-CAIXA INICIA HOJE PAGAMENTO DA QUARTA PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
-ALESC ABRE PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA CARLOS MOISÉS
-PROGRAMA CELESC RURAL VAI INVESTIR CERCA DE 10 MILHÕES NA REGIÃO
-MUNICÍPIO ADAPTA PLANO DE REABERTURA DAS ESCOLAS PARA SETEMBRO
-PARTIDO PROGRESSISTA ANUNCIA QUE NÃO VAI MANTER COLIGAÇÃO COM O PSD
-OPERAÇAO INTEGRADA APREENDE MAIS DE 60 QUILOS DE MACONHA
-ADOLESCENTE FOGE DA PM E SOFRE ACIDENTE COM CARRO NA BR 163
O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Com as fronteiras abertas para o turismo desde março, o Uzbequistão decidiu pagar o equivalente a15 mil reais para cobrir os custos de assistência médica de turistas que contraírem a Covid-19 enquanto visitam o país. A medida faz parte do programa "Viagem segura garantida", criado pelo governo como forma de investir no turismo local e aumentar o fluxo de visitantes na ex-república soviética, localizada na Ásia Central. A campanha tem como objetivo garantir a segurança sanitária e higiênica de turistas locais e estrangeiros durante a pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde até o momento o Uzbequistão registra 96 mortes por Covid-19 e cerca de 18 mil casos da doença.
A Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas decidiu nesta quarta-feira que os líderes mundiais vão mandar vídeos em vez de se reunir fisicamente na sede da Organização das Nações Unidas em setembro. A medida foi tomada devido à pandemia do coronavírus. A reunião anual seria uma celebração de uma semana do septuagésimo quinto aniversário do órgão mundial. A Assembleia-Geral de 193 membros concordou ontem com as medidas especiais propostas pelo secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES.
Mais de três milhões de infecções pelo novo coronavírus foram registradas na Europa, segundo balanço feito pela agência France Presse, nesta quinta-feira. Os números têm como base as fontes oficiais. Mais da metade das contaminações aconteceram na Rússia, Reino Unido, Espanha e na Itália. No total, há no mundo 15 milhões de casos de contágio oficialmente registrados. A Europa continua sendo a região com mais óbitos, sendo 206 mil 633 mortes. Em todo o mundo, esse número ultrapassa os 626 mil.
O Ministério Público do Distrito Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação que investiga o pagamento de propina na contratação de leitos para a rede pública de saúde na gestão do ex-governador Agnelo Queiroz do PT. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão pela Primeira Vara Criminal de Brasília. De acordo com a apuração, o ex-governador e o ex-secretário de saúde entre 2010 e 2014 teriam sido favorecidos indevidamente com 462 mil reais. A Polícia Civil fez buscas em endereços ligados a eles. Durante as buscas nesta manhã, houve a apreensão de uma mala cheia de dinheiro, com notas em real e dólar.
O Brasil registrou até às oito horas da manhã desta quinta-feira 82 mil 925 mortes pelo coronavírus. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Desde o balanço divulgado na noite de ontem, três estados atualizaram os dados, sendo Goiás, Piauí e Roraima. Ao todo, já são dois milhões, 234 mil 602 casos da doença no país. Apenas nesta quarta foram mil 293 mortes. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de mil e 52 óbitos, uma variação de um por cento em relação aos dados registrados em 14 dias.
A Caixa Econômica Federal começou nesta quinta-feira a pagar a quarta parcela do Auxílio Emergencial. Ao todo, um vírgula nove milhões de beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em quatro. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa Família. Para os demais beneficiários do Auxílio Emergencial, a quarta parcela começou a ser paga ontem. A data é para aqueles que estão no Cadastro Único, e para os inscritos por meio do aplicativo e do site que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Os demais aprovados também recebem a partir de 22 de julho. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Um relatório com modelo epidemiológico de Santa Catarina publicado nesta semana apontou que o número de mortes no estado pode triplicar em quatro semanas se a taxa de transmissão de coronavírus não baixar. A projeção foi realizada com os dados da Secretaria da Saúde. De acordo com o levantamento, em 16 de agosto podem ser contabilizadas duas mil129 mortes por Covid-19 em um dos três cenários projetados levando em consideração a atual taxa de transmissão do vírus, o número de casos e mortes. Segundo o último boletim divulgado pelo governo, Santa Catarina tem 59 mil 556 casos e 765 mortes.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina abriu na tarde de ontem um processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado JULIO GARCIA do PSD. O parlamentar aceitou um dos cinco pedidos que tramitava e foi assinado pelo defensor público, RALF ZIMMER JUNIOR. Ele aponta crime de responsabilidade dos agentes públicos na concessão de aumento salarial aos procuradores do Estado por "decisão administrativa". GARCIA seguiu o parecer favorável da Procuradoria da Alesc a este pedido. Outros três tiveram parecer contrário e o quinto segue em análise.
A partir de agora, o governador e os demais citados vão ter 15 dias prestar informações sobre os supostos crimes. Em paralelo, será criada na Alesc uma comissão especial, formada por nove deputados, que vão analisar e emitir um parecer sobre o pedido. O prazo para a apresentação desse parecer pode chegar a 60 dias, contados a partir da instalação da comissão. Se o parecer obtiver 27 votos favoráveis, CARLOS MOISÉS e os demais citados são afastados dos cargos e o substituto constitucional assume a chefia do Poder Executivo Estadual. Nos demais casos, a representação é arquivada.
Os vereadores de Descanso aprovaram um projeto de resolução que suspende o recesso parlamentar do mês de julho no legislativo municipal. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, MÁRCIO BORTOLOTTO a paralisação das sessões no meio do ano está prevista em lei municipal e a maioria das câmaras da região adota essa prática. Em Descanso, o recesso ocorre entre os dias 15 de julho e primeiro de agosto. Com o projeto de resolução, as sessões seguem normalmente neste mês. BORTOLOTTO explicou que os principais motivos para a manutenção dos trabalhos dos vereadores neste mês de julho são a pandemia e a necessidade de manter os trabalhos do legislativo.
A câmara de vereadores de Descanso retomou as sessões presenciais, mas sem a participação do público neste mês. A informação é do presidente do legislativo, MARCIO BORTOLOTTO. Durante um período, as sessões tiveram que ocorrer de forma online, mas neste mês os encontros presenciais foram retomados com todos os cuidados e protocolar para evitar o coronavírus. A quinta sessão do mês de julho será realizada nesta quinta-feira. Nesta semana, o legislativo recebeu projetos de lei que passaram por análise das comissões. As matérias tratam de abertura de crédito e remanejamento de recursos entre as secretarias, além de emendas de deputados estaduais. Uma dela é um recurso de 130 mil para compra de um veículo para a educação apresentada pelo deputado MAURÍCIO SKUDLARK.
O programa Celesc Rural vai aplicar cerca de 10 milhões de reais em melhorias no sistema de eletrificação rural do extremo-oeste. O dado foi repassado pelo gerente regional da empresa, JOSÉ VOLKWEIS, durante o Peperi Entrevista de ontem. Ele explicou que a etapa que está em andamento prevê a substituição de 31 quilômetros de redes monofásicas por trifásicas com um investimento de dois milhões e 700 mil reais. Uma nova licitação deve ser lançada nas próximas semanas para a troca de mais 70 quilômetros de redes rurais ao custo de sete milhões e meio de reais. As obras dessa nova fase devem começar ainda neste ano. VOLKWEIS disse que a troca da rede monofásica por trifásica aumenta a qualidade da energia e é mais adequada para suportar os equipamentos usados nas propriedades rurais.
Além da substituição de cerca de cem quilômetros de redes monofásicas por trifásicas, o programa Celesc Rural prevê a instalação de cabos protegidos na rede. De acordo com o gerente regional da empresa, JOSÉ VOLKWEIS, a proteção evita o desligamento no caso de contato da rede com a vegetação em dias de vento. Ele disse que ainda é bastante comum a interrupção do fornecimento de energia quando galhos ou arvores caem sobre a rede. Outro investimento do programa é a instalação de 150 religadores automáticos que reestabelecem a energia mais rapidamente para o meio rural. VOLKWEIS comentou que o programa Celesc Rural tem um impacto importante para o meio rural da região.
O programa Celesc Rural vai atender cerca de 10 mil consumidores na região extremo-oeste. A informação é do gerente regional da empresa, JOSÉ VOLKWEIS. No estado, o programa vai beneficiar cerca de 135 mil propriedades rurais. VOLKWEIS explicou que a seleção das regiões beneficiadas com a troca da rede monofásica por trifásica ocorreu a partir de uma análise técnica que considera o atendimento simultâneo de um maior numero de consumidores. Ele ressaltou que os investimentos também procuram atender locais com maior incidência de registros de problemas no fornecimento de energia. O objetivo é reduzir as interrupções de energia no campo.
Quatro pessoas com Covid-19 permanecem internadas na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. São três casos suspeitos e um confirmado. A taxa de ocupação da UTI permanece em 21 por cento. Na enfermaria, são sete leitos ocupados com cinco positivos e dois suspeitos. A ocupação na ala Covid da enfermaria é de 43 por cento. Em São Miguel do Oeste, o Boletim Informativo Diário divulgado nesta quarta-feira apontou que um homem testou positivo para a doença respiratória. Até o momento de acordo com o Boletim, foram testadas mil 580 pessoas no município, das quais mil 395 tiveram resultado negativo e 185 positivo. 161 pessoas estão recuperadas e 24 permanecem em isolamento domiciliar com o vírus ativo.
O prefeito de São José do Cedro e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, PLÍNIO DE CASTRO, participou nesta semana de uma audiência pública para discutir o enfrentamento da pandemia do coronavírus em Santa Catarina. A audiência foi organizada pela Assembleia Legislativa e teve a participação de prefeitos e secretários de saúde catarinenses. CASTRO representou 64 prefeitos da região da Ameosc e Amnoroeste. Um dos pedidos, em nome da Amnoroeste, foi o reforço no número de respiradores de retaguarda, uma vez que esses municípios estão distantes dos hospitais credenciados para atender Covid-19 na região. CASTRO também cobrou mais diálogo com o Estado quanto às decisões tomadas em meio à pandemia.
Os prefeitos estão reclamando da falta de diálogo, de comunicação e de decisões em conjunto com o Estado para enfrentar o avanço do coronavírus. A afirmação é do O prefeito de São José do Cedro e presidente Ameosc, PLÍNIO DE CASTRO. Durante a audiência publica promovida pela Alesc, ele voltou a pedir um reforço no número de leitos de UTI na região. Ele voltou a cidade que a cada vinte dias, praticamente dobra o número de notificados com a doença na região. CASTRO disse que o quadro é de preocupaçao. Ele disse que outro pedido realizado ao Estado foi para que os prefeitos continuem tendo autonomia para tomar as decisões, conforme as matrizes de riscos de cada região de saúde.
O numero de casos confirmados de Covid-19 na região da Ameosc cresce na mesma proporção dos casos recuperados da doença. O aumento dos registros foi de cerca de 30 por cento em uma semana. De acordo com o boletim divulgado na manhã de hoje pela Ameosc, as 19 cidades registraram 788 casos da doença, 190 a mais do que na comparação com o boletim de quarta-feira da semana passada. Já o numero de recuperados passou de 434 para 567. O aumento da lista de pessoas curadas da Covid-19 também foi de 30 por cento na comparação com a última semana.
A secretaria de Educação de São Miguel do Oeste está trabalhando com um plano para a retomada das aulas no município. A informação é da secretária responsável pelo setor, JAQUELINE GABOARDI. Conforme ela, devido ao novo decreto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA as aulas seguem suspensas em todo o território catarinense até o dia sete de setembro. Segundo ela, diante disso, as atividades vão continuar ocorrendo de forma remota, sendo pelas plataformas digitais e pelos grupos de WhatsApp. De acordo com JAQUELINE, a secretaria também vai seguir realizando a distribuição dos materiais aos alunos que não possuem acesso a internet.
A distribuição dos materiais aos alunos é organizada pelos diretores, coordenadores e professores de cada unidade escolar. A afirmação é da secretária de Educação de São Miguel do Oeste, JAQUELINE GABOARDI. Ela destacou que os próprios profissionais avisam os pais e marcam horários para que os mesmos se desloquem até as unidades escolares e possam retirar os materiais. Ela lembrou que nesses casos, as atividades realizadas pelos alunos são devolvidas e avaliadas pelos professores. JAQUELINE ressaltou que nessas entregas, todas as medidas de segurança são respeitadas para que a retirada ocorra da melhor maneira possível.
O plano de retomada das aulas pensado pela secretaria de Educação de São Miguel do Oeste prevê toda a parte pedagógica para o retorno dos alunos as unidades escolares a partir do mês de setembro. A declaração é da secretária JAQUELINE GABOARDI. Ela comentou que será preciso um diagnóstico e uma retomada dos conteúdos trabalhados remotamente, além de uma recuperação para que os professores consigam avançar nos conteúdos com os alunos. A secretária disse ainda que além da parte pedagógica, o plano também prevê medidas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus na retomada das aulas nas unidades escolares de São Miguel do Oeste.
O plano de retomada das aulas elaborado pela secretaria de Educação de São Miguel do Oeste é formado por um conjunto de representações. A explicação é da secretária JAQUELINE GABOARDI. Ela lembrou que foi realizada uma pesquisa com os pais e profissionais da Educação com a finalidade de elaborar o melhor plano possível. JAQUELINE esclareceu que o projeto está em construção e após finalizado será remetido ao conselho de Educação e ao Comitê de Crise do novo coronavírus que vai validar ou não o retorno das atividades nos formatos pensados pela secretaria de Educação.
O Partido Progressista não vai manter a coligação com o PSD para a eleição municipal de novembro. A informação foi confirmado agora à pouco no Peperi Entrevista pelo presidente do partido, GILMAR BALDISSERA. A coligação venceu a eleição de 2016 com WILSON TREVISAN do PSD como prefeito e ALFREDO SPIER do PP como vice. GICA disse que não houve entendimento e a coligação não vai se repetir neste ano. Ele também afirmou que algumas pessoas ligadas ao PP já começaram a ser exoneradas dos cargos. Os detalhes da entrevista de GICA sobre o fim da coligação PP-PSD estarão no Globo em Foco de amanhã.
A Polícia Rodoviária Federal fez mais uma apreensão de vinhos da Argentina nesta quarta-feira na BR 163. Os produtos estavam em um caminhão de São Miguel do Oeste abordado no posto de fiscalização da PRF em Guaraciaba. Os policiais perguntaram ao motorista sobre a carga transportada e ele afirmou que se tratava de sabonete líquido. Ao vistoriar o caminhão, foram encontradas 90 garrafas de vinho escondidas no meio da carga de sabonete líquido. O vinho veio da Argentina, sem desembaraço aduaneiro. O motorista foi qualificado e a carga de vinho foi encaminhada para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
A Polícia Civil de Mondaí cumpriu nesta semana o mandado judicial de prisão de um homem suspeito de tentativa de homicídio. O homem se apresentou na Delegacia de Polícia junto com um advogado. Durante o interrogatório, o suspeito confessou a prática criminosa e apontou onde escondia a arma do crime. Ele alegou, no entanto, que jogou a arma em um rio durante a fuga, logo depois de cometer o crime. O fato aconteceu na sexta-feira passada. O suspeito fez um disparo de arma de fogo contra a cabeça da vítima que foi socorrida e levada para o hospital. A Polícia Civil informou que outras diligências estão sendo realizadas no sentido de esclarecer os fatos e maiores informações serão preservadas até a conclusão das investigações.
Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Civil e Militar de São Lourenço do Oeste apreendeu aproximadamente 62 quilos de maconha nesta semana. A droga estava em um veiculo Cobalt, placas de Chapecó, abordado no contorno viário Armindo Ecker, no município de São Lourenço do Oeste. Os dois homens de 24 e 21 anos que estavam no carro foram presos em flagrante. Eles foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A dupla foi encaminhada para o Presídio Regional de Xanxerê.
Um adolescente de 17 anos fugiu de uma abordagem policial e se envolveu em um grave acidente na noite de ontem no trevo da BR-282 em São Miguel do Oeste. O condutor do carro não acatou a ordem de parada emitida pela PM nas proximidades do Estádio Padre Aurélio Canzi. O adolescente fugiu em alta velocidade. A guarnição fez o acompanhamento e nas proximidades do trevo da BR 282, o adolescente perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 10 metros. Ele foi socorrido pelos Bombeiros e sofreu ferimentos leves, sendo liberado no local.
Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e o GAECO - Grupo de atuação Especial de combate ao Crime organizado - apreendeu 51 quilos de maconha nesta quarta-feira na BR 282 em Maravilha. Dois homens foram presos na operação. Após troca de informações entre as forças de segurança, o veículo suspeito de transportar a droga, um Jeep Renegade de Belo Horizonte, foi localizado e abordado no quilômetro 607 da rodovia. Os tabletes da droga estavam escondidos em fundos falsos nas laterais e sob o forro das portas. O destino provável da maconha seria o Rio Grande do Sul. Os dois envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Maravilha onde vão responder por tráfico de drogas.