ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 21 06 2025

-SENADO DEIXA PARA SEMANA QUE VEM VOTAÇÃO DO AUMENTO DO NÚMERO DE DEPUTADOS

-GOVERNO AVANÇA NEGOCIAÇÃO COM A CHINA PARA INSTALAR FÁBRICA DE AVIÕES EM SC

-SÃO MIGUEL VAI SEDIAR SELETIVA DO SANTA CATARINA CANTA NO DIA DOIS DE JULHO

-HOSPITAL PSIQUIÁTRICO REFERÊNCIA SUS PARA REGIÃO TEM FILA DE ESPERA PARA INTERNAÇÃO

-SESC QUER CONCLUIR PROJETO ESTE ANO E COMEÇAR OBRAS DA SEDE PRÓPRIA EM 2026

-COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULO DEIXA DUAS MULHERES FERIDAS NA REGIÃO

-VÍTIMA DE GRAVE ACIDENTE COM CINCO FERIDOS NA SC 283 MORRE NO HOSPITAL

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com períodos de sol. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0047 centavos.

No ano passado, a violência contra crianças em conflitos armados atingiu níveis sem precedentes, com aumento de 25 por cento do número de violações graves em comparação a 2023. É o que informa o relatório anual da Organização das Nações Unidas sobre crianças e conflitos armados, divulgado na quinta-feira pelo secretário-geral da entidade, ANTÓNIO GUTERRES. Em 2024, foram registrados quatro mil 676 assassinatos e sete mil 291 mutilações, vitimando 11 mil 967 crianças. A negação do acesso humanitário, com sete mil 906 incidentes, o recrutamento e uso de crianças com sete mil 402 e o sequestro de menores de idade com quatro mil 573 casos também foram apontados no relatório da ONU.

O chefe do exército de Israel, general EYAL ZAMIR, alertou nesta sexta-feira, para que a população se prepare para uma "guerra longa” contra o Irã. A mensagem foi dada em meio a mais um dia de intensos ataques trocados entre israelenses e iranianos. Ontem, o Irã lançou um novo ataque contra Israel. Segundo o exército israelense, emissoras e o serviço de emergência, foram disparados 35 mísseis contra as cidades de Haifa, Bersheva e Tel-Aviv. Mais de 40 pessoas ficaram feridas. Os israelenses bombardearam fábricas de mísseis e um centro de pesquisa ligado ao programa nuclear do Irã.

O governo da Argentina está analisando medidas ainda mais profundas de ajuste fiscal. A informação é do ministro da Economia do país, LUIS CAPUTO. Ele compartilhou uma publicação baseada em reportagem da imprensa local, segundo a qual o presidente JAVIER MILEI havia orientado seus ministros a adotar medidas mais duras para alcançar a meta de superávit fiscal de um virgula seis por cento. Ele postou que a reportagem “é verdade”. A manifestação de CAPUTO reforça a imagem de que o governo de JAVIER MILEI segue comprometido com a austeridade nas contas públicas, enquanto busca manter de pé o acordo do país com o Fundo Monetário Internacional.

O governo do Rio Grande do Sul vai liberar 60 milhões de reais do orçamento estadual para ajudar as cidades gaúchas atingidas pelas fortes chuvas desta semana a reparar parte dos danos causados pela força das águas. A medida foi anunciada pelo governador EDUARDO LEITE, nesta sexta-feira, após uma reunião com prefeitos e outros representantes de 25 municípios da região central do estado. Cerca de 100 dos 497 municípios gaúchos já tinham reportado à Defesa Civil estadual que foram de alguma forma afetados por alagamentos, deslizamentos e outras consequências dos temporais. A Defesa Civil estadual contabilizava ao menos quatro mil pessoas desalojadas e dois mil desabrigadas em todo o estado.

O Senado adiou para a próxima semana a análise do projeto que aumenta para 531 o número de deputados federais. A decisão foi comunicada pelo presidente da Casa, DAVI ALCOLUMBRE. Segundo ele, vários senadores pediram mais tempo para se aprofundarem sobre o tema. Os parlamentares também argumentaram que o texto não deveria ser votado às vésperas de um feriado prolongado. O texto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados é defendido pela Câmara, mas encontra resistência nas bancadas do Senado, por conta do aumento dos gastos públicos com o Congresso. A previsão era que o Senado votasse o projeto nesta semana, o que não aconteceu.

O governo LULA acelerou a liberação de recursos para emendas parlamentares em meio à crise política envolvendo o aumento do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras. Desde o início de junho, já foram empenhados 776 milhões, segundo dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento. Somente entre os dias 12 e 19 de junho, o volume de empenhos subiu 682 milhões. Na quinta-feira, mais 108 milhões foram reservados para execução futura. O movimento coincide com a tentativa do governo de ampliar sua base de apoio no Congresso Nacional, num momento em que enfrenta forte resistência à proposta de reajuste do IOF. O objetivo do governo é aumentar a arrecadação para garantir o cumprimento das metas fiscais e evitar novos cortes no Orçamento.

Santa Catarina lidera a lista nacional com mais da metade das praias e marinas pré-indicadas ao título internacional da Bandeira Azul da temporada 20252026. Com 31 locais entre os 60 listados no país, o estado soma 26 balneários e cinco estruturas marítimas. A premiação é um selo internacional que avalia e reconhece o cumprimento de critérios relacionados a boa gestão ambiental dos locais. São avaliados critérios como qualidade da água, gestão e educação ambiental e segurança. Neste ano, São Francisco do Sul e Bombinhas ganharam destaque no ranking nacional como as únicas cidades do país com cinco praias pré-aprovadas.

Um balão de ar quente pegou fogo durante um passeio em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na manhã deste sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ao menos 21 pessoas estavam no voo no momento da ocorrência e oito delas morreram no local. Em nota, o governo do Estado confirmou 13 sobreviventes, incluindo o piloto. Não havia mais desaparecidos até por volta das 11 horas. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o balão no alto em chamas. Pelas imagens é possível ver quando o cesto cai ao chão. O delegado-geral da Polícia Civil de SC, ULISSES GABRIEL, informou que as autoridades vão apurar os fatos.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, visitou nesta quinta-feira, uma das maiores fábricas de aviões da China, localizada na cidade de Harbin. A unidade pertence a um dos maiores grupos industriais chineses, com mais de 500 mil funcionários e décadas de experiência na produção de aeronaves civis e militares que hoje voam em diversos países ao redor do mundo. O objetivo da missão é ampliar a conectividade regional em Santa Catarina. O estado conta atualmente com 23 aeroportos regionais e busca alternativas para garantir voos regulares que impulsionem o desenvolvimento econômico em todas as regiões. Além da aquisição de aeronaves, as negociações avançaram para a instalação de uma linha de montagem da fabricante chinesa em Santa Catarina.

Um flagrante chamou a atenção de pesquisadores e ambientalistas do extremo oeste catarinense. No dia 4 de junho, câmeras instaladas por um projeto de monitoramento ambiental registraram a presença de uma onça-parda, em área fora de unidades de conservação, em uma área de mata em Campo Erê. O registro ocorreu em um local onde há décadas não havia comprovação da presença desse tipo de felino em áreas não protegidas. De acordo com o biólogo, professor e pesquisador da Unoesc, JACKSON PREUSS, o registro representa uma descoberta extremamente significativa para a conservação da biodiversidade. O flagrante faz parte de um projeto colaborativo entre a Ar Livre Ecoturismo e o Núcleo de Estudos em Vida Selvagem, que une turismo, ciência e conservação em prol da fauna regional.

As seletivas regionais do “Santa Catarina– Festival da Música Brasileira” vão começar pelo extremo-oeste no final deste mês. Ao todo, 23 cidades catarinenses vão sediar as audições presenciais que classificam os participantes para as etapas mesorregionais. No extremo-oeste, as etapas regionais começam no dia 30 de junho em São Lourenço do Oeste. No dia dois de julho, a etapa da Ameosc será em São Miguel do Oeste no Gran Nobile. Em Maravilha, a fase regional da Amerios será no dia três de julho. Os critérios de avaliação incluem técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com o público. Os classificados avançam para as semifinais do Oeste Extremo Oeste que será em setembro. A grande final será na Capital, no dia 9 de novembro.

O Rotary Clube de São Miguel do Oeste deu posse a nova diretoria do clube nesta semana. O presidente que finalizou o mandato ADEMIR DITTBERNER fez uma avaliação positiva das ações realizadas nos últimos 12 meses pela entidade. De acordo com ele, um dos principais projetos foi o de subsidio global, em parceria com o Rotary Club de Encarnación do Paraguai e com aporte de outros clubes da região. A iniciativa permitiu beneficiar a ACOMAR – Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis, com uma Prensa Hidráulica, uma máquina Trituradora de Vidro e uma Esteira para facilitar a separação do lixo. Ele também citou o projeto do fraldário que atende mensalmente cerca de 70 pessoas cadastradas.

Assumir a presidência do Rotary Club de São Miguel do Oeste é um grande desafio. A afirmação é do novo presidente do clube, MARCELO SCHALLENBERGER. Ele disse que clube do município é reconhecido pela Governadoria regional como um dos mais ativos e atuantes, principalmente pelos projetos que têm realizado ao longo dos anos. SCHALLENBERGER citou que o Rotary vai manter as atividades que já realiza, como a produção das fraldas geriátricas, o apoio para as pessoas e comunidades que eventualmente são atingidas por catástrofes naturais. Ele citou que outra intenção é fortalecer o companheirismo entre os associados, que é também um dos abjetivos do Rotary Internacional. Atualmente o clube tem cerca de 50 associados.

Está em andamento no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo mais uma edição do Bazar Solidário. No primeiro dia, mais de mil e 300 pessoas passaram pelo local. As peças à venda foram doadas por diversas empresas de diferentes regiões do Brasil, com um acervo variado de camisas, calças, calçados, acessórios e outros itens. De acordo com o padre, EDIVANDRO LUIZ FRARE, nesta sexta-feira, o público também surpreendeu a organização. Ele disse que o objetivo do bazar é arrecadar recursos para o fundo missionário, que sustenta o projeto em andamento em Moçambique. O Padre ressaltou que não estão sendo fornecidas sacolas plásticas e os pagamentos são apenas via PIX ou em dinheiro. O bazar segue até o dia 22 de junho.

O setor de psiquiatria do Hospital de Tunapolis, referência SUS na área para o extremo-oeste, está constantemente lotado. A informação é do presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, LUIS SOEHTE. Ele esteve no RPN primeira edição de quinta-feira e disse que o espaço recebe pacientes de municípios do Oeste e possui fila de espera por vaga. De acordo com SOEHTE, são 30 leitos, sendo 28 destinados para atendimento por meio do Sistema Único de Saúde e dois disponíveis para convênios e particular. Ele citou que a saúde mental registra crescimento na busca por atendimento e a unidade registra 100 por cento de lotação em todos os dias da semana com pacientes de uma área de abrangência de 72 municípios do Oeste de Santa Catarina.

A ocupação dos leitos de psiquiatria do Hospital de Tunapolis é definida pelo Sistema estadual de regulação de vagas. Os pedidos de internação estão encaminhados para a central que analisa os critérios para internação em ala psiquiatria. De acordo com o Presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, LUIS SOEHTE, o hospital não tem como priorizar ou destinas os leitos para pacientes do município ou cidades vizinhas. Ele explicou que todos entram em uma uma lista estadualizada. Com isso, pacientes da região podem, eventualmente, serem encaminhados para hospitais psiquiátricos de outras regiões. SOETHE citou que a ampliação do hospital é uma necessidade, mas que esse é um processo complexo que envolve um planejamento criterioso com equipe profissional e investimentos em especialidades.

A importância das feiras para os municípios da região foi o tema do Peperi Debates deste sábado. O programa desta manhã analisou o impacto das exposições para a economia e o desenvolvimento local. Neste ano, teremos, além da Faismo, a Faciband em Bandeirante, a ExpoCedro em São José do Cedro e a Movimenta Guaraciaba. O Peperi Debates reuniu o prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI; o prefeito de Bandeirante, EDER MARCON; o prefeito de São José do Cedro, FERNANDO WILL e a secretária de Indústria e Comércio de Guaraciaba, CINTHIA BORSATTO. As fotos e o áudio do debate estão no portal da Peperi.

A realização de exposições-feiras como a Faismo é vantajoso e importante para os municípios. A afirmação é do prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele citou que, no caso de São Miguel do Oeste, o modelo está consolidado. O formato da Faismo coloca as entidades, Acismo e CDL, na realizaçao e a prefeitura como apoiadora. ZANARDI citou que o poder público não coloca recursos, mas garante a estrutura do parque sem custos para o evento. O prefeito defende o envolvimento da administração na medida em que a feira gera negócios no evento e visibilidade para os expositores que proporcionam vendas depois da feira. ZANARDI citou que todo o município sai ganhando com a feira porque a exposição impacta no movimento econômico e no PIB. Ele também defendeu shows regionais porque os shows nacionais “sangram” a feira e levam o dinheiro para fora do município.

A primeira edição da Faciband atingiu os objetivos e o próprio comércio pediu uma nova edição para este ano. O comentário é do prefeito de Bandeirante, EDER MARCON. Ele disse que nem todos os segmentos vendem na feira, mas a visibilidade é fundamental para novos negócios. MARCON citou que, neste ano, Bandeirante completa 30 anos. Além da feira comercial, o evento terá shows, entrada e estacionamento sem custo para os visitantes. Em Bandeirante, o poder público promove a feira. O prefeito ressaltou que o município tem políticas públicas em setores como saude, educaçao e infraestrutura, e que apoiar o comercio, via Faciband, é uma forma de promover o desenvolvimento economico e social. Ele citou ainda que ontem começou a venda dos estandes para empresas locais e a procura foi muito grande. MARCON destacou que o lançamento oficial da Faciband será no dia 25 de julho.

O poder público precisa ser parceiro das entidades para promover o desenvolvimento econômico local. O comentário é do prefeita de São José do Cedro, FERNANDO WILL. Ele disse que no caso da ExpoCedro, quem organiza a feira são as entidades, mas o custo do evento é bancado pela prefeitura. WILL ressaltou que o retorno das exposições-feira é muito grande, especialmente pelos negócios que são gerados pela feira. O prefeito comentou que o investimento para fazer uma feira é alto e as pessoas esperam por grandes, mas não esse nao deve um objetivo desses eventos. Ele ele entende que artistas nacionais não são uma garantia de publico para os expositores. Na visão do prefeito, o poder público precisa se envolver e puxar a frente para as feiras que tem um impacto postivo para o município.

Os dados da ultima Facig apontam que esse tipo de evento, de fato, movimenta a economia e por isso a prefeitura criou mais uma feira, apenas para empresas locais, sem custo de particpaçao. A observação é da secretária de Indústria e Comércio de Guaraciaba, CINTHIA BORSATTO. Ela citou que o objetivo do Movimenta Guaraciba é estimular os negócios fechados durante o evento. CINTHIA disse que os empresários deram uma resposta muito positiva e todos os 150 estandes foram preenchidos em apenas dois dias. De acordo com ela, 30 por cento das empresas vão participar pela primeira vez de uma exposição-feira neste ano. CINTHIA destacou ainda que as feiras da região devem manter uma grade de shows também voltada para os artistas locais, sem atrações nacionais.

O Peperi Entrevista desta sexta-feira recebeu a gerente regional do Sesc, SCHEILA GESSING. Ela atualizou as informações a respeito do projeto de construção da sede própria do Serviço Social do Comércio de São Miguel do Oeste. A entidade comprou um imóvel na esquina das ruas Marcílio Dias com as Sete de Setembro no ano passado. O terreno tem três mil e 700 metros quadrados e as construções que estavam no local já foram demolidas. O espaço está cercado, mas, de acordo com SCHEILA, as obras físicas ainda não começaram. O objetivo da entidade é construir uma sede moderna e ampla para abrigar os serviços destinados a população, em especial aos comerciários.

Uma empresa contratada pelo SESC está elaborando o projeto arquitetônico para a construção da sede própria da entidade no extremo-oeste. A informação é da gerente regional do Sesc, SCHEILA GESSING. Ela explicou que algumas questões já estão definidas, como por exemplo, a construção de um novo auditório mais amplo para os projetos culturais. Ela explicou que a intenção do Sesc é manter nesse novo espaço, todos os serviços e programas da entidade, mas em ambientes maiores e mais adequados. Ela citou que a nova sede será moderna e no padrão que o extremo-oeste merece.

Além da manutenção dos serviços que o Sesc já presta na cidade, a nova sede vai permitir a ampliação dos programas. De acordo com a gerente regional da entidade, SCHEILA GESSING, uma das novidades será a retomada dos serviços e atendimentos na área da saúde, como foi no passado, mas que deixou de ser realizada pelo Sesc também por falta de espaço para isso. SCHEILA disse que a intenção do Sesc é concluir o projeto este ano e começar as obras em 2026.

Um acidente envolvendo dois veículos deixou uma pessoa ferida no centro de São Lourenço do Oeste deixou uma pessoa ferida nesta sexta-feira. A colisão envolveu um Uno e um Gol e aconteceu por volta das sete horas da noite no centro da cidade. O condutor do Uno, um homem de aproximadamente 25 anos, sofreu escoriações leves. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço do Oeste. O motorista do Gol não sofreu ferimentos.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na madrugada de hoje na SC 283. A colisão envolveu uma Saveiro e um Celta por volta das cinco e meia na linha Santa Catarina, interior de Palmitos. A condutora da Saveiro, uma mulher de 30 anos sofreu ferimentos nos braços e na cabeça. A passageira de 23 anos queixava-se de dor no tórax. As vítimas permaneceram no local e recusaram a condução para o hospital da cidade.

Uma das cinco vítimas do grave acidente na SC-283, em Palmitos, morreu no hospital da cidade. A costureira HEMI FRANCIELE CORREA DA SILVA, de 40 anos, que estava no banco do carona de um Gol morreu após a colisão contra um Fiat Palio. O marido de HEMI dirigia o Gol, e os dois filhos do casal, de 6 e 10 anos, também estavam no carro. Além deles, o motorista do Palio sofreu ferimentos. Os cinco foram socorridos pelo Samu e pelos bombeiros e levados para o Hospital, mas a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu ainda na quinta-feira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.