-GOVERNO FEDERAL ANUNCIA NOVO BLOQUEIO DE 600 MILHÕES NO ORÇAMENTO
-NOVO EDITAL DA BOLSA-ESTUDANTE É LANÇADO COM SEIS MIL VAGAS EM SC
-DEPUTADO DEFENDE MAIOR CONTROLE NA MIGRAÇÃO DE VENEZUELANOS
-ITAPIRANGA TERÁ SEGUNDO ENCONTRO CAMINHOS DO CUIDADO
-ASSEMIT AMPLIA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS
-SAÚDE DE TUNÁPOLIS PROMOVE CAMPANHAS DE PREVENÇÃO
-CARRO É APREENDIDO COM CONTRABANDO DE PESTICIDA
-FARMACÊUTICO É CONDENADO POR DESVIAR MEDICAMENTOS EM BANDEIRANTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 39 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O primeiro-ministro da Polônia, MATEUSZ MORAWIECKI, disse a VOLODYMYR ZELENSKY para nunca mais “insultar os poloneses” depois do presidente ucraniano ter sugerido que o país vizinho estava dando um espetáculo sobre a disputa das exportações de grãos. MORAWIECKI reagiu a ZELENSKY após o ucraniano ter feito uma crítica velada à Polônia na Assembleia-Geral da ONU nesta semana, dizendo que a disputa era um “teatro político” e que “alguns dos nossos amigos na Europa” “fizeram terror sobre os grãos”. Os comentários de MORAWIECKI podem aprofundar as divisões entre dois países que, anteriormente, foram aliados próximos e unidos contra a invasão russa.
Promotores de Paris afirmaram nesta sexta-feira que a líder francesa MARINE LE PEN e outros 23 membros de seu partido devem ir à julgamento por acusações de uso indevido de recursos da União Europeia. A Promotoria abriu o inquérito em dezembro de 2016 no intuito de averiguar se o partido, à época chamado de Frente Nacional, teria utilizado verbas destinadas ao pagamento de assessores do Parlamento Europeu para financiar funcionários da legenda na França. LE PEN e seus correligionários foram processados criminalmente por desvio de recursos públicos e colusão, e acusados de utilizar fundos do Parlamento Europeu para pagar membros do partido, atualmente chamado Reunião Nacional. Eles negam todas as acusações.
O Papa FRANCISCO pediu para que os países socorram os migrantes e superem a “paralisia do medo “para acolhê-los. A declaração foi feita nesta sexta-feira, durante uma cerimônia simbólica em Marselha, no Sul da França. Ao longo de seu discurso, que acontece em meio a debates na Europa sobre o acolhimento aos migrantes, FRANCISCO afirmou que as pessoas, ao serem abandonadas sobre as ondas, correm o risco de se afogar e devem ser socorridas. Ele afirmou que essa ação é um dever da humanidade. Aos 86 anos, FRANCISCO começou nesta sexta-feira, uma visita de dois dias à Marselha onde tratará a questão dos imigrantes com autoridades.
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia ampliar, nesta sexta-feira, o alerta de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até terça-feira. O alerta anterior era para nove estados e até domingo. De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana". Em alguns estados, a temperatura pode chegar a 41 graus neste final de semana.
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra ROSA WEBER, votou nesta sexta-feira a favor da descriminalização do aborto até a décima segunda semana de gravidez. A manifestação da ministra, que é relatora do processo, foi inserida nesta madrugada no sistema eletrônico da Corte. O caso é julgado no plenário virtual do STF. Apesar da manifestação da ministra, o julgamento virtual foi suspenso por um pedido de destaque do ministro LUÍS ROBERTO BARROSO para levar o caso para análise do plenário presencial. A data da retomada do julgamento não foi definida. Para a ministra, a interrupção da gravidez até a décima segunda semana de gestação não deve ser criminalizada. O julgamento do caso é motivado por uma ação protocolada pelo PSOL em 2017.
Os ministérios do Planejamento e da Fazenda anunciaram nesta sexta-feira, um bloqueio de 600 bilhões no orçamento de 2023. A medida foi necessária para atender ao limite dos gastos para este ano, aprovado no fim de 2022 na chamada PEC da Transição e confirmado no novo arcabouço fiscal. Este é o terceiro bloqueio de gastos no ano. Em maio e em julho, o governo federal já havia anunciado bloqueios de três bilhões e 200 milhões de reis. Ao todo, o valor total de bloqueio de despesas feito pelo governo chega a três bilhões e 800 milhões neste ano. A previsão de déficit primário da gestão do presidente LULA reduziu 145 bilhões para 141 bilhões e 400 milhões. O Congresso Nacional autorizou o Planalto a ter um rombo de 238 bilhões neste ano.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina manifestou, em nota emitida nesta sexta-feira, sua extrema preocupação com as consequências da decisão do Supremo Tribunal Federal em não reconhecer a tese do marco temporal em relação à demarcação de terras indígenas. A decisão, segundo a Faesc, gera imensa insegurança jurídica, ao contrário do que acontecia como reconhecimento da tese do Marco Temporal. A federação teme a volta de um passado recente em que processos de demarcação de terras indígenas em território catarinense geravam muita angústia, tensão, medo e revolta entre centenas de famílias rurais. Segundo a Faesc, os impactos desse novo entendimento do STF, especialmente para Santa Catarina, são preocupantes, pois o Estado é constituído basicamente por pequenos produtores rurais, e serão essas famílias rurais que, novamente,estarão ameaçadas em face do novo entendimento do Supremo.
O preço médio do litro do diesel comum em Santa Catarina se manteve em cinco reais e 99 centavos nesta semana, o mesmo valor dos sete dias anteriores, segundo divulgou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil nesta sexta-feira. O combustível já vinha de seis altas semanais seguidas e, apesar da estabilidade, deve ser pressionado por uma decisão recente da Rússia. O governo russo anunciou na quinta restrições temporárias à exportação de gasolina e diesel para equilibrar preços internos, o que deve subir valores do mercado externo. A gasolina comum teve leve queda no preço médio em Santa Catarina em relação à semana anterior e foi para cinco e 86, dois centavos a menos do que na semana anterior.
O Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira trouxe o novo edital da Bolsa-Estudante do Ensino Médio da rede estadual, com seis mil vagas. De acordo com as regras publicadas pela Secretaria de Educação, os estudantes selecionados receberão no total dois mil 840 reais, valor referente a cinco parcelas do benefício, de agosto a dezembro de 2023. A seleção para este segundo edital considerará a lista divulgada em março, onde constam os estudantes que já estavam elegíveis ao programa. A classificação será a partir do último nome na lista, até completar o número de vagas disponíveis. A inclusão na Bolsa-Escola leva em conta a renda familiar e a frequência escolar, que precisa ser de, no mínimo, 75 por cento. O programa tem o objetivo de combater a evasão escolar, aumentando a renda das famílias.
A Administração Municipal de Santa Helena trabalha na organização do espaço físico onde será realizada a Extenoleite 2023, de 27 a 29 de outubro. A feira deste ano contará com área ampliada e maior número de estandes, totalizando 110 espaços. Conforme o prefeito, BLÁSIO HICKMANN, o trabalho está sendo intenso pois o telhado do ginásio e de um anexo do ginásio foram danificados pelo temporal registrado na madrugada de 12 de agosto e necessitavam de reparos. Ele destacou que inicialmente foram feitos remendos que não solucionaram os problemas com goteiras, principalmente no anexo do ginásio. Com isso, nesta semana foi encaminhada a compra de novas telhas de aluzinco para substituir totalmente a cobertura, com investimento de aproximadamente 50 mil reais.
BLÁSIO HICKMANN explicou que o anexo do ginásio será palco da sétima festa do queijo. O prefeito observou que inicialmente o Município havia fixado o orçamento para a feira no valor de 400 mil reais, porém, houve aumento significativo nos custos com a locação de equipamentos e materiais, o que tornou necessário fazer uma suplementação de 200 mil reais para cobrir as despesas. Além dos recursos do Município, foram buscadas verbas do Programa de Incentivo à Cultura do Estado, do BRDE, da Secretaria de Agricultura e Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para que a feira ocorra da melhor e fique ao agrado dos munícipes e visitantes. BLÁSIO HICKMANN destacou que a Comissão Central Organizadora realiza reuniões semanais para nortear os trabalhos de organização da Extenoleite, visto que a feira passou de 70 estandes na última edição para 110 espaços na edição deste ano, com grande procura e formação de lista de espera.
Tunápolis terá programação especial alusiva à Campanha Setembro Amarelo, na próxima segunda-feira. Conforme a psicóloga da Secretaria de Educação, CARLISE LEZONIER, será uma palestra sobre as formas de prevenção ao suicídio com o psicólogo especialista, ABEL PETER, de São Miguel do Oeste. Ela destacou que pela manhã e à tarde vão participar os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Já à noite, a palestra será aberta para toda a comunidade, no auditório da Casa da Cultura, a partir das 19h. Conforme a psicóloga da Secretaria de Educação de Tunápolis, CARLISE LEZONIER, é preciso falar sobre o suicídio de forma aberta sem preconceitos ou julgamentos, visto que a região possui elevados índices de casos consumados e pessoas com pensamentos suicidas. Ela ressaltou que o objetivo é incentivar a população a buscar ajuda especializada diante de quadros depressivos ou outras dificuldades.
A segunda edição do Encontro Caminhos do Cuidado acontecerá no dia nove de outubro. Programação terá início às 14 horas, no Sítio do Tio Albano, em linha Beleza. O evento promovido pela secretaria de Saúde, é destinado a todos os pacientes oncológicos que passaram ou estão em tratamento. O objetivo é promover uma atividade diferente, fora do ambiente hospitalar, para que as pessoas possam renovar as energias em meio à natureza. A diretora da Atenção Básica, enfermeira ELAINE SIMONETTI ZAPPANI, explica que o propósito é fazer os pacientes verem a doença de outra forma, através de atividades diferenciadas voltadas a resgatar a essência de cada um, com troca de experiências, para que os munícipes que já superaram a doença possam fortalecer quem está em tratamento. Elaine destaca que no encontro também serão proporcionadas práticas integrativas a todos os interessados.
A Alesc promoveu, recentemente, uma missão oficial para o estado de Roraima com o objetivo de entender o processo de entrada de imigrantes venezuelanos no país e porque o principal destino deles é Santa Catarina. A afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. Ele disse que de 2018 até julho deste ano, foram 23 mil e 500 imigrantes que ingressaram no país e vieram para o estado. Esse número representa a parcela de famílias que entram no país pela Operação Acolhida, força-tarefa do governo federal com o apoio de organizações nacionais e internacionais, que promove a relocação voluntária e planejada de famílias. O parlamentar disse que o aumento da imigração de venezuelanos no estado tem impactos sociais que precisam ser resolvidos pelo estado.
Em apenas três meses de 2023, o Brasil registrou a entrada de 51 mil 838 migrantes e refugiados, o que representa 32 por cento do número de todo o ano passado. Em Santa Catarina também houve um salto. No primeiro semestre, foram quatro mil e 500 venezuelanos que chegaram ao Estado por meio da Operação Acolhida. Entre as 20 cidades que mais abrigam imigrantes, metade fica no Oeste catarinense. Chapecó é a quarta cidade do país e a primeira em Santa Catarina que mais recebe venezuelanos: quatro mil e 400. Os números oficiais da Operação Acolhida apontam que São Miguel do Oeste recebeu mil e 27 venezuelanos e Itapiranga, 632. O deputado FABIANO DA LUZ alertou que na prática, os números são maiores porque muitos imigrantes entram ilegalmente no país.
É preciso ampliar o controle e a fiscalização sobre o ingresso de imigrantes venezuelanos no país. A afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. Na visão do parlamentar, o aumento da população de imigrantes tem um impacto nos serviços públicos e também pode representar um risco para a segurança público. Ele disse que a Alesc vai cobrar do governo federal e estadual um controle maior do ingresso dos venezuelanos para evitar problemas maiores nas comunidades de Santa Catarina.
Secretaria Municipal de Saúde de Tunápolis prepara diversas ações preventivas no mês de outubro. Destaque será o Dia D, em sete de outubro, na unidade básica do município. Durante todo o mês serão feitas coletas para realização de exames, incluindo as quartas-feiras a noite. A Secretária de Saúde, ROSELI BONAVIGO recomenda que seja feito o agendamento de horário para a Campanha Outubro Rosa, relativa a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. A Secretária menciona que outros profissionais da saúde também estarão envolvidos com objetivo de ampliar a mobilização para o Dia D. ROSELI cita a presenta de fisioterapeuta, dentistas e realização de Roda de Reiki como opções para cuidados da saúde.
A Secretária da Saúde de Tunápolis ressalta ainda a importância de cuidados diários e realização de exames para acompanhar a situação da saúde da mulher. O atendimento no dia sete de outubro vai ocorrer das sete horas às 13 horas visando ofertar diferentes horários para as mulheres comparecerem. A Secretária de Saúde de Tunápolis relata situação de casos de câncer de colo de útero e de mama. Segundo ROSELI BONAVIGO, está sendo feito um rastreamento devido ao aumento no número de casos da doença. AS enfermeira observa que o tratamento é bastante eficiente, porém é importante a identificação de forma precoce para aumentar as chances de sucesso no combate ao câncer.
Assemit reforça a equipe de colaboradores para atender os associados. A Associação Empresarial de Itapiranga está ampliando a prestação de serviços aos associados. O projeto é atrair novos empresários e ainda prestar soluções com mais agilidade e eficiência. Conforme a Secretária Executiva da ASSEMIT, ANA FLÁVIA AZEVEDO, são três funcionárias com funções específicas na parte apoio, comercial e consultoria aos núcleos. Ela considera que a Associação possui uma gama muito grande de soluções e cabe aos empresários apresentarem demandas e buscarem auxilio para evoluírem nos seus empreendimentos. ANA FLÁVIA comenta que é fundamental os associados participarem das reuniões e das decisões da entidade representativa.
A Secretária Executiva da Assemit cita como exemplo a importância da presença na Assembleia Geral Extraordinária que será realizada segunda-feira, às 19 horas, no auditório da Assemit. Será uma oportunidade para ajustar as ações em prol dos empresários. ANA FLÁVIA AZEVEDO comenta que serão feitas alterações no estatuto da Associação, visando ampliar competências e áreas de ação. A Conforme a Secretária Executiva, serão vários eventos promovidos nos próximos meses que visam capacitações e também integração. Na terça-feira, o auditório da Assemit será sede de uma evento sobre turismo, um setor que se desenvolve em Itapiranga e que ganhou departamento específico na Associação Empresarial.
A Assemit está preparada para oferecer soluções aos associados. A garantia da Agente Comercial da Associação dos Empresários de Itapiranga, CARLA KLEIN. Ela menciona que é necessário a manifestação dos empresários para maior eficiência na prestação de serviços que a entidade oferece. CARLA também chama atenção para a importância da integração entre os empresários e seus colaboradores. Neste sentido será promovido no dia 14 de novembro o tradicional Baile da Assemit, na Sociedade Imigrantes, com animação da Banda Rosas. CARLA KLEIN menciona o sorteio de brindes e uma grande integração que está sendo preparada. Comenta que o interesse é grande, pois no primeiro dia de vendas já ocorreu a comercialização de 50 por cento das mesas. O baile é fechado destinado somente para associados.
Com três funcionárias a Assemit busca dar uma resposta mais eficiente e rápida nas demandas dos empresários. Também é feito um apelo para o apoio dos associados nas reuniões e assembleias. Segundo a Consultora do Programa Empreender, FERNANDA FATH, os núcleos da Associação terão maior atenção em busca de novos nucleados e projetos para o desenvolvimento de ações. FERNANDA considera que Itapiranga é referência neste trabalho e pode evoluir ainda mais. A Consultora do Programa Empreender, FERNANDA FATH, reforça que a Assemit possui os núcleos de Alimentos, Jovem Empreendedor, Mulher Empresária, Contadores e Automecânicas.
Carro de São José do Cedro é apreendido com contrabando de pesticida. A carga de pesticida proibido no Brasil foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal em Cunha Porã. Policias flagraram o transporte de 740 litros de agrotóxicos contrabandeados, com comercialização proibida no Brasil. A ação ocorreu na tarde de quinta-feira, após abordagem a um carro com placas de São José do Cedro, na BR-158. Os vinte galões de pesticida ocupavam quase todo interior do automóvel. O motorista, de 25 anos, revelou ter sido contratado para levar a carga de Dionísio Cerqueira até o Rio Grande do Sul. Ele foi preso e apresentado à Polícia Federal, e o agrotóxico encaminhado à Receita Federal. O pesticida apreendido é proibido no Brasil por causar riscos ao meio ambiente e à saúde humana, provocando mutações genéticas e mal de Parkinson.
A Polícia Civil concluiu as apurações relacionadas a um ato de vandalismo ocorrido na madrugada do dia 25 de junho de 2023, no Morro do Cristo, em Descanso. Naquela ocasião, ‘globos’ de PVC e lâmpadas que adornavam o ponto turístico, um símbolo da comunidade local e regional, foram danificados. A ação irresponsável causou indignação na comunidade. Os responsáveis pelo ato de vandalismo foram identificados, sendo cinco adolescentes e dois adultos. A Polícia Civil também apurou o delito de fornecimento de bebida alcoólica aos menores. Os procedimentos investigativos agora serão encaminhados ao Poder Judiciário, que terá a tarefa de analisar as evidências coletadas e responsabilizar os infratores.
Um farmacêutico que atuava na Farmácia Municipal de Bandeirante, foi condenado pelo crime de peculato. A sentença foi confirmada na quinta-feira e o homem foi condenado a três anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, substituídos por prestação de serviço comunitário e pagamento de 10 salários mínimos. Além disso, ele perdeu o cargo público e foi condenado ao pagamento das custas processuais e do valor de mil 545 reais. A decisão é do Juízo da Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Oeste, cabendo recurso por parte do réu. De acordo com a denúncia, apresentada pelo Ministério Público, o homem teria se aproveitado do cargo na farmácia para se apropriar de medicamentos indevidamente. Os fatos ocorreram em 2019, em diversas datas, tendo se repetido 17 vezes.