-PRESO, MILTON RIBEIRO PASSA POR AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NESTA QUINTA-FEIRA
-GOVERNO PREVÊ ATÉ 10 MIL E CEM MILITARES TEMPORÁRIOS EM SC
-JUSTIÇA APURA VENDA IRREGULAR DE TERRENOS DO SANTA RITA
-COMARCA REGISTRA TRÊS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS
-ARRAIAL CEDRENSE TERÁ SHOWS COM MERCOSUL E MAIS DUAS BANDAS
-DISTRIBUIÇÃO TOTAL DO CALCÁRIO DEVE ACONTECER EM 15 DIAS
-MAIS DE MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBERÃO NOVOS UNIFORMES
-REALIZADA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CENSO ESCOLAR
-MOTORISTA DESVIA DE BURACO E ACABA BATENDO EM CAMINHÃO NA 282
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO CAIR EM FOSSO DE CINCO METROS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O grupo Talibã, que controla o Afeganistão há quase um ano, apelou à ajuda internacional diante da situação de devastação no país, atingido nas primeiras horas desta quarta-feira por um terremoto de magnitude de 6.1 na escala Richter. Mais de mil pessoas morreram e ao menos outras mil e 500 ficaram feridas, segundo as autoridades locais. Equipes da Organização das Nações Unidas estão enfrentando dificuldades para fornecer comida e abrigo aos desabrigados. E os esforços para resgatar as vítimas entre os escombros têm sido prejudicados por chuvas torrenciais e granizo.
Presidente eleito da Colômbia, GUSTAVO PETRO disse nesta quarta-feira por meio do Twitter que entrou em contato com o governo da Venezuela e vai reabrir a fronteira entre os dois países, que teve diversas fases de fechamento parcial e total nos últimos anos. Ao ganhar a eleição de domingo, ele tornou-se o primeiro presidente de esquerda eleito na Colômbia. PETRO não deixou claro se a comunicação foi direta com o presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO. O chanceler venezuelano, CARLOS FARIA, disse que Caracas espera “construir uma nova era” na relação entre as duas nações.
Caminhoneiros no interior da Argentina começaram na terça-feira uma paralisação para protestar contra o preço do diesel, que está mais barato em Buenos Aires do que em outras províncias do país. A Associação de Transportadores de Carga de Tucumán anunciou que a paralisação será mantida “por tempo indeterminado” por conta da falta de diesel no país. Outro objetivo do movimento é fazer com que o preço do combustível na região seja o mesmo praticado na capital. O governo argentino anunciou na última semana um aumento de 12 por cento no preço do diesel.
A Receita Federal liberou nesta quinta-feira a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Os pagamentos, no valor total de seis bilhões e 300 milhões, serão depositados na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, para quatro milhões 250 mil 448 contribuintes. Os contemplados neste segundo lote receberão a restituição com acréscimo de um por cento em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento, referente à variação mensal da taxa Selic. Quem não receber neste mês ainda poderá ser beneficiado em julho, agosto ou setembro.
Governadores de onze estados entraram nesta quarta-feira com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a lei, aprovada em março e sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO, que determinou a incidência do ICMS estadual em uma única vez, com alíquotas uniformes, em reais, sobre os preços dos combustíveis. A ação é assinada pelos governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul. Antes da lei, a alíquota do ICMS variava a depender do estado. O governo federal, que busca uma alternativa para conter a inflação de combustíveis, argumenta que o velho modelo encarecia o produto.
O ex-ministro da Educação MILTON RIBEIRO passou a noite carceragem da Polícia Federal em São Paulo e, nesta quinta-feira, deve passar por audiência de custódia da Justiça Federal em Brasília por videoconferência. Segundo a Justiça Federal no Distrito Federal, a audiência está marcada para as duas da tarde. Além de MILTON RIBEIRO, devem ser ouvidos HELDER BARTOLOMEU, LUCIANO DE FREITAS MUSSE, o pastor GILMAR SANTOS – que estão presos em Brasília – e, também por vídeoconferência, o pastor ARILTON MOURA, que está preso no Pará. Na noite desta quarta, a defesa de MILTON RIBEIRO apresentou um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da primeira Região para tentar tirar o ministro da prisão. A prisão de RIBEIRO foi determinada pela Justiça por causa de um suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC.
O Governo do Estado anunciou na tarde desta quarta-feira, o repasse de 48 milhões de reais para nove cidades atingidas pelas chuvas do mês de maio em Santa Catarina. Além disso, será reeditado o programa Recomeça SC, do Badesc, para a criação de linhas de crédito com juros subsidiados para empresas afetadas pelo evento climático. A solenidade ocorreu em Tubarão, um dos municípios que mais sofreu danos por conta das chuvas. Em Chapecó, o prefeito da cidade decretou situação de emergência em razão do temporal que atingiu cerca de mil e 500 pessoas. O temporal que passou pelo Oeste no fim da noite de terça-feira e na madrugada desta quarta-feira deixou 500 residências danificadas no município.
Santa Catarina estava com13 pacientes na fila por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva nesta quarta-feira e ainda tenta abrir mais da metade dos 114 leitos hospitalares que previu financiar após decretar situação emergencial. Eram esperadas mais 82 vagas para crianças e bebês, mas só 20 foram abertas até aqui. Na atualização mais recente, a fila por UTI tinha uma maioria de crianças, com seis pacientes pediátricos e um bebê à espera. A Secretaria Estadual de Saúde diz que todos eles recebiam os devidos cuidados até que houvesse liberação. Na terça, uma audiência na Assembleia Legislativa debateu a falta de leitos de UTI no Estado, em especial para pacientes neonatais e pediátricos, e cobrou celeridade nas aberturas.
A proposta que cria o Serviço Militar Estadual Temporário na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já tramita na Assembleia Legislativa. O texto foi lido em plenário na terça-feira junto com a proposta que cria o plano de promoção dos militares estaduais. No caso do projeto dos militares temporários, a ideia do governo é aumentar o efetivo aos mesmos moldes do que já ocorre no Exército Brasileiro, onde os profissionais podem ficar até oito anos sem vínculo efetivo. Pelo projeto enviado à Alesc, o Estado prevê que até 10 mil 172 pessoas sejam contratadas para os cargos disponíveis ao serviço temporário. As vagas disponíveis são oito mil 446 para a PM e mil 726 para o Corpo de Bombeiros. Todos, ao serem aprovados, precisarão passar por um curso de formação.
A regional de Educação de Dionísio Cerqueira promoveu durante todo o dia de ontem uma formação para os profissionais sobre o Censo Escolar. De acordo com a técnica de Ensino SIMONE NIEDERMAIER, pela manhã foram atendidos todos os assistentes de Educação das escolas estaduais da regional e na parte da tarde foi feito um treinamento para todos os coordenadores municipais. Ela explicou que estes profissionais são responsáveis por fazerem a coleta do Censo Escolar. Ao todo foram 30 deles capacitados. A técnica de Ensino salientou que esta formação foi trabalhada sobre assuntos gerais e a parte técnica. Com este Censo, os programas do governo Federal são alimentados para garantir recursos aos alunos de todo o país. Caso um estudantes ficar de fora deste levantamento, a coordenadoria acaba recebendo menos recursos. SIMONE comentou que também foi tratado sobre dados estatísticos de todas as escolas do Estado de Santa Catarina. Isso é proporcionado pelo Censo Escolar. A coleta ocorre até primeiro de agosto.
A secretaria de Educação de Guaraciaba promove em parceria com a administração a confecção e entrega de roupas de inverno aos mais de mil e 300 alunos. São entregues casacos e camisetas. Conforme a secretária SANDRA GASPERIN, o agasalho vai contemplar os alunos da creche até o nono ano do ensino fundamental. Já a camiseta começa a ser distribuída para crianças da pré-escola até o último ano do fundamental. Foram investidos cerca de 150 mil reais. Ela informou que estas peças devem chegar no final deste mês. Além deste investimento, a administração efetua uma melhoria com a ampliação de uma nova sala de aula no colégio Pedro Theobaldo Ritter, no Bairro Santa Terezinha, para ser destinado a crianças. A secretária salientou que isso se deve ao aumento de pais procurando uma creche para deixar seu filho em Guaraciaba. Desde ontem, algumas crianças estão sendo destinadas para esta nova sala. SANDRA informou que são 31 crianças na creche.
As creches de São José do Cedro programaram para a próxima segunda-feira um dia diferente para receber os pais nas unidades infantis. A aula ocorrerá apenas pela parte da manhã. Já à tarde acontece a programação entre às 16 e 20 horas. Os detalhes são da diretora da creche São Domingos DAIANE PASSARIN. Segundo a diretora, o momento servirá para troca de informações entre pais e professores, além de ficar por dentro do desenvolvimento da criança na sala de aula. Por isso, é aguardada uma boa participação dos pais tendo em vista a importância do momento. Ela salientou que os resultados do aprendizado na unidade terão mais efetivo resultado se houver a participação dos responsáveis no desenvolvimento da menor. DAIANE destacou que a creche procura desempenhar atividades diferenciadas, principalmente, devido ao primeiro ano com as crianças 100 por cento presenciais na educação infantil.
O vigésimo primeiro Arraial Cedrense, promovido pela prefeitura de São José do Cedro, está marcado para acontecer entre os dias 15 e 17 de julho na Gruta São Cristóvão. A mais recente reunião da Comissão Organizadora foi realizada na manhã de segunda-feira e definiu a programação. A informação é do secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO. De acordo com ele, foram contratadas três bandas, sendo a Catedral, a Banda Momentos e o grupo Mercosul, responsáveis por alegrar o público nos três dias. A licitação delas ocorreu no último dia 14. Ao todo 17 entidades estarão envolvidas nesta edição do evento. O secretário também alertou sobre o período de inscrição para participar do Festival da Canção que ocorre na noite de sexta-feira. São 30 vagas disponibilizadas para os interessados. No sábado a noite será conhecido os dez vencedores que serão premiados com um troféu. Também haverá espaço para as crianças e um matinê para os idosos. O auge do festival ocorre no sábado à noite.
A Comissão Organizadora decidiu que neste ano o Arraial Cedrense deve durar até às duas horas da madrugada. Conforme o secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, o objetivo é promover um evento família. A Comissão também definiu que o lucro líquido da venda dos quitutes será dividido entre as 17 entidades participantes. Estarão sendo comercializados pão com bife, churros, pé de moleque, quentão, entre outros. A entrada é gratuita.
A secretaria de Saúde de São José do Cedro recebeu uma emenda parlamentar no valor de 200 mil reais para serem utilizados na atenção básica. A afirmação é do presidente da Câmara ENIO CAROSSI. Segundo ele, os valores já devem estar em conta para serem usados pela administração. Os valores poderão ser utilizados para aquisição de remédios, gases e demais produtos necessários. Para o presidente, o montante é bastante importante para o município perante o momento atravessado nesta área. ENIO também comentou sobre um pedido feito na última sessão ordinária da Câmara. Segundo o presidente, a intenção é promover uma repintura no trecho da Rua Odilo Link, nas proximidades da igreja Assembleia de Deus. Além de solicitar ao Conselho de Trânsito um estudo sobre a viabilidade de fazer novas pinturas de estacionamento no formato oblíquo. Isso se deve ao elevado número de carros que estacionam no trecho em determinados dias.
Uma comitiva de São Lourenço do Oeste esteve visitando as instalações do Semae na última terça-feira com objetivo de conhecer a ETA, a viabilidade da municipalização e as dificuldades atravessadas com esta decisão. Cerca de 12 pessoas entre administrativo, vereadores, fiscais sanitários e controladoria interna estiveram em São José do Cedro. De acordo com o engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, a ideia foi buscar informações que possam trazer o menor impacto negativo possível durante a transição de municipalização. Esta mesma equipe esteve em São Miguel do Oeste onde a prefeitura também deve municipalizar o fornecimento depois de não haver a renovação do contrato com a Casan. O engenheiro Sanitarista salientou que foi tratado sobre as experiências negativas e positivas que o Semae passou, sendo que São José do Cedro teve esta iniciativa na região. Também houve a troca de experiência do serviço de água em São Lourenço do Oeste.
A Anvisa determinou nesta terça-feira a suspensão temporária da importação, produção, distribuição e comercialização do carbendazim. Este é um fungicida usado por agricultores no combate a fungos que atacam plantações de feijão, arroz, soja e de outras culturas. A informação é do gestor de Fiscalização da Cidasc MATHEUS FRAGA. O carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais utilizados no Brasil. Este agrotóxico é suspeito de causar câncer e malformações em fetos. Apesar desta decisão cautelar, ele comentou que o agricultor que ainda tiver este produto poderá fazer o uso dele enquanto estiver em estoque, a partir disso não poderá mais comprar ou fazer o uso do agrotóxico. Por isso, a Cidasc tem alertado aos estabelecimentos quanto à interrupção na comercialização. FRAGA afirmou que este mesmo fungicida é proibido na Europa e nos Estados Unidos.
A secretaria de Agricultura de Princesa cogita realizar mais duas capacitações sobre a emissão da nota fiscal eletrônica. A partir de janeiro, o bloco de produtor deixa de ser utilizado vindo a ser substituído pela nota eletrônica. O secretário ELDOR BARTH, lembrou que hoje e outras duas datas de capacitação já estão definidas. Mas o setor tem a intenção de promover outras duas capacitações em data a ser decidida. Ele comentou que em julho já são dois dias marcados para este aprendizado e um deles já está esgotado, sendo o dia sete. Já para o dia oito de julho há vagas disponíveis que podem ser procuradas na secretaria de Agricultura. Toda a capacitação é gratuita. Ao menos uma pessoa por família agricultora precisará ter alguém na capacitação ou terceirizar este serviço. Mas o secretário alertou sobre o prazo para o enquadramento da nova forma de emissão de notas. Por isso, a ideia é promover mais duas etapas de curso, mas antes disso é necessário que as vagas do dia oito sejam esgotadas. A capacitação ocorre na Câmara de Vereadores de Princesa.
A distribuição de calcário começou depois de ter finalizado os serviços de silagem nas comunidades rurais em Princesa. Apesar dos impesses causados pelas chuvas, o secretário ELDOR BARTH, relatou que a silagem foi concluída com sucesso com trabalhos efetuados aos finais de semana de tempo estável. Além de envolver diversos servidores. Sobre a distribuição de calcário e do adubo orgânico, ele afirmou que chegou na maioria das propriedades, principalmente, no que se refere ao calcário. O secretário pediu para aqueles que não agendaram os serviços façam o agendamento junto a secretaria. Ele garantiu que a distribuição do calcário para todas as propriedades deve acontecer dentro de 15 dias tendo em vista o momento propício para este serviço.
A delegacia de Polícia da comarca de São José do Cedro registrou até ontem três boletins de ocorrências envolvendo violência contra a pessoa idosa neste ano. Parte delas é proveniente de denúncia pelo disque 100 ou 180. Apesar destes registros, o delegado SANDRO ZANCANARO, que também está respondendo pela comarca de Itapiranga, afirmou que a maioria deles acabam se enquadrando como violência doméstica. Apesar disso, os fatos são registrados na comarca e possuem como prioridade de solução por parte da delegacia. Além do auxílio da secretaria de Assistência Social e da promotoria de Justiça com objetivo de garantir melhor estilo de vida para a vítima. O delegado explciou que são diversos crimes que ocorrem contra o idoso como discriminação, abandono, expor o idoso em perigo e outros. Na comarca, já houve registro de abandono destas pessoas na área rural ou até mesmo na cidade. Vivendo em condições precárias. ZANCANARO salientou que nesses casos também houve apropriação do cartão do benefício.
Na comarca de São José do Cedro, apenas o município de Princesa não registrou nenhum boletim envolvendo violência contra a pessoa idosa. Em Guarujá do Sul um caso até então foi registrado e dois deles de São José do Cedro. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, na cidade sede da comarca houve um caso em que o filho forçou o pai e a mãe idosa para assinarem uma procuração para alienação de bens. São vários casos específicos envolvendo estas ações contra o idoso. O delegado salientou que durante este mês de junho está sendo promovida uma ação especial para conscientização e combate a este tipo de violência. O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa aconteceu no último dia 15. SANDRO também comentou que os idosos têm sido vítimas de crimes praticados pelas redes sociais ou ligação telefônica. Entre eles o falso sequestro, sextorsão, clonagem de aplicativo de mensagem e outros. O delegado salientou que dois casos de suicídios envolvendo sextorsão estão sendo investigados na região de Itapiranga.
A promotoria de Justiça de São José do Cedro instaurou um inquérito para apurar a possível venda irregular de terrenos habitacionais. As áreas estão localizadas nos loteamentos Santa Rita um e dois, e os futuros Santa Rita três e quatro. As informações repassadas por um denunciante são de que terrenos, resultantes de uma parceria entre a Associação Cedrense de Habitação e a Administração, estariam sendo comercializados para pessoas que não fazem parte da associação. Além disso, um dos critérios para fazer parte da associação é residir em São José do Cedro, fato que também não estaria sendo observado durante o processo de comercialização das áreas. A prefeitura de São José do Cedro foi notificada para tomar ciência e proceder com as medidas cabíveis em relação à associação, pelo descumprimento dos termos do convênio, inclusive com a instauração de procedimento especial para prestação de contas, caso necessário. A prefeitura tem até o fim de junho para encaminhar à promotoria de Justiça as informações.
A prefeitura de São José do Cedro, por meio de sua procuradora-geral, se manifestou sobre a investigação da possível venda irregular de terrenos populares nos Loteamentos Santa Rita. De acordo com a procuradora-geral, a advogada ANA PAULA BECKENKAMP, o Ministério Público solicitou informações referente a estes terrenos populares devido ao convênio que a prefeitura possui com a Associação Cedrense de Habitação. Com isso, foram instauradas as comissões para apuração e levantamento de dados, e todos já foram repassados à promotoria antes do prazo final. A procuradora-geral explicou que estes dados se referem aos residentes nos loteamentos. Segundo a advogada, estes convênios são de 2013 e de 2015. Com os dados repassados pelas comissões, o Ministério Público consegue dar seguimento às investigações que apuram esta suspeita. ANA BECKENKAMP afirmou que a prefeitura está à disposição para repassar as informações solicitadas pela promotoria.
A Associação Cedrense de Habitação, por meio do colaborador fundador, se manifestou sobre a investigação do Ministério Público que apura a possível venda irregular de terrenos habitacionais em São José do Cedro. INACIR GONÇALVES, em entrevista hoje para a Rádio Cedro, relatou que a Associação, até o momento da gravação, não tinha sido oficialmente notificada sobre esta apuração. Mas tomando conhecimento por meio de divulgação, ele comentou que foi conversado com os integrantes da diretoria e da parte jurídica da Associação. O colaborador afirmou que a Associação está à disposição da promotoria e do município, a qual possui um convênio de longa data. Ele afirmou que o trabalho desenvolvido pela Associação é sério, gerando bons resultados para o município atendendo inúmeras famílias. GONÇALVES comentou que espera a notificação para se inteirar dos assuntos para se trazer novos desdobramentos.
A Associação Cedrense de Habitação não vende terrenos, sendo isso feito pelos associados, depois é firmado um convênio com o município e logo em seguida repassado novamente para os associados. A declaração é do colaborador fundador INACIR GONÇALVES. De acordo com ele, depois de receber os terrenos, os beneficiados precisam atender diversas regras. Ele ainda disse que isso será apurado para entender o que de fato ocorreu para tomar as medidas cabíveis. O colaborador enfatizou que não foi, até no momento da gravação da entrevista, notificado oficialmente pela Justiça ou pela prefeitura de São José do Cedro. Mas ele garantiu que a intenção da Associação é esclarecer estes fatos dado também a repercussão regional. A notícia, segundo ele, pegou a diretoria de surpresa. Ele lembrou dos resultados gerados pela Associação como o Loteamento São Domingos que hoje possui 150 famílias. Já o Santa Rita são 110 lotes, o Santa Rita dois mais de 30 e o três em torno de 100 terrenos. Já o Santa Rita quatro chega a 20 novos lotes.
Esta não foi a primeira denúncia enfrentada pela Associação Cedrense de Habitação. O colaborador INACIR GONÇALVES, lembrou que houve outros, mas nenhuma irregularidade foi comprovada contra a Associação que existe desde 2004. Ele comentou que sempre foi respondido as perguntas da promotoria, tendo em vista que a diretoria não foi até então chamada para depor. Por isso, acredita que esta será mais uma situação que será esclarecida e solucionada.
Motorista perder o controle da direção e carro colide contra caminhão na BR-282. Durante a manhã desta quarta-feira, um acidente entre carro e caminhão foi registrado na BR-282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O acidente ocorreu entre um caminhão Scania e um Up, foi quando um outro veículo invadiu a pista contrária ao desviar de um buraco e assustou a condutora do Up, que perdeu o controle da direção e colidiu contra o caminhão.
Às 15 horas e 20 minutos foi atendida ocorrência pelos bombeiros onde um homem maior de idade havia caído em um fosso de aproximadamente cinco metros de profundidade em canteiro de obra no centro da cidade de São Miguel do Oeste. A vítima foi avaliada apresentando suspeita de fratura em um dos braços. Foi resgatado com uso de escada, imobilizado e conduzido ao Hospital Regional.
Mãe e filha sofrem acidente na SC-161. O Corpo de Bombeiros de Palma Sola atendeu ontem por volta das 15 horas e 10 minutos um capotamento de veículo Sportage. A motorista do carro de 48 anos, disse que perdeu o controle da direção devido os buracos da rodovia. Segundo os bombeiros ela apresentava dores na lombar e abdominal. Além dela, estava no veículo a filha de 11 anos. Ela foi encontrada fora do veículo, acordada e orientada, relatando dores. Após os procedimentos as vítimas, foram conduzidas para atendimento médico.