-DEPUTADOS APROVAM NOVO MARCO FISCAL E PROJETO VAI PARA SANÇÃO
-ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE 2,2% NO PRIMEIRO SEMESTRE EM SANTA CATARINA
-SAÚDE PROMOVE EVENTO PARA EX-FUMANTES
-SÃO JOÃO DO OESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA MORADIA DIGNA
-DNIT REALIZA ESTUDO SOBRE FLUXO DE VEÍCULOS NA SC 163 EM ITAPIRANGA
-DIRETOR RELATA DIFICULDADES COM SEGUIDAS TROCAS NO ENSINO MÉDIO
-HOMEM FOI PRESO POR USAR UM DOCUMENTO FALSO
-TRÊS HOMENS FICAM FERIDOS POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é sol. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O Parlamento iraquiano examina uma lei que poderia punir as relações homossexuais com a prisão perpétua e até mesmo a pena de morte, um projeto considerado "perigoso" por ONGs e membros da comunidade LGBTQIAP+, vítimas de agressões praticadas no país. O Iraque, que não tem nenhuma legislação sobre a homossexualidade e condena pessoas com base em um artigo do código penal de 1969, que prevê "a prisão perpétua ou vários anos de prisão" por sodomia. Os deputados retomaram uma emenda à lei anti-prostituição de 1988. O texto, examinado em primeira instância na semana passada, prevê "a pena de morte ou a prisão perpétua" para todo aquele que "mantiver uma relação homossexual".
Em missão histórica nesta quarta-feira, a Índia se tornou o primeiro país a pousar no lado escuro da Lua, região inexplorada que fica no polo sul do satélite. O módulo foi lançado em 14 de julho e pousou na superfície lunar por volta das nove e meia da manhã de hoje, horário de Brasília. A Índia busca explorar a Lua porque a primeira viagem espacial desse projeto, que ocorreu em 2008, detectou a presença de água na superfície lunar. A exploração da superfície das regiões polares da Lua, compostas de rochas e solo, também pode dar respostas sobre a formação do Sistema Solar.
Cinco países estão prestes a ser convidados para entrar no bloco dos Brics: Irã, Arábia Saudita, Egito, Argentina e Emirados Árabes. As candidaturas desses países ganharam muita força durante uma reunião privada dos atuais líderes do grupo, na noite de terça-feira, durante a 15ª cúpula dos Brics, em Joanesburgo, na África do Sul. A Indonésia também deve ser convidada, mas o governo do país deve adiar sua adesão porque está presidindo este ano a Associação dos Países do Sudoeste Asiático. Todos os países devem entrar no bloco como membros plenos, com os mesmos direitos dos países originários: Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul.
A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira inquérito policial para apurar as causas do apagão que deixou parte do país sem energia elétrica na última terça-feira. A investigação, que corre em sigilo, analisa os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública. O ministro da Justiça e Segurança Pública, FLÁVIO DINO, afirmou na quinta-feira que o governo trabalha com a possibilidade de o apagão ter sido causado por ação humana. O apagão registrado em todo o país aconteceu horas depois de WILSON FERREIRA JÚNIOR pedir demissão da presidência da Eletrobras. A falha no fornecimento de energia elétrica afetou cerca de 29 milhões de brasileiros.
O deputado ALEX MANENTE afirmou nesta terça-feira que o projeto que prorroga desoneração da folha de pagamento dos setores da economia que mais empregam no país será votado na próxima semana. MANENTE participou de uma reunião com líderes partidários da Câmara e o presidente da Casa, ARTHUR LIRA. Ele disse que houve acordo para a votação do projeto na próxima terça. O deputado destacou que considera fundamental prorrogar a desoneração da folha de pagamentos para gerar emprego, renda, além de oportunidades de investimento para as empresas. Já aprovada pelo Senado, a desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento.
O texto-base da nova regra fiscal foi aprovado pela Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira. A votação foi dividida em dois blocos. Na primeira votação, os deputados acolheram parte das mudanças feitas pelo Senado. O placar foi de 379 votos a favor e 64 contra. Essas alterações isentam o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de seguir as regras do arcabouço. Com isso, os gastos com o Fundeb não precisarão estar limitados à nova regra fiscal. Em seguida, a Câmara rejeitou outra parte das mudanças do Senado. Dessa vez, o placar foi 423 a 19 pela rejeição. Os deputados derrubaram, por exemplo, um artigo que permitia ao governo enviar, na proposta de Orçamento de 2024, o valor das despesas considerando a projeção da inflação até o fim do ano. Com a aprovação pelos deputados, o texto segue para a sanção do presidente LULA.
Mais da metade dos prefeitos presos na Operação Mensageiro já renunciaram ou tiveram o mandato declarado extinto. O número aumentou nesta semana, depois que três chefes do Executivo de cidades do Norte de Santa Catarina decidiram entregar o cargo. A investigação apura suposto pagamento de propina a agentes públicos em troca de favorecimento a uma empresa em contratos de coleta de lixo firmados com prefeituras de Santa Catarina. No total, 10 dos 16 prefeitos presos já saíram definitivamente dos cargos. Sete deles renunciaram ao cargo. Outros três tiveram o mandato extinto, uma medida diferente, mas que resulta igualmente na saída dos cargos. Nesta semana, os prefeitos de Corupá e Guaramirim renunciaram os cargos.
A primeira metade do ano foi marcada por expansão de dois vírgula dois por cento da atividade econômica em Santa Catarina, em comparação ao mesmo período de 2022. No Brasil, o cenário também foi positivo, com crescimento de três virgula quatro por cento. De acordo com análise do Observatório FIESC, o bom desempenho foi liderado pelo consumo das famílias, principalmente nos setores ligados à alimentação e habitação. O setor de serviços foi o que mais se beneficiou dessa dinâmica, com expansão de 11 por cento no semestre, em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Com mais renda disponível, as famílias aumentaram a procura por serviços como os de bares e restaurantes, cuidados pessoais e atividades recreativas. Além disso, a melhoria da renda também se reflete na procura por serviços relacionados à habitação, impulsionando atividades imobiliárias ou condominiais, de reparos de artigos domésticos, entre outros.
A crise do setor leiteiro em Santa Catarina entrou novamente em pauta na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado ALTAIR SILVA, na manhã desta quarta-feira. Por unanimidade, o colegiado aprovou a realização de mais duas audiências públicas para debater a situação do setor nos municípios de Braço do Norte e de Presidente Getúlio. Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma verdadeira crise no segmento lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho. A audiência pública para debater o tema no extremo-oeste está marcada para o dia primeiro de setembro, sexta da semana que vem em São Miguel do Oeste.
A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Oeste está organizando o tradicional almoço dos ex-fumantes, alusivo ao dia nacional de combate ao fumo, celebrado em 29 de agosto. O objetivo da data é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O almoço será realizado no dia 02 de setembro, no salão paroquial. A programação vai iniciar às 9h30 com mateada, às 10h haverá uma palestra ministrada pelo psicólogo, MIGUEL FARIAS, às 11h terá sorteio de brindes com música ao vivo e ao meio-dia será servido almoço a base de galinhada, pão, cuca e saladas. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone da Secretaria de Saúde e as fichas podem ser adquiridas no dia do evento, ao valor de 25 reais. Os recursos serão destinados para a APAE do município, que ficará responsável pelo almoço.
Conforme o psicólogo da Secretaria de Saúde de São João do Oeste, MIGUEL RODRIGUES, o objetivo do almoço é promover a integração entre os ex-fumantes, familiares e a comunidade em geral, reforçando o propósito de permanecer sem cigarro. Ele explica que o programa de controle ao tabagismo foi implantado em 2005 e a partir de então, são desenvolvidas ações contínuas, visando a conscientização, prevenção e tratamento aos fumantes. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, odontólogos, nutricionista, enfermeiros, médicos e agentes de saúde. RODRIGUES destaca que o projeto tem durabilidade de no mínimo quatro meses com encontros quinzenais, mensais e sessões de manutenção, que envolvem o uso de adesivos e medicamentos.
O psicólogo da Secretaria de Saúde de São João do Oeste pontua que está sendo feito um levantamento no município em relação a quantidade de pessoas fumantes. MIGUEL RODRIGUES cita que são feitos alertas em relação aos cigarros eletrônicos, muito utilizados pelos jovens, visando levar informações em razão do alto nível prejudicial à saúde causado pelo dispositivo. RODRIGUES salienta que os programas de combate ao tabagismo vem trazendo resultados positivos na diminuição do número de fumantes. O psicólogo lembra que os interessados em participar dos grupos podem procurar as agentes de saúde de cada área para fazer a sua inscrição.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que está programada uma interdição total da BR-163, em Guaraciaba, nesta quarta-feira. O ponto de bloqueio fica no quilômetro 88 e a interdição está marcada para iniciar entre 15h e 16h. A rodovia deverá ficar fechada por cerca de uma hora. Conforme o DNIT, a ação é necessária para seguir com as obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. O trecho está devidamente sinalizado, alertando os condutores sobre os serviços que estão sendo executados no local.
São João do Oeste abre inscrições para o Programa Moradia Digna. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de outubro, no departamento de assistência social. Conforme o diretor de assistência social de São João do Oeste, ALBERTO MANSKE, o objetivo do Programa Moradia Digna é garantir o desenvolvimento do município por meio da ampliação do número de moradias e diminuição do déficit habitacional, proporcionando acesso à moradia digna, melhorias das condições de habitabilidade e qualificação dos espaços urbanos e rurais do município. MANSKE salientou em entrevista para o Rede Peperi Notícias na manhã de hoje, que o Programa será executado por meio de recursos próprios do município, no valor de um milhão de reais. Ele citou que esse valor, além de amenizar a falta de moradias, vai aquecer o comércio local de materiais de construção e o setor da construção civil de São João do Oeste.
O diretor de assistência social de São João do Oeste salientou que o Programa Moradia Digna vai liberar até 30 mil reais para construção de casas novas e 20 mil reais para reformas e ampliações. ALBERTO MANSKE ressaltou que o orçamento total do programa vai permitir o atendimento de aproximadamente 30 famílias do município num primeiro momento. Ele explicou que o programa é um fundo rotativo e desta forma, assim que os primeiros beneficiários forem pagando os recursos recebidos, novas famílias começarão a ser beneficiadas. O diretor pontuou que a carência é de quatro a seis meses, com prazo de até 60 meses para a liquidação das prestações do empréstimo. MANSKE detalhou que os principais critérios para ter acesso ao programa são a renda familiar mensal inferior a três salários mínimos, possuir imóvel e comprovar residência no município por pelo menos três anos.
ALBERTO MANSKE explicou ainda que após o período de inscrições ser encerrado, o departamento de assistência social fará o encaminhamento da documentação dos interessados para uma comissão específica, que vai avaliar e emitir em até 15 dias, um parecer sobre a possibilidade do empréstimo financeiro ser concedido. O diretor de assistência social ressaltou que a comissão também fornecerá uma lista contendo a ordem classificatória dos beneficiados, para posterior deliberação do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. MANSKE pontuou que os primeiros beneficiados devem começar a receber o empréstimo para construção ou reforma de moradias no início de novembro, em São João do Oeste.
Pesquisa sobre fluxo de veículos na SC 163 projeta investimento em infraestrutura na região. Uma empresa contratada pelo DNIT, especializada em projetos de rodovias realizou estudo detalhado sobre o fluxo de veículo na SC 163. O trabalho iniciou ontem, na localidade de Santa Fé Alta, próximo a cidade de Itapiranga. A abordagem dos veículos prossegue hoje e amanhã para atingir uma abordagem bastante ampla no uso da rodovia. O objetivo é fazer a contagem de veículos por meio de videomonitoramento e também abordagem de motoristas para coleta de informações. Conforme o Chefe de Gabinete da prefeitura, ARTÊMIO SCALON, o estudo visa detalhar o impacto do fluxo de veículos e definir ações que podem ser feitas para reduzir efeitos.
O Chefe de Gabinete comenta que também que está sendo aplicado um questionamento sobre destino dos motoristas abordados e o eles esperam da rodovia e possível ciclovia. De acordo com ARTÊMIO SCALON, o estudo também leva em consideração o projeto para construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul. O fluxo de veículos também será levado em consideração para a federalização da SC 163, de Itapiranga a São Miguel do Oeste (.......). ARTÊMIO SCALON explica que o município está apostando na construção da ciclovia e já realizou a retirada das placas de publicidade e realizou a colocação de material descartado das obras da Avenida Uruguai. Segundo o Chefe de Gabinete, no momento ocorrem trabalhos de licitação para contratar a empresa responsável pelo projeto. Na sequência a missão será de buscar recursos para as obras.
Diretor relata dificuldades na gestão escolar com seguidas mudanças no ensino médio. Seminário realizado em Chapecó debateu alterações no Novo Ensino Médico. A tônica da discussão foi o movimento para revogação do atual sistema que conclui a fase de formação escolar. O diretor da escola São Vicente de Itapiranga é Doutor em Educação nas Ciências e possui grande experiência na área da gestão escolar. Ele lamenta as constantes alterações na metodologia do ensino médio. DANIEL SKRSYPCSAK, diz que é estranho discutir a restruturação de algo que é novo e que ainda não foi devidamente avaliado. A nível nacional tramita projeto para mudança de carga horária e que vai impactar na oferta das trilhas e modelo de ensino.
Segundo DANIEL SKRSYPCSAK, não se dá o devido tempo para implantação de uma nova proposta. Ele afirma que é preciso paciência para as estratégicas metodológicas para depois atingir ações práticas em sala de aula. O diretor reconhece a necessidade de inovar e aperfeiçoar os sistemas de ensino, porém questiona as mudanças que ocorrem antes mesmo de ser feita uma avaliação criteriosa. SKRSYPCSAK salienta que em muitas situações, nem mesmo ocorre formação de turma e a grade curricular já sofre alteração. Com isso não é possível avaliar a eficácia do que foi proposto para um período tão importante na formação dos alunos. O diretor comente que diferentes interesses na educação nacional acabam impactando nas ações realizadas pelos estados e municípios.
Mudanças no ensino médico geram dificuldades na gestão escolar e na capacitação dos profissionais da educação. Segundo SKRSYPCSAK, a formação continuada para o atual sistema ocorreu no período da pandemia, no modelo online que não é o adequado para algo tão importante. O Diretor observa que as constantes mudanças ocorrem com argumento que a proposta anterior era falha. De acordo com SKRSYPCSAK, não é levado em consideração que em determinadas regiões ou cidades os resultados são positivos (........). Segundo SKRSYPCSAK, a escola São Vicente optou pelas trilhas de aprofundamento por área com grandes dificuldades em 2022. Neste ano, com a experiência já adquirida, os resultados são melhores. Porém com o debate atual já pode ocorrer alteração no próximo ano, provocando mudanças nas ações em sala de aula.
Maior tempo em sala de aula pode ampliar a evasão escolar. O ensino médio possui nove anos de atividades e o ensino médio noturno necessita de mais quatro anos. O Diretor da Escola São Vicente considera que nossa região pode ter maior evasão escolar. DANIEL SKRSYPCSAK salienta que existe a cultura do trabalho e muitos estudantes abandonam a sala de aula ao completarem 18 anos. Muitas vezes prevalece o interesse pessoal ou necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar. SKRSYPCSAK comenta que os desafios são significativos para atender as demandas e ao mesmo tempo buscar ajustes com as constantes alterações nos modelos do ensino médio.
GLOBO EM FOCO – MANCHETES – DELMAR
A seguir
-HOMEM FOI PRESO POR USAR UM DOCUMENTO FALSO
-TRÊS HOMENS FICAM FERIDOS POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO
GLOBO REGIONAL – 23.08.23 -QUARTA - DELMAR
Um homem foi preso por usar um documento falso em São Miguel do Oeste, nesta terça-feira, por volta das 11h. A Polícia Militar informou que a guarnição realizava uma ação de trânsito, quando abordou um veículo e ao consultar o sistema, constatou que ele possuía recall pendente e licenciamento exercício 2022. Porém, o condutor apresentou um documento com exercício 2023 e devido à inconsistência dos dados, foi constatada a falsidade do documento apresentado. Após os procedimentos de trânsito, o veículo foi removido ao pátio conveniado por não estar devidamente licenciado. O homem recebeu voz de prisão e em seguida foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil.
Três homens ficaram feridos por disparos de arma de fogo na noite desta terça-feira, em Palmitos. A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 21 horas 30 minutos, no bairro Progresso. Eles relataram que estavam dentro de casa, próximo da porta, quando foram surpreendidos por uma moto com duas pessoas que teriam parado em frente à residência e efetuado pelo menos seis disparos. O Corpo de Bombeiros atendeu um homem, de 50 anos, com ferimento no braço esquerdo e exposição de uma placa de platina causada pelo projétil. A outra vítima, um homem, de 47 anos, apresentava ferimento com perfuração na perna direita. Os socorristas fizeram a contenção das hemorragias e conduziram os homens ao Hospital Regional de Palmitos. Uma terceira vítima foi atingida de raspão na perna direita e dispensou atendimento. A Polícia Militar de Palmitos auxiliou no atendimento da ocorrência e a Polícia Civil vai investigar a autoria do crime.
Encerramento
O GLOBO EM FOCO VOLTA AMANHÃ, ÀS 12 HORAS AQUI, NA RÁDIO ITAPIRANGA. AFILHADA DA REDE PEPERI
RÁDIO ITAPIRANGA - FEITA PRA VOCÊ!
ALEGRIA DA NOSSA GENTE! ...BOA TARDE