ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 23/06/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 90 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Itália vai suspender a partir de segunda-feira a exigência do uso de máscaras ao ar livre, à medida que a vacinação contra a Covid-19 avança e os novos casos, mortes e hospitalizações diminuem. Mais de 52 por cento dos italianos já tomaram ao menos uma dose e 26 por cento estão completamente imunizados. O uso obrigatório foi imposto em outubro, quando o país estava entrando na segunda onda da pandemia. A média de novos casos está em mil e cem casos por dia atualmente, o nível mais baixo desde o final de agosto.

A Casa Branca admitiu nesta terça-feira que não cumprirá a meta de vacinar contra a Covid-19 pelo menos 70 por cento da população adulta do país com pelo menos uma dose até quatro de julho. Segundo o coordenador da resposta do governo americano à pandemia, JEFF ZIENTS, o objetivo será cumprido em "algumas semanas". Durante uma coletiva de imprensa, eledisse que 70 por cento das pessoas com 30 anos ou mais já receberam pelo menos um dose de imunizante contra o coronavírus. Com isso, a meta do presidente JOE BIDEN não deve ser cumprida.

O Chile iniciou nesta terça-feira a vacinação de menores de 12 a 17 anos contra a Covid-19 em mais uma etapa da bem-sucedida campanha de imunização no país. As autoridades sanitárias determinaram que a vacinação será realizada com o imunizante da PfizerBioNTech e os primeiros serão aplicados em adolescentes em centros do Serviço Nacional do Menor, centros de saúde mental e com comorbidades específicas. Antes do Chile, o Uruguai começou a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos há duas semanas e foi o primeiro país da América Latina a imunizar esse público.

Indígenas realizaram um novo protesto, nesta quarta-feira, próximo à Câmara dos Deputados, em Brasília. O ato é contra a votação do projeto de lei, que dificulta a demarcação de terras indígenas e está na pauta da Comissão de Constituição de Justiça da Casa nesta manhã. O novo ato ocorreu um dia após um confronto entre os indígenas e policiais militares e legislativos, na terça. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e o esquema de segurança na Câmara foi reforçado. Na terça, o ato terminou com correria e confusão. Policiais legislativos e militares usaram bombas e gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Já os indígenas atiraram flechas contra os seguranças.

Lançado nesta terça-feira pelo governo federal, o Plano Safra 20212022 destinará 251 bilhões e 200 milhões para apoiar a produção agropecuária nacional. O valor é seis vírgula três por cento superior ao do Plano Safra anterior. financiamentos poderão ser contratados a partir do dia primeiro de julho. Do total, 177 bilhões serão destinados ao custeio e comercialização e 73 bilhões aos investimentos. As taxas de juros para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar subiram de uma faixa de dois vírgula 75 por cento a quatro por cento ao ano para três a quatro e meio por cento ao ano. Para o Pronaf, são 39 bilhões e 300 milhões, alta de 19 por cento.

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, DIOGO MAC CORD, afirmou nesta terça-feira que a privatização da Eletrobras, aprovada pelo Congresso Nacional na segunda, pode gerar 100 bilhões de reais aos cofres públicos depois que estiver totalmente concluída. Atualmente, o governo tem cerca de 60 por cento das ações da Eletrobras. Com a capitalização da empresa, esse percentual cairá para 45 por cento. Os 100 bilhões citados pelo governo referem-se a 20 bilhões esperados com a outorga e 80 bilhões de potenciais ofertas secundárias da venda de ações remanescentes.

Em 2020, o governo estadual investiu mais de 11 milhões de reais na indenização de produtores pelo abate sanitário de animais doentes, a maior soma de recursos desde a criação do Fundo, em 2004. Esses recursos dão suporte aos agricultores na aquisição de animais sadios para continuarem a produção de carne e de leite. O Estado conta com mais de mil e 200 propriedades rurais certificadas como livres das doenças e possui a menor prevalência de brucelose animal do país. A Secretaria de Estado da Agricultura pretende ajustar determinadas condições para o enquadramento de produtores no Fundo Estadual de Sanidade Animal. Nesta terça-feira, a proposta foi apresentada pelo secretário ALTAIR SILVA aos integrantes da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa.

A proposta de reajuste salarial para os mais de 30 mil servidores da área de Segurança Pública em Santa Catarina prevê que ninguém receba menos do que seis mil por mês. Caso seja aceita a proposição do governo catarinense, o salário mais baixo da categoria ficaria neste patamar. Nesta quarta-feira, representantes do Estado estarão reunidos com lideranças de 16 categorias profissionais. Os trabalhadores pedem 45 por cento de aumento, mas não há definição sobre o percentual do reajuste. O pagamento deve ocorrer somente a partir de 2022. Na última semana, CARLOS MOISÉS disse que nenhum professor com 40 horas semanais da rede estadual vai receber menos do que cinco mil reais.

Hoje é o último dia para fazer o cadastro e garantir o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial de 900 reais do governo do Estado. Os trabalhadores demitidos entre os dias 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021, precisam fazer a solicitação pelo site do programa SC Mais Renda. As famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, que não fazem parte de nenhum programa de ajuda, como os do governo federal por exemplo, e estavam no CadÚnico até nove de junho, também receberão o benefício. Neste caso, não precisam fazer um novo cadastro. Quem conseguir concluir o cadastro nesta quarta, vai receber a primeira das três parcelas, no valor de 300 reais, ainda no mês de julho.

Inscrições para aulas de violão encerram essa semana em Campo Erê. De acordo com o diretor do departamento de cultura do município - NETINHO NORONHA, a programação é que as aulas comecem a acontecer no dia seis do próximo mês. Embora bastante pessoas tenham se inscrito, ainda há vagas e quem desejar aprender a tocar violão, pode procurar o diretor. NETINHO destaca a importância de aprender a tocar um instrumento, independente da atividade que exerça. A ação traz muitos benefícios, entre eles a melhora da coordenação motora. As turmas serão definidas conforme o número de pessoas que se inscreverem.

Departamento de Cultura de Campo Erê vai disponibilizar aulas de técnica vocal em breve. O responsável pelo setor - NETINHO NORONHA, adianta que o município tem o desejo de contratar um maestro para ficar responsável pelo coral adulto e infantil. O diretor explica que as ações da cultura estão em ritmo lento devido à pandemia que dificulta reuniões de pessoas, mas as ações já começaram, e torce para que logo se intensifiquem. As aulas de violão vão iniciar logo, pois, seguindo as orientações de prevenção ao vírus, principalmente o distanciamento, consegue fazer com segurança para a população.

Saúde pública de São Bernardino implanta novo sistema na unidade básica do município. De acordo com ALCEU NEGRI - responsável pelo setor, foi feita uma licitação para contratar um programa que vai ajudar na organização dos serviços da saúde em São Bernardino. Além da ferramenta, contratou também assessoria especializada, para treinar a equipe, ensinando como usar os recursos do programa. A ferramenta logo deverá ser instalada, trazendo mais organização para vários serviços prestados na unidade, e consequentemente, aumentando o recurso que é destinado ao município.

Novo programa para organização da Unidade de Saúde de São Bernardino será adotado a partir de agosto. Como conta ALCEU NEGRI – responsável pela pasta no município, a instalação do programa vai, inclusive, ajudar a trazer mais recursos para o município. Ele explica que é sempre necessário ficar atento ao registro e validação dos atendimentos prestados na unidade, pois a saúde municipal é paga conforme o serviço prestado. O secretário conta que recentemente algumas atividades realizadas no posto não foram registradas, e por isso a pasta acabou não sendo paga pelos atendimentos.

Novo programa implantado na saúde de São Bernardino tem recursos para ajudar na organização de toda a unidade. Além de auxiliar o registro dos serviços, o secretário ALCEU NEGRI comenta que a ferramenta vai ser usada também para fazer um controle do estoque dos medicamentos disponíveis no posto, otimizando o processo. O deslocamento dos veículos da secretaria também será monitorado. De acordo com NEGRI, em pouco tempo será possível saber com detalhes quanto cada cidadão usou da unidade de saúde, aumentando a transparência do setor.

Produtores rurais de Campo Erê comemoram chuva e relatam melhora no volume dos reservatórios. Conforme o secretário de agricultura do município - PAULINHO DA COSTA, as precipitações que ocorreram na região ajudaram a amenizar os efeitos da estiagem. Ele acredita que aos poucos a situação melhore, pois os produtores já estão armazenando água, embora ainda não seja o suficiente para solucionar o problema. O secretário destaca que Campo Erê sofre muito com a seca, por isso sua recomendação é que os agricultores se conscientizem cada vez mais e armazenem água

Chuva cria novas demandas de trabalho no município. PAULINHO DA COSTA, que também responde pelo DMER – Departamento Municipal de Estradas e Rodagem de Campo Erê, informa que a chuva ajuda no lado da agricultura, mas prejudica as estradas. Porém, o secretário entende que sempre será necessário trabalhar para deixar as estradas em bom estado, e o no momento o município precisa muito da chuva. Agora, a Secretaria de Agricultura de Campo Erê deixa um pouco de lado o abastecimento aos produtores, e foca na recuperação das máquinas usadas nesse fornecimento.

Agricultores de Anchieta comemoram a chuva dos últimos dias. Quem conta é o secretário de agricultura do município - RAFAEL DA SILVA. Ele explica que embora as precipitações não tenham resolvido o problema da estiagem, a chuva foi muito bem vinda e de grande ajuda para amenizar os efeitos da seca. De acordo com ele, com o início do inverno os dias ficam mais curtos, diminuindo a quantidade de horas com luz do sol e consequentemente a evaporação.

Chuva em Anchieta foi de em média 52 milímetros. O secretário de agricultura – RAFAEL DA SILVA conta que o dado é diretamente da Epagri, que tem uma estação meteorológica no município. Porém, explica que alguns locais de Anchieta receberam até 70 milímetros de água. RAFAEL fala com alegria que percebeu os produtores se preparando com locais para captação de água, como cisternas e caixas d’água. Devido à estiagem prolongada, os reservatórios ainda não voltaram ao normal, porém a chuva já ajuda o produtor a ficar mais tranquilo.

Chuvas em toda a região amenizam a situação da estiagem, mas não resolvem. De acordo com o responsável pelo departamento de agricultura de Saltinho - ROBERTO ANDRETTA, as precipitações que ocorreram nos últimos dias ajudaram a abastecer vários reservatórios em algumas comunidades do seu município. Porém, a chuva não foi igual em todas as regiões de Saltinho, fazendo com que alguns lugares praticamente nem sentissem a melhora. Na opinião dele, toda precipitação é boa, e já pode perceber menos produtores solicitando abastecimento de água essa semana.

Previsões indicam que estiagem deve se prolongar. Mesmo com algumas chuvas dispersas acontecendo, ROBERTO ANDRETTA informa que a seca deve continuar por bastante tempo. Por isso, o secretário de agricultura de Saltinho já começou a organização para construir mais reservatórios, para que a população não sofra tanto no futuro. Segundo ele, outra medida que faz a diferença, deve ser adotada principalmente por quem mora na cidade, que deve continuar economizando. ANDRETTA destaca sua preocupação com os aviários e chiqueirões, já que são produções que demandam muita água.

Secretaria da Cidade tem dificuldade em manter Campo Erê limpa. De acordo com JUCEMAR DE MELLO – vice-prefeito e responsável pela pasta, o departamento precisa de ajuda da população. Ele dá ênfase na questão dos lotes baldios, em que, se cada um cuidar do seu, fazendo a sua parte, é possível praticamente exterminar o problema do lixo, deixando a cidade mais bonita. ROQUE destaca que, além do bem-estar que traz a cidade limpa, evitando o acúmulo de lixo, é possível diminuir também proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Prefeitura se esforça para manter baixos os gastos com folha de pagamento. Segundo o vice-prefeito de Campo Erê – JUCEMAR DE MELLO, a Secretaria da Cidade, sob o comando dele, faz o possível para não contratar mais mão de obra. Acredita que com o esforço e a vontade dos munícipes em ver uma cidade bonita e organizada, é possível economizar parte do dinheiro que seria gasto em limpeza, para fazer novos investimentos. ROQUE anuncia que em breve devem ser instaladas novas lixeiras em Campo Erê, incentivando a população a contribuir com a cidade mais limpa.

Duas das três patrolas de Campo Erê necessitam conserto. JUCEMAR DE MELLO – vice-prefeito e secretário da cidade, comenta que a sua pasta está se organizando junto com o DMER para arrumar estradas no interior. Explica que em muitos lugares a situação está tão crítica que o caminhão do leite quase não consegue chegar para levar a produção. Das três patrolas de Campo Erê, duas delas, compradas em 2015, estão com problema, além do rolo compactador do DMER. Para dar sequência no conserto, será usada a patrola da Secretaria da Cidade, que, segundo ROQUE, apesar de ter mais de 50 anos de uso, ainda funciona.

Covid já matou 11 pessoas em Campo Erê. Só essa semana foram duas mulheres e um homem vítimas do vírus, uma delas ainda amamentava seu bebê. A prefeita ROSANE MOREIRA comenta que quando a gente tem a impressão de que a doença está dando uma trégua, com sinais de querer voltar ao normal, ocorrem óbitos. A poucos dias o município teve o maior número de casos desde que começou a pandemia. A prefeita frisa que não é um decreto que vai mudar a realidade, mas sim a conscientização de cada um. Ela lamenta o fato de muita gente não levar a sério as recomendações da saúde pública.

A semana está sendo marcada por muitas consultas em Campo Erê e várias pessoas estão positivando. As autoridades sanitárias estão em alerta porque a idade das pessoas que estão contraindo coronavírus está cada vez mais baixa. A prefeita ROSANE MOREIRA classifica a situação como muito grave. Ela decidiu seguir o decreto que vem do Estado. Esperava que através da FECAM os municípios pudessem comprar, com recursos próprios, as vacinas, mas os laboratórios não tem o imunizante para entregar. Campo Erê já está recebendo do Estado vacinas para faixa etária de 48 anos.

Polícia Militar apreende drogas em São Lourenço do Oeste. Os entorpecentes foram encontrados pela Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço, enquanto fazia abordagens de fiscalização, na SC-157. Os policiais abordaram uma caminhonete Montana emplacada em Pato Branco, que era dirigida por um homem de 32 anos. Ao fazerem revista no veículo, os policiais encontraram seis gramas de crack guardadas em papel alumínio, e ainda mais seis gramas de maconha. O motorista disse que a droga era para seu consumo pessoal. Foi feito termo circunstanciado e tomadas as providencias cabíveis.

Homem é preso por agressão contra namorada grávida e idosa. Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia Militar após agredir a namorada de 15 anos, grávida, e a sua avó, de 62 anos. O caso foi registrado por volta das duas horas da manhã de ontem, no bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste. De acordo com a PM, o agressor estava bêbado e, ao ver a chegada da polícia, tentou agredir os mesmos, que o imobilizaram e algemaram. O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer as duas vítimas, que foram levadas até a UPA 24 horas. O Conselho Tutelar também foi acionado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.