-PRESO, MILTON RIBEIRO PASSA POR AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NESTA QUINTA-FEIRA
-GOVERNO PREVÊ ATÉ 10 MIL E CEM MILITARES TEMPORÁRIOS EM SC
-ITAPIRANGA ENFRENTA TERCEIRA CHEIA DO RIO URUGUAI EM 45 DIAS
-ITAPIRANGA POSSUI PROJETO PARA ATRAIR NOVOS TURISTAS
-ITAPIRANGA TEM 500 CONSUMIDORES COM ATRASO NO PAGAMENTO DE ÁGUA
-SJO PROJETA ALTO INVESTIMENTO NO PROGRAMA PLANTANDO ÁGUA
-VENDEDORES SÃO ABORDADOS VENDENDO PEIXES ESTRAGADOS
-SUSPEITO DE TENTATIVA DE DOIS CRIMES EM CAIBI É PRESO NO RS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se . A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O grupo Talibã, que controla o Afeganistão há quase um ano, apelou à ajuda internacional diante da situação de devastação no país, atingido nas primeiras horas desta quarta-feira por um terremoto de magnitude de 6.1 na escala Richter. Mais de mil pessoas morreram e ao menos outras mil e 500 ficaram feridas, segundo as autoridades locais. Equipes da Organização das Nações Unidas estão enfrentando dificuldades para fornecer comida e abrigo aos desabrigados. E os esforços para resgatar as vítimas entre os escombros têm sido prejudicados por chuvas torrenciais e granizo.
Presidente eleito da Colômbia, GUSTAVO PETRO disse nesta quarta-feira por meio do Twitter que entrou em contato com o governo da Venezuela e vai reabrir a fronteira entre os dois países, que teve diversas fases de fechamento parcial e total nos últimos anos. Ao ganhar a eleição de domingo, ele tornou-se o primeiro presidente de esquerda eleito na Colômbia. PETRO não deixou claro se a comunicação foi direta com o presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO. O chanceler venezuelano, CARLOS FARIA, disse que Caracas espera “construir uma nova era” na relação entre as duas nações.
Caminhoneiros no interior da Argentina começaram na terça-feira uma paralisação para protestar contra o preço do diesel, que está mais barato em Buenos Aires do que em outras províncias do país. A Associação de Transportadores de Carga de Tucumán anunciou que a paralisação será mantida “por tempo indeterminado” por conta da falta de diesel no país. Outro objetivo do movimento é fazer com que o preço do combustível na região seja o mesmo praticado na capital. O governo argentino anunciou na última semana um aumento de 12 por cento no preço do diesel.
A Receita Federal liberou nesta quinta-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Os pagamentos, no valor total de seis bilhões e 300 milhões, serão depositados na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, para quatro milhões 250 mil 448 contribuintes. Os contemplados neste segundo lote receberão a restituição com acréscimo de um por cento em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento, referente à variação mensal da taxa Selic. Quem não receber neste mês ainda poderá ser beneficiado em julho, agosto ou setembro.
Governadores de onze estados entraram nesta quarta-feira com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a lei, aprovada em março e sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO, que determinou a incidência do ICMS estadual em uma única vez, com alíquotas uniformes, em reais, sobre os preços dos combustíveis. A ação é assinada pelos governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul. Antes da lei, a alíquota do ICMS variava a depender do estado. O governo federal, que busca uma alternativa para conter a inflação de combustíveis, argumenta que o velho modelo encarecia o produto.
O ex-ministro da Educação MILTON RIBEIRO passou a noite carceragem da Polícia Federal em São Paulo e, nesta quinta-feira, deve passar por audiência de custódia da Justiça Federal em Brasília por videoconferência. Segundo a Justiça Federal no Distrito Federal, a audiência está marcada para as duas da tarde. Além de MILTON RIBEIRO, devem ser ouvidos HELDER BARTOLOMEU, LUCIANO DE FREITAS MUSSE, o pastor GILMAR SANTOS – que estão presos em Brasília – e, também por vídeoconferência, o pastor ARILTON MOURA, que está preso no Pará. Na noite desta quarta, a defesa de MILTON RIBEIRO apresentou um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da primeira Região para tentar tirar o ministro da prisão. A prisão de RIBEIRO foi determinada pela Justiça por causa de um suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC.
O Governo do Estado anunciou na tarde desta quarta-feira, o repasse de 48 milhões de reais para nove cidades atingidas pelas chuvas do mês de maio em Santa Catarina. Além disso, será reeditado o programa Recomeça SC, do Badesc, para a criação de linhas de crédito com juros subsidiados para empresas afetadas pelo evento climático. A solenidade ocorreu em Tubarão, um dos municípios que mais sofreu danos por conta das chuvas. Em Chapecó, o prefeito da cidade decretou situação de emergência em razão do temporal que atingiu cerca de mil e 500 pessoas. O temporal que passou pelo Oeste no fim da noite de terça-feira e na madrugada desta quarta-feira deixou 500 residências danificadas no município.
Santa Catarina estava com13 pacientes na fila por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva nesta quarta-feira e ainda tenta abrir mais da metade dos 114 leitos hospitalares que previu financiar após decretar situação emergencial. Eram esperadas mais 82 vagas para crianças e bebês, mas só 20 foram abertas até aqui. Na atualização mais recente, a fila por UTI tinha uma maioria de crianças, com seis pacientes pediátricos e um bebê à espera. A Secretaria Estadual de Saúde diz que todos eles recebiam os devidos cuidados até que houvesse liberação. Na terça, uma audiência na Assembleia Legislativa debateu a falta de leitos de UTI no Estado, em especial para pacientes neonatais e pediátricos, e cobrou celeridade nas aberturas.
A proposta que cria o Serviço Militar Estadual Temporário na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já tramita na Assembleia Legislativa. O texto foi lido em plenário na terça-feira junto com a proposta que cria o plano de promoção dos militares estaduais. No caso do projeto dos militares temporários, a ideia do governo é aumentar o efetivo aos mesmos moldes do que já ocorre no Exército Brasileiro, onde os profissionais podem ficar até oito anos sem vínculo efetivo. Pelo projeto enviado à Alesc, o Estado prevê que até 10 mil 172 pessoas sejam contratadas para os cargos disponíveis ao serviço temporário. As vagas disponíveis são oito mil 446 para a PM e mil 726 para o Corpo de Bombeiros. Todos, ao serem aprovados, precisarão passar por um curso de formação.
O Desenvolvimento do Turismo de Itapiranga passa por ações do poder público. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA destaca a grande demanda por incentivos a empresas e projetos turísticos. Ele considera que a prefeitura precisa contribuir na organização e fomento do setor. O município proporciona incentivos a iniciativa privada que faz acontecer o turismo e proporciona desenvolvimento. Para SIQUEIRA, os empreendedores os principais agentes, porém o poder público precisa fazer a sua parte com incentivos econômicos e serviços, comhoras máquinas disponibilizadas para aberturas de acessos ou melhorias.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo apoia capacitação continuada em parceria com o Sebrae. São mais de 650 horas de consultoria no setor turístico visando o desenvolvimento de vários empreendimentos. ALEXANDRE SIQUEIRA relata que os profissionais capacitados participam das ações nas propriedades e contribuem para aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. O Secretário avalia que é fundamental oferecer atrações aos turistas desde a recepção e por isso a capacitação acaba sendo decisiva para o sucesso. SIQUEIRA diz que o Sebrae é um importante aliado em projetos que ocorrem há vários anos em Itapiranga e os resultados começam aparecer de forma mais significativas, principalmente no interior do município.
Incentivos públicos são condicionados ao empreendimento fazer parte do roteiro turístico do município. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo afirma que o foco está em atender todas as demandas. A prefeitura procura fazer o máximo para contribuir, desde a documentação até as ações práticas a todas as solicitações. Conforme ALEXANDRE SIQUEIRA os pedidos de auxílio estão basicamente ligados aos atrativos do turismo rural. Como destaque estão as belezas do Rio Uruguai e afluentes. O Secretário chama atenção para a importância do setor cultural bastante atuante com eventos que são fundamentais para fomentar o turismo. Após as restrições em dois anos, Itapiranga está retomando com força os eventos para o público local e regional.
Meta para o turismo em Itapiranga é posicionar o município no cenário regional e estadual. Desafio é ampliar a área de atuação que atualmente é bastante restrita aos municípios vizinhos. ALEXANDRE SIQUEIRA, coloca como uma das prioridades para este ano e também em 2023, ampliar ações de mídias e marketing para chegar mais longe e aumentar o fluxo de pessoas de outras regiões. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo reconhece que é preciso maior investimento, planejamento e trabalho para atrair turistas de outras regiões. SIQUEIRA é otimista com o turismo em Itapiranga devido ao grande potencial de belezas naturais, cultura germânica e empreendedorismo de produtores rurais e empresários.
Movimento dos Atingidos por Barragens terá evento estadual. O coordenador do MAB, PEDRO MELCHIORS considera que a pauta de debates é intensa para o encontro que será realizado em São José, na sede da Fetaesc. Lembra que são mais de 40 anos de história e caminhada com lutas e conquistas na região. O evento nos dias 22 e 23 de julho vai contar com aproximadamente 60 pessoas que integram as lideranças do Movimento. Representantes de Itapiranga, São João do Oeste e Mondaí também estarão presentes na reuni]ao no litoral catarinense. Na próxima semana representantes do MAB farão uma visita em propriedades agrícolas para discutir a pauta e definir os grupo que viaja ao litoral catarinense. Segundo MELCHIORS, o objetivo é reforçar as reivindicações do movimento.
O coordenador do MAB relata ainda ações em Minas Gerais, especialmente em decorrência dos crimes em Brumadinho e Mariana. O coordenador afirma que os desastres podem ser considerados crimes, devido as falhas de prevenção da empresa Vale. PEDRO MELCHIORS também chama atenção para os cuidados que existem na Amazônia, a maior bacia hidrográfica do mundo e com vários projetos de barragens. No Nordeste, a preocupação maior é com a possibilidade de hidrelétricas no Rio São Francisco. Já em Santa Catarina a luta é contra o exagero em pequenas barragens. MELCHIORS diz que são 300 PCHs, Pequenas Centrais Hidrelétricas, previstas para serem construídas nos rios de Santa Catarina.
Projeto Plantando Água amplia ações em busca de novas parcerias. Objetivo é dar força para a iniciativa que visa contribuir de maneira significativa com o meio ambiente no Extremo Oeste de Santa Catarina. O prefeito GENÉSIO ANTON afirma que São João do Oeste é o município puxador da fila em apoio ao Projeto Plantando Água lançado pela Ameosc. Ele chama atenção que está programado para o início de julho, viagem a Florianópolis de uma comitiva com vários prefeitos e secretário municipais da Agricultura da região da Ameosc. ANTON vai acompanhar o grupo em reuniões com representantes da Casan, Celesc, Badesc, Epagri, Cidasc e Secretaria de Estado da Agricultura. O prefeito informa que o projeto já conta com apoio da Polícia Militar Ambiental e Ministério Publico Ambiental.
Ameosc também vai buscar apoio regional com principais instituições e empresas. Grupo vai visitar grandes empresas e cooperativas. O prefeito de São João do Oeste destaca que estão no radar apoios da JBS, Aurora, Cooper A1, Cooperalfa, laticínios e instituições financeiras. Conforme GENÉSIO ANTON, contribuições financeiras serão fundamentais para o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente. Ele lembra que o projeto regional Plantando Água é resultado de uma parceria entre a Ameosc, o Colegiado Regional de Agricultura e Meio Ambiente e o Colegiado Regional de Educação da Associação, Epagri e o Instituto Federal de Santa Catarina , Campus de São Miguel do Oeste.
Investimento em projetos de água podem atingir 15 milhões de reais em São João do Oeste. Medidas visam atender a demanda para as próximas décadas com sistemas de alta capacidade de distribuição de água em todo o município. O prefeito GENÉSIO ANTON mantém como prioridade a garantia de água para a população e destaca o investimento do município de 15 milhões de reais no período de 30 meses para captação, tratamento e distribuição de água na cidade e interior de município. De acordo com ANTON, os investimentos são frutos de luta nos governos estadual e federal, além de recursos próprios da prefeitura. O prefeito reforça a necessidade de dar atenção especial na solução de um problema crônico e antigo que afeta São João do Oeste.
Itapiranga possui aproximadamente 500 consumidores com atraso nas contas de água. Município iniciou o roteiro de notificações dos devedores há dois meses. Neste período 170 imóveis já receberam a visita do funcionário do setor de Água e Esgoto. Número de débitos em atraso cresceu muito devido aos dois anos sem cortes de água conforme estabeleceu a legislação durante a pandemia. Conforme o Auxiliar Administrativo do Setor de Água e Esgoto, MATHEUS ENGESSER, o trabalho ainda será longo, pois são aproximadamente 500 consumidores com pendências nos pagamentos das faturas. Ele reforça que o primeiro passo é notificar os devedores, pois reaviso de débito que já vem na fatura mensal, nem sempre é percebido. É importante o consumidor ficar atento a mensagem e procurar o setor para a regularização.
MATHEUS ENGESSER afirma que já foi constatado que a maioria das faturas em atraso são de valores baixos, em média de 50 reais. O roteiro de notificações prioriza as pendencias maiores e por isso vai demorar até o servidor chegar a todos os devedores. A recomendação é para agilizar a quitação, pois as contas em atraso geram valores extras de juro e multa. ENGESSER diz que o resultado até agora é considerado positivo no pagamento após a notificação. O Auxiliar Administrativo do Setor de Água e Esgoto, MATHEUS ENGESSER informa que o município possui mais de seis mil ligações de água, porém cinco mil e 800 são ativas. Muitos locais não utilizam a água da rede pública.
Itapiranga enfrenta a terceira cheia do Rio Uruguai em 45 dias. Volume de água teve aumento significativo durante a noite e despertou alerta nesta manhã de quinta-feira. O monitoramento da Defesa Civil iniciou ontem, as 16 horas quando o nível do Uruguai atingiu cinco metros e 52 centímetros acima do nível normal. Às oito horas desta quinta-feira, a Defesa Civil já registrou oito metros e 38 centímetros. Pontes estão interditadas no acesso a Mondaí pela SC 283, a Estrada Beira Rio, na comunidades de Santa Fé Baixa e Sede Capela. Áreas de camping novamente foram atingidas ao longo do Rio Uruguai e afluentes. A Área de Lazer Barra do Rio Macaco, em Laranjeira está inundada registrando danos em estruturas próximo ao rio.
A travessia da Barca Aliança foi interrompida durante a noite. Na manhã de hoje o trabalho foi retomado entre Itapiranga e Barra do Guarita. Conforme o sócio proprietário, SIRIO BRAND, a prioridade é sempre a segurança dos usuários da balsa. Devido a força da correnteza com o alto volume de água do Rio Uruguai e a baixa visibilidade à noite, o serviço é interrompido. Durante o dia a travessia de veículos está garantida até o momento. A balsa na comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga, interrompeu o serviço na tarde de ontem. A Uceff Itapiranga suspendeu as aulas presenciais de hoje à tarde e à noite. Os conteúdos serão disponibilizados de forma online. Conforme a Defesa Civil, nas últimas 48 horas foram registrados 60 milímetros de chuva em Itapiranga.
A travessia de veículos e pedestres no rio Uruguai em Mondaí segue interrompida nesta quinta-feira, diante da elevação do nível das águas. Os trabalhos foram suspensos no início da noite desta quarta-feira, quando o nível do rio estava sete metros acima do normal. O rio Uruguai apresentou elevação gradual durante a noite e por volta das oito horas desta quinta-feira, estava nove metros acima do nível. A empresa Navegação Porto Feliz, que realiza a travessia de veículos e pedestres com a barca, informou que os trabalhos só devem ser retomados quando as águas baixarem. Segundo o sócio proprietário da empresa, GUILHERME PISETTA, o alto volume de água, a forte correnteza e a grande quantidade de madeiras que descem rio abaixo, não permitem a travessia com segurança. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta nesta quinta-feira, para risco de inundação gradual em locais banhados pelo rio Uruguai.
Defesa Civil mantém alerta sobre o nível do Rio Uruguai em Itapiranga. Chuva desta quinta-feira, gera expectativa para maior volume de água e possibilidade de consequências aos ribeirinhos. O comandante dos bombeiros e coordenador da Defesa Civil de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER informa que foi identificado um cenário mais tranquilo com aumento menor no nível do Uruguai nas últimas horas. A preocupação está nas constantes chuvas que podem mudar o cenário . RAUBER diz que a avaliação é feita com base na vasão das hidrelétricas. O principal monitoramento ocorre na barragem da Foz do Rio Chapecó.
Vendedores são abordados vendendo peixes estragados. A Polícia Militar recebeu informações, por intermédio da Rede de Vizinhos, de que haviam vendedores ambulantes fazendo a comercialização de peixes em Iporã do Oeste durante esta terça-feira. Segundo o relato dos moradores, ao descongelar o produto, os peixes exalavam um cheiro forte. As guarnições efetuaram buscas e localizaram os vendedores, que eram do Rio Grande do Sul. Eles não possuíam licença dos órgãos competentes e o produto estava estragado e sem rótulo. A Vigilância Sanitária do município foi acionada e efetuou a apreensão dos produtos, que foram descartados junto ao aterro sanitário. A Polícia Militar orienta a população para exigir a licença dos vendedores ambulantes e nunca comprar produtos sem rótulo, principalmente se tratando de alimentos perecíveis.
Suspeito de praticar tentativa de homicídio e feminicídio em Caibi é preso no Rio Grande do Sul. A prisão do homem, de 39 anos, foi realizada no interior do município de Frederico Westphalen, após troca de informações entre a Polícia Militar de Santa Catarina e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O suspeito foi preso dentro do carro de um cunhado dele, retornando para o município de Caibi, após abandonar uma Toyota/Hilux utilizada para a fuga. Após a prisão, o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para o registro do flagrante e permaneceu calado. A reportagem da Peperi apurou que a tentativa de homicídio e feminicídio ocorreu por volta das 10h da manhã desta quarta-feira, na casa da ex companheira do suspeito, em um bairro da cidade de Caibi. O homem teria ido até a casa dela dirigindo um veículo oficial da Secretaria de Saúde do município de Riqueza e ambos iniciaram uma discussão.
A mulher foi atingida por golpes de arma branca no braço direito e na mão esquerda. O atual namorado dela, que também estava na residência, tentou intervir na briga e foi atingido por golpes de faca no peito e nas costas. O homem ferido foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Caibi, mas precisou ser transferido para Chapecó devido à gravidade dos ferimentos. Após o crime, o suspeito deixou o veículo da saúde de Riqueza estacionado em uma rua e fugiu em uma Hilux em direção ao Rio Grande do Sul, onde foi preso durante a tarde, retornando para Caibi. A Peperi entrou em contato com o prefeito de Riqueza, RENALDO MUELLER, na noite desta quarta-feira e ele confirmou que o suspeito é um motorista do setor da saúde do município. O suspeito tem passagens pela polícia por ameaça, descumprimento de medida protetiva de urgência, dano, apropriação indébita, perturbação do trabalho e difamação.
Na manhã desta quinta-feira, o Município de Riqueza emitiu uma nota oficial, através da Assessoria de Imprensa, onde afirma que está instaurando um Procedimento Administrativo para investigar o ocorrido com o servidor efetivo da Secretaria Municipal de Saúde e enfatiza ainda que o Município de Riqueza não pactua com nenhuma forma de violência e seguirá com o rigor que preceitua o Estatuto dos Servidores Municipais.