-MERCADO FINANCEIRO REDUZ ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 5,80% EM 2023
-SC SUPERA UM BILHÃO DE DÓLARES COM EXPORTAÇÃO DE CARNES NESTE ANO
-PREFEITO E SECRETÁRIO POSSUEM INTENSA AGENDA EM FLORIANÓPOLIS
-PREFEITO PRESSIONA GOVERNO ESTADUAL PARA EVITAR ATRASO DE RECURSOS
-EFICIÊNCIA NO AGRONEGÓCIO SERÁ PAUTA DE PALESTRAS EM ITAPIRANGA
-MULHER GRÁVIDA SOFREU FERIMENTOS EM UM ACIDENTE DE MOTO
-REGIÃO POSSUI ALTO ÍNDICE DE CRIMES CONTRA O AGRONEGÓCIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
De volta aos Estados Unidos após participar da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, o presidente americano, joe biden, terá em princípio até o dia primeiro de junho para negociar um acordo com a oposição republicana e aumentar o teto da dívida do país, evitando um calote. BIDEN se reuniu pessoalmente nesta segunda-feira com KEVIN MCCARTHY, presidente da Câmara dos Representantes, para tentar encontrar uma saída para o impasse que divide democratas e republicanos. Os republicanos exigem cortes drásticos de gastos, o que os democratas recusam. BIDEN classificou de "inaceitáveis" as propostas dos republicanos para elevar o limite de endividamento do país.
A Meta, dona do Facebook e Instagram, foi multada pela Autoridade Irlandesa de Proteção de Dados em um bilhão e 300 mil dólares por violar as regras de proteção da União Europeia. A empresa foi acusada de compartilhar os dados dos usuários europeus com os Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo Conselho Europeu de Proteção de Dados da União Europeia, nesta segunda-feira. A decisão se aplica apenas ao Facebook, e não ao Instagram e ao WhatsApp. A Autoridade Irlandesa de Proteção de Dados também solicitou que a Meta suspendesse imediatamente o compartilhamento de dados dos usuários.
A Argentina pôs em circulação nesta segunda-feira a nova cédula de dois mil pesos, a maior em valor nominal, em um contexto de escalada da inflação acelerada. Pela cotação oficial, a nova nota equivalia a cerca de 40 reais. No paralelo, porém, o valor equivale pouco mais de 20 reais. O Banco Central da República Argentina espera que o novo bilhete facilite transações bancárias e alivie a sobrecarga de caixas eletrônicos. Os preços ao consumidor na Argentina subiram oito vírgula quatro por cento em abril em relação ao mês anterior, com variação acumulada de 32 por cento no ano e taxa interanual de 108 por cento, maior patamar em mais de 30 anos.
O Ministério da Agricultura declarou emergência zoossanitária por 180 dias por causa da gripe aviária. A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira. Segundo o governo, até agora oito casos de H5N1 foram confirmados no Brasil, sendo sete no Espírito Santos e um no Rio de Janeiro. Todos os casos envolvem aves silvestres migratórias. Não há diagnósticos da doença entre humanos ou em aves para consumo. A pasta informou que a medida é necessária para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, além proteger a fauna e a saúde humana. Como os casos foram confirmados em aves silvestres, o Brasil continua sendo considerado território livre de infecção pelo vírus da influenza aviária, sem impactos comerciais.
A Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na última semana na Câmara dos Deputados para investigar invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realiza a apresentação do plano de trabalho em sessão nesta terça-feira, às duas da tarde. A CPI, instalada na última quarta-feira, é presidida pelo deputado Tenente-Coronel ZUCCO do Republicanos, enquanto a relatoria fica por conta do deputado RICARDO SALLES do PL, ex-ministro do Meio Ambiente. Segundo o relator do colegiado, o objetivo da CPI é “estabelecer a ideia de que existe uma lei no Brasil que protege a propriedade privada”. Na última quinta-feira, a direção do MST criticou o colegiado instituído na Câmara, dizendo que se trata de uma tentativa de “criminalizar” os sem-terra e pressionar o governo LULA.
Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2023 de seis vírgula zero três por cento para cinco vírgula 80, ao mesmo tempo em que passaram a projetar um crescimento maior do nível de atividade. As informações constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia. Mesmo com a queda na estimativa de inflação do mercado para 2023, ela ainda segue superando o teto da meta de inflação definida pelo governo. Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro caiu de quatro vírgula 15 para quatro vírgula 13 por cento.
A colheita do arroz nos campos catarinenses está quase concluída. Conforme as estimativas da Epagri/Cepa, a expectativa é que Santa Catarina alcance uma produção de um milhão 235 mil 229 toneladas de arroz na safra 2022/23. A área plantada deve se manter estável em torno de 147 mil hectares, enquanto a produtividade apresentará uma leve redução em relação à safra anterior, que foi acima da média. De janeiro a abril de 2023, as exportações de arroz somaram oito milhões 165 mil dólares, tendo como principal destino a Venezuela. Esse valor é aproximadamente o dobro do total exportado em todo o ano de 2022 e reflete uma tendência de aumento da participação no mercado externo. Do lado das importações, no primeiro quadrimestre de 2023, Santa Catarina importou o equivalente a quatro 299 mil dólares, tendo como principal parceiro comercial o Uruguai.
Um documento emitido pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina manifesta apoio à manifestação feita na última quinta-feira pelo senador HAMILTON MOURÃO do Republicanos, em que ele pediu a “interdição imediata” da cassação de DELTAN DALLAGNOL pelo Senado. O ex-procurador da Lava Jato foi cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa. O ofício diz que o Conselho “de forma firme e clara, reitera seu posicionamento em favor da democracia, da livre iniciativa, da liberdade de expressão e da segurança jurídica” e se posiciona “contra quaisquer arbitrariedades que desrespeitem o processo eleitoral”. Assinam o documento entidades como Fiesc, Faesc, Fetrancesc, FCDL, Sebrae, Facisc e Fampesc.
O setor de carnes obteve uma receita de um bilhão 340 milhões de dólares no primeiro quadrimestre de 2023. Foram exportadas 600 mil toneladas de carnes de frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos, entre outras. O resultado representa uma alta de 10 e meio por cento na quantidade exportada e 20 vírgula oito por cento no faturamento, quando comparado ao mesmo período de 2022. Os números são do Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola, Epagri-Cepa. Os resultados positivos deste período devem-se ao crescimento dos embarques para a maioria dos principais destinos, em especial a China. Outros dois destinos também apresentaram altas no acumulado do ano: Países Baixos e Arábia Saudita.
BR 163 registra lentidão no trânsito em virtude de vários trechos em obras. O DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes alerta para operações de PARE e SIGA em quatro pontos da BR-163, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira. Os motoristas que passarem pelo trecho devem reduzir a velocidade e seguir as orientações das equipes que estão atuando nos locais. A ação é necessária para seguir com as obras de adequação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia. A restrição de tráfego segue durante as 24 horas por dia em apoio a serviços de terraplenagem, pavimentação e concretagem.
O Hospital Santa Casa Rural, de São João do Oeste realizou o segundo mutirão de consultas oftalmológicas. Foram realizadas quase 400 consultas e retornos durante a semana passada. O Hospital conta com a do Instituto Santé, que está ampliando a prestação de serviços. Conforme a diretora do Hospital, MONICA CANTON, entre os procedimentos estão avaliações de acuidade visual, indicação de uso de óculos, indicações cirúrgicas, além de retorno pós-cirurgias de cataratas realizadas em abril na Unidade Hospitalar.. MONICA informa ainda foram atendidos 344 pacientes. Desse total, 180 pessoas realizaram consulta pós-cirúrgica do mutirão de cataratas realizado em abril.
A diretora do Hospital, MONICA CANTON relata que também está sendo reforçada a parceria com prefeituras da região. Foram 33 municípios atendidos em novas consultas e 15 para retorno. A diretora explica que a equipe médica é de São Paulo e conta com serviço especializado em diversas região do Brasil. Segundo MONICA CANTON , com os mutirões são atendidas pessoas que ficariam muito mais tempo na fila do SUS para uma cirurgia ou até mesmo uma consulta. Desde janeiro, quando o Santé assumiu a gestão do Hospital, já foram realizados três mutirões de cirurgias, sendo de cataratas em janeiro e abril e de pterígio em fevereiro, e dois mutirões de retornos e consultas oftalmológicas em março e maio. MONICA ressalta que o Hospital Santa Casa Rural dará continuidade aos procedimentos de cirurgia geral e ortopedia, além de buscar novas especialidades para atender a demanda local e regional.
Iniciaram na tarde desta segunda-feira as obras para a retirada de curvas acentuadas na estrada geral para a Comunidade de Linha Ervalzinho. Conforme o Secretário de Transportes e Obras AFONSO HAMMERSCHMITT que esteve acompanhando o início das atividades, isso é resultado de uma parceria entre prefeitura e o munícipe para assim melhorar a visibilidade e a trafegabilidade dos motoristas. HAMMERSCHMITT destaca cooperação de proprietários de áreas rurais para a retirada das curvas alargamento da estrada com projeção de asfaltamento para o futuro.
Secretaria de Obras intensifica recuperação de estradas no interior de Tunápolis. A informação é do Secretário, ADRIANO GASSEN. De acordo com ele, as chuvas dos últimos dias favorecem o trabalho das máquinas, pois a maior umidade no solo garante um resultado mais satisfatório. Ele ressalta que está ocorrendo o patrolamento das vias para garantir os acessos a todas as comunidades em boas condições de trafegabilidade. GASSEN pontua que está sendo dada atenção para algumas situações pontuais nas estradas gerais das comunidades de Fátima, Pitangueira e São Pedro, as principais ligações de Tunápolis com os municípios vizinhos e por onde circula um grande número de veículos, além da produção agrícola do município.
Em relação ao asfalto da fronteira, o Secretário de Obras de Tunápolis afirma que os trabalhos estão avançando, sendo que já foi concluída a base para a camada asfáltica em um bom trecho a partir da saída da cidade. ADRIANO GASSEN ressalta que esse trabalho deverá ter continuidade nos próximos dias e reconhece que sempre ocorrem alguns transtornos para os moradores e motoristas. Para ele, são dificuldades momentâneas que fazem parte do processo de asfaltamento. GASSEN enaltece que após a conclusão dos trabalhos, a comunidade poderá desfrutar da via pavimentada que fará a ligação das comunidades da fronteira com a cidade de Tunápolis e o município de Itapiranga.
Prefeito e Secretário possuem intensa agenda na capital do estado. O Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON e o Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, ANDRÉ KLUNK estão em viajem a Florianópolis. Ele debatem várias pautas com a equipe do governo estadual. Ontem tiveram reuniões na Secretaria da Casa Civil, na Educação e na Infraestrutura e Mobilidade. Uma das reinvindicaçõesestá na municipalização de parte da SC 496, no perímetro urbano de São João do Oeste. A rodovia de acesso a cidade também inclui uma parte urbana na Rua Santa Cruz e o município tem interesse em assumir esta parte para a realização de obras e manutenção.
Prefeito cobra garantias de recursos do governo estadual para obras de pavimentação. Itapiranga possui grandes projetos em execuções e reivindicações significativas na infraestrutura. O Prefeito ALEXANDRE RIBAS está atendo para garantir a liberação de recursos do governo estadual e a conclusão de obras. Ele menciona oficio entre ao secretário de Infraestrutura e Mobilidade, JERRY COMPER, solicitando a manutenção das parcelas que totalizam mais de 36 milhões de reais para pavimentações em Itapiranga. O prefeito lembra que participou de audiência pública em Chapecó para discutir a situação das rodovias estaduais na região. RIBAS afirma que defende, além dos interesses do município, uma pauta de investimento regional em obras de pavimentação e manutenção com recursos já anunciados pelo governador JORGINHO MELLO.
O prefeito mencionou cobranças por investimentos na SC 283, que já possui projeto concluído para a pavimentação, além de recursos para a SC 163 e sequencia do pagamento das obras da Avenida Uruguai e asfalto da fronteira. ALEXANDRE RIBAS menciona a contribuição do município para a manutenção da SC 283, rodovia estadual não pavimentada. O prefeito lembra que, para fazer a manutenção a prefeitura precisa de autorização do governo estadual e da câmara de vereadores, destinando recursos municipais em uma estrada de responsabilidade do estado. São 54 quilômetros entre Itapiranga e Mondaí, seguindo a margem do rio Uruguai.
Palestras destacam novidades em sistemas produtivos. A décima sétima SEAGRO, a Semana Acadêmica de Agronomia da Uceffde Itapiranga, destaca a força do agronegócio e novas tecnologia em produção. O evento será realizado em parceria com o CREA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina. Segundo o Coordenador do Curso de Agronomia da Uceff de Itapiranga, NEORI FELDMANN, a programação inicia nesta terça-feira, a partir das 19 horas com Cerimônia de abertura da Semana Acadêmica. Em seguida ocorre palestra sobre, Faça da vida um show com ROSELEI ANGST. Ainda na noite de hoje terá palestra sobre uso de bioinsumos em sistemas de produção sustentáveis com ANDERSON FERREIRA.
A programação prossegue amanhã, às 19 horas e 30 minutos terá palestra sobre manejo de culturas para altas produtividades com ELMAR FLOSS. O encerramento será na quinta-feira, com palestra sobre Revolução Biológica: estamos só no início, com CRISTIANE TIBOLA. Todas as palestras serão realizadas no auditório da Uceff e gratuitas ao público, porém é preciso confirmar participação. NEORI FELDMANN considera relevante chegar a décima sétima edição com um legado significativo na contribuição para melhoria nos sistemas produtivos. O agrônomo salienta que o agronegócio é muito forte na região e fomentar este setor proporciona importante contribuição. FELDMANN informa ainda que a Uceff de Itapiranga já formou mais de 650 agrônomos especialmente do oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.
Uma mulher grávida sofreu ferimentos em um acidente de moto registrado por volta das 12h45 desta segunda-feira, na rodovia de acesso ao município de Princesa, na Linha Vista Alta, em São José do Cedro. Foi uma colisão traseira entre um Gol e uma moto, onde os Bombeiros foram acionados para realizar o atendimento da vítima, que era passageira da moto. A gestante de três meses foi encontrada deitada, sem capacete, consciente e orientada, relatando dores na região do tórax, nas costas e na região genital. Os socorristas realizaram o atendimento prévio e depois a vítima foi conduzida ao Hospital. Já o condutor da moto apresentava escoriações nas mãos e joelhos e após atendimento no local, também foi conduzido ao Hospital. O motorista do Gol saiu ileso do acidente.
Um motociclista ficou ferido em uma colisão registrada por volta das 18 horas desta segunda-feira, na Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiro Militar, foi uma colisão lateral entre uma Kombi com placas de Tunápolis e uma motocicleta Honda XLX-250, com placa de Barra do Guarita-RS. Os socorristas atenderam o condutor da moto, de 18 anos, que foi encontrado deitado no acostamento da via já sem capacete, sendo amparado pela guarnição da Policia Militar Rodoviária. Ele apresentava suspeita de fratura da perna direita e ferimento com hemorragia em um dedo da mão direita. Após avaliação, o motociclista foi imobilizado e conduzido ao Hospital de Iporã do Oeste para atendimento. O condutor da Kombi saiu ileso. A Policia Militar Rodoviária realizou a sinalização da via.
O Centro de Apoio Operacional de Combate aos crimes contra o agronegócio da Polícia Civil divulgou recentemente os dados referentes ao segundo bimestre deste ano em Santa Catarina. De acordo com os dados, São Miguel do Oeste aparece em segundo lugar na lista das regiões que mais registraram ocorrência nos últimos dois meses com dez por cento, ficando atrás apenas de Concórdia que registrou 11 por cento e a frente de Maravilha, que registrou nove vírgula quatro por cento. Conforme o delegado regional de Polícia Civil, WESLEY ANDRADE, os números chamam atenção em relação ao índice de abigeato, danos em propriedades do interior, entre outras infrações penais. Segundo ele, esses dados estão sendo objetos de debate entre os delegados da região e o objetivo é realizar uma análise, visando criar medidas preventivas e repressivas para coibir os crimes.
Para WESLEY ANDRADE, o alto índice de crimes ocorre pelo fato da região ser forte no agronegócio. O furto de gado corresponde a quase 35 por cento das ocorrências nos últimos dois meses, o que é motivo de preocupação, em razão do prejuízo material e também financeiro aos agricultores. ANDRADE comentou que o dado positivo é que na comparação com os primeiros dois meses desse ano, houve uma diminuição de seis por cento no último período analisado. O delegado atribuiu essa redução ao trabalho realizado pela CAOAGRO na criação de pontos focais, onde um policial fica responsável pela análise e posterior repasse aos demais delegados em cada região. Nos últimos dois meses, foram 190 boletins de ocorrência em todo o estado, quando 147 bovinos foram furtados. Além da redução dos furtos de gado, o crime de dano também teve baixa de quase dois por cento.