PRESO, MILTON RIBEIRO PASSA POR AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NESTA QUINTA-FEIRA
- GOVERNO PREVÊ ATÉ 10 MIL E CEM MILITARES TEMPORÁRIOS EM SC
-MUNICÍPIO LICITA OBRA PARA CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE DA POLÍCIA MILITAR
-VEREADOR DIZ QUE FALTA VONTADE POLÍTICA DO ESTADO PARA AMPLIAR HOSPITAL REGIONAL
-NÚMERO DE CASOS ATIVOS DE COVID TEM QUEDA DE 35 POR CENTO EM SMO
-HOMEM SOFRE FRATURAS AO CAIR EM BURACO NO CENTRO DA CIDADE
-SUSPEITO DE TENTATIVA DE FEMINICÍDIO NA REGIÃO É PRESO NO RS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O grupo Talibã, que controla o Afeganistão há quase um ano, apelou à ajuda internacional diante da situação de devastação no país, atingido nas primeiras horas desta quarta-feira por um terremoto de magnitude de 6.1 na escala Richter. Mais de mil pessoas morreram e ao menos outras mil e 500 ficaram feridas, segundo as autoridades locais. Equipes da Organização das Nações Unidas estão enfrentando dificuldades para fornecer comida e abrigo aos desabrigados. E os esforços para resgatar as vítimas entre os escombros têm sido prejudicados por chuvas torrenciais e granizo.
Presidente eleito da Colômbia, GUSTAVO PETRO disse nesta quarta-feira por meio do Twitter que entrou em contato com o governo da Venezuela e vai reabrir a fronteira entre os dois países, que teve diversas fases de fechamento parcial e total nos últimos anos. Ao ganhar a eleição de domingo, ele tornou-se o primeiro presidente de esquerda eleito na Colômbia. PETRO não deixou claro se a comunicação foi direta com o presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO. O chanceler venezuelano, CARLOS FARIA, disse que Caracas espera “construir uma nova era” na relação entre as duas nações.
Caminhoneiros no interior da Argentina começaram na terça-feira uma paralisação para protestar contra o preço do diesel, que está mais barato em Buenos Aires do que em outras províncias do país. A Associação de Transportadores de Carga de Tucumán anunciou que a paralisação será mantida “por tempo indeterminado” por conta da falta de diesel no país. Outro objetivo do movimento é fazer com que o preço do combustível na região seja o mesmo praticado na capital. O governo argentino anunciou na última semana um aumento de 12 por cento no preço do diesel.
A Receita Federal liberou nesta quinta-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Os pagamentos, no valor total de seis bilhões e 300 milhões, serão depositados na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, para quatro milhões 250 mil 448 contribuintes. Os contemplados neste segundo lote receberão a restituição com acréscimo de um por cento em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento, referente à variação mensal da taxa Selic. Quem não receber neste mês ainda poderá ser beneficiado em julho, agosto ou setembro.
Governadores de onze estados entraram nesta quarta-feira com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a lei, aprovada em março e sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO, que determinou a incidência do ICMS estadual em uma única vez, com alíquotas uniformes, em reais, sobre os preços dos combustíveis. A ação é assinada pelos governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul. Antes da lei, a alíquota do ICMS variava a depender do estado. O governo federal, que busca uma alternativa para conter a inflação de combustíveis, argumenta que o velho modelo encarecia o produto.
O ex-ministro da Educação MILTON RIBEIRO passou a noite carceragem da Polícia Federal em São Paulo e, nesta quinta-feira, deve passar por audiência de custódia da Justiça Federal em Brasília por videoconferência. Segundo a Justiça Federal no Distrito Federal, a audiência está marcada para as duas da tarde. Além de MILTON RIBEIRO, devem ser ouvidos HELDER BARTOLOMEU, LUCIANO DE FREITAS MUSSE, o pastor GILMAR SANTOS – que estão presos em Brasília – e, também por vídeoconferência, o pastor ARILTON MOURA, que está preso no Pará. Na noite desta quarta, a defesa de MILTON RIBEIRO apresentou um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da primeira Região para tentar tirar o ministro da prisão. A prisão de RIBEIRO foi determinada pela Justiça por causa de um suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC.
O Governo do Estado anunciou na tarde desta quarta-feira, o repasse de 48 milhões de reais para nove cidades atingidas pelas chuvas do mês de maio em Santa Catarina. Além disso, será reeditado o programa Recomeça SC, do Badesc, para a criação de linhas de crédito com juros subsidiados para empresas afetadas pelo evento climático. A solenidade ocorreu em Tubarão, um dos municípios que mais sofreu danos por conta das chuvas. Em Chapecó, o prefeito da cidade decretou situação de emergência em razão do temporal que atingiu cerca de mil e 500 pessoas. O temporal que passou pelo Oeste no fim da noite de terça-feira e na madrugada desta quarta-feira deixou 500 residências danificadas no município.
Santa Catarina estava com13 pacientes na fila por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva nesta quarta-feira e ainda tenta abrir mais da metade dos 114 leitos hospitalares que previu financiar após decretar situação emergencial. Eram esperadas mais 82 vagas para crianças e bebês, mas só 20 foram abertas até aqui. Na atualização mais recente, a fila por UTI tinha uma maioria de crianças, com seis pacientes pediátricos e um bebê à espera. A Secretaria Estadual de Saúde diz que todos eles recebiam os devidos cuidados até que houvesse liberação. Na terça, uma audiência na Assembleia Legislativa debateu a falta de leitos de UTI no Estado, em especial para pacientes neonatais e pediátricos, e cobrou celeridade nas aberturas.
A proposta que cria o Serviço Militar Estadual Temporário na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já tramita na Assembleia Legislativa. O texto foi lido em plenário na terça-feira junto com a proposta que cria o plano de promoção dos militares estaduais. No caso do projeto dos militares temporários, a ideia do governo é aumentar o efetivo aos mesmos moldes do que já ocorre no Exército Brasileiro, onde os profissionais podem ficar até oito anos sem vínculo efetivo. Pelo projeto enviado à Alesc, o Estado prevê que até 10 mil 172 pessoas sejam contratadas para os cargos disponíveis ao serviço temporário. As vagas disponíveis são oito mil 446 para a PM e mil 726 para o Corpo de Bombeiros. Todos, ao serem aprovados, precisarão passar por um curso de formação.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Descanso está encaminhando moradores para um mutirão de cirurgias de catarata, pterígio, exames de yag laser e consultas oftalmológicas em Iporã do Oeste. Os serviços estão sendo prestados realizadas por meio de credenciamento e também custeados pelo Estado. De acordo com o secretário de saúde, CLEBER RECH, serão realizadas até o final desta sexta-feira, 28 consultas de oftalmologia, 30 cirurgias de catarata, cinco cirurgias de pterígio, nove exames yag laser. Ao todo, 72 moradores serão atendidos pelo mutirão que também envolve moradores de outros municípios da Ameosc.
O município de Itapiranga está enfrentando problemas em razão de uma nova cheia no Rio Uruguai. O monitoramento da Defesa Civil iniciou às quatro da tarde com o rio a cinco metros e meio acima do nível normal. As oito horas, o nível atingiu oito metros e 38 centímetros. A tendência é de seguir com elevação. Por conta disso, pontes foram interditadas no acesso a Mondaí pela SC 283, na Estrada Beira Rio. Áreas de camping novamente foram atingidas ao longo do Rio Uruguai e afluentes. A área de Lazer Barra do Rio Macaco, em Laranjeira está inundada. A travessia da Barca Aliança foi interrompida durante a noite desta quarta-feira. Na manhã desta quinta, o trabalho foi retomado entre Itapiranga e Barra do Guarita.
Esta é a terceira cheia que atinge o município de Itapiranga em 45 dias. No dia cinco de maio, as chuvas causaram vários transtornos devido ao alto volume dos rios e atingiu a marca de oito metros e 70 centímetros acima do nível normal. Já no dia 30 de maio, na segunda cheia no mesmo mês, o nível do Rio Uruguai atingiu a marca de nove metros e 48 centímetros. Nas últimas 48 horas foram registrados 53 milímetros de chuva em Itapiranga. Em Mondaí, a travessia de veículos e pedestres no rio Uruguai segue interrompida nesta quinta-feira diante da elevação do nível das águas. Os trabalhos foram suspensos no início da noite desta quarta-feira, quando o nível do rio estava sete metros acima do normal.
O município de Paraíso realizou na última semana a licitação para a construção de uma nova sede da Polícia Militar. Ao todo, devem ser investidos cerca de 450 mil reais na obra. O objetivo é que a construção esteja concluída até o final do ano. O terreno, junto à praça, é de propriedade do município, que contribuirá também com a construção física da sede e em seguida direcionará a estrutura para atuação da Polícia Militar. O local foi escolhido em conjunto entre a administração e Polícia Militar, após analises e estudos que concluíram a viabilidade e importância da estrutura. Segundo a prefeitura MARLENE GIACOMINI, a obra vai proporcionar maior proximidade com a comunidade, além da agilidade na atuação dos agentes. Ela disse que com uma estrutura adequada, a Polícia Militar poderá prestar um serviço ainda melhor ao município.
A nova diretoria do Rotary Clube de São Miguel do Oeste foi empossada nesta terça-feira. A cerimônia de posse do presidente eleito e do Conselho Diretor do clube ocorreu no Clube Comercial. Na oportunidade, MARCELO DE WALLAU assumiu a gestão para o mandato 2022-2023. De acordo com o novo presidente do Rotary, este será mais um desafio a ser enfrentado. Ele citou que uma das metas é colocar a Casa de Apoio do Hospital Regional em funcionamento. WALLAU disse que essa é uma das maiores ações já executadas do Rotary na região. A estrutura já está praticamente mobiliada e agora falta definir a forma de manutenção e administração da casa.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Miguel do Oeste está com diversos projetos em andamento. A confirmação foi dada pela presidente da entidade, DILIS RIBEIRO durante entrevista no RPN Segunda Edição desta semana. De acordo com ela, um dos principais projetos trata da reforma da cozinha e demais espaços da unidade. Conforme ela, a obra é fundamental visto a necessidade de ampliar a atual estrutura para atender a demanda existente. Segundo DILIS, a procura é expressiva na APAE de São Miguel do Oeste, porém, as limitações estruturais impedem que a expansão ocorra.
As obras na APAE de São Miguel do Oeste vão custar mais de quatro milhões e meio de reais e todo o recurso é oriundo do governo estadual. A afirmação é da presidente da entidade, DILIS RIBEIRO. Ela destacou que o montante já foi autorizado e ao todo, serão investidos quatro milhões, 580 mil reais. Ela salientou que no momento a equipe está aguardando os três orçamentos de empresas diversas para definir a vencedora e iniciar de fato as ações. DILIS pontuou que as tomadas de preço precisam ser entregues até o final do mês que vem para que as obras iniciem e sejam concluídas o quanto antes.
A APAE de São Miguel do Oeste também encaminhou um projeto para a Fundação Catarinense de Educação Especial visando adquirir um novo veículo para realizar o transporte escolar. O comentário é da presidente, DILIS RIBEIRO. Ela disse que o objetivo é adquirir uma nova Van visto que a atual se envolveu em um acidente há alguns meses e também em virtude do alto consumo de combustível. Ela ressaltou que o veículo custa em torno de 275 mil reais e a entidade aguarda a liberação desse recurso para conseguir esse novo veículo. DILIS RIBEIRO frisou que além desses projetos maiores, outros menores também foram encaminhados para diversos órgãos da sociedade e aguardam retorno para liberação ou não.
Além dos projetos encaminhados para diversos setores da sociedade, a APAE de São Miguel do Oeste também está com uma rifa em andamento. O lembrete é da presidente da entidade, DILIS RIBEIRO. Ela citou que a premiação consiste em duas motocicletas que foram recebidas de doação e até o momento mais de mil e 500 números já foram vendidos. Além disso, a entidade também vai retomar neste ano o jantar italiano que não era realizado há dois anos visto a pandemia da Covid-19. DILIS RIBEIRO explicou que o evento está programado para o dia 27 de agosto no salão do bairro São Gotardo e uma reunião será realizada no começo do mês que vem para definir os detalhes e demais encaminhamentos.
A secretaria de Cultura pretende incluir escolas e entidades civis no desfile do Dia da Pátria deste ano. A informação é do secretário ELIAS ARAUJO. Ele disse, no Peperi Entrevista de ontem, que o município já está trabalhando na organização do desfile. Nas últimas edições, antes da pandemia do coronavírus, houve apenas a participação dos militares, como o décimo quarto RCMEC, Polícia Militar e Corpo de bombeiros. ELIAS citou que o desfile da pátria será retomado neste ano mas com o envolvimento das escolas.
O segundo semestre deve ser marcado por mais eventos e atividades culturais na cidade. De acordo com o secretário ELIAS ARAUJO, serão, pelo menos, quatro grandes eventos. Ele esteve no Peperi Entrevista desta quarta-feira e disse que a pasta está trabalhando na organização do primeiro seminário de Cultura com capacitação dos membros do conselho municipal de cultura, na Primeira edição da Festa Literária em Agosto e festa das etnias no mês de outubro. Além disso, o município já iniciou os preparativos para as comemoração da Semana da Pátria e do Desfile de Sete de Setembro na rua Duque de Caxias.
O número de casos ativos de Covid em São Miguel do Oeste caiu cerca de 35 por cento nos últimos sete dias. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, a cidade está com 44 casos ativos da doença. São 23 casos a menos do que o número divulgado na semana anterior. Nos últimos sete dias, 43 pessoas tiveram diagnóstico positivo para Covid e outros 66 moradores entraram para a lista de recuperados. Desde o início da pandemia em 2020, 10 mil 726 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 10 mil 593 já se recuperaram. O índice de infecção é de cerca de 25 por cento da população. Já a recuperação está em 98 por cento.
O Boa tarde Peperi da última terça-feira abordou a mobilização da região para conseguir uma UTI infantil para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O programa conversou com o deputado PADRE PEDRO BALDISSERA e com o vereador NINI SCHARNOSKI. Eles são autores de duas moções de apelo sobre o assunto. O pedido aprovado pela câmara de vereadores é para que o estado instale uma UTI infantil. Já a moção que tramitou na Alesc pede ao governo que implante uma Unidade de Terapia Intensiva para recém nascidos. Tanto o deputado quanto o vereador entendem que a mobilização política é importante para pressionar o governo e acelerar os investimentos necessários para a ampliação do Hospital Regional com leitos de UTI para crianças e recém nascidos.
O governo do estado vem deixando a desejar em relação as necessidades do Hospital Regional. A afirmação é do vereador NINI SCHARNOSKI. Ele disse que o estado está dando muito dinheiro para os municipios e não está pensando na saúde da população. Na opinião do vereador, a ampliação do Hospital Regional é uma questão urgente e o governo sabe disso, mas não consegue dar a resposta que a região precisa. NINI disse que falta vontade política para resolver esse problema. Para ele, é preciso buscar a ampliação do Hospital. Ele defendeu a construção de um novo prédio no terreno que fica na frente da unidade.
Não há como implantar uma UTI infantil sem que ocorra a ampliação do espaço físico do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A posição é do diretor do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele disse que a demanda por leitos de UTI para crianças aumentou neste ano, mas que não há como colocar essa estrutura sem que aconteça a construção de uma nova ala. O espaço atual não tem capacidade para receber uma nova UTI. RODRIGO comentou que as conversas do Sante com o governo do estado são para as obras de ampliação. Neste momento, ainda não se discute uma UTI infantil ou neonatal. Os pacientes que precisam desses serviços são encaminhados para Chapecó ou Xanxerê.
A Polícia Militar registrou apenas duas ocorrências de destaque na últimas 24 horas em São Miguel do Oeste. Uma delas foi a prisão de um homem pelo não pagamento de pensão alimentícia. A outra foi o um flagrante por posse de entorpecente. Por volta da uma e meia da tarde de ontem, a guarnição da PM abordou um homem na rua Zenaide Andretta esquina com a Teresinha Gaio Basso, no Bairro Progresso. Ele carregava uma carteira de cigarros com um baseado de maconha. Foi confeccionado o termo circunstanciado por posse de drogas e o homem se comprometeu em comparecer em juízo para explicar a situação.
Um homem, de 39 anos, suspeito de ter praticado uma tentativa de homicídio e feminicídio em Caibi na manhã desta quarta-feira foi preso durante a tarde no Rio Grande do Sul. A prisão foi realizada no interior do município de Frederico Westphalen, após troca de informações entre a Polícia Militar de Santa Catarina e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O suspeito foi preso dentro de um Táxi, retornando para o município de Caibi, após ter abandonado uma Toyota Hilux utilizada para a fuga. Após a prisão, o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para o registro do flagrante. Ele foi interrogado pelo delegado responsável pelo caso e encaminhado para a unidade prisional.
A tentativa de homicídio e feminicídio ocorreu por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira na casa da ex companheira do suspeito, em um bairro da cidade de Caibi. Segundo a polícia, o homem teria ido até a casa dela dirigindo um veículo oficial da Secretaria de Saúde do município de Riqueza e ambos iniciaram uma discussão. Ela foi atingida por golpes de faca no braço direito e na mão esquerda. O atual namorado da mulher, que também estava na residência, tentou intervir na briga e foi atingido por golpes de faca no peito e nas costas. O homem ferido foi socorrido e encaminhado para o Hospital da cidade, mas precisou ser transferido para Chapecó devido à gravidade dos ferimentos. Após o crime, o suspeito deixou o veículo da saúde de Riqueza estacionado em uma rua e fugiu em uma Hilux em direção ao Rio Grande do Sul, onde foi preso durante a tarde.
A prefeitura de Riqueza confirmou que o suspeito e um motorista do setor da saúde do município.
Um homem sofreu ferimentos ao cair em um fosso de aproximadamente cinco metros de profundidade. O acidente aconteceu por volta das três e meia da tarde no centro da cidade. O homem caiu em um buraco aberto em um canteiro de obras. A vítima sofreu suspeita de fratura no braço e na clavícula. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional.