-DEPUTADOS APROVAM NOVO MARCO FISCAL E PROJETO VAI PARA SANÇÃO
-ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE 2,2% NO PRIMEIRO SEMESTRE EM SANTA CATARINA
-CARTÓRIO ELEITORAL RETOMA CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO NA REGIÃO
-GRASSI DIZ QUE VEREADOR DO PP AGORA FAZ PARTE DA BASE GOVERNISTA
-MUNICÍPIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO COM SHOW NACIONAL NA FEIRA FACIBAND
-PM PRENDE HOMEM QUE APRESENTOU DOCUMENTO FALSO EM ABORDAGEM POLICIAL
-SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO DEPOIS DE VENDER COCAÍNA PARA USUÁRIO
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é sol. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O Parlamento iraquiano examina uma lei que poderia punir as relações homossexuais com a prisão perpétua e até mesmo a pena de morte, um projeto considerado "perigoso" por ONGs e membros da comunidade LGBTQIAP+, vítimas de agressões praticadas no país. O Iraque, que não tem nenhuma legislação sobre a homossexualidade e condena pessoas com base em um artigo do código penal de 1969, que prevê "a prisão perpétua ou vários anos de prisão" por sodomia. Os deputados retomaram uma emenda à lei anti-prostituição de 1988. O texto, examinado em primeira instância na semana passada, prevê "a pena de morte ou a prisão perpétua" para todo aquele que "mantiver uma relação homossexual".
Em missão histórica nesta quarta-feira, a Índia se tornou o primeiro país a pousar no lado escuro da Lua, região inexplorada que fica no polo sul do satélite. O módulo foi lançado em 14 de julho e pousou na superfície lunar por volta das nove e meia da manhã de hoje, horário de Brasília. A Índia busca explorar a Lua porque a primeira viagem espacial desse projeto, que ocorreu em 2008, detectou a presença de água na superfície lunar. A exploração da superfície das regiões polares da Lua, compostas de rochas e solo, também pode dar respostas sobre a formação do Sistema Solar.
Cinco países estão prestes a ser convidados para entrar no bloco dos Brics: Irã, Arábia Saudita, Egito, Argentina e Emirados Árabes. As candidaturas desses países ganharam muita força durante uma reunião privada dos atuais líderes do grupo, na noite de terça-feira, durante a 15ª cúpula dos Brics, em Joanesburgo, na África do Sul. A Indonésia também deve ser convidada, mas o governo do país deve adiar sua adesão porque está presidindo este ano a Associação dos Países do Sudoeste Asiático. Todos os países devem entrar no bloco como membros plenos, com os mesmos direitos dos países originários: Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul.
A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira inquérito policial para apurar as causas do apagão que deixou parte do país sem energia elétrica na última terça-feira. A investigação, que corre em sigilo, analisa os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública. O ministro da Justiça e Segurança Pública, FLÁVIO DINO, afirmou na quinta-feira que o governo trabalha com a possibilidade de o apagão ter sido causado por ação humana. O apagão registrado em todo o país aconteceu horas depois de WILSON FERREIRA JÚNIOR pedir demissão da presidência da Eletrobras. A falha no fornecimento de energia elétrica afetou cerca de 29 milhões de brasileiros.
O deputado ALEX MANENTE afirmou nesta terça-feira que o projeto que prorroga desoneração da folha de pagamento dos setores da economia que mais empregam no país será votado na próxima semana. MANENTE participou de uma reunião com líderes partidários da Câmara e o presidente da Casa, ARTHUR LIRA. Ele disse que houve acordo para a votação do projeto na próxima terça. O deputado destacou que considera fundamental prorrogar a desoneração da folha de pagamentos para gerar emprego, renda, além de oportunidades de investimento para as empresas. Já aprovada pelo Senado, a desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento.
O texto-base da nova regra fiscal foi aprovado pela Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira. A votação foi dividida em dois blocos. Na primeira votação, os deputados acolheram parte das mudanças feitas pelo Senado. O placar foi de 379 votos a favor e 64 contra. Essas alterações isentam o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de seguir as regras do arcabouço. Com isso, os gastos com o Fundeb não precisarão estar limitados à nova regra fiscal. Em seguida, a Câmara rejeitou outra parte das mudanças do Senado. Dessa vez, o placar foi 423 a 19 pela rejeição. Os deputados derrubaram, por exemplo, um artigo que permitia ao governo enviar, na proposta de Orçamento de 2024, o valor das despesas considerando a projeção da inflação até o fim do ano. Com a aprovação pelos deputados, o texto segue para a sanção do presidente LULA.
Mais da metade dos prefeitos presos na Operação Mensageiro já renunciaram ou tiveram o mandato declarado extinto. O número aumentou nesta semana, depois que três chefes do Executivo de cidades do Norte de Santa Catarina decidiram entregar o cargo. A investigação apura suposto pagamento de propina a agentes públicos em troca de favorecimento a uma empresa em contratos de coleta de lixo firmados com prefeituras de Santa Catarina. No total, 10 dos 16 prefeitos presos já saíram definitivamente dos cargos. Sete deles renunciaram ao cargo. Outros três tiveram o mandato extinto, uma medida diferente, mas que resulta igualmente na saída dos cargos. Nesta semana, os prefeitos de Corupá e Guaramirim renunciaram os cargos.
A primeira metade do ano foi marcada por expansão de dois vírgula dois por cento da atividade econômica em Santa Catarina, em comparação ao mesmo período de 2022. No Brasil, o cenário também foi positivo, com crescimento de três virgula quatro por cento. De acordo com análise do Observatório FIESC, o bom desempenho foi liderado pelo consumo das famílias, principalmente nos setores ligados à alimentação e habitação. O setor de serviços foi o que mais se beneficiou dessa dinâmica, com expansão de 11 por cento no semestre, em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Com mais renda disponível, as famílias aumentaram a procura por serviços como os de bares e restaurantes, cuidados pessoais e atividades recreativas. Além disso, a melhoria da renda também se reflete na procura por serviços relacionados à habitação, impulsionando atividades imobiliárias ou condominiais, de reparos de artigos domésticos, entre outros.
A crise do setor leiteiro em Santa Catarina entrou novamente em pauta na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado ALTAIR SILVA, na manhã desta quarta-feira. Por unanimidade, o colegiado aprovou a realização dede mais duas audiências públicas para debater a situação do setor nos municípios de Braço do Norte e de Presidente Getúlio. Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma verdadeira crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho. A audiência pública para debater o tema no extremo-oeste está marcada para o dia primeiro de setembro, sexta da semana que vem em São Miguel do Oeste.
As obras de reforma e ampliação da escola do Senai de São Miguel do Oeste foram inauguradas nesta semana. O evento contou com a participação do presidente da Fiesc, MÁRIO CEZAR DE AGUIAR. Com os investimentos, a unidade conta agora com Restaurante Alimenta SESI, quadra poliesportiva, revitalização dos laboratórios de Usinagem e Solda e laboratório de Elétrica Predial, construção da Plataforma de Treinamento de NR 33 e NR 35 e a Bancada de Automação da Indústria quatro ponto zero. O investimento foi de quase cinco milhões de reais. De acordo com AGUIAR, um dos objetivos do sistema Fiesc é qualificar o Senai para que a escola possa, cada vez mais, atender a população da região, auxiliando na qualificação da mão de obra para todos os setores da indústria.
Uma das reclamações mais ouvidas pelo presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR durante a passagem por São Miguel do Oeste foi quanto a falta de mão de obra qualificada. No evento de inauguração das reformas na escola do Senai, o presidente apresentou um levantamento feito pela CNI em Santa Catarina que aponta que até 2025, dos 900 mil trabalhadores da indústria do Estado, 803 mil precisam se qualificar. Ele ressaltou que o Sesi e o Senai vai ajudar neste quesito. AGUIAR citou que precisamos incentivar os jovens a entrarem para esta área da tecnologia para a indústria. Também durante o evento ocorreu a certificação de duas empresas pelo Programa Obra Mais Segura, que avalia o nível de segurança nas obras de construção civil.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina vai realizar, hoje à noite, uma palestra sobre os impactos da reforma tributária. O evento está confirmado para o auditório do Sicoob a partir das sete horas da noite. O tema será abordado pelo doutor em economia, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e economista-chefe da Fiesc, PABLO BITTENCOURT. A palestra não tem custo e qualquer pessoa da comunidade pode participar. A inscrição pode ser feita pelo site da federação das indústrias. A reforma tributária é uma questão que vem sendo defendida por entidades empresárias, como a Fiesc, há muito tempo. O projeto está em tramitação no Senado depois de ser aprovada pela câmara dos deputados.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina está promovendo uma capacitação destinada à gestão de patrimônio e almoxarifado nos municípios. O evento, intitulado "Capacitação - Gestão de Patrimônio e Almoxarifado nos Municípios: Técnicas e Práticas", começou ontem e termina hoje com a participação de todos os municípios da AMEOSC, bem como representantes de municípios pertencentes a outras associações. O curso tem como objetivo abordar de forma prática os principais procedimentos necessários para otimizar os processos internos, reduzir a burocracia e aumentar a eficiência dos departamentos de controle de patrimônio e almoxarifado. Os palestrantes do evento são profissionais da área, com vasta experiência em administração pública e controle de ativos. O secretário executivo da AMEOSC, Airton Fontana, destacou que capacitar os servidores é uma forma de melhorar a prestação do serviço público nos municípios.
O Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste retomou o trabalho de biometria nos municípios de abrangência da quadragésima quinta Zona Eleitoral. A informação é da chefe, DEANA FANTON. Ela participou do Rede Peperi Notícias Segunda Edição de ontem e destacou que são atendidos os municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Bandeirante, Belmonte e Santa Helena. Conforme ela, a ação foi retomada em março deste ano e serve para aqueles que ainda não fizeram o cadastro biométrico ou que ainda não tiveram a biometria importada de outros órgãos, como por exemplo, do Instituto Geral de Perícias que é responsável pelas emissões das Carteiras de Identidade. Segundo DEANA, aqueles que votaram na última eleição e não tinham a biometria cadastrada precisam fazer o procedimento no próprio Cartório Eleitoral durante horário de expediente, entre meio-dia e seis horas da tarde de segunda a sexta-feira.
A atualização cadastral dos eleitores pode ser executada via internet, através do endereço eletrônico, www.tre-sc.jus.br. A orientação é da chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Ela lembrou que a medida é válida apenas para aqueles que já possuem a biometria cadastrada, sendo que, no caso dos jovens que precisam fazer o alistamento eleitoral, a ação deve ser feita exclusivamente no próprio Cartório Eleitoral. Questionada se o cadastramento biométrico é obrigatório, DEANA FANTON explicou que dos cinco municípios de abrangência da quadragésima quinta Zona Eleitoral, em três já foram obrigatórios. No momento restam dois que ainda não são obrigatórios, mas que exigem uma atenção dos eleitores. Ela comentou que a biometria é um procedimento que deve ser feito pelos eleitores.
São Miguel do Oeste possui 31 mil, 875 eleitores e destes, 24 mil, 486 já têm a biometria cadastrada, o que representa 82 por cento do total de eleitores. Já em Descanso, são sete mil e 23 eleitores e destes, cinco mil, 487 já têm a biometria cadastrada. A chefe do cartório eleitoral, DEANA FANTON, ressaltou que em Bandeirante, Santa Helena e Belmonte a ação já foi executada e nesses locais cerca de 90 por cento dos eleitores fizeram o procedimento. O índice mais baixo é de Bandeirante com 89 por cento dos eleitores com biometria e o maior é de Belmonte com 91 por cento. DEANA alertou que os cerca de 10 por cento faltantes devem procurar o Cartório para não terem o título cancelado no futuro, haja visto que nesses três municípios, a revisão ocorreu em 2019.
Adolescentes com 15 anos completos já podem fazer o título de eleitor, porém, só poderão votar se tiverem 16 anos até a data do primeiro turno. A afirmação é da chefe do cartório eleitoral, DEANA FANTON. Ela comentou que para fazer o título é necessário o RG, comprovante de residência e o comprovante de quitação militar no caso dos homens. DEANA disse que outra novidade é que os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento de todo o estado catarinense podem fazer qualquer alteração em relação ao local de votação desde que seja em Santa Catarina, não necessitando deslocamento até o cartório de abrangência como no passado. Dessa forma, o órgão também pode fazer a transferência do título eleitoral de outro estado para Santa Catarina.
Os vereadores aprovam, nesta terça-feira, o projeto de lei que altera a destinação de um lote no Distrito Industrial Rido Carlito Voltz. A matéria, de autoria do poder executivo, autorizou a alienação de bens imóveis localizados no Distrito. O projeto insere um inciso na lista de bens alienáveis e desafeta o lote de área institucional. Na justificativa do projeto, a administrativa alega que o loteamento é público e de interesse industrial, sendo dispensável a manutenção de lote institucional. Com isso, o lote poderá ser vendido. O projeto ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção.
A câmara de vereadores também aprovou, na sessão desta terça-feira, uma moção de apelo que solicita à Administração Municipal que contrate, em caráter de emergência, um profissional de Medicina Veterinária para auxiliar os agricultores,. O documento também pede que a prefeitura firme parcerias para realizar de forma gratuita os exames de tuberculose e brucelose bovina. A moção é de autoria do vereador do PT, MARCIO SANTIN. Ele explicou que esse pedido é uma reivindicação antiga dos agricultores de São Miguel do Oeste. O vereador cita que os agricultores necessitam de acompanhamento técnico e precisam de medidas de erradicação da brucelose e da tuberculose das propriedades, uma vez que visam não somente a saúde dos animais, mas também a saúde do produtor. A moção será encaminhada para o prefeito e para o secretário de Agricultura.
Nem todos os agricultores possuem condições financeiras e tampouco assistência do Executivo Municipal para a realização dos exames de brucelose e tuberculose. A afirmação é do vereador do PT, MARCIO SANTIN. Ele lembrou a realização de exames para essas doenças nos animais é uma obrigação. O vereador citou que muitas famílias também não tem auxílio de um médico veterinário para as questões que envolvem a atividade agropecuária na propriedade. SANTIN reforçou que a contratação de um médico veterinário é uma necessidade que o município precisa resolver. Ele explicou que com o atendimento dessa demanda, o município pode contribuir para que agricultores continuem com suas atividades, além de avançar no sentido de conquistar a certificação de criação livre de brucelose e tuberculose em todo o território.
O município de Bandeirante lançou, na noite ontem, a primeira edição da Feira Comercial, Industrial e Agrícola, a Faciband 2023. O evento ocorreu na sede do CTG do município. Conforme o coordenador EDER MARCON, o principal objetivo da feira é mostrar e valorizar o potencial das empresas e da economia de Bandeirante. A feira vai ocorrer entre os dias 22 e 24 de setembro, fazendo parte da programação festiva em alusão ao aniversário da cidade. MARCON disse que os preparativos finais estão em pleno andamento para garantir que este evento histórico seja memorável para todos. Ele citou ainda que a ExpoFeira Faciband é mais do que um simples evento; é uma celebração do progresso e desenvolvimento contínuo do município. As fotos do lançamento da Faciband estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
Mais de 80 por cento dos estandes para a Faciband já foram vendidos. A informação é do coordenador geral da feira, EDER MARCON. Ele explicou que cerca de 85 por cento dos 110 espaços foram comercializados. Todos os estandes internos estão ocupados e ainda restam alguns espaços na área externa. Durante o evento de lançamento na noite de ontem, o prefeito CELSO BIEGELMEIER expressou orgulho pelo espírito empreendedor da comunidade de Bandeirante. Ele enfatizou a importância de dar destaque e apoio ao setor produtivo, ressaltando que a feira será um espaço de celebração tanto para os moradores da cidade quanto para os visitantes vindos dos municípios vizinhos.
A abertura oficial da Faciband 2023 está programada as sete horas da noite da sexta-feira, dia 22 de setembro. A primeira noite terá apresentação do Grupo de Italianos do Município, Jantar da Polenta, Baile e Show Nacional com Brenno e Matheus. No sábado, dia 23, a programação contem show com Os Forrasteiros e com Welington do The Voice Kids. O último dia da feira será no domingo com Brinquedos para Crianças, almoço Gratuito para Idosos do Município e matinê as duas da tarde. De acordo com o coordenador geral, EDER MARCON, não haverá cobrança de ingresso para a Faciband 2023.
O presidente do partido Progressista, CARLOS GRASSI, esteve no Peperi entrevista desta terça-feira e explicou que o PP foi convidado três vezes pelo prefeito WILSON TREVISAN para ingressar no governo. De acordo com ele, TREVISAN ofereceu inicialmente a pasta de desenvolvimento econômico e depois a secretaria de esportes. Somente na terceira oferta, é que o PP aceitou a pasta da agricultura. GRASSI citou que o partido ingressa no governo porque pode contribuir para o desenvolvimento de São Miguel do Oeste. NILO BEDIN foi escolhido pelo partido e assumiu a secretaria de Agricultura no começo desta semana.
A saída do PP no último ano do primeiro mandato de WILSON TREVISAN se deu por questões já superadas. A afirmação é do presidente do Progressistas, CARLOS GRASSI. Ele disse que o momento era outro e que uma parte do PP não queria deixar a administração naquela época. GRASSI também afirmou que o reingresso do partido no governo neste momento não chega a ser um sinal de que o afastamento no passado foi equivocado. Ele também disse que o vereador GICA BALDISSERA, que vinha atuando no campo da oposição, agora será um vereador da base governista.
Três homens ficaram feridos por disparos de arma de fogo por volta das nove e meia da noite desta terça-feira, no bairro Progresso, em Palmitos. Eles relataram que estavam dentro de casa, próximo da porta, quando foram surpreendidos por uma moto com duas pessoas que teriam parado em frente à residência e efetuado pelo menos seis disparos. O Corpo de Bombeiros atendeu um homem, de 50 anos, com ferimento no braço esquerdo. A outra vítima, um homem, de 47 anos, apresentava ferimento com perfuração na perna direita. Os socorristas fizeram a contenção das hemorragias e conduziram os homens ao Hospital Regional de Palmitos. Uma terceira vítima foi atingida de raspão em uma das pernas e dispensou atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Civil vai investigar a autoria do crime.
A Polícia Militar prendeu um homem por uso de documento falso nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. A Guarnição realizava ação de trânsito quando abordou um veículo que possuía recal pendente e licenciamento atrasado. O condutor apresentou um documento do veículo com exercício 2023. Segundo a PM, o documento era falso. O veículo foi removido ao pátio conveniado e o motorista foi preso. Ele foi levado para a delega de Polícia Civil.
Um homem foi preso por tráfico de drogas no final da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. Por volta da cinco horas da tarde, um homem foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar. Durante a revista veicular, os policiais localizaram duas buchas de cocaína. O usuário indicou o local onde comprou a droga. A PM foi até o endereço citado e encontrou mais entorpecentes na residência. O morador, suspeito de comercializar a droga, foi preso em flagrante por tráfico e conduzido para a Polícia Civil.
O empresário VILSON RASHE foi vítima de uma ocorrência de furto nesta terça-feira, no centro de São Miguel do Oeste. Ele esteve na Peperi e contou os detalhes da situação, fazendo um alerta aos moradores. O empresário disse que estava em uma casa lotérica pagando algumas contas e ao retornar para o seu veículo acabou se deparando com um vendedor ambulante de palhetas. RASCHE não gostou da abordagem do homem e pegou o celular para ligar a PM. Neste momento, o suspeito o puxou e o aparelho caiu no chão, sendo recolhido pelo vendedor que saiu correndo do local. A Polícia Militar foi acionada e localizou o suspeito que foi preso em flagrante. O aparelho celular recuperado e devolvido ao proprietário.