prefeitos da região não estão concorrendo a reeleição. Dos 4 municípios da comarca de Campo Erê, 3 preferiram não disputar o pleito dessa vez: ODILSON LIMA – de Campo Erê, DEONIR FERRONATO – de Saltinho, e DERLI FURTADO – de Santa Terezinha do Progresso. Também não concorrem ao cargo LESSIR BORTOLI – de Renascença e LUCINDA ROSA – de Flor da Serra do Sul.
Seis prefeitos da região estão disputando o cargo para o quadriênio 20212024. Um é da comarca de Campo Erê, que é o prefeito de São Bernardino. Os outros são de São Lourenço do Oeste, Palma Sola, Novo Horizonte, Anchieta e Marmeleiro. A votação, em 15 de novembro, vai começar mais cedo desta vez. Às 7 horas já abrem as urnas para receber os votos de pessoas idosas e todas as outras que pertencem ao grupo de risco ao coronavírus.
Técnicos de Apoio ao Voto Informatizado trabalham para garantir segurança do pleito e a preparação do processo para o dia da votação. Essa atividade consiste no apoio técnico à realização das eleições, atuando nos Cartórios Eleitorais. Entre as funções dos contratados durante o período eleitoral estão: auxílio na preparação das urnas eletrônicas para 15 de novembro; suporte na preparação dos locais de votação, realizando, entre outras tarefas, as vistorias; inserção de informações das urnas e locais de votação em sistemas da Justiça Eleitoral; e auxílio na revisão final das urnas eletrônicas.
Atualmente, os técnicos realizam a conferência patrimonial das urnas, limpeza dos equipamentos, troca de bobinas, testes exaustivos com as máquinas e carga das baterias. Esses profissionais fizeram um curso EaD, com objetivo de ambientar os novos colaboradores e explicar noções básicas sobre as mídias que serão utilizadas nas eleições, além de apresentar o conjunto de atividades a serem realizadas com as urnas eletrônicas, inclusive as etapas críticas na sua utilização.
As exigências para trabalhar para a Justiça Eleitoral. Os técnicos devem preencher, entre outros, os seguintes requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo, não ser filiado a partido político, residir de preferencialmente no município de prestação do serviço e ter conhecimento sobre a área de atuação. Os Técnicos de Apoio ao Voto Informatizado farão contrato temporário e trabalharão para a Justiça Eleitoral até 20 de novembro.
Mulher cai de sacada e sofre ferimentos graves. Por volta das 19 horas e 30 minutos de ontem, uma mulher de 44 anos caiu do segundo andar de um prédio na Rua União da Vitória em Francisco Beltrão. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer a vítima que sofreu ferimentos graves e foi encaminhada para atendimento médico. A Polícia Militar foi acionada conversou com o marido da vítima sobre o caso. Até o momento não há maiores informações do que teria ocorrido.
Capotamento na SC-157 deixa idoso morto. Uma saída de pista seguida de capotamento resultou na morte de uma pessoa na noite de ontem, por volta de 21 horas. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o acidente foi na rodovia SC-157, em Coronel Freitas. O homem de 64 anos dirigia um Omega de Coronel Freitas. Ele morreu no local. As causas do acidente ainda não foram informadas.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ... Boa tarde.