ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 23 04 2021

-MAIORIA DO STF MANTÉM DECISÃO QUE DECLAROU MORO PARCIAL AO CONDENAR LULA

-JULGAMENTO DO GOVERNADOR AFASTADO É MARCADA PARA O DIA SETE DE MAIO

-ASSOCIAÇÃO PROMOVE AMANHÃ SEGUNDO REMATE DE GADO GERAL DO ANO

-CRIANÇAS DO CENTRO VÃO RECEBER VACINA CONTRA A GRIPE NESTE SÁBADO

-VEREADOR PEDE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR RENOVAÇAO DE CONVENIO COM A CASAN

-POLÍCIA MILITAR RECAPTURA INTERNOS QUE FUGIRAM DO CASEP

-IGP FINALIZA EXAMES E CORPO DE JOVEM MORTA EM INCENDIO É LIBERADO PARA ENTERRO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um incêndio em um hospital nos arredores de Mumbai, na Índia, matou 13 pacientes de Covid nesta sexta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou na unidade de terapia intensiva. Outros quatro foram transferidos para outras unidades. As causas do fogo ainda estão sendo investigadas. Uma apuração preliminar dos bombeiros informou que o fogo pode ter começado em um aparelho de ar-condicionado. A Índia enfrenta seu pior momento na pandemia, com cerca de quatro milhões de novos infectados desde o início de abril.

O laboratório americano Pfizer confirmou que doses suspeitas de sua vacina para Covid-19, apreendidas no México e Polônia eram falsas. Os imunizantes eram vendidas por até mil dólares a unidade, o equivalente a cinco mil 495 reais. A companhia disse que trabalha com governos, fornecedores e profissionais de saúde para "para combater o comércio ilegal". Uma fonte da secretaria de Saúde do estado mexicano de Nuevo León, no norte do país, afirmou à agência de notícias AFP que 80 pessoas foram inoculadas com o fármaco falso, mas não revelou detalhes.

Começou nesta quinta-feira a Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo dos Estados Unidos. Os governantes de mais de 40 países participam do evento, que também serve como uma preparação para a COP26, um fórum das Nações Unidas sobre o mesmo tema, marcado para novembro. O presidente JOE BIDEN, que organizou e abriu o encontro dos líderes, afirmou que os Estados Unidos, responsáveis por 15 por cento das emissões globais, têm um plano para cortar em 50 por cento as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. BIDEN fez um discurso em que salientou diversas vezes a necessidade de criar uma economia verde, com infraestrutura e empregos sustentáveis.

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou, nesta quinta-feira, maioria a favor da manutenção da decisão da Segunda Turma da Corte segundo a qual o ex-juiz SERGIO MORO agiu parcialmente no processo em que condenou o ex-presidente LULA no caso do triplex em Guarujá. O julgamento foi suspenso em razão de pedido mais tempo para analisar o processo de MARCO AURÉLIO MELLO. No momento da interrupção, havia sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma e dois pela revogação. Faltam os votos de MARCO AURÉLIO MELLO e LUIZ FUX. A decisão da Segunda Turma teve de ser apreciada pelo plenário porque, ao anular as condenações de LULA, em decisão individual em oito de março, o ministro EDSON FACHIN entendeu que, se a condenação estava anulada, era descabido um pedido da defesa de declaração da suspeição do ex-juiz.

O senador RENAN CALHEIROS, cotado para assumir a relatoria da CPI da Covid, defendeu nesta quinta-feira que a comissão inicie os trabalhos se debruçando sobre o processo de aquisição de vacinas contra o coronavírus. Ele afirmou que a comissão não vai tratar unicamente sobre o desvio de dinheiro público e que deve apurar se houve ou não negligência do governo federal. CALHEIROS também chamou de 'horroroso' o desempenho do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. A CPI da Covid está prevista para ter início na próxima terça-feira. No encontro, os 11 membros titulares devem eleger o presidente e o vice-presidente do colegiado.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou com vetos nesta quinta-feira a Lei Orçamentária Anual de 2021. A sanção ocorreu no último dia do prazo após impasse com o Congresso sobre aumento de emendas parlamentares e redução de gastos obrigatórios. A sanção foi confirmada pelo Palácio do Planalto na noite desta quinta, e o texto da LOA 2021 foi publicado na madrugada desta sexta no "Diário Oficial da União”. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, um dos pontos de veto definitivo foram os 19 bilhões e 800 milhões de dotações orçamentárias, sendo 10 bilhões em emendas de relator, um bilhão e 400 milhões em emendas de comissões do Congresso e sete bilhões e 900 milhões em despesas discricionárias do Executivo.

A economia de Santa Catarina cresceu dois vírgula zero quatro por cento em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2020 e teve leve recuo de zero vírgula zero quatro por cento frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. O resultado faz parte do Índice de Atividade Econômica Regional, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. Santa Catarina obteve o terceiro melhor desempenho na comparação com 2020. De acordo com o Observatório Fiesc, o índice tem mostrado recuperação desde setembro do ano passado, o que indica que a economia está se recuperando.

Santa Catarina teve nesta quinta-feira o segundo dia consecutivo com menos de 100 pessoas aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid. Conforme dados do governo do estado, a lista desta quinta traz 71 pacientes à espera, no Meio-Oeste, Sul e Norte catarinense. As demais zeraram a fila de espera. Esse número é 81 por cento menor do que há um mês, quando 374 pessoas estavam na fila. O governo do estado começou a divulgar a lista de espera por regiões em três de março. Desde então, o maior número registrado foi em 17 de março, com 457 pacientes aguardando por uma vaga. Nesse período também houve aumento no número de leitos de UTI ofertados na rede pública de saúde que chegou a mil e 800 vagas.

O tribunal especial do impeachment marcou para sete de maio o julgamento do governador afastado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA. Ele é acusado de crime de responsabilidade no caso da compra dos respiradores para pacientes da Covid-19 com pagamento antecipado. O julgamento será numa sexta-feira, a partir das nove horas da manhã, por videoconferência, por causa da pandemia da Covid-19. MOISÉS será julgado pelo tribunal, composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Se o político for considerado culpado por sete dos 10 votantes, ele perderá o cargo de forma definitiva. Caso seja inocentado, ele retoma o posto de governador. Na sessão que aceitou a denúncia contra ele, foram seis votos a favor do prosseguimento do processo na parte dos respiradores e quatro contra.

O Peperi Debates deste sábado vai fazer uma discussão sobre as possíveis consequências pedagógicas, sociais e econômicas desse novo momento vivido pela educação em razão da pandemia do coronavírus. Um estudo recente do Fundo Monetário Mundial, por exemplo, aponta que esse período vai atrasar o desenvolvimento dos alunos reduzindo, inclusive, a renda deles no futuro. O programa de amanhã vai contar com a presença da coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, professora JANES KÖHNLEIN, a Integradora de Ensino da Coordenadoria Regional de Educação, ELIANE DAL BERTO e a representantes do Movimento Pais pela Educação, JOCIELI SCARIOT. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Retrato Falado deste sábado vai receber SABINO PALUDO. O aposentado, de 81 anos, veio de Cotiporã no Rio Grande do Sul no começo da década de 1950. Ele foi professor durante muito tempo e em 1981 entrou para a Polícia Civil onde se aposentou. No programa de amanhã, ele vai lembrar histórias da mudança para São Miguel, os primeiros anos do município e o trabalho que desenvolveu em sala de aula e na polícia. O Retrato Falado começa as dez horas da manhã.

A Epagri de São Miguel do Oeste em parceria com diversas entidades públicas e privadas ainda estão realizando o projeto de recuperação do Rio Camboim. A informação é da extensionista, LEONILDA VILLANI. De acordo com ela, existe uma boa expectativa que o trabalho seja finalizado ao longo deste ano. Conforme ela, a ação iniciou ainda em 2010 e tem como principal objetivo a recuperação das matas ciliares das áreas próximas ao Rio Camboim. Segundo LEONILDA, o rio possui várias nascentes ao longo da BR-163 e escoa no Rio Índio, localizado na Linha Pérola em Bandeirante.

O Rio Camboim é extremamente importante para São Miguel do Oeste, pois ele é o responsável por abastecer todo o município. A afirmação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILLANI. Ela destacou que a ação desenvolvida visa melhorar a qualidade da água bruta que acaba sendo tratada pela Casan posteriormente. Ela salientou que a demora de mais de 10 anos neste projeto ocorreu pois as ações foram realizadas em etapas, visto o valor expressivo investido nesse trabalho. LEONILDA explicou que entre os materiais usados estão a colocação de cercas fixas com madeiras tratadas e a colocação de seis fios de arame liso.

O trabalho feito pela Epagri em parceria com diversas entidades já está na fase final, faltando alguns pontos em determinadas propriedades que possuem sangas intermitentes, ou seja, córregos que têm volume de água apenas quando ocorrem chuvas significativas. A explicação é da extensionista da Epagri de São Miguel do Oeste, LEONILDA VILLANI. Ela comentou que a ação de recuperação vai ocorrer até o ponto de captação, localizado na Linha Gramadinho. Ela disse que ao todo, foram investidos ao longo desses 11 anos de projeto, cerca de 350 mil reais.

A associação dos produtores de bovinos vai promover, neste sábado, mais um remate de gado geral. A venda de animais vai ocorrer no parque de exposições. De acordo com o vice-presidente da entidade, MOACIR PIROCA, a expectativa é muito boa. Ele disse que a estimativa de comercialização é de cerca de 600 animais, com os preços dentro do patamar dos últimos dois eventos. Esse será o terceiro leilão de gado geral deste ano. PIROCA também reforçou que a associação manteve a parcerias com bancos e cooperativas de crédito para o financiamento dos negócios. O leilão está previsto começar a uma e meia da tarde de sábado, mais uma vez no sistema virtual.

A prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI, fez uma avaliação positiva dos cem primeiros dias de governo. Em entrevista para a Peperi, ela afirmou que, apesar dos problemas da pandemia do coronavírus e das dificuldades naturais do início de mandato, os resultados obtidos pela administração são importantes. MARLENE citou que uma das ações é o trabalho de conversa e apoio as empresas que desejam se instalar ou ampliar suas atividades no município. Outro ponto citado pela prefeita é a implantação do plantão 24 horas na saúde. Ela disse que esse é um pedido antigo da população que foi atendido pelo governo municipal. MARLENE comentou que a estrutura garante o atendimento das pessoas na cidade, sem a necessidade de deslocamento para São Miguel do Oeste, por exemplo.

A prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI, citou que a principal marca dos primeiros cem dias do governo é realmente a abertura do plantão de saúde 24 horas. Ela disse que com o atendimento dessa necessidade, a prefeitura agora se volta para a superação de outro problema: o abastecimento de água na cidade e no interior. MARLENE comentou que a administração está empenhada em garantir o fornecimento de água para todas as comunidades. Neste momento, o município está levando água para as localidades que sofrem com a falta de chuvas. A prefeita disse que o município analisa a possibilidade de comprar um caminhão pipa para ampliar o atendimento das famílias.

O Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste de Santa Catarina elegeu, recentemente, a nova diretoria da entidade. O empresário JUNGLES WEGHER foi eleito para comandar o Citeosc no lugar de MIGUEL BOCALON. Durante a assembleia para escolha da nova diretoria, os empresários do setor de tecnologia também aprovaram algumas modificações no estatuto. O novo presidente comentou que o principal objetivo é dar continuidade ao trabalho de implantação de um novo Centro de Inovação e Tecnologia no município. Ele destacou que já existe lei municipal aprovada para isso e um terreno cedido pela prefeitura para implantação do centro. WEGHER destacou que o objetivo do Citeosc é estimular o setor de tecnologia, gerando renda e empregos na cidade.

O novo presidente do Citeosc, JUNGLES WEGHER, acredita que o centro de inovação tecnológica entre em operação até o final deste ano. O espaço, que vai reunir universidades, governo e os empreendedores devem integrar a Rede Catarinense de Inovação e Tecnologia, credenciada pelo governo do estado. Ele explicou que o plano inicial é desenvolver um ecossistema menor, diferente do modelo anterior. Segundo WEGHER, o objetivo é organizar o segmento e analisar a viabilidade da construção de uma incubadora para abrigar as novas empresas de tecnologia do município. Na assembleia da semana passada também houve a entrada de novos sócios no Citeosc. WEGHER disse que isso mostra que o mercado se fortaleceu e as empresas de tecnologia ganharam corpo na cidade.

Vinte e duas pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Outros 12 moradores entraram para a lista de recuperados. No total, a cidade tem 90 pessoas com o vírus ativo. Nas últimas 24 horas, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou dois óbitos relacionados a doença. Os casos são de dois idosos de 73 e 64, ambos de São Miguel do Oeste. A ocupação é de 23 pacientes confirmados na UTI. O setor tem dois leitos vagos. Na enfermaria são 13 confirmados e três leitos desocupados. Das 36 pessoas internadas, nove são moradores de São Miguel do Oeste e sete de Dionísio Cerqueira.

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um dia especial de vacinação contra a gripe para crianças de seis meses a seis anos incompletos neste sábado. A ação vai ser realizada entre oito da manhã e quatro da tarde na praça Walnir Bottaro Daniel. Serão vacinadas as crianças desta faixa etária pertencentes a famílias que residem na área central da cidade. Segundo a secretária GENI GIRELLI, foi estipulado o horário das oito ao meio-dia para crianças seis meses a três anos incompletos e, do meio-dia as quatro da tarde para as crianças de três a seis anos incompletos. GENI lembrou que as crianças que estiverem com febre devem aguardar para receber a vacina em outra oportunidade.

Além da vacinação na praça para as famílias que moram no centro da cidade, a campanha de imunização contra a gripe está ocorrendo em todos os postos de saúde dos bairros. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, as famílias estão sendo comunicadas pelos agentes comunitários de saúde sobre as datas de agendamento da vacinação para cada faixa etária. As doses são aplicados nos postos para evitar aglomerações. GENI disse que as pessoas devem ficar atentas e respeite às datas, locais e horários de vacinação. Ela comentou que, aos poucos, todos serão atendidos. A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem previsão de ser concluída no mês de julho. A segunda etapa será com gestantes e puérperas. Em seguida, serão vacinados os profissionais da saúde, idosos e portadores de doenças crônicas.

O vereador do MDB, CARLOS AGOSTINI, reforçou, nesta quinta-feira, a necessidade da prefeitura evitar a renovação automática do contrato com a Casan. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e explicou o requerimento de informações aprovado pela câmara de vereadores na última terça-feira. Ele disse que o convênio, assinado em 22 de julho de 2002 possui vencimento em 22 de julho de 2022, mas uma clausula do contrato prevê que a renovação automática, por mais 20 anos, “se até 12 meses antes do seu término, nenhuma das partes o denunciar". AGOSTINI disse que a preocupação dos vereadores é que isso ocorra sem uma revisão da situação atual e das condições para que sejam garantidos os investimentos necessários por parte da Casan no município.

Segundo o vereador CARLOS AGOSTINI, os problemas que envolvem o serviço de tratamento e abastecimento de água se arrastam há muito tempo e precisam ser resolvidos. Ele disse que não quer desqualificar a Casan, mas é preciso adotar medidas para evitar que o município continue enfrentando dificuldades nesse setor. AGOSTINI lembrou que os investimentos previstos no contrato deixaram de ser feitos pela empresa nos últimos anos. De acordo com o vereador, a renovação ou não do contrato com a Casan deve ser conduzida com o objetivo de garantir que os investimento realmente sejam feitos. Ele disse que o novo contrato não pode ser feito a toque de caixa. Além disso, tem a questão do tratamento de esgoto que precisa ser contemplada no novo convenio.

O objetivo da câmara de vereadores é colaborar com a prefeitura para definir o melhor convenio possível para a exploração dos serviços de tratamento e abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. O vereador CARLOS AGOSTINI disse que a intenção não é apenas criticar, mas encontrar uma solução para esse tema. Ele entende que a renovação do convenio com a Casan ou a definição de um novo modelo deve ser precedida de uma ampla discussão com toda a comunidade.

A DIC de São Lourenço do Oeste prendeu dois homens suspeitos da prática do "Golpe do Motoboy" em São Lourenço do Oeste. Os dois homens de 23 anos e oriundos do Estado São Paulo estavam há dois dias no município, supostamente com o único objetivo de cometer as fraudes. Eles simulavam ser funcionários de bancos ou policiais para convencer as vítimas a entregarem seus cartões bancários e senhas para um suposto transportador. O falso motoboy pega o cartão com a vítima e fazia compras logo depois. Eles foram presos em flagrante por furto qualificado e associação criminosa. A Polícia Civil emitiu um novo alerta orientando as pessoas não entregar cartões bancários ou senhas a terceiros. Em caso de dúvidas, a orientação é para contatar o banco ou a Polícia Civil.

Quase um mês depois do incêndio que matou MAURICEIA ESTRAICH, o corpo da mulher que morreu carbonizada foi liberado pelo Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste. O órgão finalizou nesta semana os exames necessários para apontar exatamente a causa da morte. De acordo com a família, MAURICEIA será velada e sepultada nesta sexta-feira em Descanso. O corpo da jovem foi encontrado carbonizado dentro de casa na manhã do dia 28 de março, no Loteamento Horizonte. A Polícia Civil está investigando o caso. O cunhado da vítima está preso desde o dia do incêndio. Ele é o principal suspeito da morte da jovem. O delegado responsável pelo caso, CLEVERSON MULLER, salientou que os exames preliminares mostraram que o incêndio foi criminoso. O inquérito policial deve ser concluído nos próximos dias. O velório de MAURICEIA está ocorrendo no salão da Igreja Católica Apostólica Doutrina em Cristo e o sepultamento está marcado para as três da tarde no cemitério municipal de Descanso.

Os dois internos que fugiram do Casep de São Miguel do Oeste foram capturados na manhã de hoje pela Polícia Militar. Eles escaparam do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, localizado na Linha Três Curvas, na tarde da última terça-feira. Segundo a Políciai Militar, eles se deslocaram até uma propriedade localizada na Linha Nereu Ramos e pediram abrigo. Um cachorro acabou encurralando os jovens até a chegada dos policiais. Eles foram capturados e levados para o Casep.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.