ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 23/08/21

Enchentes deixaram 22 mortos no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, após um volume recorde de chuvas no sábado. Equipes de resgate fizeram buscas em meio a destroços de casas e lojas. Dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas, informou a agência de notícias Associated Press. As enchentes de sábado em áreas rurais destruíram estradas, torres de celular e linhas telefônicas, deixando famílias sem saber se seus familiares sobreviveram. O volume de chuva bateu recorde no estado do Tennessee.

O primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON vai pedir ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden para estender o prazo para evacuação de pessoas do Afeganistão. JOHSON convocou para amanhã uma reunião virtual dos líderes do G7 para discutir a crise no Afeganistão e pediu aos governos que encontrem maneiras de evitar que as condições piorem. O Reino Unido detém a liderança rotativa do G7, que também inclui Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Japão e Canadá. O planos inicial dos Estados Unidos é que a retirada de tropas se encerre no dia 31 de agosto.

O presidente americano JOE BIDEN afirmou, neste domingo, durante uma coletiva de imprensa que o objetivo dos Estados Unidos é "retirar todos os americanos e evacuar os aliados afegãos". Segundo ele, foram 28 mil pessoas retiradas do país em agosto, sendo 11 mil em 36 horas. Além dos 23 voos militares realizados nas últimas 24 horas, os Estados Unidos contarão com 35 voos civis para levar pessoas do Afeganistão para as bases aliadas localizadas em quatro continentes.

Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, pela vigésima semana seguida. A expectativa para o indicador em 2021 subiu de sete vírgula zero cinco por cento para sete vírgula 11 por cento. Ao mesmo tempo, os analistas estimaram uma alta menor do Produto Interno Bruto. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. O centro da meta de inflação, em 2020, é de três vírgula 75 por cento.

Governadores de 23 estados e do Distrito Federal confirmaram presença em uma reunião nesta segunda-feira, em Brasília e por videoconferência, para debater, entre outros pontos, a escalada da crise entre os poderes. A reunião do Fórum Nacional de Governadores acontecerá três dias após o presidente JAIR BOLSONARO pedir o impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal. O coordenador do fórum, governador do Piauí, WELLINGTON DIAS, afirmou que inicialmente a agenda prioritária do encontro seria a pauta econômica, com destaque para a reforma tributária. Mas, em meio à tensão, o grupo aproveitará a reunião para marcar posição sobre o momento político.

O presidente JAIR BOLSONARO argumentou, no início da tarde deste sábado, que o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES, apresentado na sexta-feira ao Senado, não é uma "revanche". Ainda assim, BOLSONARO reclamou de estar sendo investigado pelo Supremo no chamou de "inquérito do fim do mundo". Ele também anunciou que irá apresentar o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal LUÍS ROBERTO BARROSO "nos próximos dias". BOLSONARO voltou a criticar à CPI da Covid no Senado. Segundo o presidente, se o relatório da comissão chegar até ele, ele coloca "numa latrina e dá descarga".

A justiça de Santa Catarina suspendeu os efeitos da lei estadual já sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA que garante ao motorista o pagamento de pedágio com cartão de crédito de qualquer bandeira. A decisão é da desembargadora denise volpato e foi proferida na última sexta-feira. Segundo ela, “há inconstitucionalidade formal por vício de iniciativa”. Ela aponta, ainda, que o pagamento mediante cartão de crédito tem o potencial de representar complicador ao fluxo de veículos nas praças de pedágio das rodovias federais. O governador CARLOS MOISÉS e a Alesc têm 30 dias para prestarem informações.

A Secretaria de Estado da Saúde orientou os municípios a utilizarem as doses da Pfizer, única permitida, em adolescentes. A autorização, no entanto, é só para casos excepcionais. O objetivo é evitar o desperdício de vacinas. Segundo a secretaria de Saúde, as prefeituras que terminarem a vacinação na população com 18 anos ou mais e ainda tiverem doses sobrando, frascos abertos da Pfizer, poderão vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades e deficiências permanentes. Os detalhes sobre o início da vacinação nos adolescentes só sai nesta terça-feira, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite.

Santa Catarina vai receber nesta segunda-feira mais 250 mil doses de vacinas contra a Covid. O primeiro lote, com imunizantes da Coronavac e da Pfizer chegaram ao aeroporto de Florianópolis por volta das oito e meia da manhã. Ao todo, são 119 mil doses desses dois laboratório. O segundo lote está previsto para chegar a capital por volta das 11 e 40 da noite com mais 131 mil doses da vacina de Oxford Astrazeneca. São 70 mil vacinas para a primeira dose e 150 para a segunda dose. Os imunizantes começam a ser repassados para as gerencias regionais de saúde a partir da tarde de hoje. A região extremo-oeste deve receber as doses nesta terça-feira.

São Lourenço do Oeste inicia mapeamento habitacional para futuros programas. A informação é da secretária de Assistência Social VANIA BALDISSERA. De acordo com ela, o governo municipal de São Lourenço, está realizando o mapeamento de interessados, residentes no município, que desejem participar de futuros programas habitacionais. A ação é uma parceria com a Caixa Econômica Federal. O mapeamento habitacional socioeconômico ficará disponível pelo prazo de 30 dias no site da prefeitura – www.saolourenco.sc.gov.br ­– na aba “Cidadão” e “Mapeamento Socioeconômico”.

O principal objetivo do manifesto é identificar demandas do município

referente à habitação. De acordo com a secretária de assistência social VANIA BALDISSERA, o preenchimento do manifesto se dá de forma espontânea e gratuita. Mais informações ou dúvidas através dos contatos da Secretaria de Assistência Social, (49) 9 8864-7449 (WhatsApp) e (49) 3344-8492.

Escola Raul Pompéia, de Campo Erê, tem algumas dificuldades para retomar as aulas cem por cento presenciais. A diretora MÁRCIA BUFFON salienta que o estabelecimento tem salas de aula que comportam até 35 pessoas. A questão é que tem turmas com 38 alunos. Por causa disso, é preciso continuar mesclando, em alguns casos, o ensino na escola e em casa. Os cuidados da direção e dos professores devem redobrar para que o vírus não continue sendo transmitido. A Pompéia ainda tem professores que não receberam a segunda dose da vacina. No transporte escolar valem as mesmas regras de proteção contra o vírus.

Tem professores da Escola Básica Raul Pompéia que vão voltar a dar aulas a partir da semana que vem. Conforme a diretora MÁRCIA BUFFON, quatro deles retornam ao estabelecimento dia 8 de setembro. Uma professora é gestante e por isso permanece dando aulas online. A diretora está preocupada com a retomada, mas otimista para que a pandemia seja superada e que tudo volte como era antes.

Volta das aulas cem por cento presenciais gera preocupação num primeiro momento. Quem admite é ROSANE GOELZER – Assistente de Direção da Escola Raul Pompéia de Campo Erê. O receio é porque a pandemia ainda não acabou e dentro das salas de aulas a distância mínima tem que ser de um metro de uma pessoa para outra. Ela nota que os familiares defendem a volta as aulas integralmente. Os prejuízos ocorreram para toda comunidade escolar, especialmente para os estudantes. ROSANE diz que na medida do possível a escola vai repor as atividades quer ficaram comprometidas, na pandemia. A Pompéia tem cerca de 60 professores para atender 700 alunos.

Município cria programa para auxiliar agricultores no enfrentamento à estiagem. A Prefeitura de Palma Sola enviou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para criação do Programa de Cisternas e Proteção de Fontes no município. JULIANO ZANDONÁ – Secretário de agricultura, ressalta que o projeto passou pela segunda votação na sessão do legislativo e foi aprovado pelos vereadores. O programa prevê subsídios em horas-máquina e serviços técnicos para a construção de cisternas e proteção de fontes superficiais em propriedades rurais do município.

O incentivo consistirá em até 15 horas-máquina para a execução de cisterna de PVC ou PEAD ou cinco horas máquinas para a execução de proteção de fonte, estilo solo cimento ou caxambu. Segundo o secretário - JULIANO ZANDONÁ, para acessar o programa o beneficiário deverá possuir bloco de produtor rural ativo e não estar em dívida ativa com o município. O secretário explica ainda que o projeto técnico, bem como os materiais e demais despesas para a construção é de responsabilidade do agricultor. A Secretaria de Agricultura fará o acompanhamento técnico durante a execução do programa nas propriedades beneficiadas. Os interessados devem se credenciar na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto foi criado para incentivar os agricultores a se preparar para os períodos de seca. JULIANO lembra que desde o segundo semestre de 2019 o município enfrenta a estiagem mais rigorosa da última década, afetando diretamente culturas agrícolas, pecuária e colocando os agricultores em situação vulnerável, demandando ações da Administração Municipal em diferentes frentes. Várias ações são desenvolvidas todos os anos pela administração no intuito de amenizar os impactos da estiagem, como, por exemplo, o uso de caminhão pipa para levar água até as comunidades. Ainda foi feito grande investimento na construção da Estação de Tratamento de Água-ETA, na Linha Brasil, além da ampliação das redes de distribuição, perfuração de poços profundos e muitas outras ações.

Mesmo com todos esses investimentos ainda não é suficiente para acabar com os problemas com falta de água. Por isso, enfatiza o secretário de agricultura JULIANO ZANDONÁ, é preciso sempre trabalhar para atender a necessidade de apoio aos agricultores na melhora da capacidade de armazenagem e na captação das águas a serem utilizadas no dia a dia da propriedade rural. O secretário ressalta que o poder público precisa fazer a sua parte, mas, para ter ainda mais sucesso na ação, é necessário que o agricultor também faça os seus investimentos na propriedade.

Secretaria de Agricultura conclui restauração de rede para distribuição de água. Conforme o responsável pelo setor agrícola e DMER – Departamento Municipal de Estradas e Rodagens de Campo Erê – PAULINHO DA COSTA, foi recuperado o encanamento da rede de água da linha São Jorge. A obra foi feita pela prefeitura, numa parceria com a comunidade, que auxiliou com a mão de obra. Segundo o secretário, a estrutura abastece 20 famílias e o pavilhão da São Jorge. Comenta que somente foi mudado o local da caixa de água para distribuição, com concertos em alguns canos da rede.

Serviços do DMER dependem principalmente de maquinário em boas condições de uso. Segundo o secretário PAULINHO DA COSTA, foram recuperadas uma patrola e um rolo compactador. Com a retroescavadeira, os agendamentos não param, principalmente na recuperação de bueiros e entradas de propriedade. Outro serviço bastante procurado é o de terraplenagem, já que, segundo o secretário do DMER, muitas pessoas do município estão expandindo suas casas ou barracões. Fala ainda sobre uma capacitação que foi disponibilizada para os servidores da pasta, que com uma indicação da Epagri, fizeram um curso de poda em parreiras.

Fogo em vegetação mobiliza bombeiros. Por volta das 16 horas e 40 minutos de sábado a guarnição do GBM de Campo Erê deslocou até a linha Charuto interior de São Bernardino, cerca de 31 km do quartel. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com incêndio florestal de ação humana em reflorestamento de eucaliptos. Foi solicitado apoio da AR-025 de São Lourenço do oeste. O local era de difícil acesso e combate, a contenção das chamas e rescaldo foi feita em aproximadamente duas horas e meia, com cerca de três mil litros de água, além de bombas costais, sopradores, abafadores e enxadas. A Polícia Militar de São Bernardino esteve no local para as devidas providências.

PM cumpre mandado de prisão por ameaça. Um homem de 32 anos foi preso pela Polícia Militar de Marmeleiro no início da noite deste sábado. A equipe fazia patrulhamento pelas ruas da cidade, quando abordou o homem em atitude suspeita. Ao realizar consulta no sistema, os policiais encontraram um Mandado de Prisão por ameaça. O homem foi preso e entregue na 19ª SDP em Francisco Beltrão.

Policiais rodoviários salvam criança recém nascida. Por volta das 21 horas e 15 minutos de ontem, três pessoas chegaram desesperadas no posto policial rodoviário de Francisco Beltrão. Eles pediam socorro pois uma criança recém nascida havia se afogado e estava nos braços da mãe sem respirar. Enquanto o sargento Da Rosa ligava para o SAMU, o soldado Queiroz iniciou os procedimentos para reanimar a criança, que voltou a respirar. Quando a equipe do SAMU chegou a criança foi entregue aos socorristas que a encaminharam para atendimento médico.

Caminhão carregado com bobinas de celulose tomba e motorista fica ferido. O veículo de carga emplacado em Palmitos tombou no sábado, no trevo da Volvo, em Marmeleiro. O motorista teve ferimentos leves e foi socorrido pela ambulância do Departamento de Saúde do município. A Polícia Militar prestou atendimento no local do acidente.

Carro colide em árvore na SC-305. O Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste foi acionado na noite deste sábado, por volta das 21 horas e 50 minutos, para atender a uma saída de pista com colisão em árvore. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, a vítima, de 28 anos, dirigia uma Parati com placas de Itapejara do Oeste. Os bombeiros contam que o acidente foi próximo ao Bela Vista Clube de Campo. A carona ficou presa nas ferragens, e depois de ser removida do veículo, foi levada para a UPA 24 horas para avaliação médica. As possíveis causas do acidente não foram divulgadas.

Carro com cinco ocupantes capota em São Lourenço do Oeste. O acidente aconteceu na madrugada de ontem, na SC-305. O Corpo de Bombeiros informou que o acidente ocorreu por volta das três horas da manhã, e que cinco pessoas estariam no carro. No local, populares já haviam colocado o veículo em posição normal, com as rodas no solo, para que as pessoas saíssem de dentro. O carro estava com as duas portas dianteiras e uma porta traseira trancadas, a chave na ignição, luzes e som acionados. Os cinco ocupantes do veículo foram identificados mais tarde e não apresentavam ferimentos. Todos recusaram atendimento. A Polícia Militar Rodoviária informou que o motorista tem 33 anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.