ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 23.09.21

-MINISTÉRIO DA SAÚDE RECUA E VOLTA A RECOMENDAR VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES

-SAFRA DE VERÃO TEM ESTIMATIVA DE AUMENTO NA PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA EM SC

-SINTE FIRMA CONVÊNIO COM CLÍNICAS PARA SUBSIDIAR EXAMES DE PROFESSORES

-POSSÍVEL EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS PEQUENOS VOLTA A PREOCUPAR PREFEITO

-POSTO VIRTUAL DA RECEITA FEDERAL DEVE ATENDER DOZE SERVIÇOS

-SAÚDE SEGUE COM VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES CONTRA A COVID-19

-INICIADAS OBRAS NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS

-PRIMEIRO CAMPEONATO DE FUTEBOL DEVE SER RETOMADO EM OUTUBRO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO CONTRA CARRO

-PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA GRUPO QUE MOVIMENTOU MAIS DE R$ 17 MI

O tempo está instável. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Alemanha escolhe em 26 de setembro os novos congressistas que formarão o Parlamento do país. Com isso, será definido também quem sucederá a atual chanceler ANGELA MERKEL, que decidiu não concorrer à reeleição. Como um país parlamentarista, a chefia do governo alemão fica a cargo de um representante do Parlamento. Na Alemanha, esse representante é chamado de chanceler, o equivalente ao primeiro-ministro. MERKEL ocupava a chefia do governo alemã desde 2005, como líder do partido União Democrática Crista. A sigla conseguiu se manter majoritária por mais de uma década na Alemanha, permitindo a continuidade da chanceler no cargo.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciará um compromisso dos norte-americanos de comprar 500 milhões de doses adicionais de vacina contra Covid-19 para doar a outros países. Vacinas da Pfizer e da BioNTech serão feitas nos Estados Unidos e enviadas para países de renda baixa e média mais baixa a partir de janeiro. Assim como na primeira doação anunciada, em junho, o Brasil não está na lista de países beneficiados. As doses serão encaminhadas a países de baixa renda e de renda "médio-baixa", como Afeganistão, Angola e Síria. No total, os Estados Unidos vão doar ao resto do mundo mais de um bilhão e cem milhões de doses.

A atividade econômica da Argentina acumulou alta de 10 vírgula três por cento no primeiro semestre de 2021, informou nesta terça-feira o instituto estatístico estatal Indec. No entanto, no segundo trimestre, caiu um vírgula quatro por cento em termos não sazonais, em relação ao primeiro trimestre do ano, devido às restrições para conter a segunda onda da Covid-19, segundo a entidade estatística oficial. Para 2021, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento, estimou uma recuperação na atividade econômica argentina de sete vírgula seis por cento.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou nesta quarta-feira, pela quinta vez consecutiva, a taxa básica de juros. A Selic passou de cinco vírgula 25 por cento para seis vírgula 25 por cento ao ano. É o maior patamar desde julho de 2019. Em nota, o Copom afirmou que "antevê outro ajuste da mesma magnitude", isto é, de um ponto percentual, na taxa Selic a ser definido na próxima reunião, no final de outubro. O Comitê também considera que o "risco fiscal" do país segue elevado e que dúvidas sobre a aprovação das reformas defendidas pelo governo podem levar a novas elevações da taxa Selic. Em pesquisa efetuada pelo BC na última semana com mais de cem instituições financeiras, analistas do mercado financeiro projetaram que a taxa Selic continuará avançando nos próximos meses e deve fechar o ano de 2021 a oito vírgula 25 por cento.

O Senado aprovou nesta quarta-feira, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição que trata da reforma eleitoral. O texto foi aprovado por 70 votos a três, em primeiro turno, e por 66 votos a três, em segundo turno. A PEC tem origem na Câmara, onde foi aprovada no mês passado, com a previsão da volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais para escolha de vereadores e deputados. Serão promulgados pelo Congresso Nacional os pontos aprovados nas duas casas legislativas, não é o caso das coligações, rejeitadas no Senado. Após a votação, o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, destacou a rejeição das coligações durante a análise pelo Senado.

O Ministério da Saúde recuou e decidiu retomar a vacinação os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Uma nota informativa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 da pasta, divulgada na noite no último dia 15, informava que a pasta não recomendava a vacinação de crianças e adolescentes menores de 18 anos sem comorbidades. O ministério justificou a medida da semana passada pelo óbito de uma jovem após a vacinação, uso de vacinas não recomendadas para o público, além da suspeita de eventos adversos. Nesta quarta-feira, em coletiva, o Ministério da Saúde informou que houve um estudo sobre esses fatos e ficou decidido que não há razão para a interrupção da vacinação.

O número de novos registros de armas de fogo feitos por civis em Santa Catarina entre janeiro e junho é o maior desde 2018. Segundo dados do IBGE, o Estado contabilizou seis mil 460 registros apenas nos primeiros seis meses de 2021. Os dados representam um crescimento de mais de 300 por cento em relação ao mesmo período em 2018 no Estado. Naquele ano, uma média de oito armas foram registradas diariamente no primeiro semestre que teve um total de mil 489 registros. Em 2021, 35 registros foram contabilizados por dia entre janeiro e junho. No primeiro semestre de 2019, 12 armas por dia foram registradas no Estado, apenas por civis, umtotal de dois mil 197 no período. Já em 2020, esse número saltou para seis mil 116, cerca de 33 por dia entre janeiro e junho.

A expectativa para a safra de verão 202122 em Santa Catarina é positiva, segundo a Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. O milho deve retomar aos patamares médios históricos depois de uma forte quebra na safra passada. A soja segue no crescimento sistemático dos últimos anos, provocado pela ampliação constante da área plantada. Santa Catarina deve produzir dois milhões 720 mil 516 de toneladas de milho grão na primeira safra agrícola 202122, número é superior à safra anterior. A produção de milho silagem deve chegar a nove milhões 246 mil e 58 toneladas. O volume é 61 vírgula quatro por cento maior do que na safra 202021, quando o estado produziu cinco milhões 720 mil e 38 de toneladas.

O governo de Santa Catarina apresentou a proposta de esticar o prazo em cinco anos para zerar o pagamento de precatórios. A data atual prevista é 2024. O Executivo Estadual propôs ao Tribunal de Justiça quitar a dívida até 2029. A decisão é baseada na Proposta de Emenda Constitucional 109, publicada em janeiro de 2021, que estendeu o prazo de quitação para Estados e Distrito Federal e municípios até 2029. A chamada “PEC do Calote” é um instrumento legal que o governo de Santa Catarina pode usar. O governador CARLOS MOISÉS encaminhou um ofício ao Tribunal de Justiça na última quinta-feira solicitando a dilatação do prazo e o recolhimento de zero vírgula 82 por cento da Receita Corrente Líquida, o que significa pagar 242 milhões e 800 mil reais em 2022.

O Lar Aprisco em SJCedro recebe 750 quilos de alimentos doados pela Polícia Rodoviária Federal. A coordenadora do Lar, NEMORA SPIELMANN explicou que no início de ano a entidade se inscreveu no programa Pátria Voluntária com objetivo de ser contemplada. Ela comentou que através deste programa a PRF busca arrecadar itens e destinar às entidades que se inscreveram para receber as doações. A coordenadora destacou que parte das arrecadações são do Bonno Atacado e Varejo de São Miguel e de outros estabelecimentos de SJCedro.

O município de SJCedro passa a contar com o Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal. Em entrevista para a Rádio Cedro, o prefeito, JOÃO DE ANDRADE explicou que a extensão do atendimento no município possibilitará aos moradores cerca de doze prestação de serviços sem a necessidade de ir até Dionísio Cerqueira. O atendimento será junto a Sala do Empreendedor na prefeitura do município. O chefe do executivo destacou que o serviço da prefeitura será de informar a Receita Federal sobre o pedidos de documentos. Todo o processo será realizado pela Receita e apenas a impressão dos documentos será feita na sala do empreendedor. ANDRADE destacou que foi destinada uma servidora responsável pelo posto.

O deputado, CELSO MALDANER, confirmou em roteiro na região que o candidato a governador do partido, para as Eleições 2022, será definido nos próximos 15 dias. Três nomes estão em disputa. Além do próprio CELSO MALDANER, o senador DÁRIO BERGER e o prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO LUNELLI, são os postulantes. Sob o lema “MDB Mais Perto das Bases”, MALDANER garante que o partido está mais unido do que nunca e não vai aguardar até 15 de fevereiro para fazer as prévias das Eleições do ano que vem, o que poderia causar alguma divisão.

O impasse sobre o novo Pacto Federativo deixa prefeitos de municípios pequenos em Santa Catarina receosos. Na região, cerca de seis municípios têm menos de cinco mil habitantes. Além do número populacional, a proposta do governo federal é que municípios com receita própria inferior a dez por cento também podem voltar a municípios desmembrados. A proposta deve passar por análise na Câmara dos Deputados e do Senado, mas ainda não há data definida para o debate. Por isso, os prefeitos dos municípios possivelmente atingidos estão preocupados. Um destes municípios é Princesa que possui cerca de dois mil 950 habitantes, segundo o IBGE. Princesa não atingiu a porcentagem mínima de arrecadação própria em 2020. Caso o Pacto Federativo seja aprovado, Princesa poderia ser novamente incorporado ao município de SJCedro. O prefeito, EDILSON VOLKWEIS disse que de tempo em tempo o tema volta a ser assunto nos bastidores político. Ele destacou que isso se deve a intensa pressão por parte de alguns prefeitos de municípios mães.

Para o prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS essa possível decisão seria um retrocesso tendo em vista o desenvolvimento constante do município. Ele disse que o retrocesso não seria apenas de Princesa, mas também do município de SJCedro que teria como missão oferecer todos os serviços públicos sem ter uma contrapartida na arrecadação. VOLKWEIS destacou que o município tem conseguido garantir a qualidade nos serviços públicos em Educação, Saúde e Agricultura. Um estudo realizado em 2017 pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, caso estes municípios fossem incorporados às grandes cidades, o estado teria uma economia de aproximadamente um bilhão de reais por ano.

O SINTE Regional firma convênio com laboratórios e clínicas de São Miguel para oferecer atendimento subsidiado através do sindicato. A informação é do coordenador Regional, SÉRGIO PAGNO. Segundo ele, o objetivo é beneficiar todos os professores associados ao SINTE. Com isso, a expectativa do sindicato é melhorar a qualidade das aulas ministradas pelos profissionais de educação e consequentemente proporcionar esta melhora aos alunos. PAGNO lembrou que este convênio estava sendo avaliado desde o ano passado, e no início deste ano o benefício foi implantado em Santa Catarina. O coordenador destacou que já houve um número expressivo de atendimentos buscados pelos professores.

Uma programação deverá ser realizada para os professores no mês de outubro. De acordo com o coordenador regional do SINTE, SÉRGIO PAGNO, o motivo se deve ao dia do professor que será comemorado no dia 15 de outubro. Nesta data, as escolas locais devem desenvolver alguma ação comemorativa aos servidores. Já o SINTE, ele explicou que está programado para o dia 23 de outubro um evento em Tunápolis também alusiva ao dia do professor.

A secretaria de Educação de Guaraciaba iniciou o planejamento para a Conferência Municipal de Educação. Em seguida ocorre a nível Estadual e a Nacional. Conforme secretária de Educação, SANDRA GASPERIN, um encontro foi realizado na manhã de ontem e tratou sobre a CONAE 2022 do Planejamento a ação. A atividade foi coordenada pela uma professora, através do Sistema de Ensino Aprende Brasil e reuniu gestores da Educação e também os gestores escolares. As atividades seguem nesta quinta-feira com um trabalho sobre a ação. Já na noite hoje será realizado o terceiro encontro. Neste encontro será realizada uma conversa on-line entre 19 às 20 horas e 30 minutos. A intenção é abordar sobre Inclusão, Equidade e Qualidade na Educação. O link será disponibilizado para toda a comunidade escolar, alunos, pais, e a população em geral que gostaria de participar.

A secretaria de Saúde de Guaraciaba segue com a vacinação de adolescentes contra a Covid 19. A Campanha de imunização segue amanhã das oito horas às 11 horas e das 13 e 30 às 16 horas no Salão Paroquial. Poderão comparecer para a imunização adolescentes na faixa etária de 16 e 17, e a vacinação será somente enquanto tiver doses disponíveis. Para os idosos que necessitem realizar a terceira dose é necessário aguardar mais alguns dias, uma vez que a secretaria está ainda realizando a vacinação dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção. Outra informação é de que a maioria dos idosos com 70 anos ou mais ainda não fechou o período de seis meses da segunda dose, sendo necessário esse intervalo. A secretaria relatou ainda que os idosos serão avisados para o início da imunização do reforço, quando a maioria estiver apta a receber.

Iniciou ontem as obras de reforma e ampliação do Centro de Idosos em Guaraciaba. Segundo a secretária de Administração, GRACIELI MALDANER serão reformas cerca de 460 metros e ampliado 102 metros. A ampliação será feita na parte frontal do centro e reformas de banheiros com acessibilidade e cozinha, além de contar com nova pintura. Também será realizada a troca do telhado do prédio. GRACIELI disse que está sendo investido cerca de 323 mil reais com recursos próprios. As obras no Centro dos Idosos devem levar cerca de quatro meses. Ela explicou que devido algumas atividades ainda permaneceram suspensas, foi possível solicitar a reforma e ampliação. A secretária destacou ainda que foram necessários realizar algumas licitações devido a falta de empresas interessadas em realizar as obras.

O primeiro campeonato de futebol suíço já tem data para ser realizado em SJCedro. A afirmação é do suplente de vereador, RUDINEI DALPIÁS. A decisão de voltar com os campeonatos esportivos por esta modalidade se deve ao período mais curto se comparado a outros. A competição será realizada no estádio campo Ipiranga. Mas para participar, o vereador explicou que o integrante do time tenha recebido ao mínimo a primeira dose com a Covid-19 quinze dias antes do jogo. Como também do público que se fará presente no estádio. DALPIÁS destacou que o retorno dos campeonatos é uma solicitação da comunidade esportiva do município. Com isso, a adesão e o nível dos times deve ser significativo tendo em vista a retomada dos jogos. O campeonato deve retornar a partir de meados de outubro, mas o cronograma para definição de times e datas ainda estão sendo avaliados pela comunidade esportiva. A secretaria de Saúde também deverá fazer parte das decisões adotadas.

O suplente de vereador, RUDINEI DALPIÁS também esteve comentando sobre a aquisição de um novo veículo para a secretaria de educação do município. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, mas questionada por parte do legislativo sobre a necessidade da aquisição. A prefeitura solicitou um montante de 45 mil reais para complementar o valor do veículo. O vereador explicou que o projeto passou por todos os trâmites necessários antes da aprovação. DALPIÁS explicou que a suplementação foi solicitada devido ao aumento no valor do veículo após a aprovação da compra. Por isso, foi necessário o pedido de suplementação. Ele também disse que, mesmo com a aprovação da suplementação, a intenção da administração é utilizar parte deste valor.

As visitas presenciais às unidades prisionais do estado de Santa Catarina estão programadas para retornar no próximo dia quatro de outubro. As regiões em bandeira vermelha classificadas pela Matriz de Risco da Covid não poderão receber visitas na unidade. Já para as demais bandeiras algumas ações preventivas devem ser adotadas. Na UPA em SJCedro a gestora, LIA ZOZ, destacou que as visitas voltam a ser feitas do mesmo modo em que era realizado anteriormente a pandemia. Ou seja, as visitas acontecerão em um sala separada por um vidro para evitar o contato físico. Estas salas são chamadas de parlatórios. A UPA possui uma sala com três cabines para visitas e cada uma tem um interfone para possibilitar a conversa. Ela lembrou que mesmo após a liberação dos encontros presenciais entre família e educando o contato físico ainda não está permitido. Os visitantes devem apresentar no dia da visita um comprovante de imunização completa contra a Covid.

Caso uma unidade registre surto de casos confirmados do coronavírus, as visitas serão suspensas pela administração da UPA. A gestora da Unidade, LIA ZOZ, destacou que os regramentos serão bastante rígidos em vista as leis impostas para esta retomada. Para melhor andamento, ela disse que uma servidora da unidade prisional está entrando em contato com as famílias dos educandos com objetivo de marcar um horário e data. Os encontros presenciais terão uma duração entre 30 minutos a uma hora. Dependendo da bandeira divulgada pela Matriz de Covid-19. LIA comentou ainda que as famílias de outros municípios não precisarão necessariamente vir na unidade. O encontro virtual de vinte minutos ainda poderá ser usado, seja por familiares do município ou não. Já o presencial, além de uma pessoa por família a visita ocorre apenas uma vez ao mês.

O Corpo de Bombeiros de São Miguel foi acionado, por volta das 18 horas, para atender vítima de acidente de trânsito envolvendo veículo de passeio e motocicleta. O acidente ocorreu na Avenida Willy Barth, no Bairro São Sebastião. Chegando ao local, foi encontrado o motociclista caído sobre a via, mas consciente e orientado. Segundo os socorristas, ele apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo e escoriações nas pernas. Depois de realizado o atendimento e imobilização, a vítima foi conduzida para atendimento médico. Já o condutor do veículo dispensou atendimento. Os veículos ficaram sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal.

A Polícia Militar prendeu um homem de 33 anos após roubar um veículo Gol, no município de Princesa, na noite de quarta-feira. O fato ocorreu por volta das 18 e 30, após um homem dar carona para o autor dos fatos, e que dentro do veículo passou a ameaçar de morte caso não entregasse o veículo. Em seguida o homem se apropriou do veículo e se evadiu do local, momentos após a PM foi informada dos fatos e localizou o referido veículo, prendendo em flagrante delito o autor do roubo. Foi necessário a utilização do uso progressivo da força devido à resistência do homem, vindo a agredir os Policiais Militares durante a prisão. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao homem de 33 anos, que foi conduzido para os procedimentos de praxe e o veículo recuperado. O autor dos fatos possui diversas passagens policiais, entre elas estão os crimes de furto, roubo, estupro e tráfico de drogas.

A PF de Dionísio Cerqueira, com o apoio da Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira operação com o objetivo de desarticular grupo que atuava no descaminho de produtos eletrônicos trazidos do Paraguai. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Chapecó em residências de seis pessoas no município do Paraná. Sobre esses investigados, pendem suspeita de atuarem na importação clandestina e comércio de produtos eletrônicos, sonegação tributária, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A investigação iniciou no ano de 2019, quando mercadorias foram apreendidas em uma tentativa de remessa por meio de uma agência dos Correios na cidade de Campo Erê. Na época, se verificou que as mercadorias eram acompanhadas de uma mera declaração de conteúdo ou de notas fiscais irregulares - expedidas em nome de empresas já baixadas ou inativas. Constatou-se, ainda, que a maioria das vendas se davam por meio de plataformas on-line e em nome de pessoas laranjas.

Com o aprofundamento das investigações, verificou-se que o grupo começou a atuar ainda no final dos anos 1990. A estratégia usada para driblar a fiscalização aduaneira e tributária foi a de criar dezenas de empresas de fachada, em diferentes municípios, que atuavam por algum tempo e depois tinham suas atividades encerradas. Dados indicam que, somente entre os anos de 2017 e 2020, o grupo empresarial movimentou mais de 17 milhões de reais, realizando diversas operações típicas de lavagem de dinheiro. Durante as buscas desta quinta, foram encontrados ainda animais silvestres em cativeiro sem a devida documentação, os quais foram apreendidos e removidos pela Polícia Ambiental. Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, associação criminosa, lavagem de capitais, sonegação fiscal e crime ambiental. As penas cominadas podem chegar a 22 anos de prisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.