ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 23-09-2021 Quinta-feira

-MINISTÉRIO DA SAÚDE RECUA E VOLTA A RECOMENDAR VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES

-SAFRA DE VERÃO TEM ESTIMATIVA DE AUMENTO NA PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA EM SC

-CRAS DE SANTA HELENA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS

-INSTITUTO ORGANIZA TERCEIRA SEMANA DO LIXO ZERO EM IPORÃ DO OESTE

-ENGENHEIRO AGRÔNOMO DESTACA FLORAÇÃO DA CORTICEIRA, UMA PLANTA MEDICINAL

-PRESIDENTE ESTADUAL DO MDB GARANTE QUE PARTIDO VAI DEFINIR CANDIDATO A GOVERNADOR EM 15 DIAS

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM MOMENTOS APÓS ROUBAR VEÍCULO NA REGIÃO

-FRONTEIRA DE SC É RESPONSÁVEL POR QUASE 25% DAS APREENSÕES DE VINHO NO BRASIL


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29centavos. O euro está valendo seis reais e 21centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A Alemanha escolhe em 26 de setembro os novos congressistas que formarão o Parlamento do país. Com isso, será definido também quem sucederá a atual chanceler ANGELA MERKEL, que decidiu não concorrer à reeleição. Como um país parlamentarista, a chefia do governo alemão fica a cargo de um representante do Parlamento. Na Alemanha, esse representante é chamado de chanceler, o equivalente ao primeiro-ministro. MERKEL ocupava a chefia do governo alemã desde 2005, como líder do partido União Democrática Crista. A sigla conseguiu se manter majoritária por mais de uma década na Alemanha, permitindo a continuidade da chanceler no cargo.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciará um compromisso dos norte-americanos de comprar 500 milhões de doses adicionais de vacina contra Covid-19 para doar a outros países. Vacinas da Pfizer e da BioNTech serão feitas nos Estados Unidos e enviadas para países de renda baixa e média mais baixa a partir de janeiro. Assim como na primeira doação anunciada, em junho, o Brasil não está na lista de países beneficiados. As doses serão encaminhadas a países de baixa renda e de renda "médio-baixa", como Afeganistão, Angola e Síria. No total, os Estados Unidos vão doar ao resto do mundo mais de um bilhão e cem milhões de doses.


A atividade econômica da Argentina acumulou alta de 10 vírgula três por cento no primeiro semestre de 2021, informou nesta terça-feira o instituto estatístico estatal Indec. No entanto, no segundo trimestre, caiu um vírgula quatro por cento em termos não sazonais, em relação ao primeiro trimestre do ano, devido às restrições para conter a segunda onda da Covid-19, segundo a entidade estatística oficial. Para 2021, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento, estimou uma recuperação na atividade econômica argentina de sete vírgula seis por cento.


O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou nesta quarta-feira, pela quinta vez consecutiva, a taxa básica de juros. A Selic passou de cinco vírgula 25 por cento para seis vírgula 25 por cento ao ano. É o maior patamar desde julho de 2019. Em nota, o Copom afirmou que "antevê outro ajuste da mesma magnitude", isto é, de um ponto percentual, na taxa Selic a ser definido na próxima reunião, no final de outubro. O Comitê também considera que o "risco fiscal" do país segue elevado e que dúvidas sobre a aprovação das reformas defendidas pelo governo podem levar a novas elevações da taxa Selic. Em pesquisa efetuada pelo BC na última semana com mais de cem instituições financeiras, analistas do mercado financeiro projetaram que a taxa Selic continuará avançando nos próximos meses e deve fechar o ano de 2021 a oito vírgula 25 por cento.


O Senado aprovou nesta quarta-feira, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma eleitoral. O texto foi aprovado por 70 votos a três, em primeiro turno, e por 66 votos a três, em segundo turno.A PEC tem origem na Câmara, onde foi aprovada no mês passado, com a previsão da volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais para escolha de vereadores e deputados. Serão promulgados pelo Congresso Nacional os pontos aprovados nas duas casas legislativas, não é o caso das coligações, rejeitadas no Senado. Após a votação, o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, destacou a rejeição das coligações durante a análise pelo Senado.


O Ministério da Saúde recuou e decidiu retomar a vacinação os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Uma nota informativa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 da pasta, divulgada na noite no último dia 15, informava que a pasta não recomendava a vacinação de crianças e adolescentes menores de 18 anos sem comorbidades. O ministério justificou a medida da semana passada pelo óbito de uma jovem após a vacinação, uso de vacinas não recomendadas para o público, além da suspeita de eventos adversos. Nesta quarta-feira, em coletiva, o Ministério da Saúde informou que houve um estudo sobre esses fatos e ficou decidido que não há razão para a interrupção da vacinação.


O número de novos registros de armas de fogo feitos por civis em Santa Catarina entre janeiro e junho é o maior desde 2018. Segundo dados do IBGE, o Estado contabilizou seis mil 460 registros apenas nos primeiros seis meses de 2021. Os dados representam um crescimento de mais de 300 por cento em relação ao mesmo período em 2018 no Estado. Naquele ano, uma média de oito armas foram registradas diariamente no primeiro semestre que teve um total de mil 489 registros. Em 2021, 35 registros foram contabilizados por dia entre janeiro e junho. No primeiro semestre de 2019, 12 armas por dia foram registradas no Estado, apenas por civis, um total de dois mil 197 no período. Já em 2020, esse número saltou para seis mil 116, cerca de 33 por dia entre janeiro e junho.


A expectativa para a safra de verão 2021/22 em Santa Catarina é positiva, segundo a Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. O milho deve retomar aos patamares médios históricos depois de uma forte quebra na safra passada. A soja segue no crescimento sistemático dos últimos anos, provocado pela ampliação constante da área plantada.Santa Catarina deve produzir dois milhões 720 mil 516 de toneladas de milho grão na primeira safra agrícola 2021/22, número é superior à safra anterior.A produção de milho silagem deve chegar a nove milhões 246 mil e 58 toneladas. O volume é 61 vírgula quatro por cento maior do que na safra 2020/21, quando o estado produziu cinco milhões 720 mil e 38 de toneladas.


O governo de Santa Catarina apresentou a proposta de esticar o prazo em cinco anos para zerar o pagamento de precatórios. A data atual prevista é 2024. O Executivo Estadual propôs ao Tribunal de Justiça quitar a dívida até 2029. A decisão é baseada na Proposta de Emenda Constitucional109, publicada em janeiro de 2021, que estendeu o prazo de quitação para Estados e Distrito Federal e municípios até 2029. A chamada “PEC do Calote” é um instrumento legal que o governo de Santa Catarina pode usar. O governador CARLOS MOISÉS encaminhou um ofício ao Tribunal de Justiça na última quinta-feira solicitando a dilatação do prazo e o recolhimento de zero vírgula 82 por cento da Receita Corrente Líquida, o que significa pagar 242 milhões e 800 mil reais em 2022.


-VOOS DIRETOS ENTRE SMO E FLORIANÓPOLIS INICIAM NA SEGUNDA-FEIRA

-CRAS DE SANTA HELENA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS

-INSTITUTO ORGANIZA TERCEIRA SEMANA DO LIXO ZERO EM IPORÃ DO OESTE

-ENGENHEIRO AGRÔNOMO DESTACA FLORAÇÃO DA CORTICEIRA, UMA PLANTA MEDICINAL

-PRESIDENTE ESTADUAL DO MDB GARANTE QUE PARTIDO VAI DEFINIR CANDIDATO A GOVERNADOR EM 15 DIAS


A empresa Aerosul confirmou nesta terça-feira que os voos entre São Miguel do Oeste e Florianópolis serão diretos, sem nenhuma escala. Em um primeiro momento, a empresa informou que o roteiro previa saída de São Miguel do Oeste com uma escala em Caçador antes de chegar à capital do estado. Segundo a Operadora de Atendimento Aeroviário da Aerosul, NATHALIA PAIZANO, houve uma alteração e agora os voos entre o município e Florianópolis serão diretos. Nas segundas-feiras, a aeronave parte do aeroporto Helio Wassun à 13h50 da tarde com chegada prevista para as 15h50. Na quinta-feira, a saída será as 06h20 com desembarque em Florianópolis as 08h20. Os voos da capital do estado para São Miguel também não terão mais escala e sim conexão direta. Na segunda-feira, o avião sai de Florianópolis as 11h20 e chega em São Miguel a 13h20. Na quarta-feira, a partida da capital será as 14h45 com chegada no Helio Wassun as 16h45.


O diretor/presidente da empresa Aerosul chegou por volta das 12h de ontem ao município de São Miguel do Oeste, e apresentou oficialmente a aeronave que será usada na linha aérea entre São Miguel do Oeste e Florianópolis. ADILSON OLIVEIRA e também a equipe se reuniram com empresários e lideranças da cidade para um almoço em um restaurante no centro da cidade. Ele apresentou a aeronave de nove lugares e deu detalhes sobre a implantação dos voos regulares no município. OLIVEIRA confirmou a informação divulgada pela Peperi, de que os voos entre o município e a capital serão diretos, sem escala em Caçador. Os voos estão confirmados para ter início na próxima segunda-feira, 27. As pessoas podem comprar as passagens pelo site: www.aerosul.com.br.


A Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, realizou nesta semana uma palestra, ministrada pelo professor da UCEFF, ALAIM KALEMA. Conforme a diretora da escola agrícola, ITAMARA BAGATINI, a palestra vem ao encontro dos objetivos do curso, que também são de proporcionar educação aos jovens. A palestra foi ministrada aos alunos do segundo ano, com o tema “Eu humano em crescimento: uma leitura do meu manual de existência”. Segundo a diretora da Casa Familiar, o tema é pertinente, principalmente por ser num período pós-pandemia, e deixou todos de certa forma abalados. ITAMARA ressalta a importância de investir na questão pessoal, de parar e refletir.


A diretora da Casa Familiar Rural Esperança considera fundamentais as parcerias com o Sicoob e a UCEFF para palestras e cursos, lembrando que hoje o mundo é interligado e ninguém vive isolado. No caso do Sicoob, ela cita o curso de educação financeira, que é importante também para os estudantes da escola agrícola, pois eles serão futuros empreendedores rurais, e para tanto precisam saber gerir os recursos disponíveis. ITAMARA BAGATINI enfatiza que os pais já estão procurando a escola para matricular os filhos no primeiro ano do Ensino Médio, concomitante com o curso técnico em agricultura da Casa Familiar Rural, e a procura é grande. Ela reitera que a escola ainda não está no período de matrículas, mas já há reservas formadas. A diretora comenta que isso é resultado do trabalho na CFR Esperança para ser referência em educação.


O CRAS de Santa Helena abriu as inscrições para o Curso de Cuidador de Idosos. Conforme a coordenadora DEISE SILVA, para viabilizar o curso junto ao SENAC é necessário ter um número mínimo de inscritos. O curso acontecerá no município de Santa Helena, com aulas noturnas, e será presencial. A carga horária é de 160 horas e será ofertado de forma gratuita, por intermédio do Programa SENAC de Gratuidade. Serão em torno de 40 encontros, das 19h às 22h. DEISE aponta requisitos para fazer o curso, como ser maior de 18 anos, ter Ensino Médio incompleto e quando se tratar de aluno da modalidade EJA, que tenha concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Biologia. As unidades curriculares trabalhadas são: estimular a independência e autonomia do idoso em suas atividades de vida diária; e cuidar da pessoa idosa em suas atividades de vida diária.


Quem concluir o curso com aprovação receberá o certificado de Qualificação Profissional em Cuidador de Idosos, com validade nacional. As vagas são limitadas e serão garantidas por ordem de matrícula. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no CRAS até o dia 30 de setembro, na próxima quinta-feira. Os interessados devem estar com cópias do CPF, RG, comprovante de endereço e indicar um endereço de e-mail. A coordenadora do CRAS de Santa Helena, DEISE SILVA, frisa que o município tem mais de 50 por cento da população idosa e a ideia do curso veio a partir da necessidade de se pensar o bem estar e a qualidade de vida dessas pessoas.


Conforme a embaixadora do Instituto Lixo Zero em Iporã do Oeste, DEISE SCHNEIDERS, a terceira Semana do Lixo Zero vai ser realizada a partir do dia 22 de outubro, portanto daqui a um mês. Nesta terça-feira houve reunião com várias organizações, como as escolas, poderes Executivo e Legislativo, Lions Clube, Grupo Pedala Iporã, ONG Asanio, escoteiros e Associação Empresarial. DEISE salienta que na oportunidade foi apresentado o conceito de Lixo Zero e discutidas ações sobre a terceira edição da Semana do Lixo Zero no município. DEISE SCHNEIDERS avalia que nas edições anteriores o envolvimento da comunidade foi expressivo, com mais de 800 pessoas envolvidas diretamente em atividades. A segunda edição ocorreu durante a pandemia, mas envolveu compartilhamento de muito conteúdo e várias ideias. Além da Semana do Lixo Zero, ainda serão desenvolvidas atividades em outros momentos do ano, como campanhas de conscientização.


Na terça-feira, dia 21, foi comemorado o Dia da Árvore e ontem iniciou a primavera. Não muito comum em nossa região, a corticeira da serra é uma espécie de árvore que chama muita atenção, principalmente nesta época do ano, em que demonstra toda sua beleza através das floradas. De acordo com o engenheiro agrônomo de Iporã do Oeste, MARCOS POHLMANN, a corticeira existe desde a Bahia até o RS, inclusive em países vizinhos do Sul brasileiro, como Paraguai e Uruguai. A corticeira da serra pertence à família das leguminosas, a mesma do feijão, tanto que sua vagem e sementes são parecidas com o feijão, embora o porte chegue entre 30 a 35 metros. O engenheiro agrônomo pontua que ela é utilizada na construção civil, para fazer caixarias, tabuados e também pode servir como boia para pescaria ou canoas, em função da sua leveza. A corticeira também possuiu propriedades medicinais e é muito usada pelos indígenas, para produzir o chá da casca, para tosse, onde fazem bochecho contra infecções na boca. O chá da casca também combate doenças no fígado, hepatite, dores musculares, dor de dente, bexiga, hemorróidas, e também em função das folhas, é muito utilizada no período da menopausa.


A florada da corticeira atrai muitos pássaros, tendo o beija-flor como seu principal polinizador. Segundo POHLMANN, ela também é uma árvore com característica melífera, pois atrai muitas abelhas. A floração vai de setembro até novembro, e a frutificação, quando as sementes estarão prontas para germinar, é de dezembro até abril. O engenheiro agrônomo de Iporã do Oeste lembra ainda que a casca da árvore possui um produto utilizado pelos indígenas para entorpecer peixes, de modo a facilitar a captura. Devido ao crescimento rápido, a corticeira também pode ser usada na recuperação de áreas degradadas e para a questão ornamental. MARCOS POHLMANN salienta que é possível obter as mudas em alguns viveiros, embora com um pouco de dificuldade. Em Iporã do Oeste, cerca de 20 foram plantadas no ano passado, na área da FAIC, e segundo o engenheiro agrônomo, daqui há alguns anos haverá flores de corticeira na cidade.


O deputado federal CELSO MALDANER, que também é o presidente estadual do MDB, confirmou em roteiro na região que o candidato a governador do partido, para as Eleições 2022, será definido nos próximos 15 dias. Três nomes estão em disputa. Além do próprio CELSO MALDANER, o senador DÁRIO BERGER e o prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO LUNELLI, são os postulantes. Sob o lema “MDB Mais Perto das Bases”, MALDANER garante que o partido está mais unido do que nunca e não vai aguardar até 15 de fevereiro para fazer as prévias das Eleições do ano que vem, o que poderia causar alguma divisão. Além de acompanhar o governador CARLOS MOISÉS, que estará em alguns municípios do Oeste catarinense nesta quinta e sexta-feira, o presidente estadual do MDB também quer ouvir as reivindicações dos prefeitos da região. MALDANER esteve ainda ontem em Belmonte, onde indicou emenda parlamentar para destinação de 200 mil reais em equipamentos agrícolas. Ele também cumpriu agenda em Santa Helena, Tunápolis e Iporã do Oeste.


Na avaliação de CELSO MALDANER, o Extremo Oeste tem sido muito esquecido por parte dos governos federal e estadual, e a região já sofreu demais. Cita como exemplo a BR 163, no trecho entre SMO e a divisa com o Paraná. Segundo MALDANER, a empresa vencedora da licitação, ainda no final do governo TEMER, recebeu 15 milhões de garantia, mas não colocou os equipamentos para trabalhar. Com os 100 milhões destinados agora, num somatório de 115 milhões de reais para gastar ainda neste ano, estima que as obras na 163 vão andar. O presidente do MDB avalia como positivo o fato de o trecho entre SMO e Itapiranga ainda não ter sido federalizado, pois se depender do governo federal, calcula que iria demorar mais dez anos para a revitalização da rodovia. CELSO MALDANER comenta que o governo já autorizou o projeto da revitalização de Iporã do Oeste até Itapiranga, e basta apenas fazer os trabalhos.


O presidente do MDB cita que não é mais possível aguentar essa falta de infraestrutura, que é o que a população quer. Defende que é preciso ter pavimentação rural, rede trifásica, água, conectividade e ações de alta complexidade, que são as necessidades do Oeste de SC. MALDANER complementa que o MDB vai conversar com outros partidos para possíveis coligações nas Eleições de 2022. Reitera que o partido está há praticamente 12 anos sem governador, desde que LUÍS HENRIQUE DA SILVEIRA concluiu o mandato, e que está na hora do MDB honrar o legado dos ex-governadores e retomar o comando do estado em 2023.


-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM MOMENTOS APÓS ROUBAR VEÍCULO NA REGIÃO

-FRONTEIRA DE SC É RESPONSÁVEL POR QUASE 25% DAS APREENSÕES DE VINHO NO BRASIL


A Polícia Militar de SMO atendeu três ocorrências de posse de drogas nas últimas 24h. A primeira delas foi na tarde de ontem, quando um homem ainda tinha 475 reais em espécie, que ele relatou ser da venda de frutas. Na madrugada desta quinta-feira, a PM registrou mais duas ocorrências de posse de drogas. Numa delas, um homem ainda usava tornozeleira eletrônica e a outra envolveu menor de idade.


Um motociclista teve suspeita de fratura no braço ao colidir com um carro na Avenida Willy Barth, bairro São Sebastião, em SMO. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das 18h de ontem, e encontrou o condutor da motocicleta caído sobre a via. O condutor estava consciente, orientado e já sem o capacete. Além da suspeita de fratura no braço esquerdo, ele teve escoriações nas pernas. Após realizado atendimento e imobilização, a vítima foi conduzida ao Hospital Regional. Já o condutor do carro dispensou atendimento. Os veículos ficaram sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal.


A Polícia Militar prendeu homem de 33 anos após roubar um veículo VW/Gol, no município de Princesa, na noite desta quarta-feira. O fato ocorreu por volta das 18h30, após um homem dar carona para o autor dos fatos, e que dentro do veículo passou a ameaçar de morte caso não entregasse o veículo. Em seguida o homem se apropriou do veículo e se evadiu do local. Momentos após a PM foi informada dos fatos e localizou o referido veículo, prendendo em flagrante delito o autor do roubo. Foi necessária utilização do uso progressivo da força devido à resistência do homem, vindo a agredir os Policiais Militares durante a prisão. O homem de 33 anos foi conduzido para os procedimentos de praxe e o veículo recuperado. O autor dos fatos possui diversas passagens policiais. Entre elas, estão os crimes de furto, roubo, estupro e tráfico de drogas.


A fronteira entre Brasil e Argentina, em Dionísio Cerqueira, tem sido a primeira opção para o contrabando ou descaminho de vinho. Segundo o delegado da Receita Federal em Dionísio, MARK TOLLEMACHE, de janeiro a junho deste ano a fronteira da região registrou um quarto de vinhos apreendidos pela Receita Federal em todo o Brasil. Ou seja, dos quase 34 milhões de reais apreendidos no país, a região é responsável por oito milhões 340 mil reais ou 24 vírgula seis por cento de bebidas irregulares apreendidas. Isso significa que mais de 85 mil garrafas de vinho passaram pela fronteira em Dionísio de forma ilegal. A previsão para este ano é que esse montante chegue facilmente em 60 milhões de reais, superando os últimos três anos no número de vinhos apreendidos. O delegado atribui esta elevação à restrição da fronteira que permanece em vigor até primeiro de outubro e a desvalorização do peso frente à moeda brasileira.


Os principais destinos de vinhos são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do litoral de Santa Catarina. Grande parte das bebidas são vendidas pelas mídias sociais ou por sites na internet. Parte das cargas não apreendidas na região são apanhadas no destinatário. O delegado MARK TOLLEMACHE também informou que a rede usada para a venda das bebidas é conhecida como marketing place. Ele explicou que muitos consumidores pagam até dois mil reais por garrafa e acredita que, por estar em um site aparentemente confiável, o vinho passou pela aduana e entrou de forma legal no Brasil. Para TOLLEMACHE, o marketing place é a grande vitrine do crime, sendo que devido à falta de controle por parte das redes sociais e sites como o Google, acabam facilitando a comercialização destas bebidas ilegais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.