ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 23/08/2022

-TSE AFIRMA QUE ELEIÇÕES DE OUTUBRO TERÃO RECORDE DE MESÁRIOS

-DIA ‘D’ CONTRA POLIOMIELITE IMUNIZOU MAIS DE 49 MIL CRIANÇAS EM SC

-ADESÃO GERA EXPECTATIVA DE VACINAR 100% DOS MENORES CONTRA PÓLIO

-PENÚLTIMA SESSÃO DE AGOSTO TEM ENTRADA DA LOA 2023 E MAIS 4 PROJETOS

-18 CONSORCIADOS AO CONDER FIRMAM PARCERIA AO PROGRAMA MAIS ASFALTO

-CASA FAMILIAR ESTÁ COM PERÍODO ABERTO PARA AS PRÉ-MATRÍCULAS 2023

-PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM VIRTUDE DAS CHUVAS

-CURSO SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO TERÁ FORMAÇÃO DE NOVA TURMA

-POLÍCIA INSTAURA INQUÉRITO PARA INVESTIGAR CAUSA DA MORTE DE CASAL

-CAMINHÃO COM 400 SACOS DE FARINHA ARGENTINA É APREENDIDO PELA PM

O tempo na região Extremo-Oeste apresenta-se ensolarado. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.

Em meio a maior onda de greves dos últimos 30 anos, o Reino Unido agora se prepara para racionar água. O país vive sua pior seca desde 1976 e a partir desta quarta-feira restrições de consumo que já afetavam diversas regiões vão chegar a Londres e ao Vale do Tâmisa. Isso significa que quase um terço da população britânica estará proibida de usar água em atividades como por exemplo, regar jardins, lavar carros, calçadas, pátios ou encher piscinas. Com a ampliação da zona do racionamento de água, mais de 15 milhões de pessoas serão afetadas a partir desta semana.

O ex-presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, entrou na Justiça nesta segunda-feira para que o FBI seja temporariamente proibido de analisar os documentos apreendidos em sua mansão de Mar-a-Lago, na Flórida, no dia oito de agosto. De acordo com o pedido dele, a proibição vai valer até que um árbitro seja nomeado para supervisionar o trabalho do FBI. A moção judicial foi apresentada em um tribunal federal em West Palm Beach, na Flórida. O texto também exige que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos forneça um inventário mais detalhado com os itens que o FBI apreendeu e pede ainda para que itens que não estavam no escopo do mandado de busca sejam devolvidos.

O Ministério Público da Argentina pediu uma pena de 12 anos para a ex-presidente e atual vice-presidente do país, CRISTINA KIRCHNER, por corrupção ligada à contratação de obras públicas. O promotor DIEGO LUCIANI acusou a vice-presidente de fraudar o Estado em um esquema para desviar dinheiro público quando era presidente, entre 2007 e 2015. Se a Justiça confirmar a punição, CRISTINA também poderá perder os direitos políticos que também é um dos pedidos do Ministério Público. A sentença será conhecida em meses, segundo a mídia local, embora CRISTINA possa recorrer a tribunais superiores, o que levaria anos para chegar a uma decisão final.

13 técnicos da Polícia Federal entre delegados, papiloscopistas e peritos, iniciaram nesta segunda-feira uma série de inspeções nos códigos-fonte da urna eletrônica e no sistema eletrônico de votação. Os testes acontecem no Tribunal Superior Eleitoral e vão até a próxima sexta-feira. O Código-fonte é o conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos. Além de ser obrigatória, a abertura desses dados do sistema de votação é realizada antes de cada eleição e é uma das ações iniciais do chamado Ciclo de Transparência Eleitoral.

A inflação brasileira caminha para encerrar o ano de 2022 abaixo dos índices dos Estados Unidos, Europa e Reino Unido. Será a primeira vez que isso vai acontecer caso as projeções do mercado financeiro se concretizem. A variação do índice oficial de preços ao consumidor deve fechar abaixo de sete por cento contra estimativas de oito por cento nos Estados Unidos, sete vírgula cinco por cento na Zona do Euro e 13 por cento no Reino Unido. Depois de registrar em julho queda de zero vírgula 68 por cento, o menor resultado da série histórica do índice iniciada em janeiro de 1980, a previsão do mercado é que o índice de preços tenha novo recuo em agosto de zero virgula 26 por cento.

O Tribunal Superior Eleitoral informou nesta segunda-feira que as eleições de outubro terão cerca de 830 mil mesários voluntários. O número é 93 por cento maior em relação ao pleito de 2018, quando 430 mil pessoas pediram para exercer a função. No total, um vírgula sete milhão de mesários vão trabalhar nas eleições, sendo que desse total, 52 por cento foram convocados e 48 por cento são voluntários. Já em relação às eleições municipais de 2020, o aumento no número de mesários voluntários foi de 23 por cento. Os mesários voluntários recebem diversos benefícios,como contagem dos dias trabalhados como horas complementares em cursos universitários, desempate em concursos públicos, além de dois dias de folga no trabalho, se concluído o treinamento.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina ganhou mais de dois mil associados em apenas um trimestre e chegou a 37 mil empresas. Essas novas adesões foram nas 149 associações empresariais que compõem o sistema Facisc e comprovam a importância do associativismo. Para o presidente da federação, SÉRGIO RODRIGUES ALVES, essa expansão da base de associados reflete o crescimento da economia catarinense, que tem apresentado também elevação do número de novas empresas no Estado. Ele observou ainda que Santa Catarina é o sexto estado que mais abriu empresas neste ano e esse movimento positivo da economia se reflete também nas associações empresariais e na própria Facisc.

Santa Catarina terá nas eleições deste ano uma maior concentração de empresários entre as candidaturas. A ocupação já era a mais comum entre os candidatos em pleitos anteriores, mas cresceu ainda mais em números na corrida eleitoral deste ano. Ao todo, serão 179 empresários na disputa no Estado, o equivalente a 18 vírgula cinco por cento dos postulantes a um cargo eletivo, sendo que a maior parte deles, ou seja, 108, vão tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em 2018, o empresariado catarinense tinha 97 representantes no páreo, o que representava 12 vírgula três por cento das candidaturas.

O Estado de Santa Catarina conseguiu imunizar no último sábado, no dia D de vacinação contra a poliomielite mais de 49 mil crianças. Na oportunidade também foram atualizadas quase 72 mil cadernetas de vacinação, totalizando ao todo, 121 mil e 18 crianças e adolescentes entre zero e 14 anos atendidos. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o índice superou as expectativas e apenas no sábado o estado vacinou mais que nas duas primeiras semanas de campanha. Ao todo, Santa Catarina já imunizou quase 87 mil crianças contra a poliomielite e mais de 148 mil cadernetas de vacinação foram atualizadas desde o início da campanha.

A situação do mercado de recicláveis apontou para uma melhora nesse segundo semestre frente ao primeiro de seguidas quedas nos preços pagos aos materiais. Apenas no papelão, teve queda que superou os 40 centavos. De acordo com o reciclador de Guarujá do Sul LUIZ MEIRES, a partir de agora a previsão de melhora para a atividade. Nas últimas semanas os materiais tiveram uma melhora de três a cinco centavos no geral. Porém, ele comentou que a situação nos últimos meses não foi favorável aos coletores sendo considerado um dos piores momentos atravessados pela atividade. MEIRES também comentou que a população de Guarujá tem auxiliado os recicladores na separação dos recicláveis dos orgânicos antes de descartar nas lixeiras. Nas embalagens contendo vidros, ele disse que os moradores estão identificando as caixas para evitar machucar os coletores. Por mês são mais de 40 toneladas de recicláveis recolhidos e levados à Francisco Beltrão.

Na semana passada deu início às atividades com oficineiros em três modalidades em Palma Sola. Os trabalhos deram efetivo início com a contratação de novos professores que serão responsáveis por ministrar as aulas. A informação é do historiador ROSALINO SIQUEIRA, coordenador do Museu de Colonização. Serão oficinas de danças tradicionais gaúchas, coral infantil e juvenil, e oficina violão. Conforme ele, a primeira oficina a dar início foi de danças gaúchas, as demais os professores estão em planejamento. A municipalidade é responsável por manter os professores oficineiros. Ele ainda lembrou que as oficinas estavam praticamente suspensas em virtude do cenário de pandemia, mas agora com intensos debates foi dado início efetivo aos encontros. No último encontro também foi trabalhado novas projeções para o próximo ano quanto à criação de novas oficinas prestadas pela prefeitura de Palma Sola. O historiador destacou que as oficinas estão com vagas limitadas, mas há vagas disponíveis em algumas modalidades.

A Casa Familiar Rural de São José do Cedro abriu na semana que passou o prazo para as pré-matrículas para 2023. Foram abertas 25 vagas para serem preenchidas. A informação é da diretora OLÍVIA LUNKES. De acordo com ela, essas vagas são para o primeiro ano do técnico em Agropecuária. Para os interessados em estudar na escola agrícola precisam estar concluindo o novo ano regular. A direção da unidade estará indo até a residência do jovem para explicar aos pais o formato que deverá ocorrer às aulas no próximo ano. Segundo ela, são três anos de estudos com a implantação do novo ensino médio, além do estágio obrigatório. A Casa Familiar conta atualmente com 60 alunos. Desde semana passada, mais de seis alunos já se inscreveram no colégio agrícola. A partir de outubro, ela informou que será iniciado um trabalho nas escolas onde será ofertado o curso de agropecuária. Isso será feito nos municípios da região.

Dos 29 municípios consorciados ao Conder, 18 administrações farão parte do programa Mais Asfalto com a implantação da usina em São Miguel do Oeste. A informação é do presidente, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, prefeito de Guarujá do Sul. Tanto o programa de Licitações Compartilhadas e como o programa Gestão Ambiental a logística permite que os municípios mais distantes possam ser atendidos de uma forma satisfatória. Já o programa Mais Asfalto possui uma logística mais complexa, a exemplo, do transporte da massa asfáltica as cidades mais distantes. Como também, um elevado número de municípios que poderiam dificultar o atendimento aos pedidos dentro de um período esperado. Por isso, de acordo com o presidente, os municípios interessados em aderir ao programa deveriam ter manifestado seu interesse até o final de 2021. Com isso, a diretoria do Conder poderia avaliar a possibilidade da adesão daqueles interessados no decorrer deste ano, porém dos 29 consorciados 18 fizeram isso e serão beneficiados com o programa.

O Conder já licitou as empresas que farão as obras no terreno cedido pela prefeitura de São Miguel do Oeste. As empreiteiras devem começar as primeiras intervenções dentro dos próximos dias. Assim, é possível manter a previsão de colocar a usina em funcionamento ainda esse ano de 2022, produzindo as primeiras cargas de asfalto. De acordo com o presidente CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, atualmente está sendo constituída uma estrutura funcional que vai coordenar os trabalhos e o programa Mais Asfalto, além de contratar os operadores das máquinas. Esse é um dos últimos processos para operacionalização da empresa. Já os equipamentos que irão compor a usina estão todos adquiridos esperando apenas a edificação do pavilhão. Ao todo foram aplicados mais de nove milhões de reais. WESCHENFELDER destacou que a sede da Usina de Asfalto, assim como banheiros, refeitórios e escritórios, estão sendo executadas por meio de um convênio formalizado entre a prefeitura de São Miguel e o governo de Santa Catarina.

As integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas de São José do Cedro estiveram reunidas para debater as atividades que marcarão o encerramento deste ano e projetar novas ações para 2023. A informação é da coordenadora LUCIMAR CERVINSKI. Durante o encontro foi discutido sobre as dificuldades de retornar às atividades normais por causa dos problemas atravessados nos últimos dias. Por isso, o Movimento está debatendo formas de recuperar as sementes que foram perdidas nos meses de estiagem. A ideia seria realizar a troca de sementes entre as integrantes. Conforme a coordenadora, através das dirigentes do Movimento Estadual, foi discutido sobre a troca de sementes entre as integrantes de regiões diferentes ou até mesmo da região com intuito de recuperar as plantações. Também foi tratado sobre a aposentadoria das mulheres do campo e a situação financeira depois dos longos meses de seca.

O curso sobre segurança de trabalhos em alturas terá continuidade com a formalização de mais uma turma em São José do Cedro. A informação é do técnico em Segurança do Trabalho EDERSON JUNGES. O setor da prefeitura está se organizando para efetuar mais uma capacitação aos servidores. Alguns deles já realizaram há cerca de dois meses, mas outros não puderam aproveitar a oportunidade. Não há uma data definida para realizar o curso, mas ele garantiu que isso deverá ocorrer nas próximas semanas. Os servidores do Semae, da secretaria de Agricultura e do Transportes e Obras devem participar da capacitação, além dos fiscais sanitários da Vigilância. Ao todo são 20 servidores. Ao todo são oito horas de curso realizando num dia a ser definido com teórica pela manhã e prática pela parte da tarde. De acordo com ele, as regras envolta da segurança tiveram muitas atualizações nos últimos anos, além de incluir novas regras.

A secretaria de Saúde de Guarujá do Sul já ultrapassou 80 por cento do público alvo para a vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação. A afirmação é da secretária VERIDIANA BARTH. Essa porcentagem alcançada foi bastante comemorada pela saúde, principalmente com a adesão dos pais com as crianças durante o sábado ‘D’ de imunização. Ela acredita que o envolvimento das crianças se deve ao trabalho anterior realizado pela equipe nos colégios da cidade, além das diversas atrações durante o sábado todo em Guarujá. Apenas no sábado foram 109 crianças de um a menores de cinco anos tomaram a Vacina Oral Poliomielite - VOP. Mas todos, com a Multivacinação foram vacinadas 202 menores de 15 anos. Isso representa pouco mais de 82 por cento do público imunizado contra a pólio. Para alcançar a meta de 100 por cento, a saúde está com atendimento diferenciado todas as sextas-feiras entre às sete e 30 e 18 horas e 30 minutos sem fechar ao meio dia. Essa programação vai até o dia nove de setembro quando encerra a campanha. No sábado, dia três, novamente haverá atendimento da saúde pela parte da manhã.

A perspectiva é atingir a meta de 100 por cento do público-alvo vacinado contra a Poliomielite em Guarujá do Sul. A meta mínima é de 95 por cento. A secretária de Saúde VERIDIANA BARTH, relatou que é possível chegar nos 100 por cento em virtude da boa adesão à imunização. Por isso, ela informou que a saúde está de segunda a sexta-feira atendendo o público para verificação da caderneta e possível vacinação, além da aplicação da VOP em crianças entre um e quatro anos 11 meses e 29 dias de vida. A secretária destacou que os pais estão atentos em vacinar ou atualizar a caderneta de vacinas dos seus filhos contra pólio. Além desses imunizantes, VERIDIANA destacou que a saúde está aplicando às demais vacinas de rotina em qualquer público.

A prefeitura de Palma Sola decretou situação de emergência em virtude dos estragos causados pelas intensas chuvas da semana passada. A informação é do coordenador da Defesa Civil DOUGLAS RIBEIRO. Em apenas 12 horas, Palma Sola registrou 156 milímetros de chuvas. A região registrou entre 155 e 160 milímetros de precipitação. As intensas chuvas para os municípios do Grande Oeste foram alertadas pela Defesa Civil do Estado. De acordo com o coordenador, a enxurrada foi que mais prejudicou a cidade e interior arrastando entulhos pelas lavouras e estradas. Além de problemas em bueiros e cabeceiras de pontes. As fortes chuvas prejudicaram todas as comunidades rurais de Palma Sola com mais intensidade na Bacia do Tracutinga, na região de divisa com Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. Com o decreto de emergência, ele explicou que isso permite ao município dar maior rapidez aos serviços de recuperação dos danos, principalmente das pontes destruídas na totalidade e parcialidade. A ideia é buscar convênio com o Estado catarinense para que empenhe pontes pré-moldadas.

Os trabalhos de recuperação de estradas continuam sendo efetuados pela secretaria de Obras de Palma Sola. Essa manhã, as equipes estiveram na Linha Esperança e Coxilha Negra. A informação é do secretário MOACIR SANSIGOLO. Conforme ele, algumas comunidades rurais já receberam as primeiras intervenções com trabalhos de cascalhamento. É solicitado aos agricultores calma que os servidores vão atender as demandas de cada localidade. Com o decreto de emergência efetuado pela prefeitura, favorece o poder público acessar os recursos do fundo de contingência que já está previsto no orçamento da municipalidade. Nesse período de transição de estações será comum às intempéries climáticas como aquelas registradas na semana que passou. Assim causando fortes chuvas num curto espaço de tempo trazendo novos estragos aos municípios da região.

Ontem os prefeitos da Ameosc estiveram reunidos por meio de uma videoconferência para tratar sobre assuntos administrativos. A informação é do presidente IVAN CANCI, prefeito de Anchieta. A Associação é responsável pelo Cis-Ameosc e Conder. De acordo com o presidente, um dos assuntos tratados foi sobre organização interna de rateio de custos. Os prefeitos também estarão reunidos essa semana para discutir sobre mudanças no Estatuto. A reunião está marcada para esta quinta-feira a partir das 14 horas na nova sede da Ameosc. De acordo com ele, estarão em pauta as alterações estatutárias, já que uma lei federal regulamenta as entidades similares à Ameosc. O principal destas alterações é sobre o funcionamento da entidade, contribuição e a forma de escolher seus funcionários. CANCI destacou que a ideia é apresentar aos prefeitos a possibilidade de realizar concursos para prefeituras e Câmaras aos municípios lindeiros. Além de assuntos gerais como contratação de servidores e possíveis ampliações.

Atualmente o projeto “Plantando Água” está em processo de elaboração dos projetos específicos para órgãos financiadores. Essa proposta não foi lançada em todos os municípios da Ameosc, por isso hoje será apresentado o projeto em São João do Oeste. De acordo com o presidente IVAN CANCI, em setembro será promovido um seminário regional para discutir as técnicas e melhoramento do solo e mata ciliar para unificar as soluções na região com resultado de médio em longo prazo. Ele destacou que todos os municípios associados já assinaram o termo de adesão ao projeto. IVAN afirmou que os projetos voltados ao meio ambiente são necessários para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A exemplo, ele citou o Ecoponto em São Miguel do Oeste que possui mais de duas décadas de existência que foi pioneira no Estado catarinense. Além da política reversa para a coleta de eletrônicos.

Três vereadores da Câmara de São José do Cedro estiveram na semana passada em um congresso da UVB. Os vereadores FERNANDO WILL e TÂNIA DOS SANTOS, além do presidente da Casa ENIO CAROSSI marcaram presença no evento. O Encontro Nacional de Legislativos aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto em Brasília. Para a vereadora TÂNIA DOS SANTOS, os momentos serviram para novos aprendizados. Cidades Inteligentes, Gestão Eficiente, Escolas do Legislativo, Mandato de Valor, entre outros assuntos que marcaram o congresso. A vereadora ainda destacou o tema sobre Mulheres Empoderadas tratado no evento visando destacar a importância da mulher na sociedade. Além da legislação orçamentária e improbidade administrativa que engloba os poderes. TÂNIA enfatizou sobre a participação das mulheres na política não apenas para cumprimento de cotas, mas para trazer a diferença ao Município e Estado.

A penúltima sessão ordinária do mês de agosto da Câmara de Vereadores de São José do Cedro teve a entrada da Lei Orçamentária Anual 2023 e mais quatro projetos vindos do executivo. Os detalhes são do vereador GUILHERME FERRARI. Para ele, o projeto de lei prevendo o orçamento para o próximo ano foi a principal matéria que deu entrada na noite de ontem. A poucos dias foi aprovado a PPA e a LDO 2023. A prefeitura projetou uma receita de quase 57 milhões de reais no próximo ano. Ontem à noite também deu entrada dois projetos de suplementação que visam fechar esse ciclo. O vereador também citou o projeto que prevê um auxílio financeiro ao Ypiranga no montante de 30 mil reais para custear as viagens para competir no campeonato Estadual. A mensagem foi aprovada em regime de urgência ainda na noite de ontem em virtude da primeira partida prevista para o próximo dia 11. O valor aprovado não necessariamente será utilizado em sua totalidade, mas caso houver já estará à disposição da direção do Ypiranga.

A Câmara de Vereadores de São José do Cedro também recebeu na penúltima sessão do mês um projeto de lei tratando sobre a realização do Natal da Sorte 2022. De acordo com o vereador GUILHERME FERRARI, esse ano os estabelecimentos associados e não associados à CDL poderão participar da campanha. Ele explicou que o consumidor que efetuar compras num estabelecimento não associado poderá usar o cupom da compra e trocar por cartelas na prefeitura de São José do Cedro. Isso vai trazer ao município movimento econômico com a emissão dos cupons fiscais. Esse texto entrou em regime de urgência na Casa ontem à noite visando dar tempo para efetuar a confecção das cartelas.

Ontem à noite um caminhão com 400 sacas de farinha foi abordado pela Polícia Militar do Paraná. O caminhão estava andando pela via em velocidade bem reduzida parecendo estar muito carregado. Os policiais militares realizaram a abordagem do caminhão Ford11000 às 22 horas e cinco minutos na Avenida Arnaldo Busatto, em Barracão. Em revista na carroceria do veículo, foi constatado que ele estava carregado com farinha de origem Argentina, sendo dirigido por um jovem de 19 anos. Ele relatou que levaria a farinha até a cidade de Flor da Serra do Sul, PR.Ao todo havia 400 sacos de farinha de 25 quilos cada, totalizando dez toneladas. Por não possuir qualquer nota fiscal da origem da mercadoria e nem mesmo os desembaraços aduaneiros, a mercadoria e o caminhão foram encaminhados e entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira. O jovem foi liberado no local.

A delegacia de Polícia da Comarca de Anchieta instaurou um inquérito para apurar as causas do suposto assassinato seguido de suicídio ocorrido ontem na Linha Gaúcha, Anchieta. Os bombeiros foram chamados às 19 horas e 15 minutos de ontem para atender a ocorrência onde foi encontrado o corpo de MARIVANE BRANCHER, 25 anos, e de seu esposo ADAIR BRANCHER, 27 anos. A mulher apresentava ferimentos causados por faca na região da cabeça e do pescoço. Já o homem foi achado pendurado por uma corda em outro quarto da residência. O delegado TIAGO GOMES, lamentou o fato registrado em Anchieta. Para a Rádio Cedro, o delegado comentou que já foram solicitados laudos periciais. Celulares, martelo e facada foram apreendidas. Inicialmente parte de uma ocorrência de feminicídio seguido de suicídio do possível autor. O casal deixou uma criança de dois anos. De acordo com ele, a princípio não há registros de boletins de ocorrência envolvendo o casal. A mulher e o homem foram encontrado por funcionários da creche.

Ainda não é possível concretizar as causas que levaram a morte de MARIVANE e do suicídio de ADAIR em Anchieta. Conforme o delegado TIAGO GOMES, as testemunhas estarão sendo ouvidas pela delegacia de Comarca. Ele acredita que, com as informações atuais de posse do poder policial, as investigações devem ser concluídas dentro do prazo de 30 dias. Caso houve alguma novidade nas investigações, esse prazo poderá ser estendido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.