ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 23/05/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 80 centavos. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

As enchentes no nordeste de Bangladesh, as piores em quase duas décadas, começaram a diminuir neste domingo, após deixarem pelo menos 60 mortos em uma semana no país e na vizinha Índia. Os socorristas ainda se esforçam para ajudar milhões de pessoas isoladas. Foram registrados cerca de dez óbitos em Bangladesh, e em torno de 50, na Índia. Em Bangladesh, as águas procedentes do nordeste da Índia romperam uma grande barragem do rio Borak, compartilhada pelos dois países, inundando pelo menos 100 aldeias.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, chegou neste domingo ao Japão, segunda etapa de sua primeira viagem à Ásia no cargo atual e que tem como pano de fundo a ameaça norte-coreana, as ambições geopolíticas da China e a guerra na Ucrânia. Depois de visitar a Coreia do Sul, outro grande aliado dos Estados Unidos na Ásia, BIDEN chegou à Base Aérea de Yokota, nos arredores de Tóquio. Nesta segunda-feira, reúne-se com o primeiro-ministro FUMIO KISHIDA e com o imperador NARUHITO. Amanhã, participará da cúpula do Quad, com os governantes de Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos.

O ministério da Saúde da Argentina confirmou neste domingo que foi detectado no país o primeiro caso suspeito da varíola do macaco. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal La Nación. De acordo com o ministério, o caso está em investigação e envolve um homem que esteve na Espanha e regressou para solo argentino ainda na semana passada. Ele passou por Buenos Aires e agora está isolado. Fontes da pasta relataram ainda que o paciente está em bom estado de saúde e recebendo o tratamento. A varíola do macaco raramente é identificada fora da África, mas até a última sexta-feira, havia 80 casos confirmados no mundo inteiro.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO do PSD de Minas Gerais decidiu que não irá tratar com urgência a análise do projeto que autoriza o ensino domiciliar, conhecido como "homeschooling". A proposta foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados. Na avaliação de PACHECO, o tema é polêmico, precisa ser muito debatido antes de ir à votação. Ele anunciou que vai enviar o projeto para debate e votação, primeiro, na Comissão de Educação. Com isso, ao contrário da Câmara, o texto seguirá os trâmites normais na Casa e vai demorar para ir a plenário. Na Câmara, foi aprovada a urgência para que o projeto fosse direto para o plenário.

Após 52 dias de greve, os peritos médicos federais do Instituto Nacional do Seguro Social retornam nesta segunda-feira aos trabalhos. O fim da paralisação foi acordado em reunião na última sexta-feira, que envolveu a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais e o Ministério do Trabalho e Previdência. Cerca de um terço dos mais de três mil médicos do INSS havia aderido à greve. A greve de quase dois meses levou a uma fila de um milhão e 94 mil pessoas que aguardam por atendimento no INSS. Deste total, 65 por cento são usuários que esperam por uma perícia inicial, a primeira análise de quesitos para a liberação de benefícios.

O advogado-geral da União, BRUNO BIANCO, apresentou uma petição ao Supremo Tribunal Federal para tentar fazer valer a proposta apresentada na última semana ao Conselho Nacional de Política Fazendária pelo Ministério da Economia. O objetivo é alterar a regulamentação do ICMS único do diesel. Pela sugestão levada ao Confaz na quinta-feira, o governo quer que seja aplicada a norma de transição prevista na lei que mudou as regras de cobrança do tributo sobre o combustível, sancionada em março. Ela determina que os Estados usem a média móvel dos preços médios ao consumidor nos 60 meses anteriores à fixação da incidência. A AGU argumento ao Supremo que é necessário efetivar essa norma.

O aumento no número de casos de internações de crianças e bebês por síndrome respiratória em Santa Catarina levou a Superintendência de Vigilância em Saúde e a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica a emitirem uma nota de alerta e, entre as recomendações, reforçarem a orientação do uso da máscara como “estratégia abrangente para proteção individual e coletiva contra infecções respiratórias”. Desde março, as máscaras não são mais obrigatórias em Santa Catarina. Mas agora, a Secretaria de Estado da Saúde manteve a recomendação de uso, especialmente como estratégia de enfrentamento à Covid-19. Outros pontos reforçados na nota de alerta são a testagem de pessoas com sintomas gripais - para que seja feito o isolamento e rastreio de contatos em caso de Covid-19 - e a necessidade de se vacinar, não apenas contra a Covid-19, mas também contra a gripe.

O Governo do Estado de Santa Catarina irá receber 93 milhões de reais, fruto do repasse do segundo maior leilão do Pré-Sal. O primeiro depósito, de 28 milhões, ocorreu na sexta-feira. Trata-se da distribuição dos bônus de assinatura do leilão dos excedentes da cessão onerosa dos campos de Sépia e Atapu. O leilão ocorreu em dezembro de 2021, o bloco do campo de Pré-Sal Sépia rendeu sete bilhões, enquanto o bloco Atapu outros quatro bilhões. Ao todo, o Governo Federal recebeu 11 bilhões e, destes, sete bilhões serão distribuídos para estados e municípios. O valor foi pago pelos consórcios que venceram o leilão. Entre os 27 Estados contemplados, Santa Catarina ocupa a décima quinta posição.

A partir desta segunda-feira, uma força-tarefa formada pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Tribunal de Contas do Estado e pelos auditores em saúde do município farão uma auditoria operacional no Hospital Regional de Chapecó. Uma das prioridades será compreender a situação orçamentária e financeira do Hospital para estabelecer uma estratégia de recuperação e estabilização das finanças da unidade. O Hospital Regional do Oeste é referência em quatro áreas: oncologia, ortopedia, neurologia e gestação de alto risco, mas vem apresentando um déficit mensal de cerca de quatro a cinco milhões. A administração e a Secretaria da Saúde Municipal vem pedindo ajuda ao Estado para resolver uma crise financeira que até 2030 prevê um deficit de 53 milhões de reais.

Abrem hoje inscrições para o Festerê – Festival de Interpretação da Canção de Campo Erê. A informação é de KETELIN LORETO – Professora de música e membro da comissão do festival. Segundo ela, o Festerê nesse ano será realizado nos dias 27, 29 e 30 de julho. Para a etapa municipal os interessados podem procurar o Centro de Eventos presencialmente para fazer a sua inscrição ou acessar o site da prefeitura onde também tem o regulamento e se inscrever para uma das categorias. No municipal as inscrições ficam abertas até o dia 17 de junho e no Nacional até o dia 22.

Eliminatória da fase Municipal do Festerê acontece dia 25 de julho. Segundo KETELIN, nesse dia, as apresentações serão no Centro de Eventos. A final da etapa municipal será no dia 27 de julho, aniversário de Campo Erê. Já a classificatória da fase Nacional acontece na sexta-feira dia 29 e a final no sábado, dia 30 de julho. Nessa edição do Festerê, os calouros se apresentam no Pavilhão do Bairro São Cristóvão. As categorias da fase municipal são: mirim dos cinco aos dez anos; A infanto juvenil, dos 11 aos 15 anos e a adulta que é a partir dos 16 anos. Menores de idade precisam do acompanhamento de um responsável. As categorias mudam um pouco para a fase Nacional. De acordo com a professora KETELIN, nesse grupo entram a Popular e Gospel e a Sertanejo e Nativista. Nessa fase só podem participar calouros acima de 16 anos.

Premiação do Festerê 2022 chega a aproximadamente 30 mil reais. NETINHO NORONHA – diretor de cultura de Campo Erê explica que os dez primeiros colocados de cada categoria vão receber prêmios. NETINHO frisa que todo o regulamento do festival, os calouros podem acessar no site da prefeitura que é o: www.campoere.sc.gov.br. Não existe limite de vaga, a comissão aceita o máximo de inscrições. Um ponto importante a ser observado cita o diretor, é que não pode repetir a mesma música. Então aquele que se inscrever primeiro corre menos o risco de ter que trocar de música porque o outro calouro se inscreveu primeiro já com a canção que ele iria cantar.

Apae pede ajuda para comunidade para levar alunos nos jogos estaduais das Apaes. Essa é a primeira vez na história da Escola Especial de Campo Erê, que a Apae vai poder participar da fase estadual. Para a diretora da escola ELAINE MENEGUZ, é uma alegria imensa poder proporcionar esse momento aos alunos, que estão muito empolgados com o resultado. No início do mês de maio, aconteceu a fase regional dos jogos em Anchieta, que envolveu nove Apaes da região extremo oeste, a qual Campo Erê faz parte. De todas as modalidades, Campo Erê vai com seis representantes para o futsal, e bocha feminino e masculino. Contudo, para que essa viagem seja realizada é necessário um investimento alto.

Apae atende três municípios: Campo Erê, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso. A diretora ELAINE, ressalta que a escola especial está buscando apoio das três cidades. Qualquer valor é muito bem vindo para que a Apae possa de fato conseguir levar os alunos nos jogos, pois eles também são especiais e tem potencial de representar o município nos jogos. Então a diretora, pede que quem se sentir tocado e com vontade de ajudar pode procurar a escola ou a direção e fazer a sua doação. O telefone para contato é o 49 3655-1195. Os jogos acontecem de 27 a primeiro de julho, na cidade de Lages.

Dia da Família na Escola reúne grande público em Campo Erê. Com diversas oficinas, apresentações e brincadeiras, o Dia da Família na Escola Irma Roberto Florêncio, reuniu pais e responsáveis em uma tarde de troca de experiencias e muita diversão. Para a diretora MARCIA KAEFFER, o evento foi um sucesso, com ótima participação do público. Para ela, Dia da família na escola foi uma oportunidade para os pais conhecerem toda a estrutura da unidade de ensino, além de experimentarem um pouco da rotina escolar e das atividades realizadas pelos professores em sala de aula. Além disso tudo, teve entrega de boletins e inauguração do ginásio e demais melhorias feitas na escola.

As atividades do Dia da Família na Escola foram preparadas por toda a equipe buscando proporcionar momentos de recreação entre pais e filhos. Foi um momento de interação e diversão em família no ambiente escolar. A diretora MARCIA KAEFFER, disse que a programação foi um sucesso e agradece a participação dos pais. Foi um momento muito importante e feliz tanto para escola, quanto para pais e alunos. Esse elo, frisa a diretora, cada vez é mais forte entre família e escola e resulta em mais desenvolvimento para cada criança.

Secretaria de Educação recebe ônibus de parlamentar. O deputado MAURO DENADAL é autor da emenda que destinou um coletivo de 28 lugares para transportar estudantes de Palma Sola. Conforme o prefeito CLEOMAR MANTELI, o veículo também será utilizado por atletas do município. O deputado ainda destinou 250 mil reais para aquisição de uma retro escavadeira, que terá contra partida da prefeitura de mais de 200 mil reais. O prefeito explica que o preço do maquinário subiu tanto que quando fez o pedido ao fornecedor uma retro custava 250 mil e agora passa de 400. Essa semana deve chegar mais uma retro escavadeira com auxílio do Estado de 300 mil reais, com contra partida do município de 150 mil.

Quando KIKO assumiu, o parque de máquinas tinha duas retro escavadeiras e agora vai para 5. Nos próximos dias o prefeito de Palma Sola vai anunciar as ruas que serão asfaltadas com recursos parlamentares. Só do deputado MAURO DENADAL o município já recebeu mais de 2 milhões de reais. A prefeitura recebeu ainda 2 espalhadores de calcário com auxílio do deputado ALTAIR SILVA, no valor de 55 mil reais cada um. Nos últimos 6 meses a Administração Municipal investiu mais de 2 milhões de reais na agricultura, com máquinas e equipamentos. O prefeito justifica dizendo que mais de 60 por cento da arrecadação de Palma Sola vem do interior.

Carro cai em barranco no acesso Sul em São Lourenço do Oeste. Um veículo caiu num barranco às margens do acesso Sul, próximo ao CTG Amizade sem Fronteiras. A ocorrência aconteceu por volta de 14 horas de sábado, e a vítima, um homem, foi atendida pelos bombeiros. Conforme os socorristas, o homem já estava fora do veículo tendo sido retirado por moradores. Ele foi levado para atendimento médico na UPA. As possíveis causas do acidente não foram informadas.

Caminhonete e caminhão colidem na SC-305. O acidente foi entre uma caminhonete Hilux de Campo Erê e um caminhão Ford Cargo com placas de São Lourenço do Oeste. Conforme os bombeiros, o acidente foi na madrugada de ontem, próximo às 5 horas. Antes de chegar ao local, a equipe de socorro encontrou uma das vítimas já sendo transportada para atendimento médico, o homem de 24 anos, condutor da caminhonete. Os bombeiros fizeram a limpeza da pista e sinalização até a chegada da Policia Militar Rodoviária. O caminhão era conduzido por um homem de 52 anos que não se feriu.

Homem danifica objetos e ameaça esposa de morte em São Lourenço do Oeste. Um homem de 44 anos foi preso depois de ameaçar a esposa, de 43 anos, de morte. O fato ocorreu por volta de 17 horas de ontem no bairro Santa Catarina, em São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar, a esposa contou que chegou em casa com o esposo que, alterado, quebrou a porta do quarto e a ameaçou de morte. Depois, quebrou seu celular. A mulher conta ainda que também quebrou o celular do esposo e jogou o aparelho no seu rosto, causando lesões. O autor, que estava alcoolizado, confirmou a declaração da esposa. O homem, contou a polícia ainda, que ateou fogo em um colchão com o objetivo de incendiar a residência. Ele foi levado à delegacia.

Casal rouba em boate, causa muita confusão, se envolve em briga e homem é esfaqueado. Na madrugada de hoje, por volta da uma e 50, a Polícia Militar do 21º BPM foi acionada em uma boate nas margens da PR-483 próximo a PEFB, onde teria ocorrido furto e muita confusão no local. Quando a equipe chegou uma das funcionárias informou que um casal morador de Marmeleiro, teria chegado na boate, consumido bastante bebida alcóolica e os dois armados com facas passaram a ameaçar funcionários e clientes. Segundo a PM, na sequência o casal causou danos quebrando garrafas, vidros de um veículo Gol, vidros das janelas do imóvel, e roubaram uma bolsa de uma funcionária com 150 reais em dinheiro, documentos e três celulares.

As vítimas se trancaram em um quarto e os envolvidos teriam saído do local em um RenaultScenic com outro homem. As equipes iniciaram buscas e conseguiram identificar o possível autor de toda a situação. Quando os policiais retornavam para a boate, se depararam com grande movimentação de pessoas próximo a um posto nas margens da rodovia. No local, foi abordada uma mulher com uma faca na mão, que seria a envolvida e informou que seu marido estava ferido após ser esfaqueado e ele seria o autor do roubo na boate. O SAMU socorreu o homem e encaminhou ao Hospital Regional. Os demais envolvidos foram encaminhados para a 19ª SDP, juntamente com facas e demais objetos apreendidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.