ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 23/07/2020

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Com as fronteiras abertas para o turismo desde março, o Uzbequistão decidiu pagar o equivalente a15 mil reais para cobrir os custos de assistência médica de turistas que contraírem a Covid-19 enquanto visitam o país. A medida faz parte do programa "Viagem segura garantida", criado pelo governo como forma de investir no turismo local e aumentar o fluxo de visitantes na ex-república soviética, localizada na Ásia Central. A campanha tem como objetivo garantir a segurança sanitária e higiênica de turistas locais e estrangeiros durante a pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde até o momento o Uzbequistão registra 96 mortes por Covid-19 e cerca de 18 mil casos da doença.

A Assembleia-Geral das Organizações das Nações Unidas decidiu nesta quarta-feira que os líderes mundiais vão mandar vídeos em vez de se reunir fisicamente na sede da Organização das Nações Unidas em setembro. A medida foi tomada devido à pandemia do coronavírus. A reunião anual seria uma celebração de uma semana do septuagésimo quinto aniversário do órgão mundial. A Assembleia-Geral de 193 membros concordou ontem com as medidas especiais propostas pelo secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES.

Mais de três milhões de infecções pelo novo coronavírus foram registradas na Europa, segundo balanço feito pela agência France Presse, nesta quinta-feira. Os números têm como base as fontes oficiais. Mais da metade das contaminações aconteceram na Rússia, Reino Unido, Espanha e na Itália. No total, há no mundo 15 milhões de casos de contágio oficialmente registrados. A Europa continua sendo a região com mais óbitos, sendo 206 mil 633 mortes. Em todo o mundo, esse número ultrapassa os 626 mil.

O Ministério Público do Distrito Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação que investiga o pagamento de propina na contratação de leitos para a rede pública de saúde na gestão do ex-governador Agnelo Queiroz do PT. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão pela Primeira Vara Criminal de Brasília. De acordo com a apuração, o ex-governador e o ex-secretário de saúde entre 2010 e 2014 teriam sido favorecidos indevidamente com 462 mil reais. A Polícia Civil fez buscas em endereços ligados a eles. Durante as buscas nesta manhã, houve a apreensão de uma mala cheia de dinheiro, com notas em real e dólar.

O Brasil registrou até às oito horas da manhã desta quinta-feira 82 mil 925 mortes pelo coronavírus. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Desde o balanço divulgado na noite de ontem, três estados atualizaram os dados, sendo Goiás, Piauí e Roraima. Ao todo, já são dois milhões, 234 mil 602 casos da doença no país. Apenas nesta quarta foram mil 293 mortes. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de mil e 52 óbitos, uma variação de um por cento em relação aos dados registrados em 14 dias.

A Caixa Econômica Federal começou nesta quinta-feira a pagar a quarta parcela do Auxílio Emergencial. Ao todo, um vírgula nove milhões de beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em quatro. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa Família. Para os demais beneficiários do Auxílio Emergencial, a quarta parcela começou a ser paga ontem. A data é para aqueles que estão no Cadastro Único, e para os inscritos por meio do aplicativo e do site que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Os demais aprovados também recebem a partir de 22 de julho. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Um relatório com modelo epidemiológico de Santa Catarina publicado nesta semana apontou que o número de mortes no estado pode triplicar em quatro semanas se a taxa de transmissão de coronavírus não baixar. A projeção foi realizada com os dados da Secretaria da Saúde. De acordo com o levantamento, em 16 de agosto podem ser contabilizadas duas mil129 mortes por Covid-19 em um dos três cenários projetados levando em consideração a atual taxa de transmissão do vírus, o número de casos e mortes. Segundo o último boletim divulgado pelo governo, Santa Catarina tem 59 mil 556 casos e 765 mortes.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina abriu na tarde de ontem um processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado JULIO GARCIA do PSD. O parlamentar aceitou um dos cinco pedidos que tramitava e foi assinado pelo defensor público, RALF ZIMMER JUNIOR. Ele aponta crime de responsabilidade dos agentes públicos na concessão de aumento salarial aos procuradores do Estado por "decisão administrativa". GARCIA seguiu o parecer favorável da Procuradoria da Alesc a este pedido. Outros três tiveram parecer contrário e o quinto segue em análise.

A partir de agora, o governador e os demais citados vão ter 15 dias prestar informações sobre os supostos crimes. Em paralelo, será criada na Alesc uma comissão especial, formada por nove deputados, que vão analisar e emitir um parecer sobre o pedido. O prazo para a apresentação desse parecer pode chegar a 60 dias, contados a partir da instalação da comissão. Se o parecer obtiver 27 votos favoráveis, CARLOS MOISÉS e os demais citados são afastados dos cargos e o substituto constitucional assume a chefia do Poder Executivo Estadual. Nos demais casos, a representação é arquivada.

Câmara dos Deputados aprova novo FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental. SÔNIA DAL PIVA – coordenadora regional do SINTE, destaca que agora o projeto vai para apreciação do Senado Federal. Ela aprova plenamente as medidas que estão sendo implementadas e comenta que para chegar a esse ponto, foi necessário muita mobilização da categoria, mesmo contra a vontade do governo.

Se for aprovada a nova fase de tramitação do FUNDEB, o governo federal deve aumentar os investimentos na educação. Os acréscimos serão de 10 por cento para 20 por cento até 2026. Com tudo isso aumenta de 60 por cento para setenta por centro o valor mínimo de pagamento para o magistério. Vai melhorar os salários dos professores e a educação como um todo. A qualidade no ensino vai crescer sob todos os aspectos, analisa SÔNIA.

Todas as melhorias previstas com o novo FUNDEB são necessárias, mas a proposta agora precisa passar no Senado Federal. A coordenadora regional do Sindicato dos Professores considera uma derrota do governo federal a aprovação da proposta pela Câmara dos Deputados.

Novo Fundeb agrada Sinte de Santa Catarina. Conforme o secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAMER, o Fundeb aprovado essa semana vai trazer muitos benefícios, pois o debate se alastrou por cinco anos. Ele explica que o Fundeb é principal mecanismo de financiamento das escolas públicas do país. Além de aumentar a quantidade de recursos que a União passa a depositar no Fundo, o novo formato diminui a desigualdade, destinando mais recursos aos municípios empobrecidos.

Com as mudanças, 17 milhões de estudantes a mais serão beneficiados no Brasil. Isso tudo, ressalta o coordenador, por meio de recursos às escolas em que estudam. KRAMER fala que o novo Fundeb garante a continuidade do Piso Nacional do Magistério com pelo menos 70 por cento dos recursos destinados à valorização do Magistério.

Com aprovação do Fundeb Governo Federal passa a responder por 23 por cento dos recursos da Educação. Segundo o secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAMER, o Fundeb funciona como uma conta bancária que recebe 20 por cento do que é arrecadado em impostos, na maioria, estaduais, como ICMS e IPVA. Até agora, esse dinheiro era dividido pelo número de alunos em cada Estado. O resultado dessa conta não podia ser inferior ao valor mínimo por estudante, estipulado pelo governo federal, ou cerca de três mil reais ao ano.

Estados mais pobres ganhavam ajuda financeira da União, que, até hoje, representava 10 por cento do Fundeb. Com a aprovação desta terça-feira, o Governo Federal passa a responder por 23 por cento do total dos recursos, o qual aumentará, gradativamente, em seis anos. Outra mudança é que a lógica, que era estadual, passa a ser municipal. Ou seja, municípios pobres em Estados ricos não recebiam essa complementação da União. Segundo cálculos do Todos pela Educação, 2745 redes de ensino e 17 milhões de alunos a mais receberão dinheiro para aumentar o quanto investem por estudante.

Novo decreto endurece medidas de enfrentamento ao coronavírus em Novo Horizonte. Ontem, o município, divulgou um novo decreto que endurece as medidas para enfrentamento do novo coronavírus, a Covid-19. O documento, que considera o registro dos primeiros casos e, principalmente, a classificação da região como risco gravíssimo, tem validade até o dia 22 de agosto. Conforme o responsável pela saúde pública ROGÉRIO ACÁCIO MASCARELO, o decreto mantém, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o território municipal, reforça a necessidade do distanciamento e a higienização das mãos com álcool 70 por cento, determina o afastamento, por período de 14 dias, dos colaboradores ou funcionários de empresas com suspeita ou confirmação do vírus.

Novo decreto limita horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Além disso, o documento norteia as ações da administração pública, define medidas para a gestão da saúde, vigilância sanitária e vigilância epidemiológica municipal. MASCARELLO, diz que em caso de descumprimento das normas previstas no decreto, os órgãos fiscalizadores têm permissão para, abrir processo administrativo, suspender as atividades comerciais e, havendo reincidência, aplicar multas.

São medidas mais rígidas, mas que se justificam pelo enquadramento da região como risco gravíssimo e o registro dos primeiros casos positivos no município. O secretário, explica que o decreto é resultado de uma reunião de prefeitos da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina, a AMNoroeste e Associação dos Municípios do Alto Irani, a Amai. A saúde pública pede um pouco mais de atenção da população. Esse é um momento crítico, em que não podemos relaxar nas medidas de enfrentamento. Pede que a população use máscara e mantenha o distanciamento e isolamento.

Audiência pública debate gastos do Estado com a Covid-19. Deputados, prefeitos e entidades analisaram com o governo do Estado a situação da pandemia em Santa Catarina. O deputado estadual MARCOS VIERA relata que até agora, o estado, empenhou 278 milhões em despesas para combater a Covid-19, dos quais 162 milhões já foram liquidados. Os números foram apresentados em audiência pública virtual da Comissão Especial que acompanha os gastos do Estado com a pandemia.

Debate durou mais de duas horas. Prefeitos, Ministério Público Estadual, Federação Catarinense de Municípios, deputados e entidades ligadas à administração de hospitais filantrópicos se encontraram virtualmente, sob a mediação do Deputado MARCOS VIEIRA, presidente da Comissão, para questionar e apresentar queixas e sugestões aos secretários de Estado da Fazenda, e da Saúde. Ficou definido que uma nova audiência pública semelhante será feita no dia três de agosto para avaliar a situação do combate à pandemia e os avanços prometidos pelo governo estadual.

Reunião muito positiva. Assim avalia, o parlamentar. Destaca que a Assembleia Legislativa mais uma vez cumpre com seu dever perante a sociedade, promovendo o diálogo em busca das melhores soluções para a sociedade. Prefeitos, entidades ligadas aos hospitais, todos puderam falar de suas demandas, e o governo do Estado pareceu disposto a buscar soluções conjuntas, tanto que aceitou prestar contas de tudo que se falou aqui em uma nova audiência daqui a 15 dias.

Deputado anuncia mais de 1 milhão e 600 mil reais para a saúde de Campo Erê. HÉLIO COSTA, de Brasília, comenta que com isso atende a várias reivindicações do prefeito ODILSON LIMA. São exatamente 1 milhão 681 mil e 15 reais. Só na primeira leva, o parlamentar repassou, por emenda de bancada, 1 milhão 231 mil e 15 reais. Agora, por último são mais 450 mil. Conforme COSTA, o dinheiro já está na conta da prefeitura.

Prefeito pode gastar a verba anunciada pelo parlamentar de várias formas. Segundo o deputado Federal HÉLIO COSTA, os investimentos na saúde pública podem ir desde realização de obra, pagamento de salário de servidores da saúde, até para compra de insumos. No total, ele diz que conseguiu liberar 9 milhões de reais para Santa Catarina aplicar na saúde pública.

São Lourenço do Oeste está recebendo 350 mil reais por intermédio do Deputado Federal HÉLIO COSTA. Ele salienta que a verba, que será destinada totalmente a saúde, a exemplo de Campo Erê, é uma consequências das idas do prefeito RAFAEL CALEFFI a Brasília para gestionar valores. Outros municípios da região também foram beneficiados com repasses financeiros como Pinhalzinho, São José Do Cedro e Guarujá do Sul.

Casal proprietário de mercado em Pinhalzinho é indiciado por fraude em medidor de energia elétrica. A Polícia Civil concluiu inquérito policial que apurou fraude cometida em medidor de energia elétrica em um supermercado do município. Em fevereiro de 2019 a CELESC registrou boletim de ocorrência informando o fato. De acordo com a empresa, o medidor de energia elétrica do estabelecimento havia sido adulterado, ainda no ano de 2017.

O medidor foi periciado pelo INMETRO, que constatou a adulteração. De acordo com a perícia, foi inserido um dispositivo no aparelho que interferia na medição da energia consumida, ou seja, as informações que eram enviadas para o medidor não condiziam com a energia efetivamente consumida.

Ação conjunta apreende mais de 50 quilos de droga. Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil e o GAECO (Grupo de atuação Especial de combate ao Crime organizado) apreendeu na tarde de ontem, na BR 282 em Maravilha, 51,440 quilos de maconha. Dois homens foram presos. Após troca de informações entre as forças de segurança, o veículo suspeito de transportar a droga, um Jeep de Belo HorizonteMG, foi localizado e abordado no km 607 da rodovia.

A droga estava escondida em fundos falsos nas laterais e sob o forro das portas. Segundo as investigações, o destino provável da maconha seria o Rio Grande do Sul. Os dois envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Maravilha onde vão responder por tráfico de droga.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.