-SENADO DEVE VOTAR HOJE PEC QUE ADIA ELEIÇÕES MUNICIPAIS
-JUSTIÇA VÊ POSSÍVEL ENVOLVIMENTO DE MOISÉS NA COMPRA DE RESPIRADORES
-SAÚDE DE TUNÁPOLIS IRÁ AVALIAR SE MANTEM REVEZAMENTO NO ATENDIMENTO DAS EQUIPES
-CASOS DE ANSIEDADE AUMENTAM DURANTE PANDEMIA E PSICÓLOGA CHAMA ATENÇÃO PARA PREVENÇÃO
-AGRICULTORES DEVEM APROVEITAR PERÍODO ATÉ LIBERAÇÃO DO PLANO SAFRA PARA PLANEJAR INVESTIMENTOS
-SAÍDA DE PISTA DEIXA MOTORISTA GRAVEMENTE FERIDO
-POLÍCIA IDENTIFICA SUSPEITO DE ASSALTO A IDOSO NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS
-HOMEM NATURAL DE TUNÁPOLIS É MORTO A TIROS NO MATO GROSSO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus. Agora, na central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16centavos. O euro está valendo cinco reais e 85 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A semana passada foi a mais sangrenta para as forças de segurança do Afeganistão em 19 anos de conflito no país, com 291 mortes nas mãos do Talibã. A informação é do governo de Cabul. Nesses sete dias "o Talibã lançou 422 ataques em 32 províncias, nos quais mataram 291 membros das forças de segurança e feriram 550. O Talibã rejeitou os números do governo. Segundo o porta voz do Talibã, " inimigo quer estragar o processo de paz e as negociações inter-afegãs publicando esses informes falsos". As negociações de paz entre o governo e os insurgentes devem ser iniciadas após um breve cessar-fogo no mês passado.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, afirmou nesta segunda-feira que aceitaria se reunir para conversar com o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, desde que houvesse "respeito" durante o diálogo.MADURO se encontrou com JOE BIDEN, então vice-presidente dos Estados Unidos, em 2015, no Brasil, durante a posse da ex-presidente DILMA ROUSSEFF. Na ocasião, ele pediu "respeito à Venezuela". Durante entrevista no domingo ao site Axios, TRUMP declarou que poderia se reunir com o presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta segunda-feira ordem executiva que suspende a emissão de vistos de trabalho para estrangeiros. O republicano argumenta que a medida servirá para amenizar os riscos ao emprego de norte-americanos após os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A suspensão começa a valer nesta quarta-feira e deverá durar até 31 de dezembro de 2020, mas a Casa Branca sinaliza que pode estender o prazo, se necessário. De acordo com estimativa do Migration Policy Institute, uma organização independente norte-americana, feita com base em dados oficiais, mais de 160 mil trabalhadores podem ser afetados pela medida.
O ministro do Supremo Tribunal Federal,ALEXANDRE DE MORAES retirou, nesta segunda-feira, o sigilo da decisão que determinou buscas e apreensões da Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura a realização de manifestações antidemocráticas. As buscas foram realizadas na semana passada. Na decisão, MORAES afirma que decidiu liberar a decisão diante de “inúmeras publicações jornalísticas de trechos incompletos do inquérito, inclusive da manifestação da Procuradoria-Geral da República e da decisão judicial”.No despacho, que foi assinado no dia 27 de maio, o ministro determinou a quebra sigilo bancário de parlamentares do PSL, empresas de informática e administradores de canais do Youtube de direita. Segundo MORAES, há indícios da atuação de uma rede virtual de comunicação para desestabilizar o regime democrático.
O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta segunda-feira que o governo não suportará pagar mais duas parcelas do auxílio emergencial no valor de 600 reais, além das três já programadas.Ele afirmou que "o PAULO GUEDES decidiu pagar a quarta e a quinta, mas falta acertar o valor”. Segundo ele, um valor do auxílio mais baixo será negociado no Congresso, já que o que está em vigor custa 50 bilhões de reais por mês ao governo. BOLSONARO ressaltou que o governo quer atender o povo, mas com muita responsabilidade. O presidente comentou que a maneira mais rápida de diminuir a dependência do auxílio para a população é reabrir o comércio nas cidades.
O Senado deve votar nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno será em quatro de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. O relator da PEC, WEVERTON ROCHA, defende que o primeiro turno seja adiado para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Por se tratar de uma emenda constitucional, o texto será submetido a dois turnos de votação, o que deve acontecer nesta terça, e precisa dos votos favoráveis de pelo menos 49 senadores nas duas votações. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.
O Ministério Público de Santa Catarina recebeu, nesta segunda-feira, denúncias decorrentes das imagens do público que visitou o parque temático Beto Carrero World, em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, durante o domingo. As imagens geraram críticas por conta do distanciamento social e também porque algumas pessoas aparecem sem máscara ou fazendo mal uso da proteção facial contra o novo coronavírus. O órgão informou que segue fiscalizando o parque e que "as imagens que foram veiculadas não revelam irregularidades sobre aglomerações", além de dizer que o descumprimento do uso obrigatório das máscaras "foram casos isolados". O parque afirmou que os shows ocorrem em áreas abertas e que estão operando com 30 por cento da capacidade, seguindo medidas de segurança.
A Justiça de Santa Catarina decidiu nesta segunda-feira encaminhar o processo da Operação Oxigênio, que investiga a compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões pelo Governo do Estado, para o Superior Tribunal de Justiça. A decisão foi tomada por considerar uma possível participação do governador CARLOS MOISÉS.O juiz ELLESTON LISSANDRO CANALI menciona na sentença que o governador “tinha ciência e possível participação nos fatos delituosos que estão sendo apurados”.De acordo com a Justiça, o governador é mencionado em conversas de celular, conforme apontou laudo pericial feito no celular de um dos investigados pelo IGP. Esta é a primeira vez em que o nome do governador aparece na investigação e foi mencionado por três vezes no processo.
Em coletiva de imprensa no fim da tarde de ontem, o governador CARLOS MOISÉS negou envolvimento em supostas irregularidades na compra dos respiradores da empresa Veigamed.O governador disse que é comum as pessoas citarem seu nome, mas que não conhece os empresários investigados e as pessoas que falam dele na conversa periciada. Ele afirmou que são ilações e que não vai permitir que maculem a história dele. MOISÉS também mencionou que teria partido do próprio governo o pedido para sindicâncias internas no início de maio. Ele afirmou ainda que o Governo procura ser técnico, transparente e que ele não faz diretamente nenhuma negociação.
-SAÚDE DE TUNÁPOLIS IRÁ AVALIAR SE MANTEM REVEZAMENTO NO ATENDIMENTO DAS EQUIPES
-CASOS DE ANSIEDADE AUMENTAM DURANTE PANDEMIA E PSICÓLOGA CHAMA ATENÇÃO PARA PREVENÇÃO
-AGRICULTORES DEVEM APROVEITAR PERÍODO ATÉ LIBERAÇÃO DO PLANO SAFRA PARA PLANEJAR INVESTIMENTOS
Prefeitos da Ameosc participam de assembleia virtual. Um dos assuntos da pauta foi à criação de um Comitê Técnico para discutir a regulamentação dos serviços durante a pandemia. De acordo com o secretário da associação, AIRTON FONTANA, o objetivo é definir protocolos padronizados para os municípios em relação a setores que ainda tem restrições, como o transporte coletivo municipal. Ele diz que os prefeitos entenderam que a Ameosc irá buscar mais dados para definir os encaminhamentos. As deliberações devem ser tomadas em conjunto com o Colegiado Regional de Saúde, que envolve a Ameosc e a Amerios. A preocupação é também com a provável mudança do calendário eleitoral, e o impacto no repasse de recursos aos municípios. Os valores repassados pelo governo federal são limitados em razão do ano eleitoral. Para os prefeitos, se a data do pleito for alterada, a união deve flexibilizar as datas limites para os repasses.
Mondaiense torna a paixão por orquídeas uma profissão. No dia 22 de junho, é lembrado o dia do Orquidófolo, profissional que se dedica a cuidar de orquídeas. Segundo a sócia-proprietária do orquidário Vani, localizado na linha Tigre, Mondaí, WANDERLEIA ORSO, a paixão pelas plantas iniciou já aos 15 anos, com a coleção de flores de orquídea. Ela cita que o orquidário foi implantado há cerca de quatro anos, adaptando um antigo chiqueiro desativado. WANDERLEIA comenta que cultiva no espaço cerca de 20 mil plantas, e em torno de mil espécies. Ela afirma que as orquídeas são plantas que exigem dedicação, e cada espécie tem o seu período de melhor adaptação e floração. A comercialização ocorre no próprio orquidário, as margens da SC 386. WANDERLEIA enfatiza que para muitos o cultivo das orquídeas acaba sendo uma terapia, e uma atividade importante por exemplo, na prevenção ou tratamento da depressão.
Prefeitura de Mondaí já concedeu mais de 38 mil em incentivos pelo programa de melhoramento genético. O projeto de lei que institui o programa foi apresentado pelo vereador ROBERTO BERNARDI em 2018. Após aprovação, o programa foi instituído em lei. Conforme o vereador, desde a implantação há dois anos, o programa de melhoramento genético teve no total 77 pedidos, totalizando um incentivo de mais de 38 mil reais. BERNARDI explica que antes do programa, o agricultor tinha direito somente ao sêmen licitado pela prefeitura, e com esta lei, o produtor pode optar ainda por receber o incentivo para compra de sêmen de empresa terceirizada, atendendo assim, as características de genética do rebanho de sua propriedade. O vereador cita que para receber este incentivo, o agricultor deve apresentar a nota fiscal da compra na secretaria de Agricultura. O valor que é pago de incentivo pelo sêmen comprado da empresa, é o mesmo que a prefeitura paga pelo sêmen que licita.
Tunápolis avalia retorno gradativo de atividades. Medidas referente ao enfrentamento da Covid-19 estiveram na pauta de reunião do prefeito com secretários municipais, e quais as ações deverão ser tomadas no que diz respeito a liberação de algumas atividades conforme decreto do Estado. O prefeito RENATO PAULATA, diz que as ações serão tomadas após análise com responsabilidade, priorizando sempre a saúde. Ele reconhece os impactos econômicos e sociais que essa pandemia está causando para o município, mas defende cautela e responsabilidade para evitar qualquer tipo de prejuízos para a população. Segundo PAULATA, a volta de algumas atividades propostas na última portaria emitida, foi de que se faz necessário avaliar com muita cautela essa possibilidade, pois a prioridade é a saúde. As medidas serão tomadas no âmbito da AMEOSC, uma decisão em conjunto para garantir a segurança necessária, para a região.
Secretária de Saúde de Tunápolis mantém revezamento no atendimento da equipe até pelo menos final desta semana. Segundo o secretário, CARLOS BAUMGRATZ, os profissionais especialistas retomaram os atendimentos, por meio de agendamento, e a equipe médica e de enfermagem ainda mantém esta semana o sistema de revezamento. Ele comenta que o Comitê de Crise irá avaliar no final desta semana, como será o atendimento a partir da próxima semana. Enquanto uma equipe permanece em casa, de sobre aviso, a outra equipe faz o atendimento aos pacientes. BAUMGRATZ enfatiza que conforme os pacientes apresentam os sintomas de Covid-19, são aplicados testes rápidos e de laboratório. A aplicação ocorre a partir da avaliação da equipe. O secretário enfatiza que tem aumentado a demanda de pacientes com sintomas gripais na unidade de saúde, e em função disso muitos exames tem sido aplicados para o diagnóstico do vírus.
O secretário de Saúde de Tunápolis chama atenção para cuidados que a população deve continuar adotando, como uso de máscara, álcool 70 e o isolamento, para evitar novos casos. CARLOS BAUMGRATZ enfatiza que a população não deve pensar que agora não precisa mais ter os cuidados, pois o vírus continua circulando. Tunápolis está com oito casos confirmados, a maioria dos pacientes já recuperados ou em fase de recuperação. O secretário enfatiza que nenhum dos pacientes que teve a confirmação para o coronavírus apresentou agravamento da saúde.
Casos de ansiedade aumentam durante pandemia e psicóloga chama atenção para prevenção. De acordo com a psicóloga, SIMONE DREHER, o abalo emocional já começa pelo fato de ninguém ter se preparado para o que estamos vivendo. Ela comenta que a situação da pandemia pegou todos de surpresa, e de uma hora para outra as pessoas tiveram que se isolar, e algumas tiveram ainda conseqüências mais graves, como perda de emprego e problemas financeiros. A psicóloga cita também a alteração das rotinas, o que afeta diretamente o psicológico das pessoas. Conforme a profissional, logo no início da pandemia, em março, houve um aumento considerável dos casos de insônia, ansiedade, além de medo e insegurança diante do cenário e do seu desfecho futuro. SIMONE chama atenção para os casos de ansiedade, que são mais preocupantes e que se agravaram nas pessoas que já tinham algum problema relacionado.
A psicóloga enfatiza a importância para a identificação do problema, e a procura por ajuda o quanto antes. SIMONE DREHER comenta que se não identificada, a ansiedade acarreta em doenças físicas. Ela afirma que com as restrições de atendimentos nas unidades de saúde, considerando que o foco são os casos suspeitos ou diagnósticos de coronavírus, muitas pessoas acabam não identificando o problema, e por isso não procuram ajuda. Conforme a psicóloga, os principais sinais e sintomas da ansiedade são palpitações fortes e dor no peito, pensamento acelerado, dificuldades para dormir e realizar atividades diárias e básicas, em função da pessoa estar indisposta. SIMONE lembra que a incidência destes casos aumenta no inverno, principalmente em dias em que não há sol, devido à sensação de solidão e agravamento dos casos de depressão. Atividade física e exposição diária ao sol de pelo menos 10 minutos, são fatores que auxiliam na prevenção.
Agricultores devem aproveitar período até liberação de recursos do Plano Safra para planejar investimentos. O Plano Safra 2020/2021 foi lançado no dia 17 deste mês, mas os recursos são liberados a partir de julho. Conforme o gestor de carteira agro da agência do Sicredi de Iporã do Oeste, MAURÍCIO AGOSTINI, este é um apoio financeiro do governo federal para os produtores rurais. Ele cita que o plano é lançado há cada safra, com validade entre junho e julho do ano seguinte. O gestor de carteira agro ressalta que este é o período para atualização do cadastro dos agricultores, bem como o planejamento, sobre investimentos desejados nas propriedades. Em relação as taxas de juros, AGOSTINI explica que para pequenos produtores rurais com renda bruta de até 415 mil reais por ano, em financiamentos pelo Pronaf, as taxas caíram de 2,75 a 4% ao ano. Para esta categoria, são disponibilizados 33 bilhões de reais.
Já para os médios produtores, com faturamento entre 415 mil a dois milhões por ano, a redução na taxa foi de 6% para 5% ao ano. O montante desta categoria é de 33,1 bilhões de reais. Para os demais produtores, com faturamento anual superior a dois milhões de reais, o gestor de carteira agro da agência do Sicredi de Iporã do Oeste comenta que a taxa que era de 8% caiu para 6% ao ano. MAURÍCIO AGOSTINI enfatiza que a pandemia afetou todos os setores, inclusive a agricultura, e por isso o planejamento dos investimentos que o produtor pretende realizar é fundamental. O gestor cita que além do atendimento presencial, o Sicredi disponibiliza de vários canais para o atendimento aos seus associados, e o esclarecimento de dúvidas sem precisar sair de casa.
-SAÍDA DE PISTA DEIXA MOTORISTA GRAVEMENTE FERIDO
-POLÍCIA IDENTIFICA SUSPEITO DE ASSALTO A IDOSO NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS
-HOMEM NATURAL DE TUNÁPOLIS É MORTO A TIROS NO MATO GROSSO
Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas em Iporã do Oeste. Por volta das 18 horas 30 minutos de ontem, em rondas na rua Santa Cruz no bairro Novo Horizonte, a Polícia Militar abordou uma pessoa em atitude suspeita. Em buscas, foi localizada uma porção de maconha embalada para venda. Durante a abordagem, chegou no local outro homem que foi identificado como o comprador da droga. O suspeito de estar vendendo a droga foi preso e um foi celular apreendido.
Mulher percebe tentativa de golpe e denuncia estelionatário a polícia. Na manhã de ontem, por volta das dez horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de estelionato no Bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste. Uma mulher relatou que há aproximadamente um mês está tendo contato pelas redes sociais com um homem que dizia residir no Reino Unido. Ele disse a vítima que viria ao Brasil para comprar uma casa, e mostrava através de fotos enviadas nas mensagens uma maleta cheia de dólares. O homem disse a mulher que teria embarcado no Reino Unido e chegaria nesta segunda-feira pela manhã em São Paulo. A mulher recebeu uma ligação, como sendo da Polícia de São Paulo, para que depositasse três mil e 500 reais para liberá-lo, pois havia sido preso por não ter declarado o valor em dinheiro e precisaria pagar uma multa para a polícia. A mulher percebeu se tratar de um golpe e acionou a PM.
Médica e enfermeira são presas em flagrante após divergências em atestado. Conforme o delegado, JERÔNIMO FERREIRA, a PM prendeu duas pessoas, um homem e uma mulher pelos crimes em tese de furto e de receptação. O homem apresentava lesões aparentes no rosto, na mão e no peito. Porém no atestado confeccionado, por uma médica e por uma enfermeira, a partir de exame médico realizado, constava não ter sido verificado nele qualquer lesão ou escoriação. Em razão disso, o delegado, acompanhado de um agente, deslocou ao local de trabalho das profissionais e as prendeu por falsidade. Já na sede da Polícia Civil, em razão de se tratar de infração de menor potencial ofensivo, contra elas foi lavrado um Termo Circunstanciado, e se comprometeram a comparecer em juízo. Os dois conduzidos pela PM foram atuados em flagrante, ele por furto e ela por receptação, e encaminhados à UPA de Maravilha.
Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atende dois acidentes na 163 nesta segunda-feira. O primeiro acidente ocorreu por volta das oito horas da manhã de ontem, na SC 163 em São Miguel do Oeste. No local ocorreu uma colisão traseira, envolvendo um caminhão VW 16.220 de Iporã do Oeste, conduzido por um homem de 26 anos, e um Peugeot 206 de Itapiranga, conduzido por um homem de 20 anos. O segundo acidente ocorreu a tarde, por volta das 16 horas, na SC 163 em Itapiranga. A colisão envolveu um caminhão Mercedes Benz 709 de Itapiranga, conduzido por um homem de 30 anos, e um Palio de Tunápolis, conduzido por um homem de 60 anos. Nos dois acidentes, ninguém se feriu.
PM apreende quase 800 comprimidos de ecstasy, cocaína e maconha durante a Operação Hórus. Nesta segunda-feira, pelas 14 horas e 40 minutos, o décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira flagrou uma ocorrência de tráfico de drogas e associação para o tráfico na Rua Celeste Alves da Silva, Bairro São Luiz, em uma área de mata em São Miguel do Oeste. Foram abordados cinco homens, os quais tinham entre 15 e 20 anos. Com eles a polícia encontrou dinheiro e um pote com 10 buchas de cocaína pronta para venda. O cão de faro do Canil Setorial localizou 81 buchas de maconha. Em outro ponto, o cão encontrou oito buchas de cocaína e 798 comprimidos de ecstasy enterrados em sacos plásticos a uma profundidade de 10 centímetros. Um dos envolvidos estava alterado, não colaborando com a ocorrência e foi necessário fazer uso da força para algemá-lo. Entres os abordados havia menores de idade, sendo acionado o conselho tutelar.
Saída de pista deixa motorista gravemente ferido em Anchieta. O acidente ocorreu por volta das 21 horas e 30 minutos de domingo, na SC 161 em Anchieta. Foi uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Uno, emplacado em Guaraciaba, conduzido por um homem de 39 anos. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o condutor sofreu ferimentos graves, sendo socorrido e encaminhado ao pronto atendimento para avaliação. Os bombeiros de Anchieta não chegaram a ser chamados para atendimento da ocorrência. No veículo foram registrados danos de grande monta.
Polícia identifica suspeito de assalto a idoso no interior de Tunápolis. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, por volta das 18 horas e 40 minutos do domingo, na linha São José, interior de Tunápolis. O idoso relatou a PM que estava em um bar, onde consumiu uma bebida. O homem estaria com oito mil reais na carteira. Ele teria deixado o bar conduzindo seu veículo, quando após cerca de um quilometro, foi ultrapassado por um Uno, de cor cinza, que parou bruscamente na sua frente. A vítima relatou que do Uno saiu um rapaz, o qual também estava no bar que havia freqüentado anteriormente. Ao sair do carro, o criminoso derrubou a vítima no chão, e tirou o dinheiro que estava em sua carteira. Parte do dinheiro, cerca de mil e 150 reais, ficou espalhado no local. O idoso pediu ajuda a moradores próximos. A PM realizou rondas, não localizou o autor, mas identificou a placa do Uno por meio de informações colhidas no local do fato.
Ainda nesta segunda feira, após denúncia e durante rondas, a PM de Iporã do Oeste viu o veículo suspeito, o qual foi abordado e o condutor identificado. Como o flagrante já havia passado, a guarnição da PM lavrou boletim de ocorrência e o homem foi liberado. Ele foi orientado quanto a irregularidades constatadas pela PM em seu veículo, que no momento da abordagem estava estacionado. Em nova abordagem, desta vez com o carro em movimento, o homem teve o veículo guinchado em função de estar em mau estado de conservação. O condutor, suspeito do assalto, também não é habilitado. O caso foi repassado para investigação da Polícia Civil.
Homem natural de Tunápolis é morto a tiros no Mato Grosso. RENAN EIDT, 38 anos, conhecido como Dj Dudinha, foi morto na noite desta segunda-feira a tiros, na tabacaria em que era proprietário, em um bairro da cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Segundo informações, homens armados chegaram no estabelecimento e efetuaram vários disparos contra Dudinha. Ele morreu no local. A namorada que estaria com ele no momento, não se feriu. Não há detalhes sobre a motivação do crime. Conforme informações de familiares, RENAN se criou em Tunápolis e morava há cerca de 20 anos em Sorriso, onde será sepultado. Ele morava com sua mãe, e seu pai ainda reside em Tunápolis. RENAN deixa ainda dois filhos.