-BOLSONARO CONFIRMA ESTENDER AUXÍLIO EMERGENCIAL, MAS COM VALOR ABAIXO DE 600
-GOVERNO ANUNCIA COMPRA DE 500 RESPIRADORES DE EMPRESA DE SC
-CORPO DE BOMBEIROS INICIA MAIS UMA CAMPANHA DO AGASALHO
-PREÇO DO LEITE REGISTRA QUEDA EM CENÁRIO FAVORÁVEL PARA ALTA
-VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE DESCANSO CONSTATA TERRENO USADO COMO DEPÓSITO IRREGULAR DE LIXO
-PANDEMIA FAZ AUMENTAR PROCURA POR VACINA CONTRA A GRIPE EM SÃO JOÃO DO OESTE
-APICULTORES OBTÊM QUALIDADE NO MEL, MAS ENFRENTAM DIFICULDADES COM A VENDA E CUSTO DE PRODUÇÃO
-PRF FAZ NOVA APREENSÃO DE MACONHA NA BR 163
-MAIS TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS
-POLÍCIA PROCURA SUSPEITO DE MATAR HOMEM COM GOLPE DE MARRETA EM RAZÃO DE DÍVIDA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 13 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A França estabeleceu 28 de junho para a realização do segundo turno de suas eleições municipais, que foram suspensas em março devido ao coronavírus. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro EDOUARD PHILIPPE nesta sexta-feira. Ele afirmou, em discurso, que depois de pesar os prós e contras, acredita que a vida democrática também deve recuperar todos os seus direitos. O primeiro-ministro acrescentou que essa decisão é "reversível", dependendo da evolução da epidemia de Covid-19 na França. A França, um dos países mais atingidos pelo vírus, com mais de 28 mil mortos, registrou nas últimas semanas uma queda no número de mortes e de pacientes em terapia intensiva.
Ao menos 95 pessoas morreram em Bangladesh e no leste da Índia após a passagem de um ciclone, o mais devastador dos últimos 20 anos, que arrancou árvores e dezenas de milhares de casas, além de obrigar milhões de pessoas a buscarem abrigo em meio à pandemia. A Índia registrou 72 mortes no estado de Bengala Ocidental, e Bangladesh registrou 23 mortes em seu território. De acordo com o escritório das Nações Unidas em Bangladesh, a tempestade afetou 10 milhões de pessoas e deixou meio milhão de habitantes desabrigados.
A América do Sul é "um novo epicentro" da pandemia do novo coronavírus, principalmente o Brasil, país mais afetado, estimou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde. O continente já soma 554 mil 321 casos de Covid-19 e 28.168 mortes causadas pela doença, segundo dados atualizados diariamente pela plataforma Worldometer. De acordo com informações compiladas pela Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos superaram a marca de 95 mil mortos pela Covid-19 no país, consolidando-se como a região mais afetada pela pandemia de coronavírus no mundo.
O ministro CELSO DE MELLO, decano do Supremo Tribunal Federal, afirmou que o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril revela “manifestações incompatíveis com a seriedade das instituições e a respeitabilidade dos signos da República” e a “ausência” de decoro” de alguns de seus participantes. A afirmação está na decisão que derrubou o sigilo da gravação da reunião ministerial. Em nota, a defesa de do ex-ministro da Justiça SERGIO MORO disse que o vídeo é mais uma prova que o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir politicamente na Polícia Federal. Já o presidente publicou em sua página no Facebook um trecho de 21 minutos na reunião ministerial e afirmou que “mais uma farsa desmontada” e que “nenhum indício de interferência na Polícia Federal".
O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, defendeu na reunião ministerial com o presidente JAIR BOLSONARO, em 22 de abril, que o governo pensasse em colocar "vagabundos" e ministros do Supremo Tribunal Federal na cadeia e disse que o governo dialoga demais. Ele afirmou que “por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”. WEINTRAUB também diz que "apanha" e "leva bordoadas" por defender o governo e diz que é o ministro que mais tem processos contra ele no Comitê de Ética da Presidência da República. Durante a reunião ministerial, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, defendeu a venda do Banco do Brasil. Já a Ministra dos Direitos Humanos, DAMARES ALVES, criticou regras locais que preveem detenção de quem infringir medidas de prevenção ao coronavírus epediu a prisão de prefeitos e governadores.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que o governo vai estender o auxílio emergencial para informais, mas que o valor pago será abaixo de 600 reais. Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente disse que haverá uma quarta parcela da ajuda e que talvez ocorra até mesmo um quinto pagamento. Em reunião nesta semana com empresários, o ministro da Economia, PAULO GUEDES havia admitido a possibilidade de prorrogar o auxílio. Segundo o presidente BOLSONARO, a extensão de benefício pode ocorrer por um ou dois meses com valor entre 200 e 300 reais da parcela. O auxílio foi criado para durar apenas três meses, com valores concedidos em abril, maio e junho. Com a prorrogação por dois meses, o repasse permaneceria até agosto.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura disse que a manutenção nos pilares nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis, começa na primeira quinzena de junho. A obra, feita por meio de contrato emergencial, será paralela à manutenção iniciada no ano passado nas estruturas que ligam a Ilha de Santa Catarina ao Continente. Um laudo concluído em fevereiro identificou que os pilares das pontes estão mais danificados do que se imaginava. Seis pilares são os mais problemáticos: O concreto se soltou, os ferros estão expostos e é preciso o reforço urgente na estrutura. O documento entregue ao governo dizia que, na atual condição, as estruturas estão seguras entre seis e oito meses, ou seja, até outubro. E afirmava que, caso a execução dos serviços ultrapasse esse prazo, seria preciso considerar a possibilidade de fechamento das duas pontes.
O Governo do Estado firmou compromisso nesta sexta-feira, com a empresa catarinense WEG para a compra de 500 respiradores. Os aparelhos serão produzidos em Santa Catarina. A novidade foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS em coletiva de imprensa. Os 100 primeiros respiradores deverão ser entregues já na próxima semana para serem distribuídos na rede hospitalar. Os 400 restantes deverão chegar ao longo do mês de junho. O governador CARLOS MOISÉS destacou a dificuldade global em se conseguir respiradores. De acordo com o chefe do Executivo, a empresa catarinense deverá firmar contratos também com outras unidades da federação para a produção de respiradores.
Os municípios catarinenses agora terão acesso à base de inteligência de dados utilizada pelo governo estadual, para balizar as ações regionalizadas de combate à Covid-19. O governador CARLOS MOISÉS apresentou a nova ferramenta tecnológica à Federação Catarinense de Municípios, em webconferência realizada nesta sexta-feira. O governador destacou que a fonte de dados permitiu a tomada de decisões no momento certo, condição fundamental para minimizar os impactos da pandemia em Santa Catarina.Ele explicou que a ferramenta vai permitir o compartilhamento com os municípios de informações fidedignas e alinhadas ao conceito central do Estado, mas que permitirão ações regionalizadas. Na próxima semana, os indicadores e a forma de utilização da ferramenta serão debatidos com os municípios para que as operações tenham início a partir de junho.